Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo tem retornos importantes

B01 - 300x250Além de Cazares, contamos ainda com os retornos de Marcos Rocha e Erazo e também de Clayton, para compor o banco, uma vez que estava suspenso na partida anterior. Em contrapartida, três que atuaram desfalcam o time. Maicosuel, por contusão e afastado por prazo ainda não anunciado, Carlos César e Edcarlos. Entendo que o desfalque mais relevante será o do Mago, mas a presença de Cazares conforta ao Torcedor.

Em que pese o fato de Carlos César vir tendo boas atuações, o retorno de Marcos Rocha – o titular – é ponto favorável. Assim como a suspensão de Edcarlos, pois endosso a voz corrente entre os Torcedores de que sua ausência deve ser até comemorada. Ainda que fosse necessário utilizar outro zagueiro, mas para felicidade do Atleticano, Erazo está de volta.

Trocando em miúdos, o time que entra em campo daqui a pouco para pegar o Sport é muito mais encorpado do que o escalado na segunda-feira, no Rio de Janeiro, quando o Galo teve uma atuação pífia. Para domingo, quem sabe, podemos ainda sonhar com o retorno do Leandro Donizete. Seria saudável às nossas pretensões na temporada.

Até o momento que redigia essa postagem, confesso que estava decepcionado com o balanço da venda antecipada. Exigimos e cobramos de todos, diretoria, comissão técnica e jogadores, mas temos de fazer a nossa parte. Recentemente, para atender a muitos que pediam jogos no Mineirão, a partida com a Ponte Preta deixou longe a expectativa de público imaginada. Hoje, para incentivar o time e recolocar o Galo no topo da tabela, é fundamental lotar o Independência e incentivar o time o tempo todo.

image
Fotos: Capa: Bruno Cantini/Atlético – Internas: Arquivo pessoal

Um breve registro. Assinar este blog tem me proporcionado situações muito interessantes. Ontem, através do bom amigo Gentil Santos lá do meu Araxá, tive a oportunidade de conhecer o engenheiro José Pio Gontijo Tavares. Atleticano da melhor qualidade, quando criança e adolescente, morou nas imediações do campo de Lourdes (hoje o nosso Diamond). Atuou nos juvenis do Galo, ao lado dos meio-campistas Heleno e João Alfredo. Seu nome futebolístico era “Barata”. A carreira não seguiu em frente, por ter tomado segunda época (hoje recuperação) na escola e seu pai deu o ultimato. “Estudar ou jogar bola?”image

José Pio lembra, com saudosismo, os tempos do estádio Antônio Carlos. Além de jogar pelo Galo, ele frequentava o local para outras atividades esportivas. Contou, ainda, que o ídolo Reinaldo, quando morava na concentração, em baixo das arquibancadas, sempre ganhava prêmio pelas atuações, que eram caixas de refrigerantes. Ele, sistematicamente, guardava na sua casa para evitar que o Rei tivesse seu premio subtraído por algum desavisado. O engenheiro, hoje aposentado, guarda com orgulho o documento de sócio número 1 de seu avô, José Pio Lopes Cardoso, pai de sua mãe.

 

7 thoughts to “Galo tem retornos importantes”

  1. Oi Eduardo,
    Acho q seria importante abordar no blog a presença da torcida do Galo no jogo do esporte. 11 mil pessoas com time brigando pelo título?
    Desculpa, mas uma é vergonha.
    Pior é ver a torcida do Flamengo levar 10mil no aeroporto.
    (Eu moro no Rio, isso não é invenção da média, moro próximo do local aqui no Rio)
    Fui moto pra BH pra ver o jogo do Galo e fico decepcionado com isso.
    Nossa a parte é menino que temos que fazer.
    Vc convocou o apoio incondicional.
    Gente isso é Galo, vamo lá

  2. Mais uma contusão, que maravilha! Todos convocando a torcida e quem é que vai convocar os jogadores?Vamos torcer, vamos acreditar, vamos rezar. Pra cima deles Galo e seja o que Deus quiser. GALO SEMPRE.

  3. Bora meu GALO! Pra cima do Sport, contra tudo e contra todos! Vamos recuperar o sangue nos olhos que sempre nos diferenciou! Acabar com a graça da rede bobo, que está achando que palmeiras ou urubu levarão essa. No campo, apoio incondicional, vamos cantar 105 minutos. A relação a gente discute por aqui. SAN

  4. Boa tarde, saudações alvi-negra a todos. Sem querer ser pessimista, mas não consigo vê nesse grupo do Galo vontade se ser campeão, Marcelo Oliveira demonstra não ter pulso forte, o treinador tem que ter papel não só estrategista mas de líder, chamar pra si a responsabilidade e cobrar dos jogadores o resultado, vejo o Dátolo nesse lenga-lenga todo, vamos lá Galo, tá na hora de tomar uma injeção de ânimo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.