Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Esperando o próximo adversário

Enquanto Sampaoli, depois de sete reforços, ainda insiste na chegada de outros, o Atleticano está de olho nos jogos das semifinais do Mineiro. Vamos encarar um bem montado time do coelho que leva dupla vantagem sobre o Galo.

A primeira, por força do regulamento, jogando por dois resultados. Vale dizer, dois empates ou uma vitória de cada lado com a mesma diferença de gols, garantem ao América a vaga. A segunda e, aos meus olhos a maior vantagem, o adversário está jogando praticamente com a mesma equipe desde o ano passado.

Conforta ao nosso Torcedor a mudança de comportamento da equipe, agora comandada pelo treinador argentino. Depois de uma sequência longa e passagens de técnicos quase indolentes, agora temos na beirada do campo um inquieto comandante que não deixa o time esmorecer.

São apenas três jogos. Vitórias sobre dois times fracos, Vila e Patrocinense, e o empate frente ao mesmo América do próximo duelo. São muitas mudanças na equipe, mesmo antes da chegada do Sampaoli, muitas caras novas já estavam no Galo. Se comparando com a formação do ano passado.

Além deles, durante a paralisação, foram mais seis (agora sete com o Mariano) novas contratações. Confio muito num grande crescimento do Galo sob o comando do experiente treinador, que já esteve em seleções e clubes de expressão na América e passagem pelo futebol europeu.

O argentino sabe lidar, salvo melhor juízo, com elenco onde não existe estrela e todos são importantes ao objetivo comum da equipe. Entre os novatos, Savarino (que talvez seja o único legado de Dudamel) e Keno (experiente sem ser veterano) prometem infernizar pelos dois lados do campo. A se confirmar a Massa vai ao delírio, mesmo fora das arquibancadas.

Ainda espera-se a chegada de um centroavante ou pelo menos um jogador de frente que possa alterar essa função, ao lado do Marrony, para balançar as redes. A falta de um especialista de área, nas duas partidas recentes, deixou escancarada essa debilidade pela quantidade de gols perdidos. Tanto frente ao América quanto Patrocinense, foram muitas chances desperdiçadas no primeiro jogo, o que nos custou à vitória.

Fora esse novo nome, entendo que estamos bem servidos de elenco. Especialmente no gol, onde o Sampaoli – ao que parece – tem insistido num estilo Higuita. Quero nem! Goleiro pra mim é aquilo que o Rafael tem feito e o Victor, que nos legou uma fase extraordinária. É não deixar a bola do adversário beijar a nossa rede.

E é com essa expectativa e otimismo, sem exagero, que vamos para essa semifinal. A primeira partida no Mineirão e a segunda no Independência. Duas casas Atleticanas. A diferença é que na Pampulha o som será nosso e no Horto do adversário. Essa é a única maneira do americano se sobrepor ao Atleticano no barulho das arquibancadas. Sistema de som exclusivo.

Hoje temos uma importante partida fora das quatro linhas. O Conselho Deliberativo do Galo irá se reunir para votar as contas do ano passado. Pelo que sabemos, essa aprovação é fundamental para a manutenção do Profut, sem ele o clube fica inadministrável.

Durante as últimas semanas, vínhamos sendo entupidos de mensagens pelas redes sociais – fakes ou não – com acusações que em nada interessam à instituição. Como disse aqui, dos dois lados, numa guerra que usam o Galo com interesses pessoais. Nossa paixão pela camisa preta e branca não permite essa indevida exploração.

Ao mencionar sobre isso, tive um ganho extraordinário – desde aquele dia, nunca mais qualquer uma das duas partes me enviou mais absolutamente nada. Sinal que entenderam o recado. O Galo e a devoção do Atleticano estão acima de quaisquer interesses pessoais. Seja de quem ganhou grandes títulos, seja de qualquer benfeitor. Aqui é SÓ Galo, po##@!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

20 thoughts to “Esperando o próximo adversário”

  1. PREFIRO MAIS A CONTRATAÇÃO DE UM CAMISA 10 A UM CENTROAVANTE.
    MARRONY E BRUNO SILVA SÃO BONS JOGADORES , JOVENS E COM MUITO FUTURO. OS DOIS DÃO CONTA DE MARCAR OS GOLS QUE VAMOS NECESSITAR.
    O MEIO DE CAMPO PRECISA SER ALLAN , JAIR E MAIS UM .
    QUEREMOS O BRASILEIRÃO.

  2. Caros,

    Alguém pode me explicar o q q o NOSSO GALO deve ao pilantra do PASTOR Pipoca? Depois a gente fica muito puto com essa verborragia de austeridade e nêgo vem BAJULAR q tamos no caminho certo… Só se for na RENOVAÇÃO da patifaria!

    Abs!

  3. Caros,

    NOSSO GALO prá ficar mais ou menos tem q melhorar, melhorar muito. Se ñ tivermos essa consciência, torcer pro ANOQVEM ñ passa do mais do mesmo. A patota SEM VERGONHA q vcs conhecem melhor do q eu (será q eles são? Acho q sim, fazer o q, né?)), a patota fica isenta da reflexão, ñ enxergam, o q querem é desfilar ORGULHOSOS de consumidores e de SÓCIOS (faz-me rir). O pessoal da atleticanidade tb…ô pessoalzim, viu! EIS o maior LEGADO do afastamento da MASSA do Clube (Viva KALIL): o surgimento dOS SÓCIOS da atleticanidade aliada ao pessoal q vcs conhecem muito bem do Portão7…

    …KENO vem e diz qq fazer história no clube e temos q dar valor. Fazer história é VENCER, prá traduzir. Q venham mais nessa MENTALIDADE e tá certo SAMPAOLI em pedir mais REFORÇOS! Chega de jogador come quieto! CHEGA DE TORCEDOR COME QUIETO! Savarim da Venezuela tb bom jogador. Esses 2 são as contratações bem feitas do meio prá frente, sem dúvida. PRECISA mais! Cazares brinca nesse time, ñ pq será o decisivo ou o raçudo, é pq esse time é CINTURA DURA demais. Ñ precisa SER Cazares, é técnica, saber tratar a bola com respeito…falaram em G Scarpa, poderia ser o velhaco do MESSI! Diñero non es dificultad! OS SÓCIOS tão com medo de num guentar o rojão? AQUI É GALO, irmão! Futebol é momento!

    Obs.: surgiu uma fírula (juro ñ comentar mais, ñ curto de ADORAÇÃO)…Num modo de ver como fazem contratações no NOSSO GALO citei O NOVO idólo daquela TURMA q vcs sabem quem. De repente qq atleticano q perguntar quem é RAFAEL é contra (é mole?). Ñ acompanho jgs das MARIAS nem do BRAGA, nem gosto muito de futebol MODERNO, de segunda! Questionei onde Rafa jgou nesses últimos 30 anos..Ninguém sabe e dizem q num sei pq num acompanhei o BANCO DAS MARIAS. É mole?! Tô contra? Dizem: MUITOS (quem?) o consideram melhor q Di COSTAS! Ora! Sacanagem ñ com Di, mas conosco!… Então fiz questão de questionar o vizinho, gente muito finíssima por sinal, mas MARIA q Minha Nossa Senhora. Nunca vi tão SEMVERGONHA! Disse q espera faturar o Troféu Inconfidência pra sambar na diferença de títulos…gozador ele! E me jurou de longe, de máscara e tudo mais, q nosso NOVO ídolo apenas ñ teve chances lá, é preferiu tardelar, ou seja, fazer o pé de meia por lá. Jurou en castellano q nosotros tranquillos bien servidos……Os MARIAS gostam muito do Rafael, vou continuar pesquisa, pq é dificil demais ver jgs desse jogador?…Teve um PACHORRA ai q trouxe Nelinho, Palhinha, O Velho, Guilherme New’s Old, Leo Libertador, etc., antigos e as vezes ate ex-marias convertidos, prá justificar Rafael…Juro, n entendi a PIADA, pode?

    AQUI É GALO?
    AQUI E GALO!
    GALO SEMPRE!

  4. Sobre a SEMIFINAL contra o AMÉRICA, aguardem um GALO mais encorpado, com jogadores entendendo melhor, e colocando em prática o ESQUEMA de SAMPAOLI. Sobre o RÉVER, acho que Sampaoli perde tempo investindo em um jogador que já conhecemos: lento e fraco na marcação, será explorado impiedosamente por nossos adversários, não sei até quando o ALONSO vai aguentar carregar ele nas costas. Sobre CAZARES, não entendo porque alguns insistem tanto em pedir esse jogador, tá provado que ele não quer jogar mais por aqui. Sobre os GAROTOS DA BASE, a hora deles chegará, mas, nesse momento, não justifica o GALO investir em tantos jogadores jovens e de qualidade e não colocar para jogar, e se SAMPAOLI pediu as contratações ele vai usar, e os da base vão aguardando, com Sampaoli, não tem pressão de dirigentes, imprensa, etc… Sobre os 11 TITULARES DE SAMPAOLI, penso que já temos: Rafael, Mariano, Bueno, Alonso e Arana. Allan, Franco e Nathan. Savarino, Marrony e Keno. Sobre os 11 JOGADORES QUE ELE PODE CONTAR SEMPRE: Victor, Guga, Réver, Igor Rabello, Fábio Santos, Jair, Léo Sena, Hioran, Dylan Borrero, Marquinhos e Otero. Juntando os 11 TITULARES + os 11 RESERVAS = 22 JOGADORES DISPONÍVEIS. Acrescenta aí os 3 machucados: Gabriel, Blanco e Bruno Silva, vai para 25 jogadores, a quantidade que MATTOS falou que Sampaoli quer trabalhar. Coloca aí mais o GOLEIRO, CAMISA 9 e CAMISA 10, chegaremos ao TOTAL DE 28 JOGADORES, quantidade ideal para um ELENCO que almeja desafiar os favoritos, e que poderá perder um ou outro jogador na janela.

  5. Boa tarde,

    Dia importante, quanto a reunião de hoje, estou com o JBHGALO, não preciso comentar mais nada, só corrigir que estará em votação é o Balanço 2019 e não o Estatuto.
    Matéria de um neto que utilizou do ingresso virtual para homenagear seu avô foi muito linda, certamente outros copiaram nas próximas oportunidades.

    Boa sexta a todos!

  6. Bom dia Massa e Guru

    Dia de hoje importantíssimo para o clube, já que todo o trabalho que está sendo executado poderá ser perdido, caso interesses puramente políticos e pessoais, fique acima do interesse da corporação CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
    Como defendo o interesse do clube, não vou ficar encima do muro e vou ser partidário. Em outra ocasião eu estaria aqui enaltecendo o fato de termos uma oposição, mas no nosso caso quero a aprovação do estatuto e quero a oposição bem longe do clube, principalmente porque para mim a oposição hoje só está pensando no poder de mandar no clube e não em fiscalizar o que está sendo feito. Lembrando que existe hoje no clube 4 empresas de auditoria e gestão, que com certeza devem estar não só descobrindo os furos existentes quanto organizando a casa.
    A não aprovação do estatuto hoje vai colocar em risco nossas finanças podendo perder o profut, que tanto lutamos para adquirir, além do afastamento de nossos investidores que se afastarão do clube, caso não seja esclarecido motivos para tal,o que com certeza nos levará a CRUZEIRAR.
    Então meus caros, que Catellar e seus asseclas se não puderem ajudar, que estejam bem longe do clube, porque no momento precisamos de paz e continuidade do que está sendo feito.
    # deixem meu galo em paz!!!!

    1. Bom dia JBHGALO,

      me parece que a reunião de hoje é para aprovação das demonstrações financeiras de 2019 e não para aprovar o estatuto que ainda está sendo elaborado…
      No mais concordo com tudo que você falou…
      Sds alvinegras…

  7. Bom dia Massa e Guru

    Dia de hoje importantíssimo para o clube, já que todo o trabalho que está sendo executado poderá ser perdido, caso interesses puramente políticos e pessoais, fique acima do interesse da corporação CLUBE ATLÉTICO MINEIRO.
    Como defendo o interesse do clube, não vou ficar encima do muro e vou ser partidário. Em outra ocasião eu estaria aqui enaltecendo o fato de termos uma oposição, mas no nosso caso quero a aprovação do estatuto e quero a oposição bem longe do clube, principalmente porque para mim a oposição hoje só está pensando no poder de mandar no clube e não em fiscalizar o que está sendo feito. Lembrando que existe hoje no clube 4 empresas de auditoria e gestão, que com certeza devem estar não só descobrindo os furos existentes quanto organizando a casa.
    A não aprovação do estatuto hoje vai colocar em risco nossas finanças podendo perder o profut, que tanto lutamos para adquirir, além do afastamento de nossos investidores que se afastarão do clube, caso não seja esclarecido motivos para tal,o que com certeza nos levará a CRUZEIRAR.
    Então meus caros, que Catellar e seus asseclas se não puderem ajudar, que estejam bem longe do clube, porque no momento precisamos de paz e continuidade do que está sendo feito.
    # deixem meu galo em paz!!!!

  8. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Especula-se que o atlético entrou na briga para aquisição do jogador Hulk. Em se confirmando, parece-me, de momento, uma alternativa interessante. Precisa-se saber se haverá loucuras financeiras para o acerto com o jogador. A preocupação passa pelo tempo de duração e as condições contratuais. O Prato, ao meu ver, seria uma solução mais promissora, não só pela idade comparativamente ao Hulk,como também por já conhecermos bem o seu caráter, a sua dedicação em campo e muito provavelmente envolvendo recurso financeiro de menor monta. Mas vamos aguardar os desdobramentos. Domingo, espero que o Keno, em melhores condições físicas, possa nos brindar com uma boa partida. Savarino e Keno, tem tudo para incendiar a massa! Acredito que aos poucos o time vai se acertando. Domingo teremos a oportunidade de mais uma vez, avaliarmos quem tem condições de continuar titular do galo. Algumas aquisições ainda não disseram ao que veio. Vamos dar tempo ao tempo, embora o campeonato nacional da primeira divisão inicia-se, para o galo, dia 9 de agosto contra o nosso arqui-rival Urubu, e nada melhor do que uma vitória para rumo ao titulo da competição.
    Hoje e sempre, galo!!!

  9. Esperamos, sinceramente, que questões administrativas e políticas não tenham reflexo no desempenho do time em campo, porque este é um ano chave para se determinar o lugar ocupado pelo Galo no futebol brasileiro daqui por diante. Em relação aos reforços, na minha opinião, apesar de muito cedo para qualquer avaliação mais profunda, até aqui se destacaram Savarino e Rafael, coincidentemente dois que não estavam na lista de Sampaoli. Mas, acredito na possibilidade concreta do time encorpar com o passar dos jogos.

  10. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,

    também acredito que mesmo sem o tempo necessário para que o time ganhe entrosamento, e se adapte à maneira de jogar do treinador, temos condição de ganhar o mineiro….
    É de se lamentar que essa diretoria demorou tanto tempo pra acertar ou pelo menos fazer um planejamento que inspire confiança na torcida, agora estamos pagando e caro, pelo planejamento mal feito nos dois primeiros anos dessa gestão… Bolt e Ricardo Oliveira dentre outros, são exemplos claros de como um planejamento mal feito pode custar caro…
    Mas temos que honrar os compromissos assumidos, tem time ai que fica tentando se esquivar da responsabilidade jogando a culpa nos dirigentes, ora, eles foram eleitos legalmente para assinar pelo clube e para representá-lo então tudo que os dirigentes fazem é responsabilidade do clube… Se os conselhos não fiscalizam então pra que existem????
    uma ótima sexta para todos e que nessa reunião do nosso conselho o bem do Galo seja o objetivo maior….

  11. Bom dia a todos!
    Que venha o Coelho!
    Um assunto não mencionado no texto de hoje, mas, no meu entendimento, poderia resolver e muito as chances de criar mais lances perigosos de gols, seria a entrada do descompromissado Cazares. Sampaoli bem que poderia dar a ele a última chance de mostrar que ainda pode ficar no Galo.
    Imagina o time com a intensidade do primeiro tempo contra o América e Patrocinense tendo o Cazares na armação e também conclusão das jogadas. O equatoriano não perderia aqueles gols que Natan e Hyoran desperdiçaram.
    O time para a semi final poderia ser Rafael, Guga, Alonso e Rever, Arana, Alan, Natan, Cazares, Keno, Savarino e Marrony. Time para ganhar e quem sabe golear o Coelho.
    Abraço a todos!

  12. Bom dia!
    Tudo muito bem, tudo muito bom, ainda que não concorde com as escalações de alguns jogadores, mas… Sampaoli é muito bem pago e parece ser muito competente. O que não estou gostando mesmo é desse negócio de jogador improdutivo sair do Galo e depois levar o Galo na justiça, como está fazendo o péssimo Ricardo Oliveira. O jurídico do Galo não tinha que se preparar contra isso?

    1. Dispensas em meio de contrato sempre levara o Galo a justiça.
      Todos nos pedimos as dispensas, vibramos com elas, mas era um risco calculado.
      A única forma de minimizar estas ocorrências é acertando mais nas contratações.
      O bom e barato quase sempre se torna caro.

  13. Bom dia, amiGalo Eduardo. Acho que não apareço em seu blog desde janeiro. Concordo que aqui seja um espaço para falar do nosso time do coração, mas não dá para deixarmos de fora questões que, embora extracampo, acabam afetando o desempenho. Além do que, é bom que quem está lá encima, ou encima do muro, saiba que o torcedor está atento. Quanto ao time, continuo achando que o Galo tem, como sempre teve, uma zaga fraca. No jogo treino contra o América tomou gol com poucos minutos (tomar gol de time de série B, ou D, é de doer). Contra o Patrocinense quase tomou gol com 2 minutos. Time que quer ser campeão, tem que ter zaga forte. Entendo que é um conjunto, é um todo. O Grêmio tem Geromel e Kamemam, e isso não impediu de tomar 5 gols do time da CBF/Globo. Mas em geral, é um time que toma muito poucos gols. Já o Galo, ah o Galo. Concluindo. Vejo o Galo investindo no ataque (certíssimo), mas a zaga com Rever e cia….. Já o outro assunto se refere às administrações desastrosas que fizeram o Galo ser um time inexpressivo em termos de títulos, mas com certeza muitos dirigentes tiraram proveito disso. Alguns enriqueceram e outros viraram políticos. Usaram Galo como trampolim. E o nosso Galo? Ah, dane-se o Galo, o que importa é meu projeto pessoal. No mais, saudações Alvinegras e bora Galo lutar pelo título, ainda que não tenha zaga que preste. Ah, daqui a pouco alguém vem falar que sou maria infiltrada, pois fiz críticas ao time e aos dirigentes. Faz parte.

  14. Ontem o prezado leitor Viana falou que vendemos o promissor goleiro Cleiton peço venia Viana, mas o Cleiton não esta conseguindo ser titular no Bragantino está sendo banco para o fraquíssimo Julio Cesar. O Rafael quando substituiu o Fábio mostrou ser um excelente goleiro, visto por muitos como superior ao Fábio. Na minha modesta opinião foi a melhor coisa a venda do Cleiton e o Alerrandro que também está bancando feio no Bragantino quando estra não faz nada, visto o jogo de ontem

    1. Concordo plenamente. O Alerrandro nao fez um gol sequer. Duas otimas vendas. Obrigado RedBul. Aproveitando o ensejo, permito-me, respeitosamente, discordar do Eduardo em relação ao Savarino ser o unico legado do Dudamel no Galo, pois se pagamos vexames na eliminação na Sulamericana e copa do Brasil fomos agraciados com demissão de Rui Costa, Marques e a barca do Sampaoli( Patrick, Ze Wellisson, Bruninho, Maidana, Edinho, Clayton, Hernandes, Pastor, Di Santo, etc). Como ensinam em Araxá: Há males que vem para Bem. E no fim do ano ainda ficaremos livres de Fabio Santos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *