Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É vencer ou vencer

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Os jogadores precisam demonstrar reação. Passar pelo Paraná Clube, antes de encarar e também superar o time do Palmeiras, é essencial para retomar a confiança do Torcedor. Não podemos mais admitir vacilos, como nas três últimas partidas, quando poderíamos ter vencido. Hoje, é vencer ou vencer! Embora o placar mínimo nos favoreça, a Torcida exige vitória com convencimento e sem sofrimento. Vale dizer, com dois ou mais gols de diferença. Superando esse obstáculo, nosso foco será direcionado ao Campeonato Brasileiro.

 

Duas assombrações do ano passado reapareceram. Cazares e Otero foram convocados para as seleções do Equador e da Venezuela, respectivamente, e Adilson vai para o Departamento Médico, sem previsão de retorno. Vai fazer companhia para Luan. Sai fora, bruxa! Não bastasse o gosto amargo de gols adversários numa sequência de partidas, agora essas convocações e contusões.

Crédito: Bruno Cantini/Atlético

Muitos Atleticanos, eu me incluo, preferem nossos jogadores atuando pelo Galo em detrimento de servir à Seleção Brasileira. Quando voltam, os caras não repetem as atuações e retornam contundidos. É desaforo ceder atleta à CBF, instituição que sempre sacaneou com o Galo. Infelizmente, os clubes são obrigados a liberar os jogadores. Um clube profissional, como o Galo, envolvido em seis competições na temporada, é obrigado a ter 35 atletas profissionais, no mínimo.

Nossa equipe continua sendo estruturada e alguns agravantes pesam. Marlone e Valdívia não podem atuar pela Copa Brasil, uma vez que já jogaram com as camisas de seus times anteriores. Na Libertadores, 30 jogadores foram inscritos e só podemos trocar três quando a competição der prosseguimento.

O jeito é ir para cima do Paraná Clube com o que temos. Esperamos comprometimento dos jogadores com o Torcedor e entrega em campo. A classificação hoje provocaria uma boa trégua na nossa agonia. Com o Palmeiras, próximo adversário do Galo, a situação está embaraçada também. É mesmo uma decisão a cada partida. Que os erros recentes sejam corrigidos e a Torcida volte a acreditar no time Atleticano. Vencer, vencer, vencer, esse é o nosso ideal.

Na fanpage do blog, compartilho o vídeo com minha participação no programa 88, da TV Galo Premiere. Confira aqui. Aproveito para fazer um convite. Daqui a pouco, das 11:30 até 13:30, estarei ao lado do Rei e do Caixa, autografando o livro infantil sobre a história do nosso ídolo Reinaldo, de minha autoria e de seu filho Philipe. Será no andar térreo da Assembléia Legislativa de Minas Gerais, na Galeria de Artes. Te espero!

74 thoughts to “É vencer ou vencer”

  1. sei não viu, acho que o Galo hoje vai começar perdendo de 1 a 0 e virando para 4 x 1

    Aqui é Galo…………

    Galooooooooooooooooooooooooooooooooo………………………………….

  2. Obrigado, Denilson Galo!
    Bom ouvir isto porque foi difícil demais construir este raciocínio: pensar na derrota num momento decisivo, ao mesmo tempo tocando num ponto que tem muitos doidinhos pra ele acontecer: a saída do técnico. E se eu estiver errado, dizendo bobagem, publicando besteira? A gente pensa tudo isto, ninguém é dono da verdade. O melhor dos mundos, Denilson, seria a gente vencer tudo, de ponta a cabeça… Mas como isto não acontece, quando vem as derrotas todos nós, todos, todos, de cabeça quente, queremos a instalação da pena de morte na Cidade do Galo. Quem segura nosso ímpeto? Mas é preciso que ele seja segurado…
    Abraço, amigo. Saudações. Vamos rachar eles no meio. Assim a gente resolve esta questão e ficamos todos numa boa amanhã pra torcer pro Índio Condá!

  3. Gente, eu quero ver outro Brasileiro, alguém por favor me anime, só vejo gente pensando em time alternativo nele. A vantagem de ganhar outra Libertadores é que teremos o mesmo número das meninas, com a vantagem de ser neste século, quando a competição ficou mais forte por ter mais brasileiros e argentinos. Que venham os 5 títulos (Copa do Brasil, Brasileiro, Primeira Liga, Libertadores e Mundial), eu continuo acreditando até o fim. Estarei hoje no Indepa e quero voltar rouco de tanto comemorar gols. Até parece que pra nós não é sempre sofrido, mas como estou com saudade de uma goleada convincente em jogo importante (as de 5 naquele Sport Boys não valem neste caso). Estarei no portão 3. Abraços, amigalos!!! Gostei desta expressão do nosso guru.

  4. Se não classificar, hoje, adeus Róger. pelo menos teremos esta boa notícia. Não gosto do Levi , mas, gostaria de vê-lo para colocar Fred, Robinho, Felipe Santana e Fábio Santos, no banco. Jogador sem raça, não combina como Galo.

  5. Boa tarde Eduardo e amiGalos. A ausência de Carioca e Adilson hoje era o que me preocupava já há alguns dias. Com esse esquema, Carioca e Adilson são os mais sobrecarregados, cobrindo subidas de M. Rocha, F. Santos e Elias, naturalmente o desgaste ou lesões viriam. E naturalmente uma queda de rendimento dessa trinca do meio, viria deixar a zaga vulnerável, tanto é que tomamos muitos gols nos últimos jogos.
    Agora temos que contar com uma noite inspirada do Yago. Mas que sirva de lição para o restante da temporada. Se o Roger pretende manter o esquema com 3 volantes, embora o Elias esteja atuando mais como um meia direita do que volante, a diretoria precisa trazer mais um jogador além do R. Bernardo para qualificar o setor.

    Espero também que o Roger aceite que o esquema 4-1-4-1 não vai dar certo com Robinho e Fred de titulares. Pode até funcionar contra time fracos, dentro de casa, mas fora de casa dificilmente vai dar certo. A chegada do Valdívia foi ótima para que o Cazares tenha uma sombra. Chegando mais um zagueiro e um volante (além do R. Bernardo) teremos grupo pra disputar as 3 competições. Caso contrário, é focar no mata-mata e usar time alternativo no Brasileiro, pra não ficar sem nenhum título esse ano.

    Hoje a parada é dura, mas acho que o Galo vence. Com dificuldades, mas vence. Fred tá precisando voltar a marcar, que seja hoje! Vamo Galo!!!!

    1. Não entendi nada irmão, mais acredito que vai doer mais em vc se ganharmos e seguirmos em frente, sem molecagem e com muito futebol…

  6. Como estamos com problemas de contusão no meio campo hoje, será que não seria hora de experimentar o Gabriel de volante, colocando o Erazo na zaga? E pelo amor de Deus, vamos parar de fazer nome de jogadores comuns como o biteco. O Galo é mestre nesta arte. Estarei lá pra ver e torcer.

  7. Bom dia a todos (cornetas e iludidos – eu sou desse último grupo). Espero de verdade que sejamos todos Galo. Momento difícil, os 3 últimos resultados ainda pesam e fazem esquecer os bons momentos de futebol que o time apresentou. Concordo com a opinião geral que hoje é decisivo para o time: precisamos de uma vitória para começar a devolver a confiança da torcida e seu apoio, que, penso eu, são fundamentais para os resultados em campo (não que esse apoio sozinho resolva toda a equação complicada que é uma partida de futebol). Infelizmente, será uma partida encardida, com o time do Paraná no ferrolho, buscando contra-ataques. Torço por um 1×0 ou por 2×1, estará de bom tamanho. O adversário de hoje (apesar de inferior tecnicamente) joga o jogo de suas vidas. Precisamos vencer, mesmo não jogando tão bem. Espero mesmo um jogo feio, mas com vitória do Galo. Infelizmente, não moro em BH, mas queria muito estar aí para ir no estádio, gritar e apoiar o time. Respeito quem discorda (mas não respeito quem parece ter prazer com a fase ruim do time), mas pra mim vaias só tem lugar depois do jogo, e somente se o time não jogou com raça. Então, se alguém for ao Indepa hoje, leva esse espírito de apoio, união e torcida a favor. Você estará representando milhares de atleticanos como eu espalhados pelo Brasil e pelo Mundo: Aqui é Galo!!!

  8. Para quem achava que não precisávamos de um Valdívia, é só olhar…
    Machucou o RAFAEL CARIOCA E O ADILSON…
    Quem irá substitui-los? O time terá o mesmo desempenho?

  9. Milton Mendes chegou no Vasco, colocou treinos e dois períodos, barrou Nenê e Rodrigo (estes foi embora) provocou chiadeira de Luiz Fabiano, bancado pela diretoria mostrou comando, resultado o Vasco está com 6 pontos no brasileirão. E ainda em uma briga de Nenê com um jovem jogador durante o primeiro tempo de um jogo, no intervalo falou “a briga acabou no vestiário, porque aqui tem comando”, claro o ex. dono do time (Nenê) ficou calado.
    Roger é um bom treinador, mas, parece que falta comando, não pode Robinho e Fred ficarem tão apáticos durante o jogo,bem como Elias fingir que está marcando. O time está sem vontade. Tem que barrar jogadores, o comandante tem que se impor e cobrar, se não os resultados não vão aparecer. Todos tem que doar um pouco, inclusive os atacantes tem dar o primeiro combate, coisa que Robinho e Fred não fazem. Quando o adversário está com a bola, temos menos 2 em campo. Vamos exigir raça Roger.

  10. Se não levar gol o GALO classifica. O ataque, mesmo perdendo várias oportunidades, coloca a bola pra dentro. também acho que não é hora de “inventar a roda” e nem dar passe de calcanhar. Se jogar sério no horto, sem descuido nenhum, o GALÃO passa de fase. Que Deus ilumine esses laterais e o meio de campo!!!!!!!!!!! Amém!!!!!!!!!!!!!!

  11. O que não dá para aceitar neste brasileirão, é perder ponto em casa. Isso é inadmissível.
    Outra coisa é achar que o adversário é fraco, que basta ir tocando a bola que uma hora ela entra no gol e nós ganhamos a partida. No futebol de hoje, isso não existe. Temos que respeitar todo time, jogar sério, com espirito de muita luta.
    Essa coisa de frouxidão, não pertence ao DNA do Galo. Ou jogamos com raça, com gana de ganhar, ou não vamos chegar a lugar nenhum.
    Galo, veja sua história, assumam vocês jogadores o verdadeiro espirito Atleticano.
    O que somos, está tudo escrito em nosso hino.
    Assumam!!!
    Prá cima deles Galooooooooooooooooooooooooooooooooooo…

  12. Minha vontade era a de não opinar hoje… Ora, então não opine. Porque que vai opinar? Você acha que a gente não dorme sem comentário seu? Não. Não é isso. Se eu não participar me sinto Pôncio Pilatos, e se sentir Pôncio Pilatos é foda, né?
    Mas às vezes o que a gente tem pra falar é tão embaçado que desconcerta até mesmo quem fala… Mas eu preciso falar e preciso me fazer entender e, se possível, todo mundo concordar comigo…
    Vamos lá. Hoje é uma encruzilhada. É vencer ou cair. Acho que vamos passar até mesmo com facilidade, minha intuição diz isso, a intuição de cada um de nós diz isso, afinal caiu no horto tá morto e aqui é Galo!
    Não quero falar uma palavra para o caso de a gente ganhar. Preciso dizer, está na hora de dizer, trezentas palavras para o caso de uma derrota… toc toc toc…
    Mas por que este cara tá falando em derrota? Estou falando porque como todos e cada um eu não acredito em bruxas. Mas elas existem. E só posso falar agora, porque depois eu não quero nem pensar no que eu falei, porque o que eu vou falar é lógica e com cabeça quente não tem lugar pra lógica…
    Então, na terrível hipótese de vir a ser preciso, vamos refletir dentro da lógica agora que nossas cabeças permitem…
    Se acontecer uma eliminação, pelo Amor de Deus, não vamos enfiar pés pelas mãos e pedir troca de comando técnico!!!
    O que que este cara é do Roger? O mesmo que você: um ilustre desconhecido. Não me interessa exatamente o Roger. Interessa o Atlético a estas alturas, apenas porque foi eliminado da CB, trocar de treinador.
    APENAS?!… Apenas. O Galo contratou o Roger pra ele ganhar a CB? Não.
    Um Time não vai a lugar nenhum trocando de técnico a toda hora, a cada eliminação. Isto não sou eu quem diz: isto é fato. Estamos no terreno da lógica, temos prazo até as nove da noite para perambular à solta… Maria Treme Treme tá ruim com Mimimi. E sem ele logo nesta quinta após uma eliminação diante do Condá? Seria divertido demais para nós. Vamos para o Maracanã. Lá a conta fecha exatinha: um treinador de trabalho sério, respeitado, vai se danar. Ou não vai conseguir reverter ou vai perder a vantagem obtida no primeiro jogo. Nós de cá, cabeça fria, torcendo sempre contra qualquer um dos dois, Gremio Racista e FlorC: o que seria menos danoso? Resposta nossa que a podemos dar de cabeça fria: manutenção do trabalho iniciado, no Grêmio como o nosso já com um título, no Flor também que o campeonato mais charmoso do Brasil tem aquela história de Taça Guanabara… Estão acompanhando meu desesperado raciocínio?
    Não vamos perder! Mas que as bruxas existem, existem: e se elas resolverem voar até o Horto esta noite, precisamos ter cabeça no lugar. O trabalho do Roger precisa seguir para o ano que vem. Assim como o do Levir devia ter seguido em 16. E eu não estou falando baseado em fracassos em 16. Estou falando com a voz da lógica, porque quando foi demitido eu acenei concordante com a cabeça, tava de saco cheio… Mas o nosso saco e o do presidente não podem contar nestas horas: o Atlético SEMPRE vai precisar de continuidade. Vou terminar porque eu mesmo já tou ficando cansado… Lembremos apenas um nome até o final de 18, salvo se o Roger resolver nos abandonar como o Cuca fez. Mas se ele fizer terá sido porque a gente foi parar em Dubai… Em Dubai tudo é permitido.
    O nome que precisamos recitar sempre conosco à noite na hora de dormir logo depois de Jesus Cristo é… Sir Alex Ferguson.
    Fui claro, moçada!
    Galo dá um trabalho pra gente! Eh Galo!
    Saudações Atleticanas e vamos pras Quartas (de finais, as do Gular já foram)

    1. Pra variar, Bispo, tu acerta todas no teus comentários (ao menos pra mim). Faço como o Fred, deixa eu engraxar sua chuteira rsrsrs. Galoooo!!!

  13. Bom Dia Ávila e Massa Atleticana,
    Meu amigalo Eduardo e demais amigalos e amigalas desta nossa “blogosfera” galista, começo este texto dizendo que, nem muito disto, nem muito daquilo, o time ainda está em construção tática e conjunto/ entrosamento. Não podemos é achar que é o apocalipse as derrotas e nem que é o paraíso nas vitórias, mas sim manter o equilíbrio e bom senso, o galo tem um bom time e plantel!?…Sim!, porém temos de saber usá-lo a nosso favor, esta é a função do Roger, extrair o melhor dos nossos jogadores e elenco à disposição.
    A situação do Carioca não me incomoda, pelo contrário, penso que é como um reforço, caiu como luva o corte deste jogador, morno e sem vibração, sem o espírito de luta do galo. Farei algumas ponderações e conto com a ajuda de vocês, ok!?…penso que o Atlético, com pequenas mudanças internas e estratégicas, pode voltar ao prumo e crescer novamente. As ponderações são as seguintes:
    1- Testar o Danilo na esquerda, foi contratado como lateral esquerdo, então, porque não dar uma chance à ele na esquerda!?…o Roger está “queimando” ele, o escalando para jogar no meio e o F. Santos não vive um bom momento no time;
    2- O Erazzo está recuperado e as informações é que ele está treinamdo bem, assim vejo que para este jogo contra o Paraná, a zaga poderia ser Erazzo e F. Santana;
    3- Com esta dupla de zaga, liberaria o Gabriel para exercer a volância na função do Adílson, entraria com o Ralph na função do Carioca, o menino joga fácil, tem bom passe e tem o sangue no olho, a “raça” que falta ao R. Carioca e o Elias continuaria a exercer a função que vem fazendo;
    4- Como mencionei acima, Danilo titular já nesta partida;
    5- Entrar com o R. Moura ao lado do Fred e com mais tempo para jogar, na maioria das vezes substitui o Fred e entra faltando entre 5 à 10 min, para acabar o jogo;
    6- Nas substituições para a próxima fase da liberta, quando o Maicosuel for entrar, que entre no lugar de alguém da frente, pois ao entrar no lugar do Adílson, o time fica com menos dois jogadores em campo, perdemos a pegada no meio e o Maicosuel não consegue segurar uma bola e criar uma chance real de “perigo” de gol, para o galo;
    7- A tendência é melhorar no brasileirão, pois com o Valdívia ganharemos mais qualidade, no passe e nas finalizações, ele chuta muito bem;
    8- Com a chegada do R. Bernardo, se ele for aproveitado na zaga, precisaremos de mais um volante, do contrário, se o Roger aproveitá-lo na volância, precisaremos de mais dois zagueiros.
    Estas são minhas ponderações, coisas simples, que podem resolver 80% dos problemas do time, os outros 20% é aguardar as contratações que ainda necessitamos. Hoje, tô com pressentimento de 3×1 para o galão da massa. Vamos Gaaaallllllloooooooô!. #HonramosonomedeMinasnocenárioesportivoMundial!.

  14. Se o Fred estiver mal, espero que Rafael Moura entre no lugar dele, não ao lado. Já que o Carioca está fora (ainda bem), espero que Ralph seja escalado em vez de Yago. Leonan ou Danilo também podiam entrar jogando no lugar do péssimo Fábio Santos. Mas RM não é de surpreender. É medroso!

  15. Vamos com calma com o andor que o Santo é de barro!

    Vencer hoje mais do que obrigação é necessidade!
    Lógico que o torcedor sempre deseja vencer e convencer!
    Mas dadas as circunstâncias, os últimos resultados, 1a0 pra mim é goleada!
    A gente já deveria estar calejado!
    São justamente nos momentos que pensamos que o time precisa de uma vitória convincente é que a coisa se complica! Sejamos humildes! E que o time jogue antes de tudo, com muita raça!
    Não importa se vai jogar feio! Eu quero é raça! E a vitória!

  16. Oi Eduardo e Amigos, bom dia!
    Hoje é um jogo com a marca registrada do Galo: SOFRIMENTO.
    Quanto à sua teoria, Paulo Silva, concordo. A perda de títulos passa bem por aí.
    Não sei que síndrome é essa. Passam anos pós anos e não conseguimos consertar essas duas deficiências que nos tiram os títulos:
    – Fraco desempenho FORA DE CASA;
    – Defesa MUITO VAZADA.
    Já comentei aqui em outras vezes, que sempre saímos atrás no placar, mesmo antes do jogo começar; ou seja o Paraná já está ganhando o jogo de mínimo de 1 x 0. Tomara que minha teoria esteja errada.
    Apesar de tudo, é continuar acreditando e torcendo por um resultado com placar elástico para evitar mais uma noite com Rivotril na cabeça.
    Eduardo, boa sorte no lançamento de hoje. Sucesso!

  17. Bom dia Eduardo e amigos ATLETICANOS. Temos que vencer e vamos vencer de preferência de goleada para levantar o astral dos jogadores e torcida. No mais é aguardar a hora e vermos uma boa exibição do time todo. Abraços e AQUI É SÓ GALO.

  18. É obrigação ganhar e ganhar bem. Importante marcar um gol rápido para abrir o time rival . E não se desconcentrar em nenhum momento . É jogar simples, não inventar e ter calma pra finalizar . E esquecer árbitro , não adianta reclamar. Hoje é divisor de águas ….

  19. Gosto muito da copa do Brasil, especialmente por termos sido campeões na única decisão nacional entre dois mineiros. Fomos campeões as Marias irão ouvir isso para o resto da história.
    Rafael Carioca não joga e isso é uma excelente notícia
    Adilson não joga e isso é uma notícia ruim
    Se o Galo passar (claro que estarei torcendo por isso) espero que o Carioca não volte ao time, boa sorte ao garoto Yago.
    E o Léo Silva e Luan, porque não temos notícias do retorno de ambos ?
    Se acontecer um desastre essa noite, coisa que não é impossível baseado nas últimas 3 atuações, a única possível notícia boa seria a demissão do “estagiário estudioso” que o Nepomuceno resolveu chamar de treinador no Galo

  20. Quando o resultado alcançado por nós é inferior ao que esperávamos, a nossa frustração pós jogo costuma ser proporcional ao nosso excesso de expectativa (arrogância?) pré jogo.

    Do outro lado também haverá 11 jogadores que possuem dignidade e vão jogar tudo o que podem para nos vencer. Argumentar sobre orçamentos de cada clube no futebol seria matar qualquer esperança de um time brasileiro voltar a ganhar um mundial. Eu acredito que poderemos vencer um dia o mundial, apesar de nosso orçamento ser infinitamente inferior aos times europeus, pois no futebol ninguém vence na véspera e o orçamento de cada time não entra no campo.

    Transportando esse raciocínio para nossa realidade atual, também não ganhamos na véspera e o salário de nossos jogadores não entra em campo. Meu objetivo para o jogo de hoje é vencer e classificar. Pode ser de 1 x 0. Pode ser sofrido (como costuma ser). Não espero goleada. Se vier é consequência, não obrigação.

    Quando a nossa torcida voltar a ter aquela humildade que sempre nos caracterizou, talvez tenhamos mais sorte também. O jogo vai ser duro, difícil (ok, podemos torná-lo mais fácil se tivermos competência e se o adversário facilitar) e temos que estar concentrados e focados em CLASSIFICAR. Dar show deixa para os artistas do teatro. Aqui é GALO, porra!

    1. Tô contigo, Jorge! 1 a 0 pra mim tá de bom tamanho. Campo não é lugar de espetáculo e pagar ingresso não dá direito a vitória. Peço que os cornetas (derrotados por natureza) fiquem em suas casas, sentados no sofá. Campo é lugar de quem tem culhões, de quem não vaia, de quem apoia e grita mais alto se o time estiver perdendo ou jogando mal. Vamos (a verdadeira Massa, não essa cambada de menino criado por vó que assola as redes sociais hoje em dia) ir ao campo ajudar o GALO a vencer e não assistir o GALO vencer. Acredito na classificação, acredito na Diretoria, acredito nos jogadores e acredito muito no Roger. Vamos que vamos. SAN

    2. Falou e disse Jorge19!
      Futebol é jogado e lambari é pescado!
      Eu quero é raça!
      Pode jogar feio, pode ser sofrido, não importa!
      Chega de soberba! Todo jogo está valendo! E o que importa é vencer!
      Desde que vença, e jogando com raça, 1a0 é goleada!

      Vamos Galo!

  21. Agora quero ver se o Roger é mesmo um grande técnico, se for bom mesmo hoje o GALO apresenta um futebol convincente mesmo com os desfalques e aí nós veremos a escalação com as mudanças necessárias. Senão apresentar um bom futebol será preocupante. Penso da seguinte maneira, classificando hoje meio caminho andado na CB, para recuperar-se no Brasileiro terá de vencer as duas próximas partidas se assim for, creio que podemos voltar a sonhar com o Brasileiro desse ano. Não desisto, apesar de ter ficado desconfiado depois da última partida, mas agora ja estou revigorado e pronto pra essa batalha espero sem sofrimento. Faz essa massa feliz GALO. Saudações Alvinegras.

  22. O grande erro esta dentro de campo, jogadores correndo errado e desconcentrados na volta do intervalo, isso e estilo do Cazares sempre desligado, erramos contra a ponte com o valante Adilson marcando errado. Roger tem que botar a mão na ferida e cobrar mais comprometimento em campo, respeito ao adversário, humildade e manter o foco, eu acredito no elenco e na comissão técnica, com a força da massa venceremos.

  23. Bom dia Eduardo e amigos. Como diz a música da Ludmilla…” É Hoje”….hoje não é só a vitória é classificação em jogo, é também a moral e a confiança do time é de nós torcedores. Lembro que amo passado o Galo ganhou do Palmeiras lá jogando desfalcado…mas vamos por partes hoje é Paraná e diria que é obrigação ganhar e bem…mas voltando a um comentário de um colega aqui que disse que a maioria da torcida prefere o Brasileiro que a Libertadores, eu me excluo dessa maioria porque a importância da libertadores é infinitamente maior por vários motivos é lembrando que Brasileiro tem todo ano mas libertadores só os melhores a disputam e nem todo ano você está entre os melhores embora o Galo vem se afirmando como uma excessão. Mas finalizando que hoje possamos sair da condição de fagulha que acende e apaga para se tornar de vez uma de vez uma fogueira sem limites. É Hoje Galo.

  24. Bom dia Eduardo! Hoje temos uma pedreira pela frente! Um time chato que vai vir com o ferrolho armado pro Horto! E as notícias sobre a escalação não são boas, Adilson e Carioca fora. Essas ausências obrigam o Roger a utilizar aquele mesmo esquema que não estava dando certo no início do ano. A minha esperança é que com um esquema mais ofensivo hoje aquele espírito do Galo Doido retorne! Se o time de lá der brecha podemos golear, mas se o Galo vacilar sai eliminado do Horto. Jogo duro, mas acredito num 3×1 do Galão!

    1. Fala Hermano, boa tarde! Realmente, parada dura hoje! Precisamos muito que quem estiver no Indepa hoje tenha paciência e entenda que não é fácil furar retrancas. Apoio é fundamental! Pelo menos o Carioca não estará em campo pra ser ridiculamente vaiado por alguns “torcedores”.

      Sobre a ausência de Carioca e Adilson… eu seria mais ousado, o Roger eu não sei, mas eu entraria com 3 zagueiros hoje. Na verdade com Gabriel fazendo o líbero. Victor, M. Rocha, F. Santana, Gabriel, Erazo, F. Santos, Yago, Elias, Cazares, Robinho e Fred. 352, com o M. Rocha apoiando bem e o Elias sem subir tanto. Mas vamos ver o que o Roger irá arrumar hoje. Seja o que for, que dê tudo certo! Vamo Galooo! Saudações

      1. Fala Daniel! Gosto muito do esquema de 3 zagueiros, mas continuo achando que ainda não temos peças suficientes. Ontem vi que até o Jesiel está machucado. Estamos com Erazo e Rodrigão no banco. E o caso do Erazo é estranho, acho que o problema dele é crônico. Enfim, ou contrata algum zagueiro ou utiliza o Roger Bernardo, mas penso que ele vem pra ser volante. Difícil é achar um zagueiro no mercado, eu não vejo um disponível.
        Abraço!

        1. Pois é, jogar com Erazo seria um tipo de operação tapa buraco. Porque o ideal é ter 3 zagueiros top. Leo Silva, F. Santana e Gabriel poderia até ser uma boa tentativa…
          Mas você tem razão, contratação disponível no mercado (que esteja dentro do orçamento) tá difícil, o resto é só aposta. Abraço!

  25. Roger e seus comandados estavam desacreditados, com um início de temporada muito abaixo do esperado. Bastou o Galão ser campeão em cima das marias e ter jogado com sobras no empate que poderia facilmente ser vitória em cima das carniças no maraca cheio, que nós voltamos a acreditar, achando que o Galão tinha encontrado seu futebol e que os badalados jogadores estavam finalmente fazendo jus aos seus mega salários. Daí vem aquela derrota amarga pras tricoletes em pleno horto, somada à derrota contra um time de série B pela CB e pra completar, aquele empate com a macaca, onde os jogadores mostraram total falta de comprometimento e desrespeito ao apoio da Massa. Agora que eles se virem e atropelem o Paraná hoje, e que no domingo vençam a porcada, e olha que seria normal perder pro imponente alviverde jogando ao lado de sua torcida. Caso contrário, duvido até da permanência de RM.

  26. Bom dia Galo doidos!!!
    Hoje é dia de apoio incondicional!!! Em busca da vitória e da classificação.
    PRA CIMA DELES GALOOOO!!!

  27. O que me deixa indignado, quando Atlético, toma gols. É a passividade dos jogadores envolvidos no lance. Veja os gols contra a ponte preta. O Adilson fica olhando o lance se desenrolar e não faz a cobertura das laterais. Virá as costas para ao lance, quando é batida alguma falta ou chutes de media distância, é comum entre os jogadores. Nem em peladas, se admite isso. Imagine em futebol profissional? Se não tem coragem de jogar a vera, pede pra sair e dar chance para um jogador mais “corajoso” . Ca…@!#!

  28. SAUDAÇÕES ALVINEGRAS. Tenho que discordar dessa vez com você Eduardo. Pedir classificação sem sofrimento para o Galo é o mesmo que pedir uma missa a hora da comunhão. Não tem como. Um está intrinsecamente ligado ao outro. Vamos passar com fé em Deus. Mas se não for sofrido não é Galo. Simples assim.

  29. Concordo com Paulo Silva e venho falando isto aqui constantemente. Plantel mescla idosos(Fred, Robinho, Vitor, Silva, Santos) jogadores inconsistentes (Cazares, Otero, Carioca, Gabriel) com verdadeiros perebas (Santana, Erazo, Carlos Eduardo, Danilo) e jogadores com problemas físicos (Luan e agora Poko Pika kkkkkk). Sem contar uma fornada de jogadores da base de doer as vistas. Além disto o fantasma das contusões apareceu agora. Infelizmente perdi as esperanças. Agora é só esperar as explicações amanhã.

    1. Carlos Lima,
      Você foi bastante profundo e digamos crítico!
      Concordo em partes com sua análise do elenco!
      Temos um bom elenco, mas de longe, bem de longe um dos melhores!
      Se pensar que queremos disputar todos os títulos, realmente, não passaremos nem perto!
      Eu ainda não perdi as esperanças!
      Apesar das lacunas no elenco, se a Diretoria trouxer reforços podemos ter mais chances (mas isso acho que não vai acontecer, acho que paramos no Valdívia).
      Ou então teremos que priorizar as competições, neste caso, acho que seria Copa do Brasil e Libertadores, 15 jogos no total, com esse elenco, dá pra chegar. Já o Brasileiro, mais 35 jogos, com esse elenco, é melhor deixar em segundo plano, pensamos justamente em poupar o limitado e velho elenco para os outros 15 jogos que são decisivos!

    2. Amanhã quando estivermos aqui comentando a classificação, por favor não apareça, aliás claro que não vai aparecer, só aparece quando empata ou perde, isso não é CORNETA é MARIA.

    3. Calma, Carlos, calma. Amanhã estaremos comemorando apesar do susto. Não será moleza hoje, mas, quando o Galo teve moleza? Um abraço.

  30. Caro Paulo, também não acho que o elenco do Galo é o melhor do Brasil, porém não chegamos a ser limitadíssimos. Enfim, temos que ser exigentes, pois o Galo hoje é um clube estruturado. Estrutura e planejamento trazem resultados concretos; sempre. Portanto, é certo exigirmos sempre mais da nossa diretoria. Finalizando, assino embaixo da sua análise final. 11 empates e 5 derrotas, somadas às vitórias dentro e fora de casa e a taça é nossa. Difícil? De forma alguma.

  31. Não pude ver a reportagem no domingo e vi agora. Parabéns, Eduardo! Você tem razão, essa nossa dificuldade de explicar o que é ser atleticano é porque é uma experiência única, indescritível. Só quem é, sabe entender, embora não tenha palavras para exprimir. Um abraço.

  32. Comentários precisos e objetivos , a começar do título “vencer ou vencer”, escreve o nobre blogueiro o que vemos e sentimos no atual momento e nossas expectativas. Só acrescentaria um adendo , direcionado à diretoria , ao departamento de futebol ; novamente faltou um planejamento sobre atletas disputar tal competição , eram sabedores deste fato , novamente agiram no improviso.
    Quando voce diz que muitos atleticanos não gostam que nossos jogadores sirvam à seleção , voce está sendo, no mínimo, modesto. Convivo com centenas de atleticanos e é unanimidade a revolta de todos com esta malfadada entidade , que prejudica os clubes de todas as formas possíveis e é boa somente para os dois do eixo , que todo mundo sabe quem são.
    O sentimento que sentimos desta nociva entidade é de ódio e pavor e a cada falcatrua , cada manobra escusa este ódio aumenta.
    A partida de hoje , na minha humilde opinião de torcedor atleticano , será, sim, um divisor de águas para comissão técnica e jogadores. Um resultado ruim, uma desclassificação prematura não será digerida, tolerada de forma alguma. E , como bem salientou, voce, Eduardo , tem que ser convincente e com muitos gols , eu sei que isto ocorrerá , pois se tem um time que somente joga sobre pressão , este time é o nosso. Fora dos nossos domínios , é somente errar gols feitos e dormir em campo. Este fred só joga em casa , com torcida. Anotem e depois me cobrem

  33. As vitórias só aparecerão depois que os jogadores encararem todos os jogos, independente do adversário, como decisões e jogarem com RAÇA e VONTADE, pois muitos jogadores tem mostrado falta durante os jogos. Tem time muito pior do que o Galo conseguindo vitórias porque jogam com extrema raça e não aceitam a derrota de jeito nenhum!!!

  34. Bom dia, xará, sempre preciso nos seus posts. Não há outra opção senão vencer, e de preferência jogando bem, sem sufoco. Há uma crise doida p/ se instalar no Galo, e não falta fogo amigo p/ atiçá-la. Mas os verdadeiros responsáveis estão dentro do campo e no banco. Que honrem a camisa que envergam e a torcida que os apóia. Esta faz e fará novamente sua parte, disso não tenho dúvidas. Quanto as baixas, há gente suficiente p/ repô-las, em que se pese não serem do mesmo nível, é inadmissível algo diferente da classificação selada hoje. Vamos para o jogo, não é a primeira vez que este grupo será posto a prova, que respondam da única maneira aceitável.

  35. Caro Eduardo e atleticanos de verdade, como atleticano de verdade que sou continuo acreditando o Galo e não abandono o time… Pra cima deles Galoooooooooooooooooooooo!!!!!!!!!!!!!!

  36. Sobre ser campeão brasileiro eu tenho uma teoria que gostaria de compartilhar com os amiblogs e ver se a gente chega a alguma conclusão. Eu penso que o Galo só conseguirá ser campeão brasileiro no ano em ele conseguir vencer essa síndrome que o atormenta e diminui suas chances de título todos os anos: 1 – Vencer os times gaúchos lá no RS; 2 – Vencer os times catarinenses lá em SC; 3 – Vencer os times paranaenses lá no PR; 4 – Vencer os times baianos lá na BA; 5 – Vencer os times pernambucanos lá em PE; 6 – Vencer os times goianos lá em GO. Contra times paulistas e cariocas a média do Galo é boa. Contra esses aí enumerados é que ele sempre dança. Pois bem, neste ano as coisas parecem ligeiramente mais fáceis para o Galo por que no RS só tem o Grêmio e em 1971 o Galo foi campeão empatando com o Grêmio lá, além de ter vencido o Inter por 4×1, lá. Em SC tem a Chapecoense e o Avaí, porém, o Avaí é freguês do Galo lá talvez por causa da cor da sua camisa. No PR as coisas continuam bravas como sempre, mas, se quiser ser campeão tem que melhorar, pois, no ano passado deixamos 5 pontos lá. Na BA neste ano teremos que ir duas vezes e também não somos bem vindos por lá e sempre deixamos pontos importantes. Em PE nem precisa dizer nada, apesar de só ter o Sport. Eu não me lembro de muitas vitórias nossas por lá. Eu nunca vi o Diego Souza jogar contra nenhum outro time como ele joga contra o Galo. Parece que vencer o Galo para ele é entrar no paraíso. E em GO, neste ano estamos mais tranquilos por que não tem o Goiás e o Atlético genérico de lá é freguês. Eu fico pensando aqui com meus botões e concluí que os pontos que o Galo deixa nesses lugares, todos os anos são exatamente aqueles que ficam faltando no final do campeonato. E os times que são campeões vencem a maioria dos jogos que fazem nesses lugares, incluindo aí as marias. Portanto, o Galo não é campeão por causa dessa síndrome de jogar contra esses times. Ah! Tem mais. Não pode perder para times na zona de rebaixamento como acontece todos os anos e nem perder pontos dentro de casa como vem acontecendo. Dito isto, deixo por conta dos amiblogs exporem suas opiniões sobre essa teoria que não é tão teórica por ser baseada em fatos. É isto, Galo doido, para ser campeão tem que ganhar de qualquer um em qualquer lugar e você já perdeu 5 pontinhos em casa. E nem precisa ganhar todas. Perdendo sete e empatando dez, você será campeão com recorde de pontos ganhos.

      1. Boa tarde Tiago. Não sei onde está tal simplicidade. No meu texto é que não está. Talvez esteja na sua forma de ler e entender o que está escrito. Mas, concordo com você. Se vencermos todas a partir de agora seremos campeões, o que não é simples e nem impossível.

    1. Bom dia Paulo Silva! Sua percepção sobre a deficiência do Galo fora de casa é perfeita! Como você demonstrou, contra times menores e fora do eixo Rio-SP ainda deixamos mais pontos pra trás. Eu já desanimei do Brasileiro este ano por isso. Um time que historicamente joga tão mal fora de casa, não poderia ter perdido 5 pontos no Horto como já aconteceu. E digo mais, nunca um clube brasileiro venceu Brasileiro e Libertadores no mesmo ano. Este ano teremos a reta final de três campeonatos juntos, incluindo também a CB. Ou seja, acho muito difícil vencer tudo! Apesar de ser muito otimista com nosso elenco é treinador, sei que devemos ter os pés no chão e focar nos mata matas! Brasileiro pode ficar em segundo plano, se ficarmos entre os 6 primeiros está bom. A chance de título na Libertadores é muito maior!

      1. No últimos anos, em que motamos times competitivos, que poderiam ter chances de título, a teoria do Paulo pode ser explicada pela frase do R10:
        – Quando está valendo, tá valendo!
        Esse time se acostumou a jogar bem apenas nos jogos importantes!
        Quantas vezes temos visto os jogadores se comportarem como leões quando enfrentam, Fluminense, Flamengo, Palmeiras, São Paulo, etc, mas jogam como gatinhos contra Joinviles, Chapecoentes, Vitória, Sport e Figueirenses da vida!
        O dia que montarmos um elenco forte, pra ter regularidade, e o time aprender que todos os jogos são importantes, não importa o adversário, essa história vai mudar!

        Mas este ano, por mais que o comportamento do time mude, vai faltar perna!

        São muitos jogos, e muitas competições!
        Faltam peças importantes no elenco!

        Sinceramente, é melhor priorizar!
        Ou focamos no Brasileiro, com risco de ser eliminados na Copa do Brasil e Libertadores!
        Ou invertemos isso, focamos na Libertadores e Copa do Brasil e deixamos o Brasileiro em segundo plano!

        Isso não é ser pessimista, e muito menos ser corneteiro!
        É ser realista! É acordar para os fatos que estão todos postos na mesa!
        Nosso elenco não tem condições de disputar todos os títulos!
        E tenho dito!

      2. Bom dia Eduardo, Hermano, Paulo Silva e amiGalos do blog!
        Hermano compartilho do mesmo pensamento, desanimado e desmotivado para o Brasileirão desse ano, o que não é muito diferente dos jogadores que ao meu ver se perder Domingo para o Palmeiras pode desistir e concentrar as forças na Copa do Brasil e Libertadores.
        Com planejamento e dedicação dá para ganharmos as duas competições e ainda disputar o Mundial.
        Infelizmente não temos elenco que suporte tantos jogos, então é focar no que é mais possível ganhar, estamos a 8 jogos do título da Libertadores e a 7 jogos do título da Copa do Brasil.
        Com todo respeito todos nossos AmiGalos que assim como eu querem ser Bi campeão Brasileiro, é melhor o Galo fazer um trabalho específico para isso no ano que vem, e esse ano concentrar todas as forças na Libertadores e Copa do Brasil.
        Colocaria um time alternativo para o Brasileirão com os titulares atuando em pouquíssimos jogos só para manter o ritmo.
        Tenho certeza que nosso time alternativo entrosado e motivado não vai fazer feio, e quem sabe brigar lá em cima da tabela.
        Victor
        Ales Dias – Felipe Santana – Erazo – Danilo
        Roger Bernardo – Yago – Ralf – Cazares ou Valdívia
        Otero ou Maicosuel – Rafael Moura
        Esse é meu time para o Brasileirão.
        Saudações!!

        1. Errata: Eduardo se possível favor editar meu texto escrevi “mais possível” assassinei o português favor trocar por “mais fácil” ou menos difícil, Obrigado.

        2. Muito bem dito, Pablo. Nós como torcedores e os dirigentes em geral do Galo, precisamos entender que planejamento engloba, inclusive, a análise de nossas deficiências. Digo e repito que temos um ótimo time e poucos reservas à altura. Se o planejamento considerar isso não fica difícil fazer a opção. Copa do Brasil e Libertadores serão mais 15 jogos com bons intervalos entre cada um para descansar e recuperar o time. No brasileiro serão 35 jogos, mais que o dobro e com jogo em cima de jogo. O nosso elenco não aguenta isso tudo. Seja pela idade de nossos melhores jogadores seja pela deficiência dos reservas. Se vencermos um dos dois torneios rápidos a Libertadores do ano que vem estará garantida. Mas, forçar para vencer tudo simplesmente não dá. Por mais que queiramos é impossível nas circunstâncias atuais. Cabe aqui o ditado: “Quem tudo quer, tudo perde”. Um forte abraço para você e figuinha na mão logo mais. Alguém tem que ajudar o Galo.

        3. Fala Pablo! Eu não digo desmotivado ou desanimado porque isso com o Galo eu não costumo ser! Aliás acho que todo atleticano que passou por uma Série B deveria ter muito orgulho do Galo atualmente. Na verdade acho que estou sendo realista, pensando de acordo com o que temos hoje. Temos sim um bom elenco, mas não estamos contando com todos os jogadores sempre. As lesões atrapalham e a recuperação dos jogadores é mais demorada pela idade avançada de alguns. Então imagino que no mata mata fica mais claro o favoritismo do Galo. Pontos corridos exige um equilíbrio que o Galo não mostra já ha vários anos! A Massa anda ouvindo muito a torcida rival e comentaristas de rádios que querem puxar pra baixo nosso astral. Esse papo de tabu do Brasileiro incomoda sim, mas não podemos nos esquecer que o campeonato mais importante que um clube sul-americano disputa é a Libertadores! Esse deve ser o foco sempre!

      3. Caro amigalo Ricardo Costa. 15 jogadores de primeira linha não acho plantel limitado. A limitação do Galo está na idade de seus jogadores e na distância técnica entre esses 15 e o resto. Quanto ao título, se não me engano o Palmeiras foi campeão ano passado com seis derrotas e onze empates. O Flamengo venceu em 2009 com a pior campanha de um campeão 9 derrotas e 11 empates, 67 pontos. Foi naquele ano da tragédia Celso Roth. Resumindo: O Galo não foi campeão novamente até hoje por conta exclusiva dele mesmo. Sempre perdeu de forma bisonha como em 77.

      4. Caro Hermano, um abraço. Não tenho dúvidas e já disse isso aqui que os jogadores e talvez até os dirigentes e técnico já fizeram a sua escolha. Copa do Brasil e Libertadores. O brasileiro pela quantidade de jogos fica bem mais difícil e o plantel do Galo não aguenta esse esforço. Veremos hoje à noite se isso se confirma. Dependendo da disposição do time hoje, ganharemos do Paraná ainda que com dificuldade por que não cederão fácil a vaga. Mas, temos time para vencê-los em qualquer lugar e hora desde que sem os vacilos de quarta passada.

    2. Boa análise Paulo! E realmente o Galo enfrenta essa dificuldade fora de casa. Avaliando de forma geral, pra se conseguir manter um futebol regular durante um campeonato de pontos corridos, é imprescindível reposição à altura quando alguém apresentar cansaço, risco de lesão, ou até mesmo pra poupar um titular antes de jogos de mata-mata.
      Não é o caso do Galo… o desequilíbrio do grupo não favorece essa regularidade que tanto precisamos. Falta um zagueiro, um lateral direito, e mais um volante além do R. Bernardo e que saiba sair jogando.
      É claro, aqui é Galo, tudo pode acontecer… mas que seria bom um grupo mais equilibrado, seria hehe

  37. Para quem tem o dito e não verdadeiro melhor plantel do país essas faltas não deveriam ser problemas. A realidade é que o Galo tem um plantel limitadíssimo com poucos jogadores de primeiro nível, no máximo 15, mas, afetados pela idade. Do resto só podemos esperar o que veremos logo mais.

    1. Que isso, Paulo Silva?
      Desse jeito a patrulha dos iludidos vai te chamar de corneta!
      Elenco limitadíssimo?
      Não me diga!
      Só porque não tem sequer bons zagueiros titulares?
      Só porque não tem sequer um camisa 10?
      Só porque não tem atacantes velozes?
      Só por isso, você vai falar isso?
      rsrsrsrsrs

      O que mais impressiona é que a patrulha dos iludidos e a própria Diretoria (que segue a linha dessa turma) ainda não conseguiram aprender com os próprios erros!
      Até 2014 tínhamos um time campeão!
      Desde 2015 o time vem sendo remontado, sempre com lacunas!
      E lá vamos nós para o terceiro ano!

      E tenho dito:
      A Diretoria tem que acordar pra vida!
      Com esse elenco, das duas, uma:
      Ou contrate bons reforços, pra chegar e vestir a camisa!
      Ou decida por priorizar as competições!

      Acorda Nepomuceno!

      1. Prezado Roberto, saudações e um abraço. A patrulha, como você chama, são atleticanos como nós só que com visão diferente. Deixemo-los à vontade com o seu pensamento e vamos focar na nossa forma de ver as coisas e talvez um dia a gente chegue ao mesmo foco. Quanto às limitações do Galo elas se resumem à média de idade do time com trinta ou quase trinta anos e a distância técnica entre titulares e reservas. Tirar Robinho e colocar Otero e como tirar as esporas do Galo. Tirar Elias e colocar Maicosuel é cortar uma das asas. E assim por diante com qualquer um que estiver no banco. Eu penso que eles já priorizaram pela Libertadores e CB. Galo sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *