Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Esta é a pedida: paciência

Entre os comentários que recebo diariamente, vários chamam a atenção e geram bons debates. Opto por destacar um ou outro e usar nas postagens subsequentes, a exemplo de hoje, do leitor Rodrigo Arantes. Até tentei, via e-mail, avisá-lo de minha intenção. Suas colocações são muito interessantes e procedentes. Concordo que o novo comandante do Atlético merece crédito e tempo. Às vezes a contrariedade do momento não sugere, mas o time vem mostrando padrão e qualidade. Divido, a seguir, as ponderações de um Atleticano da gema. Como todos nós somos. Pessimista ou otimista, somos e queremos um Galo campeão. Sempre!

“Não é à toa que o Kalil definiu a torcida do Galo como a mais chata do Brasil. Ele tem razão. Infelizmente, tornou-se como a das Marias: não dá tempo ao treinador, não tem paciência com jogador nenhum e critica até quando ganha. Pelo amor de Deus! É evidente que o time não jogou bem ontem até a metade do segundo tempo, entretanto, neste início de temporada, somente Flamengo e Fluminense têm conseguido alçar resultados melhores, ainda assim, só jogaram contra times fracos e inexpressivos, no Campeonato Carioca e na Primeira Liga, que não valem nada. ‘Flamídia’, por exemplo, enfrentou os reservas do Grêmio .

Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG

Domingo, o todo poderoso Palmeiras perdeu para o ‘fortíssimo’ Ituano. Não vi nenhum torcedor do Porco desesperado ou jogando a toalha. É só início de temporada. Precisamos entender que o Campeonato Mineiro não serve de parâmetro. O Mequinha ganhou o do ano passado, ficou se achando e voltou pra Série B, depois de virar saco de pancadas no Brasileiro. Os times do interior começam a pré-temporada em dezembro, quando as grandes equipes ainda estão terminando a temporada do ano corrente, portanto, levam considerável vantagem no aspecto físico e sobretudo no tocante à marcação.

Além disso, todo timeco do interior joga contra o Galo como se fosse final de Copa do Mundo e depois abre as pernas para o Cruzeiro. Esperem para ver como o Tupi jogará contra nós depois do vexame  registrado sábado em casa. A única exceção é o Mequinha, pois costuma também complicar contra os azuis. Cansei de ver o Galo jogar bem e perder jogos, principalmente na época do Levir. Quero vitórias e títulos.

Sim, já evoluímos. Quem entende de futebol percebe. Cinco jogos e apenas um gol sofrido. Querem comparar com o ano passado, quando só do fraco Tricordiano tomamos quatro gols em casa? Roger já consertou a peneira da defesa, fator de debilidade principalmente no fim da era Levir e na de Marcelo Oliveira. Todo grande time começa por uma boa defesa. Veja também: não somos mais o time de estilo Galo Doido, que saía desembestado para o ataque, fazia muitos gols e tomava o mesmo tanto lá atrás. Roger implantou um jogo cadenciado, de passes, posse de bola e estratégia. Falta, ainda, contundência, melhor criação e eficiência no ataque. Estamos caminhando para tal. Iremos chegar lá e, quando acontecer, ninguém segurará o Galo.

Outro ponto positivo: em 2016, quando estávamos perdendo os jogos, não tínhamos opções no banco de reservas, quando as tínhamos, ao entrar, as peças não resolviam o problema. Ontem, Clayton, Maicosuel e Rafael Moura entraram muito bem e mudaram a história do jogo. A partida só termina quando o árbitro apita. Não me importa jogar bem ou mal, mas o resultado. Vencemos e somos líderes. E, em breve, venceremos jogando bem, todavia, é preciso ter paciência, pois imediatismo não leva a lugar nenhum, especialmente no futebol.”

59 thoughts to “Esta é a pedida: paciência”

  1. bom dia galera alvinegra! saudaçoes a todos, Eduardo obrigado pelo espaço que vc nos propoe para que possamos aqui falar tudo oq sentimos pelo galo e sua diretoria.
    Bom como sempre o galao deixa a desejar um pouco, se fomos felizes hj pelo menos estou triste, pq não gosto de ver certas noticias ruim que no passado nos envergonhava, e hj volta atona essa noticias. Como toda e qualquer empresa faz para sanar as dividas o atletico deveria fazer o mesmo, se vendeu o lucas pratto pague o q é de direito dos outro e tbm cobre o q é de seu direito. ex: inter deve ao galo,gremio deve ao galo,curintia deve ao galo) e o atletico fica assistindo tudo isso acontecer, pocha da a cara pra bater, vai naimpressa e fala tudo mostra a nação alvinegra que não somos mal pagadores, mas não fica so esperando liminar, e outras coisa mais na area juridica para provar algo. estou triste pq montamos um excelente time ano passado e não deu em nada, e agora cada dia que acesso a net vejo só noticia ruim do galo. espero q paramos por aqui. pq ta virando mania e gozação pra cima da massa.

  2. Discordo de todos os que estão criticando o Roger pelo jogo de domingo. Na minha opinião, o que ocorreu no jogo, foi algo que não via a muito tempo no time do Galo. Ou seja: o adversário, estava anulando o esquema de jogo, do time com forte marcação, reduzindo todos espaços e o NOSSO treinador(diferente de outros, recentes, ex; Marcelo Oliveira), teve a capacidade de mudar o esquema, de forma inteligente. E ganhou o jogo. O que me fez ficar contente é que não ganhou na sorte, bola para, etc. Ganhou porque o treinador arrumou alternativa(volto a dizer de forma inteligente). Ele pode não ter curriculo, mas é o melhor da nova safra de treinadores.
    É comum, o treinador vir após uma partida ruim e dizer: “não conseguimos colocar em prática o que treinamos durante a semana…” O Roger, viu que não estava dando certo o que havia treinado durante a semana e não esperou pelo pior…

  3. Ô gente. Tem que ter paciência sim. Nosso time ano passado não tinha padrão de jogo e ele não vai ser implementado e ajustado já nos primeiros jogos, com técnico novo, que está sentindo a cada semana com quem pode contar. E perdemos nosso melhor jogador. Cobranças por evolução, mas é infantil achar que ela já foi atingida em todo seu potencial, só no decorrer dos meses. Chegaremos lá. Eu acredito.

  4. Quanto mais cedo a massa atleticana compreender que a manutenção da carniça chamada Eduardo Maluf no cargo de diretor de futebol do Galo significa que o objetivo do Clube Atlético Mineiro será a venda constante de nossos bons jogadores e não a conquista de títulos importantes, menos raiva ela sentirá quando as consequências dessa escolha insensata se fizerem sentir!

    1. …meu Deus, que comentário infeliz desse Marcelo….cara, vc tá falando mal de um “MAGO’ das negociações…..o Sporting pediu 6 milhões de euros no Elias…o Maluf deixou a bola abaixar, esperou o fim da janela, fingiu desistir da negociação e acabou contratando o cara por 2,5 milhões….meu amigo, repense seus conceitos sobre futebol, vc não entende nada…..

      1. Então, meu caro sabichão Alex, que pelo visto se acha mais entendedor de futebol e de Clube Atlético Mineiro do que os outros, me explique, por exemplo, onde está a “magia” que você vê no sr. Eduardo Maluf quando ele trouxe peças de reposição(?), todas onerosas para o Clube Atlético Mineiro, tais como o Marquinhos Cambalhota (será que você ainda se lembra da passagem dele por aqui, meu caro sabichão Alex?) que não ficou nem quatro meses no clube devido à sua ruindade fenomenal, e cujo eventual fracasso o seu “estrategista” em vendas pediu para colocar na conta dele, do Ricardo Bueno (o centroavante que não conseguia dar um passe reto de um metro sem tropeçar na bola, que dirá fazer gols), ou do Danilo Pires, que o seu “ídolo” magistral trouxe para cá, jactando-se que o cidadão lá de Pernambuco que havia sugerido a sua “contratação”, não errava nenhuma indicação que fazia. Vou me limitar a estes três exemplos, quando poderia citar dezenas de contratações desastrosas e de vendas estapafúrdias patrocinadas pelo “mago” que você idolatra (a maioria delas antes do começo de competições importantes), esperando aprender mais sobre o futebol e sobre o time que torço e acompanho há 41 anos (será, meu caro sabichão Alex, que você tem isso de vida?), com as suas luminares a considerações a respeito! Obrigado!

        1. …meu caro Marcelo, não sou sabichão…mas pra saber mais que vc é fácil, vc não entende nada….todo profissional tem erros, mas o histórico do maluf é altamente positivo….por quer vc não pede pra mandá-lo embora e indique para o Galo o Scuro que estava na Toquinha….ou melhor, por que vc mesmo não assume o lugar do Maluf?….rapaz, o Maluf é disparado o melhor do Brasil…o Matos do palmeiras o tem como ídolo….deixa de ser chato e vai lá e assume e o lugar dele….criticar como forma de ajudar, muito bom…criticar só para ser diferente, vc não passa de um “rebelde sem causa….o faz só pra ser diferente…..99% da MASSA respeita esse cara…..eta torcida BIPOLAR….

        2. ..e pra finalizar seu choro Marcelo, vou me limitar a 3 exemplos também pra não te deixar omo cara de patel….Ronaldo Gaúcho, Vitor, Pratto…..eu poderia citar vários….mas vou parar por aqui…..eu se fosse vc tomava o lugar do maluf a força…vc leva jeito….jeito pra usar mamadeira….

        3. …tem isso de vida sim, mas nem por isso em dou o direito de falr pelos outros…..a MASSA é muito grata ao Maluf….e mais amigo, idade não seignifica que vc tem mais conhecimento do que os outros…tem gente que vive 100 anos e continua bobo como vc….aprenda a respeitar os outros…..aprenda a conviver com opiniões contrárias a sua….e fale por vc, que é o único aqui que quer a cabeça do maluf….

          1. Alex, vulgo sabichão, saiba que Vítor foi contratado pelo Kalil (escolha pessoal), Ronaldinho Gaúcho foi pedido de pessoal do Cuca ao Kalil e Prato foi escolha pessoal do Nepomuceno. Além de demonstrar que você não sabe nada de nada de futebol e de Clube Atlético Mineiro, você nem sequer respondeu as indagações que eu coloquei, por que não tem, nada para dizer. Você deve ser um desse atleticanos modinhas, surgidos depois 2013, que acham que entendem alguma coisa do Clube Atlético Mineiro, mas que só falam(escrevem) platitudes a respeito. Diretor de futebol foi Fábio Fonseca que criou a FAO (você sabe o que é isso, sabichão?), e Marcelo Guzella (deve ser outro ilustre desconhecido para você) atleticanos de sangue e alma, que colocavam os interesses do Atlético acima de qualquer coisa, em vez de ficar patrocinando venda ridículas antes de competições importantes, mesmo que o clube não tivesse dinheiro em caixa. Aliás, se necessário, colocavam dinheiro do próprio bolso para ajudar o Galo nos momentos difíceis. Agora, quanto à sua alegação infantil de ir lá e assumir a direção de futebol do Clube Atlético Mineiro no lugar do Maluf, posso te dizer que uma vantagem básica, primária, eu tenho sobre ele, pois eu sou atleticano coisa que ele não é, e além disso tento ajudar financeiramente o meu time de todas as formas possíveis, coisa que ele não faz, muito pelo contrário, pois recebe um salário principesco para fazer o que faz.

          2. “tem isso de vida sim, mas nem por isso em dou o direito de falr pelos outros…..a MASSA é muito grata ao Maluf”. Que frase jenial (com jota mesmo)! Não fala pelos outros, mas diz a MASSA é grata ao Maluf! Só por esse tipo de pérola já demonstra que debater com atleticanos modinhas como esse Alex, vulgo “o sabichão” é totalmente inútil mesmo!

    2. respeito o seu comentário Marcelo mais nosso time ganhou uma libertadores , uma copa do brasil , uma recopa estamos a cinco anos disputando libertadores fomos vice campeões do brasileiro em duas vezes tudo isso depois que o Maluf voltou a ser diretor de futebol do clube então não entendo a sua critica e a sua birra para com ele a não ser que seja pessoal , vi ele mais acertar do que errar em contratações e vendas . quanto aos nossos bons jogadores claro que eles é que serão vendidos pôs são os que estão mais valorizados e que rendem mais dinheiro pro clube .

      1. Pois é, Gleidson, a única coisa que você não leva em consideração é que quando estas conquistas todas aconteceram, mandava efetivamente no clube uma pessoa chamada Alexandre Kalil, que não permitia que essa carniça desse sr. Eduardo Maluf colocasse as asinhas de fora. Gledson, será que você se lembra de uma declaração recente do sr. Eduardo Maluf, quando ele teve a sem cerimônia de vir a público dizer que se não fosse o Daniel Nepomuceno, ele teria vendido muito mais jogadores do nosso clube do que ele efetivamente vendeu? E a troco de que? Será que é assim que vamos conquistar títulos importantes, vendendo os nossos melhores jogador antes das competições importantes começarem (tal como aconteceu com o Pratto), enquanto permanecem nulidades que ele trouxe, como Carlos Eduardo, Hyuri e Clayton? Igualmente, foi essa carniça desse sr. Eduardo Maluf que vendeu sem nenhuma justificativa o timaço que ganhou a Libertadores de 2013, como aconteceu, por exemplo, com o Réver, sob a justificativa de que tinhamos o Jémerson, e, imediatamente depois vendeu o Jémerson também, “repondo” a equipe com os horrendos Erazo (será que ele não sabia que nem o Grêmio e nem o Flamengo queriam ver mais esse jogador nem pintado de ouro?) e esse tal de Felipe aí (que tal a atuação dele no último clássico?). Agora, quem que você acha que vai mandar no clube agora que o Daniel Nepomuceno está na Prefeitura? Gledson, eu não tenho birra e nem tenho problema pessoal com quem nem sequer conheço, o que me irrita é ver que esta carniça desse sr. Eduardo Maluf sente um prazer quase que sádico em vender nossos melhores jogadores e desmantelar nosso time antes de competições importantes, fazendo reposições pífias (quando as faz!), e depois faz cara de paisagem quando damos com os burros na água por causa das escolhas medíocres que ele fez! Só isso! Saudações atleticanas!

          1. ..>Marcelo, fale por vc….e vc falando e nada, fico com o nada….não por que vc quer que o Maluf vai sair….vc é a exceção da regra…..mas continue esmurrando a parede….continue remando contra amaré…talvez o nepomuceno te ouça….mas se ouvir, vai rir da sua cara….

        1. “reposições pífias”….meu Deus….sai Júnior Urso e entra Elias e as reposições são pífias…pífio é essa sua raiva do Maluf….vc vendeu algo ,pra ele e não recebeu?…faz o seguinte, assum eo lugar dele e não admita vender nehum dos nosso craques, só venda as porqueiras…e mais, contrate só craque…..vamos ver se vc consegue administrar o time sem quebrá-lo por pelos menso 3 meses….vc vive em um mundo de ilusão amigo…Jemerson foi vendido por 50 milhões e não custou praticamente nada ao Galo…..Maluf é mito e vc é …deixa pra lá….apenas um chorão e ingrato….e kalil sem o Maluf não era nada….vc acha que quem controlava o estopim curto do kalil?….

        2. “Agora, quem que você acha que vai mandar no clube agora que o Daniel Nepomuceno está na Prefeitura?
          P: você manda Marcelo…vamos lá….talvez vc não saiba mas o Nepomuceno foi a Portugal fechar a vinda do Elias….ontem ele estava acompanhando o treino do Galo….o cara qdo é esperto, trabalhar na prefeitura e no Galo, é coisa fácil….deixa o cara trabalhar rapaz e para de chorar….

      2. …aí vc falou tudo Gleidson….é menino embirrado esse Marcelo….o Maluf mudou o patamar do Galo junto com Kalil, Gropen, Anastasia, Lásaro, Adriana e outros….mas a ingratidão é uma mercadoria…..estão descendo pau no Nepomuceno por vender o Pratto, mas se esquecem que foi ele que foi e o contratou por uma merreca…..tá osso a nossa torcida, eu acho que tem simpatia na área…..

        1. Alex, meu caro sabichãozinho, minha criança, já tá na hora de você tomar o seu todinho, escovar os dentes e ir para a caminha dormir, OK? Um dia você crescerá e aí sim poderá, quem sabe, discutir futebol com os outros atleticanos de forma adulta, inclusive apresentando fatos e argumentos razoáveis, em vez de passar vergonha e de escrever essas baboseiras infantis de torcedor modinha que gosta de ficar de mimimi na internet, beleza?

  5. Paciência é um conceito difícil de ser aplicado a um time que não vence o Brasileiro há 46 anos. Quero ver meu time campeão ainda nesta vida, sendo este o terceiro ano deste Presidente, que hoje divide suas atenções com a Prefeitura. Então, trate de reforçar o elenco e pra já. Nos últimos anos a história de repete, faz um bom primeiro turno e perde fôlego nas últimas rodadas (12, 15 e 16). Este ano, todos nós, esperamos que no final do ano finalmente venha o grito de campeão. A Massa merece!

    1. É isso aí, paciência já tivemos muito no ano passado, este ano queremos títulos. Quanto aos adversários tenho uma discordância quanto ao Santos, apesar de na minha opinião ser o time que mais joga bonito, com jogadores bem rápidos e habilidosos, o seu sistema defensivo tem se apresentado bastante frágil e nesse último jogo só não perdeu devido a um gol irregular e a falta de pontaria ou azar do ataque adversário que colocou pelo menos três bolas na trave, sem mencionar as excelentes defesas do goleiro santista, além disso o jogo que mais gostei foi o do São Paulo que jogou no Morumbi para uma entusiasmada torcida de 51.000 pessoas contra a Ponte Preta, que não é um time ruim, atacando e dominando o jogo inteiro mostrando uma evolução incrível em relação ao último jogo, portanto acho que além do Palmeiras, Santos e Flamengo acho que o São Paulo, NESSE MOMENTO, deverá figurar entre os favoritos neste ano, ainda mais com a munição extra que “demos” pra eles que foi a contratação do Pratto. Ainda estamos no começo e MUITA COISA DEVE MUDAR, espero que a evolução vista no São Paulo também ocorra no Galo e possamos também correr na ponta, por enquanto não estou vendo nada a não ser uma necessidade gigantesca e urgente de um meia armador moderno e bom de bola pra fazer esse time jogar. Em relação à base precisamos sim de uma enorme paciência além de muita reza braba, tá difícil já que a diretoria não vê nada de errado na base e não se propõe a aperfeiçoá-la. GALO SEMPRE.

  6. É, realmente não tem jeito, não é toa que dizem que ser presidente do Galo é a posição mais perigosa após presidente dos EUA! A torcida é bipolar e chata pra baralho meeeeesmo! Tem que ter paciência é com a torcida e com essa geração corneta-imediatista que acha que futebol é automático, basta por onze craques em campo que os títulos virão por acréscimo. Não levam em conta início de temporada, de trabalho, mudança de esquema, entrosamento, nada disso conta, os caras tem que ganhar tudo de todos, parece um bando de moleque mimado, aff! Tem gente que, pasmem, já tão criticando Elias, que fez só dois jogos. Daqui a pouco, vão pedir a cabeça do Roger porque tomou sufoco e só ganhou de três do Uberlândia ou perdeu um clássico de 1 a zero numa falha individual bizarra, sendo o segundo jogo da temporada! Ah vá…. Com essa torcida, nem o Guardiola ia durar, essa é a verdade, vai tirar Roger e trazer quem? Levir Culpi pela enésima vez, Ney Franco, PC Farias, Falcão? Fala sério, galera!Aprende a enxergar futebol!!! Se no final do ano o Roger não tiver ganhado nenhum um título e o time sequer jogando bem, aí sim, mas nós estamos em fevereiro, será que dá pra esperar ou não? Qual técnico no mundo vai ter sucesso se com cinco jogos, eu disse cinco, a torcida já tá exigindo que o time esteja voando e goleando, atropelando todo o mundo? Coisa de louco isso! “Ah, o Santos tá ganhando tudo!” Beleza, jogando contra Linense e RB Brasil? Rsrsrs. “Ah, os palmeirenses tão pedindo Cuca!” Outro bando de aloprados, o Palmeiras ganhou o Brasileiro, tem o melhor elenco do país e porque perdeu uma, o técnico não presta? “Ah, mas não enfrentamos ninguém até agora!!” Beleza, só que no ano passado cansamos de tomar gols de qualquer um, até de ninguém, dos timecos e esse ano só tomamos um! Houve evolução, saibam enxergar, não estou dizendo que já está bom, precisa e vai melhorar muito mais, mas que já houve um progresso, quem entende de futebol, sabe que houve! ObriGalo, Eduardo, pela menção e pela publicação do meu email! É uma honra poder participar do legítimo e internacional Canto do Galo!

  7. Em parte concordo com o seu comentário. Só em parte! Devemos ter paciência. Só que paciência tem limites! A defesa levou 1 gol em 4 jogos é verdade! Mais é verdade também que o GOL sofrido foi de time grande, Que tem jogadores mais qualificados do que os outros adversários. Gostem ou não! Sou defensor que a montagem de elenco deve começar pela defesa consistente (Gaúchos foram exemplo), com defensores altos fortes que já possuíram. Mencionou que Fla e Flu, como os times que estão vencendo neste inicio de ano (concordo que C. Carioca, assim como o Mineiro não servem de parâmetro para nada.) A propósito, o Abel Braga era o meu preferido para técnico do Galo. Competente, do tipo bateu/levou (o dançarino iria ver com quantos paus se faz uma canoa.) Como diz o Paulo Silva: “vamos devagar com a louça”! Clayton jogou? Rafael Moura? Embora gosto do seu futebol (voluntarioso) resolveu o jogo em um dos poucos lances que participou. Maicosuel? Foi o destaque. Tenho certeza que as 3 alterações (atacantes), foi no desespero do Roger (felizmente deu certo.) Senão ficaríamos a 2 pontos do Cru/Cru. Quanto ao plantel, entendo que ENFRAQUECEU em relação ao de 2016. Para finalizar: “somos chatos”! Muito Chatos! Sabem por que? Porque queremos ganhar (até na moedinha para escolher o lado do campo.) Ademais estamos na fila há 45 anos. Não é um bom motivo para toda essa nossa CHATICE?

  8. olha aí o que disse o Kong:K . O . N . G
    ‏@fred_kong
    O Galo leva criança carente, mendigo e refugiado em seus jogos há bastante tempo. O rival deveriam era seguir o exemplo, não problematizar.E é isso que faz um time ser do povo, não uma faixa pendurada na arquibancada pelo marketing do clube.

    K . O . N . G
    ‏@fred_kong

    O programa se chama ESCOLA ABERTA e leva crianças da rede municipal aos jogos desde sei lá quando. http://portalpbh.pbh.gov.br/pbh/contents.do?evento=conteudo&idConteudo=36391&chPlc=36391

    Ps: o problema é que em Minas criou-se a “Teoria da Conspiração azulada”…tudo eles acham que é pra prejudicá-los…eta povo chorão….o

  9. Eu disse isso, temos que apoiar mais e criticar menos, o Roger está fazendo um bom trabalho.
    Concordo com o texto, menos tecer elogios ao nosso banco que na minha opinião é fraco.
    Confio totalmente em nosso time titular, enquanto ele aguentar vamos bem, mas volto a repetir nosso banco é FRACO.
    Vamos as análises time titular:
    Victor
    Marcos Rocha, Leo Silva, Gabriel, Fábio Santos
    Carioca
    Maicosuel, Elias, Robinho, Danilo
    Fred
    Esse time bem entrosado, bem armado pelo Roger Machado não tenho dúvidas das vitórias.
    Nosso problema é o banco, pouquíssimos jogadores que podemos confiar vejam:
    Giovanne ok confio totalmente
    Carlos Cesar, dá para o gasto confio
    Felipe Santana, não sabemos tá em faze de adaptação, foi testado contra o Cruzeiro e não foi bem.
    Erazo, desde de quando machucou o joelho nunca mais foi o mesmo vive no DM
    Jesiel será que segura a onda em grandes jogos, dificil
    Leonan, Lateral esquerdo da base, será que segura a onda em grandes jogos??? dificil
    Roger bernardo só chega em Junho
    Luan tem muita qualidade mas vive no DM, vamos poder contar com ele?
    Yago volante da base, vai segurar a onda de substituir o Elias em grandes jogos?
    Cazares, tem muita qualidade mas vive de lampejos se o Robinho estiver bem, pode ser um bom substituto
    Clayton, tem muita qualidade, mas parece que a camisa do Galo pesou, já teve várias oportunidades e não rendeu, não da para confiar.
    Rafael Moura, confio totalmente, tem qualidade é Atleticano e está com muita vontade.
    Otero, Tem muita vontade, bate bem na bola é um bom banco confio.
    Hyuri já teve várias oportunidades e não rendeu não dá para confiar
    Patric tá queimado com a torcida, e nem foi culpa dele pois ele não é atacante, gosto do futebol dele acho que ele seria um bom reserva do Elias, fazer a mesma coisa na direita, que o Danilo faz no lado esquerdo.
    Mas ele tá queimado podemos confiar???
    Carlos Eduardo, esse ex jogador em atividade nem deveria ter vindo, pior contratação do Atlético dos últimos anos, prejuízo enorme por incompetência de quem contratou pois tem muito tempo que ele não joga nada, tem que sumir com ele logo.
    Como eu disse nosso banco tem poucos jogadores confiáveis nessa análise listamos o Giovanne, Carlos Cesar que não é nenhuma Brastemp, Cazares que vive de lampejos e pode ser um bom banco, Rafael Moura que é um bom reserva do Fred, e Otero que as vezes tem muito mais vontade que qualidade.
    Nosso banco é FRACO e temos que apoiar o Roger Machado a encontrar as soluções, ele não vai fazer milagre e merece nosso apoio, repito nosso BANCO É FRACO…

  10. Bom dia Eduardo e Massa ! concordo plenamente com o nosso caro Rodrigo nossa torcida está fazendo oque não sabe , esse negocio de torcida modinha não cola aqui no Galão , sempre nos diferenciamos das outras torcidas por apoiar incondicionalmente o time mesmo com os Michiricas da vida . agora que estamos no alto do cenário finalmente andando fora das pedras vamos perder nossa identidade ? deixei de ir para o estadio por causa desse tipo de torcedor não suporto quando estamos em um jogo que o time não está se encontrando dentro de campo ,em vez de apoiar e jogar o time pra cima esse tal ¨torcedor ¨começa a vaiar jogador e vaiar o time e como todos tem o livre direito de expressão tenho que respeitar e assistir a isso . hoje vejo nosso Galo em outro patamar temos uma estrutura incrível por isso não devemos mudar o que nós atleticanos temos de melhor que é a paixão pelo time . também concordo quando ele diz que devemos dar ao Roger o tempo que for preciso pra que ele implante sua ideia de jogo nesse elenco porque com certeza isso vai ser o nosso diferencial , temos um elenco muito qualificado coisa que ele não tinha no Grêmio e se esse time encaixar ai sim quero ver quem segura . então nesse momento até pra que as coisas se encaixem mais rápido é preciso a torcida minimizar essa pressão e fazer sua parte mostrar que está do lado do time e comprando a mesma ideia temos que dar a esses jogadores a confiança que os falta pra carregar esse manto pesado que é o nosso . nosso time já evoluiu bastante principalmente na defesa , o time já consegui sair de traz sem dar aqueles bicos pra frente estilo bumba meu boi que só servia pra devolver a bola pro adversário , também consigo ver a aproximação e compactação nos setores quando estamos ou não com a bola , claro que isso precisa melhorar mais pra isso é preciso mais tempo , mais jogos , independente de que sejam com adversários mais fracos ou mais fortes pôs essa rodagem é que vai nos dar o conjunto necessário pro time deslanchar . nesse momento de transição é complicado exigir 100% de acertos por isso ter paciência e apoiar é o melhor caminho . nós sempre fomos assim e é assim que temos que ser porque AQUI É GALO P………………….

  11. Final de semana:
    Bayern de Munique, líder do campeonato alemão, sete pontos à frente do segundo colocado, venceu o ‘poderoso’ Ingolstadt, penútimo colocado, por 2 x 0. Os gols sairam aos 45 e 46 minutos do segundo tempo. A torcida comemorou muito.

    No campeonato inglês o lider Chelsea, 60 pontos, oito pontos à frente do segundo colocado, só conseguiu um empate contra o Burnley, 12°, 30 pontos a menos.

    No campeonato espanhol, o Atlético de Madrid,  4° colocado, jogando em casa conta o modesto Celta de Vigo, perdia o jogo até o final quando marcou aos 41 e 43 minutos do segundo tempo, virando o jogo. Maior vibração da torcida pois ainda deixa o time na disputa.

    Detalhe: todos esses times estão no meio da temporada e, portanto, ‘prontos’. Apesar disso, com muitas dificuldades para vencer adversários fracos.

    Por aqui, Santos venceu com gol inexistente no final; corinthians perdeu para o Santo André, o palmeiras, campeão brasileiro e o time a ser batido, perdeu para o ituano e dos quatro grandes só o São Paulo que houvera levado de quatro na rodada anterior, venceu.

    Em Minas, o Tupi que não ganha de  ninguém, perdeu mais uma. O Uberlândia que ainda não havia perdido, 100% de aproveitamento, sem levar um gol sequer, fez  um jogo duríssimo contra o Galo que conseguiu furar a retranca no fim do jogo e fez 3 x 0.

    Torcida feliz, certo? Não. Torcida chata e reclamona querendo espetáculo e não vitórias. Torcedor nutela que não apoia, só reclama. Que não vê a nítida evolução do time do primeiro jogo contra o América-TO, onde passamos sufoco e nem depois do gol conseguimos mandar no jogo. E agora, o Giovanni praticamente não participou do jogo contra o bom time do Uberlândia e depois do gol o time teve ainda mais fluidez, embora seja evidente que há muito a evoluir ainda.

    Conclusão: tá cheio de torcedor modinha, new fã do Super Bowl, querendo ver espetáculo. Ora, que vá ao teatro então ou vá ver futebol americano. Povo chato, sô!

  12. Nosso eterno Telê dizia uma coisa e eu acho que é a melhor das frases, em se tratando de futebol: “eu prefiro perder jogando bem a ganhar jogando mal”. Ele explicava, em meio a muitas e muitas caras de espanto de quem o ouvia: uma vitória esconde muitas coisas. Se ela vem mesmo com um futebol ruim, uma hora virão o futebol ruim e a derrota.

  13. Bom dia, Eduardo e todos os atleticanos pacientes ou não. Como diria o Caixa, “tá certo”. O negócio é ter paciência. Então vamos ter paciência com o
    grande negociador e bom pagador e melhor administrador de clubes Daniel Nepomuceno. Vamos ter paciência com o maior contratador e vendedor do futebol brasileiro Eduardo Maluf. Vamos ter paciência com o estudioso e teórico do futebol Roger Machado que ainda não ganhou nada e nem mostrou alguma qualidade especial mas, que com certeza vai “estourar” no Galo , não foi assim com o Tite? Aprendeu aqui e foi ser sucesso em outros lugares?. Vamos ter paciência com o Patrick, afinal o Luiz Henrique técnico do Barcelona disse que está à procura de um lateral direito. Aí Maluf, grande chance de você mostrar o seu talento de vendedor e vender o nosso “polivalente”. Vamos ter paciência com o Clayton, coitadinho, não tem nem trinta anos ainda e já estão pegando no pé dele, êta torcida chata. Vamos ter paciência com o Hiury e porque não com o Carlos Eduardo? E porquê não ter paciência com o Marcos Rocha, até ele bloquear a avenida que leva o seu nome? Vamos ter paciência com o Rafael Carioca, afinal a sua coleção de caretas deve estar acabando e ele finalmente poderá jogar o futebol que queremos. Vamos ter paciência com o Elias, ele acabou de chegar não sabe de nada ainda e com 31 aninhos tem tempo de sobra para mostrar o seu esplendoroso futebol que encantou a todos os portugueses. Vamos ter paciência com o Cazares o moleque travesso, ele é igual ao Lacy, o Dener e outros brincalhões da bola e ainda vai entender que futebol é coisa séria. E, finalmente, porquê não ter paciência com isso, aquilo e aquiloutro se o ano de 2.018 está logo ali e aí sim vamos ter um Galão do nosso jeito? Com paciência não preciso nem rezar. Não tá adiantando nada mesmo, até Deus prefere ter paciência para ver como é que fica.

    1. Paciência se tem quando se tem algo bom em jogo, time se forma com paciência e competência , elenco bom não se ganha nada, mas ter time e assim mesmo e leva algum tempo, coisa que nossa chata torcida nunca tem!! Nossa impressa fala que fulano nada joga e ai vale o que esta escrito, torcedor hoje em dia vive de internet e não mais de emoções dos estadios, ver a massa cantando, vibrando, somos sim a mais chata, mas temos que parar de vaiar antes dos jogos nossos jogadores, vamos levantar auto estima e apoiar cada jogador que veste nosso manto sagrado, não importa quem. aqui e galo isso que importa.

    2. Não precisa comentar mais nada. Escreveu tudo que alguns torcedores, afora “os chapas brancas,” queriam comentar. Parabéns! A propósito, o “bom” administrador/comprador, vendedor (kkkkk) deve estar satisfeito. Haja haja vista que metade do dinheiro pela venda do Pratto, vinha num prato (raso) e quebrou (ao meio) antes de chegar no Bairro de Lourdes. Também é obrigação do “bom” administrador PAGAR O QUE DEVE. E agora José? Que o prato quebrou e o caixa continua vazio. Lamento pelos trabalhadores, jogadores e credores, que ficarão de pires na mão.

    3. Tirando o que você escreveu a respeito do Roger, que acredito ser um bom treinador, concordo absolutamente com tudo o que você escreveu Paulo. Especialmente sobre o demolidor de times montados e viciado em venda dos bons jogadores do clube (repostos geralmente com cabeças de bagre) chamado Eduardo Maluf! Parabéns, Paulo!

    4. …paciência é o que eu mais preciso com um comentário como esse seu….”profeta do apocalipse” perde pra vc meu filho….se vc torcesse para um time que tem Gilvan, vicentin operador de drone e Benecy compra compra, vc infartaria….os caras nem orçamento fizeram esse ano….talvez vc queira fazer um estágio com os simpatias…..essa torcida chata essa nossa….

      1. Boa tarde Alex. Tudo o que essa pobre cabeça sua consegue é estabelecer a dicotomia Galo e marias? Cresça rapaz. O mundo e a vida são muito mais que isso.

  14. Concordo em quase tudo com o Daniel Silva. Acho que o Galo precisa de um bom zagueiro (se o Leo Silva sair, vai ser um Deus nos acuda), de mais um volante (mesmo com a chegada do Roger Bernardo) e de um articulador. Afinal, só o Cazares não vai dar conta, além do que, acho que ele precisa de uma sombra, parece apático as vezes. Acho que não precisamos de mais um jogador para o lado de campo. Temos o Otero, Clayton, Maicosuel, Luan (pode demorar, mas deve voltar), Hyuri e até o Robinho pode jogar ali. Devemos confiar no trabalho do Roger, é o que nos resta neste ano, afinal, no ano passado, com um elenco melhor do que este não ganhamos nada. Vamos torcer para que o nosso técnico faça a diferença.

  15. Bom dia colegas Atleticanos…. Concordo plenamente com os comentários acima, nossa torcida apaixonada precisa dar tempo ao Roger, enquanto nossos treinadores foram mantidos no cargo tivemos ótimos resultados e consequentemente conquistamos títulos ( 2012, 13, 14 e 15). Quanto a divida com o Grêmio, acho uma vergonha chegar a esse ponto, se deve paga e pronto… Saudações Alvinegras!!!

  16. Pede o presidente para explicar esta situação porque esta sem fundamento esta palhaçada, o povo de são paulo e rio e a globo estão muito incomodados com o sucesso do galo sem contar os senadores .

  17. Tem que ter paciência, mas equívocos e a cobrança por reforços tem que ser mostrados e cobrados (Sistema defensivo é o mesmo do ano passado). Ex. Não gostei da escalação no domingo, só um atacante (4-5-1) contra o Uberlândia em casa (o clássico nem se fala, um chupe a gol). Outra coisa, comentado ai que o Palmeiras perdeu e a torcida não falou nada…Onde foi isso?? o principal assunto comentado torcida pós jogo foi pela volta do Cuca ao Palmeiras…

  18. Concordo plenamente com o comentário, o estilo Galo Doido deu lugar ao estilo toque pra lá, toque pra cá, mas precisa ser mais contundente no ataque, quanto a defesa não se compara nem na época do Cuca, quando tomavamos gols em todos os jogos fora de casa contra qualquer adversário, mesmo os mais fracos. Agora um outro assunto que muito me estranha é essa briga pelo não pagamento do Vitor, acho que tá na hora de se resolver essa pendência. Pelo que entendi até agora nessa história nebulosa é que o Galo deve o Grêmio e o Grêmio deve o Galo pelo Werley que foi envolvido na compra se for assim porque não assentam e vejam quanto cada um deve e resolvam a questão. Com certeza pelo que li e entendi o Galo caça esse desbloqueio e fica com a grana mas porque não resolver essa questão de uma vez. O Galo tem uma ação contra o Grêmio justamente por causa dessa negociação então resolvam de uma vez, só não entendo porque o Galo se nega a pagar, com certeza ha algo nessa negociação que não sabemos, então que a Diretoria venha a público e explique a situação, caloteiro o Galo não é vide os negócios feitos e pagos mas essa situação do Vitor tá na hora de ser resolvida ou melhor explicada. Saudações Alvinegras.

  19. Bom dia!! Alguns comentarios:
    Em que pese o belo texto..discordo de alguns pontos, senão vejamos:
    1)”…entretanto, neste início de temporada, somente Flamengo e Fluminense têm conseguido alçar resultados melhores, ainda assim, só jogaram contra times fracos e inexpressivos, no Campeonato Carioca e na Primeira Liga, que não valem nada.” O SANTOS ESTA MELHOR QUE TODOS.
    2)”…Domingo, o todo poderoso Palmeiras perdeu para o ‘fortíssimo’ Ituano. Não vi nenhum torcedor do Porco desesperado ou jogando a toalha. ” ERRADO. O QUE MAIS FOI FALADO ONTEM NOS PROGRAMAS ESPORTIVOS FOI A QUANTIDADE DE TWITER PEDINDO O CUCA E FORA EDUARDO BAPTISTA.
    3)”…Roger já consertou a peneira da defesa, fator de debilidade principalmente no fim da era Levir e na de Marcelo Oliveira.” CONTRA QUAL ATAQUE JOGAMOS ATE HJ..TRESPONTANO?UBERLANDIA? AMERICA TO? RESERVAS DO SUB 20 DO JOINVILE.

    Então minha gente…vamos acordar!!!
    E pra finalizar…Onde estão os defensores da venda do Pratto “pra fazer caixa”?? Abraços

  20. Caro Eduardo, gostaria de lhe sugerir abordar eventualmente em uma futura postagem, uma questão muito importante: a fraca base do Galo. Não há inspiração, não há talento, não há destaque no profissional. As revelações que são produtivas sempre rendem muito, tanto aos cofres quanto ao time em campo. Bernard e Jemerson são bons exemplos disso. Temos estrutura de primeira. É inaceitável não ter um craque sendo revelado, pelo menos a cada dois anos. O clube precisa de dinheiro, investe em estrutura e gestão, mas se esquece de garimpar melhor os talentos na base.

    Sei que tem alguns leitores que acompanham a base de perto. Se eu estiver equivocado quanto às minhas colocações, por favor me corrijam aqui. Mas pelo que se pode observar superficialmente, não há um bom trabalho sendo feito lá na base no que se refere à revelação de craques, principalmente do setor ofensivo.

      1. Sim Eduardo, eu me lembro do post. Mas acho que é uma questão importantíssima pra estarmos sempre que possível debatendo e “cutucando” a diretoria para que algo seja feito. Obrigado pelo retorno. Abraço!

  21. Bom dia Eduardo e leitores! Sim, dúvida alguma a torcida precisa praticar um pouco mais a virtude da paciência. O Roger precisa do apoio e paciência para que ele possa implantar suas filosofias no time. Isso leva tempo. Eu diria até que, racionalmente, isso leva uma temporada inteira. É bem verdade que o torcedor cobra e pede a cabeça do cara se os títulos importantes não vierem, mas eu bancaria um treinador inteligente e esforçado até ele formar um grupo conforme suas convicções. É difícil no Brasil, mas seria o ideal.

    Porém, há alguns pontos que preocupam o torcedor que entende um pouco mais do que rola em campo. Há um nítido desequilíbrio nos três setores. A defesa só é segura com o Leo Silva em campo. Se ele sai machucado ou suspenso, não há paciência que resolva o problema.

    O meio campo defensivo agora conta com Carioca e Elias que precisam e vão evoluir bem. Yago e Ralph ainda precisam de mais experiência. Tem o Danilo, mas se ele machucar ou estiver suspenso a trinca tá desfeita. Seria o caso de ter uma reposição que rendesse o mesmo o que ele tem feito até então.

    Na frente, o Maicossuel entra com vontade nos jogos. Talvez pela falta de ritmo por estar no banco, ás vezes não acrescenta muito, ás vezes muda a cara do jogo como foi contra o Uberlândia. Mas além dele e do Otero que fazem esta função em lados diferentes do campo, temos apenas o Luan que infelizmente tem sofrido com a lesão dele. Apesar do Clayton ter ido bem no Figueirense, ele não se firmou no Atlético; acho que insistir com ele dessa forma, pode atrapalhar uma futura venda e até mesmo mexer com a confiança do atleta em sua carreira. Já Fred e Rafael Moura acho que vão atender bem a demanda pra essa temporada.

    No geral, o grupo está começando a ficar forte. Mas é um início. Ter noção dessa realidade não é pessimismo, é entender que o planejamento de 2016 deu errado e leva tempo pra corrigir. A chegada do Elias foi importante. Isto SE ele mostrar bom futebol. todos esperamos que sim! Outro fator importantíssimo pra temporada é a questão do organizador de jogadas. Como é muito difícil pintar um camisa 10 agora, vamos depender da inspiração de Robinho e Cazares. Se não der certo, o trabalho da diretoria será garimpar um camisa 10 para a próxima temporada. Aí entram os fatores planejamento e paciência. Já a questão do zagueiro, devido à questão de adaptação do F. Santana, isso gerou um certo incômodo entre os torcedores. Fica aquela desconfiança. Mas não precisa queimar o cara por causa de um erro, ainda mais no início da temporada. Porém, acho importante a diretoria repensar sobre trazer um zagueiro de alto nível, pois o Leo Silva não é dois, o Gabriel ainda está pegando experiência ( e tem a questão da estatura ), o F. Santana é uma incógnita ainda, o Erazo tem sofrido com as lesões e quando não tá machucado, tá convocado.

    Conclusão, a longo prazo precisamos de mais um volante ( pode ser que o Roger Bernardo atenda bem a esta demanda), um zagueiro ( que tem uma urgência maior para este ano ainda ), e um atacante veloz que jogue pelos lados ( se tiver a “cara” do Galo como tem o Luan, é melhor ainda ). Tem um termo que o Tite sempre falava em sua trágica passagem pelo Galo, que era o tal do “equilíbrio”. Confesso que isso me irritava muito. Mas analisando friamente, hoje o time que consegue ser campeão de torneios importantes, obrigatoriamente apresenta este equilíbrio entre os setores. Pra ser campeão, o time precisa ter uma zaga segura, um meio campo rápido e criativo e um ataque eficiente. Se não funcionar os 3 setores, com peças de reposição á altura, você passa a contar apenas com a sorte e talentos individuais. Foi o que o Galo de 2016 fez. Então amigos atleticanos, tenhamos paciência com o Roger e com o time; e como sempre, vamos acreditar que os títulos virão, porque aqui é GALO!!!

    1. Daniel,
      Excelente comentário.
      Só há um ponto que você se omitiu, e muito. A posição mais carente hoje no Galo é o camisa 10. Cazares não está rendendo nada e a cada jogo tenho menos esperança que ele vai render. Colocar Robinho de 10, poder ser uma alternativa, mas não a solução. Ele rende melhor no ataque, no lado esquerdo.
      Não veja a torcida impaciente com o Roger e com o time! Claro que existem alguns idiotas e infelizes de plantão em todo lugar, não seria diferente na torcida do Galo.
      Mas vejo sim a torcida impaciente com a morosidade da Diretoria.
      2015 praticamente passamos em branco, depois de ficarmos algumas rodadas como líder do Brasileirão, em que mesmo com as ajudas de arbitragem ao Corinthians, ficou claro que faltou equilíbrio ao elenco.
      2016 não resolveram isso. Encheram nosso ataque de jogadores e esqueceram da zaga que foi um desastre. Bastava sair o Leo Silva e o time só levada goleada.
      Foram 2 anos de erros no planejamento e que a Diretoria parece não ter aprendido!
      2017 começa, perdemos dois volantes, contratamos apenas 1. Perdemos um camisa 10 (Dátolo) e não veio nenhum. Se era pra reforçar, em termos quantitativos, estamos piores que em 2016.
      Desse jeito, técnico nenhum faz milagre!
      E se os resultados não chegarem, aí sim a paciência da torcida vai pro espaço e como sempre vai sobrar pro treinador que não soube montar um time, mesmo sem ter todas as peças completas.

      Já dizia Kalil:
      No futebol você tem que fazer TUDO certo para ter uma chance de ganhar títulos.
      Se você não fizer tudo certo, você não vai ter chances de ganhar!

      Esse é o problema, o Nepomuceno não está fazendo TUDO certo!
      Eles faz algumas coisas, muito boas, muito certas!
      Mas está pecando na montagem e no equilíbrio do elenco!

      Falta um zagueiro
      Falta um cabeça de área
      Falta um camisa 10
      Falta um atacante veloz (por que o Luan está bichado)

      ACORDA NEPOMUCENO!

      1. Perfeito Roberto! O seu comentário também merece ser publicado! Disse absolutamente tudo o que era necessário dizer sobre o atual momento do Galo!

  22. Diretoria incompetente deixa parcela de 1,5 milhão de euros virar 10 milhões de reais e agora tem de brigar na justiça pelo dinheiro de Pratto.

  23. É amigo, acho q para melhorar precisamos de um camisa 10 pra ajudar o Cazares a jogar. Ele não tem reserva pra por pressão nele. Falta a sombra pra ele jogar bola. Aí vai duas sugestões pra diretoria: meia Alex, ex-inter, que rescindiu com os gaúchos ou, minha preferência, Diego Tardelli. Jogando junto com o Robinho, na armação de jogadas e chegando pra finalizar, acho q seria ótimo. Jogando nesse esquema, ele, Robinho e Fred soltos lá na frente… Depois da venda do Pratto não tem desculpa pra não trazê-lo, principalmente pq os chineses aceitam empresta-lo e o contrato dele lá acaba no fim do ano, ficando livre pra renovar por mais temporadas.

  24. Pelo amor de Deus, estou louco ou o leitor acima elogiou o Clayton????? O discurso é o mesmo do presidente. Ele pede calma e você paciência. Os anos 90 batem na nossa porta! Acorda Galo!!!!!

    1. O Clayton foi muito bem no Figueirense, é normal criar expectativas de que ele fosse bem no Atlético.

      Um exemplo de jogadores assim, é o Marinho, que chamou a atenção e foi contratado pelas marias. Ele não rendeu e foi negociado. Mostrou bom futebol, foi vendido e ainda rendeu uma grana.

      A diretoria investiu alto nele e com certeza está esperando retorno financeiro. Ele tem valor de mercado. Talvez um empréstimo do atleta poderia ajudar.

      E os anos 90 não vão voltar. Apesar dos equívocos recentes, a diretoria tem feito uma boa gestão financeira, o sócio torcedor tá firme e tem tudo pra melhorar ainda mais, o clube atingiu um outro patamar. O que não pode acontecer é extremismo. Cobranças são necessárias, mas paciência nas horas certas também.

    1. Exato Jorge! Exato, o próprio blogueiro teve uma paciência infinita com o horroroso marcelo enquanto já critica Roger que é muito mais treinador e que visivelmente melhorou o time. Brasileiro pratica bem, mas entende muito pouco de futebol. SAN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *