Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

EL PUNTO DE DIOS

Divulgação/Atlético
Divulgação/Atlético
Luciano Malta Gontijo de Amorim
AdvoGalo

Parafraseando a memorável frase “La Mano de Dios”, dita após um gol histórico marcado por Diego Maradona no jogo da Seleção Argentina contra a Inglaterra, nas quartas de final da Copa do Mundo de 1986, atrevo-me a lançar que o gol marcado aos 54 minutos do segundo tempo pelo Hyoran, contra a equipe do Red Bull Bragantino no início desta semana, tenha cumprido o mesmo objetivo quanto ao alcance da expressão que moldura o título da coluna de hoje, ou seja, “O ponto de Deus”.

Empate cravado no “apagar das luzes”, – expressão última que muito nos acompanha e sorte nos dá em Libertadores – o tal ponto divino dará, oxalá, ao final do campeonato, o tão aguardado título.

Mesmo tendo que jogar contra a sina de Bragança Paulista, onde o Galo nunca ganhou nem perdeu em duelos contra o Bragantino, – desde o primeiro jogo em 1990, 30 anos atrás, foram 6 jogos e 6 empates – cumprimos à risca a busca do tão importante ponto fora de casa. 

A caravana do título embarca novamente rumo ao Mineirão para enfrentar o genérico Goianiense no próximo domingo, depois serão mais nove confrontos. Teremos cinco jogos em casa: Atlético-GO, Santos, Fortaleza, Bahia e Palmeiras e outros cinco como visitantes: Grêmio, Vasco, Goiás, Fluminense e Sport.

Atlético/Divulgação
Atlético/Divulgação

Rogamos para que a figura de “Professor Pardal” do nosso técnico Sampaoli fique cada vez mais contida, e ele pare de fazer laboratório com invenções e invencionices na reta final do campeonato. “la voz del pueblo es la voz de Dios”, e a voz do povo atleticano exige Rafael titular como arqueiro daqui em diante.

A tabela traz mais confrontos diretos entre nossos adversários ao título, um bom indicativo. Embora não interfira dentro das quatro linhas, os números das estatísticas dão um tempero nas prosas do futebol. Pelo departamento de matemática da UFMG, temos um percentual de 11,8 % de chances ao título e 91,1 % para classificação na Libertadores. #EuAcredito

Esta será a sétima vez que o Brasileirão terminará após os festejos do Réveillon, fato antes ocorrido nos anos de 2000, 1998, 1987, 1986, 1977 e 1973, cada um por situações inusitadas à época, assim como a de agora em vista da pandemia, em que o Galo deixará de ser campeão em 2020 para ser em 2021.

Evidenciando frases marcantes, o escriba de hoje não poderia deixar de relembrar ao leitor da sentença dita após o segundo gol de empate no último jogo: “Vamos brigar até o fim, não vamos desistir”!

24 thoughts to “EL PUNTO DE DIOS”

  1. QUEM É SAMPAOLI.??
    O QUE ELE JÁ GANHOU??.
    MUITO POUCO E COM UMA LONGA CARREIRA.
    TODO TIME CAMPEÃO TEM UM GRANDE GOLEIRO.
    O GALO NÃO TEM UM GOLEIRO.
    QUE SAMPAOLI E OS JOGADORES VEJAM O JOGO DO RIVER CONTRA O PALMEIRAS , SINTAM VERGONHA E SIGAM O EXEMPLO DO RIVER NAQUELA PARTIDA.

    1. Eu te dou completa razão, também não gosto do Sampaoli como técnico, mas não custa lembrar que o Cuca também nunca tinha ganhado nada até ser campeão da Libertadores. E aí o que diz?

  2. Alo Massa do Galo, esse mês de Janeiro será decisivo.
    17/01 – Atletico GO (casa)
    20/01 – Gremio (fora)
    24/01 – vasco (fora)
    27/01 – Santos (casa)
    31/01 – Fortaleza (casa)
    São 15 pontos em disputa. Temos que ganhar todas. O Grêmio é o adversário mais complicado nesta tabela, mas chegou a hora do Sampaoli justificar seu alto salário. O Galo chegaria a 65 pontos, faltando mais 05 jogos por fazer.
    07-02 Goias (casa)
    13-02 Fluminense (fora)
    17-02 Bahia (casa)
    21/02 Sport (fora)
    24/02 Palmeiras (casa)
    Vejam que a tabela de fevereiro é bem mais acessível. Por isso, que é tão importante os 5 jogos finais de janeiro… O título é muito possível. Basta o elenco acreditar e o Sampaoli acertar a mão a partir de agora.

