Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Eu quero é jogador

Roberto Caldeira

Semana passada, em entrevista à TV Galo, o Presidente Sette Camara comentou que havia feito uma reunião com o Técnico Sampaoli que, mesmo após uma excelente vitória na estreia do Brasileirão, exigiu a contratação de 5 novos jogadores. E ainda brincou: “Treinador de exigência dentro e fora do campo também.”

Em alguns veículos, saíram rumores de que a conversa foi bastante tensa com o Técnico Argentino chegando até a ameaçar se demitir se não fosse atendido com as contratações. Verdade ou Fake News, pouco importa saber da forma como ocorreu essa reunião, o tom, o clima, a tensão, não vamos nos apegar às fofocas.

O que importa é saber que houve sim a cobrança pela contratação de mais reforços, o próprio Presidente confirmou. Mesmo que o Atlético, com a ajuda de grandes Atleticanos e parceiros, tenha investido mais de R$100 Milhões, o técnico já deu o recado: Oh oh oh, eu quero é jogador!

Nas redes, esse assunto gerou uma certa repercussão e discussão. Alguns a favor. Muitos tantos contra. Como fica a Austeridade? Estamos cheios de dívida. O Sampaoli que se vire, ele custa muito caro e tem que fazer esse time jogar bola.

Acontece que o Argentino já está fazendo esse time jogar bola. Porém, não dá pra fazer milagre. O time não tem tantas peças assim e carece de jogadores mais decisivos, que resolvam uma partida e chamem a responsabilidade. Mesmo que seja pra ficar no banco e entrar no decorrer de uma partida.

Vejam bem, agora que perdemos o Nathan, quem vai assumir a posição nas próximas 8 a 10 partidas? Já perdemos o Tardelli, antes mesmo da volta do futebol. E se o Marrony, que mesmo improvisado está surpreendendo, se machucar, quem vai ser o matador?

Vira essa boca pra lá, meu filho! Para de gorar o Galo! Se você ficar falando vai atrair o azar!

Na boa… Até parece que o povo nasceu ontem. Parece que nunca viram futebol na vida. Haja paciência…

Jogador machuca, jogador é suspenso, jogador é vendido. Jogador não está bem em todos os jogos. Isso acontece o tempo todo. Faz parte do esporte. Quem nunca viu esse filme? E por que agora haveria de ser diferente?

Temos todos os motivos do mundo para nos empolgar e encher o coração de esperança com esse Galão da Massa que está jogando muito. Tá dando gosto de ver. Que massacre foi aquele na quarta passada contra o Corinthians, mesmo depois de estar perdendo de 2×0. Bateu aquela saudade da Copa do Brasil de 2.014.

Entretanto amigos, o Sampaoli está sim mais do que certo. “Treinador de exigência dentro e fora do campo também.” E nós Atleticanos, calejados como somos com tantas vezes que ficamos no “SE” já deveríamos ter aprendido a lição.

Um time para ser campeão precisa de elenco. Não se trata de ter um elenco recheado de estrelas, de jogadores caros, longe disso. Até por que o Clube não está nadando em dinheiro. Mas a verdade é que o time do Galo, desde a metade de 2015 pra cá, só piorou, ano a ano. Só chamar a retrospectiva aí. E pra consertar o estrago e recolocar o time nos trilhos, não há outra saída, precisamos investir e revelar jogadores.

Mas e como fica a Austeridade? Como ficam as dívidas?

O que adianta tentar economizar, contratando mal? O time só piorava e a receita só caia mais do que o que era economizado. Tem que se fazer TUDO CERTO, para poder ter a chance de ganhar um título importante, diz uma “máxima” proferida pelo ex-Presidente Kalil. Em outras palavras, como já escreveu Ferran Soriano (ex-VP do Barça e atual CEO do City), a Bola Não Entra por Acaso.

Assim é o Futebol, amigos. Não existe almoço grátis. Precisamos investir para ter um bom time, mas em contrapartida saber gerar receitas.

E por isso é tão importante que ocorra a Modernização dos Clubes. Ainda mais num Clube que está na situação como do Atlético: enormemente endividado, com a obra da Arena em pleno vapor, reconstruindo um time, com um Diretor e um Técnico de ponta. É um caminho sem volta.

Resta a nós torcer, ficarmos atentos e exigir para que seja um caminho bem trilhado. Para que esse alto investimento, nesse grandioso Projeto, traga os frutos que dele se esperam. Mas para isso, não existe almoço grátis! O Clube precisa de uma vez por todas começar a trabalhar num novo Modelo de Gestão: renovação, profissionalização, transparência, planos de gestão.

O Atlético e a Massa Atleticana deveriam ser exigentes, mas sempre jogando juntos, dentro e fora de campo.

Vamos, Galo! Renova, Galo!

23 thoughts to “Eu quero é jogador”

  1. boa noite Eduardo e massa ,caldeira . a contratação do Eduardo sascha vai reforçar muito o ataque do galo. mas não está na hora de sampaoli testar alguns meninos da base. dizem muito bem do calebe e salvio mas ainda não vê jogar.eo centravante que veio da chape se for meu engano so jogou um jogo é está no time de transição. só não percebi o pessimo Otero vai ser emprestado de graça para os gambás galo ainda vai ajudar pagar o salário dele. aff.vai galooo.

  2. Técnico bom não é aquele que treina time só de estrelas. É o que faz estrelas dentro do time. Principalmente prestigiando a base. Podem jogar pedra em mim: nunca confiei neste Sampaoli.
    Quantos exemplos já vimos com treinadores fazendo grandes times sem uma estrela, apenas com bons jogadores, mesclando experiência com juventude. Aí é que o treinador mostra sua competência. Existe uma lenda que dizia que o Feola, treinador da seleção de 1958, não tinha tática alguma. Com o time de talentos que ele tinha, apenas dizia “joga o que vocês sabem e tudo bem”. Será isso que o Sampaoli quer? Na hora que chegar o estrago da grana, ele casca fora e ainda cobra alguma coisa na justiça…

  3. Bom dia MASSA!

    Até o momento eu projeto um prejuízo de mais de 150 milhões na gestão do 7C. Soma-se: péssimas contratações (jogadores, técnicos, diretores, gerente, etc.), eliminação de campeonatos, ausência da torcida decorrente de campanhas pífias, dispensas de jogadores que vão para a justiça (só o Bolt quer 10 milhões), etc. Dois anos de gestão igual para pior das que antigos legisladores (Afonso Paulino, Ziza Valadares, Ricardo Guimarães, etc.) fizeram no 9ALO, gerando um deficit absurdo. Talvez, digo talvez, e EU A-CRE-DI-TÔOO, que se fizermos um campeonato brasileiro muito bom, nesse caso conquistar uma vaga na libertadores, pode ser que esse prejuízo fique por aí, do contrário ele extrapola para mais de 200 milhões. Aí eu pergunto: a conta vai ficar para quem?

    Essa do salário do Otero ser maior de 400 mil, que é, pois o Curintia vai pagar isso e o 9ALO o restante, é de doer no lombo de qq torcedor. Quem foi o (ir)responsável por assinar esse acordo? Ele tem responsabilidade sobre isso. Já foi embora ou está indo? Vai mais uma vez sobrar para a instituição e quem fez isso vai embora com seu salário no bolso, sem nem dar adeus.

    É brincadeira de mau gosto as gestões de clubes brasileiros. É igual nossa política. Tudo lixo, cheio de oportunistas, sanguessugas, todos querendo levar vantagens, amadorismo terrível, e depois sobra para os torcedores.

    Tomará que o 9ALO faça um bom campeonato, pois do contrário é bem provável que vamos para o brejo. Só não vamos virar uma portuguesa, pois isso é coisa do lado de lá. temos patrimônio para segurar. Isso que acho um perigo.

    VVAAAAMMMMÚUUUUU 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    1. QUEM FOI O RESPONSÁVEL PARA FAZER ESSE ESCANDALOSO CONTRATO COM OTERO.???
      O SUJEITO GANHA QUASE 800.000 REAIS.
      ISSO É UM CRIME.
      O GALO VAI TER QUE PAGAR METADE DO SALÁRIO PARA O CORINTHIANS.

  4. Minha opinião é que o Menin é um dos culpados pela fase que atravessamos, ele foi um dos inventores do Daniel Nepomuceno (só ver que ele doou pra campanha do vereador ausente tanto em 2008 quanto em 2012) e depois foi o principal fiador do fracassado Sette Camara em suas aventuras com Gallo, Ruim Bosta, Wagner Mancini, Dudamel, Marques, Ze Welison e Maicon Bolt. Esses dois adevogados amadores nos custaram provavelmente mais de 100 milhões, sob a batuta do Menin.

    Não acho que o Menin esteja fazendo mais que a obrigação até o momento, até porque ele nos tirou o Pratto via Banco Inter.
    Tem muito o que provar ainda.

  5. Deixar meus parabéns ao excelente trabalho que o Mattos vem fazendo no Galo. Já fez uma limpa considerável.
    Otero de saída, ainda falta Martines, hernandes, zé welisson.
    Cazares sai em dezembro, já que não conta com ele, libera de graça agora e economiza salários.
    Não acho que deva renovar com Vitor e F Santos.
    Quanto a Tardeli, renovaria por mais um ano, acho que pode nos ajudar muito ainda.
    Vejam quantos jogadores liberados, o tamanho da reformulação feita, fato que o trabalho nos dois primeiros anos FOI MUITO RUIM. Há quanto tempo a torcida já avisava sobre alguns jogadores que não tinham condições de estar no Galo. Amadorismo acabou, gestão profissional.
    Amanhã é importante VENCER o Botafogo. Eles estão pressionados, ainda não venceram, é jogo mental. Se marcar um gol rápido desestabiliza e pode até golear, se tomar um gol antes vai ser aquela retranca. Eu acredito demais no Galo. SERÁ ESTE ANO!

  6. MATTOS foi CAMPEÃO por onde passou. SAMPAOLI e sua COMISSÃO TÉCNICA fizeram grande trabalho no Santos ano passado no campeonato brasileiro. Ficaram em segundo lugar, com uma pontuação de CAMPEÃO, então, eles conhecem os caminhos e sabem como as coisas funcionam. Tudo pode estar conspirando a favor: temos um grande treinador, um ELENCO promissor, e agora vem o passo a frente da diretoria e empresários apoiadores: QUEREMOS DE VERDADE DESAFIAR O FLAMENGO? SE SIM, ATENDAM SAMPAOLI E TRAGAM OS REFORÇOS SOLICITADOS. A HORA É ESSA! Só temos o BRASILEIRO, os principais adversários terão COPA DO BRASIL e LIBERTADORES, SAMPAOLI quer o BRASILEIRO, a diretoria quer o BRASILEIRO, a torcida quer o BRASILEIRO, vamos lá PAPAI MENIN, vamos lá 7 C. CHEGOU A HORA!

  7. Bom dia!
    Alguns dizem que futebol é momento. Sou adepto dessa “filosofia”. Assim sendo, estou muito feliz com o Galão na liderança, e diga-se, não é por acaso mas por muita competência. Estou feliz com nosso diretor, estou muito feliz com o nosso craque, que quase entra mas não entra em campo, estou muito feliz com a saída de Otero, e, por essas e outras, quero dizer também que estou muito feliz de ver Maria tremedeira na segundona e devendopacarai!!

  8. Bom dia amiGalos,

    Concordo com as contratações, mas lembremos que:
    Ainda temos estreia pra fazer, Blanco, Bruno Silva, Borrero, além dos garotos da base.
    Sendo assim, acredito que podemos ter um ótimo elenco não só para 2020, como também para sequencia, pois são jogadores jovens.

    2020 o campeão voltou e o brasileirão é nosso.

    Saudações.

    “Somente sendo um pra saber”

    1. Olá amigos da bola!

      Como é bom ter treinador corajoso, ofensivo, sem medo…. Cansei de pedir, somente no apagar das luzes fui atendido. Antes tarde do que nunca.
      Feliz pela liderança…….

      Otero!
      Vou dizer agora, para não ser profeta do acontecido.
      Vai jogar muito no Corinthians!….. O baixinho é fera!
      Erro do Sampa/presida
      Idem Cazares não ser aproveitado.

  9. Bom dia a todos ATLETICANOS e ATLETICANAS.
    O que não pode ocorrer é errar nas contratações. Nos últimos anos o GALO , sempre contratou muito , o problema é que as contratações eram erradas , investimentos mal feitos e perdidos. CONTRATAÇÕES A PEDIDO DE EMPRESÁRIOS , NUNCA VAI DAR CERTO.
    FELIZMENTE , ESTAMOS ACERTANDO EM TODAS AS ÚLTIMAS CONTRATAÇÕES E QUE ASSIM CONTINUE.
    Como bem disse o Presidente do Santos : “” SAMPAOLI é muito chato e vive ameaçando pedir Demissão “”
    SAMPAOLI É UM ÓTIMO TÉCNICO , MAS NÃO PODE FICAR AMEAÇANDO A DIRETORIA . ISSO GERA INSEGURANÇA AO TIME.
    AFINAL DE CONTAS É O GALO EM PRIMEIRO LUGAR , AS PESSOAS FICAM EM UM SEGUNDO PLANO.
    MAS , O MAIS IMPORTANTE SÃO AS VITÓRIAS E OS TÍTULOS , E ESSE É O NOSSO OBJETIVO.
    QUE SAMPAOLI SE ACERTE COM A DIRETORIA , E QUE NÃO SE ERRE MAIS EM NENHUMA CONTRATAÇÃO.
    A URGÊNCIA AGORA É DE UM CAMISA 10.
    SÓ TEMOS O BRASILEIRÃO PARA DISPUTAR , E NÃO HÁ NENHUMA NECESSIDADE DE POUPAR JOGADORES.

  10. Saudações Alvinegras. Estamos no caminho certo, se o destino será o campeonato não podemos dizer, mas é notório a limpa que deram no elenco. Pensem se Elias ainda estivesse aqui, Sampaoli já teria colocado para correr. Estávamos com jogadores caros e descompromissados , Bolt ganhava 100 mil dólares, tem base.
    Alexandre Matos, aos poucos, está suprindo nossa tão sentida ausência do nosso grande Maluf.
    Bora meu Galo, faz a massa feliz. Na saúde e na doença, sempre estarei contigo.
    Eu torço contra o vento.

  11. Não tem mágica! Time forte traz retorno dentro e fora de campo.
    Nunca houve austeridade e sim um amadorismo explícito q se escorava nela. Q o jabuti permaneça em cima da árvore disfarçado de papagaio de pirata.
    Vai na boa Otero! Pelo respeito demonstrado ao CAM q a paz esteja com vc!
    Saudações Atleticanas… #GALOSempre

  12. Com dia Caldeira, Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    o Sampaoli está certo porque prometeram isso pra ele e promessa tem que ser cumprida… Mas as contratações tem que ser feitas com critério, nós abemos muito bem o quanto é caro contratar de qualquer jeito e depois é um “deus nos acuda” pra se livrar delas!!!! Temos exemplos ainda hoje no time, ou alguém aqui já se esqueceu de Martinez e Hernandez???? Ao que parece, se tudo der certo, e vai dar, ficaremos livres de Otero e do moleque descompromissado e desinteressado, ao mesmo tempo que chega o Sasha, jogador pedido pelo treinador que já trabalhou com ele e que o fez jogar muito bem, tem tudo pra dar certo aqui…
    Com calma vamos montar o time que o Sampaoli quer ou que ele entende que pode ganhar títulos… É o que todos nós, atleticanos, queremos…
    uma ótima terça para todos…

    1. J. Antônio

      Que momento estamos vivendo! No começo do ano o assunto mais comentado era o endividamento do clube e principalmente o peso da folha de pagamento. Mas tudo mudou pois hoje nosso cheque em branco se chama Sampaoli, e a torcida comprou esta idéia.
      Para mensurar esta mudança a nossa folha de pagamento atual continua no mesmo patamar do ano anterior, mas o elenco é no mínimo 200% melhor, porque hoje, atendendo sua preocupação, nossas contratações estão sendo feitas com critério.

  13. Bom dia Caldeira, bom dia a todos. Gostaria de abordar outra questão, qual seja, a limpeza do elenco. A liberação de Otero foi otima. Pagar mais de 500 mil para este jogador ficar encostado seria um absurdo. Se conseguirem repassar o Cazares para a Santos tbem será economia na folha de pagamentos. O Mansur já se mandou. Mas ainda temos tres situações difíceis: Hernandes, José Wellisson e Martines. Esses três será difícil de livrar. Quanto custaria por mês esse trio? A gestão do futebol não é para amadores! Espero que no fim do ano nao sejam renovados os contratos do trio Vitor, Tardelli e Fabio Santos, todos eles com salários totatotalmente incompativeis com a condição de reservas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *