Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Foco de hoje é na Libertadores

Sem ter tempo de se curar da ressaca do empate, justo e de responsabilidade do El Turco e dos jogadores, o Atleticano já mira na reconquista da Taça Libertadores. Campeões de 2013, com uma das campanhas mais épicas da história da competição e semifinalista ano passado, o multicampeão Brasileiro é um dos favoritos à conquista do título nesta temporada. Ontem, lá nas terras equatorianas, já fez reconhecimento do gramado (fotos do post). Daqui, saibam todos desde a diretoria, comissão técnica e jogadores, enviamos nossas boas energias e confiança no time Atleticano.

Depois das derrapadas recentes, América e Coritiba, a primeira pela mesma Libertadores e a outra pelo Brasileiro, o Torcedor quer e espera da equipe apenas uma única coisa hoje no Equador. Comprometimento! Havendo isso, os demais requisitos para uma vitória – como entrega e busca permanente do gol – serão complementares. Faltou isso em três dos quatro últimos jogos do Galo. Além dos dois já mencionados, também frente ao Brasiliense a equipe foi displicente, em que pese os 3 a 0 no placar. Dou imunidade apenas na boa vitória sobre o Paranaense, em Curitiba.

Para nosso conforto, hoje além das transmissões pelas rádios, também a TV Alterosa – do grupo Diários Associados – também irá transmitir o jogo do Galo. Nada daquela transmissão maluca da tv Conmebol, que não agradou a maioria dos Atleticanos na estreia e vitória sobre o Tolima. Melhor que essa condição, está nas mãos, digo no pés, dos jogadores Atleticanos. É inadmissível repetir a partida frente ao América e os segundos tempos com o Brasiliense e Coritiba. A segunda etapa com o Paranaense também foi borocoxô, mas tem o álibi de ter vencido um difícil adversário, notadamente no campo deles na capital paranaense.

Mesmo sendo a partida de hoje no Equador, onde a capital econômica do país Guayaquil é uma exceção em termos de altitude – apenas 4 metros e abaixo até de Belo Horizonte com mais de 800 metros – o Galo tem de fazer valer seu melhor elenco. (CORREÇÃO PÓS POST. NOSSO BOM AMIGO FABRÍCIO, AVISOU: O JOGO SERÁ EM SANGOLQUI COM 2500 METROS. QUE O GALO VENÇA NAS MONTANHAS, ASSIM COMO NO MAR). Quero crer que os jogos que mencionei acima tenham sido o fechamento do ciclo de vacilos na temporada. Sei e acho natural que não vamos vencer sempre, e que empates e derrotas ocorrem numa competição cujo objetivo é chegar em primeiro lugar na rodada e partida final. Entretanto, o futebol apresentado nestes jogos recentes é inaceitável para a qualidade do nosso elenco de jogadores. Temos mais de 20 em condições de titularidade.

A viagem, como foi para a Colômbia quando vencemos o Tolima, foi e está sendo longa e cansativa. Porém, depois deste jogo de hoje o próximo compromisso – que será pelo Brasileiro com o Goiás, que ontem foi derrotado pelo Avaí (3 a 2) em Santa Catarina (perdia por três a zero até os 30m do segundo tempo) –  só ocorrerá no próximo sábado. Portanto, nada justifica preservar. Sou a favor do rodízio de jogadores, sim, mas dois ou três por partida. O que estamos vendo é a troca de metade – sempre cinco ou seis – a cada jogo. Seja pelo Brasileiro, Libertadores ou Copa do Brasil. O Atleticano não prioriza competição, quer ganhar todas elas em campo.

Somente Savarino, por alguma questão burocrática e descuido dos responsáveis no Galo, não viajou. Keno e Dodô, no DM, são baixas que ainda dependem de liberação e transição para o campo. Se o treinador tem o mesmo pensamento do Torcedor, deverá mandar a jogo o que tem de melhor para buscar os três pontos, especialmente depois de deixar dois para trás no clássico mineiro pela Libertadores. Acredito que irá de Éverson; Mariano, Nathan Silva, Junior Alonso e Guilherme Arana; Allan, Jair, Zaracho e Nacho; Hulk e Vargas. Sempre erro em torno de cinco, pois toda vez imagino nosso time vencendo e convencendo.

Olhando a relação dos jogadores que viajaram para o Equador, temos um outro bom time à disposição do treinador no banco de reservas. Equipe alternativa que, com o comprometimento que faltou nos jogos recentes, venceria todos os adversários que enfrentamos e empatamos. Portanto, caro El Turco, o comando é seu, mas o desejo é nosso. Exija isso de um elenco tão qualificado quanto o Clube Atlético Mineiro confiou em seu talento.

Aqui é Galo, po##@!

Em tempo: Me recordo, nos primórdios desse blog, envidar esforços aos amiGalos por comentários mais concisos. Durante algum tempo isso vigorou, mas de certo período para cá, alguns deles tem sido duas ou três vezes o tamanho da postagem original. Rogo pela observância desse pedido, uma vez que agilizaria a liberação dos comentários.

Estou, e isso não é justificativa, com problemas de saúde pessoal e na família, tendo de me desdobrar pra conciliar – especialmente com meu trabalho – e muitas vezes na ante sala de consultórios ou laboratórios, tenho feito essa mediação e aprovação. Quando o texto é grande, prejudica a nós todos, o autor, os demais comentários e por fim ao blogueiro. Essa observação é permanente, basta dividir o comentário em dois, três ou até mais, para facilitar a todos nós que curtimos esse Canto do Galo.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Foco de hoje é na Libertadores”

  1. Infelizmente esse Galo de El Turco é time de um tempo só. Pra piorar nossos atacantes egoístas, além de errarem gols que não podem ser perdidos, muitas vezes não servem companheiros melhor colocados.
    Mais uma noite ruim. Ê Galooo!

  2. E aí, praticamente aos 30 do segundo tempo, o time precisando de pelo menos um gol e o jumento coloca Guga e Rubens! FORA EL TURCO, FORA ANTÔNIO MOHAMED, VAI TREINAR O TIJUANA E LEVA O GODIN COM VC!

  3. 25 minutos do segundo tempo, o time precisando da vitória e tomando sufoco e o palhaço do Turco não faz uma substituição! FORA DUDAMEL 2! VAI TREINAR TIJUANA DE NOVO, O GALO É MUITA AREIA PRO SEU CAMINHÃOZINHO!

  4. Boa recuperação para você e seus familiares, Eduardo. Espero que tudo corra bem para todos. De minha parte, vou me esforçar para colaborar fazendo pequenos comentários. Abraços.

  5. Boa tarde amigos do Galo. O NOSSO GALO tem um elenco muito superior, que não está rendendo o esperado por questões técnicas. O Turco tem que escalar o de melhor, e isto não inclui o Godin, que a meu ver precisa se recuperar fisicamente. O Galo tem que retomar o caminho o futebol rápido e recessivo, jogar sempre para vencer. Graças a Deus aqui é Galo a 64 anos.
    P.S.: Eduardo, tenha fé sempre.

  6. Prezado Eduardo, melhoras ao Sr. e sua família.
    Amigalos. Hoje não será moleza. Del Valle deve imprimir ritmo alucinante no começo da partida.
    Se escalar Godin estamos fritos. Esperança de bom resultado deve-se à provável volta de Zaracho que, como é novo, não devia ter sido poupado no último jogo. Esperamos que o técnico tenha orientado Mariano a não deixar pontas livres como fez contra Coritiba. Não sei porque ele fica tão próximo aos zagueiros. Vitória será fantástica.

  7. Falha grotesca da diretoria esta questão do Savarino hein!! Ou seja, como o Keno está fora e caso ocorra algo com o Ademir durante o jogo, e ou não esteja bem, ficamos sem opção de velocidade pro ataque,….isto deve ser cobrado e exposto os responsáveis, chega de passar pano como faz sempre estes pangarés da imprensa mineira em sua maioria; tomara que não seja preciso acionar o Hulk Futebol Clube como tem ocorrido este ano e quase todo ano passado, elenco tem que responder suas responsabilidades e obrigações. Ahhhh, o Arana não vem bem há uns 8 jogos hein! Seria a síndrome da seleção CBF? Abraços!

  8. Dia de mostrar serviço, então, avisem pro Turco que hoje é dia de escalar os melhores no momento, nada menos que isso!!!!!

    Esse DEL VALLE de time bobo não têm nada, é encardido e vai dar muito trabalho em casa, portanto, que o nosso CAM faça valer do seu melhor elenco e encare a partida como deve ser encarada, mais uma decisão, simples assim!!!!!

  9. Bom dia.
    Melhoras pra saúde de você e sua família. Sobre a escalação não concordo em iniciar o jogo sem velocista. Velocista no caso, Keno, Savarino ou Ademir. Como só o último está disponível, escalaria ele no lugar do Vargas. E o Vargas entraria no segundo tempo no lugar do Nacho. Sem velocista ficamos lento nos contra ataques.

    Abraço

  10. O Turco tem que aprender, que é necessário ter CRITÉRIO para poupar. Não dá para o Rever e o Arana jogar contra o brasiliense, e deixar o Godín e o Rubens, contra o Coritiba. E não precisa esperar tomar gol para mexer, senão era melhor trazer qualquer técnico meia boca do Brasil

  11. O Time do Independiente del Valle:

    CAM e Del Valle disputam a liderança do Grupo D, no Equador, pela Liberta 22.

    O Del Valle é líder da chave, por critério de desempate (mais gols feitos = 4), com 4 pontos ganhos (1V e 1 E), numa mesma campanha do Atlético que fez 3 gols.

    Em BH o time equatoriano venceu o América por 2 a 0. Na Colômbia, contra o Tolima, empatou (2 a 2), depois de começar perdendo por 2 a 0. Com a expulsão de um jogador do Tolima, o Independiente conseguiu empatar e garantir a liderança do grupo.

    No Campeonato Equatoriano está em quinto lugar na tabela. Na última rodada venceu como visitante o adversário (0 a 1), mesmo terminando a partida com nove jogadores em campo por causa de expulsões.

    Para o jogo de logo mais, às 21h30 no estádio Banco de Guayaquil, em Quito, o Del Valle praticamente entra sem desfalques.

    Como jogar a Libertadores não é tarefa fácil e nunca foi, principalmente atuando como visitante, um empate terá sido o bom resultado para o Atlético que fará o restante das três partidas do Grupo “D” jogando em BH, onde deve sacramentar a liderança da chave sem sustos.

    É isso!

  12. Bom dia! Apesar de ser o 5º colocado no Campeonato Equatoriano, o Del Valle não seráq um time fácil de ser batido em seus domínios, assim, tem sido nas recentes competições sulamericanas por ele disputadas. O Futebol Equatoriano tem se consolidado no cenário da América do Sul, inclusive, vai disputar a Copa de 2022, portanto, cabe ao Time Atleticano manter a concentração durante toda a partida e ser efeciente na conclusão das chances criadas (a criação de oportunidades de Gol não é problema, mas a eficácia das conclusões tem sido o obstáculo a superar!). Não acredito em retranca do Del Valle, porém, existirá muita correria dos Equatorianos, o que exigirá muita atenção dos Volantes e da Defesa em geral. Que venha a vitória hoje para o bem do trabalho. Saúde ao nosso Blogueiro e a toda sua família!

  13. Prezado Eduardo nobre blogueiro o jogo do nosso galo hj será em Sangolquí, no Equador que fica a 2500 metros de altitude em relação ao nível do mar, ou seja vamos enfrentar sim uma altitude considerável

    1. Agradeço a correção, li Guayquil pela publicação inicial da tabela. Venceremos, seja na praia ou na montanha. Abraços!
      Correção e observação já inseridas no texto. Grato!!!

  14. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Trazer pontos do Equador hoje já será bom. Joguinho encardido, podem anotar.
    Que Deus te abençoe e fortaleça ilustre escriba, já acompanhamos uma saga sua aqui pela sua saúde e saímos vitoriosos, e mais uma vez sairás vencedor.
    Força para todos da família e borá meu Galo , faz a massa feliz.

  15. Bom dia Massa e Guru

    Vi e ouvi várias lives, inclusive à que meu Guru Mor participou e a palavras mais ouvida e discutida foi: Rodízio
    Pelas opiniões que ouvi, ninguém é totalmente contra o rodízio, mas muitos questionam e com razão, a quantidades de modificações no time e o porquê de jogadores que ano passado jogaram 40 jogos seguidos, hoje são poupados após somente 2 jogos, como é o caso de Savarino neste jogo de hoje e Zaracho no jogo anterior.

    Mas a ordem agora é virar a chave e não há tempo para lamentações. Vamos hoje apoiar o time e esperar que lições de nossas últimas partidas tenham servido de alerta.
    @vamos galo, ganhar libertadores!

    Nota: Melhoras a vc e família meu Guru, tenha nosso apoio.

  16. Bom Dia! Como mencionou um comentarista – da Alterosa -, “acendeu a luz amarela na Cidade do Galo.” O Clube e Torcida, merecía um treinador mais qualificado. Principalmente depois de um 2021 vitorioso.

  17. Bom dia Eduardo e Atleticanos! Hoje espero que, além de comprometimento, o técnico não coloque a defesa torta e desarrumada como foi contra o Coritiba. EL Turco precisa de grandes resultados para apagar a leve desconfiança que paira sobre sua competência ou pode incrementar essa desconfiança se as coisas não trazerem resultados e o nível de futebol que esperamos. Hoje o Galo tem que vencer como uma obrigação e dívida para com a torcida, em vista de suas últimas partidas: América, Brasiliense e Coritiba. Com El Turco, a defesa caiu gritantemente, seja pela Insistência com Godin ou pelo péssimo posicionamento dos jogadores. É preciso corrigir os problemas defensivos rapidamente e cobrar concentração e foco do time para vitória. Saudações Atleticanas.

  18. Bom dia, prezados Atleticanos

    A “ressaca” pela perda dos pontos em casa ainda persiste. Como pode este timaço estar ganhando de 2×0 e ceder o empate?

    A explicação está num vício dos nossos laterais. Passem a observar a distância que eles dão aos atacantes, quando a bola está com o adversário e do outro lado do campo, na diagonal.

    Nem sempre os atletas deles fazem a virada de bola, por não terem técnica ou força, por não enxergarem o jogo, etc.

    O cara do Coritiba viu e fez um lançamento primoroso. Nosso LD, fechando para o meio, estava longe da linha lateral, assistiu o jovem dominar, arrancar e ficou na saudade. Gol deles.

    Esperamos que tenham aprendido a lição. Neste jogo, desejamos ver uma atitude diferente do 2º tempo contra o Coxa. “Atitude” é mais do que só palavra. É ação.

    E Mohamed precisa cumprir sua afirmação dada várias vezes: “Quem estiver melhor, vai jogar.” Não está sendo assim.

    Estamos na torcida sabendo que continuamos tendo um timaço, capaz de aprender com as falhas e seguir prá frente e prá cima. Pontuar fora, Gaaloôôô!

  19. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer a galo nada de pipocar hoje queremos os 3 pontos. não a jogos fácil então EL turco não inventa se não a corneta vá piar nos seus ouvidos. temos que apoiar sempre mas não podemos deixar de críticar quando merecem.galo 2×0.vai galoooooooo.

  20. Bom dia!
    Só não entendo uma coisa se o time tem 20 titulares pq o técnico não pode alterar 5 ou 6 jogadores ?
    É meio incoerente, não?

    1. Simples. Não tem 20 titulares. Isso é conversa. Os reservas não jogam no mesmo nível dos titulares, isso não acontece nem com o Real Madrid, Manchester, nenhum time.

    2. Talvez minha deficiência de redação não tenha permitido melhor compreensão. Quero dizer, alterar dois a três por partida em sequência, mantenho meu pensar sobre os 20 titulares. Mudar cinco ou seis, ao meu modesto entendimento, compromete a sequência.
      Sigamos! Nossa torcida é por vitórias e títulos e não por propriedade da verdade. Me rendo sempre ao pensar diferente, em favor do melhor para o Galo.

      1. Concordo perfeitamente com Eduardo. Temos sim, vinte titulares, porém o conjunto, o entrosamento não será o mesmo se houver sempre muita modificação. É difícil de compreender isso, cara pálida!?

  21. Bom dia, Eduardo!
    Primeiramente desejo saúde a você e aos seus familiares.
    Realmente tem comentários aqui que não dá nem pra gente ler de tão grandes.
    Quanto ao time hoje, minha torcida vai estar no máximo. Minha confiança no meio. El Turco, não obstante aos excelentes números, não tem agradado.
    Nem sei porque Godin foi relacionado. Não dá!
    Vai Galoooooo!!!!

    1. Também penso o mesmo em relação ao Godin. Com todo o respeito ao profissional, Rever e Rabello tem entrado e dado conta perfeitamente do recado, em nível bem superior ao uruguaio. Então não entendo a insistência com ele

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.