Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Haja ansiolítico pra aguentar

É difícil dizer qualquer coisa. O sentimento é desolador. Sinceramente, a impressão que esse time vem passando ao sofrido Torcedor é a de que abdicou da competição de 2016. Buscando na memória, lembrei-me de uma partida similar, quando vencíamos o Santos – no litoral paulista –, com folga, e entregamos a partida.

Foi a mesma coisa, ontem, em Recife. Depois de um primeiro tempo cadenciado pelo Robinho, as substituições provocaram uma queda no time, que acabou cedendo o empate, apesar dos dois gols de vantagem. Em dois minutos, tomamos dois gols, inacreditáveis. Se Robinho, pedalando ou não, vinha sendo o nome do jogo, ao sair entregou a orquestração da partida a Diego Souza.

Robinho - 05-06-16

O ex-jogador do Galo, de péssima recordação, parece que só joga quando tem nosso time pela frente. Desde os tempos do Palmeiras, passando por outros clubes, até chegar ao Sport esse jogador só mostra futebol quando enfrenta o Galo. E pensar que numa partida, daquelas lá em Sete Lagoas, a direção do Galo deu a ele a camisa número 1, mesmo sendo ele jogador de linha. Coisas para serem esquecidas.

Pra dormir só mesmo entupindo de remédios, pois o que esse time tem feito com o Atleticano é de arrebentar. Taquicardia, falta de ar, tudo que altera o funcionamento do corpo e da cabeça. Só mesmo à base de ansiolítico para sobreviver ao péssimo momento do Galo no Brasileirão. Seis jogos e sete pontos, com todo respeito, é vergonhoso. A torcida tem feito sua parte, mas os reservas – em alguns casos até reservas dos reservas – não correspondem em campo.

Esse tal de Carlos Eduardo – que coisa: nome composto formado pelo do meu pai e o meu – até hoje não justificou o investimento feito na sua contratação. Jogou poucos minutos e foi horroroso. Não vamos nos assustar se ao retornar dessa viagem, se hospedar novamente no Departamento Médico. Ele e outros nunca saem de lá. Temo pelo público domingo, no atual clássico mineiro. Atual, pois no passado os clássicos já foram com o Villa Nova e o América, sempre tendo o Galo como destaque.

O juiz desta vez, em que pese a anulação de gol legitimo do Patric, até que foi razoável e a ele não podem ser creditados os pontos jogados no ralo. De todos os que atuaram até agora nas seis partidas do Galo, qualificaria o carioca Rodrigo Nunes de Sá como o segundo melhor. O paulista  Flávio Rodrigues de Souza, que apitou o jogo com o Atlético do Paraná foi o melhor de todos. Os demais – todos – um lixo. Mas, reitero, apesar de anular gol legitimo, quem entregou a partida foram os jogadores, que não souberam segurar o resultado.

torcida - 05-06-16
Fotos: Atlético/Bruno Cantini

Assim, caros, o caminho para a quinta Copa Libertadores consecutiva vai ficando apertado. Com esse futebolzinho que o Galo vem mostrando, só se der muita sorte na Copa do Brasil. A distância para os primeiros colocados – empate a empate – vai ficando cada vez mais alongada.

Meu último alento é recorrer ao nosso passado histórico. Entre os anos 80 e 90, quando disputamos a competição com times medianos, era incrível uma coincidência. Todo vez iniciávamos a competição, como agora, com péssimos resultados. Era só jogar com o adversário do próximo final de semana e, via de regra, vencíamos e tomávamos um embalo na competição. Agarrei nesta agora.

41 thoughts to “Haja ansiolítico pra aguentar”

  1. A sensação durante o jogo, depois que estava 4×4, Eduardo Villar, era que o Sport estava para o quinto gol, assim como o nosso Clube Atlético Mineiro estava para o quinto dos infernos, moço! :(  Angustiante! 🙁

  2. Caro Leandro Starling, seu comentário foi o melhor e mais preciso dos últimos dias. Explica, de maneira definitiva, a fase do Galo. Pena que bloqueiros, jornalistas e afins, gente com o rabo bem presso, não se aprofundem neste tema. O cara está usando o Galo para se dar bem na política. Detalhe … os jogadores estão por dentro do tema!

  3. Comentário SEM emoção: não pode lançar João Figueiredo (não corre, não cerca, sem velocidade e nenhuma criatividade. Yuri ruim, ainda assim rende mais. Donizete dá pena quando aproxima da área, NÃO sabe o que faz com a bola. Contra o Santos deu para ver bem; Eduardo e Lucas Cândido no meio tomaram conta do jogo (Lucas de volante), Carlos Cézar muito bom na lateral, na frente adianta o Urso e para compor com Robinho e Patrick.

  4. Parece de propósito, parece uma pelada de jogadores que nunca jogaram juntos e não tem nenhum compromisso.
    Correr sozinho até a gente corre. Não podemos aceitar um jogador profissional errar um passe de de 5 metros, não saberem conduzir uma bola em velocidade, não ter força para cruzar uma bola na área (de escanteio), não ter força de vontade. Acorda presidente. Chama esses vagabundos na responsabilidade ou troca quem deve ser trocado.Isso não é um time é um amontoado. Ontem eu vi o São Paulo, sem 9, e jogou bem. Supriram a falta de entrosamento com raça e vontade de ganhar. Chega enquanto é tempo. Mais poucas rodadas e não tem mais jeito. Estamos no inicio do campeonato, e podemos estar fora da disputa. Acorda presidente.

  5. A torcida é quem vai sacudir essa equipe, ir ao estádio no domingo, gritando os 90 minutos, assim conseguiremos passar a confiança que falta a esse elenco, não adianta se esconder na internet criticando o time, achando culpados, esse campeonato é grande muitas coisas mudaram até o final, então apoie como a Massa sempre fez, e o resultado veremos ao final do campeonato.

  6. É preciso uma palavra do presidente Nepomuceno sobre o que de fato está ocorrendo no Galo. O time “morre” depois dos 20 minutos do segundo tempo. Victor, depois da lesão, desaprendeu a jogar deveria ir pro banco. E que diabo está acontecendo com o outro brilhante Departamento Médico? Como assim não chegou a um acordo com a direção do Goiás? A torcida não merece maior respeito da diretoria Atleticana?

  7. Donizete esta morto, nao da um passe certo!! Coloque o Eduardo rapido Marcelo!! Yuri, Carlos Eduardo e Pablo nao sao Jogadores pro Galo…. nota zero!!! Victor tem que ir pro banco, tudo que chuta entra e na lateral esquerda coloca o Carlos Cesar….

  8. Com sete titulares ausentes, esse não é o time do Galo. Somente a camiseta é a mesma. Atletas reservas e da base são fraquíssimos. Falta vontade de ser campeão e qualidade técnica. Me abstenho de críticas contundentes, pois gostaria de elogiar. Repetir o que já comentei aí pra trás seria redundância. Dívida do Clube é elevada. Nuvens no horizonte são de um cinza bastante escuro para pretensões de algum título em 2016. Rivais se alinham contra a Minas Arena. Chega de Horto.

  9. Caro rabino Eduardo. Se o Aguirre foi crucificado, o Marcelo – pelo jogo de ontem- já merece estar no mesmo caminho. E se não ganhar domingo do horrível time azul, Marcelo vai entrar em contagem regressiva. Não tem tanta importância que estava com o time mesclado de reservas, mas em hipótese alguma um time que est´´a ganhando de 4 a 2 de um adversário combalido, como é o caso do Sport, pode entregar o jogo, pois por pouco não perdemos um jogo que estava em nossas mãos.. As substituições ridículas do Marcelo foram evidentes. Será que ele não estava vendo o jogo? o Sport só atacou pela direita, em cima do fraco Lucas Cândido. O Marcelo deveria ter recuado o Patric para a lateral, colocado o Eduardo para fechar o meio e, se tivesse mesmo de tirar o Robinho, que colocasse o jovem João Figueiredo, que demostrou qualidade. Mas entrar com o fraco e fora de forma Carlos Eduardo e com o estabanado Pablo foi o fim. Por isso o futebol brasileiro está no fundo do poço: nossos treinadores são péssimos. Uma enquete hoje, com a torcida atleticana, responsabiliza o Marcelo em 100 por cento pela derrota/empate de ontem. E ele ainda tem a cara de pau de justificar que o Galo poderia ter feito uma goleada histórica: num campeonato como esse o importante são os 3 pontos, não é goleada. E o Galo estava com os 3 pontos na mão, mas o Marcelo entregou!!!!

  10. Marcelo Oliveira não vai dar jeito nesse time. Voltamos a nossa velha performance defensiva, cheio de falhas dando muitos espaços. Tem torcedor que odeia o Tite, mas ele é único treinador brasileiro bom realmente para transformar um time mediano em time campeão. Marcelo Oliveira teve os dois anos de momentos genias, mas já voltou a sua normalidade, ele não é bom treinador. Outro ponto que devemos encarar na realidade é o “bom” elenco que é propagado por todos e pela mídia. Não temos esse elenco todo, não para ser campeão brasileiro, o ruim que é mais um ano perdido.

  11. Concordo com o Caca Moreno, grande visão do ocorrido em Recife.. O Marcelo Oliveira fêz substituições horríveis e neste campeonato 1×0 é goleada…Não que se retranque mais tira um atacante e coloque um defensor…
    Mais os titulares esta fazendo muita falta…Em tempo: Aquele M… do Aguirre fazia revezamento era no departamento médico… que merda…

  12. Com um goleiro como o victor, uma zaga que não defende nada, com 3 volantes que não conseguem fazer a ligação com o ataque…
    Esse ano corremos o risco de cair pra série B!
    Não estaremos na libertadores ano que vem, é certeza.

  13. Grande Eduardo,
    Concordo com os comentários acima sobre a lateral esquerda. Jogar com duas lesmas como Tiago e Lucas Cândido ( o último pelo menos tem a desculpa de estar improvisado). O Carlos César não faz nada demais, mas nunca comprometeu nas partidas em que entrou nesse ano e até foi bem em algumas. Marcelo precisa rever essa escalação, porque o lado direito é o lado mais veloz e forte das marias.

    Grande abraço.

  14. Salve Canto do GALO ! Dudu em que pese tudo que foi dito uma coisa é certa, nosso GALO tem o PIOR condicionamento físico entre todos . Time morreu fisicamente aos 20 minutos , a falta de pernas contribuiu e muito para mais esta derrocada do nosso time . Nosso lado esquerdo é uma mãe,uma passarela para quem quiser desfilar por ali .Três volantes para que ,se não marcam ninguém … Semana livre , vamos ver como será aproveitada … SAN

  15. Penso que está acontecendo algo dentro do Atlético, que ainda não se tornou público. Não pode um time atuar com tanta apatia, conforme verificado nos últimos jogos. Que o Vitor desaprendeu a jogar é fato, que o Lucas Cândido está sendo queimado na lateral esquerda é fato, que o preparo físico dos jogadores parece estar abaixo da crítica é fato (onde está o tão competente Carlinhos Neves ?), sem contar alguns jogadores que precisam se explicar, a exemplo de Clayton, Carlos Eduardo e porquê não dizer o próprio Robinho (apesar de ter jogado bem ontem!). Por outro lado, a torcida precisa parar com as besteiras de São Vitor do Horto e do “eu acredito”. Isto tudo já passou e, apesar grandeza daquele momento, quem vive de passado é museu. O Presidente precisa dar um tapa na mesa e cobrar mais dos jogadores e comissão técnica ou ele está satisfeito com o que está acontecendo?? Busque o Oscar Romero para ser o camisa 10 deste time!!!

  16. Concordo com quase tudo que voce falou…. Só acho que a torcida do atletico tem que cobrar mais…protestar. A torcida vai muito na onda do apoio incondicional…gosta de buscar time perdedor no aeroporto e tudo. A unica vez que mudamos a historia do Atletico foi no inicio de 2012 quando a torcida deu as costas pro time no primeiro jogo do campeonato mineiro. Nao estou falando para dar as costas nesse momento…mas ta na hora de cobrar e protestar para a diretoria ver que nao vamos aceitar a mediocridade no Galo.

  17. Vejo que muitos criticam o Patrick e enchem a bola do Robinho. Não se esqueçam que o Robinho só fez gols em times pequenos. O Patrick mesmo estando fora da posição já fez 2 gols. Não podemos criticar um jogador que veste a camisa com raça. Agora vejam. Carlos Eduardo, Yuri, Pablo, Cleyton, são atacantes e não fazem nada. Não marcam, não atacam, não fazem jogadas, não fazem gols. O Victor realmente caiu muito. Neste time do Galo hoje o Patrick é titular, que seja no ataque ou na lateral esquerda. O cara não esconde do jogo e mesmo criticado joga com vontade. Não sejam um Bob Faria que só fica babando ovo de estrelas que não correspondem na hora do pega para capar.

  18. É difícil falar algo desse time, pois o Daniel Nepomuceno é um omisso diante de tudo, nem assumir em publico sua culpa ele o faz, pois quem contratou o Diego Aguirre e sua equipe de açougueiros foi ele, consertar isso tudo e trilhar o caminho de vitórias e títulos fruto do legado de Alexandre Kalil vai demorar ou pode não acontecer caso ele não reconheça onde está errando.Obs: antes do presidente assumir ouvi falar por conhecidos em comum dessa característica de omissão dele diante de momentos difíceis , queria não acreditar.

  19. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Realmente estar por duas vezes na frente do placar com 2 gols de diferença e ceder ao empate do adversário é frustrante. Mas eu particularmente vi uma evolução do time em troca de passes e em evoluções dentro da área. Vamos começar nossa reação contra o time da enseada das Garças. Borá meu Galo. Fazer a Massa Feliz.

  20. Com devido respeito as opiniões contrárias, eu reconheço apenas um culpado, um único culpado por tudo que estamos vivendo de ruim em 2016. DANIEL NEPOMUCENO. Abriu mão, sabe -se lá porque de ter o Cuca como treinador ainda em 2015, optou pelo desastrado uruguaio Diego Aguirre, cujo currículo já o descredenciava para assumir o Clube Atlético Mineiro.
    Se não bastasse esse erro, esse mesmo Daniel, a quem recurso de chamar de presidente, bancou o nome do Aguirre, até mesmo quando ele pediu demissão logo após a classificação contra o Racing nas Oitavas da Libertadores.
    Pode ser uma mera desculpa, mas eu me pergunto. Como um mandatário de um clube como o Atlético pode manter no cargo um treinador que já não via mais motivação para se manter a frente do galo? O resultado todos nós já conhecemos. Sem Cazares no Morumbi, gol no final do jogo. No independência inicio fulminante e a falha do Victor, que pra mim de Santo só tem o nome. Ontem quando vencíamos o Sport estávamos indo a 9 pontos, 4 a menos que os líderes. Pensei! Voltamos a brigar pelo nosso lugar que é a parte de cima da tabela. Pura ilusão. Pelo menos o Marcelo não tem o discurso do fraco Aguirre, “no dia em que eu ouvir a torcida pra escalar meu time, não poderei ser mais treinador”. Eu torço para rápida eliminação do Equador na Copa América para que o Cazares volte logo. Mas minha opinião é uma só. O ÚNICO CULPADO PELO FIASCO DO ATLÉTICO NO PRIMEIRO SEMESTRE SE CHAMA DANIEL INCOPETENTE NEPOMUCENO. Que ele seja candidato a vereador e abandone o Galo, porque de incompetentes como ele, Paulo Cury, Mazinho, Ricardo Guimarães e Nélio Brant não precisamos. VOLTA KALIL!!!!!

  21. Como dizia o saudoso Cafunga: “Esse time está cheio de cabeças de bagre!!!!!”. Nunca vi tanta incompetência junta. É o terceiro jogo seguido que o Galo entrega a rapadura depois de estar vencendo. Só aí seriam mais 6 pontos que somados aos míseros 7 que temos, teríamos 13!!!!!!!. Um absurdo o que estão jogando seu Vítor(já devia estar no banco), seu Marcos Rocha(já devia estar no banco), Lucas Cândido(jogador de Vila Nova pra baixo), Carlos Eduardo(deve encerrar a carreira), um meio de campo que não cria absolutamente nada!!!!!!!!!!!!!!! E onde se encontra seu Daniel Nepomuceno uma hora dessas????? Que saudade do Kalil que no vestiário falava que os jogadores estavam borrando nas calças!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Mais uma derrota e estaremos na zona de rebaixamento!!!!!!!!!!!!!!!!!!! UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  22. No jogo passado o tiago fez um gol e bateu no braço, mandando recado pra torcida. Ontem o patric faz um gol e não comemora em respeito ao adversário por ali jogou. Que hipocrisia, falta de respeito ele está tendo com o Clube Atlético Mineiro que paga os seus salários. Agora o Donizete já está passando da hora de aposentar, não dá um passe certo. Esse tal de carlos, coitado, tinha de voltar pra base.

  23. Por que dispensar o Berola, sendo que ele é melhor que pelo menos metade destes atacantes que estão sendo aproveitados? Há algum conflito interno com ele?

  24. O time foi montado para ganhar eleição municipal. Espero que os concorrentes tenham o mesmo fim que o time: não ganhar nada este ano.

  25. MARCELO, admiro muito a sua pessoa mas gostaria de fazer aqui, uma crítica construtiva e urgente.
    Como é que pode vc estar ganhando de 4 fora de casa e o treinador fazer substituições ofensivas? Queria ganhar de 7?
    Como assim? Entrar com Carlos Eduardo se arrastando em campo?
    Robinho destruiu o jogo e depois pregou. A Avenida Lucas Cândido, completamente escancarada e você entra com Carlos Eduardo e Pablo? Com o Thiago de beque?
    Ah … pelo Amor de Deus.
    Qualquer iniciante sabe que quando vc faz 4 gols num time como o Sport fora de casa você tem que se proteger.
    Ainda mais com Junior Urso e Donizetti completamente pregados e sem acompanhar ninguém no segundo tempo. E tinha opções. Carlos Cesar e Eduardo. Todos os dois vinham jogando muito bem. Era so tirar o Robinho e colocar o Eduardo (armando e ajudando a proteger). E tirar o Carlos e colocar o Carlos Cesar para trancar a Avenida Lucas Cândido e tentar bloquear o trânsito para a Avenida Thiago.
    Simples assim. É muito fácil, simples e inteligente fazer o óbvio.
    Pela segunda vez consecutiva, entendo que a responsabilidade pelos pontos não conquistados é do, meu querido e bom caráter, técnico Marcelo Oliveira. Faltou “leitura” do jogo diante das circunstâncias de ter metade do elenco no DM.
    No jogo contra o Vitória o time estava ganhando de 1 x 0 e o Pablo era um dos melhores em campo. Foi sacado e ficou lá o Hyuri. Desastrosa substituição. Ainda mais que deve ter dado para o técnico perceber que tem uma defesa muito limitada. E que Corre de CALCA JEANS MOLHADA.

  26. Bom dia Eduardo. Todos estão falando em jogão… Muitos gols não é sinal de jogo bom, bastou o Sport apertar um pouquinho para mostrar a fragilidade de nosso time. Passar pela defesa do GALO está muito fácil, estamos descendo na tabela de classificação a cada rodada, alguém precisa sacudir este time urgentemente. Estamos caminhando de melhor time do Brasil no início do ano, para um ano sem título algum. Precisamos acordar.

  27. Novamente, jogo após jogo, vemos sofrendo pela falta de um jogador de armação. O meio de campo continua desorganizado mesmo com 3 volantes de alta qualidade, porém, que sempre pecam ao fazer a ligação com o ataque, pois falta aquele passe refinado que clareia o jogo. De uma vez por todas, será que o Marcelo não percebe que o Donizete não tem qualidade nenhuma para fazer essa ligação??? Donizete, com todo o mérito, é um jogador exclusivamente de marcação!! Ontem, Robinho até que cumpriu bem a função de armar jogadas, mas essas baixas no DM estão pesando demais o rendimento do time. Tomará que em breve possamos contar com Dátolo e Léo Silva, pois esses reservinhas estão fazendo feio!!!

  28. Simplesmente falta sangue atleticano a correr nas veias desses jogadores. Não merecem comentários atletas que não honram a camisa do GALO!

  29. Numa boa, enquanto não voltar uns 5 titulares não assisto mais jogos do Galo. Tem jogadores ali que merecem ser reserva dos reservas tão baixo é o nível técnico dos mesmos. Até o Patric tá se destacando entre eles. Lucas Cândido, Pablo, C. Eduardo, Carlos, Tiago não dá…não tem qualidade pra série A. Esqueçam títulos este ano. O presidente tá morto, pois nem conversar com os jogadores ele presta. Victor também não salva uma. Tudo que chuta entra. Como que arma uma barreira daquelas??? Desisto este ano!

  30. Assino embaixo em tudo o que você falou Eduardo. Pelo menos o Robinho começou a jogar um pouco melhor. Agora o tal de Carlos, pelo amor de Deus! Como um camarada desse chega ao profissional. No nosso time mais de 40 ele nem viaja com a delegação! E pasmem! O Tiago ontem jogou bem… O negócio é lutar pela Sulamericana e apostar nossas fichas na Copa do Brasil. Vai que…

  31. Não só o Carlos Eduardo, mas também Marcos Rocha um lateral que não faz jogada de ultrapassagem, não sabe cruzar e não marca, um nulo, fomos campeões da Libertadores com Michel, garanto se esse nulo tivesse em campo tinhamos perdido. Lucas Cândido outro nulo mil vezes colocar o Carlos César, Donizetti outro que não ta jogando nada, Vitor outro que não ta jogando nada, Carlos outro, Patric outro ou seja temos um bando de perna de pau nesse time. E ta na hora do Marcelo Oliveira botar o dedo na ferida e escolher outros jogadores, kd o Eduardo, o Carlos César, Giovanni, se computarmos os jogos que entregamos ja foram 6 pontos jogados no lixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *