Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fechado com o Galo

Até o momento, pelo Brasileiro, foram cinco jogos. Três fora e dois em Belo Horizonte. Vencemos fora um dos cinco candidatos ao título, uma vez que Flamengo – ao lado de Palmeiras, Grêmio, Internacional e o próprio Galo – são tidos como os favoritos ao Brasileiro 20/21. Fomos derrotados, em Porto Alegre, por outro candidato em potencial ao pódio. O Inter.

Por mais que as duas derrotas consecutivas tenham nos doído – frente ao Botafogo não merecíamos e com o Internacional faltou raça – a situação ainda não me incomoda. Fosse qualquer dos últimos treinadores que passaram por aqui, inclusive o idolatrado Levir, que em sua última oportunidade estava excessivamente “zem”, seguramente não teríamos os nove pontos conquistados.

Talvez cinco ou seis pontos. A chiadeira seria a mesma que estamos acompanhando. Eu mesmo, tempos atrás, seguramente estaria na porta da sede exigindo a cabeça de jogadores, treinador e dirigente. Mas acho que depois dos 60 anos comecei a ver as coisas de maneira mais leve. Fosse eu jogador, condição descartada já na infância, treinador ou diretor, faria melhor? Sei que não!

Cobrar, exigir e colocar defeito foi, é e sempre será muito mais fácil e cômodo do que assumir qualquer dessas missões. Confio no elenco, mais ainda no trabalho do Sampaoli. Consequência disso, estou depositando confiança num presidente que até recentemente só nos dava motivo para insegurança. Quero, como todo Atleticano, vencer, vencer, vencer!

Temos hoje à noite a primeira partida decisiva do Mineiro. Disse aqui e por anos que Mineiro não acrescenta quase nada ao histórico, porém basta perder para ser motivo de grande desgosto. Nessa temporada, ainda sob a batuta de Dudamel, corrermos risco de sequer chegar às semifinais.

Agora é jogo decisivo, frente a uma aguerrida equipe do interior, sendo que outros dois menores da capital sequer avançaram. Um deles nem mesmo classificou para a fase decisiva. Fosse o contrário, alguns moralistas de plantão – Atleticanos ou não – estariam debochando dessa situação. Agora desdenham a competição. Vai entender!

Pois, apesar do percalço no Brasileiro, sigo acreditando no time e nas reformulações em andamento. Paralelo a isso, quero sim o Mineiro. Somos o time que mais vezes conquistou essa competição. Vencendo, vamos tomar ainda mais dianteira em relação ao eventual segundo colocado.

Não consigo imaginar quais as escolhas do treinador para a partida de hoje no Mineirão. Fosse eu o treinador, o que já me coloquei como inabilitado, iria com força máxima. E mais, tentaria fazer uma boa vantagem no placar, se possível, para usar sim um time alternativo no domingo e nos preservar ao grande sonho da temporada que é o Brasileiro. Mas, vai que nada disso acontece, inclusive sobre esse sonhado dilatado placar. Podemos até ser surpreendidos.

Para tanto, reafirmo, estou depositando esperança e confiança no treinador Sampaoli. A cara do time mudou desde a sua chegada. Por mais apático, no meu pensar, que tenha sido frente ao Internacional, afirmo minha confiança baseado no todo que estamos vendo.

Em dez jogos, são sete vitórias, duas derrotas e um empate. Fosse Levir, Osvaldo, Santana, Larghi, Roth, Autuori, Micale, Dorival, Aguirre, Roger, Mancini, Dudamel… Será como estaríamos? Tem muitos deles disponíveis no mercado. Cuidado!

*fotos: Bruno Cantini e Pedro Souza/Atlético

26 thoughts to “Fechado com o Galo”

  1. Acabou o primeiro tempo :
    Muito mal o time , Confuso esse esquema de Sampaoli.
    Todo mundo jogando mal.
    Tem que melhorar muito se quiser ganhar o Mineiro.
    Vamos aguardar o segundo tempo.

  2. Boa noite Eduardo e Atleticanos! A dureza do dia e trabalho não me permitiram pronunciar antes, podendo fazê-lo apenas agora. Quanto ao título do texto, perfeito! Apesar de ser ansioso com o Galo se tornado imbatível e vencedor, mesmo que ainda não atinja este patamar sempre estaremos fechados como Galo, pois sem ele o futebol perde sua poersia , seu significado , sua magia e tudo mais. O Atlético é mais que um time de futebol ,mais que uma paixão e um fator que nos leva a viver mais e mais com intensidade ,como orgulho no seu bom sentido e com alegria um e entusiasmo. Ser atleticano e compartilhar este espaço é um prazer. Saudações Atleticanas com mais um campeonato mineiro na coleção.

  3. Boa tarde!
    Prezado Eduardo, andei fora de redes sociais e, também, deixei de enviar comentarios para o blog, porem, quandoenvio os comentarios que não são em nada ofensivos ou que atente contra a moral e os bons costumes , os mesmos (comentários) não tem sido publicados.

    o que pode esta acontecendo?

      1. Boa noite!

        Ok, continuarei insistindo e espero que os próximos comentários não se percam na estrada virtual.
        Forte e fraterno abraço alvinegro.

  4. Cazares ainda está no Galo, está treinando e recebendo. Por que não escalar?
    É descompromissado e bla bla bla, a história todos sabemos. Mas ponderemos.
    Até Outubro quando se abre a janela internacional provavelmente não teremos contratações.
    Então, será com Hioran que vamos até lá.
    O que é melhor: escalar Cazares pelo menos até outro armador chegar ou insistir com Hioran?
    Vcs que não concordam, não tem a menor curiosidade de vê-lo atuando com Sampaoli????
    Não, não quero que o Galo renove com ele. Que em Dezembro vá embora, porém que JOGUE ATÉ LÁ.
    O camisa 10 que vai ajeitar o time pode já estar no grupo. O time tem padrão de jogo, a bola vai passar por ele o tempo todo. É hora do Sampaoli ceder e aceitar a opção de momento.

  5. Boa tarde a todos.
    Sempre venho aqui e defendo o Cazares. Parece até que ganho pra isso. Mas não acho as críticas a ele tão justas. Sei que ele é um jogador mais “farrista”, mas dentro de campo, não acho que ele nos deixou na mão. Nos últimos anos, o Galo não teve um time bom, pelo contrário, muito fraco. A parceria dele pelo lado esquerdo era com o ex jogador Fábio Santos. Ele tinha que abastecer os atacantes R.O. e Di Santo. Ano passado, ele salvou o Galo do rebaixamento, praticamente sozinho. Foram jogadas decisivas dele que somaram os pontos necessários. Agora que ele roeu o osso, que seria a hora de comer o filé, teria Arana, Allan, Savarino, Sasha,etc para poder jogar, tiram ele do time. Ou não entendem de futebol ou estão loucos.
    Me desculpem, mas deixar o Cazares fora é um crime contra o futebol.

    Abraço a todos!

  6. Bom dia. Tenho 61. Chega de pedir raça. Eu quero é técnica, qualidade do time todo. Precisamos, com urgência, de um meia-armador, o antigo camisa 10 que, como lembrou o vice Lásaro, tivemos pouquíssimos em 112 anos. Nenhum com a imagem registrada da sede. Galo Doido só que privilegia atacantes, raça, correria é pouco para conquistar títulos .

  7. bom dia Eduardo e massa. é hoje o primeiro jogo da final do mineiro. éo jogo da vida do tombense e que o galo abre os olhos. sobre a base porque equipes do rio. São Paulo. rio grande do sul dão chances aos jogadores da base e no galo entra e sai treinadores que preferem jogadores prontos. olham quantos milhões de euros que o flamerda. grêmio. Palmeiras. Santos. etc ganham em revelar jogadores. hoje meu placar.2×0.vai galoooooo.

  8. Bom dia MASSA!

    Fechado com o 9ALO sempre estamos. Não interessa se ele esteja bem ou mau, mas estamos sempre fechado com ele.

    Eduardo, e demais que acham que não vale nada, vou discordar de vcs. O CAMpeonato Mineiro é sim importante, do contrário não existiria. O pessoal da portuguesa qdo estão na final, vale um Mundial; se é qq outro, vira rural. Pra mim é Champions League Mineira. Quero o título e não abro mão. Aqui no terreiro mineiro quem manda é o 9ALO, e ponto final. Isso tem de ficar bem claro.

    Não da para imaginar a escalação de hoje, acho que nem o técnico sabe. Porém parte do que li pela imprensa, e essa não é confiável, dizem que virá com time reserva. Mas qual é o time reserva do 9ALO? Pra mim, tirando uns quatro jogadores, o resto é reserva. Então que seja qq time, só não pode deixar fora: Rafael, Arana, Alonso e Jair. Talvez Vitor, até para deixá-lo em atividade, em ritmo de jogo.

    BBOOORRRAAAA 999AAAAAAALLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!

    Levantar mais caneco. Que venha Tombense.

  9. Adorei o titulo, eu também estou Fechada com o Galo, sempre!
    Meu querido Eduardo, não me canso de repetir: só alguém com tolerância infinita consegue lidar diariamente com tantos ‘mimizentos’ juntos. Parabéns.
    Para os dois jogos da final eu espero que alguém tenha avisado ao Sampaoli a importância que o Victor tem na história do CAM. E que essa é – não deve renovar em dezembro – a última oportunidade que ele tem de ganhar mais um título no Clube.
    Victor escalado e Capitão do Time para levantar a taça, SE ela vier. Ainda que sem a Massa, essa homenagem de despedida é o mínimo que São Victor Pé Esquerdo merece.

    Ao Jorge19, o seu comentário de ontem, em minha opinião, foi perfeito. Aplausos.

    Ao José Antônio, bom dia, boa tarde, boa noite. [Risos] Um beijo.

    1. Boa tarde, Lucy, que bom que está de volta! Na minha opinião, hj o Galo deveria entrar com força máxima, incluindo o Rafael e fazer o resultado que espero ser de 2 x 0. Aí, invertida a vantagem e com mais tranquilidade, mas sem relaxar, no domingo entraria com Victor no gol para ele levantar a taça e tb dando chances a garotos da base! Hoje, a vantagem está com o Tombense e acho arriscado entrarmos com um time todo modificado e sem ritmo já que nós é que precisamos da vitória, eles jogam por dois empates! De qualquer forma, é obrigação sim do Galo levantar esse Mineiro e aí, mais animado, ir com tudo no Brasileiro para ser campeão também!

  10. Bom dia!!!

    Sigamos no apoio ao Galo sempre para buscar triunfos. Tem que ganhar o Mineiro e disso não há menor dúvida. Não diz o Hino ” Vencer, Vencer, Vencer…?”.

    Sobre Cazares não dá para seguir com o cara no elenco. Teve ele todas as chances no Atlético que lhe deu a mão e várias oportunidades, mas o cara até desdenhou e foi ingrato com a Instituição.

    Ademais,Cazares não sabe jogar de ponta de lança ou camisa 10 (próximo da área do adversário e em dupla com o centroavante). Ele prefere jogar pelos lados, mais o esquerdo, e por trás, como um falso 3′ volante, já que não gosta de marcar. É mais um meia de armação do que um meia ofensivo. Tudo bem que seja habilidoso, mas só isso não basta, há que se ter a técnica (saber jogar na posição – não é um 10) e ser bem mais profissional.

    Cazares não resolverá a questão da ofensividade da equipe que anda claudicante.

    Para mim Cazares já deu!!!

    Sobre o treinador, que eu gosto, é preciso reconhecer que ele é aficccionado pela tática kamikaze do “Pardal Maluco”.

    “Pardal” porque é um treinador inventivo demais; e “Maluco”, beleza até, porque toma decisões que acabam por levar a ninguém entendê-las. Nem o adversário, nem os comentaristas, nem os seu próprios jogadores e tampouco a Torcida Atleticana.

    Vá entender!!!

    Mas ele é o cara e é que com ele que a Torcida tem fechar e apoiar.

    Pela loucura do ” Pardal Maluco” é o único que pode levar o Atlético a sair dessa fila de 49 anos sem o Brasileirão.

    É agora, com ele, ou nunca!!!

  11. Bom dia!
    Não gosto da insistência com Hyoran?
    Não gosto de não se dar oportunidade para Sávio e outros da base. O momento seria agora, a meu ver.
    Não gosto de saber que temos o melhor camisa 10 do Brasil encostado no Galo e recebendo. Teria que jogar até o fim do contrato!
    Entretanto, todavia, porém…estou satisfeito com os rumos do Galo e com os melhores diretor e treinador do mercado.
    Que o Galo jogue hoje com muita raça, determinação e técnica! Quero muito o título mineiro!!!
    Vai pra cima Galooooo!!!!

  12. Eu não consigo entender o que seja torcer “a futuro ”

    Desde que me entendo por gente o que vale é o jogo do DIA , torço desesperadamente por uma vitória e fico muito p… se ela não vier

    E se é time pequeno, e a Tombense É time pequeno, então que venha a goleada , nada menos que isso

    Não suporto essa conversa de “aiin,o time tá em formação” , “aiin, o técnico tá implantando sua filosofia de jogo” e mais e mais conversa pra boi dormir

    Tá formando um elenco ?
    Ótimo , mas entre em campo PRA VENCER e deixe o discurso para os “especialistas”

    Títulos?
    VENÇA O JOGO DO DIA que eles acontecem

    Para os que gostam de frases xe efeito tem uma ótima:
    ” você ganha um título na arrancada final ; mas o perde nas rodadas iniciais”

    Sei lá quem disse isso , mas é muito boa.

    1. Parabéns José Eduardo Barata , CHEGA DE TIME EM FORMAÇÃO PARA GANHAR NO ANO QUE VEM.
      ESGOTOU. NÃO DÁ MAIS.
      O JOGO E O TÍTULO É O DA HORA.

    2. Um pouco de história,prezado!
      Em vossos comentários o vejo citando João Lacerda Filho e Dorival Knippel, então aí vai um pouquinho da História_ q muitos desconhecem, diga-se_ do primeiro á frente do CAM lá em 1976 e como foi criado aquele timaço formado com 9 crias da base.
      Permita-me caro Duduco,ñ sei se é permitido,mas…
      https://medium.com/@rivellenunes/1976-a-vit%C3%B3ria-da-renova%C3%A7%C3%A3o-ebe77c89e3a
      >>>CRÉDITOS: medium.com
      >>>Letra de Rivelle Nunes
      Abraço e Saudações Atleticanas.

  13. Todo título é importante , o C.Mineiro também é , vamos com seriedade e time titular para ganhar e comemorar mais um .
    Após vencida essa batalha , vamos nos focar exclusivamente no C.Brasileiro.
    NÃO PODEMOS DE FORMA NENHUMA DESPERDIÇAR ESSA GRANDE OPORTUNIDADE DE FATURAR ESSE SONHADO TÍTULO , JÁ QUE OS NOSSOS PRINCIPAIS RIVAIS ESTARÃO ENVOLVIDOS COM OUTRAS COMPETIÇÕES E NÓS SÓ TEREMOS UMA ÚNICA DISPUTA.
    PORTANTO COM O CALENDÁRIO FOLGADO , NÃO HÁ NENHUMA NECESSIDADE DE “POUPAR” JOGADOR E PODEMOS IR COM FORÇA MÁXIMA EM TODOS OS JOGOS.
    A HORA É AGORA , 2020 , SÓ O TÍTULO NOS INTERESSA .
    ESSA CONVERSA DE QUE O TIME ESTÁ EM FORMAÇÃO PARA COLHER OS FRUTOS
    “ANO QUE VEM” NÃO COLA MAIS. CANSEI.
    O ANO É AGORA . 2020.
    QUEREMOS O BRASILEIRÃO.
    SÓ ISSO NOS INTERESSA.

  14. Bom dia, Guru e massa

    O campeonato Mineiro não vale nada para alguns torcedores, mas se não ganharmos será mais um vexame na história do clube e com certeza abrirá uma crise sem precedentes, principalmente junto à torcida. E depois dos dois últimos resultados, já sabemos a quantas anda o humor de parte da torcida e sua impaciência e total falta de compreensão.
    Mas se estes mesmos vissem a lista de técnicos que vc mencionou meu Guru, tirando as exceções de Roger Machado e até mesmo Thiago Largui e que perdeu vários jogadores na janela e ainda pegou um bando de traíras pra treinar, o resto, nós hoje estaríamos agradecendo aos céus o fato de Sampaoli está à frente da equipe.
    É só ver a escalação do nosso time na partida anterior junto ao mesmo Tombense para comprovar que dos 11 que entraram em campo naquela oportunidade só restaram Ygor Rabelo e Marquinhos, que hoje não são titulares na equipe atual. Então posso falar por mim, e estou satisfeito tanto com o treinador quanto com o elenco atual, que será reforçado em breve com as duas ou três peças faltantes.
    E assim como vc meu Guru, tb estou fechado com o time!

    1. Caro JBHGALO,
      o campeonato mineiro só não vale pra quem fica de fora, ou perde…. Tem time ai que comemora uma tal de “tríplice coroa” que inclui o campeonato mineiro…

  15. Bom dia D’Ávila,

    Interessante, seu comentário hoje está recheado de “se”, e é aí a origem do problema.
    Ontem no meu comentário foi questionado pelo amiGalo, JBGalo, quando a dar murro na mesa e o caminho.
    Pois bem:
    O caminho camaradas, passa por nós, que somos os maiores interessados em ver nosso time na prateleira de cima do futebol mundial.
    1°- Não podemos nos contentar em ter um bom técnico, cheio de ideias inovadoras, mas ele achar que o DONO do time.
    2°- Vejo muitos aqui pedir um camisa 10, “ora bolas” o Galo tem um afastado, que ganha muito e não está jogando por “pirracinha” do Samparolha. Apesar de minha opinião que já perdeu todas as chances que lhe deram, mas está lá e recebendo. Portanto…
    3°- Outros questionam Hyoram, c@##@%*, temos uma Martines, que é jogador da “seleção” do seu país, o mesmo Hernandez, p*##@, ninguém desaprende a jogar do dia pra noite.
    4°- Cadê os garotos da base? Só servem pra jogar na base?
    5°- Dos 20 times da série A, o único que não se pode definir os titulares é o Galo. Então será que esse “ténico” está certo? Peraí… humildade cara. Inventa modo aqui não.
    Teria mais algumas ponderações, mas pra não ficar muito longo o texto, acho já expliquei parte do caminho.

    Saudações.

    “Somente sendo um pra saber”

    1. Caro amigalo J. Antônio de Pádua

      Seus argumentos são pertinentes, mas quanto ao time titular faço uma ressalva e ao mesmo tempo uma indagação:

      Se por um lado a definição de um time titular pode representar mais entrosamento entre os jogadores, será que a falta desta definição, não acaba de vez com aquele problema recorrente que havia no clube, com jogadores que se acomodavam sabendo da titularidade garantida?
      Lembra de Elias e F. Santos sem sombra?
      Segundo os próprios jogadores, hoje quem não estiver preparado vai pro fim da fila, e isso enterra de vez os vagabundos que só tinham como meta, passar no caixa no fim do mês.

  16. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Eu também discordo do imediatismo que estamos vivenciando. O Sampaoli fez a limpa reinvindicada ( é triste ver atleticano pedindo chance para Cazares). Pediu a Diretoria mais cinco reforços ( trouxeram o Sascha). Acredito que na janela de outubro virao outras peças. O Campeonato é longo. Acredito que lá pra décima rodada teremos condições de fazer uma análise mais concreta das possibilidades de cada clube na competição. Por enquanto acho muito prematuro as projeções. Espero que contratem na janela de outubro pelo menos dois titulares e se até lá conseguirmos nos manter no pelotão da frente poderemos disputar o título. E que em dezembro nao renovem com Vitor, Cazares e Fabio Santos. Parabens ao Alexandre Matos por nos livrar do Otero. Falta sumir com o Ze Wellisson, Hernandes e Martines..Quanto ao Campeonato Mineiro eu penso que nada acrescenta e esses dois jogos devem ser disputados por jogadores no apogeu fisico e que precisam de ritimo de jogo. Até os reservas tem o brigacao de ganhar do Tombense. P foco, na minha opinião é o Brasileiro.

    1. Boa tarde Massa Atleticana!

      ‘Tô’ contigo…sou Galo até em disputa de par ou impar.

      Saudações alvinegras.

  17. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,

    não podemos ficar dando ouvidos às marias infiltradas e aos que só pensam em criticar que não saem do blog (porque será?, deve ser porque não tem onde expor seus comentários infelizes)… E nem tão pouco a essa imprensa tendenciosa, porque todos eles, sem exceção querem que o projeto do Galo fracasse…
    Mas enquanto os cães ladram, o time vai sendo formado, e o estádio vai subindo!!!! O Menin antecipou a data da inauguração pra abril de 2022, AS MÁQUINAS NÃO PARAM!!!! Acredito nele!!!! De construção ele deve entender já que é dono de uma das maiores construtoras do mundo!!!!! Isso deve matar muita gente de inveja!!!! Eu, agradeço muito por ele ser atleticano e querer ajudar o Galo a ser um dos maiores times de futebol do mundo!!!!!
    uma ótima quarta a todos e mais tarde, respeitando o Tombense, vamos em busca da manutenção da hegemonia estadual….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.