Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É preciso dar uma enxugada no elenco

Sem qualquer pretensão de sugerir à diretoria ou à comissão técnica a respeito da discussão sugerida, uma vez que cabe a eles essa definição, o blog convida o Atleticano e dá espaço para o debate acerca do plantel do Galo. Um dos mais, talvez o mais qualificado entre todos os clubes brasileiros, porém com excesso de jogadores, como recentemente até admitiu o presidente Daniel Nepomuceno.

Tem jogador que poderia e deveria buscar melhor sorte noutra equipe. Não coloco isso de forma pejorativa, jamais, pois sei reconhecer o que cada um significou a seu tempo para o Galo. Entendo até mesmo que para o atleta poderia ser interessante atuar onde teria mais oportunidades. Sendo assim, vamos ao bom debate, posição por posição.

No gol, os quatro são imprescindíveis. Victor voltou a ser o goleiro que o Atleticano sempre reconheceu. Giovanni é um suplente à altura em qualquer emergência. Já os novos Uilson e Cleiton são promessas. O primeiro por pouco entra numa lista de foguete molhado, mas a convocação para a Seleção Olímpica pode e deve provocar seu ressurgimento, ao passo que Cleiton – embora desconhecido – tem bom porte e boas referências.

elenco na academia CT 25-07-16

Para as laterais são cinco nomes. Marcos Rocha e Douglas Santos titulares absolutos e incontestáveis. Fábio Santos mostrou qualidades para suprir a ausência do lateral esquerdo, cedido à CBF. Já para o lado direito, com todo respeito, ambos não passam muita segurança. No meu modo de pensar, Patric seria o imediato, mas o treinador pensa diferente. Com isso, quem vem sendo opção é Carlos César. Que fiquem todos, até porque atualmente temos os desfalques dos titulares. Contusão e seleção.

São seis os zagueiros com contrato. Leo Silva e Erazo são titulares, mas gostaria de um terceiro no mesmo nível de ambos. Fosse para disputar posição ou até mesmo atuar na emergência. Pensei que o Ronaldo seria esse jogador, mas sua atuação com o Coritiba causou insegurança a até pânico no Torcedor. Jesiel e Gabriel são boas apostas, especialmente o último. Vale ter paciência. Já Edcarlos, considerando suas boas e até decisivas atuações, merecia ter bom encaminhamento para ser útil noutra equipe.

Já para as vagas de volantes, sejam duas ou três, dependendo da opção do treinador, os nomes de Rafael Carioca, Leandro Donizete e Lucas Cândido são fundamentais. Eduardo e Yago ficariam como opções e até mesmo com possibilidade de um bom futuro. Já Júnior Urso seguiria o caminho sugerido de tentar ser útil em outra praça.

elenco treino CT 23-07-16
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

Para a meia de ligação, Cazares é xodó e quando voltar será o dono da camisa 10. Enquanto isso, o Torcedor aposta suas fichas em Rómulo Otero, recentemente contratado. Maicosuel figura como boa opção e Dátolo precisa antes saber se quer jogar no Galo e, se assim for, quando sairá do departamento médico. Carlos Eduardo não mostrou a que veio, portanto não creio que vai mudar isso.

Entre os sete atacantes disponíveis, cinco permaneceriam em minha concepção. Luan, claro, encabeça a lista. Hoje pela manhã no post sobre ele, ficou clara a admiração do Atleticano pelo jogador. E outra, ele serve ainda para atuar como meia em caso de necessidade. Completam meu ataque preferido Robinho, Fred e Lucas Pratto. Além deles, ainda daria uma última oportunidade ao Clayton. Até hoje sua única boa lembrança foi naquele gol do Robinho sobre o Coritiba.

Fora isso, nada! Hyuri poderia ser liberado. Só jogou mesmo ao lado de Seedorf nos tempos de Botafogo. Quanto ao Carlos, minha sugestão é de um empréstimo, a exemplo do que aconteceu com Marcos Rocha no passado. Quem sabe ao retornar, consiga deslanchar.

12 thoughts to “É preciso dar uma enxugada no elenco”

  1. Amigo Dudu,
    Dando continuidade ao debate, acho que:
    Carlos, Patric, Junior Urso, Yuri, Edcarlos, deveriam ser emviados para outra equipe imediatamente. Quem sabe o Mequinha não aceita.
    O Robinho, até agora não justificou o invetimento. Joga uma partida e some em outras quatro. Cleyton da mesma forma. como já disse aqui, esses dois formam o maior golpe dos últimos tempos no futebol nacional, se forem negociados, já vão tarde. O Dátolo, é outro que está mais para serragem do que pra madeira, pode ir também, com a benção da torcida.
    No mais, é bola pra frente.
    Aqui é Galo Porra!!!!!!!VOLTA KALIL PELO AMOR DE DEUS!!!!!!!!!!

  2. Em relação a sugestão do Eduardo Pinto acima, acho que em determinados jogos pode-se cobrar um valor maior para ajudar na arrecadação, da mesma maneira que em determinados jogos ( da mesma importância ) deveria-se cobrar um valor bem popular ( Ex : 20,30 reais) para que o torcedor de baixa renda possa assistir e participar do clube. Afinal não somos o time da massa ?
    Conheço bem Recife e vejo a alegria do pobre nos jogos do Santa. Temos que ter esta consciência.

  3. Realmente, alguns (poucos) jogadores poderiam ser liberados para outras equipes, ainda não desisti de ver o Clayton mostrar todo o seu potencial mas, acima de tudo, precisamos voltar a fazer os jogos importantes no Mineirão e ter casa cheia para fazer renda, tenho certeza de que a torcida vai apoiar, só não concordo com ingresso a R$ 40,00, isso é um absurdo, teria que ser pelo menos de R$ 100,00, é o preço a pagar para se ter uma equipe de ponta no Brasil. Enquanto isso, outros times (nem preciso citar) estão tendo renda superior a 2 milhões de Reais!

  4. Eduardo de Avila, excelente colocação, mostra que entende muito de futebol. Principalmente quanto a colocação sobre Junior Urso e Edcarlos (como é ruim o J. Urso e como consegue enganar o torcedor).
    Apenas discordo quanto ao volante Eduardo, trata-se de um grande jogador e com futuro promissor, inclusive já foi convocado por Micale no sub. 23, merece uma sequência.

  5. Fazer reparos com a bola rolando dá nisto . Que a presidência planeje bem desta vez, para não ter de ‘refazer’ o reparo do reparo novamente . Vê-se muitas especulações com o nome do Pratto , devem lembrar-se que na CB16 – que já bate à nossa porta – o Fred não poderá atuar. Éhhh… irmão ! Ações e Consequências … Duas palavras que jamais devem ser esquecidas . SAN

  6. Concordo, a diretoria agora deve pensar em enxugar o elenco e com isso reduzir a folha, Com a gratidão da massa e o respeito que cada um merece como profissional, podem sair sem causar nenhum prejuízo técnico ao Galo, Patric, Hyuri, Carlos Eduardo, Carlos e Edcarlos ( esses dois últimos serão lembrados e merecidamente reconhecidos pelos serviços prestados na CB/2014 .

    1. Dilson, você esqueceu do Junior Urso, muito ruim, que com alguns elogios do Bob Maria chegou a ser titular, acaba com o time quando está em campo. Eduardo e Lucas Cândido são muito superiores a ele, não sei como consegue enganar a torcida.

  7. Acho que o Eduardo pra mim não ficaria, eu o trocaria por o Junior Urso, apesar q tbm não sou muito fã…
    Vc esquece do Capixaba que joga muito e se o Datalo for msm negociado eu ficaria com ele.
    No mais são esses msm…pra mim, sairia Edcarlos, Eduardo, Carlos eduardo, Datalo, Hiury, Carlos

  8. Olha, Patrick já teve todas as oportunidades do mundo e esgotou a paciência. Não tem condições técnicas de jogar no meio e hoje não consegue marcar para atuar como lateral. Encabeça a lista. Edcarlos é outro que deve seguir outro rumo. Quanto aos volantes, manteria todos citados, acho que Júnior Urso tem potencial para ser útil. Na criação, é preciso avaliar a situação do Dátolo, se quer ficar ou não. Carlos Eduardo pode buscar outros caminhos. No ataque, Carlos poderia ser emprestado. Quanto ao Clayton, foi titular em vários jogos e não rendeu absolutamente nada, salvo o lance contra o coxa. A bola parecia queimar no seu pé e por vezes se escondia do jogo. Por fim, Hiury, vá com Deus. Essa é minha opinião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *