Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Feliz Galo Novo

O título não é novidade, ano a ano, usei “Adeus Galo Velho” e “Feliz Galo Novo” em todas as postagens na virada de ano. Dia 31 de dezembro e 1º de janeiro, sempre na expectativa de o ano novo ser melhor que o anterior. Ontem, como toda terça o espaço vem sendo cedido ao grupo Renova Galo, abdiquei dessa mesmice. A casualidade da cessão do espaço ao RG, aliada a superstição que insisto em negar, me sugere a acreditar num 2020 melhor que 19, 18, 17, 16 e 15.

Pois bem, estive sumido por uns dias, conforme anunciei ao ir até a Araxá ficar os últimos dias do ano com meus familiares a amigos. Lá até tentei dissimular meu sentimento de “vingança” com o fechamento da temporada brasileira. Tentei, mas a arrogância de uns poucos atrapalhou e interferiu na minha intenção. Eita gentinha soberba! Como me esforço em centrar minhas energias no meu quadrado, volto aqui nesta virada de ano buscando motivação para acompanhar e apoiar o nosso Galo na temporada 2020.

Durante minha ausência daqui, não tirei os olhos e minha observação do que podia existir de novidade na Cidade do Galo. Novidade que refiro é sobre caras novas. Pois começamos o ano exatamente como terminamos o Brasileiro. Quer dizer, sem o técnico interino e alguns jogadores que nada vinham produzindo ao time. O novo comandante, embora sem a diretoria confirmar oficialmente, deverá ser Rafael Dudamel. Aposta, como outras que passaram por aqui, com o diferencial de ter trabalhado na seleção Venezuelana e promovido um significativo avanço no futebol daquele país.

Sobre os que saíram, ao meu coração Atleticano, nenhum deles me comove e fará sentir saudades. Sei que temos muitos entre nós, justificadamente, lamentando a saída do Luan. Tenho minha opinião pessoal à respeito, farei um post exclusivamente sobre o menino maluquinho. Os demais, desde Elias, passando por Geuvânio, até chegar no Chará (que parece confirmado) e outros que ainda estão na fila, sinceramente não vinham justificando o robusto salário contratual. Sendo assim, considero essa ação de limpeza e purificação positiva. Mas, ainda tem quase uma dezena que precisa encontrar essa porta de saída.

Por fim, quero saber é quem chega. Temos carências evidentes em todos os setores. Goleiro, embora o ídolo Victor tenha se recuperado, aliado a ascensão do Cleiton e mesmo contando com boas promessas no grupo, acho que merecia melhor atenção. Nas laterais, com toda sinceridade, torcendo muito para esse Maílton vingar e que chegue alguém para o lado esquerdo. Os que temos, todos eles, são vulneráveis. Na zaga, entre todos, Igor Rabello é o único que tem lugar seguro. Vitor Mendes tem futuro e Maidana entra na terceira temporada sem se firmar.

Já no meio de campo, a meu gosto, sonho com Jaír, Gustavo Blanco e Nathan (isso mesmo, Nathan pelo que mostrou quando teve sequencia). Bruninho pode crescer, mas Zé Welinson e Martinez não criam expectativas. Tomara que me provem o contrário. Os demais, são apenas demais.

Lá na frente, considerando que Otero tem a confiança com o eventual futuro treinador, pode ser que vingue. Di Santo seria interessante opção de banco e Cazares – sobre este faço minhas as palavras do presidente Sette (mesmo condenando ele ter dito) – então não serve para o grupo.  Já Marquinhos é xodó da Massa.

É como penso, respeitando sempre as opiniões divergentes, dai a sugestão desse debate. De volta para Belo Horizonte, vou me esforçar em postar diariamente dando voz e vez ao Atleticano.

*fotos: Bruno Cantini\Atlético

19 thoughts to “Feliz Galo Novo”

  1. Oi Eduardo e Amigos, Feliz 2020.
    Faltam 20 dias para a estréia oficial na temporada e não temos ainda técnico e reforços. Não tem como a coisa dá certo.
    No Galo, há anos, sempre “começando a construir a casa pelo teto”.
    Saudações Atleticanas,

  2. Bom dia Eduardo, atleticanos e atleticanas, entra ano e sai ano e Patric continua enganando por aqui, pelo visto, vai completar 10 ANOS. Não dá pra ter esperanças em um time que tem um jogador(?) como esse, ainda mais sendo titular….. Se o Dudamel dispensar esse encosto já vai ter prestado um grande serviço ao Galo.
    Vamos aguardar os tais “reforços pontuais”, até agora só especulações, nada de concreto….
    Feliz 2020 a todos…..

  3. boa tarde Eduardo e massa. feliz ano novo com saúde e paz para todos amigalos que comentam aqui no blog.enfim chegou 2020 igual acabou o 2019.sem treinador. jogadores. presidente. diretor de futebol e a reformulação até agora nada. ok dia que este péssimo diretor de futebol contratar augum jogador que preste elogio ele.ate agora foi toco do jogadores.do Sevilha. e do fluminenc. aliás ok trouxe até hoje foi refugos e peladeiros. que 2020 podemos sonhar com um time competitivo e títulos.vai galooo.

  4. Assunto Gestão do Futebol “Moderno”
    ===============================
    Um clube de futebol tem como único e
    terminante objetivo a formação de um
    elenco para disputar competições .
    O resto é penduricalho .

    Então , o que os dirigentes têm que ter
    em mente é considerar esse preceito
    como norma imutável de atuação .

    A formação de um time coeso se dá no
    trabalho de ajuste do grupo que se vai
    moldando AO LONGO de um período .

    Para exemplificar , o Atlético de 71 , de
    tão saudosa memória , começou a ser
    montado por Yustrich , em 68/69 .

    E vejam o elenco que foi sendo criado
    para chegar até o Telê :
    Renato , Humberto Monteiro , Vantuir ,
    Normandes , Mussula , Oldair , Romeu,
    Tião , Vaguinho , Ronaldo , Dario , Bibi ,
    Lôla , Spencer , Cincuneghi , Vanderlei ,
    Beto , Humberto Ramos , Grapette , …

    Todos eles “titularíssimos” nos dias de
    hoje .

    Portanto , se o Atlético pretende voltar
    a praticar o futebol EM CAMPO com o
    protagonismo que lhe é histórico deve,
    urgentemente , buscar compor a sua
    diretoria técnica com os ” verdadeiros
    boleiros “, aquelas pessoas que sabem
    como montar um time , um elenco e
    não um armazém de mercadorias que
    são expostas para vendas a varejo .

  5. Bom dia amigos do Galo. Até quando teremos de suportar o Finge que Marca e Recua? Pelo amor de Deus liberem o Fábio Santos ou paguem para alguém ficar com ele.
    Estava esquecendo, façam a mesma coisa com o Patric.
    Quando o NOSSO GALO vai contratar um DIRETOR DE FUTEBOL?

  6. Reli alguns posts e comentários e quero
    provocar uma discussão por aqui , sadia
    e respeitosa .

    Então , vamos lá .

    MAX PEREIRA , atualizando …..
    =========================
    No meu entender , o seu pensar teoriza
    demais a gestão do futebol .

    Os “bons momentos” foram pontuais , a
    expressão de um acaso .
    O trabalho de Chavare na base nos traz ,
    de verdade , qual resultado prático ?

    Você ressalta a criação da tal equipe de
    transição como um grande feito , o que ,
    para os mais avançados em idade é a
    mais completa baboseira , porque nada
    mais é que a categoria “aspirantes” que
    reunia juvenis e atletas que não eram
    escalados no principal , e existia mesmo
    uma disputa de torneio paralelo com as
    partidas sendo jogadas na preliminar do
    campeonato principal .

    Portanto , nada de novo , apenas esses
    caras aproveitam a falta de memória do
    torcedor e lançam como uma gestão do
    que há de mais “moderno” em gestão .

    A contratação do Jair só foi considerada
    positiva por um lapso de sorte , quando
    foi escalado ,” por necessidade” , na sua
    verdadeira posição .
    Até então , questionada por um monte
    de gente .
    Ou seja , não havia critério algum para
    que se viesse a aproveitar o elenco .

    Continuo em outra postagem ….

  7. Feliz ano novo a todos que aqui vem para debater, expor opiniões ou simplesmente destilar ira.
    Teremos mais um ano de muitas emoções, boas e ruins, que só um coração atleticano conhece.
    Ao Eduardo desejo muita saúde e alegrias e que consiga manter este lugar aconchegante, que até mesmo as bibas Marias se sentem em casa, e que se tornou uma praça, às vezes de guerra, às vezes de lamentações, às vezes de efusivas comemorações, mas que nos dá um local em que nos sentimos em casa como uma família atleticana.
    Aos demais, além de desejar o melhor e o mais feliz ano novo, peço que sejamos menos agressivos e mais aconchegantes. Tratemos a todos como se faz numa família, sempre respeitando a diversidade de cada um.
    Por fim peço desculpas pelos comentários agressivos e às vezes maldosos que por poucas vezes deixei aqui. E espero que como todo bom humano, poder melhorar no ano que nasce.
    Saudações atleticanas

  8. Feliz Galo novo a todos!!!
    Gostando da venda de Chará, vibrando com a saída de Elias. Finalmente nos livramos desse encosto! Ainda na expectativa das saídas de Ricardo Oliveira e Bolt, além de Patric e Fábio Santos. Se isso acontecer, já considero o Galo reforçadíssimo pra essa temporada. Quanto ao Cazares, gosto do equatoriano. É diferenciado. Não vejo ninguém aqui na América com seu potencial. Se for vendido, que seja por muito mais do que tem sido especulado e pra um time de bem longe do continente americano.
    Quanto à contratação desses jovens jogadores, até apoio a iniciativa, mas isso me faz lembrar da primeira contratação feita por Sette, Kelvin, lateral esquerdo, que ele encheu a bola mas que até hoje está sumido no plantel atleticano.

  9. Bom dia, massa!

    Show de bola o texto de hoje meu Guru, mas permita-me discorda quanto aos que saíram e nenhum deles irá deixar saudades. A exceção fica por conta de Leo Silva, o maior zagueiro de nossa história. Não, nem de longe foi melhor que Luizinho, mas ganhou títulos e por isto o considero o maior.
    No mais tudo que vc postou assino embaixo, mas com as modificações que estamos tendo no clube, principalmente de mentalidade e nomes, tenho esperança de um 2020 mais promissor, pois as ervas daninhas que infestavam o clube estão sendo podadas (Principalmente Elias, Geovanio, RO, talvez F. Santos, Bolt, Terans e outros).
    Se a diretoria realmente cumprir o que prometeu e montar um time de melhor qualidade e comprometido, ela com certeza trará o maior reforço que o clube poderá ter: o retorno da sinergia torcida x clube. Monte um time competitivo presida e deixe o resto para nós. AQUI É GALO P#$%!

  10. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    aproveitando as palavras do blogueiro: “Pois começamos o ano exatamente como terminamos o Brasileiro.”; Pergunto: Se não há nada de novo, o que de novo acontecerá em 2020?
    O “coach motivacional” (RIDÍCULO), fará a diferença?
    Como poderemos apostar no futebol do Blanco? Há quase dois anos sem jogar, e duas contusões no complicado ligamento cruzado? Lembro-me do Valdívia antes e depois da contusão…
    As modificações do elenco são devidas as saídas DESEJADAS pela maioria. Muitos ainda precisam ir embora, como os parasitas do passado que ocupam cargo no GALO. Agradeçam algumas das fantásticas contratações ao parasita Marques. Aquele que foi para o Japão antes do GALO ser rebaixado. Afinal de contas ele era profissional a época dos fatos, agora é “atleticano”.
    Resumindo, parece-me que estamos navegando no mesmo barco, com o mesmo capitão, e continuamos sem rumo.
    Essa é apenas a MINHA OPINIÃO, as verdades eu deixo para quem as detém.
    O preço do sucesso é a eterna vigilância!
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  11. Eu não quero paz, não quero saúde, não quero dinheiro, não quero sucesso, não quero realizações. A única coisa que peço para 2020 é que o Galão da Massa ganhe tudo que disputar. Só isso e mais nada. É pedir demais?

  12. Meu time teria o meio de campo com Jair,Gustavo Blanco e Nathan,na defesa seria Victor,Igor Rabello e Réver,sobre a lateral direita tenho que ver este reforço que chegou,a esquerda precisa de um grande jogador,no ataque jogaria com Otero pela direita,Marquinhos pela esquerda e no meio um centro-avante ou Cazares como falso nove.

  13. JÁ ESTÁ PROVADO E COMPROVADO QUE ESSA DIRETORIA ATLETICANA NÃO SABE COMPRAR , NEM VENDER.
    CONCORDO COM O COMENTÁRIO DE UM ATLETICANO NO POST DE ONTEM , QUE A VENDA DE METADE DO SHOPPING POR 250 MILHÕES NÃO FOI VERDADEIRAMENTE UMA VENDA , MAS UMA DOAÇÃO ENTRE AMIGOS.
    O MELHOR SHOPPING DE B.H. , OCUPANDO UM QUARTEIRÃO INTEIRO NO METRO QUADRADO MAIS CARO DA CIDADE POR ESSA MIXARIA É INEXPLICÁVEL.
    POR 300 MILHÕES O FLAMENGO VENDEU DOIS JOGADORES DE 18 ANOS , VINÍCIUS JR. E PAQUETÁ PARA A EUROPA.
    PORTANTO É UM ESCÂNDALO FENOMENAL A VENDA POR ESSA MIXARIA.
    SEGUNDO ESPECIALISTAS UM SHOPPING NAQUELA LOCALIZAÇÃO , DO PORTE QUE É , “VALE POR BAIXO MAIS DE 1 BILHÃO”.
    PORTANTO ESSAS PÉSSIMAS DIRETORIAS DO ATLÉTICO SEGUEM A SUA SINA , QUE É DILAPIDAR A PREÇO DE BANANA O PATRIMÔNIO DO CLUBE.
    A SEGUIR NESSA CAMINHADA DE INCOMPETÊNCIA E IRRESPONSABILIDADE DAQUI A POUCOS ANOS NÃO TEREMOS NEM TIME , NEM PATRIMÔNIO .
    O NOSSO PRINCIPAL PROBLEMA É A DIRETORIA.

  14. Bom dia a todos. Um 2020 de saude e realizações para o Avila e os frequentadores do Blog. Cabe cumprimentar sim a Diretoria pela venda do Chara( 28 anos) e recuperando o que foi gasto com a contratação foi muito bom. As saidas do Luan e Elias, Bolt e aposentadoria do Leo Silva também foram, ao meu cuidar medidas necessárias. Mas a fila precisa andar para Ricardo Oliveira, Fabio Santos, Vitor, Rever , Cazares e Patrick se quisermos ganhar algo. Esses jogadores nao tem perfil para integrar um time competitivo. Na lateral esquerda existem quatro opções: Fabio Santos, Hernandes, Hulk e Danilo Barcellos. Todos já demonstraram que nao servem. Permito-me concordar com o Alberto MTC: contratar um Colt Motivacional para a Comissão Técnica é algo muito estranho. Outra situacao estranha é autorizar o Dudamel trazer o preparador fisico de sua confiança e manter outros dois já existentes. Por fim, a manutenção de Marques, Eder Aleixo e Adilson, primo de Kalil como preparador fisico serve apenas para dar continuidade a sinecura no clube.

    1. Caro Domingos, infelizmente, para nossa tristeza a sua informação está incorreta… Bolt continua, tem mais dois anos de contrato e o pior, ele GANHA EM EUROS, 100 mil/mês, em reais hoje, cerca de 450 mil… Parabéns aos responsáveis por essa aberração….

  15. Feliz ano novo, a todos os Atleticanos, e, em especial, a vc, caro Eduardo. Obrigado pela dedicação, pelo tempo e pela paciência. 2020 será melhor para o Galo. SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *