Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Eu (Ainda) Acredito!

Fotos: Pedro Souza / Atlético
Ricardo Galuppo

Eu acredito! Nem mesmo os tropeços inexplicáveis — como aquele do último sábado diante daquele futebolzinho minguado do Vasco da Gama — foram capazes de abalar minha fé numa conquista que vem sendo adiada há tanto tempo. A falta de intensidade que se viu na partida seguinte, a vitória por 2 a 0 contra o Santos, na terça-feira passada, também não tirou minha convicção num título que para os “especialistas” em futebol é cada vez menos provável. Eu acredito! Ponto final! 

Quem me ouve falar assim pode supor que me guio pela cartilha do Doutor Pangloss, professor de otimismo de Cândido, o personagem clássico do iluminista francês Voltaire. De acordo com Pangloss, é importante acreditar que se vive no melhor dos mundos, ainda que a realidade lá fora mostre que a situação vai de mal a pior. Nada disso. Eu enxergo a realidade. Como qualquer atleticano, me irrito diante das falhas bisonhas que o time tem cometido e das escolhas incompreensíveis do treinador Jorge Sampaoli. Mesmo assim, eu acredito!

Me recuso a imaginar que Sampaoli não saiba o que está fazendo ou que cometa erros de propósito só para irritar os que preferem Rafael no lugar de Everson. Da mesma forma, não caio na tentação de apedrejá-lo por colocar em prática ideias que não coincidem com as minhas. Creio que, tanto quanto nós, torcedores, ele deseja o título e luta por ele. A diferença é que, ao contrário de nós, que escalamos times imaginários e criamos esquemas táticos fictícios, em que tudo dá sempre certo, o careca é pago para colocar em prática o que pensa. Nós somos o sonho; ele, a realidade.

Às vezes ele se equivoca e só se dá conta disso quando já não há tempo de voltar atrás. Às vezes, põe em campo jogadores que deixam evidente a necessidade de contratação de reforços para suprir as deficiências em determinadas posições. Mas, convenhamos, tem acertado mais do que qualquer outro treinador que passou pelo clube nos últimos anos. Ainda vou sofrer e roer as unhas que me restam nas seis partidas que faltam para o fim do campeonato. Mas algo me diz que, no final, conforme a frase repetida como um mantra pelo titular deste espaço, Eduardo de Ávila, e por outros atleticanos tão incorrigíveis quanto nós, “seremos campeões”. 

CULPA COLETIVA

Mas e se isso não acontecer? E se tudo der errado e, no final, o Atlético não ganhar o campeonato? Nesse caso, não será difícil encontrar o responsável pela tragédia: o grande inimigo do Galo neste campeonato foi o próprio Galo. Refiro-me ao time inteiro e a todos os responsáveis por ele: titulares, reservas, comissão técnica e diretoria (tanto a que saiu quanto a que está entrando agora), todos devem ser cobrados por mais esse adiamento de um sonho que, desta vez, esteve muito próximo. 

Os erros infantis, as bobeadas imperdoáveis e as finalizações imprecisas custaram pontos preciosos, que teriam sido suficientes para garantir uma liderança folgada. E o pior de tudo é que as derrotas e empates mais doloridos aconteceram diante de equipes fracas e previsíveis ou, então, em partidas que o time dominou o adversário mas, como diziam os locutores de rádio do passado, “não conseguiu traduzir sua superioridade em gols”.

UAI/EM
UAI/EM
PONTOS DESPERDIÇADOS

Ao contrário de campeonatos anteriores, como o de 2012, quando o Galo foi batido pela evidente manipulação de resultados a favor do Fluminense, desta vez não houve uma manifestação explícita de preferência por parte da turma do apito e da cartolagem. Se a taça não vier para Lourdes foi porque o time se mostrou incapaz de ir buscá-la. 

É triste, porém aceitável, quando se perde para um adversário forte, bem estruturado e talentoso. Muito mais triste, porém, é cair frente a equipes capengas e burocráticas, como o Botafogo (2 a 1, na 4ª rodada ), Fortaleza (2 a 1, na 14ª ), Bahia (3 a 1, na 17ª) e, sobretudo, o ridículo Vasco da Gama (3 a 2, na 32ª). 

Uma conta simples mostra que os 12 pontos perdidos em empates tolos e evitáveis seriam suficientes para por o Galo na liderança da competição. São os casos dos jogos contra o Fluminense (1 a 1, na 16ª ), o Sport (0 a 0, na 18ª), Ceará (2 a 2, na 22ª)  e o Bragantino (2 a 2 , na 29ª). Pior ainda foi ver pontos que já estavam contabilizados irem para o espaço depois de gols bobos e evitáveis, levados nos minutos finais das partidas contra o Internacional (2 a 2, na 24ª) e Grêmio (1 a 1, na 31ª ).

VALEU, GABRIEL!

Assim como as águas passadas não movem os moinhos, essas oportunidades  se foram e, se quiser mesmo ser campeão, o time precisa lutar pelos 18 pontos que restam e deixar que os adversários se engalfinhem para lhe abrir caminho. É fácil? Não. Claro que não. É possível? Sim, claro que sim! Quanto a nós, atleticanos, chegou a hora de provar que meu querido amigo Roberto Drummond estava certo quando disse que torcemos contra o vento diante de camisa preta e branca pendurada no varal durante a tempestade. 

Chegou nossa vez de fazer contas. Só que, ao contrário de certa torcida vaidosa que até dias atrás escondia atrás da calculadora o medo de cair para a terceira divisão, nossos cálculos são para verificar as possibilidades de título. Isso pode parecer pouco, mas faz toda a diferença. Ou será que não?

Seremos campeões e, quando isso acontecer, erguerei um brinde em homenagem a Gabriel Rabelo Guimarães — que até algumas semanas atrás, num grupo de whatsapp de amigos atleticanos, não escondia dois desejos importantes em matéria de futebol. Gabriel, que foi tirado de nós pela Covid-19, queria que o time vaidoso do Barro Preto permanecesse na Segunda Divisão — porque lá é o lugar dele. O outro desejo, claro, era ver o Galo voltar a ser campeão brasileiro. 

O primeiro desejo desse amigo querido, brilhante, bem humorado, médico brilhante e, sobretudo, atleticano, já foi atendido. O segundo está em nossas mãos. 

Bola pra frente! 

44 thoughts to “Eu (Ainda) Acredito!”

  1. Eu ainda torço, e muito, embora não acredite, dentro da realidade, Aos 74 anos, acabei por perder a”vergonha na cara”, ou seja, sou aquele torcedor que finge que não está vendo a realidade, mesmo dando vontade de esmurrar a televisão, bem no rumo daquele careca enganador. Coisa de doido que só o Galo é capaz de colocar a gente nessa situação.

  2. Hulk nãaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaooooooooooooooooooooooooooooooooo
    Chega de coisa ruim!

  3. Boa tarde a todos,
    Belo texto o de hoje.
    O que nós meros torcedores podemos fazer além de torcer? Sonhar!
    E ter a esperança te poder acordar desse sonho e ver que ele se realizou!
    Poder dizer aquela manjada frase conhecida de cór e salteado por todos nós Atleticanos: Se não for sofrido, não é GALO!
    Mas dessa vez o “sofrimento’ não é em pensar que tudo iria por água abaixo no penalty do Riascos defendido pelo Santo, ou a inexplicável queda do Ferreyra no jogo contra o Olímpia ou ainda no gol do Everton do Flamengaço Classificadaço. O sofrimento dessa vez vem do que foi dito pelo Blogueiro: “o grande inimigo do Galo neste campeonato foi o próprio Galo”.
    Mas continuemos nossa Profissão de Fé. Com o Terço na mão e o GALO no coração e na Alma.
    Vamo GALO.. VAMO GALO!!
    Saudações..
    P.S.:
    E quanto à corneta? bom…
    Hulk, 34 anos: Vitória da Bahia, Kawasaki Frontale, Tokio Verdy, FC PORTO,Zenit, Shanghai SIPG (fonte internet) , além da Selecinha. Muita mídia pra pouco futebol. Um único time europeu. Vai entender…
    Especula-se que quer uma “baba” pra acertar com o GALO.
    Mas como o tempo em que a torcida fazia pirracinha e a diretoria atendia já passou…
    Como o GALO está entrando em outro nível..
    Como temos Mecenas…

  4. Boa tarde xará, Galuppo e amigalos!
    Enquanto houver possibilidades matemáticas temos que acreditar apesar da mediocridade do time quando joga fora de seus domínios. Se ganharmos o próximo jogo e o Internacional tropeçar a diferença cai para 2 pontinhos. Isso também se CBFLA e São Paulo continuarem descendo a ladeira. Tudo é possível. Quanto a Hulk penso que gastar uma fortuna com jogador de 34 anos seria uma insanidade. Quanto ao carequinha argentino que ele aceite as críticas e cobranças. Até agora só exigiu e foi atendido. Falta mostrar mais serviço.

  5. Oi Eduardo, Galuppo e Amigos, boa tarde!

    Se não fosse pelo fraco futebol que o Galo vem apresentando, até que teria uma gotinha de esperança no título.

    De nada adianta os tropeços dos adversários, se o Galo insiste em não fazer o dever de casa.

    Prefiro não me iludir.

    Saudações Alvinegras,

  6. Boa tarde,
    Resta saber, qual o time que entrará em campo na próxima partida, o do 1º tempo com o Grêmio ou o da derrota humilhante para o combalido Vasco, ou ainda, o sonolento e irritante time que venceu o Santos?
    A cada vez que o time vai entrar em campo, fica essa pergunta, devido à inconstância como a equipe jogou toda essa temporada, não sabemos ao certo que time vai jogar!
    No futebol, todo treinador gosta de dizer que precisa de tempo pra treinar e que o calendário quando apertado atrapalha na preparação física e na montagem da equipe, etc.
    O Sampoli, acabou me convencendo de que isso é pura mentira, pois o Galo foi o time que mais teve tempo para treinar e se preparar para os jogos e recuperar jogadores, mas o que vimos foi o contrário.
    Pois afinal, desde o início do campeonato, essa era a única competição que a equipe tinha para disputar.
    E o que vemos é um time sem padrão, sem organização tática, desordenado e as vezes até sem preparo físico. Será que esse time treina?
    Em contra partida, as equipes que disputaram outras competições como o Inter, Grêmio, Santos e Palmeiras, não demonstraram nenhum déficit técnico ou físico em relação ao Galo e até foram melhores dependendo do caso, mostrando um futebol mais dinâmico e eficiente.
    O Palmeiras é o maior exemplo disso: está na final da Libertadores e Copa do Brasil, e só não está no páreo do campeonato brasileiro, porque optou em poupar jogadores durante boa parte da competição.
    Podemos até ser campeões, uma vez que ainda estamos no páreo, porém, fica a lição, de que precisamos nos organizar melhor, diretoria, comissão técnica e jogadores.
    Ficam as perguntas: Como será a próxima temporada, onde teremos, Mineiro, Copa do Brasil, Libertadores e Brasileiro? Seremos como Palmeiras ou iremos reclamar do calendário?
    Saudações!!!

  7. boa tarde Eduardo e massa e ricardo Galuppo. ótimo texto.a matemática ainda mostra que o galo pode ser campeão e quero eu e milhões que seja nosso galo campeão. mas vou ser sincero eu ja não acredito o galo pipoca sempre na hora da decisão. exemplo. são paulo. inter. grêmio. aliás ja disse aqui e repito desde aquele jogo contra o Bahia no primeiro turno que ja joguei a toalha a muito tempo. espero que sampaoli e jogadores queima minha língua e ganha o sonhado brasileirão .então o sampaoli deu chilique e não gostou dos protestos da torcida sorte dele que ele não ouviu a torcida de perto a gritar no ouvido dele. se quer embora vá tarde o galo é maior que qualquer jogador e treinador. etc.a galo não nos decepcione mais. vá galooo.

  8. Grêmio e Flamengo empatam hoje, e travam; Galo 4×0 Fortaleza, 60 pontos; Inter 1×1 Bragantino, 63 pontos; Furacao 2×0 Inter, 63 pontos; Goiás 1×3 Galo, 63 pontos; A pressão começa no domingo. O Galo vai chegar! Em primeiro! Está escrito! Que Deus me leia!

  9. Salve, Massa e Guru!

    Dois assuntos mexeram com a massa ontem e que se entrelaçam e se completam: a repercussão da manifestação da Galoucura, que para mim foi legítima e principalmente dentro da normalidade, ou seja, sem agressões, sem invasões e apedrejamento de ônibus como em São Paulo e a birrinha de “El pelado” ameaçando ir embora.
    Sei que alguns podem achar que a manifestação veio em momento inoportuno, sob a alegação de que o time ainda disputa o título brasileiro e que estamos em terceiro lugar. Mas ora bolas! A manifestação foi justamente para chamar a atenção dos jogadores e comissão técnica para o fato de que temos que ter foco total nesta reta final, foco este que pelos últimos jogos parece que foi deixado de lado.
    Ai vem o zé birrinha, igual menino mimado dizer: vou embora! Vá te catar “El Pelado”. O Galo é muito maior que vc. Vc chegou aqui pediu mundos e fundos, trouxe sua comissão, o clube te deu todo apoio e principalmente carta branca e agora vem com esta? E vc achou ruim quando esta mesma torcida foi para o aerogalo apoiar o time? Vc acha que se for treinar outros times aqui no Brasil, não terá pressão e torcida cobrando? Ou vc já está de olho na vaga do Rogério Ceni?
    Não sou a favor da troca de técnicos, mas também não podemos virar capacho deste que está ai ou qualquer outro que vier a treinar o time.
    E não é a primeira vez que ele faz isto. Então careca pague a multa e não encha mais o saco, porque se a diretoria não faz o papel dela de te cobrar, a torcida faz. Aliás um lembrete a alguns ai que só lembram da torcida organizada quando é necessário dar a cara a tapa presencialmente. Vamos valorizar os caras quando eles merecem.

  10. Bom dia a todos!
    No fundo,no fundo todo atleticano acredita,resta saber se o cabeça de ovo e seus apadrinhados acreditam.
    Lí por ai que ele ( o melhor do mundo) está dando chilique e ameaçando sair pra cuidar do filhotinho que nasceu,ora já vai tarde e se vou por falta de adeus! Adeus seu xexelento duma figa!
    Como diria o VIANA : gastar nossoEU ACREDITO com essaes caras é difícil hein???!!!

  11. Boa tarde amigos do Galo. Sinceramente, que maluquice é esta de contratar o Hulk? Se é para fazer investimento alto, que seja com o Roger Guedes, jogador jovem, artilheiro, que demonstrou por diversas vezes a sua vontade de jogar no NOSSO GALO. Com todo respeito que o Hulk merece, afinal é um bom jogador, mas já está com 34 anos, não conhece o Galo e está mais é querendo curtir a vida. Será que algum dos investidores se preocupam com a opinião e vontade da torcida? Tragam o Roger Guedes, com certeza vocês estarão fazendo um bom negócio.

    1. Boa noite amigalos!
      O superesportes quer mesmo promover o Hulk, lançam uma matéria exaltando o cara como se fosse o melhor do mundo, se fosse tão bom assim teria jogado em clube grande da europa e não estaria sem clube. Gastar uma fábula de dinheiro no Hulk é muita infantilidade da diretoria do Galo. Vai cair de novo na mesma enganação que caíram quando contrataram o careca Sampaoli?

  12. O Galo não precisa de reforços, o plantel dá com sobras para montar um time vencedor. Precisa, talvez, de um centroavante, mas antes de qualquer contratação, eu testaria o Tardelli e o Guilherme Santos. Na defesa, eu promoveria os dois zagueiros de área para substituição paulatina do Rever.

    Contratar o Hulk? Nem pensar, um cara de 35 anos, que já deu o que tinha que dar, querendo ganhar salário de 7 dígitos? Como eu disse, nem pensar!!! Além disso, é um cara que joga pelos lados. Disso o Galo está cheio, bem suprido. Se ele fosse centroavante, seria o caso de avaliar, assim mesmo com muitas restrições.

    É isso!

  13. Já que vale publicar opinião de comentaristas, aqui vai:
    O comentarista Djalminha, da ESPN Brasil, criticou a postura do técnico Jorge Sampaoli, que repensa o futuro no Atlético após uma série de protestos de uma torcida organizada. O ex-jogador disse que esse tipo de cobrança é normal no futebol.

    “Ele tem que abaixar a bola. Diniz não teve os jogadores que ele quis contratados, teve o ônibus apedrejado e está sendo criticado. O Rogério Ceni tem um timaço, com melhor elenco, e todos querem que ele saia, mas ele não vai pedir para sair. Ele (Sampaoli) pediu um monte de jogador, está em uma competição, teve oportunidade para estar até na liderança”, disse.

    “O torcedor cobra de todos. Baixe a bola, Sampaoli. A cobrança vai existir. Se não quiser ficar, você que está perdendo o mercado brasileiro. Vai ser cobrado sim e tem que ser cobrado”, acrescentou Djalminha.

    O comentarista Vítor Birner também criticou o treinador: “Maior decepção da temporada é o Sampaoli. O protesto foi fora do tom, não era hora, era hora de apoiar. Mas, pedir para sair, é muito rainha da Inglaterra. Vai trabalhar, tem chance de ser campeão brasileiro, tem uma tabela fácil, não vai precisar nem fazer grandes jogos, pelos adversários”, destacou.

    Mas, ele não vai. Não é burro de largar um salário que ele não vai ganhar em lugar nenhum do mundo. É só chilique de egocêntrico.

  14. Uma pergunta pro Argentino…

    Sr Sampaoli, o senhor têm um salário de 2 milhões por mês e se sente no direito de NÃO ser cobrado???

    Todo funcionário de qualquer empresa que recebe um salário mínimo que seja, é cobrado por resultados mas com o Sr que bota 2 milhões no bolso todo mês é diferente???

    Porquê???

    OBS.: a arrogância desse Treinador vai acabar com a moral dele aqui no Brasil, fato!!!!!

  15. Bom dia!!!

    Sabe-se que o Atleticano acredita muito…

    Porém, eu que estou entre estes (que acredita ainda no título) não acredito em algumas coisitas que são ditas ali, lá e acolá…

    Por exemplo:

    Que Sampaoli “estaria incomodado” com o tal protesto de Organizadas…

    O cara e comissão amealham 3kk por ao mês ao dólar do dia e de repente “estaria incomodado” Sampaoli com protesto de Organizada”?

    Li e reli a reportagem e não achei, tirante a manchete sensacionalista, nada que indique que Sampaoli “estaria incomodado e pensando em sair”…

    Pura especulação de repórter plantador de crise, vaticino…

    Se, porém, Sampaoli sair já sairá empregado e ganhando tanto quanto ou até mais…

    Então, meus caros, não acredito nadica de nada que Sampaoli tá deprê e tomando maracugina mais tarja preta para aliviar “essa pressão”…

    Quer dizer que Sampaoli tá preocupado?

    Quem quiser acreditar nessa lorota que acredite e eu respeito…

    Mas eu até acho que se (e olha que no futebol não tem se) o GALO terminar campeão (muito difícil, mas acredito), a Torcida vai ainda pôr o doidão na cacunda e ir da Cidade do Galo à Praça Sette dando vivas e bravo para o Pardal…

    Até eu estarei lá…

    Assim é o futebol…

  16. Bom dia,

    Diante dos resultados obtidos neste ano, após um início de ano no qual vi nossa equipe trilhando caminhos que poderiam nos deixar juntos do rival no mesmo nível da desgraça, tive e estou apoiando o treinador até o final deste campeonato.
    Sou também contra o protesto realizado neste momento do campeonato, mas, daí a pensar que a torcida não tenha o direito de reclamar, opinar e demonstrar sua insatisfação com o desempenho atual da equipe, isto não.
    Faça a torcida o que achar que deva, eu fico aqui com o minha forma de pensar.
    Quanto ao treinador que é o melhor até daqui a mais 6 jogos, vejo uma reação ridícula não reconhecer que dentre todas as equipes da séria “A” ele foi o que mais teve seus desejos atendidos, apesar de não todos, mas, faz parte do futebol, a mesma mão que dá tem que cobrar, já que não o fazem, então alguém tem que fazer, a ele cabe simplesmente vestir a carapuça da humildade e reconhecer o que estão todos dizendo, seja torcida, seja comentarista.
    Sempre estou apoiando, mas, tenho a capacidade de reconhecer os erros do treinador, reconhecer sua arrogância e seu narcisismo, no Atlético-MG o mais importante tem que ser a instituição em primeiro lugar, não podemos deixar que um treinador tente inverter este valor.
    Até porque o que se esta pagando juntamente com nossa estrutura, nos deixa em outro patamar, patamar dos grandes treinadores, que podem nos entregar trabalho semelhante e até melhor.
    Sampaoli é conhecido no meio como treinador que não fica mais de um ano no mesmo clube, isto já virou sua marca registrada, cabe então ao nossos administradores cozinhar o cara até que ele mesmo demonstre o desejo de sair, ou paga a rescisão, ou abaixa a bola e fica na tentativa de um acordo para sua saída.
    Quanto ao campeonato, só acaba após a 38ª rodada, enquanto estiver uma chama de esperança, sim vou me apegar, até porque tenho isto como forma de vida, procuro sempre ver as coisas do lado melhor, positivo, como o meio copo cheio.
    Isto é uma filosofia de vida.
    Em 2020 quase passei desta para outra, não reclamo, apenas vejo as coisas boas que ocorreram e me deixaram mais forte, me trouxeram experiência, principalmente ter o conhecimento de quantas pessoas se importavam comigo.
    Sempre há lições positivas para se tirar nas adversidades.

  17. Eu também acredito….que estamos fu….
    Quando você acha que a coisa vai melhorar, vem a notícia que o Galo está contratando o Hulk.
    Falo sem medo de errar:
    Esse camarada NUNCA foi jogador de futebol.
    E mais….ele é pior que aquele Carlos, nosso centroavante até pouco tempo atrás , embora não atuem na mesma posição .
    Resumindo: vai concorrer ao título de pior jogador do universo e vai ganhar fácil.
    ACORDA DIRETORIA!

  18. Eu tinha certeza do que ia repercutir hoje a respeito do Galo, que tenta unir forças e concentração para as seis batalhas que restam do campeonato: a não-entrevista do Sampaoli dizendo que pensa em deixar o clube por conta dos protestos. E é claro que a torcida iria morder mais essa isca e comprar mais essa conversa  mole, não é mesmo?! Não deu outra! Êh Galo!!!

    A primeira ‘reporcagem’ é de um tal Thiago Alcântara do Superesportes. Claro que não há nenhuma informação concreta, a reporcagem faz apenas ilações e suposições do próprio repórter. E como seria de se esperar, a notícia foi repetida no UOL pelo cruzeirense Guilherme Piu. Apresentada a fake news, cabia repercuti-la. Então Birner da ESPN e Djalminha fizeram o serviço. O primeiro se diz ‘decepcionado’ com Sampaoli. O segundo sugere que ele ‘abaixe a bola’. Agora, na terceira onda, a expectativa é a revolta da torcida contra o treinador. E a pergunta que fica é: interessa a quem?

    Procurando saber mais sobre o sr. Thiago Alcântara da reporcagem que deu início a tudo isso, descubro o seguinte: “Thiago Madureira: Jornalista pela Uni-BH. É mestre em estudos de linguagens pelo Cefet-MG, com pesquisa voltada à análise do discurso da torcida organizada Máfia Azul, ligada ao Cruzeiro. Produziu o documentário ‘Máfia Azul: memória e perspectiva’.”

    Ok. Não precisa dizer mais nada. A estratégia anti-Galo é conhecida. O torcedor vai cair mais uma vez? Interessa a quem?

  19. Para homenagear o RAFAEL GUIMARÃES ,
    querido amigo dos tempos do Colégio de
    Aplicação , dos encontros na Leopoldina ,
    onde sua família nos recebia a todos e a
    nós nos dispensava sempre um fraterno
    e caloroso tratamento

    Quanto ao torcedor , caro GALUPPO , eu
    não consigo entender essa dictomia que
    foi criada com o tal EU ACREDITO .

    Você é um dos que se gabam de sempre
    apoiar e crer no time , na tal realidade .

    Antes do EU ACREDITO houve a mais
    eloquente manifestação de FÈ e certeza
    no time em qualquer situação , que nos
    legou a indelével “se houver uma camisa
    preta e branca…” do magistral Drumond

    O atleticano , caro GALUPPO , CORNETA
    ou não , TORCE CONTRA O VENTO .

    Mas todos têm o SAGRADO DIREITO DE
    EXPRESSÃO de seus sentimentos .

    Ou você nunca esteve na arquibancada
    onde aos 31 minutos tal jogador e seu
    treinador eram execrados e no lance
    seguinte se tornavam HERÓIS a serem
    louvados e admirados … até a próxima
    partida , pelo menos ?

    Todo mundo acredita , caro jornalista .
    Torcida SEMPRE foi assim .
    Você , como outros , passam da conta
    nessa “teorização” no modo de viver a
    vida do futebol .

    Que cada um viva o seu modo de vida
    Chega de tanta “regulagem” .

    Quanto à “expertise” do Sampaolli e a
    cobrança que recebe dos CORNETAS ,
    quem o deixou “falando sozinho” foi
    aquele cara que não JOGA NADA , não
    tem a menor noção de bola : MESSI !!!

    A propósito :
    você bem que podia mostrar para os
    Três Mosqueteiros aquela história da
    árvore .
    Quem sabe eles plantam uma , como
    bem sugeriu o PAULO SILVA , ali perto
    da área técnica .
    Vai que …..

  20. É sério mesmo que os minino vão despejar um montão de dinheiro pra trazer Hulk, 34 anos? Tudo bem que o dinheiro é deles, mas não podia ser o Roger Guedes? Ninguém nessa diretoria, conselheiros, investidores, comissão técnica… ninguém vai ouvir a torcida? O falastrão chamou a torcida de chata mas trouxe o maior dos goleiros. Pois é…

  21. Nem li a coluna ainda , pois vou atualizar

    WELLINGTON SOUZA
    =================
    Corneta não quer TUMULTUAR NADA , é
    um SIMPLES TORCEDOR a querer ver seu
    time JOGAR FUTEBOL

    Corneta NÃO NEGA ESTATÍSTICA, porque
    quem gosta de estatística é o IBOPE

    Se o maior técnico do mundo coloca um
    cara diferente na zaga pra jogar e não dá
    certo é porque ele , técnico , não tem a
    menor competência para fazer seu time
    ter um padrão de jogo
    Aliás , o MESSI falou isso pra ele .
    Vá lá contestar a CORNETAGEM desse
    jogadorzinho de merda .

    Colocar alguém no lugar do Keno para o
    final do campeonato já vem com atraso
    de umas DEZ RODADAS
    O DENOREX já não vem jogando faz é
    muito tempo

    E quem é você para QUERER PROIBIR a
    cornetagem ?
    Coisa mais sem noção dizer que quem
    corneta é “maria” .

    Larga mão de ser bobo , moço .
    Vá cuidar de seu video-game !

    TEM OUTRO AÍ QUE VALHA-ME DEUS
    ==============================
    Pra ele , sem assunto .
    Teoria demais , complexo , confuso .
    Deixo ele por conta do PAULO SILVA

    GALO ROBERTO
    =============
    O RICARDO achou uma ótima .
    É uma Tramontina 3 libras
    Tem preço bom na Leroy

    1. Bom dia,

      Sem comentários, na sua narrativa você fala e se contradiz na mesma frase, sem nexo.
      Só lhe respondo para ter ciencia que tomei conhecimento da sua treplica.

      1. WELLINGTON SOUZA ,

        realmente , ler não quer dizer entender

        Tem gente que tem mesmo dificuldade de entendimento e , nesses casos , só desenhando

    2. Prezado José Eduardo Barata,

      Concordo com seu texto sobre cornetagem. Somos obrigados a elogiar o Sampaoli? Péssimo técnico
      Dirigiu a seleção argentina com grandes jogadores, inclusive o Messi e não conseguiu um padrão de jogo, no Galo quanto mais tempo para treinar pior fica o time.
      Se ele quiser ir embora eu pago a passagem.

  22. Vocês viram a criança birrenta esperneando por causa dos protestos? Este Sampaoli se acha acima de todos e acredita que nao pode ser cobrado, apesar da fortuna que ganha e de ter tido todos os pedidos atendidos. Está fazendo melhor que os últimos técnicos, mas nao consegue mais fazer o que fez no inicio do ano. Nao defendo a troca de técnico, mas ele.precisa ter humildade, ne? Convenhamos.

    1. Caro GALODOIDOSAMPA. Querer humildade em um narcisista é o mesmo que pedir ao diabo para fazer o sinal da cruz. Essa birrinha é fogo de palha. Acha que ele é maluco de largar a grana e todas as mamatas que ele tem aqui? Onde ele vai encontrar salário equivalente à metade do que ganha no CAM?

  23. Meu comentário hoje está fora do contexto da abordagem feita pelo GalOppo, mas a minha indignação ficou maior que a razão. A declaração do Sampaolli em relação aos protestos dia torcedores do Atlético é sintomático daquilo que eu classifico de “o poste mijar no cachorro”. Atitude arrogante (pleonasmo para argentinos) que demostra que aquele sujeito quer mesmo sair. É uma pena não ter ninguém com saco roxo no Atlético pra mandar esse cara TNC! Bando de frouxos!!!

    Ao amiGAlo Paulo Silva, não tenho dúvidas: ficar acorrentado na pedra eternamente é sofrimento muito menor do que fazer ficar 50 anos sem ganhar o Brasileirão. Ah, se eu pudesse escolher….

  24. Acreditar meu caro Eduardo eu acho que todos no fundo sempre acreditam, somos atleticanos e a história nos fez acreditar sempre, esperando ser dessa vez e sempre dessa vez. Mas criticar faz parte assim como elogiar também. Eu acho injusto dizer que Sampaoli faz o time jogar como outros jamais fez, isso porque ele foi o único que o que pediu foi lhe dado. Aliás jogar como ele acredita que deve ser o jogo acho que ninguém no mundo, outros com menos recursos que aqui tiveram mostraram bons resultados ou já estamos nos esquecendo que o Galo sempre estava entre os 04 melhores do campeonato um monte de vezes. Daí a ser campeão são outros quinhentos influenciados por vários fatores, então não o coloco como a celebridade que ele acha que é, pq até então o currículo é pobre. Ah foi vice com o Santos, o mesmo Santos cheio de meninos tá aí na final da Libertadores. Marcelo Oliveira foi Bi do Brasileiro e quem fala, onde está, quem quer? Valorizamos demais algumas coisas que não tem sentido, mas sou Atleticano e isso por si só é dizer que eu sempre acredito.

  25. Infelizmente ta dificil acreditar.

    Galo não ta com pinta nenhuma de campeão.

    O time já jogou no lixo o campeonato de forma praticamente irreversível. Irresponsáveis, incompetentes!

  26. QUASE TODO TÉCNICO TEM VIDA CURTA NOS TIMES DE FUTEBOL.
    EM MÉDIA , BEM MENOS DE 12 MESES.
    PENSANDO BEM , ACHO QUE TEM QUE ACABAR ESSA MANIA DE TODO TÉCNICO QUE CHEGA QUERER INDICAR JOGADORES.
    VIDE DUDAMEL E QUASE TODOS OS OUTROS , INCLUSIVE SAMPAOLI .
    O ATLÉTICO CONTRATOU JOGADORES INDICADOS POR SAMPAOLI QUE NEM CHEGARAM A JOGAR , E MUITOS OUTROS ESTÃO NO BANCO.
    COM POUCO TEMPO , O TÉCNICO VAI EMBORA E QUEM FICA COM O PREJUÍZO E OS REFUGOS.???
    O CLUBE , É CLARO.
    PORTANTO SOU E SEMPRE FUI RADICALMENTE CONTRA TÉCNICO “INDICAR ” JOGADORES PARA O TIME CONTRATAR.
    QUEM DEVERIA CONTRATAR JOGADORES É A DIRETORIA , O PAPEL DO TÉCNICO É FAZER O TIME JOGAR.
    O SANTOS ESTÁ NA FINAL DA LIBERTADORES , MAS , NÃO CONTRATOU NINGUÉM A PEDIDO DE CUCA.
    O INTERNACIONAL É LÍDER DO BRASILEIRÃO , MAS NÃO CONTRATOU NINGUÉM A PEDIDO DE ABEL.
    É PRECISO POR UM FIM EM INDICAÇÃO DE TÉCNICOS , QUE NA VERDADE SÓ SERVE PARA O TÉCNICO RECEBER COMISSÃO PELA INDICAÇÃO.

    1. Prezado Paulo Roberto,
      Concordo plenamente com você.
      O quê o Galo irá fazer com o Mariano, Bueno, Zaracho, Allan Franco, Leo Sena, Nathan, Marrony, Vargas, Éverson, Sasha…? Todos contratados a peso de ouro por indicação do Sampaoli, a maioria deles já demonstrou que não tem condições de jogar, muitos são reservas e as vezes nem são relacionados.
      Nunca na história do Galo, um treinador teve tanta condição de trabalho, como o Sampaoli teve e o resultado até agora é muito abaixo do esperado.
      Saudações!!!

  27. Sompaoli está ameaçando deixar o Galo por causa dos protestos.
    Já vai tarde!
    Só não pode esquecer de levar com ele: Everson; Mariano; Sasha, Vargas e Nathan.
    Possível herança maldita.

  28. O CABEÇA DE ÔVO DISSE QUE ESTÁ INCOMODADO E NÃO GOSTOU DOS PROTESTOS DA TORCIDA.
    QUEM ESSE SALAFRÁRIO TÁ PENSANDO QUE É??
    E O GALO , TÁ PENSANDO QUE AQUI É A CASA DA MÃE JOANA.
    PROCURE SEU LUGAR SEU CARECA CABEÇA DE ÔVO.

  29. Bom dia!
    Não vou fazer cálculos nem projeções. Só quero que meu time ganhe o próximo jogo! É decisão!
    Quanto a camisa preta e branca, meu desejo, que não é carregado de superstição, é que ela nunca mais seja substituída por aquela branca, pálida, derrotada. A propósito, o último jogo foi vencido por ela tão somente, porque se dependesse daqueles jogadores sem tesão, sem vontade de vencer e ainda mais se estivessem envergando aquela branquela, era mais um resultado trágico. Com certeza os adversários tremem diante do uniforme número único, camisa listrada em preto e branco, calção e meião preto.

  30. Bom dia Galupo. Bom dia a todos. Gostaria de acrescentar na sua análise a derrota que tivemos no Mineirão para o Athetico Paranaense. Aqueles três pontos nós perdemos devido ao Covid, que contaminou a comissão técnica e vários jogadores do time. Quando olhamos os seis adversários que nos restam percebemos que temos plenas condições de vencer todos eles. E podemos vencer até sem o Keno( que caiu muito de rendimento nos últimos jogos). O que precisa? Dos jogadores e comissão técnica quererem de verdade e entrar nos jogos com gana, disputando cada bola como se fosse um prato de comida. Mas esse grupo tem espírito de campeão? É revoltante aquele gol entregue pelo Alan e o Rever no empate contra o Internacional. A falta de empenho nos 3×0 contra o São Paulo foi broxante. Mas águas passadas não tocam moinho. O que a torcida pede é luta, empenho, vontade nos próximos seis jogos, ou seja, espírito de guerreiros. Deveriam passar para esses jogadores os jogos contra o Flamengo e Corinthians da Copa do Brasil de 2014 para ver se eles entendem. Jogadores como Nathan, Vargas, Arana, Sasha , Guga precisam de lutar mais, tal qual Datalo e Luan na Copa do Brasil 2014. Agora esses jogadores da base( Calebe e Savinho) podiam também demonstrar pelo menos vontade e luta. Entram em campo e nada, absolutamente nada acrescentam. Perder este campeonato por falta de apetite dos jogadores é uma crueldade com a torcida. E o pior ainda querem amordaçar as legítimas reclamações da torcida….Tempos estranhos…Talvez se substituírem um treinamento destes mercenários por uma capina de um lote eles incorporem o indispensável espírito de luta que já foi características do nosso Galo de briga.

    1. Amigalo Domingos Sávio

      Pelo menos no jogo contra o Santos tanto Savinho quanto Calebe entraram somente pra cumprir número pois o homens la de trás Rever, Junior Alonso, Guga , junto com Jair e outros do meio campo insistiram em mater a bola longe do ataque com aquela troca de passe inútil e imbecil. E tudo isto sob os olhares de quem deveria cobrar uma postura diferente. Sentamos no resultado do primeiro tempo.

  31. Parabéns, Ricardo Galuppo pelo texto de hoje.
    Um show completo. Sonho, esperança,
    matemática e acima de tudo realismo.
    Um retrato perfeito da alma atleticana que não desiste nunca.
    Obrigado.

  32. Bom dia Eduardo, Ricardo Galuppo, atleticanas e atleticanos cujas esperanças continuam vivas. A esperança é a coisa mais linda que já inventaram neste mundo. E o atleticano encontra nela a razão para continuar a sonhar com conquistas e glórias.

    Sonho e esperança. Apesar de abstratos funcionam para o atleticano como alimento sólido. Uma espécie de arroz e feijão. Talvez por isso o atleticano é diferenciado entre todos os torcedores. Ele não ama com o coração, órgão carnal que um dia para de funcionar. O atleticano ama com a alma porque ela é eterna. E o sonho e a esperança são os alimentos da alma. O sonho faz com que o atleticano mantenha viva a esperança enquanto houver a mais remota possibilidade de alcançar o seu objetivo. O que são quarenta e nove anos para quem se alimenta de sonhos? O que são quarenta e nove anos para quem vive de esperança?

    Com mais de setenta anos eu me satisfaço inteiramente nisso. Sonhar e esperar. Para que taças, troféus e títulos se eu tenho o CAM? É o que me basta. O sonho é absoluto e eterno e a esperança se renova a cada temporada. Existe coisa melhor na vida? Eu ainda não encontrei.

    Pensando nisso a gente adiciona elementos novos ao nosso viver. A matemática, por exemplo é um caminho que trilhamos sempre. Com ela fazemos contas e vemos que ainda é possível alcançar o sonho. Quando ele fica distante, basta umas continhas e a gente se enche de esperança porque o sonho é possível. E quando tropeçamos em nossas próprias pernas ou esporas, não caímos porque o sonho nos sustenta e a esperança nos dá força. E assim nós vamos pegar o Fortaleza e quem mais vier pela frente tentando destruir o nosso sonho.

    Uma excelente quinta-feira para todos nós. Cheia de sonho e esperança porque não tem nada perdido. Está difícil, mas o que é dificuldade para quem sonha e tem esperança? Além disso, se não for difícil não é Galo.

    O GALO ESTÁ VIVO, ATIVO E CHEIO DE ESPERANÇA ALIMENTADA PELO SONHO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *