Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Empate heróico

tv led 3d smart - 250x250Não foi, evidentemente, o resultado desejado. Pelas circunstâncias, entretanto, merece e deve ser comemorado. Empatar com o Corinthians, com todos os desfalques (convocações, contusões e até suspensão) e em São Paulo, não pode ser considerado um mal resultado.

Avaliando sob a questão da reta final e da classificação, sim, aí o empate foi horroroso. Ocorre que, a diferença para os dois que estão à nossa frente, a bem da verdade resulta – exclusivamente e especialmente – daquelas partidas entre a segunda e a oitava rodadas do primeiro turno.

Afinal, em sete jogos perdemos três (clássico mineiro e os dois gaúchos) e empatamos quatro vezes (Atlético-PR, Vitória, Fluminense e Sport). Esse período e ainda aquela derrota para o Fluminense foram totalmente atípicos. O empate com o Corinthians, em outra situação, seria até comemorado.

image
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Outro fator na partida de ontem, embora eu esteja até me policiando, foi, que além de “sacanamente” não adiar o jogo por termos cinco jogadores nas eliminatórias, a CBF escalou escalação o paranaense Rodolpho Toski Marques para apitar. Para quem não entendeu, foi ele quem fez aquela confusão – pela Copa Brasil – no jogo entre Corinthians e Fluminense. Beneficiou tanto os paulistas que tomou um gancho. Agora, volta exatamente em jogo do Corinthians. E deixou algumas duvidas “inexplicáveis” em sua conduta.

Mas, apesar disso, o Galo ainda teve chance de vencer a partida. No primeiro tempo, com absoluta convicção, destacaria a atuação do goleiro Walter, o que comprova a afirmação. O Galo poderia ter feito um ou até dois a zero na primeira etapa, mas Hyuri ontem foi Hyuri, diferente das últimas vezes em que foi acionado saindo do banco de reservas.

Já na segunda etapa, cumprindo o ritual já conhecido, o time Atleticano encolheu e aí foi a vez de Victor se destacar. Apesar de considerar o resultado péssimo às nossas pretensões, foi um grande jogo. Se houvesse um vencedor, fosse qualquer dos times, seria absolutamente normal. Tivemos oportunidade na fase inicial e tomamos sufoco na segunda etapa.

O lamento que faço é com relação aos dois volantes. Donizete expulso infantilmente. Tomou o amarelo no primeiro tempo e, com um juizinho daquele, era questão de tempo. Aí, ele vai e colabora com a má intenção declarada e manifesta. O sufoco aumentou. Para piorar, seu companheiro Lucas Cândido, no apagar das luzes – igual ao Donizete – toma o amarelo que foi o terceiro da série. Com isso, para o jogo com o América, suspensos o General e Cândido. Júnior Urso volta, mas Rafael Carioca estará apto para atuar. Fala-se até na possibilidade de sua transferência para a Europa. Eita!

Agora é esperar os jogos dos dois que estão na nossa frente. Sem muita expectativa, já que o Coelho cedeu o mando de campo para o Palmeiras. É uma vergonha! Time que faz uma lambança dessas, se houvesse moralidade no futebol brasileiro, deveria ser eliminado da competição e suspenso para as próximas temporadas. Também esperar o que de uma diretoria que tem gente, como alguns que conheço, comandando os destinos. Pobre americano! Aquele Campeonato Mineiro fez mal aos diretores do conselho gestor. Isso mesmo?

43 thoughts to “Empate heróico”

  1. Caro Eduardo, bom dia! Vc é nosso porta voz… Então vou dar minha opnião mais uma vez! Se queremos realmente ser campeões, não podemos comemorar este resultado. O time do curintia é fraco e de novo como acontece em todos os jogos do nosso #GALO tomamos um tremendo sufoco. Simplesmente pq o time não tem padrão de jogo. Não conseguimos ficar com a bola. O vitor repõe só no tiro direto, não trocamos dez passes seguidos, nossa marcação defensiva é um desastre. O sistema defensivo corre atrás da bola. Tem momentos que tem tres jogadores em um adversario, ou seja, sempre sobra atacante livre rondando nossa area. Quando se twm jogafores com nivel tecnico ruim, o minimo que se espera é que o treinador monte um esquema tatico bom… Infelizmente isso nao acontece hà algum tempo! Dai temos nos torcedores, contar com a sorte, calculadora, tropeço dos adversários e etc! Fico muito decepcionado com isso que vejo… E pra finalizar, fala-se que temos o nelhor elenco do país e coisa tal, porém quando precisamos usa-lo ficamos reclamando dos desfalques!

      1. Sai fora CORNETA do ‘baralho’… vc, José Teixeira Filho, só posta aqui cornetando o GALO… vá torcer pro lado ‘feliz’ da lagoa! Vá torcer pro ábila e pro sóbis e SOME DAQUI… Corneteiro da pohha

  2. Empate péssimo . São 45 anos , ninguém aguenta mais , a paciência acabou, queremos ver o Galo campeão e os erros de outros anos não são admitidos. Criticamos sim porque não contentamos com o segundo lugar. Tem q pensar grande. Ano após ano as desculpas se renovam, chega! Se mal tem capacidade técnica, pede pra sair. Marcelo é fraco. Jogamos no lixo mais uma chance. Ninguém se importa, o Presidente não cobra, a Omissão impera…

  3. Quanto a abrir mão do mando de campo, já ocorreu um caso que considero pior do que o América, foi o Santos, considerado time grande, abrir mão do mando em favor do Flamengo, neste caso sim foi muito prejudicial para todo o Campeonato e tirou a igualdade de condições que deve reger uma disputa esportiva já que todos sabem da força do Santos na Vila e todos os times do campeonato terão que passar por essa “provação” menos o Flamengo, ninguém reclamou, nenhum time, nenhuma Diretoria, mesmo assim acho que essa prática deveria ser proibida pois prejudica a igualdade de condições dos times. Galo Sempre.

  4. Sou bastante crítico quanto ao MO como técnico mas nesse jogo, devido às circunstâncias, acho que usou a estratégia certa que só não deu certo pela falta de capacidade técnica do Yuri. De bom foi a defesa com Vitor, Gabriel e Leo muito bem reforçando a tese que a defesa está muito exposta mas quando jogamos com dois volantes marcadores o sistema defensivo se comporta bem. O Lucas jogou muito bem, acho que deveria arriscar mais chutes a gol de média e longas distâncias ele tem um chute poderoso, o General precisa se conter, bate demais. Discordo quando dizem que o Fred jogou no sacrifício, ele simplesmente não jogou se foi sacrifício foi totalmente em vão, melhor seria montar outro esquema e deixá-lo na reserva, outra que também não entendi já que o Fred não estava bem de saúde e jogando muito mal pq o MO tirou o Robinho e não o Fred? Olha aí eu criticando de novo o MO. Agora só nos resta ganhar todas e torcer pelo escorregão da concorrência, missão quase impossível, mas aqui é Galo p….Galo sempre.Eu Acredito.

  5. Perfeita a sua análise, Eduardo. Um resultado normal, diante das circunstâncias (estamos sabendo agora que Fred estava sem condições e foi para o jogo no sacrifício). Anormal, mesmo, foi o vareio de bola que o Curica tomou do Palmeiras, dentro de sua própria casa.

  6. Desculpa Eduardo, como pode ser um empate heroico que não nos leva a lugar nenhum.
    Nosso concorrentes vão se distanciar mais, esse é o fato. Temos sempre que acreditar, mas a dura realidade que as chances do Galo ficaram menores com esse empate.
    Negocio tbm é parar de ficar inventando desculpa, mania de perseguição. Onde está o elenco maravilhoso que defendemos que não consegue ganhar de um time horrível do Corinthians. Mais um ano no Brasileiro que vamos nadar e morrer na Praia, pior com excelente elenco. Ano que vêm não vamos ter esse moleza, os times que estão a frente vão estar mais estruturados no próximo ano.
    Na minha opinião, a maior falha foi não ter contratado o CUCA, o time estaria muito melhor com ele.

    1. Desculpe amigo, mas vc tem bola de cristal? Todo mundo dava como certa a vitória dos urubus sobre os bambis e a vitória do bostafogo sobre o merrequinha e olha o q deu!!!

  7. O time todo quebrado e ainda querem crucificar desde o MO e até o presidente. Saudades da época em que lutavamos contra o rebaixamento e a torcida apoiava e acreditava até o fim, pelo menos naquela época nossa torcida não era só modinha que pensava em ganhar tudo a qualquer hora. Muitas reclamações sem fundamento algum, concordo com voce Eduardo ótimo resultado, ruim foram os resultados como contra o Sport, Vitória, Fluminense, Genérico ai sim fazem falta. Concordo que ficou mais dificil, mas dai a dizer que não tem chance vai anos luz de distância. Eu acredito sempre, pra quem estava eliminado aos 48 do segundo tempo numa Libertadores e ainda se classificou nada está perdido. Quem não acredita que vá assistir novela, filme ou fazer qualquer outra coisa. Deixa os comentários pra quem ja passou por muitas outras adversidades e nunca desistiu. Pra quem ja roeu o osso hoje estamos vivendo a base de filé. Saudações Alvinegras.

  8. Em tempo, temos que parar de ficar chorando por causa de fatores externos, CBF, juízes, etc, a verdade é que não estamos fazendo a nossa parte, não tem raça, não tem vontade de vencer. O técnico só faz maluquices, deixar o Fred atrás da linha do meio de campo não permite que ele produza nada ali. Mesmo faltando 10 jogadores, no papel, tínhamos um time capaz de ganhar do Curintia ontem, então isto não é desculpa, se temos um elenco grande e qualificado, era exatamente para lidar com isto. Enquanto ficarmos colocando a culpa em fatgores externos, seguiremos na geladeira sem ganhar o brasileirão. O time do curintia está horroroso, o campeonato em geral é horroroso, temos um elenco impecável e não conseguimos ganhar nada, na época de Bilu, até aceitaria isto.

  9. Eduardo, obrigado por contribuir diariamente com a discussão sobre o nosso Galo, dedicando seu tempo para este importante debate. Mas, me permita discordar de você, o nosso time não mostra vontade de vencer, não tem entusiasmo, parece que não querem ser campeões. Nosso técnico, um banana, sempre toma as decisões erradas, viemos a São Paulo para assegurar o empate, e quissá, fazer um golzinho de contra ataque. Considerando o nosso elenco (que só é bom no papelo, não rendem o que deveriam em campo e parece que ninguém os cobram por isto), e a atual fase do corinthians, tínhamos obrigação de vencer o jogo ontem. Perder para o Fluminense nos tirou a possibilidade do título, mas o empate de ontem, nos subtraiu inclusive o sonho de ganhar o brasileirão. Não vamos ganhar nada este ano, e gastando aos tubos com um elenco caro e que não rende em campo. Sinceramente, deveríamos fazê-los sentir onde dói mais, que é o bolso, ou seja, ninguém deveria ir ao estádio, zero de público, para reduzir arrecadação e pressionar a diretoria a fazer com que técnico e time rendam o que custam.

    1. Com todo respeito à vossa opinião, mas – data vênia – acho que devemos encher o Mineirão no jogo com o América e até o final do ano. A Torcida deve fazer a sua parte.

  10. … sou atleticano e realista (combinação improvável, se considerarmos perfil de alguns participantes dessas resenhas diárias) … e vejo 2016 apenas como continuidade de trabalhos anteriores, nesse ano, não evoluímos como time … e nem vamos mais.
    Resta trabalhar o que temos e continuar a cobrar garra dos jogadores e comissão técnica.
    Normalmente o heroísmo acontece quando se chega ao limite, seja da paciência, do controle ou da técnica (no caso do futebol) e isso é coisa para além de nossa atuação. Acho que a mudança para G6, ainda nessa temporada em curso, foi uma grande sacada da CBF para garantir o título para o eixo RJ e SP (com maior ênfase ao RJ, por conta da diminuição de pretensões de demais clubes, afinal, já que se vai par a libertadores, e já esta bom … valeu 2016! … não sentiremos saudades!!!

  11. Enquanto o Galo não tiver um time vai ser assim. O Marcelo está entrando na onda desses que se dizem técnicos modernos, de ter um amontoado de jogadores e vez de um time bem entrosado.

  12. Mais um ano na fila …rss todo ano uma história diferente …um ano falta jogador…dai perde o campeonato porq não tem centro-avante bão ..depois no outro ano é a arbitragem ..que não presta ..e tal ..dai perde de novo …esse ano tá cheio de jogador ..mas o DM tá cheio …e perde de novo … ano que vem …qual será a desculpa pronta ?

    1. … em se tratando da atual Diretoria .. já esta sendo construida a desculpa: = Problemas com o parceiro master impossibilitam renovação e forçam as dispensas de jogadores caros e improdutivos. Sera hora da base (que inexiste, convenhamos) e buscar o mais breve possível outro fornecedor de material. Se mudar alguma coisa … disso que escrevi … imagino que será para pior, pois não se tem vergonha na cara e o nosso Galão mais uma vez, ficará na fila … vejamos!

  13. Prá falar a verdade camarada, estou cansado de esperar que algo mude. Infelizmente nosso time perde fôlego na reta final. É fato. Não tem pinta de campeão. Na hora “H”, falha! Jogo se ganha dentro de campo, é igual prá todo mundo, mesma medida. Torcida não entra em campo. Jogador com “J” maiúsculo joga em qualquer lugar, pois no final do mês, seu salarão está lá, e convenhamos, o Galo é um dos times mais bem pagos do Brasil. Ano que vêm a gente tenta de novo, se não houver um desmanche…

  14. Bom dia! Agora no brasileiro temos que concentrar em ficar no G3 caso os dois primeiros vencem seus jogos no domingo, chances reias de título este ano achi que só na Copa do Brasil

  15. Xará, faz tempo que queria desabafar sobre essa questão da venda de mando de campo. Trata-se de uma imoralidade absurda que subverte a lógica competitiva do campeonato e representa influência técnica direta sobre a disputa. Vejamos o caso do América: se o jogo fosse no Horto, teria que ser respeitado o limite de 10% de venda de ingressos para a torcida adversária, bem ou mal, seria respeitado a questão do mando do campo e, em tese, criado um ambiente de adversidade esportiva para o Palmeiras. Em Londrina, obviamente, a torcida do líder do campeonato vai lotar o estádio e , consequentemente, inverter um mando de campo em desacordo com o regimento da disputa e, quem sabe, até mesmo com o Estatuto do Torcedor. É uma vergonha ano após anos ficarmos discutindo as mesmas artimanhas, ardis e estratégias dos que comandam o futebol brasileiro para beneficiar os times do eixo. E onde estão o Ministério Público e o STJD para proibir essa falcatrua? O Marcelo Oliveira disse ontem e temos que passar recibo: o futebol brasileiro está a cara do País mesmo….

  16. Vc disse tudo: Hyuri ontem foi Hyuri. Qto ao General, que lambança. O 1o cartão até passa, mas o 2o que infantilidade. Nem parece jogador experiente. Difícil de secar o Palmeiras nas próximas rodadas, devido a boa regularidade que vem tendo no campeonato, mas vai que da um vacilo. Os mulambos não vão em frente, esse vai ficar para trás. 9AAALLLLLÔOOOO….

  17. É isso meu caro, o empate, dadas as circunstâncias, não foi mal resultado, agora, pra nossas pretensões, foi péssimo. Acredito que se o palmeiras vencer, e deve vencer, já que como vc disse muito bem, o ameriquinha (assim mesmo, no diminutivo, que é o que eles merecem), inverteu seu mando de campo e jogará em londrina, o título fica muito difícil. Serão 7 pontos de vantagem e o porco não está vacilando. Vc disse muito bem quando afirmou que os pontos perdidos foram em outros jogos em que deveríamos ter vencido, como os dois contra o time da enseada das garças, e outros. Não vou criticar Marcelo, porque sofremos com inúmeros desfalques e ele teve grandes dificuldades pra armar o time. Poderia sim, ter tirado Hyuri (ou não ter escalado), já no intervalo, porque o atacante é ruim de doer e perdeu as melhores chances de definir a partida. Mas Clayton e Fred também tiveram atuações ruins. Exalto a excepcional partida que fizeram Lucas Cândido (acho que é nosso volante mais talentoso e se desenvolver todo o seu potencial logo será titular do time) e Léo Silva (mais uma vez). Nosso capitão tem jogado muito! Gabriel continua ótimo por baixo e dando sustos no jogo aéreo. Já havia falhado no gol da Ponte Preta e em outros lances. Deveria ver uns jogos do Jemerson pra aprender a saltar no tempo certo. Zagueiro baixo não quer dizer que seja ruim no jogo aéreo, mas tem que ter “tempo de bola”, nossa promessa tá precisando treinar isso, mas tem muito potencial. PS 1: Discordo das críticas contra a arbitragem, não acho que fomos prejudicados, Donizete tem que se controlar um pouco mais, quase foi expulso antes, ao dividir uma bola com o pé alto. No lance do gol anulado do corínthians, como boleiro que sou, não considero ter havido falta. Acho que Gabriel vacilou, marcou a bola (erro crasso) e esqueceu do jogador. Ficou de boca aberta olhando pra bola e não resolveu o lance. PS 2: Fred é muito bom jogador, mas a cada dia me convenço que Lucas Pratto é melhor. Faz o que Fred faz e faz além do que Fred faz. Enfim, bom mesmo é ter os dois no elenco. Sigamos lutando. SAN

    1. Precisa a sua análise, Barros. Também achei que Lucas Cândido e Leo Silva foram os melhores em campo ontem, disparado. O pior do jogo para mim foi o Carlos César (o Fred jogou no sacrifício, estamos sabendo agora). E Gabriel , como você disse, ganhou todas as bolas por baixo, mal foi mal no jogo aéreo. Me parece que não tem boa impulsão. Se corrigir isso, será um novo Jémerson.

    2. Vcs viram outro jogo, só pode!!! Falar q Gabriel foi mal é um insulto. Melhor jogador do GALO, disparado!!! Lucas Cândido??? tstststs narrador mal falou o nome dele! Única coisa q fez, foi dar aquela porrada no chinelinho augusto, o q gerou seu terceiro cartão e o tirou do próximo jogo! E Fred jogou com caganeira! Desejo q vcs trabalhem só um período do dia com caganeira, quero ver vcs fazerem alguma coisa kkkkkkk

  18. Eduardo e amigos Atleticanos, agora estamos entendendo porque o Leandro Donizete estava no banco e lá deve permanecer. O “General” está abusando da deslealdade e destoando do time do GALO. Agora é bola frente e enfrentar os árbitros e a CBF! E viva o Galo.

  19. Bom dia Eduardo, achei o empate de bom tamanho. Mesmo a tabela não diga isso. O legal de ontem que o juizinho claramente mal intencionado, esqueceu de combinar com o bandeirinha no vestiário kkkkkk o safado validaria o gol. E é tão cara de pau quanto o juiz, um dos comentaristas da rede esgoto defendendo o time da casa… Tem é que rir… O futebol continua refém. Mas a grande piada mesmo vem com as multas Cbf FIFA contra certos dizeres de torcida, diga se de passagem desde o Empurra as bich…e agora cada tiro de meta, todos sabem muito bem. Kkkkk Ainda vão transformar o futebol em jogo de tênis, PQP kkkk

  20. Sejamos realistas. A chance do Galo para ser campeão no Brasileirão agora é zero. Temos um treinador que toma Rivotril, lerdo demais. E o time é um time formado por estrelas cadentes. Robinho só joga durante 30 minutos, Adora fazer bonito no meio do campo. O futebol do Fred ficou no Fluminense. O Yuri ontem mostrou o que ele é. Perdeu dois gols por pura incompetência. Carioca é também usuário de Rivotril; quando faz um lançamento em profundidade ele o faz em 2 metros. É preciso acabar com o segundo tempo nos jogos do Galo. Há tempos o time só joga – e mal – no primeiro tempo. No segundo tempo, morre. Pratto deveria ficar lá na Argentina. Dátolo não quer mais nada. Horroroso.

    1. Ouw, apaga seu comentário q tá feio!!! Robinho jogando 30 minutos é SÓ O ARTILHEIRO DO CAMPEONATO (imagina se jogasse o tempo todo entaum)!!! Fred jogou com caganeira, mas como NÃO TINHA SUBSTITUTO jogou no sacrifício! Se a bola naum chega, ele naum põe na casinha… Time jogou SEM 10 TITULARES e vem cornetar o Marcelo Oliveira…
      Vá torcer pras …… então! vai gritar o nome do ábila e do sóbis, ou ainda do Fábio DIXCOXTAS… corneta #pnc

  21. Caro Eduardo, concordo que foi um bom resultado sob o ponto de vista da tabela, porque somamos um ponto e acredito que o palmeiras vai tropeçar diante do Santa Cruz. Mas faltou pegada ao nosso time, praticamente não ameaçamos o rival. Seja o que Deus quiser, não dá mais pra procurar defeitos faltando 10 rodadas. Agora é agarrar nas nossas crenças, eu só durmo com a camisa do galo no dia antes do jogo, a esposa aprova rs. Abração.

      1. Eduardo, desculpa viu ? eu chamo isto de ato falho, pois pensei no américa e depois mudei para o Santa Cruz sem me dar conta. sinal de que voce está prestando atenção nos comentários. no natal voce tem emprego garantido amigo. Mas o presente de Papai Noel que queremos ´somente o nosso clube glorioso pode dar.

  22. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. CADA UM TRILHA O SEU CAMINHO DE ACORDO COM O SEU DOM. EU DECIDI ESTUDAR . MEU PAI PAGOU 5 ANOS DE FACULDADE PRA MIM COM MT ESFORÇO E HOJE TENHO UMA VIDA RELATIVAMENTE TRANQUILA. LUTO COMO TODO BRASILEIRO. MAS AI VC VÊ UM HYURI DA VIDA FAZER AQUILO ONTEM. JOGANDO EM UM DOS MAIORES TIMES DO PAÍS. E GANHANDO NO MÍNIMO MAIS DE R$100.00,00. E EU PENSO. TEM VAGABUNDO QUE NASCE COM MT SORTE NÉ. NEM PRA JOGADOR DE VÁRZEA ESSE LIXO SERVE. É LAMENTÁVEL VER UM LIXO DESSE NO GALO HOJE EM DIA. COMO ALGUMAS PESSOAS DÃO SORTE NA VIDA. EU LUTANDO CONTRA AS CONTAS DO MÊS E UM PEREBA DESSE SÓ ME FAZENDO RAIVA. QUANTO AO RESULTADO ENTENDO QUE DE TUDO NÃO FOI RUIM NÃO. QUANTO AOS DEFENSORES FERRENHOS DO DONIZETE. EU DISCORDO DE SUA TITULARIDADE ABSOLUTA. SEMPRE EM JOGOS PEGADOS ELE É EXPULSO. JOGADOR TEM QUE SABER BATER TAMBÉM. FICA DEIXANDO SOLA TODA HORA UMA HORA O JUIZ FAZ O QUE FEZ. VAMOS GALO, CONTRA TUDO E CONTRA HYURI, GANHAR O BRASILEIRO.

  23. O atual time do Corinthians é fraquíssimo. Para quem pensava em ser campeão era obrigatório vencer ontem. O duro é saber que no próximo jogo continuaremos a ter que ver como titular o Clayton, fraquíssimo jogador, que briga com a bola e que custou um caminhão de dinheiro jogado fora. Hyuri é do mesmo nível. Quem comemora este empate, já sabe que não comemorará o título.

  24. Ontem nem culpo o MO de nada, foi o que deu. Como estamos correndo atrás do prejuízo, em termos de tabela foi muito ruim. Estreita mais ainda daqui pra frente nossa margem de erro, teremos que ser quase perfeitos. Mantenho um fio de esperança.
    Sigamos.
    Bom dia, xará, viva a chuva!

  25. Caro Eduardo, o time não ganhou 1 ponto , perdeu 2 é incrível os gols perdidos, Botafogo fez 2×0 no Corinthians lá, o time reserva do Galo era para estar no mínimo entre os 4 primeiros colocados, que venha o América mas título (com esse time tendo este compromisso aí) como disse anteriormente já era

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *