Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Eu não jogo a toalha

Respeito opiniões divergentes. Aprendi, ainda bem cedo, a ouvir e expor o que penso sem necessidade de confrontar. Desde que assumi este espaço, e já se vão alguns bons tempos escrevendo diariamente, venho experimentando eventuais agressões pessoais, como se eu pudesse resolver problemas administrativos, financeiros, de gestão do elenco e até mesmo dentro dos gramados. Fora desse campo de Atleticanidade, também convivo com gente que invade minhas redes sociais para combater meu pensar noutras áreas. Mesmo não respondendo, ainda insistem. Enfim…

Ao nosso caso de Galo. São poucos, que aliados aos não Atleticanos, acreditam tirar o sono do blogüeiro. Alguns, coitados, insistem em manifestações tão imbecis, como se referirem a minha boa idade e interpretar o texto a maneiras diferentes do que foi proposto. Interpretar possivelmente não os faça compreender, por isso disse sequer entender. Mas, no caso, é deficiência escolar incorrigível. Aqui é espaço para debater o Galo, não tenho formação em psicanálise, portanto não posso oferecer divã. Sigamos!

Meu domingo, diferente dos anteriores, quando o Galo me encantava com os “embalos de sábado à noite”, foi melancólico. A chuva fina que caiu sobre Belo Horizonte aguçou ainda mais esse sentimento, só reagindo quando ofereci minha resistência pessoal e enfrentei esse desconforto. Só quem vive o Atleticanismo em sua plenitude é capaz de entender que “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”. Valeu Caetano, nesse seu “Dom de iludir”, encontrei forças para o desafio de mais uma semana.

Sobre o último jogo, ou melhor, as últimas partidas do Galo, incontestável se faz dizer que o Sampaoli precisa mudar o repertório. A intensidade que o time vinha imprimindo e esmagando seus adversários começou a desmoronar quando Rogério Ceni – inteligentemente – conseguiu anular aquele massacre e armou o bote para tentar até mesmo a vitória.

Foi assim com o Fortaleza de Ceni e até mesmo com o Bahia. Já em casa, com Fluminense e agora o Sport, a mesma inoperância para “furar o ferrolho”, como me lembrou o Sidney Santos. Araxaense, radicado em São Paulo, Sidinho tirou essa expressão usada nos anos 60, quando um time sem recursos técnicos se utilizava para conter o ímpeto das equipes maiores. Traduzindo à modernidade: retranca!

Chegou o momento de repensar o time, caro Sampaoli. Não tomamos tentos, mas o setor defensivo ainda sugere melhor atenção, assim como avaliação a titularidade para o gol. Quero goleiro que atue com as mãos e não com os pés. Uma assistência em nove jogos, não credencia quem tomou 12 gols em igual número de partidas. Goleiro, ao meu juízo, deve ser aquele que defende e impede a nossa meta de ser vazada. Debaixo das traves é outra situação que o treinador precisa avaliar, antes que seja tarde.

As cobranças públicas que adoram fazer relacionadas a eventuais atrasos salariais, considerando que a folha está em dia, deveriam ser repetidas ao elenco que ele mesmo escolheu. Além do goleiro, outros tantos jogadores que ele indicou, não estão correspondendo dentro de campo.

Seria o momento de Sampaoli chamar todos num canto, até mesmo publicamente, e cobrar do Keno, Sasha, Marrony, Franco, mesmo o Zaracho que acabou de chegar, e até do Nathan que foi sua a responsabilidade da compra em definitivo. E dos demais também, afinal “aqui é Galo”, po##@!

Já passei por momentos duros nessa vida Atleticana, não seria agora nessa idade, que faria opção diferente. Meus dois GNV nunca foram ameaçados de serem cancelados, tampouco minhas cadeiras cativas, que aguardam – ansiosamente – a inauguração do Estádio do Galo. Nosso templo!

Esses pernambucanos, como pode, matando os sonhos dos mineiros. Tanto da maioria e até mesmo da minoria. Com isso, seguimos no G4 da A e outro no Z4 da B. Melhor para o kuei, que avança para ser o segundo mineiro da A, ao superar time sergipano. Também do Nordeste, onde ainda tem o Íbis (PE), que desafiou clube de Minas para um tira teima. Detesto essa alfinetada, mas em homenagem a três babacas (dois deles fakes que se utilizam de nicks diferentes), peço a compreensão dos demais que me merecem respeito.

Em tempo: Como fiz ontem, eventualmente, vou postar esse lembrete aqui no pé da página. Caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos estou repassando um link para a divulgação de promoção de um livrinho antigo de minha autoria. Parte dos direitos autorais será destinada ao Centro Atleticano de Memória. Adquira o seu, outros como presente e passe o link pra frente. ObriGalo!!!

https://lojadogalo.atletico.com.br/produto/o-galo-versus-a-camarilha-1962

*fotos: Pedro Souza/Atlético

55 thoughts to “Eu não jogo a toalha”

  1. GIBSON ,
    você leu no meu texto alguma comparação com Sampaolli ?

    Até poderia , mas você leu isso ?

    Telê foi campeão brasileiro com dois anos de treneiro profissional

    Ah ! , e treinar time “grande” com paneleiros ou “igrejinha” ( como diziamos nas antigas ) não é fácil, meu caro .

    Você viu quem acabou de cair, fruto desse “ixsquema” ?

    O Profexô , o cara dos “proXetos” .
    Nem os 5 títulos brasileiros o seguraram nessa passagem pelo Verdão .

    Traga seus argumentos .
    Vamos conversar.
    Menos , ou mais .
    Como quiser .

  2. Boa tarde MASSA!

    Eduardo, eu ainda não joguei a toalha. Nem tento. Até por que tenho comigo que temos time para libertadores, diretamente ou pré. Então pra mim continua normal.

    Eu acreditar, ou não, em título, só depois que a janela fechar. Até lá se não aparecer alguém que saiba fazer gol, aí sim pode esquecer. Temos alguns problemas, que talvez venha a surgir depois de resolver esse do ataque. A defesa é um deles. Réver é um excelente reserva; Jair está sozinho, já que Allan não rende mesmo; Nathan e Sasha bons reservas.

    Zaracho chegou, ainda não sei se serve para substituir Nathan, que infelizmente depois da contusão não voltou bem. Savarino tb não é lá essa coisa toda. Ou seja, precisamos de alguém que saiba chutar a gol, e fora do goleiro; depois mais uns 2 ou 3, contanto de Zaracho dê certo.

    Tendo isso, talvez possamos nos credenciar a disputar o título. Do contrário, é libertadores, que já estará de bom tamanho, principalmente depois do início de ano macabro que tivemos.

    Outra coisa, o #malucobeleza tem de para com essas invencionices. Chega, vamos para o feijão com arroz que é o que mais da certo.

    VVAAAMMMÚUUU 9999AAAALLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

  3. Para aumentar a chance de sermos campeoes, ainda faltam: um lateral direito, outro zagueiro, um meia armador diferenciado e um centroavante. Todos para entrarem no time. O elenco é carente. Novas convocações para seleções virão e não temos substitutos. Sem falar nas contusões que podem acontecer até em treino, vide Tardelli.

  4. Oi Eduardo e Amigos, boa tarde!

    Contrariado, mas já joguei a toalha no que tange à título neste ano. Acho que ficaremos no G4 ou G6.

    Ainda somos muito inocentes e incompetentes quando jogamos fora de casa. Esse carma já nos acompanha há anos.

    Mas por outro lado, muito confiante e otimista com os rumos que o Galo se propôs a tomar com as chegadas de Sampaoli e Alexandre Mattos. Pensando grande.

    Acredito que os frutos serão colhidos já a partir do próximo ano.

    Saudações Alvinegras,

  5. Interessante a coluna de hoje, caro Eduardo! Concordo com você que é um momento de reflexão para correção de rumos. Concordo que, se não está dando certo, o Sampaoli precisa repensar o time. Concordo que precisa “chamar todos num canto (…) e cobrar”. Essa é a parte que cabe ao treinador e comissão técnica.

    E quanto a nós torcedores? O que esse momento pode nos ensinar? Eu fico achando que o nosso longo período sem conquistar um campeonato brasileiro fez de parte da torcida desejar muito o título, mas, ao mesmo tempo, ter medo do sucesso. Ou melhor, já que ‘sempre dá errado’, ter medo de buscar o sucesso e colher (mais uma vez) o fracasso. Assim é mais fácil desistir do que tentar. Se acomodar em uma vaga para libertadores; sonhar com o “ano que vem”, mas que não chega nunca! Alegar que temos “um time em formação”. Se conformar até quem sabe, com uma vaga na Sulamericana!!! Caraca!!!! Quem tem medo de errar, nunca vai conseguir acertar!!!!

    Competição, qualquer que seja, exige coragem! Fibra! Determinação! Auto-Confiança! Se devemos cobrar isso dos jogadores, porque não ter esse mesmo pensamento, nós torcedores? Eu fico puto quando vejo jogador conformado com resultado ruim. Mas aí também vemos uma torcida conformada com resultados insatisfatórios porque “no ano que vem” blá, blá, blá…

    A título de exemplo, o flamengo chegou a frequentar a zona de rebaixamento nesse campeonato. Mas a torcida nunca deixou de ter certeza (veja, não é ‘acreditar’, é ter certeza) de que o time em algum momento iria para as cabeças e iria brigar pelo título. Infelizmente, eles estão com espírito vencedor. E nós que estamos no grupo de cima desde o começo, na primeira fase ruim, de instabilidade, já vemos gente desistindo da vida. Será que esse nosso espírito conformista (claro, de alguns, não todos) não acaba influenciando o time? Será que não deveríamos empurrá-los para frente e não aceitar nada que não seja a entrega total, a concentração total, a determinação pela vitória como ação e não apenas como retórica? Mas como vamos empurrar esse time para frente se ficamos no mimimi, no chororô, no ‘jogar a toalha’ a cada dificuldade? Se não passarmos no teste das dificuldades, se não conseguimos superá-las, não merecemos nada de bom mesmo não!

    O Nathan, depois do último jogo, falou que “faltou capricho”. PQP!!!!! De novo? E por que está faltando esse tal de capricho? O salário está atrasado? As condições de trabalho não são boas? Falta alguma coisa para vocês capricharem um pouco mais? Talvez fosse mais honesto afirmar que está faltando é futebol mesmo!!! E aí só resta um caminho. O craque pode treinar pouco. Talvez nem precise. Mas o limitado, o esforçado, precisa treinar dobrado. Para tirar um pouquinho do atraso. Então, se falta capricho, merecem todos, uma multa por isso. Se falta futebol, que tal treinar um pouquinho mais? Fazer hora extra? Treinar finalizações? Fazer alguma coisa para parar de dar vexame?

    Eu estou muito puto com o time, com a torcida, comigo mesmo… Mas não vejo nenhum outro caminho além de empurrar esse time para o título. E se ele não quiser por bem, que seja por mal. A torcida empurrando os acomodados, os conformados, os fracos em direção ao sucesso. Mas será que parte da torcida também não está com medo de acreditar? Assim fica muito difícil!!!!

  6. boa tarde Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. eu ja joguei a toalha desde a derrota para o Bahia. se o galo quer ser campeão não podem perder pontos para Bahia. flor.sporte. Fortaleza. etc.fiquei pessimista com sampaoli e alguns peladeiros dentro do campo. sampaoli não enxerga que sascha. Nathan. franco. Everson não estão jogando nada. aliás o Franco desde quando voltou da seleção não está jogando nada. olha o flamerda. inter atropelando todos. enquanto o galo abre as pernas para algumas equipes medianas. que a diretoria cobra do sampaoli resultados urgente e jogadores. a galo tu me faz embriagar. rsrs.vai galoooooo.

  7. Acredito que se passa pela cabeça de Sampaoli o seguinte: se eu colocar um homem gol, fixo ou que trombe com os zagueiros, vou perder uma peça no balanço ofensivo. Isso é fato, perderá mesmo. observem que o tempo em se estar ou não encaixado na marcação e ter a bola livre em condições de finalizar é de um ou dois segundos no máximo. Então inverter pontas e deixa-los na mesma faixa, se movimentando no tempo da boa, não será suficiente. É preciso sair esses dois segundos antes ou melhor, chegar no vazio onde a bola vai estar, nesse intervalo de tempo. Isso se faz treinando esse deslocamento sem bola, mais ou menos como se faz no futsal. Então treina o posicionamento das peças e gira a bola, quando ela chegar no armador (seja Rever, Alonso, Natan ou qualquer outro que estiver livre na intermediária ofensiva), esse tem que colocar a boa no vazio treinado ou ato continuo a movimentação. É difícil sincronizar isso? Sim, muito difícil! Precisa de treinamento, muito treinamento…mais quem tem mais tempo para treinar que nós? Por isso eu ACREDITO! E não jogo a toalha!

  8. Saudações alvinegras!

    O dia do desânimo é só no dia seguinte que o galo perde. Dali pra frente, surge uma força revigoradora do atleticano que nos põe em pé novamente. Por ironia do destino, ainda dependemos só de de nós para levantar o caneco. Tem MUITO chão pela frente, moçada.

    É fato que os adversários já nos estudaram (e continuam estudando) e que o professor Sampa tem que fazer algo diferente. Ainda sinto falta de um matador, estilo Pratto ou Tardellli (no auge): Acho que encaixaria como um dedo no nariz nesse time. Mas de certa forma é até bom essa nossa queda de rendimento, pois a pressão agora cai pra Inter e Flamengo e saímos da boca dos jornalistas do eixo RJ-SP (nojo!).

    Lembre-se que se liberarem torcida no estádio, a gente vai ter mais uma vantagem do nosso lado: A força da massa. Então pés no chão pq o time está sendo estruturado (é verdade, são 7 meses de reformulação total do elenco e mentalidade da diretoria).

    Avante Galo!!

  9. Caros colegas,

    Por natureza, sou mais pessimista. Nosso pior jogo do campeonato não foi o de sábado. O time criou chances e não deu oportunidades ao adversário. Mas não marcou… Não acho que o GALO tenha o melhor ELENCO do brasileirão, mas tem um dos melhores times e pode ganhar este campeonato.
    Ao nosso favor (além de termos um bom time), está o fato dos concorrentes mais capacitados estarem em outros torneios, o que pode, eventualmente, desfalcá-los no brasileirão. Contra nossas pretensões temos um elenco desequilibrado (por exemplo, não temos um bom centroavante, não temos reservas à altura para as pontas e agora sequer temos reserva para o Arana). Os nossos principais concorrentes (Fla e Inter) também têm seus defeitos, não tem time perfeito.
    Particularmente, torço para uma conjunção de fatores que podem nos ajudar: (a) encontrarmos um goleador (quem sabe o próprio Sasha?); (b) os concorrentes diretos continuarem em suas outras competições; (c) o Zaracho entrar e “arrumar” o time; (d) o “papai Menin” nos presentear com mais alguns reforços.
    Não são desejos impossíveis. E mesmo sem eles ainda somos candidatos ao título.

  10. RAFAEL É UNANIMIDADE NA TORCIDA ATLETICANA , ENTÃO , PORQUE ESCALAR O EVERSON “CHAMA GOL” , MÃO DE ALFACE.????.?
    DEIXA DE TEIMOSIA SAMPAOLI.

    1. Kkkk, meu caro Paulo Roberto, quantos destes citados recebem o salário de treinador pago pelo Galo.
      Quantos acompanham o treino, ou até mesmo participam dos treinos.
      Por favor me tire desta unanimidade que você esta pregando. Sou a favor do treinador escalar quem ele achar o melhor. Afinal ganha para isto.

  11. Caros,

    É o verão passado?

    A revelha NÃO PODEMOS ESQUECER O REFRÃO!: E o estádio? E o time só pronto AnoqVem? E Clube do futuro? Enquanto tal ladainha for o motivo condutor do CLUBE o q a outrora MASSA pode COBRAR dos jestoris? … NADA!

    Quero comunicar-lhes, aliás, no presente nem existe mais A famosa e justamente temida Massa, a ñ ser espalhada em pôsteres e fotografias pelos butecos da cidade! Hj em dia temo os “ÚNICOs, oS DIFERENTES, oS CONSUMIDORES OrganIzados, SÓCIOS ávidos de patoá, etc…

    OS jestoris se aproveitam desses barulhosos ‘ACOMODADOS’, vivem o dia a dia no consumir badulaque da lojinha do Galo e no hrs vagas exercem a função de passadores de pano: a turma kkk é CONSUMIDORA (uma outra categoria diferenciada…espaço pro KALIL, q foi quem POPULARIZOU esse MANTRA, agora com o aval da FILOSOFIA traiçoeira #fechado da RENOVO & meus ovo.

    E os SÓCIOS, hein? Precisamos evoluir..Sócios de quem e de q? Alguém explica pq o SÓCIO num pode nem entrar no Clube pela porta frente? Tem algo aí…beleza…mas é um CONTRIBUINTE? …memo sendo CONTRIBUINTE tb, tem q haver, etc…PRECISAMOS…, nada de acomodar, gente!…

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!

    O time tem q reagir com URGÊNCIA dentro de campo, na mesma URGÊNCIA q o Clube, através dos atuais DONOS, tem q reagir FORA DE CAMPO. Reforços CERTEIROS em quase todas as posições – pfr, chega de GOLEIROS e jgdr meia boca – REFORÇO é CRAQUE, CRAQUE mesmo, de bom prá cima, jogador feito, DECISIVO, q saiba jogar futebol de homem feito. Parem com os MENININS gringos q chegam pra aprender! E a BASE de nada até hj? E a transição?…porra, temos grana!!!

    Ô SETTE, fi! A continuar assim ce vai ser OVACIONADO ou o Ovo acionado?

    KALIL, o maior de todos os tempos! Pq Kalil é DESPREZADO no NOSSO CANTIM? Será?… montou um TIMAÇO, foi campeão, n esperou o AnoQVem, etc…GRANDE KALIL! Perfeito, ñ! PREFEITO!

    ..se ñ enxergar, o trator vai passar mais um ANO!

    (lembremos: esse Br20 é o mesmo Br q era futuro em 72,…83,…95, 2015…são 50 anos na fila – NOSSO CAM tem ter A HONRA DE VENCER, tem q brigar em todas as batalhas!

    Ano q vem queremos LUTAR pelo BICAMPEONATO!) …

    OBS.: Ninguém é mais ATLETICANO q ninguém, mesmo q tenha vestido outra CAMISA qnd meninins! RESPEITO ACIMA DE TUDO

    Abs aos atleticanos! AQUI É GALO?

  12. PRÓXIMO JOGO CONTRA O PALMEIRAS FORA. Ótimo momento para voltar a vencer.
    Sem o Keno, iria com três zagueiros, o Palmeiras vai não ficar na retranca. Meu time seria: Everson, Guga, Rabelo, Rever e Alonso, Arana; Allan, Alan Franco, Zaracho e Nathan; Savarino.

  13. Bom dia, Ávila!
    Com certeza os que te atacam e tentam te atingir, na verdade morrem de inveja. E o que é a inveja? Nem preciso sujar minha boca para dizer.
    Quanto ao Galão da Massa, além da incompetência dos atacantes, está faltando um pouquinho de sorte. Só no último jogo foram duas bolas na trave. Mas acredito que ela, a sorte, vai voltar porque acredito no trabalho e o argentino é puro trabalho e intensidade. Não é piadista de repórter nem jogador de poker.

  14. O que esses caras tinham em comum: Reinaldo, Campos, Ronaldo Drumond, Dario, Ézio, Renaldo, Guilherme_ p ficar só por aqui_? Nenhum deles consagrava goleiro adversário, muito menos disperdiçavam chances de colocar a bola na casinha qdo ela se oferecia a eles. Eram goleadores de mobilidade e inteligência q preocupavam já na escalação. Mobilidade! Este é o “nove” q todo treinador sonha ter no comando do ataque, e o do GALO ñ pensa diferente. Porém,uma andorinha não faz verão sozinha! E o que fazer qdo o ferrolho vem armado? Arremates de longa distância e cobrança de faltas dizem ser o remédio p ele e o GALO ñ tem isso. Qual foi a última vez q presenciamos um gol de falta ou um chutasso de fora área,faz tempo não? Vamos ter as peças faltantes p destrancar os ferrolhos futuros e um goleador q ñ consagre o goleiro adversário ? O trabalho é diário e se ilude quem acredita que ele viria sem falhas. Com a palavra os srs. Alexandre Mattos e Sette Câmara…
    PS: Esse “um jogo” atrasado ñ pode servir de muleta,time do panetone gigante tem três, daí…
    Saudações Atleticanas #GALOSempre

  15. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Dizem que se conselho valesse alguma coisa, ninguém dava, só vendia.
    Mas vou dar um assim mesmo. Não leia postagem dos haters. São pessoas infelizes, só sentem prazer (patológico) com, e através, do ódio. Ao começar a ler e perceber que o conteúdo é de ódio, delata. Estas pessoas são muito infelizes e querem espalhar sua infelicidade para todos. São comentários que nada acrescentam de bom.
    Agora, voltando ao futebol.
    Me lembro de uma entrevista do Alexandre Mattos em que ele dizia que não ia ser em um ano que o Galo iria montar um time campeão de tudo. Ele falou, na época, como flamengo, palmeiras, inter, etc, vêm se estruturando há um bom tempo para chegar a ter regularidade.
    Então, partindo deste ponto de vista (com o qual concordo), o Galo está no caminho certo. Contudo, isso não quer dizer que ajustes não são necessários.
    Não dá para gastar 180 milhões com jogadores meia boca só para atender a torcido ou ao técnico. Ao enfiar a mão no bolso, é preciso ser muito criterioso.
    Acho, e somente acho, que se o Galo manter o investimento, manter o bom técnico que é o Sampaoli e contratar com mais critérios, vai chegar o momento de ser multi campeão. Mas vai demorar ainda uns 2 ou 3 anos.
    Como torcedores sempre queremos muito títulos, e para ontem. Mas é preciso planejamento e paciência.
    Mas temos o pequeno time azul que nos tem dando muita alegria quando o Galo tropeça.
    Saudações alvinegras.

  16. Acho que não se deve criar problema onde não tem , mas não dá para esconder o que todos já sabem. Tirando o jogo contra o fortaleza onde nada deu certo, todos faltaram capricho e talvez um pouco de sorte. Mas falando do presente o jogo de sábado os caras miravam o goleiro na hora de chutar. Se Sampaoli acha que o “9” não é preciso, realmente será + difícil ainda…. Ah e me lembre um jogo que o time jogou bem com Keno e Savarino invertidos…

  17. Ô SAMPAOLLI ,

    recorra ao youtube e procure por
    lá alguns vídeos do Sérgio Araújo
    e do Catatau , do Edvaldo e , sem
    problemas , até mesmo do Natal
    e do Hilton de Oliveira .

    Tem também do Cafuringa e do
    Zé Sérgio , e do Joãozinho , sem
    falar do Edu .

    Com certeza você irá aprender
    muito como se faz para furar o
    bloqueio de uma retranca .

    Porque você , neste quesito , é
    a maior farsa que conheço .

    p.s.
    Ah !, e aproveite para conhecer
    o que Telê , Yustrich e , pasme ,
    o Nelinho faziam durante uma
    semana de treinamentos .

    Era fundamento até escurecer.
    Cruzamentos , troca de passes ,
    essas bobagens do futebol .

    FILOSOFIA DE JOGO … !
    Então ‘tá !

  18. Caríssimo, faço minhas as suas palavras. Perfeitos, tanto o desabafo quanto o comentário sobre a situação atual do time. Paciência. Tem muita gente falando bobagens. Claro que, como você, gostaria que o aproveitamento estivesse melhor e que o time não tivesse perdido a liderança. Mas, também como você, prefiro o que está acontecendo agora do que tudo o que aconteceu de 2015 para cá. Vai dar certo! Vamos em frente!!

    1. ObriGalo parceiro. Sigamos com a fé Atleticana que nos une.
      Amanhã, tenho certeza, que o leitor irá amar outro brilhante texto de sua autoria. Você, caro amigo, tem sido importante no resgate da nossa história e do orgulho da nossa Atleticanidade.

  19. Bom Dia! Eu também não! Haja vista que só depende do próprio CAM. Ou seja vencer os 2 primeiros aqui em BHte e, acabar com os acidentes de percurso, como aconteceu no sabado.

  20. Bom dia! A queda de rendimento é algo natural e esperado em uma competição tão longa quanto o Brasileirão. Todos os times passarão por situação semelhante, porém, o diferencial estará na capacidade de reagir ante esta adversidade. Existirão equipes que perderão rendimento e não conseguirão retomar o equilíbrio perdido. Apesar do momento “tropeços”é importantíssimo permanecer nas primeiras colocações e com uma pontuação próxima ao Segundo e Primeiro colocados, conforme vem acontecendo. Nas últimas temporadas o Atlético tem realizado um bom primeiro turno e apresentado uma queda considerável no segundo, indicando a falta de regularidade, fator fundamental em uma competição de pontos corridos. Todavia, acredito que esse ano, em razão do elenco de jogadores à disposição e a qualidade do Treinador, essa situação não ocorrerá. O título depende muito da superação e gestão desses momentos de instabilidade.

      1. Para aumentar a chance de sermos campeoes, ainda faltam: um lateral direito, outro zagueiro, um meia armador diferenciado e um centroavante. Todos para entrarem no time. O elenco é carente. Novas convocações para seleções virão e não temos substitutos. Sem falar nas contusões que podem acontecer até em treino, vide Tardelli.

  21. Bom dia, Atleticanos. Estou contigo, Eduardo, eu não desisto e não abaixo a cabeça pra mulambo, pra maria, nem pra outro qualquer. Nosso time é muito bom. Nosso elenco precisa de reforços. Chega de perder pontos bobos, pra times inferiores. Trabalho do Sampaoli é de excelência. Quero ganhar agora e ano que vem de novo. Nada de terra arrasada, o empate ontem, entre inter e vlarmengo foi bom pro GALO. Sigamos de cabeça em pé. SAN

  22. Bom dia.

    Concordo com você. Sábado fiquei p…. Mas vida que segue. Esses últimos resultados ao meu ver são inteiramente na conta do Sampaoli, que não conseguiu quebrar a retranca e tirou o Rafael do gol, colocando o Everson, que está longe do nível do Rafael. O Galo tem elenco de sobra para ter ganho esses jogos. Se perdesse do Flamengo, ok. Poderia ser falta de elenco. Mas Fortaleza e Sport, foram incompetência do técnico. Vejo muitos culpando Guga e Réver, mas ontem vimos o Isla e Gustavo Henrique também falharem e resultando cada uma em um gol do Inter. Todos podem falhar individualmente, uma hora ou outra, porém as falhas têm que ser corrigidas pelo técnico.
    Confio ainda numa reação do Galo, mas o Sampaoli tem que agir. Ter mais humildade, melhorar finalização e o repertório, e parar de insistir em reforços que não estão produzindo.

    Abraço a todos

  23. Bom dia a todos,
    Jogar a toalha? Esse povo que diz isso enlouqueceu!!
    Caros, por muito, mas muito menos, lotávamos o Gigante ou o Horto.
    Já vimos de “Catanhas” a “Mexericas” e já tivemos de “Bonamigos” a “Dudameis”.
    Então senhores, reflitam:
    Somos o 3º na tabela de classificação a 3 pontos do líder!
    Estamos com um jogo a menos!
    Teremos dois confrontos diretos EM CASA!
    Temos um Turno inteiro pela frente: 19 RODADAS!
    E temos o Porco no próximo fds.
    ESSE É O ANO!
    ESSE É O BR DO GALO!
    Teremos que LUTAR, LUTAR, LUTAR, contra tudo e contra todos… sabemos disso..
    Mas acima de tudo, não podemos desistir.
    Por acaso desistimos nos 2 x 0 do Newell’s, e Olímpia na LA 2013?
    Por acaso desistimos nos 2 x 0 contra a Gambazada e contra a Mulambada na CB 2014? E olha que saímos perdendo aqui por 1 x 0…
    Foram TÍTULOS Épicos! Memoráveis! Inesquecíveis! Com a nossa cara, a cara do GALO!!
    Então vamos parar de mi mi mi e continuar acreditando sim! EU ACREDITO!!
    VAMO GALO, VAMO GANHAR O BRASILEIRO!!!

  24. Assisti a quinhentos jogos nesse final
    de semana com muita chuva e muita
    coisa me chamou a atenção .

    Uma delas: quem são os olheiros do
    clube que trazem o Marrony e não
    enxergam um Claudinho, do Red Bull
    e aquele outro , o Arthur ?
    Incisivos , objetivos , com excepcional
    domínio de bola .

    Outra : o Rogério Ceni , sem gastar os
    tais 200 milhões , sem histeria , sem o
    marketing de “o melhor do Brasil” e o
    endeusamento da “filosofia de jogo”
    encara qualquer adversário em casa
    e fora de casa .

    O empate que buscou ontem nos
    últimos minutos , com dois gols ,
    mostra bem a capacidade do time
    em encontrar soluções diferentes
    no decorrer da partida .

    O Ceni consegue tirar do jogador
    o que ele pode entregar , durante
    todo o jogo .

    Ótimo comandante , e querido por
    todos os jogadores .

    1. Bom treinador sim, o Ceni, mas além de ser muito estrelinha, precisa mais de cancha para ser comprado a Sampaoli! Por mais que tenha vencido duelos diretos contra o Sampaoli, ganhar Copa do Nordeste e Cearense ainda não lhe dá o mesmo patamar que o argentino, que bem ou mal, já disputou até Copa do Mundo! Quando Ceni foi treinar times mais tarimbados e menos regionais como São Paulo e Cruzeiro, se estrepou, portanto menos! Acho que tem futuro sim, mas colocá-lo como igual ou melhor do que Sampaoli tem que ganhar algo mais relevante ou comer mais feijão com arroz ainda…

  25. saudaçoes alvinenegras!

    Acredito não ser o Everson o responsável pelas derrotas, nenhum gol tomado por por ele foi falha. Contra os fatos não existe argumentos, e ,a simples troca de goleiro não nos credenciaria as vitorias. no meu ponto de vista.
    1 – Sasha, não faz gol.
    2 – Guga, precisa ser mais incisivo.
    3 – Sargento Pincel ( Sapaoli) tem que voltar a colocar , Allan , Hyoran e Marquinhos nos jogos são mais agudos e intensos.

    1. Alan eu concordo! Hyoran, se for o o do jogo com o Corinthians, eu também quero! O de outros jogos foi um a menos, como o inútil Marquinhos, que vc sugere, que é um Robinho sem grife: pedala, corre e nada! Só sabe fazer falta e ficar em impedimento, quando não perde a bola bizonhamente, fala sério! Se dependermos dele, pode esquecer o título…

  26. Bom da amigos do Galo. Seria preocupante se o NOSSO GALO estivesse jogando mal, o que não é o caso. A escassez de gols apesar das inúmeras situações criadas, deixa claro que só com muito treino teremos um aproveitamento melhor. Todos nós sabemos que o Sasha é um jogador mediano, esforçado mas limitado, não vai nunca suprir a falta de um centroavante de ofício, aquele centroavante que empurra a bola para as redes. Eu gostaria muito de ver o Roger Guedes no atual time do Galo.

  27. Bom dia a todos! Temos um jogo a menos e 3 pontos atrás. Estamos muito mais que na briga pelo titulo. Só caprichar nas finalizações, que vamos para cima! Dá-lhes Galo!

  28. Perfeito, Sampaoli e Alexandre Mattos deveriam vir a público explicar: Sasha, Mariano e Everson.
    Rafael também é bom com os pés, e muito superior a Everson com as mãos.

  29. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    JOGAR A TOALHA.???
    ESSA FRASE NÃO EXISTE NO MEU VOCABULÁRIO. TEMOS UM JOGO A MENOS E PODEREMOS SER LÍDERES DO CAMPEONATO.
    ESSE ANO SEREMOS CAMPEÃO BRASILEIRO.
    SAMPAOLI PRECISA DAR UM JEITO NO SEU MANJADO ESQUEMA E CORRIGIR OS ERROS.
    A COMEÇAR PELO GOLEIRO , O EVERSON CHAMA GOL , MÃO DE ALFACE PRECISA DAR LUGAR A RAFAEL QUE É MELHOR GOLEIRO.
    ALLAN É TITULAR NO MEIO DE CAMPO COM JAIR E ZARACHO.
    SASHA NÃO SABE SE POSICIONAR NA ÁREA E NEM FAZ GOLS , TAMBÉM PRECISA SAIR , NO MAIS SÃO AJUSTES NO ESQUEMA E POSICIONAMENTO DOS JOGADORES EM CAMPO.
    ESPERO QUE ZARACHO NUNCA MAIS FIQUE DEITADO ATRÁS DE BARREIRA.
    BRASILEIRÃO 2020 SERÁ NOSSO.
    VAMOS EM FRENTE.

  30. Bom dia!!!

    O Time Atleticano, que é muito bom, carece de um atacante definidor, o chamado “Homem-Gol”.

    O Time do Atlético cria boas e ótimas situações ofensivas, propõe o jogo, é protagonista, porém, na hora de pôr a bola dentro da casinha é que são elas.

    Sem o “Homem-Gol” sem chances de levantar o Caneco.

    Em suma, a prioridade é buscar esse “Homem-Gol”, até na Série B, se for o caso.

    E parar de buscar pêlo em ovo, tipo o problema é o zagueiro, o problema é o goleiro e patati patatá.

    O verdadeiro problema é a falta do “Homem-Gol” no Time.

    O resto é chatice da Torcida…

    1. Exato!!!!! Eu fico me perguntando porque é tão difícil entender o óbvio!!!! Tem até gente falando que a culpa dos “últimos resultados” é do Sampaoli porque, entre outras coisas, tirou o Rafael e colocou o Éverson!!! Jesus! O jogo termina 0 x 0 e a culpa é do goleiro!!!! Essa é a melhor do dia!!!!! Não dá para competir!!!

      O Galo, assim como o flamengo, tomou três gols do Goianiense. E daí? Fizemos quatro. Se tivesse feito quatro gols contra botafogo, inter, santos, fluminense, fortaleza, sport e bahia e Galo estaria com 100% de aproveitamento. Qual desses jogos que não houve nenhuma chance de marcar?

      Para quem é razoável, é fácil entender que precisamos de alguém que empurra a bolinha para dentro da casinha (e nem precisa ser centroavante de ofício, basta fazer gols, pode ser alguém como o Messi, por exemplo, que não só faz gols como dá assistência….kkkkkk).

      Agora para o corneta sem noção a culpa é do goleiro ou a culpa é do treinador. Se é assim, ou o Éverson deixa o gol e começa a ir para a área adversária fazer o que os atacantes não fazem ou o Sampaoli faz uma substituição certeira: tira qualquer um, veste a camisa e vai lá empurrar a bolinha para a casinha. Será que o goleiro e o treinador que são culpados de tantos gols perdidos? Isso é procurar a resposta certa trilhando caminhos errados.

  31. Temos que entender que os outros times já entenderam como jogar contra o galo, o esquema do sampaoli já está manjado, e para piorar erramos muitos gols. Como disse o Fred Melo Paiva, este esquema de jogo do sampaoli não tolera perda de gols.

  32. Bom dia a todos!
    Como disse ontem, “enquanto houver um por cento de chance, eu serei cem por cento GALO”!
    Esta semana livre de treinamentos, poderia trazer algumas “novidades” para a escalação contra o Palmeira. Gostaria de ver a volta de Rafael ao gol, colocar o Maílton na lateral direita, já que Guga e Mariano não estão passando confiança. Ainda faria um teste, não para entrar de titular contra o Palmeira, mas para uma eventual necessidade contra times retrancados como o Sport e Fortaleza, tiraria Réver da zaga e improvisaria o Jair ao lado do Alonso. Jair tem boa saída de bola, mais velocidade e mais qualidade do que Réver. Para uma maluquice dessa, escalaria Rafael; Maílton, Alonso, Jair e Arana; Allan, Franco, Zaracho, Savarino, Keno e Natan.
    Abraço a todos!

    1. EMERSON ,

      muito boa observação sobre o Jair .

      Só para lembrar ( e aqui vai mais uma
      do “velho e ultrapassado torcedor” que
      insiste em olhar para o “passado” e que
      encontra lá todas as respostas que uns
      e outros insistem em desqualificar ) em
      70 , lembro , os caras trouxeram para a
      quarta zaga o meio campo Piazza .

      E foi tudo que a seleção precisava para
      qualificar ainda mais a defesa .

      1. Prezado José Eduardo Barata!
        Muito boa a sua observação com relação ao aproveitamento do Piazza como quarto zagueiro na seleção de 1970. Muito provavelmente, pela qualidade de jogo, o Jair pode ser a solução para a zaga do galo ao lado do Alonso. O diabo é que não temos substituto à altura para o Jair como meio campista. O Piazza só foi deslocado para a zaga porque existia outro jogador tão bom ou melhor do que ele para o meio de campo da seleção de 1970. Trata-se de Clodoaldo. Nós da velha guarda ainda guardamos na nossa lembrança fatos irrefutáveis como este por você lembrado. Às vezes fico pensando com os meus botões: será que estamos ultrapassados ou realmente vivenciamos momentos inesquecíveis cujos momentos atuais não nos empolgam ! Tive o privilégio da convivência do Yustrik, referência sempre citada por nós da antiga guarda e de Telê Santana, de cujo pai e irmão, seu Zico e Hervê, também tive a hora de convivência. Telê não tive o privilégio de convivência. Por isso mesmo fico pensando se os jovens de hoje não nos julga ultrapassados nas nossas comparações. Sou assíduo e me identifico muito com os seus comentários. É preciso conhecer o passado para que possamos projetar as nossas aspirações futuras! Abraço.

  33. Bom dia, Guru e massa

    “Jogar a toalha” é o ato usado nas lutas de box quando um dos boxeadores está sendo castigado e sem nenhuma chance de reação, e o corner joga a toalha no ringue indicando que desistiu da luta.
    Pergunto: estamos realmente na lona? Estamos realmente sem poder de reação? Estamos realmente desistindo da luta, se estamos à três pontos dos líderes e com um jogo a menos faltando ainda 20 rodadas para acabar o campeonato?
    Meu Galo é bom de briga e já ficamos de pé com times muito, mas muito piores. Temos que arrumar algumas coisas sim, mas nem de longe a equipe é ruim.
    Então meus caros, vamos com calma até porque a promessa da diretoria e dos mecenas era que o time disputaria título a partir do ano que vem, massa surpreendentemente já estamos lutando neste ano.

  34. Ouvi de um torcedor, em uma rádio, que o Sampaoli muda o time que ganha, mas não muda o time que perde.
    O time parou de evoluir e cabe ao técnico achar um caminho para retomar o crescimento.
    O Sampaoli tem um que de diva, mas tem o domínio do grupo e conseguiu implementar seu esquema de jogo. Tem jogadores que estão falhando muito, tanto no ataque quanto na defesa , e isso compromete todo trabalho.
    Todo grupo tem que se unir e achar o ponto de virada dessa fase. Ainda estamos na briga.

  35. Em tempo: É bom lembrar que estamos no ano quarenta e nove da conquista do primeiro campeonato brasileiro. E QUARENTA E NOVE TAMBÉM É GALO. Não precisamos esperar o cinquentea.

  36. Nesse final de semana pude observar a exata diferença entre um time cascudo, que não se entrega nunca pois tem muita qualidade, e um time frouxo, medroso, vacilão e desequilibrado nas contratações (difícil, para mim, aceitar gastar dinheiro com Éverson, Mariano, Igor Rabelo e Sacha, 3 deles indicados ou exigidos pelo treinador). Assino a missiva produzida pelo blogueiro nesta data, sem esquecer de uma crônica passada na qual era ressaltada a nossa desconfiança, mesmo com a liderança do campeonato. A realidade vem, aos poucos e lamentavelmente, aparecendo. E complemento e somente para não passar em branco: Fora Éverson “chama-gol”; Rafael titular já!!!

    Por fim, certamente não serve de alento, mas pode minimizar a sua frustração, Eduardo: pesquisas indicam que, infelizmente, pelo menos 70% da população brasileira sofre de analfabetismo funcional.

    Abraços!

  37. Bom dia Eduardo, atleticanas e atleticanos que nem pensam em jogar a toalha. Aos demais, peço paciência.

    Que saudade! quase sete meses afastado de casa por imposição da família que me resguardou do Covid, estou de volta.

    E volto satisfeito de ver o meu Galo brigando na parte de cima da tabela com um time ainda em formação. É claro que eu já vi o meu Galo fazendo muito mais do que isso e não conseguindo nada. Afinal, já perdi a conta de quantos vice campeonatos já “conquistamos”.

    Pois é. Vamos primeiro à matemática. O Galo já perdeu dezenove pontos até agora. Faltam seis para disputar, podendo alcançar trinta e oito pontos nesse primeiro turno. Como eu disse, já vi o Galo fazer mais que isso. Alcançando essa pontuação, terá mais cinquenta e sete pontos para disputar no segundo turno, o que possibilita um recorde de noventa e cinco pontos no fim do campeonato.

    Corrigindo bobagens como perder pontos para times inferiores como Botafogo, Santos, Fortaleza, Sport, Bahia e Fluminense poderá chegar ao final com uma média de oitenta pontos o que o habilita ao título. E isso é plenamente possível, mesmo com esse time mediano e em formação. São poucos os times que mostraram melhor futebol que o do Galo mesmo considerando que alguns estão em evolução.

    Então, otimismo e realismo podem jogar juntos, sim.

    Porém é preciso ter em mente algumas assertivas que acompanham o Galo nesses campeonatos:
    Time sem defesa não ganha campeonatos. E a do Galo é péssima, se considerarmos que existe.

    Time que não vence adversários da zona de rebaixamento não ganha campeonato. E o Galo adora ” ajudar” esses co-irmãos.

    Time que não ganha de times no nordeste não ganha campeonato. E já deixamos, bisonhamente, seis pontos por lá.

    Feitas essas considerações, entendo que estamos muito bem e em condições de continuar fazendo bonito.

    Uma boa semana para todos os AmiGalos. E viva o Galo, pois, sem o Galo não há vida.

    1. Seis não, foram oito pontos perdidos para os nordestinos: 3 pro Bahia, 3 pro Fortaleza e 2 pro Sport, pior ainda no caso do time pernambucano, pois foram dentro de casa!

  38. Bom dia,

    O que incomoda é vermos o nosso time perder o campeonato para nós mesmos, com tantas finalizações , e tamanho domínio de jogo, não conseguem converter em gols. Cabe ao técnico melhor o repertório das jogadas, que já ficaram manjadas, e treinar muito, finalizações e o último passe , que nos últimos jogos não estão funcionando.
    Quanto ao goleiro, eu prefiro o RAFAEL TAMBÉM, e o RÉVER e o GUGA estão falhando aponto de não poderem ser titulares.

    Acreditar sempre. GALOOOOOOO

  39. Saudações Alvinegras.
    Sigamos.
    Bom que o oba oba acaba um pouco e vislumbramos um pressão necessária nos jogadores.
    Mas nada demais. Até porque estamos em terceiro com um jogo a menos.
    Outra questão contra o Palmeiras imagino que o time de SP irá sair p o jogo e isso em tese será bom oara o Galo. Visto que os últimos 3 jogos os times jogaram em total retranca.
    Sigamos , firmes fortes e confiantes
    Bica Bicudo

  40. Me parece que o grupo rachou brasileiro X gringo. Ainda não entendi a saída de Léo Sena para empréstimo e Rafael do gol. Tem que mudar de tática. Rogério Ceni não é esse técnico. Sampaoli tem o jeito de ser soberbo. Mano Menezes e Autuori são Reis da retranca. O treinador tem que apaziguar o grupo.

  41. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,

    Nem eu!!!!!!! Jogar a toalha e coisa de modinha!!!! E pode ser preparar com o time delas atolado na zona de rebaixamento da segundona as marias infiltradas vão insistir em vir aqui destilar todo o seu ódio e frustração…. Recado pra mariada: Aceita que dói menos!!!!!
    Um semana pra fazer ajustes e colocar o Galo nos trilhos novamente, nada está perdido!!!!
    Fechado com o Galo!!!!!

    1. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
      Se estamos com um jogo a menos, com ampla possibilidade de voltarmos à liderança? Desacreditar por que? Como já disse em comentários anteriores, continuo acreditando que este será o ano do galo! Nem as maluquices do professor pardal, ao nosso ver, as quais na maioria das vezes vem dando certo são capazes de desacredita-lo. Precisamos sim, de correção de rumo, mas o maluco beleza, nos seus delírios , já deve estar matutando estratégias diferenciadas para cada jogo. Acreditar sempre, esmorecer jamais!
      Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.