Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Força máxima motiva o Atleticano

B01 - 250x250O Torcedor, pelo que pude sentir nas ruas, gostou da opção por não preservar jogadores para o jogo desta quarta-feira. Vinha sendo especulado que o clube havia optado por dar prioridade ao Campeonato Brasileiro. A relação dos atletas para a partida de Campinas comprova que o Galo foi buscar a classificação e a próxima fase da Copa Brasil. A inclusão de lesionados, como Carlos César e Leandro Donizete, e – finalmente – de Dátolo, além daqueles que vinham jogando, motivam o Atleticano a esperar bom futebol e resultado na partida de hoje à noite.

A ausência de Fred, que já atuou na competição, será compensada pela escalação de Lucas Pratto no comando de ataque. Ainda que o treinador opte por preservar um ou outro titular, deixando no banco para alguma eventualidade, o time será forte no interior paulista. Não dá para, neste momento do ano, setembro praticamente no final, tendo ainda dois meses e meio de atividade pela frente, pensar diferente.

O volante Júnior Urso destacou que o investimento feito pela diretoria foi para títulos. Então, a postura será de buscar a vitória. Empate, como sabemos, sem gols é de interesse da Ponte Preta, por um gol, leva a disputa para as penalidades. Daí pra cima favorece o Galo, mas o que queremos mesmo é vencer e convencer, o que motivará – ainda mais – o Torcedor para domingo na outra frente e contra o Internacional.

Nem me preocupo com quais serão os onze escolhidos pelo treinador, uma vez que ao ver a relação dos 22 que viajaram, faço daqui meu devaneio. Acho que no gol será o Victor, mas se optar por deixar o titular no banco, Giovanni está em condições de assumir a titularidade. Nas laterais, é evidente que serão escalados Carlos César e Fábio Santos, com Leonan sendo opção de banco.

Junior Urso e Gabriel - treino de 20-09-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

No miolo da zaga, a princípio Leo Silva e Erazzo, mas se Gabriel aparecer e Leo Silva for preservado, uma vez que o equatoriano está voltando e precisa de ritmo, confio no jovem defensor. Como volantes, Rafael Carioca, Leandro Donizete e Júnior Urso. Dois jogam e o terceiro fará companhia a Lucas Cândido e Yago no banco, naturalmente.

Já entre os dois meias de ligação, a exemplo do caso anterior, Otero – com certeza vai para o jogo até porque no final de semana não será escalado por estar suspenso – ,completando com Cazares e/ou Dátolo, acreditando que o argentino ficará como opção para o andamento da partida ao lado de Calos Eduardo. Já na frente, Pratto deverá ter Robinho, com alguma possibilidade de opção pelo Clayton, preservando o “Rei das pedaladas”, e Hyuri completa o banco de reservas.

Como de técnico e louco tomos temos um pouco, o Torcedor também – diferentemente do blogueiro – pode e deve especular suas preferências para a partida frente à Macaca. Que o Galo garanta a classificação é o que todos nós desejamos.

Em tempo: Hoje à tarde, vou contar a história de um torcedor que viajou 12 horas de ônibus para ir ao Rio de Janeiro só para conhecer pessoalmente o maior jogador de todos os tempos do Galo, Reinaldo. Seu Dely saiu de Santa Maria do Itabira para o lançamento do livro do Rei na capital carioca.

21 thoughts to “Força máxima motiva o Atleticano”

  1. Desde após o jogo contra a Ponte Preta afirmei que o Galo voltará classificado de Campinas, pois o time do Galo é muito melhor do que o da Ponte Preta. me preocupou esta história de poupar jogadores, pois nós queremos também este caneco. Se jogarmos com a tradicional raça atleticana e cientes de que poderemos vencer ou nos classificar contra a boa equipe da Ponte Preta cuidado com o atacante dele, salvo engano se chama Roger), estaremos na próxima fase da Copa do Brasil de 2016!

  2. Ilustre Alvinegro, eu como grande admirador e leitor assíduo de seu Blog, de vez em quando me atrevo a palpitar aqui. Mas como toda massa é uma vez até morrer e de geração em geração nos acreditamos sim na Classificação. Mas continuo com minhas barbas de molho no que diz respeito a toda comissão técnica e o fôlego do time. SERA FALTA DE RAÇA? isso não tem perdão. Queremos raçaaaa, do time todooooo! Essa é nossa maior virtude e não consigo sentir no time em vários momentos! E gostei muito da parte de técnico e louco todo mundo tem um pouco. Rsrs

  3. Bom dia Eduardo! Aprecio suas crônicas inteligentes e vídeos esclarecedores no Youtube..!!!
    Gostaria, se me permite, uma pequena correção: o nome do município citado ao final de sua última crônica é Santa Maria de Itabira e não Santa Maria do Itabira…tenho ligação com a cidade, conheço bem..!
    Raça Galo!!! Vamos despachar a macaca hj!!! Rumo às quartas!!!
    Abraço!

  4. Bom dia Massa! Venho dizendo há tempos que no papel o time do GALO é uma potência. Que o treinador é fraco, óbvio! Me estranha é este time não ter padrão de jogo, não fazer um gol de falta e se quer chutar de fora da área que para os padrões de grandeza isso é inadmissível no Atlético! Rafael Carioca é o nosso cenário político, burocrático toda vida, temos uma zaga que não aguentará a sequencia de 2017, na ausência de Maycosuel, a bola não chega aos atacantes a não ser pelos chutões que o time insiste em insistir… Por fim, Marcelo permanecerá no comando do time até o próximo ano pois o mesmo já esta no fim e não tem no mercado, um comandante que tenha coragem de jogar pra frente. É no mínimo obrigação o time voltar com a classificação contra a ponte e deixar de dar mole para jogador chinelinho, se não quer jogar, que procure outro lugar.

      1. Caro Gilmar, como bons Atleticanos estamos mal acostumados e sempre querendo mais! Espero que jogadores e ou comissão tenham o costume de ler neste blog nossos comentários pois somos o sangue e a alma do nosso time. Muito obrigado e força ao nosso GALÂO QUERIDO.

  5. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. DESDE CEDO QUE ESTOU COM UM BOM PRESSENTIMENTO SOBRE O JOGO DO GALO HOJE. JÁ VIRAMOS SITUAÇÕES MAIS IMPOSSÍVEIS QUE ESTA E ESTOU SENTINDO QUE HOJE IREMOS SURPREENDER. E COMO TODOS NÓS EM NOSSA BIPOLARIDADE. SE PASSARMOS HOJE NOSSA EMPOLGAÇÃO VOLTARÁ A TODO VAPOR. TO PREVENDO UMA CLASSIFICAÇÃO DAQUELE NAIPE QUE O ATLETICANO ESTÁ ACOSTUMADO. BICA BICUDO. HOJE É DIA DE BAILE DO GALÃO DA MASSA. ANOTEM AI.

  6. Mais uma vez , o MO vai fazer merda na escalação, cazares tem que jogar e Otero no banco.Victor,Carlos Cesar,Erazo Gabriel e Fábio Santos;General,Urso , Cazares, Clayton,Robinho e Pratto.

  7. O Galo tem ótimo elenco, basta cada jogador jogar com sangue nos olhos, lutar como se tivesse lutando por um copo de agua no deserto . Caramba o Galo está em terceiro lugar com chances de ser campeão, e na hora de ganhar dinheiro com isso, faz o contrário , baixa preços dos ingressos para chamar o torcedor ???? Deveria ser o contrário se o time demonstrasse que ainda acredita no título. O problema é que entram em campo parecendo que não tem obrigação de lutar e que a qualquer momento conseguem fazer o gol. Nós torcedores acreditamos e queremos o título do Brasileirão, porém os jogadores precisam fazer o mesmo.

  8. Bom dia atleticanos! Realmente a única coisa que está faltando é a nossa marca registrada, RAÇA. Agora é a reta final, vamos com tudo para os jogos até o final do ano, a torcida tem que voltar a fazer a parte dela. Já garanti meu ingresso para o jogo de domingo, parece que o horto vai ferver novamente, rua de fogo, mosaico e tudo que sabemos fazer de melhor. VAMOS GALO!!!

  9. Falta alma ao time do Galo!!! Essa vontade de jogar e honrar as tradições Atleticanos o Marcelo Oliveira não consegue dar ao time. Os jogadores precisam jogar no limite e independentes do treinador. Viva o Galo!!!

  10. Sabem o que tá faltando pra envenenar este time? Garra!
    Sabe onde? Na arquibancada!
    Rua de fogo! Pulmão cheio! Garganta estraçalhada! E todo mundo espremido no estádio! Se a torcida voltar vai dar a liga que o time tá precisando neste momento. Raça! Raça! Raça! No campo e na arquibancada! Gaaaaalooooooooo!!!!!

  11. Bom dia Eduardo. Concordo com a sua escalação, não podemos optar apenas por uma competição, temos time e elenco para sermos campeões nas duas competições. Meu time para hoje seria Victor,Carlos Cesar,Erazo Leo Silva ou Gabriel e Fábio Santos;General,Urso,Otero e Cazares, Clayton e Pratto. Poupar o Robinhogol e só colocar ele caso precisar e no segundo tempo poupar o Cazares e colocar o Datálo. No mais é comemorar a classificação hoje e o niver da minha esposa Simone. Abraços. AQUI É SÓ GALO.

    1. Licinho , este tamb ém é meu time ideal. Só acho que o cazares precisa ficar em campo para ganhar ritmo de jogo pro brasileirão. Poupar o robinho é fundamental sim. no mais, abraços para sua esposa Simone e boas comemorações logo mais.

  12. Pois é, opções não faltam ao treinador, não há uma só desculpa plausível a ele e ao time para não sairmos classificados de Campinas, mesmo sabendo que a Ponte vem jogando uma bola redondinha, dentro de suas possibilidades. E além da classificação, dar moral para embalarmos de vez no Brasileirão. Só isso. A hora da arrancada é agora.

    1. edu

      Edu, endosso sua retórica de que o embate contra o escrete campineiro hoje, só pode ter um resultado: a nossa vitória. Como disse o eduardo, a diretoria agiu certo em abaixar os preços do ingressoas e colocar o time principal. tenho sido crítico do MO mas hoje ele acertou. Afinal da contas a copa do Brasil também tem muito prestígio. avante vingador .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.