Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca de equilíbrio financeiro e títulos

Conforme mencionei ontem em resposta a comentários, me recuso a falar sobre a situação do Cazares e sua eventual permanência. Em rápidas palavras, esse equatoriano atirou pelo ralo todas as oportunidades que lhe foram oferecidas.

Teria sido melhor sua liberação tempos atrás por qualquer valor. Não pagou o investimento. Se tomasse juízo seria uma boa opção para a sequência, longe do que ele imagina ser, mas não creio em mudança de atitude.

Por outro lado, ontem – ao que tomei conhecimento – a boa nova foi Bruno Silva totalmente recuperado. O jovem atacante teve poucos minutos de jogo, entrou no meio do segundo tempo frente ao Tupinambás.

Em campo imediatamente fez um dos gols, o quinto daquela goleada, e logo depois saiu contundido. Está voltando, tendo deixado boa impressão nessa sua passagem relâmpago pelo time Atleticano. Acredito que poderá ser uma alternativa interessante a escassez de gols com os dois liberados.

Seguindo a esses treinamentos em grupo, equipe e Torcida ficam aguardando a decisão sobre o retorno das competições. Com ou sem público, o Atleticano quer é títulos para matar essa sede. Não posso imaginar uma diretoria passar um mandato inteiro sem o grito de “é campeão”!

Enquanto os profissionais estão no gramado, essa mesma diretoria vem se empenhando para solucionar problemas financeiros, administrativos e dos atletas colocados em disponibilidade. Urgente é deixar esses profissionais seguirem seus caminhos e aliviar nossa folha de pagamento.

Além disso, é necessário buscar os reforços pontuais solicitados pelo treinador. Para tanto, sabemos, é preciso ter caixa. A equação seria simples, não fossem tantas contratações sem resultado que oneram o orçamento. Não só pelos salários, mas por ter de pagar a conta dessa contratação.

A propósito, ontem o Galo saldou quase 750 mil reais, ainda da compra do Otero. Dias atrás foi aquela do Maicosuel. Essas e outras de gestões anteriores, que somadas às péssimas contratações de Alexandre Tadeu, Marques e Rui Costa, deixaram um passivo que vem dificultando a pretendida organização financeira.

Sobre novos nomes, segue o silêncio, embora pelas redes sociais podemos somar mais de dez jogadores a caminho do Galo. Sejam eles quais forem, quero zagueiro e atacantes, para chegar e assumir a vaga titular. Tem custo, claro, mas para isso existe diretoria.

Pelo que li, ouvi e até conversei, além de novo incremento financeiro por parte dos grupos MRV e BMG – pessoa jurídica ou mesmo física com seus controladores – estariam sendo acertados valores para colocar a casa em ordem. Leia-se, folha de pagamento. Ainda os patrocinadores, ao que parece, dois deles teriam solicitado a suspensão do pagamento durante a pandemia. Fato é que, salvo melhor juízo, a diretoria tem procurado resolver essas pendências.

Tanto que ontem, como dissemos, foi quitada a dívida relacionada ao Otero. Boa notícia, pois sabemos que a FIFA não está dando mole. Se não pagasse seriam seis pontos negativos antes de o Brasileiro iniciar. Num eventual segundo calote, outros seis, até chegar ao rebaixamento de Divisão. Meu reconhecimento ao árduo esforço.

Isso não me impede de no futuro, se assim entender, questionar e/ou reclamar sobre o time e ações da gestão. Por enquanto, bola pra frente!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

19 thoughts to “Em busca de equilíbrio financeiro e títulos”

  1. Eu não gosto de comentar sobre bastidores

    Ninguém tem o poder de saber o que se passa lá dentro

    Somos meros observadores, então falar sobre isso é tão
    somente conversa pra passar o tempo

    Como tempo é o que não nos falta nos dias atuais resolvi
    dar uns pitacos

    1
    o que o Atlético tem é patrimônio, o que não significa que
    tenha grana pra gastar

    2
    gestões passadas aniquilaram as contas e os investidores
    (?!?!) se cansaram dessa gente irresponsável

    3
    sendo assim e não existindo almoço grátis fecharam as
    torneiras e estão a fazer uma faxina no clube
    no clube exigindo que seus dinheiros sejam resgatados

    4.
    daqui pra frente permanece a instituição CAM , mas só
    que sob nova direção , acabou a farra

    5
    exercendo seus direitos , sabe-se lá com que respaldo
    legal/regimental, os “investidores” resolveram que
    daqui pra frente o CAM será uma EMPRESA que terá
    uma administração profissional nas áreas econômica
    e financeira

    6.
    chega de populismo , arroubos , tiranias ,dinastias e
    feudos , enfim , toda essa canalhice que nos últimos
    anos destruíram a instituição

    Esta é a MINHA opinião .

  2. Bom dia. Prezado blogueiro, não entendi o que quis dizer com a frase “incremento financeiro por parte dos grupos MRV e BMG”. Como é isso? Aumentaram o valor do patrocínio e passaram a pagar mais ao Galo, ou emprestaram a juros? Se foi a segunda, não houve incremento financeiro, apenas aumento de dívida (o famoso “papagaio”). O que o eu vi, aqui nesse blog, foi um balanço bem ruim, com incremento DO DÉFICIT financeiro de um ano para o outro. Ou seja, na minha avaliação NAO PROCEDE a tese de que “essa mesma diretoria vem se empenhando para solucionar problemas financeiros”. Como, se vem produzindo déficits crescentes? Lançar mão de uma “conta garantida” para fazer frente aos compromissos correntes NÃO É, no meu entendimento, busca de solução dos problemas financeiros. O Atlético precisa, como qualquer instituição saudável, ser superavitária, precisa fechar no positivo. Só se consegue isso equalizando receitas x despesas. Confiar em mecenas é caminho certo para “cruzeirar”. Basta um destes mecenas morrer, por exemplo, e ser substituído por alguém que não esteja assim tão disponível a manter aberta a “conta garantida”, seja por que razão for, e a vaca vai pro brejo mais rápido do que se possa breca-la. E estes mecenas nem são tão mecenas assim, na real acepção da palavra. São investidores, que, óbvio, estão ganhando, e muito, com estes aportes, seja por meio dos juros que recebem, seja por ganhar visibilidade política, seja por interferir administrativamente no clube, etc.
    Confio que tenhamos agora um diretor de futebol que conhece do assunto, acerta mais que erra, e que não fará contratações sem retorno técnico ou financeiro (Clayton, Bolt, etc), e um treinador que é capaz e empenhado. Claro, nada disso é garantia de resultado, mas sinaliza um caminho diferente. Isso é, sim, um grande acerto do 7C. Mas é urgente aumentar receitas e reduzir dívidas, mesmo que isso implique em REDUZIR O PATRIMÔNIO. 7C queimou R$ 4 milhões apenas em razão da diferença cambial. Dizia ter o dinheiro para pagar a dívida da Fifa (nominada em Euros), mas o dinheiro que tinha reservado era em Reais. Ora, nunca ouviu falar em Hedge?! Um dos maiores bancos desse país proíbe, por meio de disposição mandatária de seu Conselho de Administração (órgão máximo), exposição em moeda estrangeira, tais são as variáveis que influenciam o câmbio, absolutamente impossíveis de serem previstas. E o Galo, cheio de banqueiros em sua composição, não sabe disso?! 7C, até agora, só acertou em contratar Mattos e Sampaoli (embora EU prefira o Cuca). Não creio que será suficiente, a menos que façam milagres, acertem em tudo, descubram um novo Bernard… ou seja, acasos. Minha sugestão: vendam a outra metade do Shopping a preço justo (não essa PIADA de negociação que fizeram, que mais se assemelha a doação que a venda), e paguem as dívidas. E se livre dos mecenas. Mecenato é bem vindo, mas como INCREMENTO, não como CONTA-GARANTIDA que pode ser fechada pelo garantidor se e quando quiser.

    1. Concordo plenamente, Mauricio.
      Principalmente com a parte de vender a outra metade do Shopping (não a preço de banana) e pagar tudo que deve: impostos, governo federal, dívidas na FIFA, dívidas com fornecedores, dívidas com ex-atletas, ex-treinadores e, urgentemente, as dívidas com os tais mecenas (que na verdade mais nos aprisiona do que liberta).

      * metade do Shopping vale 500 milhões de reais, ou próximo disso, conforme avaliação de qualquer corretora de esquina.

  3. Prezados blogueiro, atleticanas e atleticanos.
    O Cazares já deu o que tinha que dar: maus exemplos, mau profissionalismo e péssima e contribuições ao time do galo. Com raras exceções, um jogador mediano. Potencial tem, não tem é caráter! E quanto mais rápido sair, melhor! Seja de que forma for: por troca, vendido ou por acordo.
    Quanto às finanças, se não for implementadas as ações preconizadas pela auditoria, para que a sua contratação? Ao Conselho, se não aprovar as medidas duras de contenção e de responsabilização, desde que seja o único caminho a seguir, que seja responsabilizado pela sua omissão. Vamos dar um voto de confiança!
    Hoje e sempre galo.

  4. Bom dia,

    Podemos considerar como melhores reforços para este momento é ver os jogadores promissores da casa como Blanco e Bruno Silva voltando recuperados.
    Quanto a contratações, que possa ser trocada a austeridade pela competência, e garanto que será muito mais econômica e produtiva.
    Os nomes ventilados me agrada, tenho vontade de ver novamente o Jô com a camisa do Galo, este possuo certeza da sua qualidade, julgo melhor do que o Lucas Pratto que está numa fase de maré baixa já faz muito tempo, no último jogo do River ( 8 x 0 ) ele na reserva, não teve oportunidade nem para jogar.
    Aproveitarei para ver a entrevista do presidente, ontem dei uma passada nos You tubers e a mesma foi mencionada por em várias vezes como excelente, quem diz que falta informação não deve perder essa oportunidade.

    Boa quinta ferira para todos Atleticanos.

  5. Prezados Atleticanos, bom dia!

    Ontem o CEO da Construção da ARENA MRV divulgou os preços para aquisição das cadeiras cativas que ajudarão no financiamento da obra. Em média custará R$30.000,00 para um período de 15 anos, ou seja, à grosso modo, R$ 2.000,00/ano. Considerando R$ 80,00 o preço do ticket por jogo, a recuperação do investimento se fará com a presença em 25 jogos/ano. Para quem tem a grana, tempo e disposição para esta “maratona”, o gasto é altamente compensador, uma vez que apenas no Brasileirão o Galão da Massa fará 19 jogos como mandante. Não vi nada relacionado à forma de pagamento dos R$ 30.000,00. Caso alguém tenha notícias de tal fato, favor publicar. Abraços!

      1. Sim, naturalmente sem a ter a menor pretensão de “acertar na mosca”. Compareci ao Independência pagando R$ 120,00; R$ 100,00; R$ 80,00; R$ 60,00 e R$ 40,00 no portão 3 (Acesso Rua Pitangui) em diversos tipos de jogos (Rural, Brasileiro, Libertadores, Sulamericana e Copa do Brasil). Esta ESTIMATIVA de custo permitiu-me TENTAR estabelecer uma relação entre o investimento anual e o número mínimo de partidas necessárias para “compensar” O custo. Espero ter respondido sua pergunta. Abraços e obrigado pela leitura.

    1. Caro Teobaldo, ao q entendi, a cadeira cativa na Arena MRV poderá ser parcelada em 72X de R$350 a R$480 reais, ainda não foi definido valor correto,mas é mais ou menos por aí. Camarotes q tbm haverá parcelamento_ não especificou como e nem qtas X será_ , é mais ou menos assim: 30 pessoas _ R$2,4 milhões_ e p/ 17 pessoas _R$1,36 milhão _ , ou seja,se ñ estiver fazendo conta errada R$80.000 por cabeça. É uma grana,hein! SAN

  6. Quanto às contratações e dispensas, não confio no Maria Mattos, torço MUITO para que queime minha língua. Confio no CAMpaoli! Penso que tem peito pra barrar peladeiros que empresários “parceiros” insistem em despejar no Galo.
    O assalto que fizeram no time do barro preto escancarou aquilo que todos já sabiam: dirigentes mal intencionados e/ou incompetentes podem em apenas 1 ano destruir um grande clube. Ninguém é preso ou obrigado a restituir o prejuízo causado. O torcedor que se dane.
    7 e conselheiros têm que aprender com os erros do rival para não “cruzeirar”.
    7 ter pago a dívida do Maicosuel fazendo outra com os Menins e RG, é motivo de aplausos para os investidores, não para o presidente que não entende de governança e jogou dinheiro no ralo com Hernandez e Martinez. Para dizer o mínimo.
    7 ter pago a dívida de Otero ontem, também não foi mérito dele. Populista, foi ao twitter anunciar o pagamento; foi rapidamente lembrado pelo Doutor Lásaro que esse dinheiro só estava disponível porque a equipe jurídica ganhou a ação que envolvia o Tabata.
    Abro um parênteses para aplaudir as alfinetadas que – ao responder perguntas sobre dividas – Lásaro deu no presidente. Ainda deu assessoria gratuita para o departamento jurídico azul. Grande DOUTOR Lásaro!
    7 jogou no ralo 300 mil Euros (mais que o valor pago ontem) na contratação do caneludo Denílson. E ainda fez contrato de 5 anos. Denílson já era “odiado” pela torcida do Vitória por ser problemático tal qual Cazares aqui. Mas esse nunca teve os lampejos do bom futebol do equatoriano.
    Os árabes pesquisaram antes de comprarem Cazares, 7 não pesquisou antes de contratar sua barca de inúteis. Quando a coisa aperta, corre de pires nas mãos atrás dos INVESTIDORES. E quer ser ovacionado? Só se for com ovo estragado. Cala a boca 7!
    Enquanto o isolamento não passa, sigo daqui acompanhando a serie Derrocada Azul, melhor que essa nem a Netflix faria. “Vou festejar o teu sofrer, o teu penar”…dia 29 tem mais!

    Obs.: Torcedora também da minha Torcida, não posso deixar de mencionar o vídeo que circulou essa semana com o pequeno Guilherme todo choroso ao descobrir que ia assistir o Galo pela tv e não no Mineirão. TMJ, Guilherme, essa tristeza é nossa, mas vai passar logo.

    1. Boa Tarde,

      O 7 divulgou que já quitou o empréstimo feito para o pagamento do Maicosuel junto aos Menins e Ricardo Guimarães.
      Verba da segunda parcela da vendo do Chará.

  7. Bom dia xará e amigalos!!!!
    É xará…o cachazares já era. A diretoria poderia usá-lo como moeda de troca neste momento. Quanto aos reforços vamos esperar acontecer alguma coisa. Começar o brasileirão com os mesmos zagueiros que levaram quase 50 gols ano passado é dose pra leão viu! O ataque também precisa de um jogador que seja titular e faça gols. Se isso não acontecer acho difícil competir. Sampaoli não joga, só treina….

  8. Bom dia Massa e Guru

    Sobre equilíbrio financeiro sugiro a todos torcedores a assistirem a live feita pela TV Galo ontem do 7C com os you tubers , muito esclarecedora do momento atual do clube e o que o futuro reserva.
    E este futuro dependerá muito das ações que serão tomadas a partir do relatório divulgado pela Ernst & Young com o diagnóstico das dívidas do clube. Para tanto, segundo o próprio 7C será necessário o apoio maciço do Conselho deliberativo tanto no apoio às medidas amargas que serão propostas, quanto para a revisão de estatuto impedindo dirigentes futuros de afundarem o clube em novas aberrações financeiras.
    Nós torcedores precisamos saber mais detalhes sobre o conselho deliberativo, então pergunto meu Guru, existe a possibilidade de vc fazer um post esclarecedor deste conselho? Informações como: classificação, requisitos para ser conselheiro, prazo de vigência de mandatos, requisitos para ser conselheiro entre outras informações, porque é importante saber que o futuro do clube e de mais de 8 milhões de torcedores estará nas mãos de 382 conselheiros.

  9. Bom dia Eduardo, lucy, atleticanos e atleticanas,
    não sei porque ainda não publicaram o balanço do Galo do ano passado, parece que times de futebol não são muito adeptos de cumprir prazos…
    Esse balanço já deveria estar pronto… Só espero que não esteja sendo “maquiado”…
    Sem transparência não teremos um futuro saudável financeiramente….
    Tomara que o galo esteja vendo o que está acontecendo com o outro de time de SÉRIE B de BH (um é o América)… Ou quem sabe de SÉRIE C….
    Um ótimo resto de semana a todos…

    1. Bom dia,

      Já foi divulgado que o problema está na venda do Shopping que estão consultando especialistas para ver aonde alocar os valores, porque a venda se deu num ano, recebendo em outro e por aí vai.
      Não sei se é apenas desculpa, mas, essa foi a explicação.

  10. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. sobre o cachazares o 7 câmera teve a chance de vender no início do ano e não vendeu. agora simplesmente este cachaceiro vai sair de graça e que nunca mais volta ao galo. o galo é maior que qualquer jogador.como vai contratar jogadores sendo nem sabemos que vai terminar o mineiro e vai começar o brasileirão. o problema que simplesmente este maldito vírus parou tudo. só saber que estamos livres de ex jogadores e aposentados já é um grande começo. mas nesta lista de dispensa se fosse o sampaoli põe mas auguns ex jogadores que ainda está no galo. exemplo. Fábio Santos. Victor. rever. volta galo estamos com saudades. amigalos se cuidam. vai galooo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *