Categories: blogueirosfutebol

Entre modelos táticos, a busca de um jeito próprio de jogar

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

Quatro jogos, quatro vitórias, 100 % de aproveitamento. O time alternativo do Atlético faz até agora neste campeonato mineiro uma campanha irrepreensível. E salta aos olhos a sua indiscutível superioridade em relação aos outros 11 clubes que estão disputando o certame regional nesta temporada. Mas, essa realidade não é, nem de longe, o melhor disso tudo.

Ah! Diriam muitos, a evolução gigantesca de Matias Zaracho revelando-se um insuspeito maestro para a grande, exigente e sempre cética Massa atleticana é o melhor que está acontecendo para o Galo mais querido do mundo. Não, retrucariam outros, defendendo que o maior lucro do Atlético está sendo a chance de revelar alguns garotos da base, cujo potencial, além de inegável, projeta, se bem trabalhados e cuidados, um futuro realmente auspicioso para o clube.

Nem tanto, responderia àquela parcela da torcida sempre renitente e desconfiada, afinal, como gostam de dizer, o campeonato mineiro não é parâmetro e deveria até ser extinto. É coisa do passado e não empolga mais, não cansam de repetir. Não é o mote do artigo, mas aproveito para dizer eu sou radicalmente contra a extinção dos estaduais por razões de cunho social e até humanitário, vez que, sem estas competições milhares e milhares de profissionais ficariam desempregados e um sem número de garotos teria fechadas para si as portas do futebol.

Zaracho e as crias da base que têm entrado em campo, muito bem coadjuvados por Tardelli, que voltou a ser garoto, Dodô, que evolui a cada jogo, Hulk, um exemplo fantástico de profissionalismo, Marrony, uma jóia que brilha cada vez mais e Mariano, um show de personalidade, resgataram para o torcedor atleticano o jeito lúdico de se ver futebol. Ou alguém não concorda que está sendo muito prazeroso ver o Galo jogar? 

O técnico interino Lucas Gonçalves e seu auxiliar o Bomba Santa de Vespasiano, Éder Aleixo, merecem efusivos parabéns pelo trabalho que vem sendo executado neste período de transição entre Sampaoli e Cuca. Já no primeiro jogo do campeonato mineiro, dias após a última partida do Brasileirão 2020, ainda sob a batuta do argentino, foi possível ver algo que, confesso, iluminou o meu espírito: o time alternativo do Atlético, não só propunha, mas, efetivamente fazia, não só romper com as amarras táticas como e, principalmente, com a tensão que reinava no elenco e no onze, seja ele qual fosse que, por ventura, entrasse em campo naqueles últimos tempos tensos, pesados e amargos do ex-treinador.

Não ver mais aquela saída de bola com uma linha de três, formada quase sempre por Guga, Rever e Alonso, não foi o mais impactante. Não ver mais o time dar tantos passes laterais ou para trás e não mais me irritar com aquele jogo burocrático, sem imaginação e sem energia, foi o que mais me chamou a atenção e alegrou. Ainda que a ideia de jogo de Lucas Gonçalves tenha diferenças marcantes em relação àquela desenvolvida por Sampaoli, vê-se que o treinador interino se preocupou em não abandonar aspectos positivos como a paciência na saída de bola, a preocupação em manter posse da gorduchinha, fazer o jogo propositivo e manter aquela marcação alta sobre a defesa adversária pressionando-a e induzindo-a ao erro, como aconteceu no segundo e no terceiro gols contra o Atlético Patrocinense.

A contínua movimentação dos homens de meio e de frente é o pulo do gato deste time alternativo. Mas, o principal mérito desse trabalho, a meu ver, é a transição suave e tranquila entre modelos táticos e formas de trabalhar díspares. Em recente entrevista, perguntado sobre quais as razões de uma evolução tão significativa em seu futebol, Zaracho deu uma resposta que explica tudo: “Estou jogando á vontade”. E jogar à vontade, significa jogar na sua zona de conforto, jogar com leveza, com confiança, com prazer. E, o que valeu para Zaracho, valeu também para Dylan Borrero e para Vargas que, no último jogo, ao fazerem a sua melhor atuação com a camisa do Galo, finalmente, começaram a mostrar porque foram contratados.

Cuca vai receber uma parcela do elenco que, além de não mais mostrar aquele jogo posicional que tanto encantou a massa tão logo Sampaoli passou a dar as cartas na Cidade do Galo, já mostra uma identidade própria de jogo. Em princípio, isso é muito bom. Resta saber como o treinador campeão da Libertadores em 2013 vai aproveitar isso e como aqueles outros jogadores, considerados titulares e que ainda não participaram dessa revolução tática irão reagir. Particularmente, como irão jogar Guga e Arana que, com Sampaoli, tinham funções e posicionamentos táticos totalmente diferentes do que Mariano e Dodô vêm executando? E Zaracho? Vai continuar como volante, onde está jogando feliz como um pinto no lixo, ou vai ser deslocado para meia, como muitos atleticanos já desenham? Cuca e Lucas Gonçalves têm interagido ou o interino tem voado sozinho? Muitas perguntas, várias dúvidas e só o tempo trará as respostas.

Blogueiro

View Comments

  • Garoto tardelli. Evolução fantastica de zaracho (não importa que os times que ele está enfrentando tenha frentistas de posto de gasolina). Estes comentáriois, juntamente com este campeonato mineiro, que não serve nem pra sparring , ridiculo , pessimo , explicam os 50 anos de seca. Elogiar este chinelinho porque fez um gol contra o galatico urt , se não me engano, chega a doer. Um amigo meu me deu um bom conselho, que vou passar a seguir... Assista aos jogos, não leia sobre o galo. Desculpe a grosseria, mas por favor não zombe de minha inteligencia

  • Boa tarde. Acho que não serão aproveitados tantos garotos da base, assim.
    Savinho, Felipe, Calebe, mais quem ?
    Tendo medo deste Savinho ser um novo Bruninho.

    • Caro Genival,

      Savinho ou qualquer outro garoto promissor da base somente serão este ou aquele que não deu certo ou decepcionou se for mal trabalhado, mal lançado, mal aproveitado, o que é um carma na história do Atlético.

      Por isso, destaquei no artigo que um dos maiores desafios de Cuca é saber aproveitar o que Lucas Gonçalves fez até agora e também administrar um elenco tão pesado e heterogêneo. Haja egos para serem geridos.

      Acrescento agora que o sucesso não depende exclusivamente de Cuca. É preciso que a diretoria, a torcida e a imprensa, convencional e alternativa, não atrapalhem.

      Saudações atleticanas.

  • Henrique Fernandes no GE. Análise longa, porém enxuta , obrigatória de se ler. Opériplo de cuca , sua trajetoria , o que esperar dele no galo. Como disse, obrigatorio ler. Sem mimimi , sem faniquitos, analise objetiva , esclarecedora. Deixa clara sua posição quanto ao episodio cabeludo e estigmatizante de Berna , não julgando , não linchando, mas tambem não negando o triste e traumatico episodio. Sobre o futebol , o que se esperar , a mescla de jovens e rodados, a boa fase da base atleticana atual, a necessidade de zagueiro e um volante pit bull, o futebol vertical e produtivo , com sede de vitorias. Leiam, atleticanos, vale muito a pena

  • E o Cuca ? Chegou ?
    Alvíssaras , badalem os sinos , soltem os rojões !!!

    E aqui ele já vai encontrar um time arrumadinho ,
    ajeitadinho e prontinho para os treininhos que ele
    sabe dar .

    Além disso , receberá o LEGADO ( trending tops
    nos blogs ) daquele que teve o MÉRITO de aqui
    chegar e DISPENSAR o Oliveira e sua turma .

    Agradecido demais da conta por essa ousadia do
    Saltitante Embuste .
    Não sei o que seria de nós sem essa atitude pra
    lá de arrojada do Engodo !

    Quanto ao legado , juro que li por aí o que abaixo
    descrevo :
    " o Cuca vai receber um time que tem agora uma
    GANA de atacar jamais vista , e uma MARCAÇÃO
    ALTA ( arghhh! ) invejável " .

    Fechei as aspas e corri para estancar a ânsia de
    vômito que tais argumentos me causam .

  • Bom dia Max e Massa!
    O Galo pode até não estar jogando com ninguém, mas que tá bonito e gostoso de ver, isso tá. Assim é bem melhor que ver o Galo jogando com ninguém (botafogo) e não jogar nada.

  • Caros,

    O OTIMISMO É UMA FALÁCIA!!!

    Pq q "Os SÓCIOS" do Novo e do Renovo Q de Novo num tem porra nenhuma + os contadores de lorotas ñ tiveram esse OTIMISMO todo no campeonato brasileiro q acabou? Pq NUNCA no Br tem injeção de ânimo a partir dos SÓCIOS da Cartola da vez? Pq só se preocuparam em DEFENDER o tal "PROETO"? Fica a pergunta e a resposta abaixo:

    > Passaram o tempo todo em editoriais e ideias ABSURDOS, para convencer q NOSSO GALO ñ tinha condições de ser CAMPEÃO...Ah@! flaneleiros, tudos aqui registrado!, defendendo Time e Clube do Futuro, Em Formação, q era NORMAL perder e o bom era umas dos quatrocentas Vagas na Liberta...Conversa Mole!!!

    Defender o Mineiro sabendo q é um torneio FRACO, pq ñ? (Ao NOSSO GALO só resta VENCER! tem q VENCER senão todos sabem o q acontece, né? GALO É GALO!). O Povo do Interior precisa SOBREVIVER e beliscar as migalhas das cotas TV e tb VENDER seus atrativos e suas jóias > VIVA O MINEIRO!!!

    O ALVO É O BRASILEIRO! Cuca, fi! Cuidado! Vão jogar CONTRA de NOVO e de ReNOVO, a patota infiltrada do P7 e do Sentaí AnoQVem sempre jg contra. O xport deles é a Empresa do Futuro Futebol Clube! Cuidado com o GOLEIRO da Famiglia, as viuvas tão de prontidão prá proteger o FRANGUEIRO! Cuidado com o anjinho dos adversários, aquele se apertar entrega até a mãe! Ce tb tá falando de VOLANTES... Ce tá certo! NÓS ñ temos Volantes CONFIÁVEIS! Aprimorar ali o ZARACHO q já tá PRONTO!

    PRA CIMA! QUEREMO O BRASILEIRO!!! Esse O Alvo, o objetivo > O Brasileiro é maior q o Mundial!

    Tomara Deus q os SÓCIOS ñ venham a ATRAPALHAR (Êta turmeca Cara de Pau, viu, sô!) com o aquele VELHACO papo furado de q "tem muito time GRANDE no Br, q NÓS temos q ter paciência com o Projeto q vai nos tornar grandes no futuro (q nunca explicam o q significa?), e lá qnd? tudo será uma maravilha pois o clube além de GRANDE, será o mais rico e terá estádio ali pelos lados Camargos, na quebrada Califórnia e as contas estarão zeradas, etc.. Viva! Se passar o pano fica TUDO AZUL? O turmeca NONSENSE, viu sô!

    Obs passa trator.: jogador qnd sobe da BASE ou chega no time principal seja de onde for, venha de onde vier, ñ pode chegar para APRIMORAR ou para APRENDER ou para SE ADAPTAR ou para ser VENDIDO e muito menos para ENTREGAR. Tem q subir PRONTO! Toma a camisa é sua, mostra aí a q veio...Quem veste a camisa do time PRINCIPAL do NOSSO GALO tem q tá PRONTO prá vestir e JOGAR! Futebol sempre foi isso! ABAIXO O PERNA DE PAU E ABAIXO O COME QUIETO!

    Obs.: No Momento o SPA tá em REFORMA e só abre para o futuro (Por favor, avisem o "GAROTO" Tardeli!)

    Abs!

  • Bom dia,

    Como o futebol apresentado pelo time do Galo atual, o texto hoje foi livre, leve e solto.
    Excelente!
    Ontem o Cuca deixou bem claro suas diferenças ao Sampaoli, gosta de adaptar a forma de jogar aos estilos dos jogadores e não ao inverso, como é a forma do Sampaoli trabalhar.
    O que podemos esperar disto São: Jogadores mais soltos, felizes e executando o que sabem fazer de melhor.
    Volto ao ponto então das contratações, esse massacre por contratar, contratar e contratar só pode trazer instabilidade ao grupo.
    Um grande exemplo são os volantes, se hoje não temos brucutus no elenco, porque devemos ter, Neto, Zaracho, Alan e Jair podem dar conta perfeitamente e na base ter ter um com estas características que tanto querem ver num contratado novo.
    Falou sobre centro Avante, e deixou claro que existe sempre os prós e os contras, jogador referencia é legal, mas jogador que não marca é menos um na hora de subir a marcação.
    Confio no filling do treinador para resolver estes casos, é aguardar para ver.
    Boa Quarta feira a todos!

    • Volante brucutu só é bom para cometer pênaltis e faltas próximas da área. Os bons volantes que o Galo já teve raramente cometiam uma falta, mas eram mestres na antecipação e no desarme, gente do nível do Toninho Cerezo e Danival. O Zaracho é um deles, marca bem, marca duro, rouba bola com facilidade, sem cometer faltas. O Neto é outro. O com a molecada no ponto de subir, o Galo não precisa contratar ninguém. Só se for alguém do nível do Ronaldinho.

  • É impressão minha, ou mesmo com máscara é possível "ver" o desconforto do presidente no encontro com o grupelho paraestatal?

    O CAM não é partido político, não tem que receber pretensas torcidas para tratar de assuntos alheios ao futebol.

    O CAM está acima de seus torcedores, e quem não entende isso, não é torcedor.

    Mandou mal, presidente. Ou você vai receber qualquer um que se diga torcedor e que queira capturar o Clube e fazê-lo agir segundo os seus (deles, não do Clube) interesses?

    Quem cria o escorpião que não venha depois reclamar da picada.

  • Não é por nada não, mas o interino e o bomba estão fazendo um trabalho muelhor que o o gringo ENGANADOR! jÁ FOI TARDE, PORQUE NÃO DEVERIA TER SIDO CONTRATADO!

  • Tardelli garoto? Parei de ler. Depois de ficar se preparando em dezembro e janeiro já está com lesão muscular.... como esperar desse " garoto" desempenho físico para pressionar zagueiros e velocidade nos contraataques. Na minha opinião reserva para entrar no máximo 20 minutos. Senão vai ser isto: joga três jogos e vai para o Departamento médico.Foi assim no Grêmio...Por que aqui será diferente. O tempo passa para todos.....

    • Domingos Sávio, bom dia.

      Pegou uma frase fora do contexto e.... . O Tardelli garoto a que eu me referi foi aquele que arrebentou com a bola no jogo contra o Uberlândia, jogando livre, leve, solto e especialmente feliz, correndo como um garoto em busca de suas travessuras. Assim me referia a ele porque o espírito do time alternativo e do meu artigo assim o exigiam.

      Se ele vai ser titular, se outras contusões irão ou não acontecer e até quando ele vai jogar, são outras questões que não posso responder e que nada têm a ver com o que escrevi.

      Saudações alvinegras.

Recent Posts

Iniciando o desafio pela Copa do Brasil

Depois do ano mágico de 2021 – campeão Brasileiro e da Copa do Brasil -,…

11 horas ago

Nosso bom momento e apelo a cbf e tv

Fechada a rodada, como prevíamos, no G4 (segundo lugar) e perto da desejada liderança (apenas…

1 dia ago

Comemorando liderança ainda que provisória

Sim, nos é lícito festejar – mesmo sabendo que ao final da rodada será diferente…

2 dias ago

Hoje é dia de pescar Dourado

Nessa caminhada, jogo a jogo, em três frentes e numa delas até buscando credenciar a…

3 dias ago

Pitacos Atleticanos e patacoadas dos outros

Nesse curtíssimo intervalo sem jogos, pós vitórias seguidas pelo Brasileiro e Libertadores – adicionadas ao…

4 dias ago

Maratona desafiadora para quem é Forte e Vingador

Nossa quarta-feira, diferente de tempos recentes filipinos, foi de alto astral. É que sob o…

5 dias ago

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!