  3. Caros,

    É isso mesmo…foi o péssimo resultado EXCELENTE. É mole? Considerar q NOSSO GALO perde esse tipo de jg como foi contra o Braga. Aliás, fora de casa NOSSO GALO perde jgs invariavelmente…se tiver A OBRIGAÇÃO de ganhar então é um Deus nos acuda. Nunca vi!

    Temos q frisar a palavra OBRIGAÇÃO! NOSSO GALO tem OBRIGAÇÃO de vencer o Br!…

    …preocupa a situação do LADO DE LÁ e os Meia dúzia de CABRÕES pequeninos q comentam aqui com ares de ALTA sabedoria e FORTE doses de nada com coisa nenhuma…

    Rapaziada, Moçada & Afins, e se a gente fica satisfeito com a situaçao lado de lá e ESTACIONA nisso, o LADO DE LÁ volta ñ se sabe qnd e talvez NUNCA e NÓS satisfeitos?…ISSO É MEDIOCRIDADE absoluta! E se eles mudarem de NOME mais uma vez? Ai é q preocupa memo! Como é q NÓS vamos ficar? …ñ podemos de jeito nenhum atrelar NOSSO futuro ao futuro do Lado de Lá, de jeito nenhum nem de brincadeira…e dá-lhe 7×1…FICA FILIPAUM!

    Temos q seguir VENCENDO! Acabou a brincadeira! É OBRIGAÇÃO VENCER O BR! FATO! São 50 anos, o futuro a Deus pertence!

    E us CABRÕES sopradores de corneta q ninguém ouve?! OS Cabeça Baixa: Ô pessoalzim, viu!, Adoro Eles y Ela: o desfile de moderno, corte dread pela metade, cucuruca carecendo cabelo de um lado, vasta cabeludagem de amarelo do outro, unhas de aparas e coloridos mil, tatuagem bunda adentro y Deus sabe mais onde, chuteira de tudo qnt é cor menos PRETA, e o JARGÃO? é um tal Coach prá qui Ceo prá ver se cola prá colá, é um Trainnee, uma Compliance. Nossa Senhora!…de NOVO só tem uma coisa q é muito NOVIDADE no meio atleticano: são uns CABRÕES!…

    …e Q coisa mais linda essa de jogar no futuro hein?, colocar a fundação do Clube no dia q o estádio for entregue! Até mãe Dinah, saco cheio, pede linha disso! CRUZ CREDO!..Vcs já pararam pra PENSAR?: Afinal, quem será o adversário desse GALO DELES no tal futuro? Ñ pode ganhar o Br pq só no AnoQVem…q PORRA de Ano Que Vem é esse? Queremos TRANSPARENCIA nisso ou isso é MARIOLAGEM braba!…Pessoal, do LADO DE CAM, Cuidar bem da volta do abnegado do Registro Geral, o tal RG! Nós o conhecemos do verão 05! Sem MOLEZA pro VAGAL mimado!

    ATLETICANO q torce pra TIME do Futuro ñ é ATLETICANO! Isso ñ existe, só na cabeça oca de menor!

    NOSSO GALO é Aqui e Agora! Aproveitando q tá cheio de gringo, tudo gente boa: Aquí mismo y ahora mismo! Pt! ..:

    Obs.: contra o At de Goiás ñ pode haver VACILO nenhum…ñ é dia de ENTREGA DE RAPADURA! Sô
    favorável, Câmara Municipal muito Atleticano, conceder o Dia Nacional da Entrega da Rapadura y proibir por decreto NOSSO GALO jgar nesse dia…O próximo e esse e é o JG mais importante da rodada! Tem q VENCER!

    Obs.: a entrega q Tão querendo mesmo é ENTREGAR a taça em Lourdes pra Nsa Sra! VAMOS GALO!

    Obs.: A direção tem q INTERVIR no GOL, tem q escalar o tal RAFAEL! Se ñ serve, dispensa, prá q veio?! Esse Rafael é mole, ñ exige titularidade? Quem é seu empresário devagar?? …Um goleiro tem q defender/JOGAR com as MÃOS, porra toda bola q precisa de um pouco de destreza com as mãos, entra. Caralho de GOLERO fraco! Tem q arrumar um GOLEIRO! Esse é a pior posição prá ter um PAÇOQUEIRO! Tudo a vai entrar, fora o bate ropa!..E os CABRÕES, vão aceitar? Ai q tá: se fuera Meninins y dyo djá les prometia a todos y a los CABRONES tambien un aumento de sueldo y prometia tambien contratar a un montón de las medias bocas por ay y de las perras, y a los CABRONES le adulzaba a la boquita dellos com xupa chupa de AMARGOSO!

    Abs!

  4. bom dia Eduardo e massa e Luciano. se fosse o pardal sampaoli aprendia com o português e cuca como amontar um time com raça e vontade de vencer. olha o Palmeiras em três disputas 2 finais e ainda está no páreo para vencer o brasileirão. daqui a pouco aparece os verdadeiros atleticanos a dizerem o pardal sampaoli está ainda conhecendo os jogadores isto é blá blá blá de torcedores conformados com 50 anos sem ganhar o brasileirão. para os verdadeiros atleticanos o português chegou no Palmeiras a pouco tempo eo cuca não gastou 1 por cento que o galo de sampaoli gastou em refugos. então diretoria chega de passar a mão na cabeça deste pardal enganador e seus amontoados de peladeiros. cobranças já. 3 lugar é muito pouco para uma equipe que gastou milhões em jogadores meia boca. a galo chega de nos decepcionar. vai galooo.

  5. Sim, disputar a ponta do Brasileirão é bem melhor que qualquer outra posição na tabela, mas, porém, no entanto, sabemos que o nosso CAM poderia nesse momento, jogar um futebol mais convincente pela qualidade do time…

    Sampaoli que ganha 2 Milhões por mês entrega menos do que se esperava para essa reta final que começou pra nos contra o Bragantino…

    Todo Atleticano quer acreditar que esse time vai embalar, o porém é ver as atitudes dentro de campo que não mostra consistência nem evolução!!!!!

  6. Modifico aqui meu prognóstico de que nem classificado o Galo seria, porém só o faço diante das circunstâncias que poderão advir. É que a classificação para a libertadores, ao que me parece, poderá ser de oito clubes, e não seis. Aí até admito que, com o enganador campeoníssimo de cartões amarelos, o Galo poderá ser classificado. Campeão? Vou torcer é claro, porque quem nasce atleticano e assim permaneceu até os 74 morre atleticano, mas, infelizmente, a realidade me diz que não será. Tomara que eu esteja enganado e venha aqui me penitenciar.

  7. Bom dia MASSA!

    Luciano, concordo com o que vc diz a respeito desse um ponto. Ele será muito importante, seja para a vaga da libertadores ou, quem sabe, o título.

    Desde o início eu tenho que o time do 9ALO é razoável. Time para ficar entre 4o e 8o lugar. Acontece que tivemos um excelente início, dando uma boa gordura de pontos, nos dando chances reais de disputar o título. Tb ao longo do campeonato outros times não se deram tão bem qto poderíamos imaginar, até por que estavam disputando outas competições.

    Inicialmente eu tinha que mulambo (elenco), Grêmio (técnico e time entrosado a tempos), Palmeiras (elenco) seriam os cabeças. Depois 9ALO, SP, Corinthians, Inter e Santos (sempre por aqui). Mas deram chances para o 9ALO, que mesmo com esse tropeço ainda tem chances, dependendo unicamente dele mesmo e de mais um tropeço do SP.

    Temos de ganhar todos os jogos em casa e alguns fora. Eu tinha que esse empate viria acontecer, talvez com Grêmio ou Porco, mas veio no Braga. Agora tem de ganhar de um desses dois, além dos demais. O mais importante daqui pra frente é não perder ponto, mesmo que só ganhe um. Pois esse um ponto pode decidir uma vaga na libertadores, ou quiçá o título.

    Pra mim, que acreditava na pré-libertadores ou libertadores, dependendo dos G´s, e não me iludi com o título, é mais mais tranquilo em acreditar na possibilidade de ser campeão, do que outros.

    Naquele assunto do thiago Personal neves, eu pedi a cabeça do técnico, ou de quem teve a infeliz ideia de falar com essa persona non grata. Outras atitudes do técnico tb me fizeram desistir dele, principalmente as invencionices. Mas analisando melhor, até que o time vem numa posição favorável. Então bola pra frente.

    Não creio no título, mas tenho fé. Torço para Porco e Grêmio serem campeões, pois assim o 9ALO fica mais garantido ainda na libertadores.

    BBOOORRRAAAA 999AAAAALLLLLLÔOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8. PAULO SILVA ,

    eu vou parar de comentar por aqui e ficar só
    acompanhando os seus textos , pois eles são
    a síntese do que penso e não sei expressar .

    Show de bola a sua argumentação !

    De minha parte , não tenho a sua elegância
    e a sua “letra” , e o máximo que consigo em
    argumentações com os fiscais de torcedor é
    ser incentivado a CAPINAR UM LOTE , o que
    tenho feito e é muito gratificante .

    Continue, meu caro, com sua verve, sempre
    digna de aplausos .

  9. Bom dia!
    Não sou nem pessimista nem otimista. Realista, talvez. E o fato é que o curintia arrumou a sua defesa com um tal de Jemerson desdenhado por esse estrume argentino. Consertou o seu meio campo com um tal de Cazares, campeão em assistências e ainda goleador, desdenhado por esse imbecil argentino. Afinou sua artilharia com um tal de Jô, além de um muleque da base. Enquanto isso, no reino da Dinamarca, o arrogante argentino diz que Tardelli não serve e tenho quase certeza que dom Diego vai encerrar seu contrato sem voltar a jogar pelo Galo e aí vamos ter que nos contentar com um ataque que tem Sasha e Vargas que sumiu em campo. E o garoto Sávio… alguém viu?
    Sampaoli, eu não te critico e te corneto pelo jogo passado apenas, mas por uma porrada de jogos horríveis, escalações e substituições desastrosas. É muita lambança pra tanto dinheiro enfiado no seu rabo, seu merda!!!

  10. Palavras de Marinho dos Santos sobre Cuca: O que esse cara entende de FUTEBOL é um absurdo! Cuca chegado a mais uma final de Libertadores com o elenco LIMITADÍSSIMO do Santos, com vários problemas internos e sem NENHUM gasto em contratações.

    Marinho mentiu: O Santo foi reforçado pela saída de Everson e Sasha, agora tem um goleiro que sabe jogar com as mãos e um centroavante que marca gol.

    1. Cláudio Rezende, além desses dois reforços citados por você ,saiu um expetaquero ( como diz minha mãe) e entrou o Cuca.
      Saudações Alvinegras.

  11. Bom dia xará, Luciano e amigalos!!!

    “EN LAS MANOS DE SAMPAOLI”…está o destino do GALO neste Brasileirão. Espero que nesta semana o carequinha argentino ensine o nosso time a MARCAR o adversário, assim como fez ontem o Santos e o Palmeiras no primeiro confronto com o River Plate e porque não o Grêmio contra o São Paulo na Copa do Brasil. Vejamos: Dos times que estão da 10ª posição para baixo na tabela a defesa do GALO conseguiu levar gols do Bragantino, Botafogo, Ceará, Bahia, Fortaleza, Vasco, Atlético Goianiense e Atlético Paranaense, Provavelmente essa mesma defesa e esse mesmo esquema defensivo irá enfrentar a Libertadores ano que vem…..E aí?????????????????

  12. Bom dia Luciano. Bom dia a todos. Será uma grata surpresa se houver efetivamente e não apenas na retórica um empenho efetivo desse time pelas vitórias necessarias a conquista do título. Condições existem. Mas esses jogadores estão interessados mesmo em brigar pelas vitórias a cada partida? Não será com discurso que iremos a Porto Alegre buscar uma vítoria contra o Grêmio. Para mim, não interessa se o Sampaoli vai escalar Rafael ou Everson, Jair ou Natan, etc. O que interessa é que o time todo independente de quem for escalado lute, mas lute mesmo, pela Vitória, do início ao fim do jogo nessas dez rodadas finais, o que eu não estou, até agora vendo em grande parte desse time. Sugiro até que os Mecenas façam uma reunião com Comissão técnica e jogadores e estabeleçam que o prêmio pago pela CBF para o Campeão (30 milhões) seja distribuído integralmente entre jogadores e comissão técnica caso eles conquistem o título.

    1. “Para mim, não interessa se o Sampaoli vai escalar Rafael ou Everson, Jair ou Natan, etc. O que interessa é que o time todo independente de quem for escalado lute, mas lute mesmo, pela Vitória, do início ao fim do jogo nessas dez rodadas finais”

      Assino junto. Deveria ser o pensamento de todo o atleticano que não joga a toalha antes da hora. Que os jogadores também não desistam e lutem até o fim.

  13. Bom dia Eduardo, advoGalo Luciano Malta, atleticanas e atleticanos que veem neste blog algumas críticas aos amigalos que não gostam do trabalho do doidão. Agora já tem gente que considera o Marcos Rocha um excelente jogador que não mereceu as críticas e vaias que recebeu da massa. O problema é que tais críticos fogem da realidade e procuram argumentos e soluções em abstrações pseudo otimistas, não considerando que a maior parte dos torcedores comentam o momento vivido pelo Galo e não as possibilidades que um projeto futurista possa representar em termos de sucesso e conquistas. Em suma, queremos o Galo grande aqui e agora e não no ano que vem ou daqui a mais cinquenta anos.

    Poucos amigalos aqui pediram, e não sem razão, a cabeça do treinador. Isso é entendimento de cada um que deve ser respeitado. Os demais pedem controle das suas ações e cobrança de resultados condignos com os investimentos feitos e com o acatamento de suas exigências. Todos reconhecem que o Galo tem um bom time, e não um bom elenco e que esse bom time bem treinado e orientado adequadamente renderia muito mais do que tem rendido.

    O que não é aceitável é ver esse treinador, especialista em marketing pessoal, fazendo um monte de besteiras e empurrando a culpa para cima dos jogadores que ora são jovens demais, ora são despreparados para serem campeões, ora precisam adquirir experiência apesar de boa parte do elenco ser de jogadores com atuação internacional, titulares ou participantes de seleções nacionais e, além disso, escolhidos por ele.

    Na última entrevista ele disse, apesar de todas as evidências contrárias, que o time foi muito bem e que está quase entendendo o que ele quer. Quem sabe ouvir e entender o que é dito percebe que o que ele quer dizer é que os jogadores têm um nível de inteligência abaixo do dele e que aos poucos ele, sabiamente, está preparando-os para compreender o seu jogo. E que falhas acontecem por causa da falta de entendimento dos jogadores. Seu narcisismo exacerbado não permite que ele admita seus erros e nem se disponha a mudanças.

    Não recrimino quem goste dele e das suas lambanças e das baboseiras que ele diz. E que acreditam na sua capacidade de fazer mais do que tem feito, o que a sua carreira não demonstra.. Quero é respeito pelo que escrevo aqui e não admito ser achincalhado junto com meus amigalos de mesmo sentimento, por ter opinião diversa desses que se consideram acima da realidade tal qual o doidão e buscam no passado ou em digressões futurísticas justificativas para suas ilusões.

    Não pleiteio, como já disse aqui várias vezes, a demissão do treinador porque sou contrário a esse tipo de atitude nem sempre positiva. Mas, não gosto dele, não acredito nele, não confio nele. Mas, quem gosta, tudo bem, venha para os grupos da internet cornetar a seu favor respeitando a diversidade de pensamento, ou vá para um botequim brindar à sua saúde. Sempre terão, como sempre tiveram, o meu respeito.

    O GALO AINDA ESTÁ VIVO APESAR DO TREINADOR QUE TEM. E de algumas polianas que o adoram.

    1. Paulo Silva, respeitosamente eu te questiono. Você pede respeito pelo que escreve, não que ser achincalhado pela sua opinião, mas chama de Poliana quem diverge do seu pensamento? Eu sempre penso que respeito é uma via de mão dupla. Abraços.

    2. Caro xará,
      geralmente gosto bastante de vossos comentários, bastante racionais e oportunos.
      Mas gostaria de discordar em dois pontos:
      1 – O time está rendendo abaixo do esperado? Temos uma campanha de 18 pontos em 27 disputados no returno, aproveitamento de 66,6%, maior que do líder, com 5v 3e 1d. Com 21 ou 22 nos 30 pontos em aberto, provavelmente alcançamos o título. Então o time vem sim tendo um bom rendimento.
      2 – O time pode sim render mais, apesar de todos os percalços, mas temos que lembrar que esse time só existe porque o Sampaoli veio. Sem ele os mecenas não investiriam. Lembrando que quem comprou os caras foram as empresas e não o clube, eles não são “nossos”, apesar de terem contrato, os direitos econômicos pertencem a terceiros. Sem o Sampaoli estaríamos com todos aqueles trastes: Maidana, Patric, Fabio Santos, Hernandez, Martinez, Ze Welison, Otero, Di Santo, Ricardo Oliveira, etc etc.

      Claro que queria a vitória, mas a gente jogou bem melhor que o time q vinha de uma goleada aplicada no líder, eles “acharam” 2 gols de bola parada, e a gente errou gols como a bola na trave do Vargas e o lance de deficiência cognitiva do Sasha.

      Não é pra tanto a ponto de pedir a cabeça do técnico, mas também não vamos passar pano.. as críticas são pontuais e assertivas, mas não podemos deixar de apoiar e acreditar! Faltam 10 jogos e eu acredito.

      Lembrando que, se vencermos o jogo atrasado com o Santos, que será 3 dias antes da final (time inteiro reserva, com certeza), ficamos 3 atrás do SP, que ainda tem Inter, Palmeiras, Gremio e Flamengo pela frente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *