Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Esperando o encerramento da temporada

Enquanto, depois das eliminações – possíveis sim, porém passivas – das Copas do Brasil e Libertadores, o Atleticano começa a sonhar com 2023, numa coletiva dirigida pela assessoria, o diretor de futebol não deu sinais claros de reação. Até mesmo, dai me apoio na repercussão das redes sociais, o Torcedor não demonstrou motivação pelo que ouviu. Ou, melhor, pelo que esperava e não ouviu.

Cuca veio para salvar a nau sem rumo, que andou à deriva pela sua decisão em não permanecer, porém seus seis ou oito jogos para colocar a casa em ordem, não deram tempo de salvar o que restava quando retornou ao comando do time multicampeão de 2021. Já eliminado da CB, a Massa depositou todas as fichas na volta do treinador que é o líder das nossas maiores conquistas entre todos o que o antecederam. Sem falar em Mineiro, o paranaense comandou o time na Libertadores. 2013; Brasileiro e Copa do Brasil, 2021. Quer mais?

Pois foi com esse currículo e estreita ligação com as cores do Galo, que ao reassumir o comando depois da destroça feita pelo seu antecessor, motivou a maioria dos Atleticanos em acreditar nas duas competições que restavam. Já se foram quatro jogos. Pelo Brasileiro, duas derrotas que tiraram a equipe – enquanto comandada pelo fraco Turco – da terceira colocação para a sétima. Na Libertadores, com dois empates e a disputa da classificação nas penalidades, eliminados do sonho do segundo título.

Daí, pelo roteiro dessa situação, a direção Atleticana resolve colocar a mostra o diretor de futebol. Claro, para quem já trabalhou em assessoria por décadas, tentar tirar o foco da ira do Torcedor que está em depressão com essa situação. Sobre o treinador, que tem a simpatia – apesar de tudo – da maioria dos Atleticanos, ele escolhe – caprichosamente – a insinuação de que pode continuar no Galo, embora seu contrato seja até o final da temporada.

 

E, para isso, sugere planejamento para 2023 com a participação do treinador. Ora, ano passado também, como a contratação do Ademir – vulgo a propósito conhecido como Fumacinha – Cuca também participou dessas conversar e consequentemente contratação. Deu no que deu, tendo contrato vigorando, abandonou os embalos da Massa e se refugiou em casa. Agora, sem o risco de quebrar o contrato que vence no final do ano, qual a garantia o desconfiado Torcedor do Galo pode alimentar sobre essa permanência.

Um dos vilões da quarta-feira, seguramente o maior deles, o chileno Vargas – segundo a fala do diretor de futebol – reconheceu o erro e já se desculpou perante a direção, comissão técnica e jogadores pelo papelão decisivo naquela noite em São Paulo. Esqueceu, ou esqueceram, de se explicar perante os maiores ofendidos com aquela molecagem. O Torcedor Atleticano, aquele que compra ingresso, plano de sócio torcedor, cadeira cativa, camisa e todo tipo de produto licenciado para apoiar o time em campo. Esse sim, que somam 10 milhões espalhados pelo mundo, foram os maiores lesados com aquela atitude e com a eliminação da Copa Libertadores.

Dito isso, num pequeno desabafo de um Torcedor com mais de meio século de arquibancadas e que atualmente assina esse espaço, quero apenas registrar que amanhã – 11 horas – acompanharei o time em Curitiba. E foi frente a esse mesmo Coritiba (a cidade é com U, já o time é com O), que na terceira rodada do turno, tivemos a sinalização que estávamos iludido. Tomara que neste confronto, nos deem a senha da mudança radical de atitude. Caso contrário, seguramente, estragarão o dia dos pais de muitos Atleticanos.

Que nos mostrem a que se propõem ainda neste 2022!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

23 thoughts to “Esperando o encerramento da temporada”

  1. Caramba… Achei que o Vargas era o salvador da pátria, que o time nem precisava de técnico, e que o Hulk e o arana resolveriam tudo… Pelo jeito me enganei, ou melhor, fui enganado, porque isso era uma verdade absoluta para alguns. Chegam a achar que o Cuca nada fez. Tanto foi assim que colocaram um poste lá e o time virou essa faca de mesa, que não corta nada. Agora que viram o estrago pagaram o dobro para ele voltar a gerenciar este asilo que não anda jogando nada. Voltamos a 2018, onde fomos salvos do rebaixamento por um jogador execrado por muitos.

  2. Como falar em planejamento para 23, se o treinador atual sai daqui 3 meses? Tá tudo errado, não confio no cuca, é muito fresco cheio de mimimi, toda hora ele arruma um problema familiar e se manda. Esses tipos de problemas todos tem, e não vejo ninguém se mandando. Galhardo no river esta lá há 6 anos, problemas ele sempre teve e terá com sua familia, mas não larga o time. A diretoria já deveria procurar um treinador agora pra ai sim começar um planejamento correto.

  3. Ao ver essa turma ser enaltecida e prestigiada , como são os Cucas e os 4Rs da vida , essa torcida “nutella histérica” a pregar o “olhar para a frente” e a debochar e ironizar opiniões emitidas pela “velha guarda atleticana” , tenho a dizer que :

    respeitem a HISTÓRIA do Atlético , que vem sendo contada por gente como o DOMINGOS SÁVIO , como o ÂNGELO , o TEOBALDO , e tantos outros por aqui .

    Foram eles , fomos nós , que entregamos para os que hoje se arvoram como conhecedores profundos da MÍSTICA do clube , um TIME de futebol que vem a ser uma paixão de 10 milhões de torcedores .

    Fomos nós e todos aqueles que atravessaram a seca de títulos de expressão , as decepções e amarguras mais que conhecidas , fomos nós que , apesar de tudo , nunca deixamos de subir a Abraão Karam sob um sol fustigante para entrarmos em uma fila gigantesca para adquirir um ingresso que nos custou a economia da semana , para estarmos sob a batuta do JÚLIO O MAIS AMIGO a nos empolgar com o time em campo .

    Fomos nós que dizíamos sempre a nossos filhos que o Atlético era tudo que poderíamos ter de mais empolgante para nosso deleite esportivo , e eles estão aí hoje passando para nossos netos o que significa o Clube Atlético Mineiro .

    Não , senhores 4Rs , não senhor Cuca , por alcunha o MANSO , não senhor Caetano , não senhores torcedores “nutellas” , vocês não seriam NADA se não fosse a GARRA e a FIBRA do torcedor que vocês querem subestimar , torcedor este que fez com que o Clube Atlético Mineiro tivesse a projeção que alcançou .

    1. Fomos nós que SUSTENTAMOS O ATLÉTICO quando a única renda dos clubes era a bilheteria dos jogos. Eu não tenho dúvidas: nós mantivemos o clube vivo para as novas gerações! RESPEITEM-NOS!!!

  4. Boa tarde xará e amigalos!
    Será que amanhã contra o “poderoso” Coxa o Cuca irá de Ademir titular e Pavon no banco??????????????????????

    1. Nada meu camarada!
      Mais de MIL dias na série B
      TRÊS ANOS seguidos na série B
      TRÊS anos brigando para não cair para a série C
      Putinha do CSA_o original_ e do CRB
      Mais de CEM jogos na série B
      NÃO ganhou NENHUM jogo que disputou contra times da SÉRIE A
      Conseguiu o fato inédito que nenhum GRANDE no mundo passou ,que é jogar uma série B no centenário e… hahahahah
      Que porra de sina é essa que o Atleticano_sempre com letra A em maiúsculo_tem meu camarada?

  5. Tivemos 3 chances de vencer o Palmeiras. A primeira no mineirão, enquanto vencíamos por 2×0, a segunda quando tínhamos dois jogadores a mais e pra fechar a conta, a terceira nos pênaltis…
    É muita incompetência desses jogadores.

  6. Bom dia, no galo na muda. O vilão já foi Rafael Carioca, Marcos Rocha e agora o escolhido é o Vargas. Mas o Vargas deu uma assistência para o Hulck perdeu aos 46 minutos o gol da classificação..Mas o Hulck tem crédito. Se esse time não saísse para o Palmeiras cairia para o Paranaense do Felipão. A verdade é que temos um time velho: Mariano, Rever, Nascho, Hulck, Vargas, sao todos acima dos trinta. E tem os Ademir, Guga, Rabelo, Dodo, que nao tem condições de jogar num time campeão. Mas o Vilão principal é o planejamento errado: pavon, Pedrinho, Alan Kardec e Jemerson, chegaram tarde ao clube e quem avaliou que o Vargas e Ademir iriam suprir a saída do Savarino errou feio. Por fim a demora na demissão do Turco foi a pataocada final. Mas os 04 Rs tem crédito….Então bora apedrejar o Vargas, a Geni do momento. …

  7. Meudeusdoceu , o que tenho visto e ouvido ou é demência ou pura covardia mesmo , que é como entendo essas notícias que saem de dentro da diretoria .

    Já começam a colocar nas costas do VARGAS o fim da temporada 22 .

    E isentam qualquer participação do MANSO nessa eliminação vexaminosa frente ao Palmeiras .

    A vida ensina e “a bola pune” , quer queiram ou não os “nutellas” .

    E os antigos , os velhos e os idosos
    ( sim , existe uma diferença de conceito aí ) sabem que só extirpando o “carnegão” a ferida será limpa e cicatrizada .

    Enquanto isto não acontecer continuaremos a respirar esse cheiro nauseabundo que exala em Lourdes.

  8. O TURCO E O CUCA:

    Em 23 de abril, num sábado à noite no Independência, o Galo empatou de 2 a 2 com o Coxa…

    Savarino, no 1ºT, fez dois gols e abriu ótima vantagem. Aí o time voltou para o 2ºT, morreu e chegou ao empate com Igor Paixão e Adrián Martínez em contra-ataques rápidos e mortais.

    Naquele dia o time tomou a primeira vaia da Torcida após o jogo…

    Aquela vaia já era prenúncio de uma temporada ruim, como aliás o foi, e a Torcida estava certa…

    O TURCO, naquela altura do campeonato, já demonstrava que não ia dar conta de pôr o time para jogar.

    E não deu…

    Quando se anunciou a contratação do TURCO pelo Atlético a notícia caiu como inacreditável na Argentina, segundo alguns nomes de peso da mídia esportiva local que alertavam que o MOHAMED dificilmente daria certo no Atlético, já que não deu certo como técnico na Argentina…

    BELMIRO, o cara que mais conhece os bastidores e vestiário do Atlético, falou dia desses atrás que o TURCO entregava o treinamento para os auxiliares…

    E deu no que deu. O Turco recebeu de herança uma Ferrari e deixou de legado uma carroça com os pneus furados. E consertar a furreca não será tarefa fácil…

    Aquele time acabou. E fica a pergunta:

    Cuca será o técnico do Atlético na temporada que vem, em 2023?

    Se não, que se providencie a substituição dele pelo técnico que poderá vir para que o novo treinador possa assumir essa responsabilidade de remontar o time…

    E será importante na remontagem do elenco encerrar o contrato dos jogadores que não corresponderam para abrir espaço para rejuvenescer a equipe que tem média alta de idade e está sofrendo os efeitos do Boi Cansado…

    Além do TURCO, do CUCA e da DIRETORIA, os JOGADORES também são responsáveis pela temporada pífia…

    Mudança já!!!

  9. Este pessimo caetano , ontem foi “bombardeado , castigado, “encantoado”, por perguntas nutellas dos youtubers nutellas, que em suas lives se mostram uns leoes e na hora de perguntar ao incompetente diretor , perguntas que a torcida quer ouvir, se tornam gatinhos , doceis. . Faltou perguntar a ele qual cor das meias que usa, como foi o jantar com jaeci carvalho. A unica pergunta que o atleticano queria ouvir era : Porque voce , incompetente, demorou tres meses pra corrigir a vinda deste treinador que arrebentava o time , os resultados debaixo de seu nariz, porque voce , que deve ganhar uma fortuna do clube, nao fez nada, apesar dos avisos de todo mundo? Fora incompetente e pare de falar abobrinhas

  10. Alô , ÂNGELO ,

    ‘tamujunto aqui , Campeão !

    Aguardando suas postagens sempre muito lúcidas .

    Prazer ler seus textos , escritos por quem sabe o que é uma G18 , se é que me faço entender .

    1. Obrigado Barata!
      A jornada ainda será longa, muitas pedras pelo caminho, mas com certeza todas serão superadas com galhardia. Tamos juntos!

  11. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    POR MAIS QUE SE PROCURE NÃO SE CONSEGUE ACHAR UMA BOA NOTÍCIA SOBRE O GALO…..
    É NO SUPERESPORTES , PORTAL R7 , ESPN , FOX SPORTS , ETC……
    E O MAIS COMENTADO É SOBRE ESSA ESCANDALOSA DÍVIDA DO ATLÉTICO , CONSIDERADA POR TODOS COMO A MAIOR DO BRASIL.
    O ESTÁDIO QUE ERA PARA CUSTAR 410 MILHÕES , VAI CUSTAR 900 MILHÕES ……….
    MAS , A PARTE DO SHOPPING QUE FOI VENDIDO 5 ANOS ATRÁS POR 300 MILHÕES , AGORA DEPOIS DE TANTO TEMPO FOI VENDIDO O RESTANTE POR 340 MILHÕES……. OU SEJA , MESMO SENDO NA ÁREA MAIS VALORIZADA DE B.H. E NO M2 MAIS CARO , PRATICAMENTE NÃO VALORIZOU NADA…..
    OU SEJA , SEGUNDO O NOTICIÁRIO , ESSA DIRETORIA ESTÁ ADMINISTRANDO O GALO PERIGOSAMENTE , LEVANDO O CLUBE PARA UM BURACO SEM VOLTA……..
    QUANDO ESSA DIRETORIA ASSUMIU PROMETEU SANEAR O CLUBE E REDUZIR A DÍVIDA DO GALO EM MAIS DE 60% ATÉ 2024 , MAS O QUE ACONTECEU FOI O CONTRÁRIO , ELES DOBRARAM A DÍVIDA DO CLUBE…….
    DEU TAMBÉM NO SUPERESPORTES QUE O ATLÉTICO VAI TOMAR MAIS
    DINHEIRO EMPRESTADO PARA PAGAR SALÁRIOS…….
    PORTANTO , É PRECISO FICAR ATENTO , POIS ESSA DIRETORIA PODE LEVAR O NOSSO GALO À FALÊNCIA COMPLETA………
    VENDERAM O SHOPPING , AGORA VÃO VENDER O LABAREDA , A VILA OLÍMPICA , A HISTÓRICA SÉDE AO LADO DO SHOPPING , E DEPOIS?????? CERTAMENTE VÃO VENDER A MARCA C.A.M. E SEUS 10 MILHÕES DE TORCEDORES……
    “”O TIME EM CAMPO É O REFLEXO DESSA DIRETORIA””.
    ENQUANTO ISSO , PALMEIRAS
    E FLAMENGO , VÃO GANHANDO TUDO , MAS COM DÍVIDAS PEQUENAS E UMA ADMINISTRAÇÃO EXEMPLAR…..
    ACORDA GALO……..

  12. Bom Dia! Despcionante! Chegou a mencionar que a saída do “Dudabel 2”, foi no momento certo. No meu entendimento Ele (Rodrigo), foi o maior culpado, pela manutenção do Turco. Espero que, ao colocar a cabeça no travesseiro, Ele reconheça o erro cometido. Já que em público não reconheceu.

  13. Bom dia Massa e Guru

    Brochante. Este é o sentimento com a entrevista de Caetano e principalmente como as coisas estão sendo conduzidas no clube.
    Nunca vou esquecer da importância dos 4 R´s e da diretoria que viraram a página do clube nestes últimos 3 anos, mas confesso que estou extremamente decepcionado.
    Como pode tanta gente preparada e com cacife de direção, falhar tanto no comando do clube? Como pode gestores deixar seus comandos fazer o que bem querem dentro da instituição, como vêm acontecendo?
    Como pode gente preparada pra o comando deixar que um jogador vagabundo, crápula e mal caráter como Vargas ainda vestir nosso manto?
    Como pode gente tão preparada manter um técnico fraco e que escandalosamente se mostrou incompetente?
    Esta passividade e falta de comando da atual administração me fez até ter saudades do fanfarrão do Kalil, que mesmo com seus problemas não deixaria esta bagunça acontecer.
    Muitos vão dizer que Vargas tem contrato e direi que se foda! Empreste ele pra outro time, troque, venda. Façam o que quiser mas mande este cara embora!
    Se a ordem agora é pensar em 2023 então já tá na hora de mexer n elenco, desfazer de vários jogadores que já deram e o mai importante,trazer gente nova com vontade de ganhar, porque os que aqui estão, perderam este vontade.

  14. Daqui pra frente a cobrança tem que ser em cima de PLANEJAMENTO COM MUDANÇAS, URGENTE. Planejamento para ter um técnico, de ponta, seja ele brasileiro ou estrangeiro, amarrar um projeto, iniciar e dar continuidade. OU ALGUÉM ACHA QUE SE CUCA FICAR ELE TERÁ CORAGEM PARA FAZER AS MUDANÇAS NECESSÁRIAS? Renovar urgentemente esse elenco, vazar com os BOI CANSADO, chega do ex-jogador RÉVER, chega de JAIR, já pode trotar em outro clube, GUGA pode evoluir na série B, VARGAS parece que tá querendo mudar de ares, RABELLO pode realizar seu grande sonho de ser vendido. Tem que demitir esses come e dorme da tal COMISSÃO FIXA, que até barra a vinda de treinador, chega de VÍCTOR, ÉDER e um monte de informante da imprensa, certo mesmo tava era SAMPAOLI que não dava bola para eles. Já que a diretoria não mostra a cara nas derrotas, então que dê poderes ao diretor de futebol e comissão técnica para tomar decisões. Chega de PANELINHA no GALO. É a PANELINHA do HULK e ARANA. É a PANELINHA do RÉVER e do JAIR. É a PANELINHA dos ESTRANGEIROS. E a PANELINHA até dos jogadores da BASE. Chega de LÍDERES que se escondem quando mais precisam deles (alguém ouviu o GRANDE LÍDER BANANÃO EX-JOGADOR RÉVER SE PRONUNCIAR)? O GALO não é para amadores. É preciso um olhar crítico para entender. Muito além do que nos mostram os passadores de pano de plantão (imprensa mineira, YOUTUBERS, setoristas do cafezinho com pão de queijo.) O foco tem que ser PLANEJAMENTO, MUDANÇAS, COMISSÃO TÉCNICA PARA 2023, ELENCO, e os jogadores que lutem para colocar o GALO na LIBERTADORES, juntamente com o CUCA MEMÓRIA TÁTICA LEMBRANÇAS DE 2021, etc…

  15. Bom dia !
    Nesse momento de amargura, depressão, mal humor não consigo sonhar nada de bom, só pesadelos, principalmente, pela entrevista do Caetano, que parecia mais o Turco negando que a coisa não estava boa. Olho para 2023 e o temor é de mais pesadelos. Quando o Galo ainda estava na quarta colocação dizia que me daria por satisfeito, se o ano terminasse naquele momento, pois sabia que os vexames poderiam ser ainda maiores que aqueles jogos no RJ, com Fluminense e Urubu. Ainda restam 17 rodadas e não vejo no elenco um líder capaz de exigir dignidade para seus companheiros. O elenco está perdido, sem um norte. A direção parece estar no mesmo caminho em relação ao planejamento de 2023- Cuca fica ou não fica? Vão repetir o mesmo erro?

  16. A sina do atleticano é sofrer. Quando ganha é no sufoco. Tomamos gols de chutes que poderiam não dar em nada, mas que são indefensável. Parece que a bola só pune o galo.
    Mas aí pergunto: onde estão nossos chutes a gol? Nossas defesas de pênaltis? Everson não pega um. Nossos gols de falta, de escanteio? Time mal treinado, so ficam naquela rodinha de bobo. Vamos assumir uma dívida grande c esse estádio pq se não tivermos time de onde vai sair a renda da manutenção? Prefiro investir em time que ganha e arrecada com premiação e torcida.
    Esse marqueteiro do Caetano, posa de bom moço. Tava na hr de bater na mesa, barrar estrela e cortar mordomias. Não conseguimos engrenar por 2 ou 3 anos ganhando aqui e ali pq quem decide não planeja direito. O time cansou, perdeu o tesao de ganhar. Que se faça uma limpa e coloque quem de fato quer jogar e ganhar. TNC diretoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *