Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Experiências, vitória e liderança

A folga na tabela permitiu ao treinador fazer experiências. Talison, que sempre reclamo, finalmente pôde mostrar seu valor ao treinador. Pena que atuou apenas um tempo, dando lugar ao contestado Mariano, que desta vez se mostrou mais seguro que em outras oportunidades. Mas eu pessoalmente, entre os três à disposição, prefiro o garoto que subiu da base. É seguro, tem personalidade, voluntarioso e sabe o momento de avançar.

Na zaga, depois de já ter utilizado Gabriel e Igor Rabello, desta vez o técnico contou com a volta de Réver, liberado pelo Departamento Médico. O capitão da Libertadores, entre os que temos à disposição, seria o dono da vaga. Mas nesse caso faço coro com a maioria dos Torcedores, aguardando alguma interessante contratação para jogar ao lado do Alonso. Sobre o paraguaio, já tem alguns jogos – mesmo antes dessa mini férias – que tem falhado. Vacilos preocupantes, mas ainda o vejo como o xerifão da zaga.

Já no meio de campo – desta vez ele entrou com apenas dois da posição – Allan e Zaracho. O argentino, que foi destaque no time alternativo, não está conseguindo repetir aquelas atuações. Talvez seja posicionamento. E faz falta em excesso. Já no ataque, quando anunciou quatro jogadores avançados, esperava se muita intensidade. Mas o Pouso Alegre – ao meu entendimento – o melhor adversário que enfrentamos nessa competição, não deu espaço para o time Atleticano.

Achei o início da partida bom. Já no meio do primeiro tempo ficou monótono, mas saiu o gol; no segundo tempo nossos jogadores abusaram da displicência. Tanto pela quantidade de gols perdidos, especialmente com Savarino e Hyoran – que entraram no intervalo –, quanto pela disposição mostrada em campo. A vitória e a consolidação da liderança, claro que são importantes, mas igualmente as experiências que Cuca pode fazer. Inclusive poupando Nacho para o final de semana.

Deu pra perceber algo que não existia em tempos recentes. Variações de jogadas, sejam na triangulação e até mesmo em cobrança de bolas paradas. Escanteio e faltas mostraram que o time treina. A propósito, ficou sem registro depois da última partida – o gol numa cobrança de falta do Nacho foi o primeiro depois de um longo período sem comemorar tento dessa natureza. Ao que me lembre, antes foi de Otero no antigo clássico – como o do próximo domingo – no mineiro do ano passado.

O final da partida, diria que a mim foi agonizante. Um a zero, com os três pontos assegurados, mas correndo o risco de jogar dois pelo ralo, como aconteceu no Brasileiro recente contra times gaúchos. Esse histórico deixa o Atleticano aflito. O Pouso Alegre, que tem o segundo melhor ataque do campeonato, arriscava e deixava o Torcedor quase em pânico. No final, deu tudo certo e o Galo segue na liderança.

Hoje ainda tem jogo do América (vice-líder) e Patrocinense (10º) e a partida entre Boa (lanterna) e Tombense (8º) foi adiada para o dia 14 próximo. Chegamos à reta final – faltando apenas três rodadas – e o Galo vai consolidando a liderança e com isso as vantagens para os jogos decisivos do Mineiro/2021.

Em tempo: Já registrei algumas vezes, mas merece repetição. A numeração das camisas do Galo fica ilegível para quem está nas cadeiras do estádio. Na TV, pude conferir, nem tanto uma vez que a imagem é em cima do lance. Sou dos tempos dos números vermelhos que do outro lado do Mineirão eram identificáveis. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

31 thoughts to “Experiências, vitória e liderança”

    1. Todos foram postados. Só um, daqueles bobinhos, que não é o seu caso e que cai sistematicanente na caixa de spam. Vi porque fui lá checar. Tinham três do mesmo infeliz. Num deles, o moiçolo faz ameaça. Nuh! KKKKKK
      Medo!!!

  1. Boa Tarde,

    Apesar de ter ficado feliz com a escalação do Tálison, fiquei decepcionado com sua saída, afinal o que o Mariano poderia fazer de melhor, diferentemente do Eduardo, registro que o Mariano aos 18 minutos do segundo tempo deu uma entregada daquelas, sem contar que efetuou atravessadas de bola típicas das entregadas de 2020, para mim foi péssimo.
    Também contestando a menção sobre os gols de falta, o último foi do Zaracho, primeiro na vitória de 4 x 0 sobre o Uberlândia na 3ª rodada deste ano.
    Quanto a nossa base, fico com o comentário do Paulo Silva, é uma vergonha o pouco caso que as tratam.
    Só para deixar claro aqui, o 3º gol do Santos no San Lourenço fora de casa, foi de um jogador de 16 anos 3 meses e 16 dias , o mais novo a marcar numa Libertadores, Ângelo, quebrou um recorde que já durava 59 anos.
    Não sei o porque também o Allan Franco só entrar aos 20 minutos do segundo tempo, vai entender.
    Ficou claro que o Rever da outra cara na defesa, principalmente no tocante a saída de bola, será um excelente reserva, espero.
    O juiz foi muito legal e condescendente com o Zaracho, agarrou duas vezes o adversário impedindo de progredir e não tomou o amarelo que o deixaria de fora do clássico, acontece temos que relatar.
    Gostei do domínio do Galo no segundo tempo, diferente de outras vitórias de 1 x 0, o placar teve sobre controle o tempo todo.
    Estou me preparando para o primeiro clássico do ano, assisti ao último bem pertinho do campo, cheio de expectativa pela vinda do Sampaoli, agora estamos aqui, esperando pelo sorteio da libertadores, expectativas renovadas e apostas no elenco e não no treinador, acho que evoluímos.
    Boa quinta a todos!

  2. Boa tarde a todos(as). Esse time ainda não apresenta o mesmo padrão do reserva com o auxiliar fixo. E sinceramente, os meninos estavam demonstrando mais vontade. Precisa ter vontade de ganhar, pra ganhar. O Hulk é o maior exemplo. Entregou, até agora, menos que o Echaporã, o Julio César e o Calebe. Até mesmo o Savio, que ainda não marcou, mas mostrou mais vontade. E não se comparam as expectativas de curto prazo entre os citados. Agora , o Hioran é menos dois em campo, ele e o outro que ele toma a vaga.

  3. PARECE QUE ALGUNS TEM UMA VERDADEIRA TARA POR JOGADORES DA BASE.
    EU AINDA NÃO MUDEI DE IDÉIA , ACHO A NOSSA BASE MUITO FRACA E NÃO REVELA NINGUÉM.
    JOGADORES DA BASE SÃO OS ÚNICOS QUE PODEM DAR BOM RETORNO FINANCEIRO AO GALO , SE NÃO JOGAM É PORQUE NÃO TEM CONDIÇÕES TÉCNICAS E SE FOSSEM BONS , TODOS OS TIMES DO EXTERIOR JÁ ESTARIAM DE ÔLHO.
    NÃO ME DEIXO ILUDIR COM ESSES JOGADORES DA BASE HÁ MUITO TEMPO.
    ESSE HULK ATÉ O MOMENTO NÃO DISSE O QUE VEIO FAZER AQUI , ME PARECE QUE NÃO QUER NADA COM A DUREZA.
    TUDO INDICA QUE FOI UMA GRANDE FURADA A CONTRATAÇÃO DESSE TAL DE HULK.
    QUANTO AO VARGAS JOGANDO DE CENTRO AVANTE PODE DAR CERTO.
    SAVARINO , VARGAS E KENO , É A MELHOR FORMAÇÃO PARA O ATAQUE. TEM QUE BOTAR PRÁ JOGAR.
    ZARACHO , NOVAMENTE CAIU DE PRODUÇÃO , JOGADOR CARO E INSTÁVEL.
    ATENÇÃO CUCA :
    A LIBERTADORES TÁ LOGO ALI.

  4. Ontem recebi dezenas de msgs de Marias comemorando que o time delas marcou 2 gols em uma partida. A proximidade do jogo (o ex-clássico mineiro – hoje, Atlético x América, como nos velhos tempos) parece as estar deixando nervosas. Não quero ser estraga-prazeres do apresentador cruzeirense do programa Donos da Bola de BH, que vibrou com o gol impedido do atacante Maria Potter, que vibrou com a camisa amarela do técnico, e ontem tentou relembrar do 6 x 1 dizendo que Cuca teria oportunidade de revanche. Que bobagem. Cuca é um técnico campeão e nem se importa com aquele jogo “arrumadinho”. Ele dirigiu o Galo em outros jogos contra as marias em 2013. Um campeão se faz pelas vitórias e não pelas derrotas, meu amigo. Gostaria de lembrar às Marias disfarçadas (sabemos quem são, não é mesmo?) e as que me bombardearam de msgs ontem (muitas estão nos lendo aqui), que é muito justo comemorarem um ano ou quase isso sem marcar mais de um gol. Em homenagem a elas, parabéns por terem conseguido vencer os dois lanternas do MINEIRO! Aproveitem!

  5. Salve, Massa e Guru!

    Mesmo sendo laboratório e até desdenhado por alguns torcedores, é duro ter que ver Mariano, Hyoran e Alan em campo. E o que dizer das saídas de bolas e entregadas de Júnior Alonso? A displicência com que ele vem jogando é de assustar e nem de longe é aquele jogador que chegou ao Clube. Aliás, já no brasileirão tivemos uns quatro resultados adversos, justamente pelo mal posicionamento e as entregadas dele.
    Cuca também precisa se explicar, pois se é para fazer experiência, porque não coloca Rafael ou Matheus Mendes, Calebe, Savinho ou Felipe?
    Mas o mais irritante ainda são as famosas bolas atrasadas para Everson, algumas até na fogueira. Vai chegar o dia que ele vai falhar e a torcida vai cair de pau esquecendo de quem atrasou a bola.
    Agora é virar a chave e pensar na Mariada, com humildade porquê de soberba só o outro lado da lagoa conhece.

  6. Meudeusdoceu ! ,que jogo horroroso , sem nenhum
    destaque , nada de aproveitável , a não ser o lateral
    direito , que não sei se é Talison ou Tallysom , sei lá .

    E voltou a lenga-lenga de time em formação , que o
    técnico precisa experimentar , “rodar” o elenco , as
    mesmas e cansativas justificativas que não levam a
    lugar nenhum .

    O Interino pegou a baba da reserva e uns garotos
    e nos brindou com quatro partidas agradáveis , os
    caras leves e soltos em campo e uma disposição a
    nos encher de esperança .

    Aí chega ELE , cheio de moral , e faz o futebol que
    vinha jogando o Zaracho desaparecer .
    E isso é só um exemplo , mas , claro , já há quem
    justifique .

    Seu CUCA , aproveita a sua amizade com o ASSIS
    e veja se ele te arruma uns dois Ronaldinhos pra
    você colocar em campo e deixar o time jogar ,
    como aconteceu em 13, enquanto você fica lá no
    banco a roer suas unhas e dedos .

    p.s.
    Admitir-se uma zaga com Réver e Alonso é uma
    abstração da realidade , total e definitiva .

  7. Com relação à cor do número na camisa. Eu, particularmente detesto a cor vermelha, principalmente quanto se une à preta. Que essa cor horrível nunca mais apareça no manto.
    Ah…e, FORA CUCA, ROEDOR DE UNHA, SUPERSTICIOSO!!!
    Esse burro da vez, vai morrer abraçado ao péssimo Allan.
    Volte interino! Mas fique só interino. Não seja efetivado como treinador, senão, te tornarás burro também!!

  8. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS.
    Será que é difícil perceber que a turma tá fazendo para o gasto.
    As vésperas de um clássico, faltando alguns dias para estreia na libertadores, jogador vai se preservar mesmo. E estão certos, pois vimos o quanto custou a ausência do Tardeli, que se machucou em um maldito jogo treino.
    Galo estava ganhando e a turma tirou o pé.
    Domingo é fazer um jogo seguro e ganhar os 3 pontos, e não achem que será um jogo fácil.
    Clássico as coisas se equivalem, já vi muito disso
    Mas estou otimista.
    Borá meu Galo
    p.s. tem uma turma ai que já estão com a corneta ativa pedido cabeça de treinador e jogadores, é de impressionar como certas pessoas torcem para dar errado. Tem um ai que a lista dele só vai aumentando, nem leio os nomes, só vejo que a barra de rolagem precisa cada dia mais passar mais rápido em certos cornetas.
    Bica Bicudo
    Feliz pela sua simples existência.
    Faz a massa feliz.
    Que venha uma

  9. Folga na tabela, vantagem na final!!!!!!
    Ajuda aí. É campeonato rural.
    Vamos falar de campeonato brasileiro, de copa do Brasil e de libertadores.
    A torcida do galo é a mais iludida do planeta.
    E não venham dizer q são mais atleticanos que os outros. Me refiro aos frequentadores do blog! Se quiser podemos falar sobre futebol, o jogo. Desafio qualquer um a demonstrar, com argumentos, que o time do galo é bom.

  10. bom dia Eduardo e massa. vencemos mas não conveceu. se entrar com aquele futebol mostrado de várzea ontem vamos ser engolidos pela Marias caloteiras e freguesas e vai ser o primeiro vexame do cuca pardal. simplesmente o pardal cuca queimou o talison e foi entrar com seu afilhado mariano peladeiro. aliás porque todos treinadores preferem seus afilhados medianos e peladeiros e cuca ja tem os deles .São Everson frangueiro. mariano. Allan peladeiro. vargas. sascha e Hulk. e continua a teimosia de deixar fora do time. marrony. calebe. Felipe.savinho.etc.vou ser sincero não estou achando nada ok estou vendo neste time do galo simplismente vejo o pardal cuca a fazer cagadas atras das outras na equipe. com este futebolzinho de série B não vamos ao lugar nenhum.alias vamos ser sim a chacota de 2021.abre o olho cuca pardal. a galo não aprende com erros do passado. aff.vai galooooo.

  11. Infelizmente não consigo ver melhorias no time do GALO,e fico mais preocupado pois as falhas estão aumentando e os jogadores tentando jogadas individuais próximos a nossa area e levando perigo ao nosso gol. O time ainda continua tocando mais bola para os lados e para trás do que pra frente e isto num time que tem ou deveria ter um grande poderio no ataque, mas os jogadores precisam acordar, pois ainda estou vendo alguns jogadores sem vontade de ganhar ou de fazer mais gols, e o Keno na minha opinião está numa preguiça absurda. Essa minha observação é mais em virtude do elenco que temos e acho que deveria produzir muito mais do que está produzindo.

  12. Eu também sou à favor do vermelho.
    Fora CUca!
    Fora Éverson Chama-gol!
    Fora Xaxa, seu filho da xuxa!
    Fora Vargas!
    Fora Ruinque!
    E que voltem aqueles caras do início do ano, inclusive o interino. Eles, sim, tinham vontade de jogar!

    1. TEOBALDO ,

      eu não aguento mais esse time do Atlético
      sendo conduzido por Fantasmas da Ópera.

      Eles estão conseguindo acabar com toda e
      qualquer vibração que o torcedor um dia
      possa ter tido .

      Lamentável !!! Desesperador !!!

  13. Friozinho ta chegando. Eu estive reparando que todos que jogam como segundo homem do meio tem dificuldades. O Zarachio começou a deslanchar no início sendo o primeiro homem, bastou voltar a ser o segundo e já não consegue aparecer, até Hiorran quando jogou uma vez como volante com o Egooli foi bem e assim tem sido com todos até agora. O Franco corre e não marca nem arma, talvez seja essa a dificuldade da posição, ficar no meio termo de marcar e apoiar e aí se perdem. Falo como torcedor e peladeiro, a posição de volante te dá uma geral do campo e define sua função. Você aparece pra saída de bola e sabe onde combater e quando sobe é surpresa, por isso aparece livre, na verdade pensando assim rápido eu não lembro de nenhum segundo homem de meio que se destaque hoje.

    1. Edenilson e Patric, do Inter. Diego Ribas junto com o Gérson do Flamengo e Gabriel Menino e o outro moleque do Palmeiras. É que o Cuca insistia com o Zaracho pra ficar ai lado do Allan, deve ter pegado ruindade.

  14. Bom dia!
    Vitória é sempre bem vinda. Amém!
    Agora…o Hulk…tem que ser proibido de entrar em campo pra preservar a grama. É muito peso inútil em cima da pobre coitada.
    Impressionante a “paciência” do treinador com os garotos da base. Quando entram é só mesmo pra dar uma satisfação de que está se dando oportunidade à base. Enquanto isso os jogadores “pesados”, de grife, vão torrando a paciência da gente com a quantidade de “minutagem” em campo.

    1. GALO ROBERTO ,

      o que foi aquilo ontem ?
      Que bagunça de time , sem noção do
      que fazer em campo , sem criatividade ,
      resumindo os ataques ao Quebra Linha
      cortar pra dentro e tentar bater pro gol .

      Vamos chamar de volta o Thiago Ribeiro.
      Faz isso muito melhor .

      1. Pois é, caro José Eduardo Barata.
        Show de horrores protagonizado pelo roedor de unhas. Não é só alegria de pobre que dura pouco. Na verdade a alegria de atleticano dura 4 rodadas apenas. O que é que esse desequilibrado emocional veio fazer no Galo? Podia continuar cuidando da mãe dele. Seria melhor pra ele, pra ela e pra nós.

  15. Prezado Eduardo , prezados atleticanos ótimo dia a todos

    Tragam o técnico interino de volta por favor.

    Desde de que esse roedor de unhas voltou o time não tem padrão de jogo nenhum, futebol sofrível de se ver, temos uma dependência do craque Nacho que tem resolvido os jogos pela sua genialidade em campo.
    Ontem o cara escala Sacha e Vargas disputando os mesmos espaços em campo, Alan jogador medíocre, tirou o Talison sem motivo algum para colocar o terrível Mariano, o time joga só para os lados. Em termos de jogo o adversário, com toda sua limitação, era muito mais organizado assim como foi contra o América.
    Alguém sabe aonde está o futebol do Keno? Porque Marrony não é títular?
    Plantel caro e mal treinado.

    1. Então agora é o clássico e todo cuidado é pouco pois já vimos desde décadas atrás que as vezes o favorito sai derrotado…

      O nosso CAM é o time mais qualificado e favorito a conquista do Mineiro, aliás, com os jogadores que têm no elenco, é obrigação…

      Que o Cuca não invente Mariano e Sasha de titulares e faça o nosso ataque render mais com os marmanjos!!!!!

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Apesar de pequenas turbulências, o galo fez um vôo tranquilo e um “POUSO ALEGRE”, tranquilo e seguro. Embora em alguns momentos houve vacilos, no cômputo geral foi uma boa atuação. Esperamos agora o time do outro lado da lagoa, para então, sacramentarmos a nossa indiscutível superioridade no campeonato brasileiro. Muito criticado, o Rever foi ontem, de longe o melhor defensor.
    Hoje e sempre galo!!!

  17. Bom dia, PAULO ROBERTO. Saudações. Não deu para responder ontem por causa do horário. Obrigado pelo retorno ao meu comentário. Quando eu disse que o Galo está bem servido de goleiros eu não quis dizer que ele tem ótimos goleiros. Ele tem três goleiros no nível de quaisquer outros goleiros no Brasil, à exceção do Weverson do Palmeiras. Concordo com o que você diz aqui sempre e é claro que se aparecer um fazedor de milagres e o Galo puder contratá-lo é o ideal, mas por enquanto parece que não existe essa peça. Abraço.

  18. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que ontem viram o Galo vencer mais uma lá no Mineirão. Não foi um grande jogo porque ainda não temos um time, mas os três pontos são iguaizinhos aos que se ganha com um placar de 10×0.

    O Alonso continua claudicante. Esse negócio de ser xerife é muito para ele. Precisa de um bom zagueiro, que o Galo não tem, para que ele fique só por sua conta.

    O jogo serviu para mostrar mais uma vez que jogador da base do Galo só terá chance se sair para outro clube. Tanta má vontade com esses garotos dá até nojo. Enquanto alguns marmanjos têm dezenas de oportunidades para não oferecer nada para o clube, os da base têm com muita má vontade quarenta e cinco minutos para provar que são os melhores do mundo. E o Mariano entrou, jogou mal como sempre, mas mostrou que ser amigo do chefe vale mais que ser útil.

    E o Vargas mostrou o seu valor marcando mais um gol de um milhão e seiscentos mil reais. A conta é simples, some o salário, o décimo terceiro, FGTS, férias, direito de imagem e as despesas com encargos sociais como previdência, seguro, etc. Dá, no mínimo, esse montante todo mês. Se somarmos o feijão que ele come no CT dá mais um bom troco. É realmente um jogador muito valioso. Mas ele é melhor que o Hulk que até agora só marcou um gol de penalty valendo mais de seis milhões de reais. Ou melhor que o Hyoran que não joga, nem quando entra em campo. Agora some os salários e acessórios desses três com os do Tardelli, Bueno, Gabriel, Allan, Réver, Guga, Alan Franco, Mariano, Borrero, Nathan e mais alguns imprestáveis que estão no clube. O montante mensal quase explica o porquê de uma dívida de um bilhão de reais.

    Uma boa quinta-feira para todos nós, com a certeza de que domingo teremos um jogo difícil pela frente, mas que deve somar mais três pontinhos na nossa conta.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO. SÓ NÃO APRENDEU AINDA QUE TEM EM CASA A CUSTO BEM MENOR JOGADORES QUE LHE DARÃO MUITO MAIS RETORNO QUE UM BANDO DE MARMANJOS QUE ESTÃO SUGANDO O SEU SANGUE. Faltam só treze dias para a libertadores e ainda não temos time. #não vai dar certo.

    1. Boa tarde. Agora falou tudo. Só pode ser má vontade com a base. Falou na entrevista que o time jogou mal no primeiro tempo. E a inutilidade do segundo tempo? Errando tudo. Hioran não merece mais chances que o Neto, Wesley ou Júlio César. O Talisson entregou muito mais produtividade que o Mariano e o Gugu Dadá juntos. A continuar assim, prefiro o Arana de volante, com o Dodô na esquerda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.