Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Happy hour matutino

Nunca senti tanta ansiedade por um jogo treino como o de hoje. Depois de quatro meses da última vez que vi o Galo, no jogo contra o Vila Nova em Nova Lima, passei esse período – como todo Atleticano – em “delirium tremens” de abstinência. Não foi fácil a nenhum de nós suportar essa ociosidade de uma rotina que faz parte das nossas vidas.

E é jogo treino, por isso será um happy hour (hora feliz, traduzindo) até que daqui dez dias, aí sim, vamos ao aperitivo com uma partida valendo pontos e classificação. O adversário, numa e noutra situação, será o mesmo América. Tempos atrás era o chamado clássico das multidões em Minas Gerais.

Antes do coelho, tinha sido o leão (o mesmo Vila) da nossa última partida. Sempre o Galo como o maior de Minas seguido por outros que se alteram. No momento atual, essa condição de rivalidade está vaga. Pode ser de um deles, do passado – antigo ou recente – ou até o mais provável crescimento da águia, o Coimbra. Uma espécie de filial do Galo, desde jogadores e até diretoria, afinal, não podemos ficar sem sparring.

O preto e branco do Galo, sem mudar de cor ou nome, desfila no futebol mineiro desde 1908. Enfrentando vermelho e branco, verde e branco, outras cores em permanente mutação, podendo chegar num futuro próximo a ter no laranja da águia o novo clássico de Minas Gerais.

Animação não falta ao Atleticano que vai ficar ligado na TV Galo desde cedo para acompanhar esse reencontro da Massa com o time. Vamos ter, finalmente, a oportunidade de ver em ação o novo time Atleticano sob o comando de Sampaoli.

São seis caras novas, que somadas a Tardelli e Rafael – com um jogo cada – criaram uma boa expectativa para a atual temporada. A abertura da janela de transferências foi benéfica ao Galo, que pode aproveitar todos os novos contratados ainda nessa reta final do Mineiro.

Serão dois jogos num curto espaço de tempo – América e Patrocinense – para buscar selar a passagem à fase decisiva da competição. Embora tenhamos 46 títulos estaduais, bem distantes do eventual segundo colocado, o Galo quer recuperar a supremacia do futebol mineiro.

Estivemos presentes em todas as finais dos últimos anos. A última vez que o nosso time não fez a final do campeonato estadual foi em 2006. São, portanto, 13 finais consecutivas e seis títulos, contra seis e uma de outras duas equipes. Nas treze finais, enfrentamos quatro equipes diferentes no período. A isso se dá o nome de hegemonia.

Hoje é dia, caros Atleticanos, de ver quais serão os onze escolhidos pelo treinador para ser à base do time para 2020. Rafael sempre foi um desejo de muitos, Tardelli – comprovadamente – só se destacou com a camisa Atleticana. Por onde andou, antes e depois das duas passagens anteriores, sempre foi um jogador comum. Só fez, e espero que continue assim, diferença atuando pelo Galo.

Além deles, vamos ter a oportunidade de conhecer o zagueiro Bueno; o volante Leo Sena e os atacantes Marrony e Keno. Junior Alonso e Alan Franco ainda cumprem protocolos médicos. Creio que ainda deverá chegar outro jogador de frente. E, com isso, acho que basta.

Não imagino todos no ápice hoje, uma vez que tem quem foi apresentado recentemente. E mais, não é jogo valendo nada, então penso que o treinador quer tão apenas observar o comportamento dos atletas fora de um treinamento de rotina.

Seja como for, fato é que o time está voltando. Depois dessa festa matutina, que a TV Galo começa as transmissões já à partir de 9h15m e o jogo às 10 horas, só no dia 26. Que venha o kuei, em dose dupla. Vencer hoje e, especialmente, pelo Mineiro.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

13 thoughts to “Happy hour matutino”

  1. Boa tarde,

    Comentando a jogo treino.
    Falta de ritmo ficou claro, mas, podemos destacar o seguinte:
    – Savarino é muito bom, excelente compra.
    – Marrone também foi muito bem.
    – Rever e Igor Rabelo não podem jogar juntos, são lentos demais
    – Bueno foi grande surpresa, jogou muito bem.
    – Guga muito mal, Mailton muito bem.
    – Borrero voluntarioso e participativo.
    – Alan jogou bem, Guilherme Castilho também.
    – Otero continua o mesmo, atrapalhando mais do que ajudando.
    – Sávio estava tímido ou fora de posição.
    – Victor não comprometeu, mas até em treino da sustos.
    – Rafael, seguro.
    – Tardelli se não machuca tinha passado despercebido.
    – Hyoran foi o mesmo, Nathan também.
    – Marquinho jogou de asas cortadas, não voou.
    Os demais não apareceram o suficiente para merecer comentários.
    Outra coisa, foi cogitado jogos no CT, espero que não.
    Espero que a contusão do Tardelli não seja grave e que quando voltar jogue na posição que gosta.
    Apesar do Marrone ir bem e o Bruno Silva não treinar, ficou claro a necessidade do Centro Avante.
    Gostaria que o Galo publica-se a renda, curiosidade.
    Meu sentimento é que foi superior as rendas no Independência.
    Para cima deles Galo!

  2. Caro Eduardo, gosto de seus posts e de vez em quando dou um pitaco. Me preocupa a forma que aàs vezes as informações são passadas para a massa. Hoje você disse em hegemonia estadual. É óbvio que o rival está no fundo do poço ( e que por lá permaneça) mas não é tripudiando sobre ele que seremos maiores. Os dois últimos estaduais foram vencidos por eles. Já a FMF considera o Campeonato Mineiro como Amador e Pré Profissional de 1915 até 1957. Profissional de 1958 até agora. e são estes os vencedores :
    -Siderúrgica = 01 título
    -Caldense = 01 título
    – Ipatinga = 01 título
    -América = 03 títulos
    -Atlético = 25 títulos
    -Cruzeiro = 31 títulos
    Vão me chamar de maria mas está é a verdade e tem que ser dita. SEREMOS MAIORES AINDA COM MAIS CONQUISTAS, NÃ COM BRAVATAS !!!!

  3. Sou Galo mas informação deve ser passada de forma correta. É obvio que o rival passa pela sua pior fase, mas ainda não podemos falar em hegemonia pois os dois últimos estaduais foram vencidos por eles. Expressar dessa forma é uma maneira de iludir a Massa. Segundo a FMF anterior a 1958 o Campeonato Mineiro era considerado Amador e depois Pré Profissional. A fase Profissional se inicia em 1958 e de lá pra cá foram :
    Siderúrgica = 01 título
    Ipatinga = 01 título
    Caldense = 01 título
    América = 03 títulos
    Atlético = 25 títulos
    Cruzeiro = 31 títulos.
    Vão me chamar de Maria, mas esta é a realidade. Não é menosprezando o rival que seremos maiores. TEMOS QUE CRESCER COM CONQUISTAS E NÃO COM DISCURSO.

    1. Não existe coisa mais ridícula do que uma maria querendo se passar por atleticano!!!! Essas coitadas dão muito na vista!!!!! Deve estar sendo muito difícil ser maria!!!!! Um time falido, quebrado, caloteiro, devendo todo mundo, e ainda por cima disputando a SÉRIE B.. E o que é pior vai comemorar o 100 anos jogando contra o Cuiabá pela segundona…. Chega a dar pena!!!!!!

  4. Bom dia a todos!
    Como havia escrito alguns dias atrás e confirmado na semana passada, vai ser muito bom ver pelo menos o treino do Galo nesse longo período de ausência.
    Uma coisa é certa, o time que entrará em campo logo mais, será totalmente diferente do que atuará no restante da temporada. Ainda teremos Alonso, Franco, Keno e um possível centroavante para entrar no time.
    Gostei muito da possibilidade de ver o treino do Galo, mas, como nem tudo são flores, o horário não ajuda muito, terei que me virar para assistir e trabalhar ao mesmo tempo.
    Vai pra cimas deles Galoooooo. 3 x 0 pra nós, Marrony, Tardelli e Savarino.

  5. Bom Dia
    Apresar da ansiedade pelo jogo treino,vamos ter reserva quanto a apresentação do Galão,Sampaoli com certeza vai esconder o jogo,jamais iria apresentar tudo sabendo que o Lisca é um um tecnico estudioso e observador.Devem combinar para não ter muitos goals,e ne,m jogadas bruscas para correr riscos de contusões.Vamos ver aqui em cataguases contentar coma transmissão da Radio Galo.Abraços.

  6. Bom dia,

    Sendo breve, porque daqui a pouco tem Galo.
    Ontem antes de dormir, dei uma passada pelos canais da TV e não é que o SPORTV estava reprisando a final da libertadores, Galo x Olimpia-PAR.
    Assisti de novo, não teve jeito.
    Me arrepiei como no dia, e fiquei mais ainda do lado do Sampaoli no tocante a barrar o Victor como goleiro para jogar com os pés, aquela escorregada de Deus do atacante do Olimpia-PAR foi uma pixotada enorme do Victor, acho que ele realmente estava santo na libertadores.
    Foi um belo aperitivo para hoje.
    Minha expectativa é de ver apenas a movimentação do time, porque tenho a certeza que nosso treinador não vai dar chance para o treinador do América saber o que ele fará no dia 26.
    Domingo temos o lançamento do nosso manto e a apresentação do Alan Franco, ficamos também neste aguardo.

    Boa quarta a todos!

  7. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    apesar da nossa euforia e ansiedade, penso que será um jogo para observações, sem forçar muito… Poucos dos contratados deverão estrear, e, aqueles que o fizerem, não deverão apresentar nem as condições físicas e entrosamento ideais….
    Penso também que o Sampaoli, sabendo que o próximo compromisso, esse sim valendo, contra esse mesmo adversário não irá “entregar o ouro pro bandido”, a mesma atitude deve ter o Lisca…
    Mas, de qualquer jeito, é o Galo em campo, e sempre que tem Galo em campo tem atleticano ligado…. VAI PRA CIMA DELES GALOOOOOOOOO!!!!!
    Uma ótima quarta para todos e que ninguém se machuque no jogo-treino de hoje….

  8. Bom dia Massa e Guru

    Pois é, todas as atenções hoje se voltarão para o jogo treino que acabará parcialmente com nossa abstinência de Galo nestes tempos de pandemia. Nem, a polêmica da escolha da BBB para a apresentação do novo manto, e nem a péssima notícia do interesse em Jandrei, goleiro medíocre de segunda divisão, tirarão do atleticano o otimismo em dias melhores.
    A mim o que menos interessa é o resultado, pois ainda sou adepto do “treino é treino e jogo é jogo”, mas sinceramente o jogador que mais torcerei para se dar bem será o goleiro Rafael, que a partir de então poderá sepultar de vez esta de contratar goleiro que jogue com os pés, que na minha opinião tá enchendo o saco.
    # Vamos pra cima deles Galo”

    1. Concordo, meu caro. Esse goleiro, Jandrei, é ruim de doer! Espero com todas as minhas forças que o GALO não cometa a sandice de contratá-lo. Goleiro definitivamente é uma posição em que não precisamos nos reforçar. SAN

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Finalmente chegou o dia da apresentação dos jogadores do galo, pós quarentena, para o nosso deleite. Caras novas, ideias novas e ânimo novo. O ano, para o atleticano começa hoje. Estou ansioso não só para ver as novas contratações, mas também os novos talentos oriundos da base. Esperamos ver, alguns deles, em atividade. Vamos então a tão esperada 10hs do dia de hoje para renovação de ânimos. Chega de sofrimento!
    Hoje e sempre, galo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *