Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Finalmente Galo à vista!

Ontem, seguramente, a melhor notícia e a mais esperada dos últimos tempos foi anunciada pela Federação Mineira de Futebol. Dia 26 próximo “habemos” Galo em campo. Outros assuntos também vêm movimentando nosso time e ao final, em pinceladas, comentarei para nossa resenha.

Além do retorno da reta final do Mineiro, com as duas rodadas que faltam para fechar a fase classificatória, a FMF anunciou ainda que semi e finais serão mesmo em duas partidas. E mais, nada de sede única, todos os jogos serão na casa dos mandantes. Sendo assim, pegamos o América no domingo (26) e na quarta-feira (29) selamos nossa passagem para a reta final em casa frente ao time da Patrocinense.

Já as partidas de semifinais, ao anunciado, serão dias 2 e 5 de agosto. Como o Brasileirão deve começar logo em seguida, dia 9, os dois jogos finais serão em data a ser definida em reunião no dia seguinte a definição das equipes, entre ambas e a FMF. Para o cumprimento dessa programação, segundo informações colhidas, o governo do Estado autorizou mediante a adoção de padrões de segurança estabelecidos para evitar a proliferação da covid-19.

Sem público, claro, com a presença dos profissionais envolvidos na realização da partida. Jogadores, comissão técnica, imprensa, e sobre esses credenciamentos creio que caberá à Federação em consonância com as entidades envolvidas definir o protocolo para acesso. Fato é que, apesar da ausência da Massa, vamos enfim poder sentir o que o Sampaoli nos reserva para essa temporada.

A expetativa pelo retorno do futebol e a nova cara do Galo são estimulantes. A confiança do Atleticano na dupla Sampaoli/Matos teve várias maneiras de ser aferida durante a paralisação. Desde o sucesso na venda do Manto da Massa, passando pelas recordes nas lives sobre o Galo. Para se ter uma ideia, além daquele êxito desse sistema feito pela assessoria do Galo, uma do Canal do Nicola – com Rubens Menin – superou em mais que o dobro do seu até então recorde com um dirigente do Corinthians.

É com esse espírito que o Atleticano encara o retorno das competições. Mineiro deverá ser o cartão de apresentação do trabalho do novo treinador. Passar pelo América e Patrocinense, depois ir para o mata mata e recuperar a hegemonia indiscutível do futebol mineiro. Que assim seja e sempre será!

Paralelo a isso, como sinalizei no início, alguns assuntos vêm mexendo com o Atleticano. Ao que percebo, mesmo com toda a boa expectativa com Sampaoli, o Torcedor não vem aprovando uma eventual contratação do goleiro Martín Campaña, do Independiente da Argentina. E tem duas justificativas que merecem consideração. Empréstimo com obrigatoriedade de compra ao final e o fato de que esse goleiro que sai jogando – com o próprio Sampaoli – já custou à seleção Argentina um dos maiores vexames de todos os tempos. Três a zero para a Croácia na Copa de 2018.

Por fim, uma grande notícia, novamente de sucesso do Departamento Jurídico. Capitaneados pelos vice-presidente Lásaro Cândido e o advogado Lucas Otoni, o Galo se viu livre – definitivamente – da ação interposta pelo Banfield que pretendia 15 milhões de dólares desde a chegada do Cazares em Belo Horizonte. Livres desse risco, e aliviando o prejuízo financeiro e técnico que o equatoriano ainda vai deixar após sua despedida. Já o vejo de costas da Cidade do Galo. Só se ele mudasse muito, o que parece improvável.

Não poderia fechar nossa prosa de hoje sem fazer esse registro. Hoje, dia 8 de julho, dona Ana – a vovó do Galo – comemora seu centenário. Ontem charanga e mascote começaram as homenagens que terá sequência durante toda essa quarta-feira. Vovó ainda terá muitas surpresas, aguardem!

Essa foto com essa nossa ídola é de 2012, na porta do CT do Galo, no dia daquele clássico pelo Brasileiro que fomos “prejudicados” com um gol irregular no último minuto da partida. Saúde e força Vovó, o Galo ainda vai nos dar muitas alegrias nesta e nas futuras temporadas!

Fotos: 1) UAI/EM; 2) Bruno Cantini/Atlético; 3) arquivo pessoal

11 thoughts to “Finalmente Galo à vista!”

  1. Boa tarde, MASSA!

    Parabéns a D. Ana, a vovó do 9ALO, pelo seu CENTENÁRIO. Também quero passar dos 100 anos de vida.

    Quanto ao retorno da Champions League Mineira, já retorna com o 9ALO na pressão. Tem de ganhar e ganhar, para chegar na semi. Depois é ganhar e classificar, mesmo com empate ou derrota. Aí começa o brasileiro 2020, tem de começar ganhando, e em cima da mulambada, logo para por moral. Depois é ganhar, ganhar, etc.

    Aí vem a final da CLM, se chegar lá é claro, e não tem o que fazer, é ganhar e ganhar. A final não pode nem pensar em empatar um dos dois jogos.

    É isso. A pressão voltou!!!!!

    BORAAAA 99AAALLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Começou o mimimi do Tardelli. Daqui a pouco vem o xilique de Réver. Acredito que Victor não vai reclamar da reserva, mas vai gerar conflitos na torcida. A comissão técnica, SAMPAOLI / MATTOS, tem que trabalhar isso com muito cuidado. Os três hoje são reservas. Muita atenção. Títulos se perdem assim também.

  3. Prezados,

    Para mim o melhor trabalho até agora do Sampaoli foi o de nos livrar de alguns jogadores que nos aterrorizaram no ano passado. Vou ficar muito feliz de não ver mais em campo um time inteiro de jogadores, como Michel, Patric, Maidana, Hulk, Lucas Hernandez, JW, Martinez, Lucas Candido, Edinho, Bruninho, Di Santo, Clayton e Pastor (salário de 450!!!). 13 jogadores. E ainda estou feliz de ver alguns no banco, como o Victor, Rever e FS. Chegou, peitou, mandou embora, mandou para o banco e é isso aí. Não TEM que jogar como era antes. Todos estávamos vendo que faltavam condições, mas esse pessoal sempre entrava em campo. Parecia imposição de empresários. Calo nos olhos. Chega. Se os novos irão dar resultado é outra história, mas melhor do que esses aí serão. São 13 atletas, se economizaram 100 mil com cada um (e é muito mais), já são 1,3 milhão por mês, o que paga o salário do Sampaoli. Economia e austeridade é isso. Cortar o que precisa ser cortado e gastar onde precisa. E não me venham com refugos de novo. Posso até queimar minha língua, mas Prato já foi… Tardeli está aí, mas tenho lá minhas dúvidas. O time do ano passado foi o pior que vi desde aquele do Mixirica. Esperamos algo melhor, e com certeza virá.
    SAN

  4. Bom dia Massa Guru

    Mesmo não concordando, até entendo a vontade do técnico de ter em seu elenco um goleiro que saiba jogar com os pés, mas se um dia este goleiro, que ele tanto que, falhar neste tipo de jogada? Lembro uma vez que o Victor falhou ao entregar uma bola destas num jogo contra o internacional e a torcida quase o esfolou, mesmo ele sendo ídolo.
    Na minha opinião a diretoria não deveria ceder a esta querência do técnico, até porque seria mais uma contratação numa posição onde temos jogadores que jogariam em qualquer equipe do Brasil. E por fim, acho que ele tem competência para fazer o time jogar sem este goleiro que ele tanto quer. Então Sampaoli se vira nos trinta!

    E hoje saiu o mimimi do Tardelli se manifestando sobre jogar de centroavante como Sampaoli quer. Por mais que eu tenha torcido pra vinda dele pro galo, acho que este mimimi é desnecessário e pode inclusive prejudica-lo. Então meu caro, jogue sua bolinha porque não tem lugar pra vc em outra posição do ataque, e outra, depois não reclame quando chegar outro centroavante e vc ir pro banco.

    Nota: Que o exemplo da vovó com o apoio ao nosso galo sirva de inspiração para aqueles que teimam em ser pessimistas no nosso momento atual.

  5. Boa tarde!

    Boas, futebol a vista.
    Parabéns a dona Ana, muita saúde e alegrias.
    Estou querendo saber como ficará esta situação do Flamengo x Globo, espero não ter que pagar ao Flamengo para assistir o jogo contra o Galo.
    Meu Premier como é que fica?
    Teremos quatro jogos para engrenar nosso Galo rumo ao Brasileirão, muito bom e esperançoso.
    Faltando ainda um 9 e um 10.

    Boa quarta feira a todos!

  6. Boa tarde a todos!
    Estou muito ansioso para ver o Galo em campo, acredito que não teremos forma máxima, visto que, os reforços anunciados ainda dependem de aprovação em exames, cumprimento do isolamento social por conta da Covid e após tudo isso, ser apresentado e iniciar os treinos. Acredito que, Keno, Junior Alonso e Allan não terão condições de jogo.
    Fora isso, vamos com tudo para cima do América.
    Esse ano, diferente dos outros em que o Galo foi vice campeão, vejo clubes que estão acima e até no mesmo nível correndo risco de perder técnico e o melhor jogador. Caso se confirme a saída de Dudu no Palmeiras e a saída do Jorge Jesus do flamengo, vejo Galo com mais chances para levantar o caneco.
    No mais, quero desejar toda paz, saúde, felicidade para a vovó do Galo.

  7. Bom dia xará e amigalos!
    Todos esperamos o retorno do futebol com todas as providências e cuidados necessários. Porém este retorno do campeonato rural ainda não está totalmente definido. A prefeitura não concorda.
    Acho que teremos alguns capítulos a mais dessa novela. Quanto ao time do GALO estamos na expectativa de vermos a “cara” do time como bem disse o xará. Ainda falta um camisa 9 fazedor de gols. No elenco ainda não temos esse jogador. No gol acho que o Rafael dá conta do recado. É um excelente goleiro. Parabéns a Vovó do GALO!!!!!!!!!!!!! Que Deus conceda a ela muitas alegrias e que ela esteja presente na inauguração da Arena do GALO em 2022!!!!!!!!!!!!! Sáude pra Vovó Ana e pra todo nós!!!!!!!!!!!!!!! O mequinha “que queria ser grande” que se cuide!!!!!!!!!!!! Vai ser destroçado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. Caro, agradeço vossas observações. Mas disse que ele está no time argentino e não nacionalidade. Assim como a referência ao jogo com a Croácia se relaciona ao treinador Sampaoli e seu sistema de goleiro linha.
      Reitero meu agradecimento quanto ao registro.
      Galo Sempre!

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos.
    Que dia abençoado! Fomos agraciados com o eligir da juventude aos 100 anos. Parabéns vovó Ana, verdadeiro exemplo de atleticanidade. Que Deus a ilumine e abençoe, permitindo-nos desfrutar ainda por muitos anos com a sua presença juvenil.
    Quanto à volta do campeonato mineiro, todos estamos havidos por ver a bola rolando novamente. Vamos ver as surpresas que nos aguardam! A primeira partida da volta, contra um time bem armado, o ameriquinha, poderá nos sinalizar o que nos espera.
    Hoje e sempre, galo!

  9. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    como todo atleticano, estou também ansioso para a volta do futebol, porque, ao contrário, de antes da pandemia, estou otimista, como a maioria, de que o time nos trará muitas alegrias…
    Mas é bom não pensarmos que o Galo vai voltar “voando” e mostrando entrosamento, isso virá com o tempo….
    Li, não sei se é verdade, que a FMF está pensando em realizar os jogos do final em datas FIFA..
    Bem um grande beijo e um grande abraço em Dona Ana, um século de vida não é pra qualquer um!!!!! Quero vê-la na inauguração do nosso estádio e, se possível, recebendo uma grande homenagem do Galo!!!!
    Uma ótima quarta para todos e se cuidem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.