Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Em busca da segunda vitória

Se andei arriscando escalação em jogos anteriores, agora não ouso mais imaginar o que nosso surpreendente Sampaoli pode estar reservando para a partida frente ao Corinthians. Como disse na segunda-feira, temos agora “El Loco” no comando da equipe. “Mucho loco”, nosso maluco beleza –lembrando Raul Seixas – acendeu a parte da Torcida que andava adormecida.

Nem vou me referir à máxima de otimista e pessimista, mas aqueles que se notabilizaram por reclamar e nunca acreditar na equipe. Sampaoli, com seu estilo único, está conseguindo motivar a Massa como nos anos 70/80 e nas recentes temporadas de 2013/2014. Acreditem, a continuar assim e os estádios serem liberados ao Torcedor, vamos voltar a bater recordes de público.

Até que essas duas situações se configurem, é fundamental seguir no caminho das vitórias. Superar o Corinthians hoje, no Mineirão, com um DJ (quem diria) ensurdecedor, será determinante aos nossos sonhos imediatos. Estamos em processo de crescimento e reconstrução de um grande e competitivo time para essa e as próximas temporadas.

Ontem, ao acompanhar o noticiário Atleticano, outra vez sou surpreendido com declarações do nosso comandante de campo. O argentino, guloso como poucos, ainda quer mais cinco contratações. Ora, ao meu modesto entendimento, imaginava uma ou duas. Um matador e um meia de ligação.

Mas o cara quer muito mais. Seguramente não mais que nós, ávidos por um brasileiro, que não acontece desde a minha distante adolescência. Não por incompetência nossa, em algumas temporadas (1977, 1980, 1999 e 2012) fomos prejudicados pela organização das competições. A CBF, seja pelos seus árbitros, STJD ou atos administrativos, foi determinante à perda dos títulos nacionais.

Tendências de lado, agora temos de seguir atentos. Na ocasião não tinha VAR e em outros confrontos, como com o Flamengo (Libertadores) e Botafogo (Copa do Brasil), Wright e Simon tiraram o Galo também essas duas conquistas. Domingo último foi esse próprio VAR – um tal de Thiago Peixoto – que por pouco se igualaria aos desafetos do passado. Tentou arrumar uma penalidade para os cariocas. Rafael Claus, com personalidade, não entrou nessa sacanagem. Não tinha público, é verdade!

Fato é que hoje, no Mineirão e sem Torcida, vamos pegar o outro que divide às benesses da CBF ao longo dos tempos. Em 1999, por exemplo, perdemos o título num erro crasso de um árbitro mineiro, no segundo jogo da final em São Paulo contra o mesmo time paulista. Olho vivo nessa gente.

Quero apenas, antes desse confronto de hoje, reafirmar a minha confiança – e sei que de muitos amiGalos – no trabalho de Sampaoli. Com seus sete reforços, domingo saiu jogando com apenas dois deles e conseguiu fazer do Galo um time com vontade de buscar o placar. Apenas Alonso e Alan Franco iniciaram a partida. Depois entraram Bueno, Marrony, Keno entre as cindo substituições feitas na equipe. A mudança de comportamento é perceptível.

A mim, o que mais tem chamado à atenção é a mudança da forma de atuar, jogo a jogo, e até mesmo dentro da própria partida. A outra e interessante motivação, tanto no elenco quanto entre nós torcedores, é perceber que não existe dono de posição. Todos são titulares e isso, além de motivar, também une o elenco.

O objetivo comum, que envolve dentro e fora do gramado, é a apresentação de um bom e surpreendente futebol, que pode ser traduzido em conquistas. Que assim seja! Vem Curingão, mas sem 12º, 13º, 14º jogador e imagem amiga do VAR.

Em tempo: Ainda ontem à noite fui alertado pelo bom amigo Zé Roberto Galo da Mata. Apita hoje o jogo do Galo, ninguém menos que Wagner do Nascimento Magalhães. Aquele soprador de apito que ano passado, na decisão do Mineiro, nos tirou o título. Ele, Wagner (que é FIFA), não marcou penalidade do Dedé no Igor Rabelo e inventou um escanteio que resultou no gol adversário. Detalhe: Wagner Nascimento Magalhães já apitou 14 jogos do nosso adversário da noite de hoje. Foram sete vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.
Tamu de olho!!!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

22 thoughts to “Em busca da segunda vitória”

  1. Boa noite!
    Chocolate no gambá!
    Há muito tempo eu não via uma partida de futebol como tenho visto nesses últimos dois jogos do Galo.
    Me lembrei do time de Reinaldo, Cerezo e Cia, que mesmo quando perdiam o primeiro tempo, eu tinha certeza da virada no segundo tempo. Hoje, quando o Galo perdia por 2×0 eu sabia que o time ia virar ou pelo menos empatar, porque estava sobrando em campo. Que partidaça fez o Galo! Volto a dizer o que já disse outro dia, Sampaoli escala quem ele quiser. Não me atrevo mais a cornetar. Até Hyoran virou herói hoje. Eh…os tempos mudaram no glorioso Clube Atlético Mineiro.

    Então quer dizer que a gente não pode mais gostar do Cazares que tem fiscal dando chilique? Ah…vai catar coquinho, pra não dizer outra coisa. Ocupe-se com seu comentário e deixa cada um expor seus palpites, pensamentos…ou aqui não é mais espaço democrático? Eu hein…é cada uma que aparece…

  2. Essa é p aqle papudo q passou por aqui em 94: SE LIGA AÍ ou caneludo neto! CONHECE QUEM SÃO OS JOGADORES do GALO agora QUE O LOMBO ESTÁ QUENTE ? Kkkkk….
    De novo: RESPEITEM O CLUBE ATLÉTICO MINEIRO POOOOOOOORRRRRAAAAAA…!!!
    Bom jogo e uma vitória com V maiúsculo! #DeOlhoNoApito
    Saudações Atleticanas

  3. Boa noite! Vitória merecida,com virada do nosso Galo Doido.Fomos prejudicado com o VAR,mas vamos continuar ganhando.Aqui é GALO..

  4. ASSIM NÃO DÁ , SAMPAOLI , POUPAR NO SEGUNDO JOGO DO CAMPEONATO OS DOIS MELHORES JOGADORES DO TIME , SAVARINO E ALLAN É PEDIR PRÁ PERDER.
    VAI INVENTAR EM OUTRO LUGAR.

  5. Desculpa, Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    mas essas “viúvas do Cazares” já deu??? OU não??? Que m……..???? Essa gente não se enxerga???? Vai tomar no ……!!!!!!!

  6. Caros,

    Só a VITÓRIA interessa. Todos aqueles q são ATLETICANOS sabem o q significa um resultado q ñ seja a VITÓRIA. O campeonato é longo, nem sabemos se terá fim, mas é JOGO A JOGO! O jg é hj, tem nada de amanhã e ANOQVEM, Ñ! Silêncio, PortãoSETTE, por favor!

    É apenas opinião, peço A patota da EXTREMA ignorância ñ ler, ñ é DEBATE, ñ é objetivo do NOSSO CANTO, muitas vezes já pedido pelo Nobre Guru…há críticas SETTE. Quem ñ as faz? Só se for cumpadi lambedor de saco, né possível? Ñ é só pelas VERGONHOSAS equipes q montou e q nos envergonhou de verdade.. As críticas são tb ao posicionamento POLÍTICO de SETTE …………………………………….

    ……

    ………………………..

    ….. Na minha modesta opinião ele deveria moderar um pouco mais ao expor NOSSO GALO, ele os Meninins & Guimarães, enfim, A FAMIGLIA!…(…)….mas eles é quem sabem! Dentro do Galo, se as VITÓRIAS vierem, Eu os apoio, fora do Galo, ñ…Tudo tem consequência!

    Na miúda, ontem SETTE finalmente falou o q tem q ser dito: PARABENS SETTE! Essa PATOTA sem vergonha q ñ banca porra nenhuma nunca enxerga o lado POSITIVO das coisas. Se dizem OTIMISTAS. Será q são contra NOSSO PRESIDENTE bater um papo POSITIVO com El Loko? Sem vergonha é o q eu ACHO q esse PATOTA é!! O mais importante ñ foi o papo REFORÇOS, mesmo pq 7 num prometeu! Reforço é consequência. Será q ñ entenderam a grande novidade no discurso do AGORA Nosso SETTE, do SETTE q nós queremos e o NOSSO GALO merece:…Sette trocou ideias com Sampaoli, o Sampaoli pediu os REFORÇOS pq quer ser CAMPEÃO? Tem VONTADE DE CAMPEÃO! Q se passa na cabeça do PATOTA PortãoSETTE? Irrepreensível SETTE sobre EL LOKO: “é o tipo de personalidade que a gente quer, que a gente busca. É uma mentalidade vencedora, a mentalidade do Atlético”. Mandou bem demais SETTE, tem meu voto PT

    Obs.: por favor, CUIDADO com a PATOTA AnoQVem, tenho sérias dúvidas se são ATLETICANOS mesmo. Cuidado com a infiltração OTIMISTA de cabeça baixa.

    Obs.: vai prá cima do curica, mas tem jogar (ñ deem trela ao Canhotinha de Ouro, ñ! O de q aquele entende é de “levar vantagem em tudo”. É mole?

    AQUI É GALO?
    AQUI É GALO!
    GALO SEMPRE!

    1. Lamento a necessária edição com esse corte.
      Até te confesso que cinvergimos, porém insisto em nos ater exclusivamente no Galo. Ainda que outros não façam assim. Mas o questionamento pode ser por outra via, aqui nunca trouxe o meu pensamento político ou religioso. Digo, como contraponto. Aqui é SÓ Galo.

  7. Já fomos muito Roubados em disputas de campeonatos.
    Títulos nos foram tirados na maior Cara de Pau.
    Esse ano precisa ser diferente , o BRASILEIRÃO não podemos deixar escapar.
    Temos esse único torneio para disputar e o título é imprescindível.
    Que Sampaoli não exagere em seus pedidos , acho que dois ou no máximo três reforços já estariam de bom tamanho , desde que não saia ninguém , é claro.
    Incorporar CAZARES E BRUNO SILVA AO ELENCO TAMBÉM SERIA IMPORTANTE.
    E CONTAR COM A SORTE PARA QUE NÃO TENHA CONTUSÕES.
    ESSE ANO SERÁ NOSSO.
    Que venha o Curíntia.

  8. Bom dia!!!

    Sampaoli quer mais 5 Reforços e Sette Câmara pareceu que pode acatar o pedido, mesmo com a janela de transferência fechada.

    Ao ver o Elenco atual do CAM, vê-se que faltam, sim, as cinco peças pedidas por Sampaoli.

    Vejam o atual Elenco:

    1. Goleiros:
    Rafael, Victor, Mateus Mendes e Michael.

    2. Zaga:
    Rever, Alonso, Rabello, Gabriel, Bueno e Gustavo Henrique.

    3. Laterais:
    Guga, Mariano, Mailton, Arana e Fábio Santos.

    4. Meio-Campistas:
    Jair, Allan, Franco, Leo Sena, Hyoran, Cazares, Otero e Borrero.

    5. Atacantes:
    Savarino, Tardelli, Marquinhos, Keno, Marrony, Bruno Silva e RO.

    Análise da Notícia:

    Tentando entender a cabeça do “maluco”, imagino que o camaleão “El Loco” queira:

    – Um goleiro porque Victor não lhe agrada por não ter saída da bola com os pés, além da idade alta (ex-jogador em atividade – 37 anos).

    – Um zagueiro porque Gabriel está mal e Rabello potencialmente pode sair.

    – Ao menos um lateral porque Guga está para ser negociado e ficariam apenas quatro para as duas posições o que é pouco.

    – Ao menos um meia-ofensivo porque o treinador parece não querer seguir com Cazares nem Otero.

    E um atacante centralizado de ofício, um “centravantão”, eis que Tardelli está fora no restante da temporada e RO ser um ex-jogador em atividade (40 anos).

    Em suma, Sampaoli está certo e realmente os reforços pedidos são necessários e urgentes.

  9. Bom dia!
    Hoje será fundamental ter cabeça fria pra empurrar a pelota pra dentro da casinha, pois acho que não serão muitas as oportunidades. É preciso sobrar em campo pra passar por cima da arbitragem que, quando erra, prefere errar favorecendo o eixo do mal.
    Pra não errar muito na minha previsão sobre a escalação, acho que Sampaoli entra com Rafael e mais dez.
    Vai pra cima deles Galoooooo!!!

  10. Prezados, mais uma decisão. Todos os jogos do brasileiro são decisões e devemos encarar dessa forma. Não tenho a menor ideia de qual time nosso excelente treinador escalará hoje, a única certeza que tenho, é que ele nos surpreenderá! Penso que o curica deva vir mais fechado que o flalixo, pois tem um time mais limitado. Por isso, acredito que Sampaoli vá utilizar a marcação pressão na saída de bola do adversário, melhor forma de quebrar uma retranca. Além disso, acho que hoje, teremos Savarino e Keno (ou Marquinhos), bem abertos, com os laterais fechando pelo meio. Também acho que Marrony entra como titular. O garoto Sávio foi mais uma vez relacionado. Gostaria de vê-lo pelo lado esquerdo. Outro fato que me motiva para a temporada, é perceber que Sampaoli tirou e segue tirando do elenco, jogadores fracos tecnicamente. Otero é um desses. O venezuelano além de caro, produz muito pouco. Mais um vez não está relacionado e acredito eu, não será mais. A Diretoria tenta negociá-lo o quanto antes. Sobre os reforços pedidos pelo Sampaoli, desde que não seja o fraco goleiro Everson do Santos, estou de acordo, se for pra ajudar, quanto mais atletas de qualidade, melhor. A vitória hoje é essencial para as nossas pretensões. Sangue nos olhos, GALO. SAN.

  11. Bom dia Eduardo. Bom dia a todos. Eu nao consigo entender algumas questões. Poxa precisamos sair da fila do Brasileirão. O tecnico vê deficiências do elenco e pede cinco contratações. Ai vejo criticas: tem de dar oportunidade a base. Eu concordo com o Sampaoli. Se sair o Guga tem de repor. Mailtom é fraco! O Gabriel mostrou ao Sampaoli que precisa ter o mesmo destino do Maidana ou do Hernandes. Centroavante? Precisamos sim. Alguém para substituir Natan? Também. E um goleiro caso o Rafael nao possa jogar? Também. Ou nos esquecemos dos bicudos do Vitor para fora de campo ou a cata do Jo? Se quisermos ganhar o Brasileiro precisamos investir mesmo. Mas, infelizmente a filosofia de barracão ainda vive: a conquista do Mineiro e de uma vaga na Libertadores basta para muitos. Que o Presidente e os investidores acreditem e deem ao técnico as condições para ganhar o Brasileiro. Por fim, talvez aqueles que reclamam de oportunidade para a base nao viram que domingo o Sampaoli escalou o Marquinhos e levou o caleb para o banco. Hoje Savinho está convocado para o jodo e Otero nem foi relacionado.

    1. Concordo perfeitamente. São necessárias mais contratações não pensando somente em ganhar esse ano, mas se fizer uma campanha boa agora, a tendência é perder jogadores para o próximo ano, então, sem dúvida é necessário um elenco bom, encorpado, até para preparação pra 2021. O flamengo montou uma base em 2018, com a chegada de alguns outros em 2019 pra conseguir ganhar tudo. Não é exagero o Sampaoli pedir cinco jogadores de forma alguma. Ele já deixou claro que não tem intenção de aproveitar o Mailton, então se o Guga sair, será necessário um reserva. Se o Arana desfalcar o time, o que é bem previsível por ser um jogador convocável, sofreremos com o Fábio. Centroavante não temos nenhum, só o Marrony improvisado, então, acho que deveriam contratar dois. E por aí vai… Mas tem que desovar os encostados, porque senão ninguém dá conta de pagar a folha, aí já entra outro problema. Mas estou convicto de que estamos no caminho certo.

  12. Muito bom enfrentar nas primeiras rodadas Flamengo e Corínthians porque são dois times historicamente difíceis de serem confrontados seja pelo futebol ou por situações extracampo (conforme constatamos no jogo de domingo). Caso aconteça as duas vitórias (assim esperamos!), isso significará um acréscimo de confiança, permitindo a tranquilidade necessária para o crescimento gradual da Equipe e desenvolvimento do trabalho. Acredito que o jogo de hoje não será fácil, porque o técnico do nosso adversário não é bobo, entende de futebol, portanto, necessário paciência para construir a vitória.

  13. Bom dia xará e amigalos!!
    Isso aí Guru!!! O GALO tem que continuar a impor seu futebol mas ficar de olho no soprador de apito. O CBRINTHIANS é queridinho também assim como todos os times do eixo Rio-São Paulo. Que nosso time entre com a mesma determinação e aplicação do segundo tempo contra o CBFLA. O que falta é Savarino, Marrony e Keno acertarem a pontaria. Muita chance de gol desperdiçada nos últimos jogos pela pressa na conclusão das jogadas. Não acredito em 3 zagueiros hoje. Aposto nesta armação do time Rafael, Guga, Igor Rabello, Alonso e Arana, Alan, Allan Franco e Nathan, Savarino, Keno e Marrony. Que seja mais uma bela exibição. Pra cima deles!!!!!!!!

  14. Bom dia, amiGalo Eduardo.
    Quem primeiramente disse que o Sampaoli pediu mais 5 contratações foi o PVC. E 7C disse que não foi isso tudo. Mas eu acho, sim, que o Galo precisa mesmo de mais 5 contratações. Se neste segundo semestre só vai disputar o brasileirão (mineiro não conta), ano que vem será diferente. Terá brasileirão, copa do Brasil, Libertadores e o mineiro. Então acho que o Galo deve, sim, ser encorpado. Então, que chegue esses 5 jogadores, ou até mais, para ter um elenco forte, por que só time forte não tem pernas para aguentar tantas competições.
    Já quanto ao assoprador de apitos, basta o Galo fazer uns 4 gols barra limpa (bordão do Kafunga, lembra?), que não tem coré coré (outro bordão do saudoso Kafuga).
    No mais, saudações atleticanas e aguardar, ansiosamente, nosso Galo logo mais.

  15. Bom dia a todos!
    Fiquei surpreso com a noticia ontem de que Sampaoli quer mais cinco contratações. Assim como você, Eduardo, acredito que umas duas seria o suficiente, mas, fazer o que, né?
    Ainda ontem conversando com atleticanos em grupos de whatsapp, percebi que a maioria esmagadora é favorável a essas cinco contratações, eu prefiro mais oportunidades para jogadores da base, mas também entendo quem prefere que o clube gaste milhões em contratações sem saber se terá o retorno esperado.
    Sobre o jogo de hoje espero uma vitória suada do Galão. Vou arriscar uma escalação, Rafael; Guga; Alonso e Rever; Arana; Alan; Jair; Marquinhos; Savarino, Keno e Marrony.

  16. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Sem medo do apito e do VAR, vamos em busca de mais uma Vitória! Vamos ver a surpresa que o Sampaoli vai aprontar. Acredito que ele vai de Rever na zaga por conhecer muito bem o Jo. Vamos ver a variação de jogo conforme o desenrolar da partida. Pressão vai ser a tônica do galo. Não será surpresa também se o Otero entrar no jogo.
    Acho apenas que haja exagero do Sampaoli ou da imprensa em imputar ao treinador a exigência de mais 5 jogadores, neste momento. Vamos prestigiar a base ao invés de trazer medalhões. Com mais um centro-avante e um camisa 10, acredito que o galo esteja com o plantel em condições de ganhar o Brasileiro.
    Hoje vamos ferver o Gavião na panela de pressão marca Galo.
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Bom dia, meu caro. Otero mais uma vez não está relacionado. A Diretoria quer negociá-lo. Tem alto salário e baixíssima produtividade. Creio que esse, não joga mais pelo GALO. SAN

  17. bom dia Eduardo e massa. mas uma pedreira pela frente. vamos jogar com outra equipe da cbflixo. etc.mas se sonhamos ser campeão brasileiro temos que passar por cima. não a jogos fácil e o time dos gambás é bem certinho mas sou mais galo.precisamos sim de reforços na minha opinião são 3.um camisa 9,10 e um lateral esquerdo porque se depender do pessimo Fábio Santos para ser reserva do arana estamos fritos. mas se o sampaoli pediu 5 é poque ele sabe. mas infelizmente a janela internacional fechou.meu placar galo 2×0. vai galooo.

  18. Bom dia Eduardo, Lucy, atleticanos e atleticanas,
    esse é daqueles jogos que o resultado é mais importante que jogar bem!!!! Nosso time está em formação e, sendo assim, vai oscilar!!!
    Não se iludam com os desfalques do time deles, eles tem tradição e histórico de “ajuda” em momentos difíceis, basta assistir a vídeo que o Inter de Porto Alegre fez e que está na internet pra quem duvidar!!!!
    Um dos méritos do Sampaoli foi afastar de imediato as “maças podres”, e deixar claro para os “medalhões” do elenco que ninguém joga só “com nome”, tem que mostrar serviço, isso com todo respaldo da direção do clube… Hoje ninguém faz “cara feia” de ficar na reserva e nem sai fazendo “beicinho” ao ser substituído….
    Essa tática de “rodar” o elenco é muito boa pra saber com quem se pode contar nas horas críticas..
    Penso que esses pedidos do Sampaoli por novas contratações servem também para não “acomodar” o elenco, e mostrar que ninguém tem cadeira cativa no time….
    Virtualmente tenho certeza o que o nosso Salão de Festas hoje vai estar lotado!!!!!
    Confiante em mais uma vitória, mas consciente de que, se ela não vier, o trabalho tem que continuar!!!!!
    Um ótima quarta para todos nós

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *