Por Roberto Caldeira
O Galo é o time da virada! O Galo é o time do amor! Lelelê Lelelê Lelelê! Oh oh… Oh oh ooô!
Escrevendo nessa quinta (hoje) a resenha de sexta (amanhã que vamos ler hoje), não me sai da cabeça esse canto de desabafo e amor da Massa Alvinegra. Quem estava no Indepa, mesmo contra o lanterna Ceará, não consegue esquecer, fica impregnado na alma. Esse time oscilante, nos levando do inferno ao céu numa mesma partida, estádio lotado, todos aflitos, ninguém arreda o pé, já nos acréscimos, no peito e na raça, do jeito do Galo, tinha que ser ele, Luan Maluquinho!
O Galo é o time da virada! O Galo é o time do amor!
O coração a gente sabe que aguenta, mas na hora de pular e explodir de alegria, melhor ter cuidado… O tendão de aquiles que o diga (rsrsrs). Brincadeiras à parte, te desejo uma boa recuperação, Presidente! Nunca é bom se contundir, mas quando estão em disputa três pontos no Brasileirão, tudo vale a pena! Parabéns pela meta cumprida! Mas, por favor, não inventa de escalar o Patric no seu lugar não, viu? Pois vamos precisar muito de nosso Comandante, mesmo contundido, nessa boa e providencial parada da Copa do Mundo.
Uma pena a se lamentar foi não termos conseguido pontuar muito mais para assumir a liderança isolada da competição. Apesar das críticas às limitações do time, quem me acompanha sabe que projetei uma posição muito melhor para o Galo, entre 24 e 28 pontos. Cheguei a vislumbrar inclusive 31 pontos aqui no Canto do Galo. Alguns me chamaram de louco. Outros, de incoerente, pois se o time é limitado, como você pode projetar uma posição tão boa na tabela?
Acontece que no futebol as coisas não são tão pragmáticas. Mesmo um time limitado, se estiver bem treinado, encaixado e jogando em casa com o apoio dessa fantástica Massa, pode, sim, conquistar bons resultados, desde que as deficiências não pesem. Mas, infelizmente, elas pesaram em alguns momentos e deixamos pontos preciosos pelo caminho: uma derrota injustificável para o Vasco; um empate amargo contra o São Paulo; uma derrota para o Urubu que saiu massacrado; um empate com um jogador a mais contra a Chape. Dez pontos perdidos por vacilos e erros individuais. Poxa, Larghi, imagina se esse time não fosse limitado?
Durante a navegação, em momentos críticos como numa troca de velas, o trabalho em equipe é fundamental para a boa conclusão da tarefa. Mas, para que se tenha êxito, cada um precisa executar muito bem sua função. Um bom proeiro (nosso zagueiro) influencia diretamente no desempenho de toda tripulação. Se ele falhar e a vela não abrir na hora certa, o barco pode perder várias posições.
Voltando à realidade do futebol, há uma velha máxima que diz: um bom ataque ganha jogos, uma boa defesa ganha campeonatos. Temos o melhor ataque do campeonato com 24 gols, porém, a sexta pior defesa, que levou os mesmos 17 gols do Melequinha. Isso é reflexo direto de instabilidade e limitações do time.
Chegamos a apenas um terço do Brasileirão. Estamos bem na disputa, mas ainda teremos muitas águas a velejar. Dificuldades surgirão: jogos complicados, suspensões, contusões, arbitragem, falhas individuais. O Brasileirão é longo e é o campeonato mais difícil do mundo. Mas se não nos reforçarmos, nada feito! Dando nomes aos bois, time que tem Gabriel, Patric e Yago, não passa confiança, toma sufoco até do Ceará!
Entretanto, considerando essa última semana, parece que a Diretoria repensou seu planejamento. Sejam bem-vindos, Yimmi Chará e David Terans. Pelos vídeos, podemos nos animar. Mais jogadores devem ser contratados. Por outro lado, muito provavelmente vamos perder algumas peças importantes. Otero já saiu. Roger Guedes, se bobear, quando essa resenha for publicada, já terá saído (#ficarogerguedes). Especula-se ainda a saída de Cazares que, graças à sua preguiça, pode até não fazer falta.
O time está organizado. É competitivo. Mas precisa de mais qualidade para subir de patamar. Falta ter uma defesa confiável e melhores opções no banco de reservas. Precisamos de reforços e temos tempo para colocar de vez o barco rumo ao tão sonhado título Brasileiro.
Por isso, me desculpem ser repetitivo, será preciso investir. Mesmo que seja pouco, investir bem e pontualmente. Mas e a austeridade, como fica? No futebol, investimento bem feito gera títulos, que geram receitas. Isso também é austeridade!
Como bom corneta, prefiro insistir do que me omitir: seja ousado, Presidente! Você já não economizou o suficiente no primeiro semestre? A meta inicial foi cumprida. Os jogadores, o Larghi, você, a Diretoria e a torcida merecem e desejam algo mais. São 47 anos na fila, Presidente! O time chegou, e agora? Faça o possível e o impossível para não desperdiçar essa oportunidade.
Se avaliarmos bem, os principais adversários precisarão concentrar esforços na Copa do Brasil e Libertadores, sendo obrigados a deixar por um momento o Brasileirão de lado. E quando chegar esse momento, nossa tripulação precisa estar completa e bem qualificada para não vacilar, não oscilar e aproveitar essa vantagem para pontuar, podendo assumir e manter a liderança.
Presidente, gritar que o Galo é o time da virada, o time do amor, é sempre muito marcante! Faz muito bem à nossa Atleticanidade! Mas o que a gente quer mesmo é gritar “é campeão”! E de quebra, a gente pode até gritar seu nome (rsrs).
Vamos, Galo! Vamos, Presidente! Contem sempre com a Massa!
Não podia imaginar que viveria um primeiro dia da semana, pós derrota, sentindo um grande…
Quem diria! Confesso que, depois do terceiro gol alinhado a entrada do Kardec, não desliguei…
O Galo relacionou 31 jogadores em condições de jogo para hoje no Maracanã. São todos…
Num momento tão especial, finalista de duas importantes Copas, temos uma oportunidade de escrever páginas…
Assim como na canção da banda Blitz, o Atleticano está a dois passos (duas taças)…
Definido adversário para a final da Libertadores e imediatamente entrando na preparação para a primeira…
View Comments
Corrigindo a citação: “nao tem certo nem errado, todo mundo tem razão, o ponto de vista é que é o ponto da QUESTÃO”! SAN
Nada contra o amor, mas durante o anos 80, e até o início dos 90, cantávamos: “o Galo eh o time da virada, o Galo eh o time VINGADOR”. Muito mais legal e muito mais a ver c nossa história (nosso hino). Não sei em que qual momento passamos a copiar o canto da torcida do vasco, q eh a torcida q canta q eh do amor. Time do “amor” eh bonitinho, mas somos mesmo eh vingadores (nada a ver com superherois, quem conhece sabe q a palavra nao esta no hino de bobeira). Somos vingadores porque em priscas eras, times de sp e rj invariavelmente ganhavam de times de outros estados. Galo sempre jogou de igual p igual c todo mundo. Kafunga, Zé do Monte e Mário de castro. O Galo sempre foi o clube (time) da contramão, contra o mainstream, contra o eixo, do punho cerrado! Como disse um grande sábio, não tem certo nem errado, todo mundo tem razão, o ponto de vista eh q eh o ponto da razão. Acho (e faço, porque como disse o mesmo poeta antes citado, “O que eu quero é o que eu penso e o que eu faço”), que vaiar jogador do Galo durante o jogo, seja o patric, seja o emerson Conceição, seja o silvestre, eh atrapalhar o Galo, eh ajudar o adversário, eh torcer contra indiretamente. Vou p campo p AJuDAR o Galo a vencer, não pra assistir. Comprar ingresso não me garante a vitória, me garante o privilégio de ver o Galo, a maior instituição do planeta. Apoio incondicional durante o jogo, não eh ser chapa branca. Critico e aponto o q está