Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Eu vi Riascos ir pra bola

Estamos nos aproximando de uma data histórica na vida do Galo. O dia 30 de maio próximo marcará os exatos três anos da defesa que mudou nossas vidas. O Atleticano jamais vai esquecer aquela, em princípio, maldita penalidade marcada pelo juiz chileno Patric Polic, nas quartas de final da Copa Libertadores de 2013, a favor do Tijuana. Daquele momento até a defesa do canonizado pela massa “São Victor do Horto”, nossos pensamentos foram alucinantes.

Mal se podia imaginar que aquela defesa mudaria definitivamente a sorte e o destino do Galo no cenário esportivo nacional e mundial. O que parecia pôr fim a mais um sonho se transformou num marco definitivo na rica história do Galo e na vida dos Atleticanos. Imaginem dezenas de Atleticanos contando o que sentiram naqueles instantes entre o árbitro apontar a marca da penalidade e a explosão com o “Milagre do Horto”.

galo 070516 AA

Este é o título do livro que entra em pré-venda a partir desta segunda-feira (9 de maio) pelo site do Coletivo Editorial. A obra, produto oficial do Clube Atlético Mineiro, tem 40 autores – entre jornalistas, diretores, jogadores atuais e do passado – e todo o valor arrecadado sobre direitos autorais será revertido a instituição assistencial a ser indicada pelo goleiro Victor. O preço do exemplar é R$ 48,57, simbolizando o tempo da defesa daquela penalidade em que Riascos partiu pra bola e Victor defendeu.

Entre os jornalistas, tenho a honra de ser um dos autores de uma das crônicas, ao lado dos consagrados Fred Melo Paiva, Mario Marra, Leonardo Bertozzi, Fael Lima, Paula Rangel, Frederico Jota e, ainda, do cineasta Lobo Mauro, do  ilustrador Fidusi e dos fotógrafos Gabriel Castro e Daniel Teobaldo.

galo 070516 AB

Também participam, como autores, os protagonistas do lance, o goleiro Victor e o zagueiro Leonardo Silva, que cometeu a penalidade, além do atual e do então presidente do Galo, Daniel Nepomuceno e Alexandre Kalil, respectivamente; Domenico Bhering e Rodolfo Gropen, diretores de Comunicação e de Planejamento do Atlético; e os ex-jogadores Reinaldo e Taffarel.

O livro traz, ainda, um espaço interativo. Nele, o leitor que adquirir a edição terá a oportunidade de contar e registrar o testemunho do que sentiu e viveu naquele momento, em 30 de maio de 2013.

PS: Em meio a tanta euforia e comemoração um lamento. Perdemos ontem (6 de maio) o Atleticano Humberto de Faria Soraggi. Natural de Arcos, residia em Brasília, onde era um dos organizadores de eventos que envolvem o Galo. Lá do céu, vai ajudar na nossa caminhada em busca da segunda Copa Libertadores.

4 thoughts to “Eu vi Riascos ir pra bola”

  1. Dia de galo, dia de olhar nosso passado e canonizar sao victor do horto, nosso eterno goleiro, olhar e ver nosso idolos que estao longe e sabemos que querem voltar e fazer a massa sorrir, como estes bravos jogadores de 2016, mais uma caminhada ardua, com sofrimentos e a raca de ser galo, no coracao e na alma, cada dia fazendo historia. Flatam somente 6 jogos pro segundo titulo das americas, e ir ao japao em dezembro, aqui e galo…..

  2. Eduardo, descrever 30 de maio de 2013 é descrever o indescritível, se vive eternamente sem buscar entender, se maravilha com o tempo e se solta o grito de GALO, daqui de Braga, seja pelo Skype, pelo facetime ou com o Caixa, acompanhando os jogos do Galão da Massa e pelo uai.com.br as suas crônicas.

  3. Dudu , A Academia Atleticana de Letras está muito bem representada , só fera mandando a letra, com certeza irei adquiri-lo.Uma observação , não seria Mario Marra ? Ainda bem que o Marra é gente boa ,senão ele iria brigar com você rsrsrs … SAN
    PS: Condolências à família do Humberto ,que Deus o tenha em bom lugar .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.