Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo Soccer Day

Confesso minha aversão a essas expressões idiomáticas da língua inglesa, sobretudo quando advém de Wall Street, coração do capitalismo e exploração de todo o mundo. Diante disso, quando a utilizo, assumo minha total e completa ironia pelo uso insistente de brasileiros em se valer do Tio Sam para explicar aquilo que fica de difícil compreensão a nós nativos de terras do Brasil.

Entretanto, em resistência, desconfiança e desconhecimento desse jogo financeiro, não deixo de ser curioso e procuro escutar quem é do ramo. Ontem, por exemplo, tivemos uma interessante e didática aula neste espaço, através do nosso extraordinário Ricardo Galuppo. Ele sim, experiente jornalista de economia, tem autoridade para dissecar sobre o assunto.

Aliado aos seus ensinamentos, aqui no blog e em conversas pessoais, além de boas resenhas com outros especialistas no assunto, assumo que o “Galo Business Day” merece nossa confiança e apoio para o futuro. Ocorre que com a idade avançada, minha e de alguns amiGalos aqui deste Canto do Galo – assim como também o benfeitor maior Menin – sonhamos em viver essa nova fase ainda nessa existência.

Sendo assim, hoje, frente ao América de Cali, vamos ter a possibilidade de avaliar se vamos ver o “dia de futebol do Galo”, ou se vamos apenas sonhar com o “dia de negócios do Galo”. Quero e desejo a associação das duas situações, preferencialmente, num português bem claro e coloquial. Galo bom no campo e na gestão financeira. Num bom mineirês: “nóis é Galo, po##@!”. Tá na hora de contar pro seu Cuca que um terço do elenco deve ser oriundo da base.

No final de semana, ao ouvir e ler vários amiGalos a respeito desse tema – business and soccer (negócios e futebol) – optei por me esforçar outra vez em dar crédito aos nossos comandantes. Afinal, que poderia essa insignificância de blogüeiro cujo patrimônio e estar assinando ainda este espaço, perto de investidores da Paulista e Wall Street. Então, ficarei com a análise de gente do ramo e volto a optar – não pelo capital – sim pelo Galo do meu coração.

Esse confronto de amanhã à noite no Mineirão será definitivo às pretensões da Copa Libertadores. O empate com o La Guaíra (Venezuela), mesmo na casa do adversário, não pode ser considerado normal. No outro confronto, o Cerro Portenho (Paraguai) superou o América de Cali (Colômbia) fora de seus domínios. Os venezuelanos, em tese, têm o pior time do grupo.

Já enfrentamos o time de Cali em quatro ocasiões, todas pela extinta Conmebol em que o Galo foi duas vezes campeão. Vencemos duas vezes, um empate e uma derrota. O empate foi em Belo Horizonte, resultado inadmissível para esse confronto de hoje. Além da vitória da noite, na próxima semana vamos receber os paraguaios, sendo que nessas duas partidas temos de encaminhar a classificação. Vencer e vencer. Qualquer resultado diferente compromete o futebol, vitórias e os títulos tanto desejados pela Massa.

Cuca já teve os dez dias solicitados e nas duas últimas partidas, La Guaíra e Athetic, não conseguiu convencer ao Atleticano. Ele, Caetano, Sérgio – agora o Coelho – e os jogadores precisam mostrar a que vieram. No Mineiro, que corre paralelo, embora nas semifinais, os três concorrentes estão em evolução e o Galo – até prova em contrário – sofrendo involução. Chegou a hora da verdade. Pra cima deles, Gaaalooo!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

39 thoughts to “Galo Soccer Day”

  1. Paciência = sabedoria # de complacência.
    Paciência # ano que vem # projeto
    “Fora esse”, “fora aquele” # sabedoria
    Mariano > Guga
    Zaracho > q todos os outros
    Hulk, muito bom, vai ajudar demais
    Cuca=Telê =Levir > q todos os outros
    Galo>q o resto do mundo!
    SAN
    PS: RIP Vandinho (er Luiz), grande camisa 8 (q jogava com a 10), meia moderno, q jogava de uma intermediária à outra. Titular do Galo 87, um dos melhores q já vi, e campeão da copinha SP em 83, no grande time q tinha Sergio Araujo, Marcus Vinícius e Edivado “Pepe Legal”. Éder Lopes, Vander Luiz e Marquinhos. Todos da base! Bons tempos!!

  2. CONFESSO QUE CRITIQUEI HULK , MAS HOJE ELE FEZ O QUE PRECISA SER FEITO , GOLS E GANHOU A POSIÇÃO EM CAMPO.
    AGORA , CONTINUA O PROBLEMA , TODA BOLA CHUTADA NO GOL DO GALO , ENTRA .
    COM ESSE GOLEIRO NÃO TEMOS CHANCES DE GANHAR TÍTULOS.
    TCHÊ TCHÊ FEZ UMA PRESEPADA DANADA E ENTREGOU O JOGO.

  3. Boa tarde a todos!
    Uma Vitória hoje será essencial para acalmar os ânimos da torcida pelo mal futebol jogado.
    Gostaria muito de ver esses jogadores longe,longe,lá no polo Norte.
    Guga,rever,Alan os caras são maiores sangue de barata,é uma partida boa e dez ruins ou péssimos.
    Esses moleques da base também são uma vergonha,são ruins só jogam contra times fracos do interior …
    A Galo quando vc vai descobrir tua grandeza?
    Chega de jogadores andando em campo,dando só passinho pra trás,marcando com os olhos…
    Melhor estrutura com salários em dia,não pode aceitar uma situação dessas,perder ou ganhar faz parte do esporte,mais tem que ter muita luta, lutar sempre.
    Aliás o verdadeiro guerreiro é aplaudido até na derrota.

  4. Boa tarde a todos!
    Esse Huk é igual o Alberto Roberto, o cara que se acha e tem o futebol do Coalhada, só panca mesmo!
    Esse cara deve ser daqueles que mastigam de boca aberta.
    Abs

  5. A DIRETORIA JÁ DEVERIA TER MULTADO ESSE HULK , POR QUERER TUMULTUAR O AMBIENTE .
    E CHAMAR ESSE CHEIO DE BUNDA PARA UMA RECISÃO AMIGÁVEL.
    CHEGA DE PANELINHA E FIM DESSA MÁQUINA DE MOER TÉCNICOS.

  6. Bom dia Torcida ATLETICANA. Hoje uma vitória para nos tranquilizar e acalmar os bastidores que é essencial a serenidade no galo. O Jogador diferenciado todos percebem rapído, olha o Nacho jogando. Todas as partidas que Galo fez até agora, destacou pela visão de jogo, toques rapídos e lucidez nos jogos, e a defendida adaptação não precisa, ele é diferenciado. Boa sorte Galo

  7. Bolão pro jogo pronto e no aguardo…

    Em qual minuto o Cuquinha irá berrar pra chuveirar na área???

    OBS.: já passou da hora desse time de marmanjos dar uma resposta pras tantas críticas que vêm recebendo, portanto, o que se espera desses caras é o mínimo de vergonha na cara, atitude e um futebol plausível… tá bom ou é pedir muito Sr. CUCA???

  8. Bom dia,

    Hoje o que espero é que jogando bem ou mal, que venha uma vitória e os 3 pontos.
    Sendo uma vitória convincente muito melhor, seria o início para mudar a cara deste time que não consegui empolgar a ninguém, parece até outros jogadores do que aqueles que ficaram em terceiro lugar no Brasileiro de 2020.
    Há rumores sobre a contratação do atacante da Caldense, que já é da Tombense e que pode vir para o Galo.
    Isto é uma afronta ao Atleticano, nada contra o rapaz, como pode jogar na cara da torcida uma contratação onde temos jogadores na base melhor do que o contratado, onde fica esse papo de time com um terço de jogadores da base, e essa mutreta de entrar com empresário no meio para poder comer comissão, assim não da para acreditar que o nosso Galo possa a vir a sair dessa dívida.
    Uma grande pena a contusão do Rafael, mas este fato também diminuirá uma divisão existente entre os torcedores, agora nos resta a apoiar o Everson e espero que não venha com contratações de goleiros tapa buraco, temos goleiros da base aptos.
    Para um acerto definitivo deste time creio que ainda necessitamos de um Zagueiro, um primeiro volante e um centro avante, temos que dar a oportunidade para a base nestas posições para sabermos se precisamos ir ao mercado.
    O Corinthians aproveitou o jogo contra o Santos e escalou vários jogadores da base para poupara os titulares e um zagueiro novo fez o maior sucesso, ainda marcou um gol, porque só aqui temos que colocar o Gabrielzinho e o Igorrabelinho e não deixar o Micael estrear, isso para ganharmos de 1 a 0 do Athlantic. AFF
    Hoje estou com pouca paciência, espero que ela me venha até a hora do jogo.
    Bom jogo para todos!

  9. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    NÃO ACREDITO EM NADA DO QUE FOI EXPOSTO NESSE GALO BUSINESS DAY.
    ESSAS DIRETORIAS ANTERIORES QUE PASSARAM PELO GALO SÃO AS MAIS IRRESPONSÁVEIS E IMCOMPETENTES QUE JÁ COMANDARAM UM CLUBE BRASILEIRO.
    DO LADO DE LÁ , JOGARAM O CRUGAYRO NO BURACO , MAS GANHARAM UM CAMINHÃO DE TÍTULOS , AQUI NÃO FORAM CAPAZES DE GANHAR NADA.

  10. Apoio, Apoio, Apoio esse será o mantra de hoje, a fase de testes de todos campeonatos acabaram. Os próprios jogadores querem mostrar a que vieram, vimos o time claudicante nas últimas partidas devido à nova filosofia, porém acredito que hoje veremos algo em pelo menos um tempo fagulhas de belo Futebol. Aqui é Galoooo!

  11. Hoje não poderei ver o jogo, feliz ou infelizmente. Quem sabe não vendo, o Galo vence com competência e futebol decente. Mas, se o Cuca escalar Alan e Igor ou Rever estamos perdidos.
    Falta vontade e raça dos jogadores, porque independe do técnico, quando os jogadores entram com sangue nos olhos. A Libertadores é assim. É incompreensível que nossos jogadores não tentam jogadas para frente. O tempo todo são bolas recuadas ao menor sinal de que um adversário se aproxime. Será que estão proibidos de passar à frente ou tentar um drible.
    É o dia da virada do mau futebol.

  12. Bom Dia!
    Hoje veremos quem tem capacidade para vestir a camisa do Galo. O time tem que entrar com sangue nos olhos e com a faca nos dentes.
    Proposta para resolver o problema Hulk, se ele continuar achando que é maior que o Galo: afastar do grupo, colocar para treinar lá no Labareda. Em duas semanas o empresário dele arruma outro time para pagar o salário dele. Vale também para Bueno, Vargas…
    Abraço

  13. EVANDRO PEREIRA, ontem 12:32. “Olho pra este cuca e sinto vontade de chorar, ele com aquele olhar triste, abatido, depressivo”. “seria bom um momento de grandeza e dar lugar a outro profissional”. Prezado EVANDRO, sirvo-me de suas palavras para também parabenizá-lo pela assertiva. O problema é que esses profissionais só entendem o profissionalismo pelo lado financeiro que os favoreça. Não conhecem o altruísmo e nem grandeza moral. Vai ficar assim até ser dispensado e usufruir de mais um ato “profissional” de rescisão. Um abraço, amigo.

  14. Caros,

    O 1º fora Cuca do dia foi de RENATO. Será um Renato Mineiro?

    Hj é dia de passar o rodo no mequinha e pt final…a vitória no entanto ñ pode esconder o óbvio: O time FORMADO é fraco. Veja bem, o time é esse e é com ele q NÓS vamos, até q o Mecenato resolver ENXERGAR algo no mercado além de muxiba, BUGIGANGAS e papo prá boi dormir…

    Entregue logo tudo pros MECENAS, assim eles ficam SACIADOS e olham para NOSSO GALO. Será?

    O TIME PRO BRASILEIRO é FRACO. Talvez dê pra Libertadores, q é mais POMPOSO, mas ñ tem a COMPETITIVIDADE do Brasileirão. FATO. TIME GRANDE q é TIME GRANDE tem q voltar a VENCER o Brasileiro…A LIBERTADORES é treino de Luxo, de alto nível. O Mineiro serve pra apresentar o craque da galera, O grande CALEBRE, o menino com cara de chorão & Cia.

    CALA A BOCA HULK e joga futebol (Onde?). Vc ñ veio aqui curtir SPA ñ, né? já falaram pro supererói q o SPA tá fechado prá reforma?…!!! 1 71 do baralho!!! Será q esse mUleque VELHACO pensa q todo atleticano é IDIOTA ou debandou pro JABÁ virtual e LOROTAS MIL? Num tá vendo?

    TÁ FALTANDO HIERARQUIA!!! (dentro de campo tb!) Quem?

    HOJE É ANO QUE VEM!!! VIVA!!! JAÉ!!!

    Abs!

  15. Bom dia!
    Primeiramente fora Cuca!
    Estou imaginando o jogo hoje à noite. Time sem criatividade e tesão no o primeiro tempo. Segundo tempo o jênio entra com Nathan, Hyoran, Sacha, Marrony e tome cruzamento infrutífero.
    Não torço por isso. Na verdade, espero que amanhã os passadores de pano venham aqui até babando, perguntando pelos cornetas.

    1. Então o senhor blogueiro pode meter o pau no capitalismo mas não aceita o contraponto. Bela democracia, própria do esquerdismo.

      1. Mencionei expressões similares ao de seu uso? Isso responde. Se não se der por satisfeito, tente continuar. Existem alternativas mais sugestivas.

          1. Viana, doente é você!
            Um débil mental!
            Procura o seu espaço ridículo com suas ideias estapafúrdias que lá eu nem entro. Passo longe.

  16. Bom dia xará e amigalos!A

    “LUCKY NIGHT”!!!!!!!!!!!!!!, uma NOITE DE SORTE para o nosso GALO!!!! Isso é o que eu espero do jogo contra o América de Cali. A sorte é a minha esperança. A falta de vontade de vencer aliada à péssima performance defensiva destes jogadores não me deixam confiar em nada. Sampaoli não conseguiu implantar um esquema defensivo e nem Cuca vai conseguir. Sette Câmara teve e agora Sérgio Coelho padece de uma “CEGUEIRA” no que diz respeito à reforçar o meio de campo com dois volantes de marcação e um bom zagueiro para defesa. GALO é um time que GOSTA de tomar gols, principalmente no início das partidas quando nossos jogadores começam os jogos sob efeito de LEXOTAN ou outro calmante. Digo isso porque TODA VEZ É A MESMA COISA. Enquanto essa equipe não jogar um FUTEBOL DIGNO DE LIBERTADORES vou criticar. Espero que a história seja outra e os comentários pós jogo se transformem em elogios. SERÁ??????????

  17. Hoje tem o Atlético em campo e isto deveria
    bastar para a alegria do torcedor, ver o time
    se apresentar e buscar jogar um futebol que
    traga satisfação , emoção e prazer .

    O que vemos hoje em dia é um interminável
    debate econômico/financeiro/patrimonial a
    respeito do Clube Atlético Mineiro , debate o
    qual a mim me tirou todo o entusiasmo pelo
    representa o CLUBE DE FUTEBOL .

    No momento em que especialistas do ramo
    financeiro e articulistas psico/analíticos vêm
    assumir posição de “influencers” em roda de
    FUTEBOL , aí é porque a coisa ‘tá feia mesmo

    Mas ainda nos resta um fio de esperança . e
    não é o Telê .

    Alguns aqui reverenciaram a memória de um
    grande jogador/raiz, VANDER LUIZ , que junto
    com Éder Lopes formou um dos mais fortes e
    aguerridos “meio-campo” que tivemos , e isto
    reforça a RESISTÊNCIA ATLETICANA frente aos
    idólatras da revolução modernista .

    A ele , quero também render homenagens !!!!!
    E que hoje os mercenários e faroleiros joguem
    pela sua memória , pelo seu exemplo .

    1. Amigo Barata, tambem conhecido como exterminador de comentaristas modinhas , aquele que dificulta a vida dos escritores analiticos , metafisicos, que torturam nossos ouvidos com abobrinhas e patacoadas. Eder Lopes é de minha cidade e me deu uma camisa do jogo contra o flamengo, que ganhamos de 2 a 1. Eu a guardo como uma preciosidade valiosa e somente uso quando abocanhamos um titulo grandioso, por isto , está nova, impecável (kkkk) Abraço amigo

  18. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Vitória é o que todos os atleticanos desejam logo mais. Porém, entre o nosso desejo e a realidade tem o time do Cuca. Não considero o América de Cáli o nosso adversário no jogo de hoje. O adversário do Galo sairá do vestiário mandante.

    Como, em sã consciência, alguém pode confiar em time formado por jogadores como os que o Cuca tem escalado? Mesmo com toda a nossa atleticanidade florente o máximo que a sensatez permite é ter muita esperança e fé em que algo imponderável nos leve à vitória.

    Tomara que a santinha esteja de plantão hoje e que sua medalhinha invoque o sobrenatural a cada beijoca que receber. Mas no íntimo, eu penso que não vai dar certo.

  19. Salve Massa,Galuppo e Guru!

    Todo o êxito do projeto apresentado no Galo Bussines Day passa obrigatoriamente pelo nosso sucesso dentro de campo, tanto em arrecadação com prêmio de títulos, renda de jogos (quando voltar) e principalmente venda de jogadores.
    Então para que , o que foi falado lá não seja uma simples história da carochinha, a partir de hoje é sangue nos olhos e jogar todas as partidas como se fossem a mais importante do ano. Se o técnico e seus comandados não tiverem este espírito, caberá a nós torcedores fazerem com que eles entendam.
    Tá dado o recado!

  20. Amigalos, ótimo dia

    Fico vendo ao longo dos anos algumas equipes do futebol brasileiro revelando jogadores, vendendo revelações por valores interessantes frente a nossa realidade ( venda faz parte das receitas de clubes brasileiros).
    Pois bem, no CAM não vemos jogadores da base sendo inseridos inteligentemente no time profissional, quando existe a possibilidade de serem aproveitados, aparentemente são colocados de escanteio.
    A política do clube é contratar, contratar e contratar sem critérios mínimos de avalições, basta o técnico fazer um chilique. Veja nos últimos anos quantas contratações foram realizadas, e creio que 80% foram de jogadores de qualidade duvidosa, poucos foram destaques. E aí fica uma pergunta diante da péssima qualidade dos contratados, na base não tem ninguém pelo menos igual?
    A crescente dívida é devido a erros grotescos em contratações que geram além do valores pagos, comissões estratosféricas, dívidas trabalhistas etc., etc. Não sou ingênuo do porque do uso desta política, alguém é?
    Em minha opinião temos hoje jogadores da base pedindo passagem para entrarem e o temos uma comissão técnica que quer evita-los.

  21. Bom dia a todos!
    Espero que o Galo vá pra cima mesmo. Está muito chato ver um time sem vontade de vencer, com um jogo muito burocrático, apático, a cara do treinador.
    Um a zero hoje é goleada.
    Que o Cuca consiga nos surpreender positivamente hoje, até porque, negativamente ele já vem nos surpreendendo há oito jogos.

  22. Bom dia, prezados atleticanos

    Hora de baixar as cornetas e juntar forças positivas. É urgente vencer jogando bem para causar boa impressão a eles mesmos, a nós torcedores agoniados, à imprensa, etc. É preocupante ter um cara cerebral como o Nacho e os demais não consigam tirar proveito deste diferencial. É cabeça pensante, acima da média em termos de percepção de jogo. É tão difícil combinar com ele as jogadas que possam resultar em gols? Não seria positivo cada um negociar as tabelas e deslocamentos para receber os passes de nível “A”? Talvez seja o caminho para conseguir vitórias convincentes. Vencer em casa, Gaaaaalllôôô.

  23. bom dia Eduardo e massa.vencer e vencer.hoje 1 a zero é goleada. que a defesa não abre as pernas. que Guga avenida abre o olho. que Allan peladeiro mofa no banco de reservas. que o bunda grande recustita. que ataque faz gols. vai galooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *