Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo bem servido de goleiros

300x250 - Conecta S DuosA máxima “todo bom time começa com um bom goleiro” aplica-se perfeitamente ao Galo. Victor, que andou sendo questionado recentemente, recebendo algumas criticas até procedentes, recuperou sua melhor forma e vem sendo uma barreira às pretensões dos nossos adversários. As duas últimas vitórias, sobre times paulistas – ambas na casa dos adversários – foram asseguradas graças à performance do goleiro.

Chamado de “São Victor” por parte dos Torcedores, graças aos milagres proporcionados na conquista da Copa Libertadores de 2013, o goleiro sofreu uma séria contusão e teve seu retorno – ao juízo de muitos – antecipado pela necessidade do Galo. Os dois gols do mata-mata que tomamos do São Paulo na derrota (0x1) e na vitória (2×1), que decretaram nossa eliminação daquela competição, para muitos foram falhas do goleiro.

Se foram ou não, entendo que agora é momento de olhar para frente e pensar no Campeonato Brasileiro e na Copa do Brasil. Ambos nos assegurarão na próxima Copa Libertadores, no que será a nossa quinta participação consecutiva. Pois bem, se Victor salvou contra o Palmeiras, ontem ele garantiu novamente os três pontos. Fez defesas inimagináveis no segundo tempo, quando o Galo recuou e deixou o São Paulo pressionar em busca do empate. Digno de ser comemorado e idolatrado como “São Victor”.

Victor e Giovanni 01
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Se ele está bem, olhando para o banco temos o Giovanni. Ainda novo, o reserva contratado tem tempos junto ao Grêmio de Barueri e que no início deixava o Torcedor apreensivo, atualmente é motivo de absoluta tranquilidade, caso exista alguma necessidade de sua utilização. Tem até quem defenda a sua escalação como titular.

Como terceiro goleiro, o jovem Uilson, que, se não teve muita sorte quando foi escalado para jogar, está atualmente servindo à seleção olímpica brasileira. Como bem o disse um amigo, “o terceiro goleiro do Galo está na seleção disputando a Olimpíada”.

Além dos três, Victor, Giovanni e Uilson, quem acompanha o dia a dia no Centro de Treinamento não mede esforços para elogiar Cleiton, que ainda vai completar 19 anos nos próximos dias. E dizem que tem muito mais nas divisões de base.

14 thoughts to “Galo bem servido de goleiros”

  1. Esse Roger deve ser aquela Maria do Sportv. Victor é um goleiro espetacular, passou por momentos de instabilidade como TODOS do eleco passaram. São Victor e pronto!!

  2. Desculpe, Amigo, interrompi minha leitura no ponto em que você dizia “Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, ambos assegurarão o Atlético na Libertadores, nossa quinta participação consecutiva…
    Graças a Deus o Galo ganhou a Libertadores pra eu poder hoje dizer de peito aberto o que sempre tive vontade: as pessoas estão confundindo demais as coisas, mudando os valores delas. Desde quando um título vale menos que uma participação num torneio? Um título é um título… Ainda mais em se tratado do Brasileiro! O mundo vai parar quando o Galo ganhar esta taça de novo! A Copa do Brasil: uma por ano ainda seria pouco pra mim! Pra nós…
    Corrigindo então, com a sua licença: Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, nossos sonhos tornados realidade de novo… De quebra, vamos em consequencia participar da Libertadores pela quinta vez consecutiva…
    Um abraço
    Saudações Atleticanas!

  3. Enquanto o Galão descansa e se prepara para comer a gordura chapecoense, lá no Rio de Janeiro flagaram o PELÉ num pagode, e o rei cantava assim: “Vou apartar, mas não vou acender a tocha. Se segura malandro, pra fazer a cabeça tem hora”…….

  4. Cleiton é a grande promessa. Goleiro alto desde novo, possui todos os fundamentos para a posição. Uílson infelizmente é fraco. Não digo apenas pela falha no jogo contra ………, digo por acompanho a base do GALO intensamente e ele nunca me passou confiança. Quanto ao Victor, não há o que falar. Tem que jogar no GALO até aposentar. Goleiro, principalmente os que ficam muito tempo num clube, normalmente falham, temos que ter sabedoria pra entender que é do jogo e não é motivo pro cara ir pra reserva ou que esteja em má fase. Simplesmente acontece. Aproveitando o assunto, na minha seleção do GALO de todos os tempos, o titular é Victor. Não é o melhor que vi, mas o ídolo transcende a questão da qualidade técnica, é mais que isso. O melhor goleiro tecnicamente que vi no GALO, que falhava pouquíssimo, foi o Velloso. Bom em todos os fundamentos, alto, enfim, quase perfeito. João Leite era um goleiro mole, Taffarel apesar de ser grande figura teve passagem com muitas falhas, inclusive em momentos decisivos, como a semi final de 96 e outros jogos importantes. Outro excelente, mas que jogou pouco tempo foi o Carlos (ex-seleção da cbf, Ponte Preta e Corínthians), que jogou no início dos anos 90 e que tinha como sobrenome “Gallo”. SAN.

  5. E nas divisões de base devemos procurar novas “jóias” e lapidá-las. Faz tempo que não revelamos um jogador de primeira grandeza. o último foi Jemerson. Tem que investir na base…

  6. Meu unico senão ao Vitor nesse momento são suas saídas em escanteios e cruzamentos, ele sai mas no meio do caminho desiste e se perde na jogada quase sendo gol do adversário. No mais ta pegando muito. Quanto ao Giovanni sem comentários. Agora um adendo quem acompanhou ontem no final da partida todos os jogadores se abracando e comemorando a vitoria pode sentir que o MO conseguiu unir todos em prol do objetivo ou seja o titulo brasileiro. Time unido e focado sem vaidades é meio caminho andado. Saudações Alvinegras

  7. A lamentar apenas a atuação do bandeira que anulou gol legítimo de FRED, que colocaria o Atlético na quarta colocação do Brasileirão. E viva o Galo!!!

  8. – Permita-me discordar em parte do Blogueiro.
    – Victor falhou feio ontem no gol do São Paulo. Redimiu-se, porém, ao fazer boas defesas com o desenrolar da partida. A bem da verdade, não existe essa história de “ São Victor” criada na imaginação do torcedor após a defesa daquele pênalti pela Libertadore 2013. Andou falhando feio também em partidas válidas pela Copa do Brasil em 2015 frente ao Figueirense, e pelas duas últimas Libertadores, sem entrar em detalhes, mas os vídeos estão disponíveis. Seus 33 anos e sua cirurgia explicam em parte algumas falhas. Adora dar chutões, mas tem melhorado, talvez por orientação do treinador. Sai mal do gol nas bolas aéreas e nesse quesito ainda tem muito que treinar e melhorar, melhorar, melhorar. Após dezenas e dezenas de anos torcendo pelo Galo, desde a época do goleiro Mussula, não me encanto com algumas defesas. Vejo a performance do jogador ao longo da carreira do atleta dentro do Clube. Ele ganha mais de 200 mil/mensais e tem a obrigação de melhorar nos fundamentos básicos do futebol, mormente pelo fato de já ter passado pela Seleção. Que continue treinando arduamente para levantar sua moral frente à torcida e ajude o Galo na conquista do título. Os dois reservas também não são lá essas coisas, pelo que já vi e pelo que todos também viram. Treinos, treinos e mais treinos é a receita pra todos os três.
    – Em primeiro lugar, minha torcida e minha paixão é pelo Clube Atlético Mineiro, desde 1962. Jogadores ficam em segundo plano, dependendo de seu rendimento dentro de campo. Elogios e críticas. Eles, por sua vez, num entra e sai, são profissionais e trabalham no Clube pelo dinheiro. Reinaldo, o maior ídolo da torcida, provou isso ao jogar também pelo nosso maior rival. Sejamos realistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *