Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Foco exclusivamente no Brasileiro

De hoje (Chapecoense) até as três rodadas seguintes com Ceará e Santos – ambas em Belo Horizonte – e Atlético-GO lá em Goiania, o Atleticano vai se mantiver com as chaves ligadas no Brasileiro. São doze pontos em disputa, antes de pegar o Fortaleza pela Copa do Brasil, fundamentais para manter e – quem sabe – até aumentar a distância para os concorrentes.

Sugiro não se deixar levar pelas ações intencionais dos nossos adversários, tão bem apadrinhados pelos interesses da CBF/TV e – consequentemente – da mídia carioca e paulista. Tanto quanto a nos colocar como favorito quanto pelo desdém que tratam a situação do nosso Galo. Fosse Flamengo ou Palmeiras na situação do Galo, esses calhordas já estariam tratando como o virtual campeão brasileiro.

No entanto, ao que recebi de amiGalos (não leio e tampouco assisto programas estrelados por jornalistas do eixo), soube que fazem contas ao avesso. Até jogos com aproveitamento quando os times deles atuaram completos, servem de argumento para essa gente. Ora, o Galo tem jogadores nas seleções do Brasil e várias nas eliminatórias, isso não é levado em conta. Vão todos PPQP!

Tem alguns, flamenguistas confessos ou enrustidos, que acreditam que o futebol brasileiro se resume naquele time. Não fossem Wrights e Aragões, ssacoisa nem existiria. Esses dois algozes Atleticanos – ambos pagando em vida pelo que fizeram – asseguraram os títulos de 1980 e 1981 pelo interesse do regime de plantão no Brasil na ocasião. Agora não, tem imprensa forte também fora do alcance desses malandros paulistas que tomaram conta da carioca CBF/TV.

Também não devemos ceder aos encantos de prognósticos e probabilidades. O campeão será aquele que chegar à frente ao final do campeonato. Percentual de 70% a 80% de matemáticos não são garantia de nada. Ao contrário, que sirva de estímulo a todos nós, desde jogadores, comissão técnica, diretoria e Torcedores em busca do mesmo ideal. Campeonato Brasileiro! Copa do Brasil, se acontecer, melhor!

Diante disso e outros fatos que correm em paralelo, vamos nos centrar em busca de manter e buscar aumentar nossa diferença sobre os concorrentes. Fake news não faltam, até “bandidos” que ao que soube a Polícia já identificou, têm a capacidade de gravar idiotices para tentar desestabilizar o bom ambiente que estamos vivenciando dentro do Galo. As imagens da última partida haverão de nos orientar e estimular até o final da temporada.

Para hoje, com as ausências dos selecionáveis, suspensos e vitimas de contusão, creio que o Galo irá de Éverson, Guga, Nathan Silva, Rever e Dodô; Allan, Jair, Nacho; Sasha (Tchê Tchê), Hulk e Keno. Achometro meu! A defesa, nosso grande trunfo nessa campanha, deverá ter três alterações. Que eles mantenham o rendimento com que vinham tendo Mariano, Alonso e Arana.

Em compensação, confio nesse eventual e poderoso ataque com três jogadores que já demonstraram oportunismo em jogos passados. Mas, Cuca pode optar pelo quadrado no meio de campo. Portanto, caríssimas e caros, pra cima desse time catarinense – que para o Atleticano pode até ser chamado de Chatocoense – uma vez que historicamente já nos causou vários dissabores. Eliminação de Copa do Brasil nas penalidades e neste Brasileiro empatou em BH no primeiro turno. Até hoje choro aqueles dois pontos. Cada um com seus problemas, que eles briguem lá com Flamengo e Palmeiras e arranque pontos desses dois protegidos.

Em tempo: Pra não deixar passar batido. A ação interposta pelo Galo junto à Conmebol trouxe a decisão esperada. Não foi acolhida. Ainda assim, entendo que deveríamos recorrer. Não vai, igualmente, surtir efeito. Mas, essa gente, falo de Conmebol, CBF, TV e seus abnegado$ $eguidores, precisam entender que as coisas mudaram. No passado, insistentemente, abusaram da nossa boa fé. Chega! Resistência também no futebol.

Memória seletiva têm palmeirenses e a imprensa paulista. Em 2018, no mês de abril, esse time entrou com pedido idêntico da final do Paulistão. Queriam a anulação da partida por ter o árbitro marcado uma penalidade a favor do Corinthians. Lá pode, aqui não! Que se danem todos esses mesquinhos do eixo.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

34 thoughts to “Foco exclusivamente no Brasileiro”

  1. TIME PIPOQUEIRO.
    VAI ENTREGAR O TÍTULO PARA O FLAMENGO.
    NÃO SABE SER CAMPEÃO.
    CULPA DE CUCA E DOS JOGADORES.
    FLAMENGO JÁ ESTÁ GANHANDO.

  2. simplesmente este time do galo é um bandos pipoqueiros. Hulk fominha e pipoqueiro. nacho Fernandes argentino paraguaio não esta jogando porra nenhuma. cuca pardal ok voce viu ate hoje no tchê tchê e Hyoran e Nathan e Nathan silva simplesmente um peladeiro. aff

  3. Boa noite. Jogo medonho. Empate com sabor amargo. Cabeça pesada igual ao campo. Mas isso não justifica tanto barbante. Junto com o Maldini entregador de rapadura. Tava bom demais pra ser vetdade uma grande revelação da base. Agora, pqp é entrar com Tchê Tchê e Hyoran (que gol foi aquele?!!!! Na marca da cal). Péssimo. Só não pode fazer igual ao time do Celso Roth.

  4. Precisamos de um camisa 10. Nacho….
    Hulk é pipoqueiro. Quando mais precisamos o cara faz merda.
    Precisamos de um treinador.
    Jogadores e treinador fdp!!!

  5. Boa tarde!
    O Galo de hoje não é o mesmo do início do primeiro turno. Time encorpou, o entrosamento é outro.
    Rumo ao título- de 71 para 2021.

  6. A Chapecoense:

    A Chape é lanterna com míseros 11 pontos somados em cima de 1V e 8E. 14 foram as derrotas do time. O aproveitamento é pífio, de 15%.

    Fez 18 gols e sofreu 36, numa média de 1,5 gols tomados por partida. O saldo é negativo em menos 18 gols.

    A Chape é o pior mandante da competição. Em casa tem 3 empates e 8 derrotas.

    Na última rodada, em Chapecó, no domingo, conseguiu empatar com o SP em um jogo que não perdeu porque o time são-paulino perdeu gols feitos e o placar terminou 1 a 1.

    A Chape só teve 38% de posse de bola e apenas conseguiu dois chutes a gol entre cinco chances criadas. Mesmo assim conseguiu fazer um gol e segurar o empate.

    Na 5ª Rodada, em 21jun16, o Atlético empatou com a Chape em pleno Mineirão, de 1 a 1.

    Naquele jogo a Chape fez um bom 1ºT e um 2ºT pior que o Atlético, mas nem tanto, pelo desempenho ruim do time atleticano naquela partida.

    O gol do Galo foi de Tchê Tchê e o gol da Chape, de pênalti, decorrido por falta boba de Allan dentro da área.

    O desempenho ruim do Galo naquela ocasião resultou de vários desfalques na equipe, inclusive alguns pelo COVID 19.

    O provável 4-3-3 da Chape do técnico Pintado:

    Keiller;

    Matheus Ribeiro, Ignácio, Jordan e Busanello;

    Moisés Ribeiro, Renê Júnior (Alan Santos) e Denner;

    Geuvânio, Mike e Bruno Silva.

    A Chape tem vários desfalques e vai a campo com o time muito mexido.

    O gramado da Arena Condá, estádio da municipalidade para 20 mil torcedores, está em bom estado.

    Há previsão de chuvas para o dia de hoje em Chapecó, cujo céu segue nublado, com chuva podendo precipitar a qualquer hora, inclusive no horário da partida.

  7. Prezado Wellington, assim você ofende o Gilberto Silva com essa comparação com o Rever. O Gilberto Silva não esteve naquele 6×1, não entregou paçoca contra o Inter no 2×2 do Brasileiro passado e ainda rendeu 6 milhões de euros quando saiu do Galo para o Arsenal…

  8. Bom dia,

    Todos os jogos são importantes, mas levando em consideração nosso resultado do primeiro turno, julgo que estes 3 próximos são os mais importantes.
    Três vitórias quando apenas obtivemos 1 ponto no primeiro turno, será a gordura necessária, pois acredito que o mesmo número de pontos do primeiro turno nos dará o título.
    Renovar com o Rever pode ter mais significado do que podemos ver, primeiramente um recado de união ao grupo, segundo uma provável negociação do Nathan Silva que dizem já haver proposta.
    Acredito que o Vitor Mendes está demonstrando qualidade suficiente para substituir o Rever, mas o Cuca gosta de manter o grupo unido, então creio que esse é o motivo.
    Quem sabe se o Rever é o “Gilberto Silva” da vez, como gosta de dizer o JOSÉ EDUARDO BARATA.
    Bom jogo a todos e que venha uma vitória e os 3 pontos.

    1. WELLINGTON ,

      quem é o Réver na fila do pão…..

      Ele que tenha a hombridade de explicar o 6 a 1 , junto com seu amigo Cuca , o MANSO.

      E eu “não gosto de dizer” a respeito do Gilberto Silva , eu aponto os fatos, irrefutáveis, incontestáveis, que ninguém jamais ousou retrucar .

      Nem mesmo o Réver , que estava lá.

  9. Bom dia, Massa e Guru,

    O termômetro de que estamos incomodando muita gente, são as críticas e declarações diárias do pessoal da imprensa do eixo do mal, tentando chamar a atenção e nos desestabilizar. O Galo, ao que me parece , está blindado não só contra estes vagabundos e mal caráter, mas também contra outros poderes não tão ocultos, que estão de plantão para nos tirar o título, e estes poderes tem nome e endereço: CBlixo, Globolixo, STJD.
    Então, hoje mais do que nunca temos que fazer valer nosso hino “vencer, vencer, vencer, este é o nosso ideal”, não importando se vamos jogar bem ou mal, pois o estoque de secador nas lojas já acabou faz tempo.

  10. Li , agorinha pouco, uma entrevista de renato gaucho e deste pseudo jornalista, que não encontro adjetivos apropriados para este lixo. mauro cesar. agraciado , acreditem a poucas semanas com uma camisa do galo , por youtubers modinhas que tiveram o desplante de fazer isto em nome do galo. Caro blogueiro, pqp é pouco, muito pouco. Surreal o que falam, ou melhor, defecam pela boca. Só transmitem a certeza que incomodamos muito e já não sabem o que inventar. Hoje é vencer bem , hoje e os proximos jogos, teoricamente mais faceis. O modo vacilo total , como nas semifinais, desligado, acabou o vacilo, , foi vacilo pro ano todo.

  11. Bom dia!
    Não obstante, Arana ser o melhor das Américas na sua posição, também gosto de Dodô jogando por ali.
    Qualquer zagueiro nosso jogando ai lado de Nathan Silva, cresce de produção.
    Se jogar com ponta ou melhor ainda, pra pontas, dá pra sair com bom resultado, mas se colocar 500 no meio campo, sem chance de fazer gols nessa Chape.
    Vai pra cima Galooooo! Mete a espora afiada e bica Bicudooo!!!!!

  12. Bom dia xará e amigalos!
    Que CBFLA e Palmeirase e a imprensa do eixo maldito e mais a Libertadores vão para o colo do capeta!!!!!!!!!!!!!!!! Eu quero é meu GALO CAMPEÃO BRASILEIRO DE 2021!!!!!!!!!!! VAMOS GALÔÔÔÔÔ GANHAR O BRASILEIRO!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Hoje teremos a CHATECOENSE para garantirmos mais 3 preciosos pontos e chegarmos aos 52. GALO mesmo desfalcado tem boas opções de banco. Time vai forte hoje para continuarmos a CALAR A BOCA DOS JORNALISTAS DE RESULTADO!!!!!!!!!! GALO É GALO!!!!!!!!!!!!!
    1 X 0 É GOLEADA!!!!!!!!!!!!

  13. Bom dia MASSA!

    Três jogos muito importantes: Chapecoense, Ceará e Santos.

    No primeiro turno perdemos 8 ptos para eles. Na pior hipótese temos de devolver os placares. O ideal é fazer 9 pontos.

    BBBOOOOORRRRAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!

  14. Hoje eu espero um bom jogo lá em Chapecó. Jogo jogado com o pragmatismo que tem caracterizado o Galo nesta temporada, ou seja, privilegiando o sistema defensivo e deixando o ataque por conta de si mesmo. Não teremos o Zaracho em campo e bem que o Nacho poderia ficar de fora também. Não tem acrescentado nada ao time ultimamente e como estará perto da Argentina, poderia dar uma voltinha por lá para matar a saudade e recuperar o seu futebol.

    TEOBALDO ontem: “O Atlético depende apenas dele ( e é disso que tenho medo).” Receio o fato da Chape estar na lanterna do campeonato e o complexo de Robin Hood do Galo florescer logo agora. No mais, é esperar o fim do campeonato para ver o que deu.

  15. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    SASHA , EDUARDO ???
    NÃO , DE JEITO NENHUM , ESSA LESMA PODE ENTRAR COMO TITULAR.
    SAVARINO , HULK E KENO ,
    ESSE SERIA O NOSSO MELHOR ATAQUE PARA HOJE.
    TAMBÉM NÃO ACOMPANHO ESSES COMENTARISTAS DESSA TV , QUE TANTO JÁ NOS PREJUDICOU E VEM PREJUDICANDO ,
    ESSA GENTE NÃO TEM NENHUM ESCRÚPULO E PARA AJUDAR O SEU FAVORITO JÁ PROVARAM QUE SÃO CAPAZES DE TUDO.
    AGORA É O GALO CONTRA TODA ESSA GANGUE DO EIXO DO MAL .
    VAMOS À VITÓRIA HOJE , QUE É A ÚNICA COISA QUE NOS INTERESSA.

  16. Bom dia a todos.
    Realmente Eduardo não tem como ver nada em relação aos programas de esporte com relação ao Galo. Fazem de tudo para criar tumulto e desprezar a campanha até o momento. Ontem ouvi um FDP falar que o Galo ta fazendo de tudo para tirar os selecionáveis dessa seleçãozinha de merda, por que só assim teremos chance de ser campeão porque em campo não ganhamos…
    Será que esqueceram que ganhamos deles no primeiro turno? Dentro de campo? Realmente não tem como ouvir viu…

  17. Deixar de contratar Roger Guedes para contratar Diego Costa, é muita visão tacanha, trocar doze por meia dúzia, espero queimar a minha língua.

  18. Saudações atleticanas.
    Não podemos vir com aquela conversa “se não ganhar da chape, vai ganhar de quem?”
    Será certamente uma partida dificílima. Cabe ao Galo jogar com inteligência e fazer o resultado. Sim, eu quero os 3 pontos. Mas não tem jogo fácil.
    Quanto à imprensa bairrista é isso aí. E sempre será. Cabe a nós, não dar audiência a esses canalhas. Eu tenho acessado só o que considero útil para o Galo.
    Renovar com o Rever a meu ver, não foi uma boa. Mas devem ter seus motivos. Ou alguém aqui sabe quem é o empresário dele? Que deve ser forte, viu…
    VAAAAMMOOO GAAALLLLOOOOO!!

  19. Chatocoense é um daqles pedregulhos históricos q sempre cruzam o caminho do GALO. Como diz o amiGALO Paulo Silva,” vencer os times do Sul na casa deles sempre foi o caroço debaixo do angú do CAM” e esse adversário de hj é um deles. Em 8 confrontos na Arena Condá apenas 3 V _ 1CB em 2010. 1V Br em 2017 e 1V Br em 2019_ todas pelo placar mínimo. OITO tbm foram os pts q ficaram pelo caminho nessa sequência de confrontos de hj até 4ª feira p.v. O que isso quer dizer,nada! GALO tem de jogar bola,simplesmente pq o jogo de hj é o mais importante e só.
    Qto aos dª Fifi midiáticos, só existem pq dão palanque p eles e o pior, como são monetizados,quem dá palanque p o bumbo deles soar,acaba pagando seus salários,portanto…
    Saudações Atleticanas

  20. Eu até tento manter o foco no Brasileirão, no hoje, no agora, no olhar pra frente, mas é só entrar aqui para reviver os fantasmas que há tempos nos assombram e, ao que parece, OS PRÓPRIOS ATLETICANOS INSISTEM EM MANTER VIVOS E FORTES COMO SEMPRE. Mantidas as relações de respeito e cordialidade, o post de ontem foi digno de asco! Pessimista, derrotista, apegado ao passado que tanto nos faz sofrer! Xô oferenda, volte para o mar!!!

    Em relação ao HOJE, ao AGORA, ao OLHAR PRA FRENTE, não interessa a mim quem vai entrar em campo. Os jogadores devem demostrar que têm saco roxo e vencerem o jogo E NADA MAIS.

    Galooooooo!!!!!!!!!!

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Vamos pra cima da chapecoense!
    Temos todas as condições de jogar bem e buscar os 3 pontos, mesmo com os desfalques.
    Vamos ganhar e secar o Flamerda que tem um compromisso nada fácil!
    Hoje e sempre, galo!

  22. Bom dia Eduardo. Missão 2/10 para matar esse campeonato. Não pode perder pts hoje essa sequencia é muito importante, depois a tabela inverte fica mais fácil pra eles do que pra nós. Bora Galo, concentração total nestas proximas rodadas pra ter a oportunidade de no confronto direto praticamente definir os rumos do BR21. Saudações…

  23. Bom dia a todos!
    Jogo muito difícil hoje a noite. Em que pese a posição na tabela da Chape, esse adversário sempre nos tira pontos preciosos e como sempre, o Galo gosta de ajudar aos mais necessitados. Espero que hoje não haja caridade por parte do Galo, como fez no ano passado com o Bahia, Botafogo, Sport, Vasco. Essas caridades nos custaram o título, então, que os jogadores, comissão técnica e diretoria saibam jogar a partida de logo mais a noite.
    Que venha os três pontos, mesmo que no sufoco.

  24. WEELINGTON SOUZA ,

    apenas para finalizar o tema sobre investidores
    no futebol , que hoje acenam para um futuro de
    glórias e conquistas mil , registro que , mais dia ,
    menos dia , não teremos mais competições nas
    quais disputaremos alguma coisa .

    O futebol, pelo futebol, vai acabar, até que, das
    cinzas, tal qual Fênix , ressurgirá para o deleite
    dos aficcionados (aprecio usar a forma popular
    do termo) pelo esporte .

    Só como exemplo :
    usaram e abusaram tanto do dinheiro na F 1
    que a categoria implodiu .

    Só agora , que os americanos compraram
    aquilo ali , que a equidade voltou aos boxes
    e temos , de novo , o gosto da disputa a nos
    proporcionar prazer em acompanhar a cada
    final de semana as acirradas corridas .

    Era isso o que tinha para dizer .

  25. Bom dia, concordo quando fala da imprensa paulista e carioca , que a todo custo tenta desestabilizar o atleticano , postando como se apenas o flamengo tivesse cedido jogadores, desdenhando dos jogadores cedido pelo galo. Por isso não assisto a nenhum programa esportivo na TV, da nojo como são clubistas.

  26. Pra hoje é jogar e vencer , sem problemas .
    Time da Chapecoense é muito fraco .

    Mesmo entrando sem 3 ou 4 titulares , não
    existe a menor chance de não vencermos .

    A não ser que …

  27. Bom dia Avila, bom dia a todos. A renovação do contrato do Rever até o final de 2022 é uma demonstração de que o amadorismo ainda resisre no Galo. Quando a atual diretoria decidiu nao renovar com o Tardelli eu tive a esperança de que, finalmente o Galo, estava a caminho da profissionalizacao , deixando de queimar de dinheiro com ex-jogadores em atividade. Quanto ao jogo de hoje, nao tem coré coré é vitória do Galo, pois perder cinco pontos para a Chapecoense neste Brasileirao será um vexame, desse time que prometeu ” se matar em campo” para ganhar o Brasileiro, após a entregada da finalissima da Libertadores para o Porco. Que transformem o discurso em atitude em campo.

  28. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 23/38 – Chapecoense (fora) – Quem está na dianteira pra ser CAMpeão, não pode perder pontos num jogo deste.

    A Chape já nos tirou 02 preciosos pontos em BH, num empate surpreendente. Não ganharam de ninguém na Arena Condá, ou seja, só empates ou derrotas.

    Portanto, os atletas que entrarem, terão a missão de lutar o tempo todo pela vitória.

    Qual o risco?

    O time deles é franco atirador. Não têm nada a perder, porque já estão a caminho série B. Eles podem jogar relaxados, o Galo tá proibido.

    Nossos pontos perdidos: 05 (casa) e 12 (fora), num total de 66/114 pontos disputados. Ganhar fora, Gaalôôô!

  29. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer não podemos nem sonhar com empate. mas não será um jogo fácil a chapecoense nos tirou 2 pontos no primeiro turno então galo abre o olho. ontem vê que o galo renovou o contrato do rever até final de 2022 que burrice que esta diretoria fez ,rever ja passou a hora de aposentar sera que eles não enxerga que no juventude tem o Vitor mendes que esta jogando muito e merece ter uma chance no galo. aliás o Guilherme castilho também esta jogando muito e tem vaga neste time titular do galo acorda diretoria. aff.sobre a imprensa elas so falam no flamerda que tem desfalques hoje o galo esta sem 8 jogadores. se o galo quer ser campeão tem que ganhar de tudo e todos. a galo não nos decepcione mais. vai galoooooo.

  30. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Em que pese todos os seus temores e rancores, caro Guru, a receita é uma só. O Galo tem que entrar em campo, seja com o time que for, e vencer sem dar chances a essa Chape rebaixada, de causar qualquer dificuldade para nós. O Galo tem que jogar bola, só isso. Não precisa dar show e nem goleada. Tem que ser comprometido, abrir mão do complexo de Robin Hood e lutar pela vitória do primeiro ao último segundo de jogo.

    Essa vitória é inegociável e não se admite qualquer outro resultado.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO E PRONTO PARA TIRAR ESSA CHAPE DA SUA VIDA PARA SEMPRE.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *