Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Galo 2020

Foto: https://bolaprafrente.uai.com.br/2020/01/08/o-que-dudamel-falou-nas-entrelinhas/
Foto: https://bolaprafrente.uai.com.br/2020/01/08/o-que-dudamel-falou-nas-entrelinhas/
Roberto Caldeira

Depois de 2 anos de austeridade e péssimos resultados esportivos, o que podemos esperar do Galo 2020?

Antes de falar das perspectivas, vale lembrar e resumir o que foram os dois primeiros anos de gestão da atual Diretoria.

A tão falada Austeridade, conforme podemos verificar no balanço de 2.018 do Clube, não funcionou tão bem quanto deveria.

Pode ser chato e repetitivo voltar a falar disso, mas é importante frisar para entender plenamente o que aconteceu e o que pode acontecer nos próximos anos.

Enquanto devemos aplaudir o ótimo desempenho na redução dos Custos Financeiros (pagamento de juros) que caíram de 44M para 18M, uma significativa economia de 26M, por outro lado, devemos criticar a assustadora queda de 46M na Receita Líquida, puxada pela queda na Receita no Futebol de 291M para 237M.

Os Custos Operacionais também tiveram uma boa economia de 23M, aproximadamente 9% em relação ao ano anterior, que no final das contas nos deixou com um déficit (prejuízo) de 21M no ano de 2.018, ou seja, apenas 3,3M a menos do que o déficit do ano anterior.

Devido à falta de transparência, não sabemos ainda dos resultados de 2.109, por não ter balancete divulgado pelo Clube.

Mas ao que tudo indica, os resultados não devem fugir muito do que foi 2.018.

Resumidamente, conforme indicam os números apresentados, a atual Diretoria deixou de gerar muita receita com o Futebol, o resultado financeiro acompanha o esportivo, e de forma oposta gerou uma significativa economia nos juros pagos pelo Clube.

Posto isso, uma pergunta fica cada dia mais forte: se estamos conseguindo equacionar nossas dívidas, reduzindo em muito os custos com juros, será que precisamos vender o restante do Diamond, que num futuro próximo vai gerar uma receita bastante significativa?

Foto: Atlético
Foto: Atlético

Em sua entrevista no final do ano o Presidente Sette Camara disse que pode errar duas vezes, mas três ele não erraria não.

Afinal, em dois anos foram 05 (cinco) técnicos diferentes, nenhum título conquistado, eliminações precoces na Copa do Brasil e na Libertadores, e um vergonhoso 13º lugar no Brasileiro 2.019.

Inúmeras apostas, onde os poucos que deram certo, foram rapidamente vendidos para gerar receita.

Os investimentos realizados foram poucos, mal sucedidos e não deram retorno.

Resultado disso é que nas últimas semanas estamos vendo uma grande reformulação no elenco com inúmeros jogadores sendo dispensados e chegadas pontuais de jovens e promissores atletas.

Mas seria essa reformulação suficiente para termos um time competitivo? Creio que ainda não… Será que chegarão mais reforços? Creio que sim…

O que dizer da contratação de técnico estrangeiro, desconhecido, vindo de uma escola sem tradição no futebol? Seria uma aposta? Creio que sim… Vai dar certo? Só o tempo dirá…

Segundo o Diretor Rui Costa, tudo o que vem acontecendo é fruto de um planejamento que vem sendo feito desde sua chegada, que estaria sendo colocado em prática esse ano.

Tomara que seja verdade e vamos torcer para dar certo! Vamos torcer para que seja um bom Planejamento e que estejam seguros quanto a isso.

Do contrário, aos primeiros resultados ruins, a cabeça do técnico será colocada a prêmio. Importante lembrar a todos, principalmente a nós, torcedores, que essa reformulação deve ser um longo processo que, precisa sim de resultados, mas vai requerer, principalmente, paciência e perseverança.

Falando então em futuro, em 30 meses teremos nossa casa! Se esse Planejamento correr bem, até lá já será possível ter formado um bom time, digno de nosso manto.

Enquanto o rival afunda e está prestes a decretar falência, devemos aproveitar essa “Janela de Oportunidade” para transformar o Clube.

Enquanto reformulamos o time, construímos nossa Arena, por que não começarmos efetivamente a reestruturar o Galo?

Debater e implantar um novo Estatuto, tornando o Clube moderno, transparente, democrático e perene de tal forma que os bons feitos de cada Gestão se mantenham.

Para isso, além de nos preocupar com o futebol dentro de campo, devemos começar a falar do Galo fora de campo.

Todos juntos, Conselho, Diretoria e Torcida, unidos em prol de um Galo Forte Vingador e Vencedor.

36 thoughts to “Galo 2020”

  1. Notícias do mercado da bola,

    Galo balança com a proposta de 23 milhões por 70% dos direitos do Clayton, são 39 milhões em preço atual, podendo aumentar se ele valorizar.
    É de se pensar, que venha Michael e Fernando.

  2. Querido Galinho!!!
    Mil desculpas, por favor! Reconheço que fui intolerante e precipitado em minhas palavras na primeira rodada da copinha. Embora espero que ganhe, quero dizer que você não tem obrigação de passar pelo Grêmio. O que você tem feito nessa copinha é de encher os olhos! Salve, salve, Guilherme, Kelvin e Echaporã!!!

  3. Caro Otávio,

    No rival tinham o Cargo Conselheiro remunerado e no Galo, o Preví, que garante sua aposentadoria vitalícia.
    É o GaloPrevi, meu caro.

  4. O PROBLEMA É QUE NINGUÉM QUER : BOLT , R.OLIVEIRA , TERANZ , HERNANDES , MARTÍNEZ , E SEUS ALTOS SALÁRIOS.
    SÃO REFUGOS E
    SEREMOS OBRIGADOS A ATURAR ESSAS PRAGAS POR MAIS ALGUNS ANOS , POIS TODOS TEM CONTRATO E ALTAS MULTAS EM CASO DE RECISÃO.
    QUEM CONTRATOU ESSES SUJEITOS É QUE DEVERIAM PAGAR OS PREJUÍZOS CAUSADOS COM ESSAS CONTRATAÇÕES.
    ALEXANDRE GALLO E RUI COSTA SÃO DOIS SALAFRÁRIOS .
    OS DOIS E MAIS SETTE CÂMARA DEVERIAM PAGAR DO PRÓPRIO BOLSO POR ESSE PREJUÍZO , QUE FOI TÉCNICO E FINANCEIRO.

  5. Boa tarde José Antonio. O proprio Kalil em entrevista ao Fox Sport disse que a torcida sabe apenas de 3% do que se passa no futebol . Mas, as comissões pagas aos empresários nas negociações e salários estranhos indicam a existência das “rachadinhas”. E também acertos para contratações conjuntas de determinados empresarios. Por exemplo: o mesmo empresario agencia Tardelli e Araújo. Dai, estabelece como condição para trazer o Tardelli, a contratação do Araújo. Sinceramente nao há explicação técnica para a contratação de Hernandes( 27 anos) por três milhoes de dólares. Qualquer torcedor vendo esse jogador em campo percebe que nao possui fundamentos minimos para a prática de futebol. E esse Bolt, com três anos de contrato( salario 100 mil euros mensais) nao pode ser apenas incompetência. Quem sabe no futuro no site do clube tenha uma planilha com nomes dos atletas e seus respectivos salarios. Os empresários que os representam. Comissoes pagas aos empresários quando da contratação. Duracao do contrato e custo total do atleta para o clube. Somente a transparência total pode acabar com as ” tretas” no futebol que atraem ladrões e aproveitadores.

    1. PRESIDENTE INTERINO DO CRUZEIRO DISSE QUE SÓ EM 2019 , O CRUZEIRO PAGOU 76 MILHÕES DE COMISSÃO A EMPRESÁRIOS.
      ISSO É UM ESCÂNDALO.

  6. Bom dia Eduardo e amigos do Galo. Só vejo uma solução, para que o NOSSO GALO se torne viável economicamente, é a transformação do CAM em uma empresa. Não há mais espaço para amadorismo no futebol, qualquer erro de contratação gera um prejuízo milionario e, nossos diretores tem errado mais que acertado.

    1. Ricardo, transformar o clube em empresa não é garantia nenhuma de seriedade, equilíbrio, responsabilidade e de que o clube irá funcionar às mil maravilhas.
      Na Europa vários são clubes transformados em empresa que faliram. Várias são os clubes que se mantiveram associações e se tornaram vencedores como o Real Madrid e o Barcelona.
      É lógico que o contrário também já aconteceu.
      O que importa é é o que o Renova Galo preconiza para o Atlético é que o clube encontre a sua melhor fórmula, associação como é hoje ou empresa, porém bem gerido, com o passivo sob controle, viável, forte, vencedor e campeão.
      Futuramente nesse espaço e em minha coluna PRETO NO BRANCO no Fala Galo e no One Football discorreremos mais a respeito. Muito obrigado. Venha conosco e um grande abraço.

  7. bom dia Eduardo e massa e Roberto Caldeira. vejo nos bastidores que Ricardo Oliveira pode ficar,o Dudamel já caiu na lábia deste pastor pipoqueiro é desta diretoria amadora. repito com pastor pipoqueiro. bolt.patrick. Fábio Santos. Otero. Nathan. therans .Victor frangueiro nem a copa Itatiaia ganhamos. chega destes peladeiros . se não vier camisa 10.9 e um lateral esquerdo esquece títulos em 2020 espero eu que estejo errado. vá galooo.

  8. Pra torcida tudo que envolve o clube é bem vindo saber e se puder participar, melhor ainda, porém, na política interna, essa chance é nula pois lá dentro só entra quem for convidado ilustre e torcedor comum nunca será… participar só se for comprar produtos licenciados, pagar sócio torcedor, pay per view e ir aos jogos incentivar o time… o RENOVA GALO com suas ótimas idéias poderia ser convidado mas ao que parece, nessa gestão 7C não vai entrar na Sede de Lourdes nem para um bate papo… o que sobra então neste momento é dar um voto de confiança e acreditar que o planejamento 2020 do 7C e sua trupe vai funcionar… erraram muito em dois anos medíocres de gestão e agora é tipo “tudo ou nada” pra essa turma do poder!!!!!!

    OBS.: o Vice Presidente do nosso CAM respondeu a um torcedor que pediu o Roger Guedes que o foco agora é formar em casa… ué, porque a Direção do Clube não trabalhou ou pensou nisso antes de contratar BOLT, GEUVÂNIO, TERANS, HERNANDEZ etc.??????

  9. Bom dia amigalos…
    Outra preocupação e empecilho para que o CAM se torne profissional e transparente é a atitude das “torcidas Organizadas”. São um bando de sanguessugas, vendidos, pelegos, que, se quisessem ou entendessem, poderiam ajudar em muito a fazer essas mudanças tão necessárias. Porém, são comprados pela direção e tambem se acham donos do CAM. São bandidos e massa de manobra da direção.. Torcidas organizadas.. sic….oh dó….Depois quando a barca afundar vão querer fazer quebra quebra na porta do CT, ameaçar jogador…. Depois da porta arrombada, não vai adiantar nada. O galo precisa de RENOVAÇÃO, REFORMULAÇÃO, DE UMA REVOLUÇÃO ADMINISTRATIVA E com visão de presente e futuro…. Porque não ser uma referencia positiva no cenário do futebol? A força da MASSA dá condições para o CAM se tornar efetivamente um grande clube do futebol mundial…. se pensar e agir fora da caixa e deixar a vaidade pessoal, vaidade essa tipica das marias. Deixem a Torcida ajudar o GALO. O retorno será imenso, mas para isso tem que haver transparência. A Torcida que investir no GALO, mas precisa saber como serão aplicados esses investimentos e os resultados…. Tem-se muito por se fazer. O CAM é uma mina de dinheiro e de sonhos, mas também é uma mina de interesses escusos. Abraço a todos… e vamos participar do movimento RENOVA GALO… esse movimento sim, vê o futuro e quer o melhor para o CAM, sem vaidades, egoísmos e interesses nefastos…

    1. Prezado Bolão, tenho dito exatamente isso na minha coluna PRETO NO BRANCO no Fala Galo e também publicada no One Football todas as terças -feiras.
      Na semana passada, sob o título ”Não existe melhor Marketing do que inspirar confiança”, enviei um recado para Sette Câmara no mesmo sentido desse seu comentário.
      Muito obrigado. E vamos caminhar juntos. Um grande abraço.

  10. É preciso transparência pra o Galo não afundar.
    Já não tenho paciência pra ver Patric jogar.
    E o Fábio Santos, não apoia e muito menos sabe marcar.
    Ricardo Oliveira muito velho, as redes não vai mais balançar; muito velho e “velhaco” não quer se apo$entar.
    Esse Rui Costa é bom de prosa, muito bom de blá, blá, blá. Sempre “atento ao mercado”, péssimo em negociar.
    No domingo a imprensa, Roger Guedes, Roger Guedes, começou anunciar, mas na segunda e hoje, terça nem se ouve mais falar.
    E por falar em segunda, na segunda, na segunda é que o cruzeiro vai jogar.

  11. Apenas acho, (minha opinião apenas) que a torcida atleticana tem que crescer e se adequar a grandeza do CAM. Demonstrar mais confiança à altura da grandeza do CAM, gigante nacional e internacional. Campeão Brasileiro, da Copa do Brasil, da Libertadores da América, da Recopa, bicampeão da Sul-americana, maior campeão regional, etc. Resumindo, o Galo é gigante. Mas a torcida tem de acompanhar essa grandeza. Portanto, nada de persistir em manias provincianas e regionais, complexo de perseguição, do temor de ser prejudicado, do medo de ser roubado, ou ser surrado pelos grandes de Rio e São Paulo, com ajuda externa. Basta apenas encarar por igual os gigantes de São Paulo, RS e RJ que os títulos continuarão a serem disputados de igual por igual e serão conquistados quando houver competencia. Vamos esquecer arbitragens, CBF, tribunais, etc. e vamos encarar de igual as disputas.

  12. CLEITON.
    MAILSON.
    ÍGOR RABELO.
    GABRIEL.
    ???????
    JAIR.
    ALLAN.
    CAZARES.
    MARQUINHOS.
    ????????
    ?????????
    TEMOS OITO TITULARES.
    AINDA TEMOS : RÉVER , VÍTOR , J. WELLISON , BLANCO , HYORAN , DYLAN BORRERO , OTERO , ALGUNS JOGADORES QUE ACABARAM DE SUBIR.
    RESERVAS , TAMBÉM TEMOS.
    E , O PRINCIPAL TEMOS UM TÉCNICO NOVO , EXIGENTE E TRABALHADOR.
    A necessidade mais urgente é um lateral esquerdo e um Centro avante.
    UM TIME QUE SE BEM TREINADO , COM MUITO PREPARO FÍSICO , RAÇA E DETERMINAÇÃO PODE NOS LEVAR A TÍTULOS ESSE ANO.
    ESSE DEVE SER O NOSSO FOCO E OBJETIVO :
    BRASILEIRÃO.
    COPA DO BRASIL .
    SULAMERICANA.
    O MINEIRO É OBRIGAÇÃO.
    VAMOS LOTAR O MINEIRÃO.

    1. Infelizmente acho que terá que retirar o Cleiton da lista. Estão doidinhos pra vendê-lo. Para seu lugar, um “jovem de talento”: Vanderlei, 35 anos. Daí subimos a média de idade, de novo. Dureza, viu?

    2. Só não concordo com José welisson como opção. Jogador de várzea, sem menores condições de jogar num time do tamanho do Galo. Se os jogadores Neto e Castilho não forem melhores que o José Welisson, pode dispensar, porque não tem futuro nenhum.

  13. AmiGalos, bom dia
    As notícias que eu gostaria de ler nesse início de ano:
    1- Galo acerta direitos de imagens e demais pendências com Elias
    2- Dudamel escala Gabriel e Igor Rabello na zaga do Galo
    3-Galo anuncia que levará equipe sub-20 ( e não sub-17) para disputa da Copa São Paulo de Juniores em 2021.
    4-Galo rescinde definitivamente contratos de vários jogadores que vinham de empréstimos consecutivos

  14. Gosto muito do Léo Silva e valorizo muito o que ele fez para o Galo. Recebeu salários, luvas e prêmios altíssimos pelo que fez. Deve estar rico. O Galo não deve mais nada para ele. Não está precisando de ajuda financeira e ao que me consta ele não tem experiência em cargos técnicos. Contratar jogadores aposentados simplesmente pelo que fizeram pelo clube não me parece uma política adequada nestas épocas de vacas magras. Se quiser fazer estágios técnicos no clube tudo bem.

  15. Bom dia Caldeira!! Desde muito tempo atrás sou adepto desta forma de pensar, competência administrativa e responsabilidade financeira, por inúmeras vezes fui acusado de chato, de pessimista, etc; hoje tenho comigo que sempre tive razão, face ao momento do rival. Acrescento a torneira aberta no período 2012 à 2018, inclusive nos anos das duas conquistas importantes; aquela forma de pensar que gastou mas ganhou foi desmascarada,..Por falar em responsabilidade financeira, alguém sabe da importância e o que justifica dar emprego pro Reinaldo, Éder, Marques, daqui a pouco o Léo Silva, mais uma meia dúzia de “comi-quietos” que foram jogadores medianos? Acompanho diariamente os noticiários do CAM e não vejo qualquer resultado efetivo dos mesmos.
    Mudando um pouco de assunto, ontém estava na estrada e ousei ligar o rádio do carro pra ouvir alguma novidade do CAM num programinha defasado (CTRL C, CTRL V da imprensa do eixo) da tal “rádia” de Minas no horários das 18:00h; quanto corporativismo destes caras viu! Um deles inclusive, filho de um dos sócios da emissora, inocentando na cara limpa este bando de mercenários e alienados que são os jogadores de futebol na queda do rival, uma idolatria por um aprendiz de treinador que passou pelo GALO, o tal de Giacomini que vai dirigir o Coimbra e absurdamente e precipitadamente glorificando o 7C e o diretor de futebol que não possuem qualquer resultado; enfim, que imprensinha boçal e interesseira esta de BH viu!!

    1. A imprensa de minas, com raríssimas exceções, é medíocre. Um bando de frouxos e marqueteiros que nunca perguntam o que realmente deveriam perguntar, cagam de medo dos dirigentes. Bando de frouxos!

  16. Bom dia Caldeira. Bom dia a todos. O filósofo Giordane Bruno nos ensinou que pedir a quem está no poder a reforma do poder é uma ingenuidade. Assim, nao acredito que o Grupo de domina o Galo( Conselho e Diretoria) estejam dispostos a unir com a torcida com o objetivo de reformar as estuturas de poder atuais. Penso que a questao do futebol Brasileiro é mais complexa. Vitorio Mediolli em seu artigo ” Passando o futebol a limpo” informa que quadrilhas organizadas compostas por agentes de futebol, dirigentes, agiotas disfarçados de banqueiros e empresarios, usam a paixao dos torcedores em beneficio de interesses financeiros e políticos de grupos que controlam os clubes atraves de arcaicos estatutos construídos para sustentar o poder deles. Na minha opinião, no Galo, não haverá uniao entre Dirigentes, Conselho e torcida para fazer mudanças estruturantes. Queiramos ou nao, quem contrata a banda escolhe a musica que toca. Então, por dependência econômica estamos nas maos de Ricardo Guimarães( que até ja criou o Coimbra para gerir seus investimentos) e de Rubens Menim(MRV). E segue o baile..

    1. Domingos Sávio,
      Por isso mesmo, o Renova Galo sempre se entendeu um movimento de médio a longo prazo e que vem propor ao atleticano constante vigilância e acompanhamento das coisas atleticanas. Quanto mais atleticanos se conscientizarem e se dispuserem a se debruçar sobre o que acontece no clube e também se disponibilizarem a fazer a cobrança em relação a tudo aquilo que se entender prejudicial ao Atlético, estaremos criando-nos cordão de pressão e vigilância cada vez mais forte e efetivo.
      Muito obrigado. Renovo a vc, nosso leitor de todas as semanas, o convite para engrossar esse cordão. Um grande abraço.

      1. Max Pereira,
        bom dia!
        A vigilância é extremamente necessária.
        Recentemente em minhas duas últimas postagens, recebi críticas, pois pedi transparência nas últimas negociações realizadas, e PRINCIPALMENTE, no atual patrocínio do ex opositor que pedia transparência a essa atual diretoria, e agora se tornou patrocinador.
        A imprensa vem sorrateiramente iludindo parte da torcida com as atuais contratações, e com isso nota-se, uma certa acomodação quanto a essa atual e pífia diretoria.
        O atleticano é muito exigente, ele esta a quase 50 anos sem um título nacional, há dez anos com o Patrick, se satisfaz em chegar em 13º lugar e, fica feliz em disputar a sul americana.
        O artigo citado pelo Domingos Sávio, é algo contundente, e todos deveríamos ler e refletir sobre.
        Espero que o movimento cresça, mas sinto com esse arrefecimento contra essa PÍFIA diretoria, algo estranho no ar.
        Espero que continuemos a ser voz dissonante que ruma para o progresso.
        Chega de famiglia.

    2. Conselheiro do Galo só se conversa com o dedo na cara.
      Pensam nos próprios interesses, não no bem da instituição e na torcida.
      Salva-se um ou outro, o grosso são pau mandados acovardados.

    1. Prezado Andrade. Ele recebe 400 mil mensais. Em 2020 serao 12 parcelas+ 13+ Abono de férias. Ou seja , para receber mais de cinco milhoes a que tem direito. Se ficar na reserva, ou nao for relacionado é melhor ainda para ele. Ninguém vai pagar a um idoso 400 mil/mês e ele nao vai abrir mao de cinco milhões.

      1. Muito bem explicado. Teremos de conviver com ele no plantel, até o fim de seu contrato. Portanto não adianta espernear contra os fatos. Resta-nos torcer para que ele, como um reserva de luxo, quando necessário for acionado para substituir alguém, seja útil ao time, e valorizando o alto salário que ele não tem culpa de receber. Afinal quem paga o alto salario dele? Portanto, é inútil e sem inteligencia qualquer ato de agressão verbal contra o jogador que ainda é ativo do CAM. Ou ENTÃO, coloca ele para treinar a parte, sem jogar até o fim de seu contrato, com salario de 400 mil por mês.

      2. Caro Domingos, ouvi que a direção do Galo assume que se “precipitou” ao prorrogar o contrato com esse ex jogador por mais um ano. Como é bom gastar dinheiro dos outros não????? Poderiam explicar porque prorrogaram contrato de Patric, porque Alex Silva está há 8 ANOS no Galo, porque fizeram um contrato de 4 ANOS com Mansur, porque Clayton depois de 4 ANOS no Galo sem jogar absolutamente nada continua por aqui… existem muitas preguntas sem resposta….

        1. Boa tarde José Antonio. O proprio Kalil em entrevista ao Fox Sport disse que a torcida sabe apenas de 3% do que se passa no futebol . Mas, as comissões pagas aos empresários nas negociações e salários estranhos indicam a existência das “rachadinhas”. E também acertos para contratações conjuntas de determinados empresarios. Por exemplo: o mesmo empresario agencia Tardelli e Araújo. Dai, estabelece como condição para trazer o Tardelli, a contratação do Araújo. Sinceramente nao há explicação técnica para a contratação de Hernandes( 27 anos) por três milhoes de dólares. Qualquer torcedor vendo esse jogador em campo percebe que nao possui fundamentos minimos para a prática de futebol. E esse Bolt, com três anos de contrato( salario 100 mil euros mensais) nao pode ser apenas incompetência. Quem sabe no futuro no site do clube tenha uma planilha com nomes dos atletas e seus respectivos salarios. Os empresários que os representam. Comissoes pagas aos empresários quando da contratação. Duracao do contrato e custo total do atleta para o clube. Somente a transparência total pode acabar com as ” tretas” no futebol que atraem ladrões e aproveitadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *