Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Entre festa e expectativa

O Atleticano, desde quinta-feira da semana passada – dia 2 de dezembro -, está dividido entre a euforia pela conquista do Brasileirão e o desejo de conquistar o terceiro título na temporada. Amanhã, frente ao Paranaense – aqui na Cidade do Galo – será a primeira partida dessa decisão. O elenco do Galo está afiado nas esporas para esse confronto.

Na rodada de encerramento, com a fatura liquidada, nos demos ao luxo de preservar um time e meio poupando o elenco para buscar esse novo título. O ano de 2021 tem sido prodigioso com o nosso time, graças ao trabalho da diretoria, comissão técnica e jogadores, que vem demonstrando total e completo comprometimento com a camisa Atleticana.

Diferente de estrelas recentes – como aquele ex-jogador que deve mais de 23 milhões ao Galo – e que vestiram o Manto preto e branco, o elenco atual é formado por jovens e outros experientes profissionais que entenderam o anseio do Atleticano. O resultado está ai, Mineiro e Brasileiro fatura liquidada. Libertadores avançamos até as semifinais, eliminados pelo regulamento, e a Copa do Brasil com grandes possibilidades de conquista.

Ontem, sexta-feira, em meio a agenda profissional e pessoal (começou o tempo natalino que anualmente passo por creches e escolas especiais trajado de Papai Noel), encontrei tempo para acompanhar o noticiário envolvendo o Galo. A “Bola de Prata” que sigo desde os meus tempos de criança, premiou entre os 11 eleitos, nada menos que sete jogadores do Galo. Além desses ainda a revelação, treinador, craque do campeonato e artilheiro. Não me lembro de situação similar a essa do Galo em 2021. E ainda uma justa homenagem ao nosso REInaldo, o maior ídolo de todos os tempos, representante de uma geração injustiçada e “roubada” pelo sistema podre do futebol brasileiro.

Vale dizer, no time eleito estão Éverson, Mariano, Júnior Alonso, Arana, Jair, Nacho e Hulk. Cuca foi o melhor treinador, Zaracho a revelação e o mesmo Hulk o bola de ouro – melhor jogador do Brasileiro – e ainda artilheiro. No total, 11 entre 15 premiações. Pudera, o time campeão liderou o campeonato a partir da 15ª até a última rodada. Em 38 jogos, vencemos 26 e seis empates e igual número de derrotas. A melhor defesa, o segundo ataque mais efetivo.

Ainda fomos o melhor mandante e também visitante. Os maiores públicos, consequentemente –pela décima vez – a melhor média de torcedores pagantes no Brasil. Sem contar aquela da segundona, onde fomos e voltamos  imediatamente (vapt vupt) e batemos todos os demais das séries A até D. Por isso, como está no título e na resenha deste sábado, seguimos cantando de Galo pelas ruas das cidades de todo lugar onde existe um Atleticano. O Torcedor do nosso time comemora tudo, agora com a dificuldade de comprar ingresso – cada jogo mais caro – festeja como se fosse um gol ao confirmar a aquisição desse difícil passaporte nos tempos atuais.

Amanhã, novamente com casa cheia – apesar do valor escorchante dos ingressos – novamente vamos lotar o nosso salão de festas. Ouvi de muitos, até torço para que aconteça, que o Galo podia repetir o jogo de ida das semifinais frente ao Fortaleza. Aquele placar elástico assegurou a passagem de fase. Se repetir, claro, vai encaminhar o título. Porém, caríssimas e caríssimos, creio que serão dois jogos bem disputados e imagino um adversário fechadinho na primeira partida. Assim como outros times que enfrentaram o Galo pelo Brasileiro e criaram muitas dificuldades para que buscássemos a vitória.

Vamos aguardar o dia de hoje, sábado e véspera para essa grande decisão, acompanhando as informações sobre o eventual time que Cuca deve utilizar para esses dois duelos com o Furacão. Evidente que os titulares estarão entre aqueles 14 que não viajaram para Porto Alegre na derrota para o rebaixado Grêmio. Temos elenco para fechar esse ano com chave de ouro.

Paralelo a isso, diferente de clubes – notadamente do eixo – que contam com a benevolência da cbf/tv, o Galo traz a simbiose entre jogadores e Torcedores. Impressionante, durante esse Brasileiro e até mesmo em jogos dessa Copa do Brasil e Libertadores – que teve presença de público – a participação e interação entre gramado e arquibancada. Foi e, acredito, continuará sendo determinante às grandes conquistas que nos esperam nessa reta final e nas próximas temporadas. Quem viver, verá! Assim seja!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

25 thoughts to “Entre festa e expectativa”

  1. boa noite Eduardo e massa. amanhã é foco total contra genérico este time é pedra no nosso sapato. temos que vencer e bem porque lá vá ser mais difícil. a galo vamos vencer a copa do Brasil. aja frio e vinho do Porto em Portugal. vá galoolooo

  2. TAMBÉM ACHO.
    ESTÁ FALTANDO FOCO NA COPA DO BRASIL.
    AGORA NÃO É HORA DE ÔBA , ÔBA , E SIM DE FOCO TOTAL EXCLUSIVAMENTE NA COPA DO BRASIL.

  3. PASSANDO AQUI PARA DESEJAR A TODOS UM FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO A TODOS NÓS E AO GALO. COMO ACREDITAR E CONFIAR FAZ BEM. VI LIBERTADORES, CB, RECOPA, BRASILEIRO E O CSA DE MINAS NA SEGUNDA DIVISÃO. BARATA SE MATA COM BAYGON . SAUDAÇÕES ALVINEGRAS AOS CAMPEÕES BRASILEIROS. ACREDITAR SEMPRE DESISTIR JAMAIS.

  4. Continuo achando que está faltando foco para a final da Copa do Brasil. Está parecendo aquela da semana que antecedeu o 6 X 1. Oxalá esteja eu errado. Vamos aguardar!!!

  5. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Realmente vivemos outros tempos. E parece que o Keno será vendido e chegará o Douglas Costa. Se surgir uma proposta milionaria do Al Nassar pelo Keno, tem de vender, pois já está com 32 anos. O Douglas Costa está sendo feito vilão da queda para a segunda divisão no Gremio, mas tem 30 anos, na minha opinião, muito bom jogador, poderá vir sem gastar com aquisição de direitos econômicos e vai repetir no Galo, respeitadas as devidas proporções, o que Ronaldinho fez ao ser escorraçado do Flamengo. A se concretizar o negócio vamos melhorar as finanças com a venda do Keno e ganhar um substituto a altura. 2021 se nao foi perfeito devido a Libertadores, foi excelente pelo conjunto da obra. Este fim de ano , pra mim, será de comemoração. Haja manguaca….

  6. Vamos ver o que nos reserva a entressafra
    do futebol .

    Já que não temos mais a alegria de vermos
    jovens jogadores nascidos e criados dentro
    do clube sendo incorporados aos titulares
    só nos resta esperar por contratações que
    fazem a festa de empresários e dirigentes ,
    sendo esta a NOVA realidade do futebol .

    Que eles cheguem para beijar o escudo ,
    dar entrevistas dizendo que o sonho que
    sempre tiveram foi de um dia defender o
    MANTO , que chegam como jogador mas
    se tornam torcedor, que ao olhar para as
    arquibancadas com lágrimas nos olhos e
    soluços incontidos expressam a alegria
    de dividir com a MASSA momentos tão
    significativos em suas vidas .

    São ótimos atores , vendem bem seus
    currículos .
    Às vezes , também são bons jogadores .

    CRENDEUSPAI !!!

  7. Bom dia, Massa e Guru

    Olhar para o passado para planejar o futuro. E como o galo olhou pro passado. Olhamos para não esquecer aqueles que foram ídolos e que honram nosso manto. Muitos deles foram devidamente homenageados na festa do BI.
    Mas também olhamos para aqueles que, como disse Mário Marra em seu depoimento na ESPN “…jogadores que parece que está fazendo um favor ao atlético…”
    Pois é, este tipo de jogador, dentre estes o caloteiro citado pelo Guru nesta postagem, realmente ficaram no passado.
    Amanhã de novo e assim como na campanha do brasileirão nunca que a simbiose torcida x time esteja presente.

    1. Caros se me permite
      Respeito a opinião daqueles que não gostaram do fato do Hulk ao invés de esculachar nosso ex rival, preferiu ser político. Mas de jogador que joga para a torcida estamos cheio.
      O cara foi profissional e ponto final, gostem ou não.
      Pra mim simples fato de ter pelo menos interagido e homenageado nossos ídolos do passado, ter a todo momento enaltecido a torcida e principalmente, ter parte decisiva no título basta.

      1. Eu não permito, não! E não precisava esculachar ninguém (isso é conclusão sua) nem mesmo fazer aquelas gracinhas nas redes sociais, tão comum hoje em dia. Bastava dizer que não bia comentar o assunto. Eu, com torcedor do Atlético e terrivelmente anti-CSA/MG, senti-me ultrajado! Isso s, é ponto final. Espero!

  8. O Atlético não avançou na Libertadores não por
    causa de regulamento , mas por falta de atitude
    e falta de futebol mesmo contra o Palmeiras .

    Quando ganha é uma festa , quando perde tem
    sempre uma desculpa aqui , outro ali .

    É PRACABÁ !!!

  9. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    No meu entendimento o Allan deveria fazer parte da seleção bola de prata! O que o Allan jogou o credenciava como o melhor da posição. Foi o esteio para a defesa atleticana e a válvula de escape para municiar o ataque. Não me recordo de nenhum jogo que tenha jogado mal.

    1. Acho que o único critério que fez com que ele ficasse de fora foi não ter feito gol. Uma pena aquela bola na trave no último domingo.

    2. Também achei o Allan muito melhor que o Jair nesse campeonato e… pensar que eu tinha uma birra com ele depois de perder um pênalti na Libertadores e aquele pro goleiro do boné e aquela voltação de bola a toa na época do argentino doidão .

  10. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    COMEMORAR SIM , MAS AGORA É HORA DE FOCO TOTAL NA COPA DO BRASIL.
    NÃO PODEMOS PERDER ESSE TÍTULO POR CONTA DE FESTAS.
    CONCENTRAÇÃO TOTAL PARA A PRIMEIRA PARTIDA DA GRANDE DECISÃO CONTRA O PARANAENSE.
    AÍ SIM , APÓS A CONQUISTA DESSE IMPORTANTE TÍTULO , PODEMOS PASSAR O RESTO DO ANO SÓ NAS COMEMORAÇÕES.
    NÃO PODEMOS DESVIAR O FOCO.
    QUE VENHA O BI DA COPA DO BRASIL.

  11. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.

    Passando só para reclamar das premiações aos atletas e dirigentes dos clubes participantes do brasileirão 2021 que esqueceram ou não souberam valorizar o Allan, um dos melhores e mais regular jogador do Galo. Vocês podem entender de mídia, mas de futebol entendem pouco.

    O Zaracho é craque, mas não é revelação. Está em campo há muito tempo. Revelação é o André ou o Luiz Henrique do Fluminense e outros jovens que apareceram este ano.

    Um ótimo sábado e fim de semana para todos nós.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO NO PLANETA BOLA. E VIVA O GALO, POIS, SEM ELE NÃO HÁ VIDA.

      1. Caro Guru blogueiro. O “vocês” se refere aos midiáticos que fizeram a seleção e eleição dos craques. Entendo que isso ficou explícito no texto, pois, ao reclamar das premiações, por via de consequência estou reclamando de quem as promoveu. Não há obra sem autor.

        1. Ok, mas me inclui fora dessa. Primeiro por não ter votado. Segundo, caso tivesse voto e fosse vencido, o resultado é pela escolha majoritária. Foi assim que tivemos sete entre 11 posiçôes e outros eleitos.
          Reitero, não fiz parte do colégio eleitoral, portanto tô fora.

    1. CONCORDO , AMIGALO PAULO SILVA.
      DEPOIS DE HULK , ALLAN FOI O JOGADOR MAIS REGULAR DO GALO.
      DEU EQUILÍBRIO AO MEIO CAMPO , PROTEGENDO MUITO BEM A ZAGA.
      ALLAN FOI O SEGUNDO MELHOR JOGADOR DESSE CAMPEONATO BRASILEIRO E FOI INJUSTIÇADO PELO NÃO RECONHECIMENTO.

      1. EEXATAMENTE, AMIGALO PAULO ROBERTO, ESCOLHERAM O EDENILSON E NÃO LEVARAM EM CONTA A POSIÇÃO DO SEU TIME NA TABELA, O QUE MOSTRA QUE ELE NÃO FOI TÃO EFETIVO QUANTO O ALLAN.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *