Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Enquanto outros se movimentam, aqui…

Ainda que sem qualquer motivo para atrair nosso olhar e aguçar a atenção, o torcedor brasileiro – em boa parte frustrado com mais um vexame do time da cbf – tenta buscar alguma expectativa para a sequência da temporada. E é por isso que os clubes, destacadamente da série A, estão se movimentando em busca de suprir suas carências no elenco.

Desde o líder isolado, passando por equipes que o seguem e estão nos Gs classificatórios, até chegar na turma de baixo que briga para fugir do rebaixamento as especulações sobre reforços movimentam e atraem suas torcidas. Palmeiras, flamídia, São Paulo, Santos, Corinthians, Vasco, fluminenC, Botafogo e até Bahia, Bragantino, Paranaense, Coritiba e o outro mineiro tem motivado seus torcedores.

Já aqui do nosso lado, ao que estamos acompanhando, vamos ter de nos contentar com a chegada do até então desconhecido Léo Duarte. E vem para suprir a saída do Alonso, que nas duas últimas passagens de um total de três, não foi o mesmo jogador e capitão dos títulos de 2021. Incrível, mas a saída do paraguaio se dá exatamente após uma reta final de bom desempenho nos jogos do Galo que antecederam a paralisação. E mais, com ótimo rendimento pela seleção do seu país na Copa do Mundo.

Ontem, ao pouco que li e ouvi, a ducha de água gelada em dias frios praticamente congelou nossas esperanças de boas notícias da saf (ou seria çaf) Atleticana. Segundo acompanhei, distante da Cidade do Galo e cá do meu Araxá, o discurso segue o mesmo roteiro de tempos anteriores. Com limitações financeiras, notadamente pelo balanço negativo causado pela construção da Arena Menin, essa gestão não fará investimentos com o anúncio de novos jogadores. Vamos ter de tolerar a tal “oportunidade de mercado”, que já nos infelicitou com tantos fracassos e fracassadas contratações.

Sendo assim, sem saber mais quantos e quais ainda deverão ser liberados, vamos ter de nos contentar com isso que temos para lutar por condição menos traumática. Nada de sonhar com títulos nas Copas ou mesmo vaga no G da Libertadores. Ou, para não entrar em depressão, outra vez dar crédito a quem tem nos decepcionado. Nem me refiro aos donos da saf, ambos não estão preocupados com nós Torcedores, falo da direção de futebol fora e dentro do campo.

Cadê o Guilherme Alves? Mostre a sua cara e a que veio! O Bracks, por quem tenho respeito pessoal, é remunerado para colocar a cara a tapa. Falar aquilo que amarga o Torcedor do Galo. E o Barba? Com todo respeito, mas querer me convencer que esse mesmo grupo pode gerar “expectativas muito grandes” pelo tempo para trabalhar e a disposição dos jogadores. Ora, o que esses mesmos atletas demonstraram antes? Nada! Será que vai mudar? Quero estar equivocado e não sendo enganado. Para não vir nada, melhor seria aproveitar os garotos que não estão sendo oportunizados. Terão muito mais compromisso com a camisa do Galo que aqueles que todo Atleticano conhece a lista de cor e salteado. Sigamos!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

13 thoughts to “Enquanto outros se movimentam, aqui…”

  1. Boa,

    Estou rindo aqui com essa foto do Barba publicada no post.
    Coitado mais um enganado, caiu no conto do vigário dessa SAFadona.
    Sorrisão amarelo….kkkkk
    E vai piorar porque a torcida na hora das derrotas esquece que não tem jogador e só quer cabeça de treinador como se isso resolvesse.

  2. Boa Noite,

    Traduzindo as palavras que o Hulk utilizou na entrevista dada no FluminenC, “tinha uma responsabilidade muito grande de jogar todos os jogos, de ter que decidir”.
    Resumindo minha percepção: Ele simplesmente falou o que todo torcedor vem reclamando nos últimos anos.
    De 2021 como parte do grupo de jogadores que possuía o mesmo nível do que ele, passou pela transformação de sucateamento do elenco até que só sobrou ele, para jogar e decidir jogos.
    Quanto aos donos da SAFadona, o que posso dizer é repetir as palavras do dono filho, não podemos aderir a lei da SAF porque somos sócios das instituições financeiras credoras.
    Resumindo também para os demais, o Atlético-MG não vai para frente porque paga juros altos para o dono dele mesmo, transferência de capital entre empresas de um conglomerado.
    Daí pergunto: os aportes não era para acabar com a dívida onerosa?
    O primeiro, o segundo ….
    Traduzindo de novo, o primeiro foi para abocanhar o clube, o segundo foi para reduzir a participação do clube e escreva aí, é o mesmo papinho do pai dos pobres, como acabar com a pobreza se ela gera voto, no caso do Atlético-MG como acabar com a dívida onerosa se ela é a forma mais simples de transferir dinheiro para os cofres das outras instituições do grupo.
    Futebol sempre foi e será o paraíso dos caloteiros e a entrada do banqueiro mais caloteiro do Brasil nesse nicho já é prova disso.
    Daqui estamos a sofrer com esses que só pensa no enriquecimento ilícito.
    Com exatamente o que sobrou do nosso Galo de otrora.

  3. Bom dia!
    A história dos últimos tempos se repete.
    O próprio barba Dominguez disse, antes da intertemporada, que o time precisa de reforços em todas as linhas. Será que o roteiro será o mesmo? Daqui a algumas rodadas ele pede para sair ou é “saído”?

  4. Bom dia a todos…não é o tema do post mas vale uma reflexão sobre o que o ex-super herói disse ontem: O que eu vejo aqui é que, diferentemente do Atlético, clube no qual eu tinha uma responsabilidade muito grande de jogar todos os jogos e ter que decidir, era uma pressão muito grande desde que cheguei ao Atlético, agora vim para o Fluminense, time que tem muitos jogadores de qualidade, acostumados a vencer e com experiência.”. Gostaria muito de ver a opinião do Grande DS.

    1. Boa tarde Toninho, além de derrubar o mito da suposta atleticanidade do jogador, revela a mentira deslavada, pois no ano de 2021, o Diego Costa era reserva dele. A panela dele derrubou muitos tecnicos porque ele não aceitava ser substituido ou ir para o banco (Sampaoli que o diga).O Barba foi inteligente deu-lhe a camisa titular e o posto de Capitão, ai viu que não conseguia se bancar como titular e pediu para sair, sem antes deixar dois filhos ruins de bola, com contrato na base do Galo ate 2028. Em 2021, com teve meritos incontestaveis! Mas em Libertadores fracassou (fez nada contra o Botafogo e tirou o Galo da semifinal em 2021, com um penalti perdido contra o Palmeiras. Na final da Sula 2025, perdeu penalti! Vai ter o mesmo futuro do Arana, Igor rabelo e Otavio no Fluminense: BANCO!

  5. Bom dia Canto

    Uma coisa não podemos negar, o Galo gestão SAF tem sido extremamente eficiente em envergonhar sua torcida.
    Enquanto nossos adversários disputam amistosos, o nosso adversário de ontem foi o poderosíssimo sub 20, recém-saído de classificação culposa da série B.
    Parabéns diretoria e Barba por nos tornar novamente chacota nacional.
    E como tudo está ruim que não pode piorar, ai vem as entrevistas destes dois inconsequentes ( Bracks e Barba).
    O primeiro falando que não haverá investimento e que vamos investir na base. Isso mesmo a base que acabou de sair da série B.
    O segundo dizendo que gostou do jogo treino e que o time rendeu bem.
    Sinceramente quando ouço estes dois falarem e o Gepeto Mor (Rubens Menin) dizendo besteira, fico aqui me perguntando : até quando estes caras vão tratar a torcida como idiotas.

    Nota : E pra quem ficava babando o ovo do Hulk e não querendo sua saída, ontem já começou a colocar as manguinhas de fora criticando as coisas no Galo com o time atual. Vamos ver até quando esta lua de mel vai durar!

  6. Bom dia, Atleticanos. Cobrar Paulo Bracks, Guilherme Alves (este, principalmente), e até os Menin, proprietários do Clube, é uma grande bobagem e totalmente inócuo. Quem decide os rumos estratégicos do Atlético é o Pedro Daniel (CEO, ou presidente, como foi tratado pelo Bracks em entrevista ontem, durante o jogo treino contra o sub 20). Sobre o jogo treino ontem contra o sub 20 (me recuso a chamar de “crias”, ou me referir a qualquer promessa como “joia”, acho ridículos os termos), digo que Bernard continua, o melhor jogador de linha do Atlético, foi o único destaque. Gostei tbm do zagueiro Leo Duarte, melhor do que os pé de rato que temos por aqui. SAN

    1. Permita-me Barros

      Com relação ao Bracks eu até concordo porque ele é um zé ninguém, um para raios, que fica como boi de piranha recebendo críticas de todo lado.
      Quanto ao Pedro Daniel é mais um pau mandado da SAF.
      Pra mim não importa, todos devem sim ser alvos de críticas e até manifestações nas redes sociais e até na porta do CT se preciso.
      O que não podemos fazer é ficar de braços cruzados, pois a série B é logo ali.

    2. Boa tarde Barros, quando o Bernard é o melhor jogador de linha do time, não precisa dizer a qualidade do time! A que ponto chegamos!

  7. Bom dia a todos! Desastre de uma crônica anunciada. De novo voltamos ao discurso de que a primeira janela do ano foi muito forte e eficaz, mesmo nao tendo surtido efeito dentro de campo, novamente gastamos muito para trazer jogadores que nao resolvem.

    O discurso de usar a base é ridículo, pois nao é o que acontece na prática. Infelizmente será mais 1 ano horroroso, brigando para nao cair, sem títulos e sem Libertadores no ano que vem.

    Fazer sempre as mesma coisas e esperar resultados diferentes, é a sina da loucura dessa #SAFNota0.

    Desanimo total! Meu Galo Na Veia venceu ontem, nao renovei, para mim basta!

    Abs

  8. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Está claro que o Galo não tem pretensão de disputar nada a nao ser tentar uma vaga na Libertadores como meta principal e permanência na série A como meta secundaria. Os donos da Saf mandam e pronto: Paulo Brats, Pedro Daniel, Barba Guilherme são empregados. O Barba vai tentar fazer a arapuca com os gravetos que possui. Se não conseguir pega a multa contratual e partiu Buenos Aires! Igor Gomes, Scarpa, Dudu e companhia vamos ter de engolir pois eles tem contrato e ponto final. È O QUE È!

    1. Ds
      O Bracks é tão sem noção, que ontem disse que o nível salarial do plantel será mantido, como se o futebol apresentado fosse compatível com este tal nível.
      Alguém precisa perguntar para este deslumbrado, que Scarpa (1,2 K), Renier (700k) Dudu (800K0 Igor Gomes (500k), são todos reservas e detestados pela massa.
      Contribuem generosamente para a manutenção da folha, mas e dentro de campo qual a contribuição que eles dão?

  9. Bom dia MASSA!

    Guru, se está esperando os 4 Hulks, é melhor sentar. Por que esperar em pé, vai cansar. Vão trazer ninguém além do restoio que sobrar depois das contratações realizadas por outros times. Estão sempra iludindo a torcida. Lá trás disseram que iriam contratar, mesmo que pontualmente. Depois veio o silêncio, até mesmo por causa da CM e da janela ser nesse mês. Nenhuma movimentação do lado de cá, enqto os demais clubes, mesmo com janela distante e CM, se movimentando. Agora começaram aos poucos jogar a ladainha de que não tem dinheiro, contratar só mesmo para melhorar o nível, blá, blá, blá. E o GGG é só mais um a entrar nessa ciranda dos 4rs.

    Pelo andar da carruagem, quem vai ter de contratar somos nós. Contratar as mães e pais de santos, aumentar as orações, colocar mais velas para queimar (aquelas de sete dias, terão de passar para 13), realizar as promessas que não foram cumpridas para poder renovar as próximas, e torcer, muito, para dar certo.

    BOORRRAAAAA 99AAAAALLLLLÔOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading