Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Entre a dor pela perda do Son Salvador e a esperança no Galo

Cá estamos, depois de um sábado duro de sobreviver. A perda do Salvador (outro que foi marcante na minha vida), Atleticano e amigo dileto, tirou o equilíbrio de buscar sobreviver neste mundo de dias tão – absurdamente – conturbados.

Desde as primeiras horas do dia, entre redes sociais e prosas com amigos comuns, relembro dos bons momentos ao lado daquele alto astral.

Crítico, muitas vezes – como o blogueiro – ácido com os desmandos do nosso Galo, Salvador era das melhores prosas em torno do nosso Galo.

Não raro eram nossas resenhas, ainda que rápidas, na redação do jornal reclamando de jogadores, técnico, diretoria e de toda a equipe, mas ao final o consenso era: somos Galo, po##@!

A propósito, de nossas críticas, ácidas ou não, durante todo o dia de ontem – por onde passei – uma foi quase consensual.

Vinícius, que sequer consolidou condição de titularidade na equipe, como segundo volante é temerário. Se bem que, alguns puxaram na memória, Natan quando escalado na mesma função, também era assim considerado.

Fato é que num elenco desequilibrado, onde as contratações nas duas últimas temporadas não convenceram e sequer seguiram a uma necessária avaliação e planejamento entre diretoria e comando técnico (já são cinco em menos de dois anos) vamos com o que temos.

A vitória hoje sobre o perigoso e traiçoeiro Paranaense é fundamental para afastar o medo da zona do perigo.

Em meio às entrevistas do atual, eventual e interino treinador, depois de muitas balelas ditas por ele, enfim encontrei algo que concordo.

Depois de delirar, tentando iludir ao Torcedor e falar sobre vaga na Libertadores, finalmente Mancini destacou que é preciso vencer para fugir da degola. Agora sim, demonstra pisar em solo firme.

De resto, se é que Vinicius será mesmo o segundo volante, o time não terá nada surpreendente.

Cleison deve permanecer, uma vez que é temerário voltar com Victor, que já vinha sendo contestado antes da contusão.

Patric tem sido mais eficaz que Guga. No miolo da zaga, Leo e Maidana foi o que nos restou. Se bem que, lembrado bem por leitor, foi numa saída do Leo que Bremmer ganhou chance e consolidou. Venderam logo. Ganancia danada. Quem sabe … Do lado esquerdo, Fábio Santos é o que nos resta.

Daí pra frente, Cazares e Di Santo parecem ter lugar cativo ao lado de Zé Welison – este igualmente por não ter coisa melhor para o lugar – lamentando apenas que Marquinhos e Bruninho deverão ser preteridos para o início do jogo.

Quem sabe, que os céus conspirem a nosso favor, vencendo hoje, o Galo possa dar oportunidade aos dois garotos e aos demais que podem mostrar serviço e tomar o lugar dessa boiada cansada.

Ao que sentimos, serão mais de 40 mil Atleticanos no Mineirão, provando para quem insiste no Horto que lá é a nossa casa.

Com um time fraco, lutando na parte de baixo, a Torcida comparece. Se montarem uma equipe competitiva, que vença seus adversários aqui e fora de Belo Horizonte, imagino o estádio da Pampulha revivendo seus melhores tempos. Coisa de quem frequentou a arquibancada, nos anos 70/80/90, sempre no então Bar 28.

Em tempo:
Pois é, a exemplo de Daniel (Pratto/Fred), o Sette repete a dose (Émerson/Guga). À propósito, haverá destino similar? E a multa?
O primeiro, Fred, foi malandro ou até mesmo coisa pior (premeditação). E Guga, moleque ou burro? Talvez tenha agido assim por orientação, mas  depois de um ano no Galo é reserva do Patric. Precisa dizer mais?

*imagens: 1) charge do Son Salvador; 2) Bruno Cantini/Atlético

22 thoughts to “Entre a dor pela perda do Son Salvador e a esperança no Galo”

  1. Esse Mancine é muito falto de visão de jogo. Todos sabem que o Otero é limitado. E era o pior jogador em campo. Só o nosso técnico não via isso. O venezuelano, sem direção e objetividade, parava todas jogadas de ataques do Galo, com o famoso barbantinho, e com o futebol de touro bravo sem direção. Nem era para escalar o venezuelano. Era para jogar o Bruninho. Mesmo assim o time ainda estava razoavelmente bem no jogo. E no segundo tempo , quando o Bruninho preparava para entrar, todos pensavam que o tecnico iria consertar seu erro. E o mesmo, como que usando viseira no rosto, comete erro ainda mais grosseiro. Tira o único jogador lúcido em campo. O único que poderia colocar algum atacante na cara do gol. E após alguns minutos, mediante os gritos de “burro”, para consertar seu erro, teve que tirar o Otero. E tinha no banco de reservas somente os sofríveis Geovanio e Vinicius. E como prevíamos, veio o desastre, e vamos lutar contra o rebaixamento até o fim do campeonato. Esta derrota de hoje, e o sofrimento que virá, na luta contra o rebaixamento, pode-se colocar, na conta desse técnico, que a diretoria “settiana” nos empurrou. Quando será que essa gente vai embora do Galo¿ Eles não entendem de futebol.

  2. êee GAlo.. faz essa massa sofrer. 1 ponto já era lucro. mas não. consegue tomar um gol no finalizinho de novo. muita incompetência reunida: time, tecnico, diretoria. quanto ao guga, creio que agiu de má fé. deve ser colocado de molho um bom tempo, pra aprender a respeitar o CAM. depois vende esse fraquissimo jogador meia boca. o river ontem entregou a paçoca pro time da cbfarsa hein… pqp. o pratto peidou na farofa com força. certamente será ‘perseguido’ lá. de repente é uma boa traze-lo de volta. manda o di santoanás pra ele, e volta com o pratto pra cá.

  3. Boa tarde amigos do Galo. Acredito que a questão envolvendo o Guga deveria ter sido resolvida internamente, o que o Ruim fez foi dar uma dimensão maior ao fato.
    Perde o NOSSO GALO, pois o Guga é um patrimônio do clube.
    Ou será que o objetivo com está medida é vender o atleta a preço de banana?

    1. Como resolver internamente uma situação que o péssimo jogador colocou numa rede social pro mundo inteiro ver? Tem mais é que esculhambar o boçal em público mesmo!

  4. Esse time de Sette Câmara e seus empresários é um Circo de horrores.
    Só se salvam CLEITON e MARQUINHOS , o resto pode mandar embora.
    Rui “”Comissão “” Costa é só mais um Vigarista aproveitador comandado por empresários.
    Sette Câmara e Rui Costa estão transformando o Atlético em um time pequeno.
    S.O.C.O.R.R.O
    DEVOLVAM O NOSSO GALO.

  5. Boa tarde a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Mais do mesmo! Derrora no nosso salão de festas, com a pressão da torcida. Culpa do var?
    Mantendo a esperança no GALO?
    O GALO é o time do ano que vem e que NUNCA chega!
    Lutar para nao cair!

  6. Disputando pra não cair…melancólico fim de temporada o nosso.
    Pra piorar um muleque, no sentido mais pejorativo da palavra, posta um vídeo afrontando a instituição que paga os seus salários e a torcida que o apoia(va). Que essa desgraça suma logo do Galo. Que seja vendido, doado ou chutado, de preferência, pois essa macumba catarinense nunca devia ter pisado na Cidade do Galo!!
    Fora, Guga, seu bosta!!!

  7. Boa tarde Eduardo e colegas atleticanos, que esse ano do futebol acabe o mais rápido possível. Depois que vi o descenso para a série B e depois a administração Ziza, imaginei não ver o nosso Galo tão no fundo do posso. Mas esse sete câmeras conseguiu acabar com o Atlético de vez.
    Esse Guga é um moleque insolente sem o mínimo de compromisso com a camisa que veste. Quem lembra desse palhacinho fazendo dancinhas naquele lapso momentâneo de artilharia do Vinícius? Futebol mesmo nada. Contratado para ser uma solução para a lateral direita e acabou virando reserva do Patricão da massa, que por mais perna de pau que seja, nunca desrespeitou a camisa do Galo e já marcou alguns golaços.
    Saiu a escalação e hoje vamos para cima dos paranaenses apenas com o Zé Welisson de volante e Marquinhos de titular. Tomara que o Cazares esteja em uma dia bom e comande o ataque para nos levar a mais uma vitória.
    Em tempo, depois da extinção da maldição de 81, um alento com o coro que o Peixe deu naquele time azul. Será que o CSA repete o Avaí? Olha a mala branca!…kkkkk

  8. Boa tarde, Amigalo Eduardo.
    O pior de tudo não é ver a situação do Galo neste ano que já vem terminando. É saber que ano que vem será igual ou pior, mas nunca melhor. Com esta diretoria incompetente, o que podemos esperar? Trista sina do torcedor. Só torcemos para o time não ser rebaixado.

  9. Se Guga, de maneira pensada, fez o que fez, não passa de um moleque e tem de ser afastado definitivamente do Clube. Não fará nenhuma falta. Veio pra resolver o problema da lateral e virou reserva do limitado Patrick. Que vá seguir seu caminho antes que nos encha mais o saco.

  10. Bom dia,

    Se ontem o Guga pisou na bola por torcer para o Flamengo, tenho que confessar que eu também torci e muito, mas, para o Santos.
    Até comemorei a partir do segundo gol marcado., não tinha como evitar, na verdade estou comemorando até agora.
    Se nosso time não está gerando confiança, pelo menos continuamos a 5 pontos do 17º , isto também nos afasta do Z4.
    Acompanho o blogueiro com relação a comemoração estranha do Guga, hoje não há jogador mal informado, se é Flamenguista que comemorasse para si próprio e não na mídia, isto esta parecendo armação, e a diretoria tem que ficar atenta, uma bela multa seria um bom castigo, até porque ele vale uma grana e não devem deixá-lo sair de graça.
    Precipitações podem causar perdas incalculáveis, me lembro do afastamento de outro lateral, o Mariano que depois foi vendido pelo Fluminense para Bordeaux por uma grana preta.
    Ou então o famoso Emerson Conceição que levou ano passado 5 milhões do Atlético-MG, por assédio.

  11. É POSSÍVEL SIM , GANHAR DOIS OU TRÊS TÍTULOS NO ANO. É SÓ TER TIME E ELENCO.
    ESSE TÉCNICO DOS URUBÚS NÃO POUPA NINGUÉM E O TIME CORRE MUITO ATÉ O FINAL DO JOGO , COMO DEMONSTROU ONTEM.
    AS PRÓPRIAS MARIAS JÁ GANHARAM UMA TRÍPLICE COROA.
    O NOSSO MAIOR PROBLEMA CHAMA-SE SETTE CÂMARA E SEUS EMPRESÁRIOS , QUANDO TODOS NÓS ATLETICANOS NOS
    CONSCIENTIZARMOS DISSO PODEREMOS ALMEJAR DIAS MELHORES.
    O NOSSO ELENCO É PÉSSIMO , UM DOS PIORES , E SÓ UMA MUDANÇA GERAL PARA MUDARMOS DE PATAMAR.
    TEMOS O MINEIRÃO À DISPOSIÇÃO , TEMOS TORCIDA.
    NÃO ACEITAMOS MAIS ESSA MEDIOCRIDADE.
    FALTA TIME E DIRETORIA.
    QUEREMOS TIME.
    QUEREMOS TÍTULOS.
    DEVOLVAM O NOSSO GALO.
    VAMOS LÁ AMIGALOS , BLOGUEIROS E TODOS OS ATLETICANOS ,
    VAMOS COBRAR.

  12. E lá vamos nós pra Pampulha gritar pelos 3 pontos e assim fugir do Z4… mais uma temporada frustrante de apenas figuração nos torneios disputados… 7C é uma piada de muito mal gosto como Presidente do nosso CAM!!!!!!!!

    OBS.: esse garoto idiota que chamam de GUGA não pode apenas ser afastado… deve ser negociado e nunca mais vestir nossa camisa!!!!!

  13. Com certeza a atitude do Guga foi orquestrada.
    Os empresários do moleque já devem estar com a proposta do Benfica e orientaram o idiota pra dar o seu showzinho.
    Não sei como é a divisão do passe desse jegue, mas se o Atlético tiver poder de manobra deveria mantê-lo na geladeira (tipo 3o reserva) até o final das Olimpíadas.
    Dá um chá de sumiço nesse bosta !!

  14. Boa dia!
    O entregador de camisas é um verdadeiro professor pardal. No jogo contra a chapecoense um time medíocre, ele escalou um meio de campo cheio de velhos e cabeça de área e deu no que deu. Agora vamos jogar com um time infinitamente mais qualificado e ele improvisa um jogador de merda que não marca ninguém na contenção.
    Guga foi um idiota, pois qualquer jogador sempre procura saber da história do clube para evitar o que ocorreu, e ele perdeu a oportunidade de ficar na dele. A saída agora é vender logo, porque dificilmente ele irá reverter o ódio da torcida por ele a partir de agora. Ódio tamanho que até os mais críticos de Patrick vão passa a tolerar as patricadas. Obrigado Guga por mais esta lambança que vc fez!

  15. DEPOIS DE VER ONTEM O JOGO ENTRE O TIME DA GLOBO /CBF E RIVER PLATE,
    E VER A COMPETÊNCIA DOS DOIS TIMES , SÓ NOS RESTA FICAR ENVERGONHADOS COM ESSE PÉSSIMO ELENCO DO NOSSO GALO.
    ME ARRISCO A DIZER QUE ESSE TIME DE SETTE CÂMARA É O PIOR DA NOSSA HISTÓRIA. UM CIRCO DE HORRORES E SEM NENHUMA CHANCE DE CONQUISTAR ABSOLUTAMENTE NADA.
    ESSA DIRETORIA E ESSE ELENCO ATUAL DO ATLÉTICO SÓ FAZ A NOS ENVERGONHAR A TODOS NÓS.
    PORTANTO , NOBRE BLOGUEIRO , NO MEU ENTENDIMENTO SÓ UMA PROFUNDA MUDANÇA NA DIRETORIA PARA NOS LEVAR A DIAS MELHORES.
    VEJAM QUE ESSA DIRETORIA CORROMPEU ATÉ AS NOSSAS TORCIDAS ORGANIZADAS. NINGUÉM RECLAMA , NINGUÉM FALA NADA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA SETTE CÂMARA.
    FORA RUI COSTA.
    FORA RUI COSTA.
    FORA RUI COSTA.
    DEVOLVAM O NOSSO GALO.
    QUEREMOS TIME.
    QUEREMOS TÍTULOS.
    INDEPENDÊNCIA NUNCA MAIS.
    VIVA O MINEIRÃO.

  16. Guga é reflexo da obtusidade geral que assola o brasileiro. Burro, mal orientado, chega num clube e desconhece a história de quem paga seu salário. Deveria saber que Atleticano torce SEMPRE CONTRA urubu, cuzeiro, seleção da cbf e outros. Espero que jamais vista a camisa do Galo novamente. até porque, está na reserva do Patric o ano todo porque demonstrou (incrível!!), ser bem pior que o titular . Guga é ruim, burro e vagabundo. Vaza do meu Galo, no trotinho, seu bosta, framengo eh o caraio!

  17. Bom dia…comentário diz tudo…só espero que hj esses pseudos “jogadores” não estraguem o domingo do Atleticano…grande abraço…
    Ps…como sempre encontro com vc muito especial…

  18. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    Vamos com o que temos, exato!
    Essa frase resume os últimos anos do galo. Vamos com NADA!
    Fazemos conta para não cair novamente para a série B (da qual ficamos livre naquele 26/11/2006) e, temos um jogo contra o atual campeão da copa do Brasil.
    Elenco pífio +Diretoria ridícula = Resultados catastróficos.
    Ontem vimos pela televisão que boa administração + elenco forte = títulos.
    Creio que caiu por terra alguns dogmas como: não é possível ser campeão de dois torneios grandes; é importante poupar jogadores; etc.
    Pensar que poupamos o fortíssimo elenco para jogar contra o La Calera, e ganhamos nos pênaltis, contra o PODEROSO Cólon…
    Como o GALO é o time do ano que vem, e que nunca chega, não consigo manter viva a chama da esperança. Atitudes são necessárias.
    Esperar o que da mesma diretoria e elenco?
    O que será diferente em 2020?
    Agora a meta é G16!
    A bagunça interna é tão grande que o grande Guga fez o idiotice que fez ontem. Avisem para ele que o time da Gavea não tem intetesse em seu inexistente futebol.
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  19. Bom dia. Realmente uma grande perda o Son Salvador, que eu acompanhava desde o saudoso Diario da Tarde. Que descanse em paz! Em relação ao jogo de hoje, a escalação de Leo Silva e Maidana na zaga, é no mínimo temerário, pois o ataque adversário possui jogadores velozes. Ouvindo entrevista do Leo Silva essa semana ele disse que nao pensa em aposentadoria, sinalizando que vem ai mais uma aposentadoria até o final do mineiro. Ontem, o Santos fez o que o nosso time deveria ter feito com o rival: abriu a sepultura. Espero que o CSA atire a pa de cal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.