Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Eita joguinho danado

Não era de se esperar uma grande partida, afinal o Galo estava com a classificação encaminhada e o Tombense – cumprindo tabela – veio receber o troféu de bi campeão do interior. No time Atleticano, nenhum dos principais jogadores do elenco. Everson, suspenso; Alonso, Nacho, Savarino e Keno nem mesmo compondo o banco de reservas.

Tendo ainda Rafael, Calebe e Zaracho no Departamento Médico, o treinador deixou na suplência – caso o adversário oferecesse alguma resistência – Arana e Hulk. Nem os garotos tanto pedidos, como Felipe Felício, Echaporã, Neto, Iago, Micael e Talison – este sendo liberado para empréstimo – sequer figuraram no banco.

Foi uma partida que em inglês se diria so-so, em espanhol mas o menos, para não dizer a grosso modo que foi um tanto quanto decepcionante. Nada a reclamar, até porque depois dos três a zero na primeira partida e considerando o compromisso pela Libertadores no meio da semana, o treinador tinha mesmo era de poupar os titulares que vinham atuando. Alonso, por exemplo, não teve folga depois que o elenco retornou de mini férias.

Diante disso, não era mesmo para se esperar uma atuação de gala – como foi frente ao Cerro Porteño – e sim dar oportunidade aos demais jogadores que precisam mostrar a que foram contratados. Alguns aproveitaram. Destacaria, principalmente, Mariano. Fez uma boa partida e de seus pés nasceram interessantes cruzamentos, enfiadas de bola e até viradas de jogo.

Além dele também o Dodô, que sempre vem sendo aproveitado e mostra uma interessante regularidade. Allan, sim, o meio campista me surpreendeu – já que não vinha botando fé no seu futebol distante daquilo que mostrou no Fluminense – e justificou sua contratação. Jair, em que pese o cartão amarelo – o segundo em dois jogos na semana, sempre assim – e ainda Tardelli, que será interessante opção de banco na temporada. Ele e Rever.

Savio, um menino de ouro na base, ainda não soube aproveitar as oportunidades. Uma de suas qualidades é a bola parada, mas os veteranos não deixam ele se aproximar de uma cobrança de falta. Uma pena, poderia servir para dar confiança ao jovem atleta. Já o goleiro Matheus Mendes, que no primeiro tempo nem sujou o uniforme, ainda carece de rodagem. Notadamente por essa coisa suicida de troca de passe no sistema defensivo.

Como a temporada será longa e ainda temos três competições na sequência do Mineiro, que termina em duas semanas, a contratação de um zagueiro é a mais prioritária sobre toda e qualquer discussão. Ontem, lá no Mineirão, alguém me contou que Balbuena estaria avaliando a possiblidade de fazer dupla com seu compatriota Junior Alonso. Se for verdade, evidente que seria muito bom, mas onde enfiar tanto estrangeiro se o regulamento prevê no máximo cinco por partida. Já temos mais que isso no elenco.

Que venha agora, para nossa 15ª final consecutiva do Mineiro, o adversário que for vencedor da partida de hoje à tarde. O Galo, na decisão, não vai usar time alternativo, quem passar vai ter de encarar o time com as esporas afiadas. Seja qual bichinho de pelúcia avançar na tarde de hoje.

Pra fechar, dois pitacos que não posso deixar barato. Que camisa horrorosa esse uniforme número três utilizado ontem. Quando o Galo entrou no gramado, achei que fosse alguma campanha e que os jogadores iriam tirar e por baixo estaria o manto preto e branco. A propósito, será que a diretoria atual sabe de um compromisso da anterior em atuar pelo menos uma vez na temporada com o “manto da Massa”? Até hoje nada!

O segundo pitaco é com relação ao árbitro. Nunca tinha ouvido falar nessa sua senhoria, encarregada de observar as regras do jogo e da competição. Estranhei que, por seus critérios, tenha amarelado Jair e Tardelli – o segundo mais hostil que o primeiro – mas tenha deixado de aplicar o mesmo cartão a jogador adversário que deu uma “gravata” no Vargas no início do segundo tempo. A falta assinalada foi na cara do juiz. Dois pesos e duas medidas.

E ao final, embora o jogo estivesse de dar calos nos olhos, apenas três minutos de acréscimo, quando só de paralisação para substituição foram seis momentos. E mais, esses três minutos não foram cumpridos, terminou até mesmo antes. Num jogo ruim e resultado que não modifica nada, isso passa, mas fosse numa decisão!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

30 thoughts to “Eita joguinho danado”

  1. O O Sávio recebeu pouquíssimas bolas, embora se deslocasse continuamente. Não vou falar que houve boicote, mas foi quase isso. Tem todo o jeito de craque.

  2. “Que camisa horrorosa esse uniforme número três utilizado ontem. Quando o Galo entrou no gramado, achei que fosse alguma campanha e que os jogadores iriam tirar e por baixo estaria o manto preto e branco”. Eduardo Ávila

    Esse horroroso uniforme negrocinzento (o branco das tradicionais cores alvinegras só aparece como fundo para salientar as propagandas) serve para cobrir (embrulhar) em peladas-treino, tal qual a deste sábado contra o Tombense, horrorosos atletas de futebol negrocinzento (Allanprado Zinho, piG-uga-meu, torre bailarina Réver, anjo Gabriel, Nadhan, Vargonhas, bancário Bueno e cia), hóspedes de Ve-SPA-siano, que sugam $$$ do CAM/4 Rs em troca de passeio em campo.

      1. Boa noite, prezado blogueiro.

        Perdi tempo em assistir à pelada-treino e me assustar com o horroroso uniforme negrocinzento, o escudo em negrume, e notei que Guga e Bueno não estiveram em campo.

        Quis dizer que esse tecido de lúgubre estampa nas camisas presta-se a encobrir atletas parasitas, enganadores no futebol, da estirpe Delivery de Bueno, Guga e cia.

        Saudável e alegre semana a todos nós, sobretudo na quinta-feira colombiana.

  3. Eu não consegui ver nada, absolutamente nada de proveitoso naquela partida. Allan? Eu só vi os costumeiros passes errados. Esse sujeito definitivamente não serve pro Galo.
    Dodô fez a sua pior partida. A propósito, depois que Arana retomou a vaga de titular, nas vezes que Dodô foi acionado, nunca mais foi como nos dias dirigido pelo interino.

  4. Sávio está me fazendo lembrar Marcus Vinícios o “substituto do Rei”.
    Foi só badalação. Acho que nem Milton Neves sabe que fim levou aquele garoto.

    1. GALO ROBERTO DE OLIVEIRA.
      Se me lembro bem, o Marcus Vinicius era muito superior ao Savinho(pelo que vi até agora). Ele jogou e fez vários golaços. Parece que o blindaram em excesso pra não incorrerem na mesma situação do Rei, que lançado muito novo e por ser implacavelmente caçado pelos zagueiros, teve a carreira encurtada.
      Mas, o Savinho, depois de várias chances, não me convenceu e não marcou sequer um gol.

      1. Obrigado, EDSON, por refrescar minha memória em relação a Marcus Vinicius. Uma pena ele não ter deslanchado na carreira. Com certeza o início dele foi muito mais promissor que o do Sávio.
        SAN

  5. Show de horrores!!
    A gente (eu pelo menos) fica torcendo pra ver Sávio e Tardelli terem oportunidade e mostrar o futebol que se espera deles, aí dá aquele desânimo. Os caras simplesmente não souberam aproveitar ou foram mal posicionados, mal treinados…a propósito, eu duvido que aquele amontoado em campo ontem, chegou a treinar durante a semana.
    Nesses jogos sem importância, bem que podia se deixar por conta do interino, mas…isso nunca vai acontecer. Eu é que não vou perder mais o meu precioso tempo pra assistir a jogos do Galo nessas situações.
    Que uniforme horroroso! Me fez lembrar o horroroso time do botafogo.

  6. Era uma oportunidade para os marmanjos reservas mostrarem valor mas quem disse que eles queriam?????

    Jogo fraquíssimo por parte do nosso CAM e pra esquecer, porém, valeu pela passagem para a finalíssima do Mineiro…

    Mais uma final e que o nosso GALO atropele Coelho ou Raposa, simples assim!!!!!

    OBS.: essa camisa cinza é bonita pro torcedor comprar e ter na sua coleção de gaveta mas pro time usar em jogos oficiais, tá com nada!!!!!

  7. Bom dia a todos!
    Ontem não tive o desprazer de ver o “JOGO” depois fui vet os tais melhores momentos,deu calo nas vistas.
    PAULO SILVA,
    Saudações!

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    QUE JOGO FOI ESSE ?? HORROROSO.
    E ESSA CAMISA , QUE HORROR , NINGUÉM SABE QUAL O TIME , POIS SIMPLESMENTE NÃO SE VÊ O ESCUDO.
    QUEM FOI O RESPONSÁVEL POR UMA CAMISA HORRÍVEL DESSA??
    OLHA AÍ NOBRE GURU , SE O SAVINHO É A TAL JÓIA DO GALO , O CRAQUE DA BASE , IMAGINA COMO SERÃO OU OUTROS , NETO , FELIPE , TALISSON , ECHAPORÃ ??
    MEUS DEUS , SE DEPENDERMOS DESSES AÍ PODE FECHAR ESSA BASE , POIS AÍ SÓ TEM BONDE , SÓ PERNA DE PAU.
    QUANDO REVELAREMOS UM CRAQUE ??
    UM TONINHO CEREZO , UM LÔLA , UM PAULO ISIDORO , UM REINALDO ,
    PELO VISTO NEM DAQUI A 50 ANOS.
    QUE BASE HORROROSA ESSA DO GALO.
    HÁ MAIS DE 30 ANOS NÃO REVELA UM ÚNICO CRAQUE.
    TEM QUE MUDAR ABSOLUTAMENTE TUDO NESSA BASE , POIS TUDO LÁ ESTÁ ERRADO.

  9. “Desabafo de um rapaz latino atleticano ,vindo do interior, sobre aquela “partida” de ontem. O narrador do “jogo”, cruzeirense enrustido , que guarda no armário sua escolha clubistica e, tendo recaídas , vai entregando sua preferencia, no final do jogo galo x tombense , pergunta : Quem sairá vitorioso hoje ? Respondo, , no alto de minha indignação : o telespectador , o torcedor e todos que tiveram azar de assistir aquela pelada infernal, aquele rachão de fim de semana , aquela droga, cuja unica torcida era para o apito final do arbitro. Afundado no sofá, mergulhado no tedio daquele jogo, você vê sua atleticanidade posta à prova e se pergunta : não tem nada interessante pra se faze não ? Como um aniversario de criança ou uma reuniao de condomínio ? Um jogo recheado de emoções , onde a torcida estava transbordando de sentimentos (raiva), um jogo recheado de hiorans, marianos, nathans , tardellis e o menino prodigio savinho , jovem foguete úmido que está caminhando a passos largos pra categoria foguete molhado, seguindo os passos de renan ribeiro, tchô, tucho, etc.(passadores de pano. é preciso mexer com os brios do menino). Quinta feira, se Deus quiser, teremos futebol de verdade, como o jogo galo e cerro. Fiz um juramento ontem: não assisto mais campeonato mineiro, exceto finais e classicos.

  10. Bom dia massa! Tento gostar do futebol do Jair(Tento de verdade) todos falam Jair daqui,Jair dali,não dá!sabe jogar não discuto isso,más não gosto(desde que chegou no galo Toma amarelo demais em lances bobos e não dá dinâmica no jogo!Dodô muito bem ontem,bem ágil e rápido(tinha na cabeça q ele era muito lento) errei.Marrony reserva do reserva? Não entendi,até dismotiva o cara,zagueiro e Volante urgente!

  11. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos. Elenco ruim, time “reserva” ruim, jogo ruim. Isso é igual matemática. Não tem erro.

  12. Bom dia,

    O que podemos dizer do jogo para uma definição breve, burocrático.
    É verdade que assisti pela TV, mas minhas observações foram diferentes do redator,
    principalmente sobre o Mariano, falaremos então da dupla da direita no primeiro tempo, simplesmente horrorosa, não sei pontuar que errou mais ou menos passes, Sávio vem me desarmando com relação a pedir jogadores da base no time, que pese seus 17 anos, poderia o técnico dar oportunidade a outros, como Echaporã, até mesmo porque o Sãvio que somados 2020 e 2021 já soma 15 oportunidades em campo, ainda não conseguiu demonstrar nada do que falam e demonstrar nenhuma das expectativas criadas.
    Mariano se redimiu no segundo tempo, será que estava sendo atrapalhado?
    Discordo também dos julgamentos das camisas, sou colecionador das camisas do Galo e digo que o Manto da massa só me agradou enquanto não havia chegado na minha casa, material inapropriado para jogo, muito grosso, barra de palhaço, parecendo saia rodê, sei lá se assim é que se fala, mas afinal, não gostei. Diferentemente da camisa utilizada ontem, pelo menos pela TV estava muito apresentável, gostei muito.
    Quanto ao futebol burocrático, também não gostei das rebatidas de bolas para o centro da área realizadas pelo Matheus Mendes, deve ser insegurança pela titularidade, sei que faz melhor.
    Quanto ao Cuca ainda tenho várias criticas, principalmente sobre as oportunidades, depois do empréstimo injustificável do Tálison, colocar o Bueno no banco no lugar do Micael foi o fim da picada.
    Alan jogou o que se espera dele, e gostei muito do Alan Franco, Sasha também é muito comprometido e o Hyorran também.
    Tardelli tem um passe refinado e muita visão de jogo, se condicionando e pegando ritimo, aliado a isto, não se machucando, será muito útil.
    Dodô que em nenhum jogo comprometeu, ontem também, mas fez seu pior jogo, água com açúcar.
    Apesar do excesso de atacantes julgo que seria interessante ter testado o Felipe Felício apesar de ter retornado ao sub 20.
    Espero por um bom jogo na quinta feira.
    Bom domingo e dias das mães a todas atleticanas e não atleticanas também.

  13. Bom dia amigos do Galo. Ontem vimos mais um Jogo ruim do NOSSO GALO, time apático, preguiçoso, o destaque positivo foi o bom futebol apresentado pelo Mariano.
    Cadê os garotos que estavam se destacando com o Lucas Gonçalves?

  14. Perdi a aposta que fiz e tive que pagar uma lata
    de coca-cola .
    Não adiantou argumentar que o Verdão Matador
    não esteve em campo .
    Enfim …

    Pensei que ontem seria a semi-final do Mineiro ,
    mas o que tivemos foi um jogo festivo no qual o
    time de Tombos comemorou o título do interior
    e convidou o time do Amigos do Tardelli para a
    sua festa .

    De interessante no jogo fomos brindados com
    mais uma coreografia do EX-jogador Réver .

    Como naquele outro gol que tomamos em que
    ele ficou estatelado de quatro no chão , ontem
    foi o momento de vermos a plasticidade desse
    Monstro que nos fez reviver cenas do famoso
    ballet O Lago dos Cisnes .

    Se alguém do Bolshoi for avisado , com toda a
    certeza virá atrás desse grande artista .

    No mais, gerais .

    Ah! , lembrar que na quinta-feira a EVOLUÇÂO
    estará de novo em campo .

    Fiquei sabendo que o Cuca pediu um reforço
    de profissionais nesse quesito e o pessoal foi
    até o Rio e trouxe o Mestre e Sala e a Porta
    Bandeira da famosa Mocidade Independente
    de Padre Miguel para mostrar como se faz .

    EVOLUÇÃO é com eles mesmo .

    Era essa a minha resenha , tão ruim quanto a
    pelada de ontem .

    1. José Eduardo Barata, ótimo dia

      Texto perfeito.
      Para mim o que se salvou foi ver o futebol clássico do lateral esquerdo Dodô, que em minha opinião deveria ser o titular da posição.
      Não dá para aguentar mais o Rever, Mariano, Guga, Allan (ruim de dar do), Tche Tche.
      Eu ainda duvido da capacidade do roedor de unhas fazer alguma coisa.

      1. GALO ROBERTO DE OLIVEIRA.
        Se me lembro bem, o Marcus Vinicius era muito superior ao Savinho(pelo que vi até agora). Ele jogou e fez vários golaços. Parece que o blindaram em excesso pra não incorrerem na mesma situação do Rei, que lançado muito novo e por ser implacavelmente caçado pelos zagueiros, teve a carreira encurtada.
        Mas, o Savinho, depois de várias chances, não me convenceu e não marcou sequer um gol.

    2. Como assim “resenha ruim”? Quanta modéstia, Barata! Só uma ressalva, caso o nobre amigão permita; ao invés de levarmos o ex-Rever para o Bolshoi, levemo-lo para o Grupo Corpo… Morto! Abraços!

  15. bom dia Eduardo e massa. ontem simplesmente foi uma pelada de sábado. que jogo péssimo jogo do galo estavam todos mortos dentro do campo. um time apático e sem vontade nenhuma de jogar bola. bom espero eu que não joga assim na libertadores se não vai ser um saco de pancadas no México. obs.feliz dia das mães a todas mães atleticana e todas mães do mundo. vai galooo.

  16. Eu vi jogadores reservas desinteressados, parecendo treino. Parece que nenhum deles tem vontade de ser titular, colocar dúvidas na cabeça do treinador, e o jogo servia para isto. Exceção feita ao Mariano e Dodô. A gente fica receoso caso precise deles , numa partida de agora para frente.

  17. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. O jogo ontem serviu para mostrar que esse Savinho e mais um Leleu. Se nao joga contra o Tombense vai jogar contra quem ? E o goleiro mostrou claramente que o entusiasmo com o pênalti defendido foi exagerado. A gente fica pedindo chance para a base. As chances aparecem e eles não aproveitam. E o Nathan entra e não tá nem aí com o jogo. Diferentemente do Sasha que pelo menos corre e se empenha. Decepcionante e esse time que jogou ontem ficou devendo, é muito. Esses reservas poderiam mirar no exemplo do NASCHO e entrar em campo com vontade. Comparar a vontade , não o futebol do Savinho é do NASCHO, fica parecendo que o Jogador consagrado é o Savinho e o NASCHO está no início de carreira.

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      releve o Savim , ele SÓ tem 16 anos , opss ,
      quero dizer , fez 17 outro dia .

      Esta é a única fala que cabe pra ele quando
      pega na bola .

      Meudeusdoceu !!!!!

  18. Prezados Ávila, atleticanas r atleticanos!
    Menos do que esperava mas suficiente para nossa classificação A!
    Jogo morno, sem nenhum destaque especial, ao meu juízo. Contra time de terceira divisão, era para termos os três pontos. Oportunidade perdida por jogadores que almejam a titularidade. Apenas satisfatória as atuações de Dodô, Mariano e alguns lampejos do Alan, nada mais do que isto !
    Vamos esperar pela quinta-feira!
    Às mulheres que nos abrilhantam com suas participações e a todas atleticanas, FELIZ DIAS DAS MÃES. Que Deus ilumine, sempre, os seus caminhos!
    Um bom domingo para todos nós à espera de ventos favoráveis que nos levem, novamente, à conquista das libertadores!
    Hoje e Sempre, GALO!

  19. Péssimo jogo. O galo ainda não me convenceu de que ganhará algum título nesta temporada. Com o joguinho de ontem, nem o Mineiro acredito que ele ganhe. Se bobear, leva de balaiada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *