Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

GNV solidário para a Massa

Estamos nós todos, Atleticanos e não Atleticanos, há mais de um mês assustados com a pandemia. Muitos confinados, alguns ainda resistindo, mas não quero aqui discutir quem está certo ou errado. Já existem sábios demais nesse debate.

É bem verdade que, entre eles, estão alguns excessivamente desqualificados e com padrões de arrogância de fazer inveja a quem se achava incaível. Uma hora a casa cai, não é verdade?

Pois bem, sobre essa situação de a casa cair, me preocupa bastante quando e como a normalidade irá voltar aos nossos dias. Cá do meu canto, fico lembrando com saudade da minha cafeteria, filmes na sala de cinema e – claro – dos jogos do nosso Galão da Massa.

Concomitante a isso, acompanho as notícias de meu interesse. Coronavírus, seus avanços e estragos, e ainda as poucas informações sobre o nosso time do coração.

Ontem, preocupado, li num site que sem a receita prevista, a diretoria debate sobre o que deve ser priorizado. Débitos ou salários? Só com a FIFA, daqueles negócios mal digeridos – comprar e deixar a conta para outra gestão pagar – são mais de dez milhões de reais.

A folha de pagamento, mesmo reduzida em 25%, é compromisso inadiável. Tanto dos jogadores quanto dos demais funcionários do clube.

Aterrorizado com isso, sobretudo quando leio que dois patrocinadores (não vou aqui questionar suas razões) estão optando pela suspensão temporária desses repasses, me flagro em devaneios por uma solução.

Como já disse, sistematicamente, mal administro minhas contas pessoais, portanto não me acho apto para buscar soluções mágicas e mirabolantes. Mas, posso sugerir.

É hora de participarmos. Apesar de estarmos todos sacrificados, com corte ou diminuição da renda mensal, estamos – na medida do possível – atendendo a chamados de solidariedade de pessoas em estado de necessidade. Nesse caso, evidente que deve ser nossa prioridade individual.

Entretanto, mesmo este seu blogüeiro sendo um crítico da atual direção Atleticana, acho que – cada um ao seu limite e sem prejuízo a vida pessoal – devemos participar e contribuir para esse esforço em favor do Galo.

Como disse, já fui duro e continuarei fiel em minha linha editorial (criticando ou elogiando), afinal, é o trabalho de um Torcedor. Reclamo, por exemplo, sobre o atraso no lançamento do novo GNV.

Não entendo, também, porque entre os 30 jogadores contratados na atual gestão, sendo 11 remanescentes, apenas três são aproveitáveis. Entretanto, o momento, repito, sugere a nossa adesão e compreensão.

Os patrocinadores másters – a maioria e o maior volume de receita – parecem estar se mantendo. Dois menores estão em estado de afastamento temporário. Por mim, nem voltavam, mas não é da minha alçada.

Acho que, ao final disso, o Atleticano terá o livre arbítrio de prestigiar aos patrocinadores que seguiram solidários e desinteressar aos que optaram pelo direito à suspensão temporária. Business is business, claro! Escolha de onde investir igualmente.

Ao meu devaneio, ouso insinuar a criação de um programa de GNV solidário. Já contribuímos, no passado, através de contas de energia e outros projetos de arrecadação para o Galo.

Li, no início da epidemia, que a diretoria estudava a possibilidade de prorrogar o GNV pelo tempo de paralisação. Não queria esse benefício, prefiro participar e contribuir de maneira mais efetiva.

Cada um, reitero, dentro de suas possibilidades, uns mais e outros menos, através de alguma ação a ser desenvolvida pelo marketing do Galo.

Disse, aleatoriamente acima, GNV solidário. Algo que, talvez, à frente e com a volta da normalidade, a opção premiasse aos que aderirem com algum produto licenciado ou até mesmo desconto nas Lojas do Galo.

O time precisa retornar com a casa em ordem e sem contas a pagar.

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

9 thoughts to “GNV solidário para a Massa”

  1. Boa tarde a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Alguém saberia informar sobre o balanço anual do clube?
    Alguém saberia informar sobre o resultado da auditoria supostamente realizada no clube?
    GNV solidário me fez lembrar do sócio reconstrução, tremendo fiasco!
    Alguém esta disposto a doar dinheiro sem saber a destinação do mesmo? Ah! tudo em nome da paixão!!
    Tudo continua como dantes no quartel de Abrantes!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  2. Caros,

    Pelo Eldorado Via Expressa prá Califórnia, ñ vi maquinaria…Será? Fico com a estratégia de manter os JABAZEIROS sempre atoa, SEM VERGONHA, tipo “Eu Acredito”. Pq esse estádio pode ser erguido ou ñ. E pq pode vir a ser, pode ser qnd? Se? E Ñ acredito q um atleticano vai deixar de ser ou ñ ser mais do q já é..NÃO ACREDITO.

    Pq o erguer estádio será o pt de partida de uma nova era? Alguém consegue decifrar essa logica automática?

    No CAM, há momentos q configuram “uma ERA”. O surgimento do clube, 1908, o time do Trio Maldito, anos 20 e o do Guará Diabo Louro, maior matador de serelepe de todos os tempos, anos 30, a máquina dos 50, os anos 70/80, e o time 12/13/14/15 de Kalil, o Bocarra. Espaçadamente tivemos outros bons times, mas essas são a DINASTIA ALVINEGRA. E desses times nenhum era dependente de um estádio ou de uma torcida…O CAM sempre será dependente de um GRANDE TIME, dentro de campo: EIS A VERDADE Q VOS LIBERTARÁ!

    Tá correta a movimentação especulativa de Alexandre Mattos, mesmo na incerteza…O objetivo dever ser montar um bom time, brigador, competitivo…e trazer A Presa prá Lourdes.

    Futebol prá esse ano, no momento…improvável. É o clima. Ñ é preciso ser astrólogo prá prever o desarranjo q será a decisão de voltar com o jg. O tempo agora é outro, é de convencer a MANADA de q quem quiser enfrentar o Monstrengo invisível nas ruas de peito aberto, q abra mão dos leitos nos hospitais, se por acaso for atingido pela “gripezinha”…Tb devia abrir mão dos hospitais públicos e da assistência públicas os adoradores do “estado mínimo” sucateado e do Deus da Quitanda.

    A torcida contra o vento: Ñ concordo com a hipocrisia deslavada de convocar torcida prá jogar dinheiro no clube, sem contra partida. Os tempos são difíceis, há outras prioridades. Tb ñ vivemos sob um sistema “solidário”. Solidariedade pressupõe reciprocidade, num certo pt de vista, é na doença é tb na saúde. …. Na época da Cemig ou do Todynho tal lábia funcionou?…Ñ concordo com isso pq ñ tô a fim de rasgar dinheiro. Se tivesse, iria pro sacrifício, e esse ñ é o momento prá fazer tal escolha. Lembro q na Libertadores Kalil colocou o preço dos ingressos no limite do orçamento médio, mesmo prá bom vivant foi difícil…mas havia um mérito. O do Kalil, foi saber contar com as pessoas certas e montar O Timaço…e agora tá agindo excelentemente bem em relação à pandêmia, estando à frente de uma das capitais responsáveis pelo avanço incontido da “MANADA” irresponsável…certa feita O FUTURO GOVERNADOR foi aos holofotes para dizer q futebol era negócio prá “rico”. Modo de expressar sem educação desbocado pegou o mundo de surpresa, todos já sabendo desse detalhe trivial…qnd vejo jogador como RO pastor de araque, a Fabíola Santa, Nathan, Gabriel, Disanto, etc., embaçando nossa tradição, me pergunto. Pq q contribuir com isso?, pq ñ romper esses contratos DE FATO?…O caminho bom é transferir responsabilidade prá torcida…toda mão? E vejo o acerto na sinistra intuição do BOCARRA…pro bem e pro mal!

    ABS!
    GALO SEMPRE!

    1. Podia ter repetido, como anteriormente, sua frequente tentativa de polemizar (no caso,poluir) o ambiente cortando parte do seu post. Em nome da tolerância, não o fiz, porém rogo pela observância desse apelo.

  3. Eduardo e amigos, bom dia!

    Entendo a gravidade financeira do Atlético, nosso time do coração.. E toda a ideia e/ou ajuda ao Clube vinda dos Torcedores é importante para que o Alvinegro possa sair viável e maior ainda depois dessa pandemia.

    Nesse sentido, cientistas sociais já provaram a tese de que uma sociedade sempre vai colaborar e se fazer presente se sentir que há um bom propósito em ações e medidas nas quais há a necessidade de participação da coletividade.

    Basta ver que a grande maioria da humanidade, em qualquer ponto do planeta, aderiu de forma consciente ao isolamento social decorrente da COVID 19.

    Porém, quanto a adesão da Torcida a um plano de ajuda financeira ao Clube nesse momento de aguda crise sou completamente cético.

    Isso porque no futebol, regra geral, no Brasil, a transparência é muito pouca e a profissionalização muito baixa ao ponto do cidadão acreditar muito pouco em qualquer empreitada que envolva chamada de capital.

    Em outra ponta se tem que a economia do país está se derretendo com empregos sendo calcinados pelo novo coronavírus.

    Aqui em Uberaba, onde moro, o Jornal da Manhã, o diário jornalístico mais tradicional da cidade, dá conta de que já houve, em menos de um mês de confinamento social, o desemprego de mais de 25 mil pessoas.

    Diante de um ambiente de muita crise e de muita incerteza, fico com a sugestão do Domingos Sávio que foi pragmático ao sugerir “que antes de recorrer aos torcedores, o Galo precisa dispensar os ‘comes e dormes’ que existem no Clube…”.

    Antes de recorrer aos Torcedores não deveria o Estatuto do Clube ser reformado com vistas a uma maior transparência e representação de ao menos os sócios torcedores adimplentes que deveriam ter direito a voto?

    E aquela famosa AUDITORIA, já foi publicada e seus resultados analisados para fins de demonstrar os porquês do Atlético ter uma das maiores dívidas entre os clubes no Brasil e evitar que esse problema inviabilize o Atlético a médio e longo prazo por insolvência financeira?

    Nessa ajuda financeira ao Clube, nesse momento de singularidade da humanidade decorrente de intensa e aguda crise biológica e econômica, “Eu Não Acredito” que a Torcida vá aderir e responder presença.

    É que a Torcida do Atlético está vacinada, a meu ver, a esse tipo de campanha pelo fator desconfiança que está embutido como variável nessa equação.

    Isso na minha inferência…

    Eu Não Acredito!!!

  4. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Eu penso que antes de recorrer aos torcedores, o Galo precisa dispensar os ” comes e dormes” que existem no Clube. Sogra de ex- presidente, Eder Aleixo e outros que já ganharam muito no Galo, poderiam puxar a fila da redução das despesas……

  5. Bom dia,

    Assunto que mencionei a alguns dias atrás.
    Patrocinador que já se portou de forma estranha depois de perder as eleições passada, indo para o rival e retornando no ano das eleições novamente, e agora puchando essa fila que pode ser a ponta de um aceeberger.
    É nestas horas que se pode realmente ver quem é quem.
    Como disse também sobre ajuda ao nosso time, quando postei o “cartão presente” foi em procurar ser proativo, esta opção seria interessante porque o Galo estaria apenas adiantando verbas sem dever favor a ninguém, uns poderia considerar este crédito como a compra de pacote para os ingressos em jogos, outros na compra futura de material esportivo e daí por diante.
    Quanto ao nosso estádio le ontem matéria sobre os interesse políticos do prefeito de BH em atrasar a obra,
    hoje inclusive esta matéria está na primeira página do Portal uai, política e políticos, esse é o trator do dia a dia do brasileiro, aqui e em todos os assuntos deste país.
    Boa quarta a todos!

  6. Prezado Ávila,atleticanas e atleticanos.
    Prejudicar os servidores,mesmo que seja com atraso de salários, para mim, desculpem -me a expressão, é é sacanagem. É preferível, renegociar dívidas. Nesta hora é que aparece o bom gestor. As eliminações do galo na Sul americana e na copa Brasil, nesta hora, estão impactando e muito,as finanças do galo. Realmente a situação está se complicando cada vez mais. O pagamento dos 10 milhões da compra do maxuel exigido pela Fifa, embora o presidente tenha assegurado que esse valor já se encontra provisionada, foi mais uma ducha de água fria. E os 10 milhões do Fred, quando o galo receberá? Se se acelerar a dispensa dos jogadores dispensáveis, poderia amenizar um pouco o passivo atual do atlético. Os dois patrocinadores que estão correndo da raia na hora que o galo mais precisa, é melhor o atlético rever o seu posicionamento para com eles. Notícia-se muito que o atlético está negociando com alguns atletas para comporem o time do atlético. Espero que essas ações se concretizem logo de forma a permitir ao sampaoli, opções para que o galo possa deslanchar e proporcionar ao seu torcedor, as alegrias que tanto almejamos.
    Hoje e sempre galo.

  7. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos solidários com a ideia de um GNV solidário. A ideia é boa e merece ser analisada em sua forma e meio de compensação, embora. é claro, quem quiser compensação não será exatamente solidário.

    Mas, nesse tempo de crise, apelar por ajuda não só demonstra sensatez como também o entendimento que as coisas quando voltarem nunca mais serão como antes e inovar é uma antecipação às mudanças.

    Ajudar o CAM não é novidade para o torcedor do Galo. Bem lembrada a ajuda via conta de luz e não podemos esquecer a Associação dos Torcedores do Galo responsável por várias obras e benfeitorias na Galocity.

    Dessa forma, o quase inútil departamento de marketing do CAM poderia, já que não tem ideias, aproveitar as que os torcedores propõem.

    Uma boa quarta-feira para todos nós e VIVA O GALO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *