Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Está de volta o meu Galo Vingador

 

Finalmente chegou o dia da reapresentação. Atleticano vive de Atlético. Essa paralisação para Copa América só foi amenizada, a meu juízo, pela participação do Brasil no Campeonato Mundial Feminino. Seleção da CBF não me ocupa e sinto que muitos Atleticanos também não sentem motivação com o time dos homens. Já o feminino, este sim, fez o Torcedor sonhar com o título. Uma pena a eliminação.

Enquanto segue a Copa promovida pela Conmebol, vamos agora retomar nossos olhares e atenção ao nosso time do coração. Conforme registrado aqui neste nosso espaço, durante a semana anterior, ainda apreensivos e um tanto decepcionados com a falta de novas contratações para a sequência da temporada. Apenas Lucas Hernández e Ramón Martinez, lateral e volante, uruguaio e paraguaio, como novidades na reapresentação do elenco.

Até entendo que a volta do Otero está sendo bem recebida pelo Atleticano, mas – com todo respeito – não considero reforço. O venezuelano pertence ao Galo, seu retorno pós-empréstimo não é contratação. Precisamos sim, de mais três reforços para chegar e assumirem a titularidade ou – no mínimo – provocar a reação de alguns jogadores que estão acomodados com a posição.

Cazares é um deles. Além disso, como são três competições em andamento, temos de ter opção para eventuais ausências, desde suspensão até mesmo contusão. Queremos títulos, para tanto é preciso elenco forte e qualificado. Paralelo a isso, muitas (dez ou mais) liberações de jogadores que não se encaixam no perfil desejado pelo Atleticano. Reaja, caro Rui Costa! A Massa quer contratações. Estamos aguardando.

Enquanto a Copa América segue, hoje com a quarta partida em Belo Horizonte, ontem – casualmente – encontrei com uma pessoa por quem tenho muito estima pelas ruas na região da Savassi. Sérgio Correa, o homem do VAR na CBF, por quem – reitero – por mais que eu divirja da arbitragem brasileira, tenho respeito e consideração. Afinal, tem anos que encho o saco dele, sempre reclamando da atuação dos juízes nos jogos do Galo.

Pois ontem, ao vê-lo passeando pela nossa Belo Horizonte, foram duas horas de uma boa resenha. Sérgio estava com alguns de seus companheiros da arbitragem sul-americana, daí aproveitei para alfinetar sobre os juízes da CBF. Entre os membros estava a simpática Violeta Agüero, paraguaia e que atua no VAR da Conmebol. Implorei a ela que não permitisse árbitros brasileiros no confronto com o Botafogo, pois foi assim que superamos o São Paulo – em 2013 – na Libertadores. Tomara que seja atendido.

Por fim, caríssimas Atleticanas e caros Atleticanos, quero fazer um registro curto. Durante meu domingo, fechando esse feriadão, recebo de um amiGalo e membro dos Embaixadores do Galo, foto e explicação sobre o motivo. Ele, Klaus Dornas, e sua esposa Grazielle Nunes foram levar seu pequeno Victor para um passeio dominical num parque de Belo Horizonte. Lá encontram outro casal, coincidentemente também Klaus e sua Érika, que voluntariamente e em homenagem ao filho Arthur Moura – que aos 12 anos precocemente virou estrela – realizam uma interessante ação social.

O casal Moura chegou e abriu um pano no chão, colocando vários livros para as crianças lerem. Pois o pequeno Victor foi lá e pegou nada menos que o livrinho infantil de autoria deste blogüeiro, lançado por ocasião do centenário do Galo. A edição do “Vencer, vencer, vencer – a história do time do meu coração” já não existe e se esgotou no ano seguinte.

Esse fato me emocionou e me fez recordar que tem dois anos que tentei uma reunião no marketing do Galo para reedição do livro. Sem sucesso! Liguei várias vezes até adiar a intenção do projeto. Lembro que na ocasião, esse livrinho (o primeiro que contou a história do time) foi sucesso, motivando várias outras obras para o torcedor mirim. Tanto do Galo quanto de outros clubes brasileiros. Pena!

17 thoughts to “Está de volta o meu Galo Vingador”

  1. Parabéns tbm, ao Conselho Deliberativo do Galo, que pela primeira vez, fala em governança e compliance, essenciais para uma boa gestão, além da reforma estatuto. SAN

  2. Boa noite!
    Infelizmente, parece que a barca vai zarpar com apenas dois jogadores, Leandrinho e um da base. Tínhamos que nos livrar de muito mais. Elias, Fábio Santos, Nathan, Lucas Cândido, canela de vidro e outros.
    Chegam Otero, meia boca como jogador, excelente cobrador de faltas, e os dois gringos que tudo indica, ficarão ali disputando posição com Jair e FS. Esse diretor ainda não me convenceu que ele não passa de um Rui Bosta!!!

  3. Boa Noite,

    Gostei da efetivação do Rodrigo, se formos sinceros e criteriosos, não tem melhor disponível no mercado.
    Já conhece o elenco e começou a tomar atitudes necessárias, agora efetivado podemos esperar mais, dispensa de inúteis e descascar esse elenco rumo a 2020. Até lá quem sabe, sem R.O, F.S. , e outros erros de contratação que estão só comendo quieto.
    Contratações, a ser feito sem qualidade é melhor não.
    Dispensas, são todas totalmente necessárias, porém, essa turma do galo tem aversão a justiça, então é tudo dentro dos conformes.
    Contratações dependendo das dispensas, orçamento, mas, são tantos os dispensáveis, será que só nós vemos isto.
    Acho que o trabalho do Rodrigo começa realmente agora e o resultado virá em dezembro, com avaliação e prorrogação em função do resultado.
    Já foi pior o seu desafio, quando o Burro deixou terra arrasada, agora está menos pior e mais sobre seu controle.
    Boa Sorte!

  4. Galo voltando a treinar e a mariada tentando se esquivar da polícia e ministério público.
    Obrigado aos cruzeirenses que viviam infestando os espaços do Galo e esqueceram de cuidar da própria casa. Se fu

  5. boa tarde Eduardo e massa. disse tudo Eduardo. penso eu que capaz de não vim mas reforços. ok mais me preocupa que a diretoria deixou o pastor pipoqueiro. Elias completarem 7 jogos e temos que atulerar estes encostos até o fim do contrato. aliás são 3 encostos outro é Fábio Santos. e espero que o Rodrigo Santana tem tomates para porem os reforços para jogarem de titulares mas tenho minha dúvida que isto acontece. na minha opinião precisamos de mais 4 reforços. um camisa 10.9.um zagueiro e um atacante de lados. vai galoooooo.

  6. Bom dia,

    A partir de hoje espero ter mais notícias sobre o Galo, não aquelas para manter o leitor, e sim novidade, em especial sobre dispensas e contratações.
    Sempre gosto de abrir um parêntese para algum assunto que me perturba, e ontem fiquei muito decepcionado com a campanha das equipes de Minas no Brasileiro da série “D”, saíram os 16 classificados para as oitavas e eis que já não possuímos nenhum representante.
    O pior é que dentre todos os estados representados, Minas juntamente com São Paulo eram os únicos estados com 4 representantes, isto mostra claramente o nível do futebol do campeonato mineiro.
    Obs: Dos 16 classificados são poucos os estados sem representação nesta fase.
    Voltando ao Galo, Rui Costa e o Rodrigo tem que tratar o assunto dos estrangeiros com muita rapidez se não vão ter dificultar numa contratação futura, já que pretende contratar sagueiro e meia, o futebol brasileiro oferece só eis jogadores, retornos de jogadores pouco aproveitados no exterior e pernas de paus encostados no Brasil.
    Vejo ainda o Guerra do Palmeiras como uma excelente opção. E esta chegando o final do seu contrato. Palmeiras pagou 12 milhões nele.
    Zagueiro, estão falando em emprestar o Mancini, e renovam com o Leo Silva.
    Santa Austeridade!

  7. Bom dia massa e Guru

    Ainda acho que a barca tem lugar para Elias e F. Santos e Pastor pipoqueiro, mas já me convenci que infelizmente teremos que empurrar estas carroças até o fim do ano. Para mim a volta do escorpião sinaliza que pelo menos que vamos nos livrar do ridículo Bolt que passará a ser a décima opção para entrar e além disto, penso que teremos um time mais rápido. A apreensão fica novamente por conta do pastor pipoqueiro porque já sabemos que ele não acompanha o ritmo dos outros, por isto Alejandro Neles!!!

  8. Bom dia. Sinceramente depois de decepções com Martian Rea, Thomas Andrade, Therans, Cardenas, Escudeiro, Jonatas Fabro, Escobar, Edson Mendes, Jairo Campos e tantos estrangeiros que ja passaram pelo galo sem deixar saudades penso que esses dois jogadores gringos( desconhecidos de quase todos) precisam jogar para ser considerados esforços. Eles estão longe de um Lucas Pratto que quando contratado nós sabiamos de sua qualidade. No ano passado pensamos que Therans, leandrinho, Nathan seriam reforcos….

    1. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
      Bom dia Domingos.
      Concordo com vc.
      São desconhecidos, e nós sabetemos se serão reforços com o desenvolver do campeonato.
      Até agora, na minha opinião, mais do mesmo. Desconhecidos chegam e o elenco cresce sem qualidade.
      Espero que essa laboriosa diretoria nos prove o contrário! Torço para que a minha ” lingua” queime…
      TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

      1. Alberto eu esqueci de citar o argentino Pietro e o uruguaio Kanapis, alem de um lateral direito Fernando Rosa como exemplos de estrangeiros que nao vingaram no galo. Então vamos esperar esses dois gringos jogarem para ver o que podemos esperar deles!!

        1. E o boliviano Castillo caro Domingos!?Presente de grego em 2008! 22 jogos e incríveis 03 gols. Já roemos muito osso,amiGalo e a lista é enorme. Com volante então…lembra do colombiano Del Toro em 2000? Uma verdadeira dor de cabeça puuutssss…!!!salvo engano não completou 10 jogos e desapareceu, aliás,nem veio…rsrs
          É melhor deixar quieto! Abs e #GALOSempre

          1. Realmente José Roberto. Parece que empresários fazem a festa no nosso galo. Eu fico a pensar qual o preço final desse Terans considerando 05 anos de contrato e valor de aquisição??

  9. Pois é , caro ÁVILA , assim os “mandantes” de
    clubes tratam os seus torcedores que , no seu
    caso , ainda se prestam a colaborar para que
    a instituição possa ser promovida .
    São uns arrogantes , ególatras , todos eles .
    Tenho verdadeira “birra” dessa gente !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.