Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É preciso humildade da diretoria para sair desse buraco

Quisera estar aqui, neste sábado que nos brinda com a primeira rodada do Brasileiro, escrevendo cheio de expectativas boas para a temporada. Para isso, bastariam coisas simples, como por exemplo, ter comemorado o título mineiro e aguardando a próxima fase da Libertadores. Mas, que nada! Amargamos, pelo segundo ano consecutivo, a perda do regional. No torneio continental, que ano passado – após cinco temporadas seguidas – ficamos fora, nesta temporada não foi muito diferente.

Após buscar habilitação na pré Libertadores, conseguimos à duras penas (sem ironia) chegar à fase de grupos. Por sorteio, caímos numa chave – aparentemente –fácil. Pra quem, como eu, imaginava 15 a 18 pontos nessa disputa, chegamos a apenas três conquistados, depois de cinco jogos. Perder para o Cerro Portenho e Nacional do Uruguai, lá e cá, não era considerado por pessimistas e nem adversários. Disputar vaga de consolação com o Zamora, com sérios riscos de ficar fora até da Sul-Americana, seria delírio de anti-Atleticano.

Pois é neste ambiente de velório, que apesar de até quinta terem sido comercializados apenas dois mil ingressos, hoje – segundo informação do Galo – passou de dez mil Atleticanos com acesso garantido. Coincidentemente, embora sem qualquer relação, número próximo de Torcedores que adquiriram ingresso para terça-feira passada pela Libertadores e nem foram ao Mineirão. Eu vou, embora magoado com tudo que essa equipe tem feito com a sofrida Massa alvinegra.

Esperar uma grande partida, nem me passa no pensamento. Afinal as cabeças (de bagre) continuam as mesmas, dentro e fora do gramado. Vou, pois, apesar dos homens e “pais de família” – assim como nós – que trabalham no Galo não demonstrar reciprocidade ao nosso sentimento, sabemos que eles todos são transitórios. O Torcedor Atleticano não. Trocam e saem diretores, treinadores e jogadores, nós permanecemos com a mesma paixão e devoção.

Não sou adepto de terra arrasada, ao contrário, por mais que o time me maltrate não deixo de ir aos jogos. Esperar desse elenco seria pedir muito. Não todos, mas existem acomodados e descompromissados que sonham em mudar de ares, que o façam pela porta da frente. A mesma que os recebeu quando foram contratados. Do treinador, interino que é, nem podemos exigir muito. Entrou numa nau sem rumo e até que, em seus dois primeiros jogos, mostrou algo diferente do que vínhamos acompanhando do desconectado Levir.

Resta a diretoria, que tem ainda mandato até o final de 2020. Os rumos que estamos assistindo, deixa evidente nossa insatisfação. Ao invés de vir a público, deixar de lado a arrogância e a vaidade, ainda deparamos com cobrança em cima do Torcedor. Com isso de time, não é concebível diretor ou jogador e quem quer que seja, querer exigir presença e apoio nas arquibancadas. Detesto jogador, notadamente aquele que não mostra qualidade e compromisso, acenar para a arquibancada pedindo apoio. Joga que isso vem naturalmente.

Tivéssemos pessoas, em qualquer condição dentro do Galo (remunerados ou trabalhando por doação) que fossem dignos pais de família, teriam a grandeza de assumir que estão errando e muito. Ao admitir isso, que é notório, se comprometer a mudar e buscar novos tempos. A permanecer esse estado de letargia, vamos seguir nos próximos tempos – desgraçadamente – com o mesmo roteiro recente. A reação tem de começar de dentro pra fora, reconhecer que erraram, seria louvável e daria credibilidade junto ao Torcedor.

Que venha o Avaí, vamos logo somar três pontos, para não ficar na reta final desesperado pra pontuar e atingir algum objetivo, seja ele qual for.

Ah! E esse negócio de tampão em torno da área do eventual estádio é muito ridículo. Lembra-me do Acqua Park e os terrenos no bairro São Francisco, na época do Paulo Cury, que seriam a redenção do Galo. A previsão de 2020, quando foi votada a alienação de 50,1% do Diamond, foi dita para iludir ao Torcedor dando conta de que o Galo jogaria neste local. Valha-me!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

32 thoughts to “É preciso humildade da diretoria para sair desse buraco”

  1. Boa noite xará e amigalos indignados. Estou aqui escutando a ”estreia” do GALO no Brasileirão e até agora nos 20 primeiros minutos o PODEROSO AVAÍ NÃO DEIXA O GALO JOGAR…
    Aí eu pergunto: Será que o que está ruim pode piorar? A situação desse Rodrigo Santana é curiosa e cômoda. Se ganhar muito bem, se perder tudo bem…..

  2. OUVI HOJE DE UM GRANDE ATLETICANO , QUE IRIA TORCER CONTRA O GALO HOJE . SEGUNDO ELE A ÚNICA FORMA DE FAZER ACONTECER A REFORMULAÇÃO DO ELENCO É O TIME ULTRAPASSAR O FUNDO DO POÇO E SE ENTERRAR NA LAMA , POIS ATÉ O MOMENTO A OMISSÃO E A COVARDIA DA DIRETORIA E COMISSÃO TÉCNICA ESTÃO IMPEDINDO AS MUDANÇAS URGENTES E NECESSÁRIAS.
    VEJAM VOCÊS A QUE PONTO CHEGOU O DESESPERO DOS ATLETICANOS.

  3. Humildade? Jamais. Não espero nem sentado… Somente a mobilização da massa atleticana (SEM QUEBRADEIRA É CLARO) poderá TENTAR levantar o Galo, que já está no fundo do poço!

  4. Todo mundo tem que ler a coluna de hoje do Fred Melo, façam chegar a todos que conheçam.
    A Diretoria boicotou todas as competições e agora vem criticar o torcedor ?
    Cadê a lista de dispensas?
    Público zero , JÁ .

  5. Logo mais, precisamente às 19h, inicia-se o novo calvário da imensa torcida do Galo. Torçamos para não ingressar na segunda divisão em 2020. Pleitear título, com esse bando de peladeiros de fim de semana e uma diretoria inconsequente e despretensiosa, é quase querer o impossível.

  6. 7C e sua turma são bons advogados e não passam disso… no comando do CAM estão fadados ao fracasso… causaram em 16 meses de gestão uma das mais graves crises da história do clube… #fora7c

  7. Ainda podemos sonhar com títulos esse ano, temos a Copa do Brasil e o Brasileirão. Sonhar não custa nada, mais ir ao estádio e ver esse time jogar tem um custo muito elevado. Acordar GALO.

  8. É EVIDENTE QUE A DIRETORIA É FRAQUÍSSIMA , AUSENTE , IMCOMPETENTE E IRRESPONSÁVEL.
    MAS , PARA O MOMENTO , O QUE PODE SER MUDADO E TER UM EFEITO IMEDIATO É O ELENCO , COM A EXCLUSÃO DAS FRUTAS PODRES.
    O PIOR , É QUE OS MESMOS QUE COMANDAM A BADERNA EM CAMPO ESTARÃO PRESENTES HOJE , PARA CONTINUAREM INFELICITANDO A MASSA ALVINEGRA.
    É INADMISSÍVEL E PROVACATIVO , O INTERINO MANTER A ESCALAÇÃO COM OS MESMOS VETERANOS QUE JOGARAM O TIME NO FUNDO DO POÇO.
    OU RODRIGO SANTANA É MUITO FRACO E OMISSO OU QUER SIMPLESMENTE AFRONTAR A TORCIDA COM A ESCALAÇÃO DESSES VETERANOS.
    SERÁ QUE ESSA PANELINHA É QUE ESTÁ ESCALANDO O TIME E SANTANA É SÓ UM FANTOCHE.??? COMO MANTER OS MESMOS.?? ISSO É IMORAL . JOGAM O TIME NA LAMA , TRANSFORMAM O TIME EM CHACOTA INTERNACIONAL E CONTINUAM PRESTIGIADOS.
    A MASSA ATLETICANA PRECISA EXIGIR A SAÍDA DOS CAUSADORES E CULPADOS PELO CAOS.
    VÍTOR
    L.SILVA.
    ELIAS.
    CAZARES.
    R.OLIVEIRA.
    NÃO DÁ MAIS. ELES GANHAM FORTUNAS
    E SUJARAM O NOME DO GALO. NÃO MERECEM MAIS VESTIR A GLORIOSA CAMISA ALVINEGRA.

    1. Onde assino? Mas ainda vão aparecer umas viúvas do frangueiro mão de alface aqui, lembrando o pênalte do Riascos. Nós torcedores temos que deixar de enaltecer ídolos de barro.

  9. Um soco no fígado do torcedor a presença
    de uma meia dúzia desses mercenários ali
    no campo de jogo .
    Pode ganhar de 10×0 que não vai mudar o
    entendimento que toda a torcida tem a
    respeito desses descompromissados .
    Aliás , se vencer , vai corroborar o que todo
    mundo diz sobre eles : são uns covardes !!!

    1. Boa tarde José Eduard o Barata!
      Concordo com vc e faço uma pergunta: porque o atleticano em geral acha que aquilo que começou errado, no final dará certo?
      TORCER SEMPRE sem NUNCA perder a capacidade de julgar!

      1. Ir ao estádio hoje é confirmar para a atual diretoria que podem fazer as maracutaias podem contratar meia bocas a peso de ouro podem vender o restante do patrimônio que a torcida fará a parte dela… Afinal torcemos contra o vento e não gostamos de títulos mais somente do Galo… Estes jogadores e diretoria realmente passarão mais deixarão um rombo financeiro e principalmente nos corações Atleticanos uma ferida que demorará a cicatrizar da desmoralização e chacota que somos submetidos atualmente. Ir ao estádio para aplaudir Elias Patriciks e pastores é aceitar a realidade fracassada do Galo e se conformar como dizia Raul ouro de tolos…

  10. Bom dia Eduardo, respeito quem vai ao estádio, mas eu não vou…. Sempre acompanhei o Galo no estádio porque achava que minha presença (e a da massa) fazia diferença… E sem pre fez!!!! Lembro de uma entrevista do Danrley, goleiro do Grêmio, dizer após um jogo no Mineirão, que “quem ganhou o jogo foi a torcida deles”, ou de uma entrevista de um jogador do Fluminense, após um jogo no independência, que disse que tinha a sensação de que o campo “inclinava “quando estavam atacando, tamanha pressão da torcida. Isso é passado. Hoje, na minha opinião, a presença da massa não faz diferença pra esse bando de peladeiros descompromissados, sem vergonha na cara que não respeitam a camisa que vestem e nem quem paga seus gordos salários…. Assim como perder ou ganhar também não…. Enquanto eu sentir que a minha presença não faz diferença não tenho nenhum motivo para ir ao estádio… Não sou espectador, sou torcedor……

  11. Salve Massa e Guru!

    São cerca de 15 jogadores de um plantel de 36, ou seja quase 50% dos jogadores que estão lá, e já deveriam estar fora do cube. Não, não vamos nos iludir, porque a barca não sairá tão cheia, mas que pelo menos uns 5 saiam imediatamente, e de preferência os laranjas podres, trituradores de treinador (Vitor, F.Santos, Elias, RO e Leo Silva). Qual técnico quer vir treinar o Galo sabendo que estarão sujeitos a aceitação destes mafiosos? Daí a recusa de todos que estão sendo sondados, e a lista é grande (Felipão, Abel, Sampaoli, Thiago Nunes, Rogério Ceni)

    Vergonha já!

    1. E o Luan,porque insistem em proteger o chefe da quadrilha? Derrubador de treinadores,paneleiro que gosta de fazer media com a torcida e erra passe bisonhos e tem status de craque?

      1. Caro Leonardo, o nome dele só não saiu por esquecimento meu, inclusive aproveito seu comentário para acrescentar o do Cazares também. Obrigado pela lembrança.

        Chega de falsos ídolos, queremos é jogador!!!!

      2. Luan é o único que corre nesse time e o cara quer pegar no pé do único que ainda faz alguma coisa…ah…vá….

        1. caro amigalo!
          O Luan é uma barata tonta e enganador, não produz nada e fica uma meia dúzia de torcedores achando que o cara é o protagonista do time. Tenha paciência! Seria um bom reserva para jogar uma meia hora. Corre, corre e não produz nada! Se for para cair para a segundona, então manda todos embora e esqueçam do Galo. Não é fazendo desmanche no início de um campeonato tão difícil, que vão resolver todos os problemas do time. É contratar um técnico de ponta e uns 5 jogadores nas posições carentes, que este time ainda pode render o desejado. Desmanche uma hora dessa é dar um tiro no próprio pé e afundar ainda mais o time. Pensam bem antes de falar asneiras. Que venha um técnico promissor e que a nova diretoria tenha carta branca para contratar e encorpar o time. A culpa maior de tudo isto é o nosso presidente omisso que não reforçou o time no início da temporada, nas posições carentes que todos nós cobrávamos. A contratação do Levir foi a pior coisa que aconteceu para o time. Perdemos aí uns seis meses de trabalho, sem evolução tática nenhuma e o time não rendendo o suficiente para pelo menos classificar neste grupo fraco que caiu na libertadores. Agora é juntar os cacos, contratar um técnico que fique até o final do mandato deste presidente omisso e trazer alguns reforços para chegar e brigar por posições. Chega!!!

  12. Penso que nós torcedores precisamos ser mais humildes. A sina das eliminações nos persegue com o foco do estádio. Não é exclusividade desta diretoria. O foco é correto e cabe a nós assumir que será tempo de vacas magras nas disputas. Foi assim com todos os times – Palmeiras, Inter,Grêmio,Athletico-PR,etc. O que Larghi e Culpi foi muito acima do esperado e a mídia e torcida achavam que estávamos com tudo para conquistar títulos….

  13. Bom dia, Eduardo!
    Que você possa ter algum motivo de alegrar-se durante e pós jogo dessa noite.
    O problema é que o interino parece estar amarrado e impedido de barrar os bandidos de sempre, que jogam respaldados por seus empresários, que por sua vez se apoderaram do Galo. Em outros tempos, qualquer treinador novo contratado, ou mesmo interino, iria barrar esses miseráveis e lançar mão de alguns jogadores da base (pelo menos Alerrandro e Alessandro Vinícios), mas já sabemos que toda essa corja estará em campo novamente. Só espero que caso as coisas estejam indo mal no jogo (bem provável), o interino não apareça com Terans pra “resolver o problema” e nem venha colocar Alerrandro faltando cinco minutos pra acabar o jogo.

    Obs. Ricardo Oliveira pode até fazer 10 gols na partida de hoje, que não mudará minha opinião que ele já foi reprovado por tudo o fez, ou melhor deixou de fazer nesse tempo todo que ele está na cidade do GAlo.

  14. Com todo respeito ainda tem torcedor que vai do estádio sábado, como o nosso blogueiro. Cada um com sua opinião. Apoio as organizadas e torcedores que em protesto, por indignação por tudo que vem acontecendo cm o clube vão boicotar o time. Parabéns, vcs como muitos estão cansados de serem iludidos e desrespeitados. Ir ao jogo na minha opinião é concordar com tudo que está sendo feito pela diretoria incompetente, amadora e omissa e com esses jogadores acomodados, que não honram o clube e a massa. Muitos já falaram aqui, demissão da diretoria, limpa no elenco, contratações de qualidade. Quanto ao que o blogueiro disse sobre o cercamento do local do estádio, acho uma grande bobagem sua, sem necessidade, só denegrindo a imagem do clube. Não precisava desse comentário. O estádio será sim, muito importante para o clube. Não podemos confundir o projeto do estádio com a situação do futebol profissional. Acorda torcedor, não podemos ser tão burros, o clube precisa que a torcida reaja, sim aos protestos pacificos. Eu quero títulos.

    1. MÀRCIO ,
      não sou advogado do ÁVILA , mas que história
      é essa de “denegrir a imagem do Galo” , se ele
      tão somente , retratou a realidade dos fatos ,
      ao tratar do assunto “estádio” ?
      Recorra à Resolução Conama 369 , Seção I ,
      Das Disposições Gerais , e terás uma ideia do
      que vem sendo feito ali naquela área .
      Até de decreto de governador essa turma foi
      atrás para tentar um “entendimento” da Lei .
      Vamos ver o que diz o Ministério Público .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *