Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo e o jeito Sampaoli de ser

Outro momento livre e sem jogos no meio de semana vai nos permitir algo que os dois compromissos semanais comprometem. Poder resenhar sobre essa nossa vida Atleticana e o que ela nos traz e possibilita curtir. Ontem, em outro texto brilhante do nosso amiGalo Ricardo Galuppo, pude viajar no tempo e relembrar desses abnegados que emprestaram parte de suas vidas ao Galo.

Tite, entre os antigos, tenho a alegria de vê-lo – ainda que eventualmente – acompanhado seus filhos e netos. Sempre é uma boa e rápida prosa sobre aqueles tempos. Cecivaldo Bentes dividia seu tempo entre o cartório, família e a sede de Lourdes. Está gravado no coração de todo Atleticano da minha geração. Tanto ele quanto Toninho Abdala e Fábio Fonseca. Diretores não remunerados! De coração. Importante esse registro.

Na segunda-feira à noite, numa rápida prosa com outro amiGalo das antigas – nosso José Eduardo Barata – dissemos sobre a importância dos textos do Galuppo. É uma grande oportunidade de resgate do passado associando com o presente do nosso time. Ele, que é autor de um dos livros pioneiros da história do Galo, conhece muito sobre a “Raça e Amor: a saga do Clube Atlético Mineiro da arquibancada”. Imperdível leitura.

No final da curta conversa com o Barata, ficou evidente a emoção dos dois lados. Somos de um grupo de “velhinhos” – com tudo em cima -, que deseja passar a atual geração nossa vivência do passado. Experimentamos muitas coisas bonitas e um número sem fim de sacanagens. Vitórias e títulos tirados a fórceps no “apito amigo” e outras maracutaia da organização da competição. Foi doído, mas seguimos com o Galo.

Instigado, na mesma segunda-feira, pelo leitor Jorge Gomes (assina jbhgalo), falo um pouquinho do grande sentimento que Sampaoli já me causa neste curto espaço de tempo. Vi o Galo dirigido pelo Telê em duas ocasiões, Barbatana, Procópio; recentemente Cuca, e li muito sobre Ricardo Díez. Outros tantos tiveram passagem brilhante pelo Galo. Dos que vi acima e relacionei, um a um levariam o Galo ao título. Todos eles foram vítimas de sacanagem da CBF e ficamos sem os campeonatos. Vida que segue!

Agora, sob a batuta de Jorge Sampaoli, voltamos a vislumbrar essa possibilidade. Na segunda trouxe aqui um texto/alerta sobre as ações nefastas da arbitragem. Olho vivo! Sampaoli, como bem disse Jorge no seu comentário, tem características que podem ser muito benéficas neste momento. “Polêmico, imprevisível, trabalhador, exigente, mandão, ranzinza, impopular (pelo menos com a imprensa)”, assim jbhgalo o defendeu. Ele, ao lado de Telê, como os dois melhores treinadores de todos os tempos.

Sou muitas vezes cético, especialmente depois de tantas mudanças de treinador nas duas gestões recentes do Galo. Eram dois/três por ano. Antes mesmo do tempo de adaptação o treinador já estava na rua. Foram 12 treinadores de 2015 até o momento, sendo que um deles – Osvaldo – passou de Nepomuceno e permaneceu com Sette. Outro – Levir – foi com um e voltou com outro, sendo dispensado duas vezes. Ainda, sem os interinos, tivemos: Aguirre, Marcelo, Roger, Micale, Larghi, Santana, Mancini e Dudamel. É muito!

Pois que, depois de tantas experiências, temos agora um treinador diferente da mesmice dos brasileiros. Como bem disse aqui, também na segunda-feira, outro parceiro desse espaço e também Jorge – que assina também como “um19” – que exalta o futebol ofensivo implementado pelo nosso argentino. Isso nos assegurou os três pontos, pois – ainda na narrativa do Jorge 19 – tomamos um gol no último segundo, mas tínhamos dois de frente. O Palmeiras sofreu um empate. Bom para o Galo.

Diante disse, mencionadas as citações dos amiGalos que julgo relevantes, reafirmo que considero Jorge Sampaoli a cara do Galo. Forte, Vingador! Como veem de Jorge em Jorge, estamos fechados com o xará deles. Salve Jorge! Não vamos entrar na onda paulista e carioca – mesmo com alguns adeptos perto da gente – e questionar o belo trabalho do treinador até o momento. Se no Mineiro teve 90% de aproveitamento no Brasileiro está em 70%. Geral: 78%. Quer mais?

Jorge Sampaoli, ano passado, com uma equipe – no caso o Santos – bem inferior ao nosso elenco, foi vice-campeão brasileiro. Chegou a 74 pontos, sendo superado por uma temporada atípica do Flamengo. Em 2019, diferente daqueles tempos que fazíamos o clássico nacional com esse carioca, eles mereceram o título. Na atual temporada voltou à irregularidade histórica, tomara que a TV e CBF não entrem em campo. Enfim, para chegar ao nosso pretendido triunfo, sob as mãos do “El Loko” ou “Maluco Beleza” ainda precisamos de dois a três reforços para assumirem a titularidade. Assim, venceremos! Fechado com Jorges, notadamente o Sampaoli!

Em tempo: Aderi a sugestão que encontrei no twitter do Atleticano @ThiagoScap. Bora levar o time Atleticano, desde a Cidade do Galo até o Mineirão, no sábado para a partida importante frente ao Grêmio. Energizar os nossos jogadores. Assim que vamos ganhar títulos.

*fotos: 1 e 3) Pedro Souza/Atlético; 2) UAI/EM

23 thoughts to “Galo e o jeito Sampaoli de ser”

  1. Caros,

    Atenção TOTAL no confronto logo mais! NÃO EXISTE, nunca existiu, BICHO PAPÃO! Do confronto DECISIVO contra o grêmio: providência: engolir o “difícil demais”, “o histórico recente é contra, buáááá!” e, principalmente, “evitar FUTRICA com derrota normal”. Derrota normal de sul é acerola,… etc…

    mira y Chama JUNIO ALONSO:

    “TEMOS OBRIGAÇÃO DE GANHAR TODO JOGO”.

    Deu no Super, ontem 9:49. Paraguaio de respeito, vê lá. Outro disse veio vencer, foi KENO. Respeito. Arana, o tempo inteiro, vencer. Só aí, fazendo conta baixa, VENCER VENCER! Nathan já tá completamente na integração! Tá encorpando! Nossa Senhora agradece! Quem será contra JUNIO ALONSO ?

    Ñ basta vestir! Tem q jogar!

    O IMPORTANTE mesmo entre as coisas mais importante é q SETTE deve continuar: SETTE fica! Ñ pq SETTE ñ seja O Cara VACILÃO! Ñ!, bundamolismo é a cara dele (ontem mesmo foi pro holofote dizer q ñ tem jogador inegociável…pô, qual novidade ou intenção uma hr dessa?…porém o time tá jogando e SETTE taí prá ser OVACIONADO! Faz parte do pacote prometido à NOSSA SENHORA DE LOURDES! Ñ pode haver quebra no pacto! Ñ pode haver DESMANCHE (lembram Ano Passado?)

    Obs.: tão querendo empurrar aí tal Alê ? Po, tudo bem, sei ñ sou dono do Clube nem da grana muito menos SÓCIO, mas pelo menos tem q ter Critério…ô MATTOS! Vai chegar e JOGAR? Ou vai pedir tempo prá vestir camisa, mandar coraçãozim prá PATOTA e se adaptar à regra três?

    Tá chegando o dia da DECISÃO!

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

  2. O time sub, que eu me recuso a chamar de Galinho toma um empate depois de estar ganhando de 3×0. Pode fechar aquilo lá que só gasta muito dinheiro e não revela ninguém!

  3. Bom dia Massa e Guru

    Obrigado Guru, por atender minha sugestão e nos brindar pelo post sobre o carequinha maluco que vem fazendo um verdadeiro Tsunami no futebol do clube. Sampaoli com todos os adjetivos que pontuei e pragmatismo, veio para substituir os técnicos filosóficos, didáticos, estrategistas, paizão, parças da imprensa entre outros adjetivos, mas que em termos de resultado não trouxeram nada. Aliás, trouxeram sim, vexames e frustrações à torcida. E prova deste diferencial é o respeito dos jogadores para com seu comandado e o reconhecimento quase unânime da torcida. Quase sim, porque ainda existem os descrentes.

  4. Em 23/09/1992, o CAM conquistava a 1ª edição da Copa Conmebol.
    Orgulho danado desta conquista Gigante do GALO! Tem q ser sempre lembrado e valorizado por todos,mesmo q tenha nego q o tenha desvalorizado.
    >>>Parabéns à tds os atletas CAMpeōes, parabéns ao CAM e q nossas conquistas sejam mais valorizadas por todos,sejam elas quais forem! O CAM é GiGante, irmão!
    >>>PS: Sábado p.v. pode ter mais uma página a ser acrescentada em nossa história,aguardemos o GOL 2000 do GALO em brasileros unificados.
    O 1º foi do Dario “peito de aço” em 1971 diante do cuei…(08/08/71) no Mineirão
    O 1000º foi do Marques frente ao goiás em 2001…(30/09/01) no Serra Dourada
    Vamos ver quem vai fazer história frente ao grêmiô onde aconteceu o 1º tento…
    Saudações Atleticanas …#GALOSempre

    1. Bem lembrado, meu caro. As conquistas da Conmebol devem ser sempre lembradas e valorizadas! Nosso inesquecível time naquela conquista, que começou sendo dirigido pelo Vantuir Galdino, que durante a competição foi pro futebol do Oriente Médio, e foi substituído pelo grande Procópio, era: João Leite, Alfinete, Luís Eduardo, Ryuler e Paulo Roberto; Éder Lopes, Moacir e Negrini; Sérgio Araújo, Aílton e Claudinho. Aílton, que era meia, jogou de centroavante, pois havíamos contratado o Edmar para a posição, mas ele passou a maior parte da temporada no Departamento Médico. Grandes lembranças! SAN

  5. Caro Eduardo,
    Para mim, é motivo de orgulho poder ocupar uma vez por semana um espaço neste Blog que você construiu e conduz de forma tão atleticana. Tijolo por tijolo, sem pretensão de ser mais do que somos e sem aceitar que nos reduzam a menos do que sempre fomos. Falar da história do Atlético só faz sentido para nos ajudar a entender por que chegamos até aqui e por que nos tornaremos mais fortes a cada dia.
    Obrigado pelo carinho e pela confiança,
    Ricardo

  6. Bom dia amigos do Galo. A mídia de São Paulo está noticiando que o Cazares abriu mão de R$2.000.000,00 devidos pelo CAM para jogar no Corinthians, e o Galo mantém uma participação de 20% do jogador em caso de venda a outro clube . Acho que diante da situação que se apresentava a diretoria fez um bom negocio, pois no Galo o Cazares foi mais problema do que solução. Sobre o interesse do NOSSO GALO pelo Alê do América, acredito que ele pode ser útil ao time, é um jogador experiente e de boa técnica.

  7. Sobre a breve prosa com nosso titular
    só tenho mesmo que referendar suas
    palavras .

    É emoção demais da conta ao longo
    de 71 anos , vividos todos eles com o
    Atlético ditando o ritmo da paixão .

    Nesse balanço da vida estamos aí de
    novo a experimentar a euforia que o
    jogo de bola pode proporcionar .

    Depois de um tempo de incertezas e
    de temporadas inglórias eis que no
    campo de jogo ressurgem a magia e
    o imponderável, a alegria , a emoção
    que esses atuais “peladeiros’ estão a
    nos proporcionar

    Rumo ao título !!!
    Quando será a entrega das faixas ?

  8. [•••]Outro momento livre e sem jogos no meio de semana[•••]
    Permita-me caro! Hoje tem GALO sim. Começa hj o Br U-20 e temos compromisso no “ridijanero” às 15:00 hrs frente ao botafogo carioca. Não divulgam muito os torneios das categorias de base do futebol brasileiro,mas quem gosta de acompanhar procura sempre se informar. No dia 07/10 tem início a CB U-20. GALO enfrentará o Gama-DF, às 15 hr no Estádio das Alterosas, no Sesc Venda Nova em Belo Horizonte. Informei!
    Sorte à molecada… Saudações Atleticanas #GALOSempre

    1. Prezado José Roberto, a não divulgação dos torneios das categorias de base tem, por óbvio, interesses escusos, como você bem deve saber. Lembro-me, nas décadas de 1970 e 1980, que os torneios “Dente de Lei”, “Infanto Juvenil” e “Juvenil” tinham até jogos televisionados “ao vivo”. A antiga TV Itacolomi (hoje TV Alterosa, salvo engano), que transmitia a programação da Rede Tupi, “cansou” de transmitir jogos, nas manhãs de domingo, do nosso “Dente de Leite” que tinha um perna de pau chamado Reinaldo, que encantou personalidades como Roberto Drumond e Dom Serafim Fernandes de Araújo, dentre outros . E as partidas em rodada dupla do Infanto-Juvenil e do Juvenil no antigo Independência, sempre ficavam lotadas. E não era raro quando aconteciam jogos preliminares dos nossos times de base antecedendo as partidas do Brasileirão e do Campeonato Mineiro naqueles tempos. Agora, os meninos da base ficam bem escondidos, desprotegidos da sanha dos empresários e do s dirigentes inescrupulosos. Lamentável….. Abraços!

      1. Irretocáveis vossas colocações,Teobaldo!
        Hoje p vc saber o andamento dos torneios da base, tem de garimpar muito p saber o mínimo. Grandes mídias geralmente só mandam os jogos,qdo mandam,na reta final das competições,uma pena!
        Para acompanhar a garotada só pelo canal streaming da cbf_ cbftv_ inclusive, o Campeonato Mineiro da categoria tbm é disponibilizado por lá._ mycujoo tv_. E lógico,nos jogos é possível perceber a presença um grande nº de empresários nas arquibancadas,tds ávidos por abocanhar um quinhão. Retribuo o abraço! Saudações Atleticanas

  9. Bom dia. O Sampaoli proporcinou uma limpeza absolutamente necessaria no Galo: Patrick, Maidana, Pastor, Ze Wellisson, Di Santo, Otero, Cazares,Bruninho, Bruno Silva, Hernandes, Martines. E estão na fila da barca Vitor, Fabio Santos, Borero e Tardelli. Antes da chegada do Sampaoli já haviam partido Elias e Luan. A Diretoria por sua vez demitiu o Marques que como gerente e Diretor de Futebol foi um fiasco. Ademais, Sampaoli implantou uma filosofia de jogar para ganhar, sem aquele lero-lero de que fora de casa tem de jogar por uma bola, ou seja, com as linhas baixas( segundo Valdemar Carabina a boa e velha retranca). Eu continuo achando que os investidores vao proporcionar o Sampaoli as condições para vencer o Brasileiro. Se nao for agora, dificilmente teremos outro cenario tao favorável.

  10. Bom dia!
    Muito confiante com o trabalho do argentino maluco. Ele é muito diferente e diferenciado. Não protege ninguém. Joga quem estiver entendendo e atendendo o “traçado”.
    Dito isso, quero expressar minha tristeza em termos deixado ir embora o melhor camisa 10 das Américas. Me desculpem os contras, mas Juanito era o único que me animava a assistir a uma partida do Galo, nos tempos das vacas magras e feias ( Fábio Santos, Patric, Ricardo Oliveira, Elias, etc.) Queria muito vê-lo em campo sob a batuta de Sampaoli, mas…vida que segue. Que ele encante os amantes do futebol genial por ontem for, menos contra o Galo.
    Obrigado Cazares!!!

    1. Desculpem…. mas chamar o marginal de “melhor camisa 10 das Américas” é demais!!!! Cada um tem o direito de achar o que quiser, mas se publica pode ser contestado!!!! Um peladeiro que nem pra ser reserva da seleção do Equador???? UM descompromissado que com 28 anos nunca foi campeão de nada? Um delinquente que frequenta delegacias por farras?? Um irresponsável que nunca decidiu nada???? Só uma coisa esse comentarista é aquele do “PAREM AS MÁQUINAS”???
      Se for tá explicado!!!!! Que esse jogador medíocre suma daqui e leve junto com ele suas “viuvinhas”!!!!! Nem ele e nem elas vão fazer falta nenhuma!!!!!

      1. Agora eu vi. Não posso achar o cara o melhor camisa 10 das Américas? Vai fazer um tratamento, meu caro! Você é muito patrulheiro dos comentários alheios. Eu não vou lá dar pitaco nos seus comentários ridículos! Vai caçar sua turma!

        1. O cara que chama o peladeiro marginal de “melhor camisa 10 das Américas”, chamar o comentário dos outros de ridículo só pode ser piada, ahahahahahahahahahah E com certeza a “minha turma” não é a sua….

          1. Vc me deixou aliviado por me informar que a sua turma não é a minha. E vê se me erra!

          2. Agora chega, né! Aqui é Galo e respeitemos outras diferenças.
            To indo ali ver como comprar a cativa, vamos todos?

  11. Bom Dia,

    Cazares, 4 anos e 9 meses no Galo, 2 títulos mineiros (2017 e 2020), sua história mistura com a fase de ostracismo dos últimos anos no Galo, demonstra o quanto fomos refém deste péssimo profissional, que nós últimos anos deu sua cara ao Galo.
    Ontem não consegui ver nenhuma live do Galo, parecia que todas as viúvas deste jogador resolveram estar presente.
    Falando do Sampaoli e do momento atual, o que tenho a dizer é que temos realmente treinador.
    A equipe tem uma forma de jogo, sabem onde jogar as bolas, jogadores não estão egoístas e querendo ser um melhor do que o outro, estão realmente formando uma equipe homogênea e organizada.
    O treinador que é perfeccionista e exigente, possui história e conhecimento para obter o respeito dos comandados.
    Esta realmente dando prazer de ver nosso time jogar, a equipe sabe do seu potencial e o placar adverso não é motivo para eles se desesperarem, sabem que se continuar jogando da mesma forma, irão mais cedo ou mais tarde chegar ao gol.
    Tenho realmente medo é das tramoias da CBF e Globo, juízes e mídia.
    Temos que apoiar e demonstrar que estamos fechados com a equipe, vimos nesta última semana fatos irrelevantes que tomaram proporções enormes simplesmente com o objetivo de desestabilizar o grupo.
    CBF e suas escalações de velhacos para apitar nossos jogos com o objetivo de retirar pontos, o jogo contra o Santos já acendeu a luz amarela/vermelha para este fato.
    Uma coisa que me preocupa é a inquietação do treinador, essa inquietação também acontece quando ele não consegui seu objetivo, ou seja, se não conseguir o campeonato Brasileiro este ano, certamente vai procurar outro lugar para tentar seu objetivo, então, não podemos deixar esse título nos escapar este ano.
    Estamos com o Galo, é o Galo contra tudo e todos em 2020.

    Boa quarta feira a todos!

  12. Bom dia MASSA!

    Nada melhor do que um dia após o outro.

    Ontem foram duas notícias boas:

    1) Cachazares. Tchau, querida!!!! Vai nos fazer raiva, mas não creio que seja tanto qto durante sua permanência aqui. Que dê certo lá e torne um bom jogador. Jogar bola ele sabe, só precisa decidir se quer.

    2) “Não sou egoísta”: Nem burro, né -7C!!! Parece que alguém alertou ele e vão colocar outro em seu lugar. Ou talvez estão fazendo jogo de cena. Se for, é sinal de amadurecimento. Alguém resolveu assumir as rédias e controlar o que acontece internamente. Graças a DEUS. Não é hora de quem está fora, começar uma crise que atinja o time. O momento, como citou o Eduardo, é de abraçar o time, mostrar força e continuar nossa caminhada ao topo. Tem de haver união nesse momento.

    Só saberemos se teremos condições de disputar o titulo, depois da famigerada janela. Ela é responsável por desmanche dos times. Quem do 9ALO será vendido? O presidente falou que precisa vender, pois sem público nos estádios o dinheiro da TV e outros, só em fevereiro. A folha está atrasada e já vem chegando outra. Outubro será o mês que saberemos o vamos disputar: permanência na A, pré-libertadores, libertadores ou o tão sonhado e almejado título.

    Até fevereiro são 4 meses. O 9ALO deve ter uma folha na casa dos 10 milhões/mês, ou seja 40 milhões até lá, sem contar o atrasado. Vamos vender quem?

    Não quero saber. Só me interessa saber quem serão os 4 titulares que irão ser buscado pela MASSA no aeroporto.

    BOOORRRAAA 999AAAALLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  13. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,

    Sampaoli é diferenciado só não enxerga quem não quer ou quem está mais preocupado com o salário dele, que aliás, na sua maior parte não é pago pelo Galo diga-se de passagem…
    Semana tranquila (até agora) com ótimas notícias, saída do marginal irresponsável, inauguração do centro de experiências do Galo (previsto para o final de semana), começo das vendas das cativas e dos camarotes, lançamento da “pedra fundamental” da Arena MRV, só falta o portal da transparência prometido pra esse mês e que estamos aguardando com ansiedade…
    Fechado com o técnico e com o time, eu e a esmagadora maioria da torcida do Galo…
    Uma quarta feira chuvosa e fria em BH, bom demais pra uma “branquinha” ou “amarelinha” com dobradinha… Hoje é dia de Adega da Cachaça, ahahahhahahhhahahahhahahahahah

  14. bom dia Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. estou otimista com sampaoli eo time mas ainda precisamos de reforços para ontem. um zagueiro. um camisa 10 e 9 para ser titulares. temos uma semana para treinar pontaria e erros do lado direito do galo. Guga avenida é muito fraco para defender. temos boas notícias a renovação do contrato do jair mas 3 anos e ida do cachazares para a equipe de São Paulo. la na equipe de São Paulo se o cachazares aprontar a torcida deles põe ele para correr. livramos de um cachaceiro que vai com Deus e nunca mais volta. porque o galo não tentou contratar o Luan dos gambás por empréstimo este jogador cairia como uma luva no meio do campo do galo. a galo nos deixa sonhar. vai galooo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.