errado, mas nunca durante os jogos. Hoje, em tempos de internet e disseminação da informação, temos muito mais espaços p isso. No campo, só cabe o apoio, sempre aplauso, nunca vaia. Elucubração sativa. Copa do mundo eh midiática, mas quaquer torneio (campeonato/liga) de futebol, sem o Galo, eh inócuo (a), sem graça e sem sentido e sequer deveria acontecer. Qualquer coletivo q vestir o simbolo da cbf, essa entidade suja, cretina, que historicamente e pra favorecer seus afiliados, nos roubou na cara dura, torco contra, c todas minhas forcas, q se fodam de verde e amalelo. Nao eh empatia, eh questao de princípios e de boa índole. Vai Galo! Se fodam, selecao da cbf e seu comandante, tite. Lembram dele, irmãos Alvinegros??? Lembrarei sempre! Dele e da cbf. Atleticano q vibra c gol “do brasil”, perdoa Aragao, wright, simon, marcio resende e rede bobo. Patric jamais deveria jogar no Galo, não tem condições técnicas p isso. Mas ele eh jogador do Galo, entao, no campo, no jogo, me representa. neymar nao me representa. Usa as corres do meu inimigo. Que na final da copa, seja argentina e brasil, um a zero p nós, gol do Otamendi no finzin do jogo! Abaixo as dancinhas, contracenacões e palavras vazias! Viva o punho cerrado!
Alguém neste blog sabe me dizer o porque ninguém fala em comprar os 75% do passe do Roger Guedes, que pertence ao Criciúma?
Gilvan, seu comentário é belo exemplo de tolerância. Novamente, outro caso de hip@#&%sia.
Sou atleticano cuja atleticanidade não foi forjada depois de 2013;
Quem se assemelha a Maria aqui é um bando de atleticano de conveniência que só torce e ama quando se ganha, mas quando perde, ninguém presta e a cabeça de todo mundo é pedida numa bandeja.
Ao contrário de vc, quero crer que seja um atleticano tb. Resta saber se o é em todo tempo ou só de conveniência. Se for esta última, vc nao é nada diferente de uma Maria.
Senhores, não invente moda, o Emerson é muito bom.
Não queimem um jogador promissor, já basta o Thiago Larghi colocar como reserva do Patric.
Será o futuro lateral direito titular e vai encher os bolsos do galo no futuro.
Defensivamente ele foi bem nos jogos e falta a ele um melhor entrosamento com o Luan, o que só virá se jogar.
Quanto aos reforços, Roger Guedes não tem chances de continuar e o Cazares nada muda o seu sono, então, acho que vieram para entrar no time, é claro que após treinar e se adaptar ao ritmo da equipe.
Alex, desculpa, mais não acho viável.
Tirar o Blanco que arrebenta no meio, voltar o Elias que todo mundo pegou no pé para tirar o Patric???
E muito sem lógica. O time perderia muito mais. Patric e ruim mais depois que voltou não perdemos, e o Blanco junto com Adilson comanda nosso meio. Elias somente como um terceiro homem de meio de campo. O Luan tem muito mais jeito para lateral do que o Blanco. Lateral pra quem já jogou mesmo que amador sabe que não basta ser rápido e firme na marcação, se o cara não tem costume principalmente meio campo e muito difícil de jogar. Time ta entrando nos eixos, melhor o Thiago não inventar não. Melhor voltar com o Emerson se o Patric não o agrada-lo mais...
Boa tarde Eduardo e massa. Disse tudo Roberto Caldeira. Mas se não reforçar com jogadores pontuais e fazer mudanças na equipe esquece o brasileirão.Victor que já foi santo está falhando demais,Gabriel fraco e mediano,Patrick o entregador,Fábio Santos o serca Lourenço não ataca e nem defende,cazares está numa anemia das brava. Então se não mexer na equipe esqueçam o brasileirão. O Thiago tem 30 dias para enxerga isto.vai galoooooooo.
Às vezes é muito difícil interagir aqui. Mas, como Aqui é Galo, aqui precisamos estar nós, os que somos do Clube Atlético Mineiro... Eh Galo!
Muito boa a sugestão do Pablo de Oliveira a respeito da contratação do Scarpa. Precisamos agir, cirúrgica e rapidamente, mesmo porque entendo como facilitada já a ação da Diretoria, a estas alturas o plantel grosso modo exigindo quase que tão somente um camisa dez de verdade...
Cê tá ficando doido?, poderão me perguntar. Não. O que eu não quero, afirmo com certeza de teólogo que não precisamos, é de mais zagueiros. Não. Precisamos de explicações, e isto eu já disse aqui, portanto repito: Thiago Larghi que nos dê conta do paradeiro do excelente Mateus Mancini... Ah! Falhou contra... Pelo Amor de Deus! Uma argumentação dessa não leva a nada. Já fomos testemunhas oculares das qualidades deste moço. Iago Maidana está na Cidade do Galo, zagueiro de quatro metros de altura, nada de muletagem, precisando tão somente de rodagem em jogos... Está lá e eu pergunto: cadê ele?... Juninho mostrou jogo. Porque esta insistência viciosa em Gabriel, a coisa por fim levando a gente a supor que precisamos de zagueiros...
No meio campo volante é o que não nos falta. Não. Estamos bem quantitativamente. Agora, na armação das jogadas o papo é outro. Mas o problema não é da Diretoria. Retifico: é problema da Diretoria, tendo em vista o contexto, buscar trazer o Scarpa, que está dando sopa... Agora, à disposição do Larghi já estão dois armadores pra ele escolher como e de que jeito... Se os cabras no frigir dos ovos não são de fato efetivos, a pendenga agora está nas mãos do técnico. Que os faça jogar, que isto eles sabem, que os cobre efetivamente, que os enquadre e aporrinhe... Reserva do Ricardo Oliveira já está a caminho. O nome dele é Denilson.
Saudações Atleticanas aos verdadeiros Atleticanos. Desculpe, LuGalo.
Sou uma aberração como torcedor, não sou corneta, nem bajulador
Tenho essa mania doentia de ser imparcial e críticar construtivamente e ainda acreditar num improvável titulo (desde q haja o mínimo de raça e entrega)
E pra ficar registrado:
CLAYTON VAI FAZER O GOL DO TÍTULO
ps. Se o Brasil sair antes do final ou tomar de 7 o brasileirao volta mais cedo?
Tamo junto ITA!
Nem corneta, nem iludido (bajulador)!
Realista e justo!
Criticar quando preciso! Elogiar quando merecido!
Será por que as pessoas não conseguem ser assim e precisam sempre tomar partido para um lado?
Mas quanto ao gol do Clayton, aí eu acho que é querer demais. Mas Deus te ouça!
ITA já até tinha me esquecido do Clayton tomara que ele volte bem e ajude.
Sempre entrou em roubada e já fez gol em jogo importante.
Nunca vi o suficiente pra julga-lo.
Já tão escalando jogador que nem treinou e nem sabemos se darão certo. Tem torcedor que acha que jogador é só contratar e colocar pra jogar que vai dar certo. Não esquecemo que nossa defesa é uma das piores do campeonato. Temos que corrigir isso aí. Ainda o meu pensamento é se chegarmos entre os 4 será um grande feito. Planejar melhor pra ano que vem. Apesar que os demais clubes estarem em outros campeonatos em breve podem ser eliminados e com elencos mais completos podem dar trabalho e quererem conquistar o brasileiro também.
Caro Carlos, jogador de $ 6 milhões de dólares tem que ser titular sim. Gastar uma grana preta e não escala-lo mesmo não sabendo que vai dar liga ou não, seria muita burrice de quem escala e a diretoria vai cobrar. Não se contrata um jogador do naipe do Chará para vir ser testado ou aguardar a sua vez. É chegar e assumir a titularidade sem contestação.
Concordo Jairo, até porquê não temos muitas opções no elenco, ou alguém acha que o Chará vai comer banco para o Tomaz Andrade??? claro que não o Chará é muito melhor!!