Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca dos 100%

Vamos lá, outra vez, lotar o Independência, sem pretensão de mostrar e/ou provar qual é a maior Torcida de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Os números comprovam e contra estatísticas não existe argumento, seja por meio de pesquisas ou de verificação dos dados presentes no site da FMF, a exemplo da relação de jogos de maior público. Na capital — conhecida como a Cidade do Galo — ou no interior o predomínio é Atleticano.

Quem acompanhou a partida do Galo em Governador Valadares pode afirmar. Na oportunidade, jogando na casa do adversário, a Massa superou em número e em motivação. Um espetáculo nas arquibancadas do Mamudão. Eis é o diferencial que distingue o Galo dos demais times de Minas Gerais: a grande e apaixonada Torcida.

Embalada, a equipe dirigida pelo treinador Róger Machado enfrenta o Villa Nova, neste sábado, no campo do Sete, lugar batizado pelo Atleticano Ricardo Galuppo e conhecido a como a Catedral do Horto. O leão faz campanha irregular e, ao contrário do que sugere, merece atenção especial, pois sempre foi um time perigoso. Os jogadores Atleticanos devem enfrentar o adversário com seriedade, em busca da sexta vitória no Campeonato Mineiro.

Vencendo hoje, o Galo praticamente sela a classificação para a próxima fase, sem depender de outros jogos. O Atlético busca manter o 100% de aproveitamento e consolidar-se na liderança da competição, assegurando, assim, vantagem nas partidas decisivas, como jogar por dois empates ou uma vitória e uma derrota, com saldo de gols zerados.

Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Contra o Villa, o Galo entra em campo desfalcado apenas de Rafael Carioca, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já no meio de semana, com o retorno do volante, estreamos na Copa Libertadores da América. Hoje é o último teste antes de nosso início no torneio continental.

O treinador optou pela entrada de Yago na vaga de Carioca. Prefiro, como escrevi no texto de ontem, o outro volante revelado pela base. Ralph, apesar de ter apenas 18 anos, logo garantirá lugar no time Atleticano.

Com as opções que temos e a chegada do Adílson – que já balançou a Massa pelas redes sociais –, acredito que o problema do Galo nesta posição está solucionado. Não nos esqueçamos de Róger Bernardo, que chega em junho.

Dois setores ainda clamam por reforços. A zaga, uma vez que Felipe Santana, contratado na virada de temporada, não vem convencendo. O Atleticano demonstra aflição, pois se Léo Silva ou Gabriel não atuarem (por alguma razão) o setor ficará vulnerável.

Embora exista no plantel quem possa assumir a camisa 10, ainda precisamos de um novo nome aqui também. Presenteado com a numeração, o equatoriano Cazares não apresenta a mesma produtividade de alguns jogos do ano passado. Se ele conseguisse estabilidade, o Galo teria não só a solução, mas estaria credenciado a grandes conquistas em 2017. Ele alterna entre jogadas de craque e momentos de total apagão em campo, valendo-se até da alcunha “vaga-lume”.

Vamos lá encher o Horto na hora do jogo e ocupar as ruas ao entorno, antes e depois da partida que marca a despedida do Galo pré Copa Libertadores da América.

14 thoughts to “Em busca dos 100%”

  1. Estive no Horto. Como sempre a torcida deu o seu show. Quanto ao jogo, esperava mais. Detalhe negativo: é o terceiro jogo consecutivo que levamos gols. Já vi este filme. O pesadelo voltou. Que venha a Liberta.

  2. Eduardo, Nossas ideias são bem parecidas. Nos falta um dez e ao menos um zagueiro à altura do Galo. Acrescento a contratação de um meia velocista para cair pela direita. Empresta o Clayton e seremos felizes.

  3. Conseguimos manter os 100%! Não foi um jogo de encher os olhos (ja esperava), mas deu pro gasto. Fred marcou de novo, defesa tomou um gol bobo de novo e sem o Felipe Santana. Acho que a defesa é o ponto a ser focado pelo Roger. Tomamos outro gol de bola aérea, que aliás, os gaúchos dizem que era o ponto fraco do Roger no Grêmio. Imaginava que o time não ia correr muito se poupando pra estréia na Libertadores, mas me enganei. O time correu muito no segundo tempo e Cazares finalmente fez a diferença. Quarta-feira tem mais como diria o Goulart! E vamos ver qual o ânimo dos argentinos, como citei em comentário no seu post anterior Eduardo, o Godoy Cruz não jogou por conta da greve. Aliás, não joga desde dezembro e no último jogo tomou 3×0. Galo tem que aproveitar a fragilidade do adversário e atropelar! Vamo Galo!

  4. Bom dia, Eduardo e atleticanos que compõe a maior e melhor MASSA de torcedores do mundo. Para mim nem precisava ser a maior bastaria ser, como é, a melhor. Hoje eu vou concordar com todos os nossos amigos aqui do blog que se dizem otimistas. Vou reverter minha psique e otimizar tudo. No último Galo x Villa foi 7×1 se não estou enganado. Hoje,como dizem que o Galo evoluiu e eu acredito piamente nisso deve ser 8×0 ou mais. O Marcos Rocha hoje vai jogar o bolão digno do melhor lateral direito do Brasil, quiçá do mundo, no nível do Dani Alves. Vai até marcar um gol, talvez dois. O Otero vai ficar quietinho na esquerda ajudando o Fábio Santos e não vai embolar pelo meio atrapalhando o Robinho. O Danilo vai provar que é craque como quer o Roger e vai dominar o lado direito do Galo deixando o MR à vontade. O Roger, genial como sempre vai provar para todo mundo que o Cazares é a solução para a armação do Galo. O Fred vai fazer os gols de sempre talvez um pouco mais. O Carioca infelizmente não vai poder mostrar o seu potencial de marcação e desarme que o caracterizam, mas, o Yago, hoje vai provar que é a maior revelação do Brasil em 2017. O LS e Gabriel dispensam comentários. Onde tem zagueiros melhores que eles? Ainda mais jogando juntos? Os reservas que entrarem vão completar o show próprio do ex-melhor elenco do Brasil, mas, que continua sendo o mais caro da Libertadores. E o Eduardo de Ávila que nunca bebe, hoje vai ficar embriagado, não de álcool mas de extrema felicidade. E assim, dando show e renovando esperanças e calando os pessimistas, realistas e preocupados com o futuro, o Galo estará prontinho para estrear e encantar na LA, coisa nossa desde já. E vida que segue. Viva o Galo porque vida sem Galo não é vida.

  5. Concordo com você, Eduardo. Devemos apoiar nosso GALO, mas acho que ainda precisamos de reforços pontuais: mais um bom zagueiro e um camisa 10, um bom articulador. Ainda tenho dúvidas sobre a necessidade de mais um volante, pois parece que o Rafael Carioca pode ser negociado no meio do ano. Aí, teremos o Adilson e o Roger, além dos dois garotos da base. Mas não sabemos como os dois reforços se sairão, é um risco. Se estiverem bem, tudo tranquilo, mas se não forem bem, podemos precisar de alguém com mais canja pra disputar a Libertadores. De resto, acho que dá pra encarar qualquer adversário. Já tivemos plantéis melhores e não ganhamos, quem sabe agora com um “bom” elenco e um bom técnico não conseguiremos, pelo menos, um título de expressão? Vamos GALO.

  6. Eduardo. Claro que a MASSA é maior, em todos os sentidos! Aliás, nem dá para comparar! A MASSA é a maior e mais apaixonante torcida do mundo! A outra é composta de simpatizantes! Ah! Ah! Ah! Quanto ao elenco, acho que, com a volta do Erazo ( pode ser um bom reserva), do Luan e do Vítor, com a chegada do Adilson e do Roger Bernardo, acho que voltaremos a ter o melhor elenco do Brasil! Só falta o Cazares voltar a jogar bola com seriedade! Do jeito que está hoje, só é um bom reserva! Uma pena! Ralph será o futuro dono da camisa cinco! Se estamos pensando grande, com todo respeito que o Villa merece, não dá pra tomar sustos no jogo de hoje! SAUDAÇÕES ATLETICANAS!!!!

    1. Não sei qual a situação do Tardelli, mas acho q ele juntamente com o Robinho fariam bem a armação das jogadas. Ele gosta da camisa 9, mas acho q a 10 cairia bem nele. Tem totais condições pra assumir essa posição. Vejam aí, por favor, a situação do Tardelli.

  7. Jogador ganha jogo um bom esquema ganha títulos!!!
    Quem sabe um bom debate por aqui poça chegar aos ouvidos do Roger Machado né Eduardo!
    Gostaria que todos Atleticanos assim como eu estudassem e pesquisassem a maneira do Chelsea jogar no 3-4-3.
    Que bom que o colega do blog Paulo Silva comprou a ideia, só falta você Eduardo de Ávila.
    Porquê defendo esse esquema no Galo, vou dar 7 motivos para vocês analisarem.
    *Primeiro, Não temos um camisa 10. Nesse esquema não prioriza um camisa 10 de referência e sim dois meias que sabem atacar e defender bem como o Elias e o Danilo.
    *Segundo, nosso DNA Galo Doido, estamos acostumados a esse estilo de jogo e nesse esquema é altamente agressivo, linhas altas precisona o adversário o tempo todo bem ao estilo Galo Doido.
    *Terceiro, laterais viram alas, fácil para Fábio Santos e principalmente o Marcos Rocha que gosta de jogar avançado.
    *Quarto, ter um ataque poderoso, e temos o melhor ataque do Brasil com jogadores com alto poder de decisão Luan, Fred, Robinho
    *Quinto, ter um bom Líbero, que saiba defender e sair jogando, temos o Carioca que está muito bem e se precisar o Gabriel pode ser deslocado para o setor.
    *Sexto, dois bons zagueiros, temos o Leo Silva e o Gabriel em grande faze.
    *Sétimo, Ter um bom Goleiro, e temos dois Victor e Giovane.
    São 7 motivos concretos que me fazem acreditar que o 3-4-3 é o melhor esquema para nosso time, e esse esquema pode ser fundamental para a busca de títulos.
    Nenhum time ganha título sem um bom esquema entrosado e consolidado, espero que cheguem a mesma conclusão que eu, e chegue aos ouvidos do Roger Machado e ele faça acontecer.
    Saudações!!!

    1. Amigo, bom dia. A gente já toma sufoco danado nos contra ataques quando o M. Rocha ou F. Santos vão apoiar, imagina se colocar esse esquema que vc ta sugerindo? O trem fica feio.

      Pra jogar num esquema assim, precisaríamos de 2 Leo Silvas jovens. E não teria como atuar com Carioca e Elias no meio campo. O jogo deles é muito mais técnico e tático do que brigador. Ou seja, um meio campo que defende na base do bom posicionamento, não daria conta de segurar rápidos contra ataques como vemos nos jogos europeus, dos gramados espetaculares diga-se de passagem. E também tem a questão do Luan e Maicossuel que seriam imprescindíveis em um esquema como esse. Ambos têm tido problemas no DM. Aí nesse caso fica difícil demais armar um esquema dependendo exclusivamente de 2 jogadores que não sabemos se aguentam a temporada inteira.

      Acho que o Roger tá no caminho certo. Ele pegou o grupo herdado de outro treinador. Leva um certo tempo até ele achar um esquema que funcione da forma certa. Acho que o 4141 (que em determinados momentos no jogo funciona como 4231) é o esquema ideal no momento, considerando o que ele tem à disposição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *