Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hoje é dia de Libertadores

Buscando a vitória, via de consequência a garantia de vaga na próxima fase da Libertadores, o Galo enfrenta hoje o América de Cali na Colômbia. O adversário tem a pior campanha entre os quatro do grupo e somos líderes, depois do empate com o La Guardia, fora, e vitórias – em Belo Horizonte – sobre o mesmo adversário dessa noite e o Cerro Porteño.

Além do objetivo inicial de assegurar colocação, queremos também a liderança do grupo, além de ficar entre as melhores campanhas dessa fase. Em 2013 foi assim, fizemos a melhor campanha geral e no mata-mata decidimos todas em casa até chegar ao título. Naquela ocasião foram 14 jogos, sendo que vencemos nove – seis em casa e três fora; perdemos três partidas, todas como visitante e tivemos dois empates, um deles no México e o outro aqui em Belo Horizonte.

Aqui na capital mineira vencemos pela ordem: São Paulo, The Strongest, Arsenal (fase de grupo), São Paulo – pelo mata-mata, New Old Boys e Olímpia (essa partida a decisão), superamos o Arsenal, The Strongest – ambos na fase de grupos e de novo o São Paulo seguindo na competição e eliminando os paulistas. Fomos derrotados pelo São Paulo, quando Ronaldinho avisou que era treino, e nos jogos de ida para New Old Boys e Olímpia. Nossos dois empates foram frente ao Tijuana, lá e cá, neste segundo contando com a defesa da penalidade por São Victor no final da partida.

Faço essa digressão com a intenção de evidenciar aos amiGalos e – especialmente – ao grupo que está na Colômbia sobre a importância de se vencer fora de casa. Aquelas vitórias na Argentina e Bolívia foram determinantes a fazer sempre a segunda partida em Belo Horizonte, onde protagonizamos viradas homéricas e fantásticas que nos levaram ao título dessa mesma Copa Libertadores.

Se o empate com o La Guaíra, na primeira rodada, estava fora dos nossos planos, vencer hoje e na próxima semana no Paraguai passou a ser fundamental ao Galo. Em caso de vitória, ao que estamos acompanhando, além de nós ainda os brasileiros Palmeiras – em melhores condições – e Flamengo brigam por essa pole position. Se for a segunda melhor campanha, desde que vá à final – diferente daquele ano – estará de bom tamanho. A decisão passou a ser em apenas uma partida em campo neutro. Me apego a detalhes, até porque se foram 14 jogos naquela temporada, agora são 13 partidas contando a finalíssima. E, como sabemos, 13 é Galo.

Que os Deuses e a Nossa Senhora do Cuca estejam conosco hoje e sempre. Além dessa proteção divina, precisamos muito do comprometimento de todos os profissionais do nosso Clube Atlético Mineiro. Desde a direção, comissão técnica e elenco. Paralelo a isso, entre o compromisso de hoje e os dois que fecham essa fase do grupo H, faremos as duas partidas finais do campeonato estadual.

Nesse caso, já no domingo e no sábado seguinte, teremos pela frente o organizado América do Lisca. O coelho vem atuando muito bem e se consolidou como a segunda força do futebol mineiro. E o Atleticano, evidente, já que voltou a rivalidade histórica entre os dois maiores de Minas, quer e exige o título.

Aqui em Minas Gerais, a exemplo de outros estados como o Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, o título regional será decidido entre seus representantes na série A do Brasileiro. Inter e Grêmio, Fluminense e Flamengo, aqui Galo e América. São os principais times de cada estado medindo forças para comprovar quem é o melhor em seu território.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

Em tempo: hoje, tomara que com uma grande vitória, tem resenha com o anfitrião Breno Galante e Guido Jorge.

26 thoughts to “Hoje é dia de Libertadores”

  1. ESSE EVERSON NÃO TEM CONDIÇÕES DE JOGAR EM UM TIME COMO O ATLÉTICO.
    É MUITO RUIM , MUITO FRACO , UM GOLEIRO DESSE É UMA HUMILHAÇÃO PARA O TIME.
    CHUTOU , ENTROU.
    TÁ DOIDO.
    COM ESSE GOLEIRO NÃO VAMOS GANHAR NENHUM TÍTULO.
    NÃO DÁ MAIS.

  2. Caros,

    É hoje e o time é esse aí, ñ tem outro: TÁ FORMADO!!!

    O RUBÃO, fi, ce pode COMPRAR E VENDER o q vc quiser (aliás, nem sei pq ainda ñ lhe entregaram o lojinha de Lourdes, em cima da qual fica a Sede; podem-lhe entregar O Labareda, O CT, A Vila Olímpica, o Capim na marginal Camargos e tudo mais)…apenas dê ao GRANDE CUCA a mesma condição q vc deu ao ELETROSALTITANTE, ou seja, abra-lhe a bol$a para os REFORÇOS!!!

    RUBÃO, fi, o NOSSO TIME é DESEQUILIBRADO, mais q a rádio lero-lero q vc comprou…agora é q a PATOTA passadora de pano e amasiado de JABÁ num vai mais criticar, pelo contrário, NOVARÃO E RENOVARÃO o pana. Cruzes pra turma 05. CRUZES de novo e de renovo, q turma lambedora de rapadura e groselha e prá q?: prá ENTREGAR?

    Mas hj né dia de LOROTA ñ senhores, HOJE ñ é amanhã e nem Ano Q Vem, hj é dia de VENCER, seja como for, por jogar BEM ou pelo contrário: VENCER VENCER VENCER!!!

    RUBÃO, fi! Vc precisa levar a sério o atleticano, ele Ñ existe SOZINHO, mas vc tem q conversar com ELE e resolver NOSSO POBrEMA!!!: QUEREMOS igual 2005, lembra? só q ao contrário, de cabeça prá baixo, às avessas… (NO ATLÉTICO, O ERRADO É Q TÁ CERTO!) VIVA!!!: Time equilibrado em todos os setores, com jogadores confiáveis e tb a regra 3, bons na técnica (se vier com RAÇA, q seja complementar da técnica). Chega de jogador RAÇUDO = PERNA DE PAU! fato!

    SÓ A VITÓRIA INTERESSA, Galo Sempre!!!

    Abs!!!

  3. Boa tarde,

    Estou aguardando por um bom futebol, as equipes do grupo já são conhecidas, não há surpresas.
    Temos que pensar sim é na liderança em pontos na classificação geral.
    Antes de ontem assistir ao jogo do Santos x Boca, com mais de 80% de jogadores da base o Santos venceu o Boca, tínha em campo 3 jogadores com 17 anos é um com 16 anos, o mais interessante que nenhum deles precisou de tempo de adaptação, oportunidades diversas para demonstrar o futebol que possuem.
    Creio em uma Vitória de 2 x 1 com dois gols do Hulk.
    Bom jogo a todos!

  4. Boa tarde a todos!
    Hoje eu ficaria feliz se não visse na tela da TV o pastôvargas,Natan e Allan,esses três sujeitos NÃO fazem a menor falta no Atlético,aliás,a falta deles é reforço,também espero que os tradicionais entregadores de paçoca/rapadura Guga,Mariano,Alonso,Igorrabelo, não façam o habitual,espero que o goleiro que sabe jogar com os pés,saiba também jogar com as mãos e saia da sua costumeira forma de defender no susto, só bolas que vão em cima dele.
    Saudações alvinegras!

  5. Não vou falar de futebol hoje. Estou muito indignado pra isto. Explico : Foi somente nosso torcedor ilustre , Menin, também conhecido como a salvação da lavoura , anunciar que adquiriu a radio Itatiaia, por algumas centenas de milhões , dinheiro que ele guarda no cofrinho dele, sobras , que o time do lado de lá deu o troco. Acabam de anunciar pro mundo a radio difusora da cidade de Deus me Livre do Norte, com população de oitenta pessoas e com um inacreditavel alcance de 1 km , pasmem, amigalos , 1km, abrangendo duas serras e um lago. O carro chefe da emissora , será o programa Fala Zeze. No hall de entrada da emissora , também conhecido como alpendre , no interior , haverá um espaço vago , com os dizeres : espaço reservado para a nossa ultima conquista : a taça Inconfidencia de 2020, nossa por justiça.

    1. Vamos para de … com … dos outros. Pra nós torcedor é bola rolando e TITULOS. Chega .Chega. No mínimo um brasileiro já começa ser bom. Comemorar Vitória e campeonato. Fortuna ñ me interessa.

  6. Bom dia! O resultado positivo do Cerro Portenho coloca um tempero a mais no jogo de hoje contra o América de Cali porque cria uma necessidade de vitória para o time Atleticano, visto que na próxima semana ocorrerá o confronto direto no Paraguai. Analisando as partidas na Libertadores contra o América de Cali e o Cerro Portenho, o primeiro adversário ofereceu maior resistência. O América de Cali é um time com jogadores, altos, fortes e velozes, que abusam do jogo físico, mas que não vive uma boa fase. Porém, como todos sabemos, é sempre difícil jogar contra uma equipe em crise, razão pela qual, em princípio, não acreditemos em uma partida fácil. Por outro lado, o Galo está motivado, tendo apresentado um boa evolução técnica e tática desde a última partida contra o Cali. O momento é positivo, a vitória depende da vontade e, principalmente, da eficiência em todos os setores da equipe Atleticana.

  7. Bom dia xará e amigalos!
    O Galo tem que se ajudar no jogo de hoje contra o Mequinha de Cali. A mesma pegada e a mesma vontade do confronto contra o Cerro. A garra e determinação são fundamentais na Libertadores. Acho que Hulk e Nacho farão a diferença. Galo 2 x Mequinha de Cali 0.

  8. BOM DIA A TODOS.
    GANHAR FORA DE CASA É FUNDAMENTAL PARA QUEM QUER SER CAMPEÃO.
    E DE AGORA EM DIANTE SERÁ ASSIM , UMA DECISÃO A CADA JOGO.
    NOSSO TIME É FORTE , SÓ PRECISAMOS DE DOIS REFORÇOS , UM GOLEIRO E UM LATERAL DIREITO .
    O PATRONO DO GALO RUBENS MENIN ADQUIRIU A RÁDIO ITATIAIA .
    HOJE É JOGÃO , VAMOS AGUARDAR.

  9. Salve Massa, e Guru!

    Hoje veremos o melhor do elenco em campo à exceção de Zaracho e Rafael. A classificação não só garantirá a passagem para a próxima fase, mas também grana no caixa do clube. Mas o jogo de hoje colocará à prova de que, com o time que temos, poderemos estar no mesmo nível de Palmeiras, Flamerda e São Paulo, coisa que muita gente anda duvidando, inclusive alguns de nós torcedores.

  10. Que o Galo hoje vença o América de Cali. E no domingo América Dali. O Galo tem a obrigação sim de vencer os dois próximos jogos. Se quer ser campeão mesmo, não pode titubear frente a esses Américas. Yes, We CAM!

  11. Mais uma batalha a ser vencida e a torcida Atleticana espera e acredita que o nosso CAM vai entrar em campo concentrado, com sangue nos olhos e bem preparado taticamente com cada setor do time fazendo o que se espera…

    1 x 0 GALO é goleada!!!!!!!!

  12. Bom dia E. Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.

    Ótima resenha e observações das fases e dos 13 jogos… até o ‘Caneco’.

    Temos tudo o que é necessário para atingirmos o objetivo principal: Título com honras, méritos, respeito, $$, etc
    Que o entrosamento do time evolua e a vitória seja nossa!

    “Aqui é Galo!”

  13. DOMINGOS SÁVIO ,,

    o receio é esse magnata fazer do Atlético
    o que ele tem feito com sua televisão .

    Com essa sua notícia agora de aquisição
    da tal rádio de Minas esse consórcio de
    empresas vai dar totalmente as cartas
    por aqui .

    Essa turma não tem limites !

    1. Calma, Barata! O primeiro artigo do estatuto da nova emissora será mudar o próprio nome para Rádio Itatigalo. O segundo artigo diz que só vão ser transmitidos jogos da Série A. O artigo terceiro revoga as disposições em contrário!

  14. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos fiéis à fé e crentes em fatores extra campo e até sobrenaturais para levar o Galo adiante. Seria mais simples e próprio apenas acreditar no Galo e vibrar com as vitórias, mas o Galo estará jogando fora de casa e como sabemos isso é problema para esse nosso time. Então, sem lenga-lenga, vamos apelar para a Nossa Senhora de Lourdes, nem sei se ele é a padroeira do Galo, mas como ele está sediado no Bairro que leva seu nome, vai por analogia. O nosso Guru blogueiro apelou para a Nossa Senhora do Cuca, tá valendo também. Eu vou acrescentar o Bom Jesus do Galo, quem sabe, né?

    De santo em santo, e eu disse de santo e não Di Santo, a gente vai vivendo emoções que beiram o sobrenatural como a defesa do santo Victor e a escorregadinha do Herrera. Vale tudo para empurrar o nosso Galo, vez que os seus diretores não estão nem aí para formar um plantel que dê ao treinador vantagens na hora de escalar o time.

    Hoje não tem apelação, é terço na mão e o Galo no coração. E seja o que Deus quiser. Vai dar Galo porque Deus é atleticano. Eu acredito.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, APELANDO PRA TODO OS SANTOS E CRENDICES CONHECIDAS, POIS, O TIME NÃO LEVA FÉ.

  15. Hoje é hoje , não é amanhã nem ano que vem .

    Esses caras têm que entrar em campo e arrebentar no jogo .

    Afinal , estão vestindo o MANTO e têm a OBRIGAÇÃO de dar o seu melhor para o TORCEDOR , razão de tudo no futebol .

    Quem conseguir pegar uma camisa no vestiário tem que entender que deve satisfação à TORCIDA .

    Esqueçam o Chorão e , quem for de beque , defenda , quem for de meia , arme , quem for de atacante , procure fazer gols .

    Simples assim !

  16. Bom dia Eduardo e Atleticanos! com astral elevado e o time em franca ascensão de qualidade técnica e tática; vamos com tudo para cima do America da Colômbia. A confiança e espírito de vitória não podem dar lugar a qualquer outra coisa. O jogo de hoje é para sacramentar a condição de um dos favoritos ao título da libertadores e buscar a melhor campanha da fase de grupos. Temos time para ganhar com tranquilidade, mesmo lá na Colômbia. então o elenco é ter consciência de sua qualidade e jogar com empenho seriedade e foco na vitória. com isto teremos mais um resultado positivo que vai trazendo aos adversários do Galo preocupações. Arrisco a dizer que venceremos por três a um. Saudações Atleticanas

  17. Bom dia, prezados atleticanos

    Urgente começar a exorcizar o fantasma do BR-2020 que entrou para 2021, devido à pandemia. Qual? Ganhar poucos jogos fora de casa. Perdemos o título muito pela incapacidade de ganharmos jogos fora de times ruins, limitados e “nas cordas” rumo à série B.

    O Galo não soube se impor no campo deles, sem torcida e com zero pressão.

    Em 2021, contra times tecnicamente limitados, com investimentos modestos, perdemos pra Caldense e empatamos com Deportivo La Guaira.

    Ganhar fora de casa impõe respeito e encaminha o time para nossas maiores alegrias: elevação de taças de CAMpeão. Simples (e contundente) assim.

  18. Bom día Avila. Bom día a todos. A gente Rica viendo oa torcedores diciendo precisamos de zaguero, de un goleiro e de un lateral direito e o Rubens Menim adquiriendo a radio Itatiaia. Nao queremos radio, queremos una defesa que seja mínimamente confiavel.

    1. Prezado Domingos Sávio

      Com todo respeito, mas quem vc acha que está pagando as nossas contas na Fifa para evitar a perda de pontos, a proibição de inscrever jogadores e outras penalidades? De onde estamos tirando dinheiro para pagar os salários em dia?
      Não podemos misturar as negociações comerciais da família Menin ou de qualquer outro mecenas, com as coisas do clube, até porque não existe nenhuma declaração de que seria obrigação deles canalizarem todo seu dinheiro no Galo.
      Concordo com vc sobre nossas necessidades, mas pergunto: nós torcedores temos feito nossa contribuição para estas aquisições?
      Pelos números de arrecadação do Galo na veia e na aquisição de produtos do clube, credito que não.

  19. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não só vencer! Vencer e convencer!
    Espero hoje um time mais ligado, aguerrido e com fome de gols. Somente com uma atuação convincente é que acreditamos estarmos no caminho certo. Vamos aguardar o desenrolar do jogo para amanhã darmos o nosso pitaco com maior consistência.
    Vamos que Vamos, galo!!!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *