Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

É hoje o dia de renovação da nossa fé

Se a última semana foi de festa – comemorando o título mineiro e a brilhante campanha na Libertadores – a partir de agora é renovar nossa esperança e confiança – disse isso ontem – numa bela campanha no Brasileiro. Favoritos sempre somos, desde o primeiro – no campo, e não por decisão político/administrativa da CBF – que pode ter respaldo normativo, porém jamais de moralidade.

Daqui a pouco no nosso salão de festas, que tem o nome fantasia de Mineirão, o Galo inicia a campanha em busca do título Brasileiro de 2021. Muitos Atleticanos, ao que ouço, priorizam essa trunfo até mesmo em detrimento da segunda conquista da Libertadores. Eu, pessoalmente – guloso que sou –, quero ambas e também a Copa do Brasil – e como consequência da competição internacional o mundial, que será no Japão.

Serão longas 38 rodadas, com dois jogos frente a cada concorrente – aqui e lá – até chegar ao título. Já deixamos escapar, por diversas vezes, essa segunda aquisição. Por vacilos inaceitáveis nossos e por “maracutaias” da organização. Estive presente, ao longo desse meio século, em todas essas possibilidades perdidas. Agora chegou a hora de superar nossos próprios erros e toda a sacanagem oficial bancada pela organização e interesses da televisão.

O último Brasileiro, diferente das temporadas de 1977, 1980, 1985, 1999, 2001, 2012 e 2015, perdemos por imperdoáveis apresentações nossas. Nos anos que mencionei acima, todos, foram resultados de maracatuaias da CBF – desde a arbitragem, passando pelo STJD e decisões administrativas –. Esse recente, pelas derrotas inesperadas e imprevisíveis para Paranaense, Fortaleza, Bahia, Vasco e Goiás, além dos empates no final dos jogos com os dois times gaúchos.

Essas partidas, elencadas como as principais que deixaram escapar a liderança e o campeonato – somando 19 pontos pelo ralo – foram de inteira e total responsabilidade das maluquices do então treinador Sampaoli. Bastavam apenas três pontos, uma única vitória que nos asseguraria o sonhado segundo campeonato Brasileiro. Mas o argentino usou e abusou de escalações escalafobéticas, sendo ele o responsável pela perda do título 2020/21.

Deixando isso para o passado, vamos agora centrar e enviar boas energias ao campo, e os jogadores envidar esforços para entrarem definitivamente na história centenária e vitoriosa do Clube Atlético Mineiro. Quando os Atleticanos se unem em busca do melhor para o nosso time do coração, alguma coisa boa acontece. Foi assim que comemorei o título de 1971, acompanhei – partida a partida – a conquista de 2013, bem como cada mata-mata de 2014.

No Brasileiro, desacreditados e tendo o saudoso Telê como treinador, calamos o Maracanã, botafoguenses e são paulinos que torciam sem entrar em campo.

Na Libertadores, com a força da Massa e o mesmo Cuca na regência, revertemos resultados e conquistamos a vaga e o título em penalidades certas de nossos cobradores e defesas de Victor – santificado e iluminado – nas três últimas partidas em Belo Horizonte.

Já pela Copa do Brasil, sob a batuta de Levir, as viradas épicas das quarta e semifinais, apenas com folga nas oitavas e na finalíssima, quando vencemos os adversários nas duas partidas.

Assim, com muita emoção, entramos no Brasileiro de 2021 confiantes em grandes conquistas. Além desse torneio – hoje, frente ao Fortaleza – temos na quarta o Remo pela Copa do Brasil e logo vamos conhecer o adversário da Libertadores. Vem que aqui é Galo!

Em tempo: Um lamento pessoal. Depois de acompanhar todo o Campeonato Mineiro e jogos da Libertadores de 2021, a partir de hoje estou “barrado no baile” das competições nacionais. Para o credenciamento, agora feito pela CBF, além de não ter retorno da entidade – telefone não atende, e-mail e whatsapp são desdenhados – minha última cartada recebeu desprezo do apelo feito. Isso não diminui em nada minha dedicação ao espaço que assino diariamente para o leitor do UAI/EM. Sigamos!

As fotos utilizadas – falam mais que o texto – homenageiam um dos maiores ídolos Atleticanos de todos os tempos. Diego Tardelli esteve presente em dois dos três grandes momentos destacados na postagem de hoje.

Pra fechar: a atitude do Cuca, rateando a premiação pela conquista do título mineiro, me sugere duas reflexões. Humanidade e reconhecimento. Quando essas duas condições se aliam à união do grupo, podemos esperar por bons resultados em campo.

E as Vingadoras, time feminino do Galo, chegou ontem à terceira vitória em três jogos disputados da série A2 do Brasileiro. Perdeu pênalti, saiu atrás no placar, empatou no minuto seguinte e fechou com uma goleada por 4 a 1. Alô série A1, avisa aí que as meninas do Galo estão chegando.

*fotos: arquivo UAI/EM

23 thoughts to “É hoje o dia de renovação da nossa fé”

  1. Caros,

    O q vi e como vejo: NOSSO problema atual continua sendo o ELENCO. Ñ é pq perdeu. Péssimo entre os péssimos resultados…

    Temos problemas seriíssimos na cabeça de área. Aquilo é um BURACO, uma encrenca…o fortaleza venceu ñ pq Pichachu (bom jogador, diga-se) entrou e mudou o panorama da partida, como querem nos fazer acreditar os “experts” (Aliás, q PATOTA pé frio nos comentários da TV de hj, capitaneado pelo sempre CONTRA o muleque rogério correa e o tal bob)…mas pq ñ temos o q eles mesmos afirmam: ELENCO FORTE!

    NOSSO GALO precisa de um ELENCO FORTE, seja, jogador por jogador, posição por posição, 2 ou 3 em cada, jogadores ÚTEIS e ñ PASPALHOS como esse tal NATHAN, q parece ser o queridinho do CUCA, sempre entrando no jgs (Cruzes, minha Nossa Senhora de Lourdes)…

    CUCA, fi, JAMAIS tire do jg o jogador DECISIVO, mesmo q ele seja o pior em campo (o q tava longe de acontecer com o argentino Nacho)…NACHO ñ pode ser substituído por NATHAN, isso é IMORALIDADE, é jgar contra (Cruzes, um dos maiores sangue de barata q tenho visto ultimamente, total inútil para mudar o rumo de uma partida)…Péssima DECISÃO do Sr. CUCA! PT! No atual time, a ñ ser por motivo INEXPLICÁVEL, Hulk ñ pode ser substituído, Arana ñ pode, Jr Alonso ñ pode…nem sei mais quem ñ pode SER…quem? KENO faz muita falta nesse time, FATO (Será q BICHOU? Q tá acontecendo? Se for problema extra campo com CUCA ou o q seja, isso tem q ser resolvido, PT novamente)…

    ELENCO ganha competições LONGAS!

    É uma AFRONTA, ñ tem explicação: por favor, arranjem um GOLEIRO, né possível? O 2 chutes vieram venenosos, sim, era difícil a defesa, era. A 1ª veio em cima do corpo do MÃO DE QUIABO, e ele simplesmente AJOELHA na jogada. Isso é lance de explosão, de ATACAR a bola, deixar ela explodir no corpo, jogada prá GOLEIRO DECISIVO. Esse MEQUETREFE é Fraquíssimo e tem q ser QUESTIONADO, sim, Ñ é Líder PORRA NENHUMA…observem o jg, tem nada de saber jogar com os pés e ABROBRINHAS mil…É FRACO, sempre se coloca mal, sempre atrai os times pra dentro do NOSSO CAMPO, todo mundo tá vendo isso, é um AZARADO! FATO!!! (RUBÃO, fi! Cuca, Rodrigo Caetano, Ñ LEVEM ISSO ADIANTE, pelo Amor aos Deuses do Futebol!)

    E, fundamental, ñ pode ficar no BARATO: NOSSA cabeça de área ñ pode ficar sob o comando de ALLAN (Cabeça de Área é uma especialidade atleticana, ali ñ pode jogar um VACILÃO, sem categoria, sem personalidade)! Jair Feijoada é outro, FRACO!) …

    Obs.: Esse tal Savinho (esse carinhoso INHO!, o Messi atleticano) vai jogar qnd? Qnd completar 18 ou 19 anos (Depois dizem q A BASE ñ tem chances…CRUZES!) Será q tá escaladol de forma ERRADA, ali, encolhido no ponta direita? Será q ñ tem liberdade pra ‘flutuar’, ou seja, para jogar FUTEBOL? Talvez deva jogar, qnd lançado, mais centralizado…até agora, um ENGODO, improdutivo, sem carisma, mais um da famosa BASE Atleticana, q tem uns 40 anos q n consegue produzir um VERDADEIRO CRAQUE (O q acontece?)!

    FALTAM 37 rodadas! Acorda GALO, ñ A Corda!!!

    Resto de domingo desagradável!

    Abs!!!

  2. NOME NÃO GANHA JOGO.
    NOME NÃO GANHA JOGO.
    NOME NÃO GANHA JOGO.
    EU NUNCA VI UM TIME COM TANTA DETERMINAÇÃO , PEGADA E PREPARO FÍSICO , COMO ESSE DO FORTALEZA.
    UM TIME FORMADO POR JOGADORES DESCONHECIDOS E INEXPRESSIVOS NO CENÁRIO DO FUTEBOL , COMO ESSE FORTALEZA.
    GANHOU PORQUE CORREU MAIS , PORQUE MARCOU MAIS , PORQUE SE ESFORÇOU MAIS EM CAMPO.
    SÃO TRÊS PONTOS PERDIDOS QUE NOS FARÃO MUITA FALTA NO FINAL.
    BRASILEIRÃO É PONTOS CORRIDOS E ASSIM DEVE SER JOGADO , CADA JOGO É UMA DECISÃO.
    CONTINUO ACHANDO QUE PRECISAMOS DE UM GOLEIRO.
    NÃO SE PODE PERDER ESSE TIPO DE JOGO DENTRO DE CASA.

  3. Quero ver o pessoal que sempre vem aqi no blog defender o Savinho venho falar que até hoje não vejo nada de mais está mostrando ser um jogador mediano essa base nossa é uma lástima para revelar jogador

  4. Fora Cuca, seu fdp!
    E aí Tiago Lucio, vulgo Lugalo, vai aparecer aqui hoje pra encher o saco ou vai ficar escondidinho?
    Perdemos o campeonato brasileiro hoje. Quero que a libertadores vá à pqp!!!

  5. Tomando sufoco dentro de casa de um time da prateleira de baixo…ehhh…o time mostra que não é lá essas coisas.
    Arana péssimo defensivamente também por culpa de Marrony que não tem futebol pra ser titular nesse time.
    Precisamos de goleiro, zagueiros, volante, atacante e treinador.
    Cada jogo no brasileiro é uma decisão po#@!

  6. Savarino!
    Você é um bom jogador, mas ou você treina arremates a gol ou para com isso, cara. É irritante quando você chuta pra cima invariavelmente e sai fazendo aquela cara de quem não está entendendo o que acontece.

  7. É ISSO AMIGO.
    SEMPRE É BOM FRISAR QUE ESSA CARIOCA GLOBOLIXO JÁ NOS PREJUDICOU EM VÁRIAS OPORTUNIDADES E É UMA INIMIGA DO NOSSO GALO.

  8. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    ESSA É O VERDADEIRO UNIFORME DO GALO , CAMISA PRETA E BRANCA , CALÇÃO PRETO E MEIAS BRANCAS.
    É HOJE , O INÍCIO DA NOSSA PRINCIPAL META , RUMO AO BI DO BRASILEIRÃO.
    DISPUTA A QUE DEVEMOS DAR PRIORIDADE MÁXIMA.
    JÁ CHEGAMOS EM VÁRIAS FINAIS E DEIXAMOS ESCAPAR MUITAS OPORTUNIDADES DE SERMOS BI – TRI – TETRA E ATÉ MAIS . TAMBÉM JÁ NOS TIRARAM VÁRIAS CHANCES , NOS ROUBANDO ESCANDALOSAMENTE.
    AGORA É PRÁ VALER , PRECISAMOS FICAR ATENTOS A TODOS OS ASPECTOS.
    VAMOS LÁ GALO.

  9. Bom dia!
    Quero ser campeão de tudo que disputarmos esse ano, mas se não ganharmos o brasileiro, os outros títulos serão ofuscados em minha concepção.
    Que treinador, jogadores e diretoria não atrapalhem nossa conquista.
    Lutar, lutar, lutar.
    Vencer, vencer, vencer.
    Confiança!
    Confiança!
    Confiança!

  10. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Mais uma bela resenha, caro blogueiro!
    O que passou! passou!
    Mas, reverenciar o passado é homenagear as lembranças e a memória, sejam nas alegrias vividas, e que foram muitas, quanto nas decepções a nós impostas por árbitros mal intencionados. Mas o que hoje interessa é que aos poucos a nossa confiança aflora, Sem invenções e cada qual no seu quadrado, temos time , se não melhor de todos, pelo menos iguais a todos que se dizem de primeira linha,Vamos em busca do bi!
    Hoje, inicia-se a caminhada para a conquista do título do Brasileirão e que o canhão do Hulk, até a pouco por mim demonizado e que tem queimado a minha língua, destrua o Fortaleza. Se jogar o que vem jogando, o Galo passa fácil pelo Fortaleza. O problema é o se…
    Hoje e sempre, galo!!

    1. Para os que batem palmas para o roedor de unhas, taí o resultado.
      Vai morrer abraçado com dois jogadores ridículos Tche Tche e Allan.
      Com esse imbecil no comando, vamos continuar na fila, simples assim.

    2. Pós jogo:
      Aguenta coração! O mesmo do mesmo! Quando acho que haverá evolução, tudo volta ao seu normal. Lembremos no brasileirão passado!
      Pemita-me caro Barata:
      Meudeusdoceu…crendospai…avemariaepainosso!
      Tudo como dantes no quartel dos abrantes. Quando achamos que não pode piorar…piora.
      Mas somos teimosos…vamos acreditar! Como diz o ditado: ” a fé move montanhas” quem sabe?
      Pelo jogo de hoje temos que melhorar, e muito!
      3 pontos que farão falta, com certeza, no decorrer do brasileirão.
      Não se pode jogar a culpa no horário do jogo e no calor, porque pau que dá em Chico dá em Francisco. As dificuldades são iguais para ambas as equipes.
      O galo tem que melhorar e muito se quiser almejar algo.

  11. Salve massa e Guru!

    Ontem fiz o seguinte comentário neste espaço: “Não há duvida de que a sinergia Time x torcida voltou”.
    As despedidas emocionadas e cheias de lágrimas de Tardeli e Dr. Marcos Vinicius e a atitude de Cuca (teve participação dos jogadores também?) são comprovações de como estão sendo tratadas as coisas no clube: com respeito e coração. Em todos os melhores momentos vividos pelo clube, sempre estes sentimentos estiveram presentes e sempre quando isto ocorreu tivemos que abrir espaços naquela sala de frente da sede de Lourdes.
    E hoje seria uma boa hora pra começar!

  12. Bom dia,

    Bom Domingo e um excelente início de Brasileirão para todos nós, e que o Galão destrua esse ano.
    Daniel Penha, estou enganado ou é do Galo? Mais um da base a carimbar o eis rival, saiu o Bruninho a tempo de não pegá-los, mas deixariam um outro representante.
    Dia de jogo é dia de poucas palavras, o dia já começa cheio de expectativa e falta palavras.
    Boa sorte Galo!!!

  13. Acordo cedo, primeiro a postar no unico blog que frequento, internet lenta, sem CONFIANÇA. Não sei que tipo de torcedor eu sou, se sou vingativo e mesquinho por não conseguir esquecer quem destrata ou esnoba meu galo. Tardeli , a meu ver, decisão acertadíssima da diretoria, que não sucumbiu às demagogias baratas lançadas na midia, para renovação deste jogador, muito util , outrora ao galo. Pra mim, idolo , não, em duas vezes desdenhou o galo , quando poderia abrir mão de seu lado mercenario. Cuca , não consigo ter raiva, porem não esqueço o mundial e sua lambança, vou perdoar se ele continuar a fazer o time jogar como agora, isto ele sabe fazer. Ontem , os dois torcedores do triste time azul, rogerio correa e fabio junior , levaram pra transmissao do jogo do CONFIANÇA , sua torcida. É muito divertido ver quebrarem a cara, mais uma vez.Ouvi um comentario na globolixo (sempre ela , aos favoritos ao titulo.) O galo ficou lá pelo oitavo lugar, quase colocam cuiabá , juventude na nossa frente. Isto é bom , não vamos cair no canto da sereia destes vagabundos travestidos de comentaristas , nos esqueçam, nós os lembraremos quando levantarmos a taça. Como estou para o jogo de hoje , 11 da manhã ? Esbanjando CONFIANÇA.

  14. Bom dia, Eduardo!!!

    Bom dia, Canto do Galo!!!

    O Galo, sem Keno por lesão, deve ir a campo praticamente completo.

    Marrony deve ser o substituto natural de Keno e Vargas pode ser escalado de centroavante para poupar Hulk.

    O Atlético entra como favorito em jogo teoricamente fácil.

    O Fortaleza, o Campeão Cearense 21, entra como zebra nessa 1′ partida das duas equipes pelo BR21.

    Até mesmo o empate pode ser considerado zebra pela disparidade técnica entre as duas equipes e pelo fato de o jogo ser realizado no Mineirão.

    Gustavo Blanco, que está jogando no Fortaleza, encontra-se no DM por lesão.

    Blanco é jogador do Atlético emprestado ao Fortaleza até o final deste ano.

    O jogador foi comprado pelo Galo junto ao Bahia em julho de 2017, após fazer um bom Campeonato Mineiro com a camisa do América-MG. Custou cerca de R$ 1,3 milhão.

    Em 2020 jogou pelo Goiás, mas em função das lesões foi pouco utilizado.

    O histórico de lesões de Blanco, que está com 26 anos e passou por duas cirurgias no joelho, tem dificultado demais a carreira do jogador.

    Não fosse isso, decerto poderia estar de volante titular do Atlético, atualmente.

    Força, Blanco!!!

  15. Bom dia, prezados atleticanos

    Brasileirão – jogo 1/38 – Fortaleza (casa) – Serão 38 jogos x 03 pontos = 114 pts em disputa. No BR/2020, o Galo perdeu 35 pts fora de casa. Dentro de casa perdemos só 11 pts. Foram 04 empates e 01 derrota. Os empates: Flu (1×1), Sport (0x0), Inter (2×2) e Bahia (1×1).

    Perdemos para o Athletico-PR (2×0), pois vários titulares e toda a C. Técnica positivaram para Covid e ficaram em quarentena.

    O egocêntrico e explosivo Sampaoli tem defeitos, mas também teve feitos. O Galo foi o melhor mandante do BR/2020, com 14 vitórias, dentre as quais: Flamengo (4×0), Palmeiras (2×0), São Paulo (3×0), Grêmio (3×1), Santos (2×0), etc. Contra o Fortaleza, em 31.01.2021, ganhamos de 2×0, sem maiores sustos, com gols de Arana e Vargas.

    Parafraseando um ditado da antiguidade: “Dai a Sampaoli o que é de Sampaoli”.

    Atualmente, o elenco é ainda mais forte. É manter o extraordinário desempenho em casa e obter mais vitórias fora. Nossos pontos perdidos: 00 (casa) e 00 (fora), num total de 00 pontos disputados. Vencer em casa, Gaalooôô!

  16. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos cheios de confiança nesse início de campeonato e com muita esperança de termos um final feliz. A bola vai rolar dentro de minutos. O coração vai acelerar, a respiração ficará suspensa por instantes e nós vamos torcer muito e vibrar com o nosso Galo em todos os demais trinta e sete jogos. Esse é o nosso modo de ser e viver o Galo nosso de todos os dias.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO. PRONTINHO PARA MAIS UMA JORNADA GLORIOSA.

  17. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. obrigado Tardelli por tudo, pena que na despedida do galo ficou mais no DM que jogou seja feliz para onde fores. este mesmo Fortaleza nos tirou 3 pontos no ano passado então cuca e jogadores equipe que quer ser campeão brasileiro não pode perder pontos para equipes que vão brigar para cair para serie B. diretoria mas uma vez vou dizer precisamos urgente de reforços vamos perder vários jogadores para seleções e não temos reservas a autura então está esperando a vaca ir para o brejo.rsrs.ótimo domingo a todos amigalos. vai galoooooo.

    1. Boa tarde. Notória a influência do tempo, principalmente a temperatura, no desempenho dos times, mais para o time com mais minutos em campo e menos tempo de descanso. O Nacho não conseguiu correr. Claro, um time do nordeste brasileiro, muito mais adaptado a essas temperaturas, que um time do sudeste. Não pir isso, o horário do jogo: 11:00h. Ressalto a incompetência de não perceber o time sem pernas. E agora a virada. É foda!

    2. Quando o Atleticano acorda cheio de esperança, vêm uma porrada dessa…

      Quer dizer que agora somos fregueses do Fortaleza?????

      Parei por aqui!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *