Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Hoje é dia de festa para o Atleticano

Hoje é um dia muito especial para nós, Atleticanos. Já faz algum tempo que aprendemos a comemorar o aniversário do Galo, numa linda vigília, em frente da sede de Lourdes.

Neste ano, festejando o 112º aniversário do maior, melhor e mais popular time de Minas Gerais a Torcida terá de improvisar.

Confinados todos, Atleticanos e não Atleticanos, enquanto esse fantasma da pandemia ameaça o Brasil e o mundo, vamos fazer uma festa diferente. Sem essa de X horas aqueles que são contra e Y horas a vez dos que são a favor, hoje – todos os Atleticanos (a maioria dessa cidade e em Minas Gerais) – a partir de 20h13m, vamos para as janelas cantar o nosso hino.

São 112 anos daquela reunião no Parque Municipal de Belo Horizonte, romance conhecido e reconhecido por todos, que dispensa considerações.

Pois bem, em meio a esse desconforto – tanto pela situação que vivemos quanto pelos embates e provocações decorrentes dela – o nosso Torcedor vai para as janelas mostrar a alegria de ser Atleticano.

Somos diferentes em tudo, inclusive em situações como essa que o Brasil atravessa. Ao final dos festejos, isolados ou em pequenos grupos familiares e num abraço virtual, chegou a hora de outra vez mostrar ao mundo o que é ser Atleticano.

Assumindo a proposta e seguindo o hashtag #encasaagenteviraojogo, a Massa vai mostrar a nossa força sem risco a nós e a terceiros.

Enquanto isso, ao que lemos, a diretoria optou mesmo pelo que já era perceptível na movimentação de Mattos e Sette. As negociações que pareciam esquentar antes da paralisação, agora entraram em compasso de espera. Correto!

Nenhum de nós sabe precisar como será a sequência da temporada. No Mineiro, que faltam duas rodadas para fechar a fase classificatória, e também no Brasileiro. Esse nacional, se as coisas não acomodarem logo, seguramente terá de ser alterado.

Afinal, o calendário já apertado do futebol brasileiro, não terá como encontrar datas necessárias à sua realização.

Como bem disse o amiGalo Roberto Caldeira, que ocupa esse espaço toda terça-feira, a delicada situação nem sugere estimular as nossas diferenças clubistas. Precisamos, antes de qualquer ação, vencer o inimigo invisível. Caldeira, seu post foi muito oportuno. ObriGalo!

Só depois, com respeito, vamos retomar nossa rotina. Entre esses nossos costumes, evidentemente, destaca a nossa paixão pelo Galo. Daqui do meu exílio (melhor que prisão, ainda que domiciliar), além da agonia em querer ir pra rua e passear nas cafeterias que tanto aprecio, a falta do nosso time tem sido o maior desconforto.

Afinal, se hoje estamos comemorando 112 anos, eu com meus 62, pude viver metade da existência dessa nossa paixão. Hoje é dia de recordar momentos especiais.

Como este, editado pela eficiente equipe do Emerson Maurílio e Domênico Bering. Eles e a equipe fazem um trabalho extraordinário, pouco reconhecido.

Apesar de um auxiliar que trabalha como censor, Domênico, Emerson e os outros da assessoria são frutas boas. Hoje é dia de festa.

*imagens: 1) Divulgação; 2) Bruno Cantini/Atlético

10 thoughts to “Hoje é dia de festa para o Atleticano”

  1. Boa noite xará e amigalos!
    Parabéns meu GALO QUERIDO! Que em 2020 e em 2021 você volte a ser um time de respeito no cenário futebolístico nacional. Que você pare de ser maltratado e consiga chegar ao topo nas competições. AMAMOS NOSSO GALO. QUE ASSIM SEJA….

  2. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    Parabéns ao Clube Atlético Mineiro, único time de Minas na SÉRIE A, como diz o hino mais lindo do mundo, “honramos o nome de Minas, no cenário esportivo mundial”
    Galo forte e vingador amado pro milhões, invejado por outros milhões,,,
    Não somos melhores e nem piores, somos diferentes e isso incomoda muita gente,,
    De onde vem essa paixão??? Do berço??? é genética??? é um vírus (palavra maldita) que a gente pega e não larga nunca mais??? Sei lá… O que sei é muito bom ser atleticano, e não sei o que é ser “não ser atleticano”, pois desde sempre torço pra esse time e posso dizer, sem medo de errar, vou torcer até morrer, mais uma vez o hino: “uma vez até morrer”…
    Como dizia o nosso torcedor símbolo que hoje deve estar gritando no céu pra todo mundo ouvir: “Sempre, sempre, Atlético”….
    Parabéns para todos nós porque nós somos o Galo, fazemos parte da sua história e ele da nossa, é impossível separar ele de nós… Somos um só…
    Meu comentário da manhã também não foi publicado….

  3. PARABÉNS GALO! HOJE É DIA DE COMEMORAR NOSSA ATLETICANIDADE! TENHO 62 ANOS E VOU ESCALAR DOIS JOGADORES, POR POSIÇÃO, PARA DIMINUIR AS INJUSTIÇAS, DO MEU GALO DE TODOS OS TEMPOS:
    TAFAREL E VICTOR
    NELINHO E GETÚLIO
    LÉO SILVA E MURILO (HOMENAGEM A MEU SAUDOSO PAI)
    LUIZINHO E REVER
    ODAIR E JORGE VALENÇA
    CEREZZO E AMAURÍ
    ZÉ DO MONTE (FALA PAI) E DANIVAL
    RONALDINHO GAÚCHO E ANGELO
    DARIO E TARDELLI
    REINALDO E UBALDO (ESTE MEU PAI CARREGOU NOS OMBROS ATÉ O CENTRO)
    EDER E ZIZA

    OBRIGADO PAI POR ME FAZER ATLETICANO, E COM ORGULHO DEIXO ESTA HERANÇA PARA MEUS TRÊS FILHOS, EM ESPECIAL PARA A JULIANA A ATLETICANA MAIS FANÁTICA DO MUNDO, QUE ME DEU A ALICE, MINHA NETA DE 4 ANOS, QUE ESTÁ TRILHANDO O MESMO CAMINHO E JÁ FREQUENTA OS ESTÁDIOS.

    PARABÉNS GALO DOIDO!
    DANIVAL

  4. Porque eu torço para o CAM, e hoje é como aniversário de um ente querido que, infelizmente, não posso abraçar. Mas o que torcer? Por que torcer? Por que fico triste nas derrotas e alegre nas vitórias?
    Por que fundaram o CAM, Mário Neves e cia? Por que costurou a primeira bandeira e fundou a primeira Torcida, Dona Alice? Por que tinha tanta raça, Zé do monte? Por que parava no ar como um beija-flor, Dada? Por que era tão genial, REInaldo? Por que rabiscava a defesa, Marques? Por que trouxe o Mago R10, Kalil? Por que teve uma perna esquerda de santo, Victor? Por que contagiou o Time com sua raça argentina, Datolo? Por que o Galo Carijó de crista alta, Mangabeira?
    Por que, Ubaldo, Vavá, Léo Silva, Paulo Isidoro, Guará, Taffarel, Marzukiewicz, Kafunga, Cerezo, Luizinho, Cicunegui, Mario de Castro, Tardelli, Eder, Telê, Cuca, Levir?
    Por quê? Por quê? Por quê?
    Para que milhões de apaixonados vibrassem com alegria nas vitórias. E para que chegássemos aqui com a sensação de PERTENCER. Vicente Mota, sagaz, colocou no hino “Nós somos DO Clube Atlético Mineiro”. “Pertencer é viver!” Clarice Lispector
    Parabéns, Massa! Eu torço também pra minha Torcida, gosto de quem tem o mesmo objetivo meu, que é torcer praqueles que estão nos representando em campo. Eu já nasci Atleticana, conheci o Mineirão quando era muito pequeninha. Sem ainda entender o que acontecia em campo, foi observando a MASSA que senti a sensação de “pertencimento”. Eu queria fazer parte daquele grupo; xingar, vibrar, chorar e comemorar. Torcer é irracionalizar, é PERTENCER!
    Feliz aniversário, Galo! Te amo, incondicionalmente, infinitamente e eternamente.

    Obs: Cadê meu comentário enviado pela manhã? Fui bloqueada?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *