Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E aí, a culpa ainda é do turco?

Max Pereira
@pretono46871088
@MaxGuaramax2012

A cada resultado negativo ou má atuação do time após a saída de Antônio Mohamed, a pergunta, sempre sacada com larga ironia, que pulula nas redes sociais é exatamente essa: “e aí, a culpa ainda do Turco?”.

Qualquer reposta a esta pergunta sem uma análise profunda e sem um diagnostico sério das causas desta queda brutal de rendimento, de energia e de inspiração da equipe atleticana será superficial, pobre e insuficiente para aclarar a verdade e ajudar o clube. Eu diria, em principio, que “El Turco” é apenas um dos muitos e vários responsáveis pelo debacle atleticano.

Aqui, alerto uma vez mais, como sempre faço em meus escritos, que qualquer caça as bruxas é nociva aos interesses do clube e só contribui para piorar a situação. E mais: lembro que falar ou usar a palavra CULPA é sempre perigoso, pois, sugere dolo e deficiência de caráter, campo minado e muitas vezes injusto, Todo o cuidado é pouco em qualquer cobrança em tempos de vacas magras como esse.

A eliminação do Atlético não se deu nesse jogo da volta e nem no primeiro jogo. Desastre anunciado há tempos. Assim como saiu melancolicamente da Copa do Brasil, o Atlético se despede da Libertadores em razão de uma sucessão de erros e de escolhas equivocadas dentro e fora do campo acontecidos à larga durante toda esta temporada. Por isso, entendo que os pecados atleticanos vêm sendo cometidos em vários níveis de decisão e de poder do clube, ou seja, desde os jogadores, passando pelos treinadores e sua comissão técnica, pelo diretor de futebol e funcionários desta e de outras áreas até a direção executiva do clube, compreendendo aqui o Colegiado como um todo. Claro, cada qual deve ser cobrado na proporção exata de sua responsabilidade e nível de poder e de decisão.

Escrevi treinadores e não treinador, i.e., utilizei o plural e não o fiz por engano. Erraram, em graus diferentes, mas erraram todos: Turco, Lucas Gonçalves e Cuca. E, muitos dos erros e escolhas equivocadas foram inevitáveis porquanto consequências de outros erros e escolhas indevidas frutos de planejamento mal feito, de decisões errôneas ou não tomadas no tempo e na forma certas.

Neste e em outros espaços tenho sempre buscado alertar que a “A BOLA PUNE”, “A BOLA NÃO PERDOA”, “que TUDO O QUE ACONTECE DENTRO DE CAMPO É CONSEQUENCIA DIRETA DO QUE OCORRE FORA DAS QUATRO LINHAS”, que “SAI ANO, ENTRA ANO E OS DESAFIOS SE RENOVAM”, que o trato das “COISAS DE VESTIÁRIO” é fundamental ao sucesso e à preservação do bom ambiente, que “NEM SEMPRE QUERER É PODER”, que “TIME GANHA JOGO, ELENCO GANHA CAMPEONATO”, que existem “O JOGO REAL E O JOGO IDEAL”, que devemos nos questionar porque muitas vezes nos perguntamos “CRIATIVIDADE E ESQUEMA TÁTICO, NADA A VER?”, que muitas vezes nos perdemos no “TEMPO QUE O TEMPO NÃO TEM” e, por fim, que “O APOIO INCONDICIONAL PODE LEVAR A APLAUDIR ERROS E FRACASSOS”.

Com estas frases e/ou títulos busquei chamar a atenção para o fato de que é preciso tomar cuidados “MUITO ALÉM DAS QUATRO LINHAS”, que mais importante do que perguntar “TÉCNICO NOVO, VIDA NOVA?” é saber responder esta e outras questões, que é preciso saber, que antes de definir o futuro do Turco e ficar filosofando: “MOHAMED: CHEGAR LÁ OU NÃO. EIS A QUESTÃO” o importante era tomar uma decisão seja qual for e peita-la interna e externamente, e, enfim, que era cada vez mais clara e muito ruim a impressão de que “O ATLÉTICO, tinha se tornado UMA CASA SEM COMANDO E SEM ATITUDE”.

Se é verdade que a incapacidade do Atlético de superar a defesa palmeirense mesmo com uma superioridade numérica durante a maior parte da partida se deve à má fase e à falta de inspiração e de energia de vários jogadores, muito abaixo do que podem e do que já jogaram, por outro lado também é verdadeiro que já passou da hora do Atlético ir a fundo nas causas destes problemas.

As reações da massa atleticana nas redes sociais após a eliminação do Atlético na Libertadores em sua maioria esposam preocupações similares às que tenho defendido. O grande atleticano e amigo Guilherme Nazário, um dos fundadores da Cariogalo, enviou-me ainda na madrugada de quarta para quinta-feira, a seguinte mensagem: “Irmão na boa, perder eu não fico ‘puto’, mas está claro que tem ‘merda’ no reino da Dinamarca. Que energia de ‘merda’ para um jogo decisivo”.

“Na prática quem estava com 2 ou 3 a menos era o Galo”, lamentou o Eduardinho Azeredo, outro grande atleticano e amigo de muitos anos. E ainda emendou: “Tenho certeza que se o Galo estivesse com 9 o sufoco seria total por parte do Palmeiras, não daria nem para respirar. Isso é que o torcedor não viu no Galo. Faltou apetite, faltou intensidade de jogo”.

Enquanto esperávamos a adrenalina baixar e o sono reparador chegar as conversas que mantive com estes e outros amigos madrugada adentro buscavam encontrar explicações para o que estaria na raiz dessa queda brutal e assustadora de rendimento, de energia e de inspiração de um numero significativo e preocupante de jogadores que ano passado exibiram uma capacidade de resiliência e de superação absurdas, somada a uma vontade de vencer e de ser campeão inabalável.

Assim, buscar o porquê, por exemplo, Cuca foi levado a fazer as escolhas que fez, inclusive, jogar o garoto Rubens no fogo ao determinar que batesse o primeiro pênalti atleticano na serie alternativa ou ainda conhecer o porquê do destempero de Vargas, é muito mais importante para o clube do que crucificá-los em praça pública.

“já vi este filme muitas vezes”, bradou um torcedor anônimo. E mais um velho amigo, galista de todas a horas, Aderval Pimenta Duarte, foi o autor da primeira mensagem que li em meu WhatsApp tão logo acordei: “Bom dia, meu amigo!… e a história se repete”.

Assim, “PENSANDO COM SEUS (meus) BOTÕES: COISAS DE UM ATLETICANO INQUIETO” e lembrando que “O ATLÉTICO E O JOGO DOS BASTIDORES têm MUITAS HISTÓRIAS E MUITA DOR”, que essa relação “PRECISA SER REESCRITA” e que é preciso “TRABALHAR O PRESENTE PARA CONSTRUIR O FUTURO”, alerto uma vez mais que este é um momento de reconstrução, de planejamento e de revisão dos erros e das estratégias que vêm sendo adotadas intramuros e nas relações do clube como o sistema futebol. Afinal, “SOMENTE DE GRÃO EM GRÃO É QUE O GALO ENCHE O PAPO” e “OBA, OBA E GESTÃO IRRESPONSÁVEL, NADA A VER”, não é mesmo?

E aí, Turco é ainda o grande ou único culpado da tragédia atleticana?

47 thoughts to “E aí, a culpa ainda é do turco?”

  1. A seleção estrangeira do Galo está se achando digna de jogar no Real Madri ou PSG, e agora não se esforça mais. Hora de vender quem já se dá por satisfeito e começar de novo, mantendo o Técnico Cuca que já mostrou que merece o apelido

  2. URGENTE , PAREM TUDO. VARGAS PUNIDO MULTA ASSOMBROSA R$36.50 Segundo fontes confiaveis , o atleta esta inconformado , ele que ganha a bagatela de 800mil por mes. Brinca com o manso e com caetano, brinca , vargas. Tudo debaixo do olhar severo de sergio coelho e mecenas , os unicos mecenas do mundo que queimam dinheiro (claro, nao o deles)

  3. Boa tarde amigos do Galo. “Rodrigo Caetano acredita que Atlético não errou ao manter Turco até julho”, tem razão Rodrigo, o GRANDE ERRO foi contratá-lo, técnico sem nenhuma condição de comandar o NOSSO GALO.
    MAX, a culpa é de quem contratou o Turco, já ele, o Mohamed, só fez o que sabia fazer, ou seja nada além de desfazer o que estava pronto e funcionando perfeitamente.

  4. “E mais: lembro que falar ou usar a palavra CULPA é sempre perigoso, pois, sugere dolo e deficiência de caráter, campo minado e muitas vezes injusto..,”
    Vejo o articulista do texto de hoje, e os demais (articulistas) que utilizam o blog, como grandes torcedores do Galo! Contudo, faço uma pequena ressalva acerca da parte do texto, colacionada acima. A “culpa”, nem sempre estará associada ao “dolo ou deficiência de caráter”. Não podemos nos esquecer que atos culposos nascem, muitas vezes, da incompetência!! E no caso do “Turco”, vejo por aí, além dos gestores e diretor que o contrataram e o mantiveram, mesmo depois de constatada sua incompetência! Resumo: foram todos (no mínimo) incompetentes, por isso têm sim, culpa! em relação aos jogadores, sim, concordo, tem muitos que apresentam é “deficiência de caráter” mesmo… saudações.

  5. Acabei de assistir à entrevista do Caetano.
    Mais uma vez me assusta a falta de repórteres com o mínimo de coragem para fazer perguntas não protocolares.
    Bando de bunda mole, frouxos!!

    As perguntas seriam:

    1- estava claro para todos que o time tinha perdido pegada, organização defensiva e ofensiva, não tinha mais compactação, as jogadas aéreas e de bola parada nunca mais funcionaram, o time ficou extremamente previsível na criação das jogadas, os principais jogadores do elenco caíram de rendimento assustadoramente. Isso tudo com os mesmos jogadores do ano passado…
    Com tudo isso tão claro para todos, por que aguardaram até que a vaca estivesse com metade do corpo no brejo, para tomarem uma decisão de troca do Mohamerda??
    Precisava esperar o jogo decisivo contra o Flamengo? Mesmo vindo de atuações fraquíssimas e erros claros do treinador, contra América( libertadores e brasileiro), Coritiba, e Internacional?? Só para mencionar alguns jogos ridículos do Galo….

    2- qual foi o entendimento da diretoria ao avaliar que Turco Mohamed( pra começar contratar um cara com esse nome, que parece piada, personagem de escolinha do professor Raimundo, tem a mesma chance de dar certo de Roletes, Genalvos, Mexericas da vida chegarem a seleção brasileira) seria mais capaz de continuar um trabalho no Galo recém campeão do Brasil, do que treinadores como: Abel Braga, Felipão, Mano Menezes??
    Outra coisa, como perderam o Luís Castro para o Botafogo?? Luís Castro não quis vir para um dos melhores elencos do Brasil?? Preferiu o Botafogo?? Ou vocês achavam que o Mohamerda era melhor treinador??

    3- se a manutenção do rolando lero se deu pelos resultados, vocês não pensaram que quando as competições se afunilassem, e o nível de exigência aumentasse, o trabalho que vinha sendo feito e o nível de atuações não seria suficiente para irmos longe?? Por que esperar tanto pra trocar algo que nitidamente vinha muito mal??
    Ou vocês achavam que iríamos longe com o nível de nossas atuações no grupo da libertadores, e em jogos contra times infinitamente inferiores ao nosso, como Goiás, Cuiabá, América, Coritiba, etc…

    De toda a entrevista tiveram somente dois repórteres que fizeram perguntas que tiraram um pouco do conforto do Sr Caetano. O melhor deles foi o rapaz da Bica Galo, que não foi medroso, frouxo.

    Agora, o tal do Breno Galante, e o outro senhor da Fala Galo…. Que decepção…
    Têm espaço para fazerem perguntas diretamente para o principal responsável pela manutenção do Turco, e consequente chegada ao meio do ano sem chances de conquistar nenhum título… e fazem perguntas TOTALMENTE INÚTEIS!!

    Numa boa, tomem vergonha na cara e mudem a postura se realmente pretendem se colocar em posição de representar a Massa.

    Perguntas protocolares e bom relacionamento de “ bom dia, bom falar contigo”, deixem para repórteres de Globo, uol, etc, sem ligações reais com o Galo. Nesse momento todo atleticano está puto da vida, porque sabíamos que eu podíamos muito mais. Portanto larguem mão de covardia e enfiem o punho inteiro na ferida!!

    Não bastasse o péssimo e chama likes
    Beto ( acho que é Guerra), requentador de notícias e criador de manchetes sensacionalistas para chamar likes e ganhar dinheiro em cima da Massa e do Galo. Nunca vai me representar, esse cara é simplesmente uma vergonha, e pelo jeito não é só ele.

    Quer criar

  6. VOU INSISTIR AQUI ::
    ENQUANTO ESSAS CATEGORIAS DE BASE DO ATLÉTICO CONTINUAREM TORRANDO DINHEIRO , DANDO PREJUÍZO E NÃO REVELANDO ABSOLUTAMENTE NINGUÉM , O FUTURO É SOMBRIO.
    NÃO É POSSÍVEL QUE ESSA VERGONHOSA SITUAÇÃO CONTINUE MAIS.
    O ELENCO ESTÁ VELHO , CANSADO , E NÃO TEMOS NENHUMA REVELAÇÃO EM CONDIÇÕES DE SER TITULAR.
    ASSIM NÃO DÁ.
    ESSA BASE DO ATLÉTICO PELO INVESTIMENTO QUE SE FAZ NELA , PODE SER CONSIDERADA UMA DAS PIORES DO BRASIL……
    E ISSO NÃO É DE HOJE….
    JÁ SE VÃO ALGUMAS DÉCADAS.
    OS ÚLTIMOS GRANDES CRAQUES REVELADOS FORAM NA GERAÇÃO REINALDO – T. CEREZO – PAULO ISIDORO , ISSO HÁ QUASE 50 ANOS ATRÁS.
    UMA VERGONHA.

  7. Acabei de assistir a entrevista de rodrigo caetano. Falando nada pras perguntas nutellas dos youtubers. bla,bla bla, nao explicando suas cagadas, dizendo que o time foi bem, apesar das pipocadas. Pensei muito e somente ternho uma coisa a dizer m…..FORTA rodrigo caetano

  8. Falou, falou, falou e no fim só fez indagações e mais nada. Meu amigo, quando a coisa tá ruim, começam a surgir mil teorias da conspiração: time rachado, salários atrasados, time sem alma, sei lá o quê…NÃO, NADA DISSO É VERDADE. FALTOU FUTEBOL! E principalmente COMPETÊNCIA, destacado ontem pelo Eduardo Ávila! Competência para contratar um técnico de verdade e não uma aposta de Buenos Aires/ Cancún ou o o raio que o parta. Competência para analisar e perceber que o trabalho não rendia e demitir o técnico antes da vaca ir pro brejo. Competência para gerir futebol e não sair vendendo bons jogadores promessas só pra levantar caixa (SAVARINO, DYLAN BORRERO) e quando tiver que fazê-lo, competência para repor à altura e não trazer jogador aposentado (Godín) ou perna de pau contratado por vídeo ( Fábio Gomes). Competência para escalar os melhores e não os preferidinhos do técnico ou da torcida, para colocar quem não está rendendo no banco, inclusive o incrível estrela do time. Competência para trazer reforços no início do ano e não com a temporada quase acabando. Competência para substituir durante uma partida (coisa que os três técnicos não souberam e não estão sabendo fazer). Competência para montar uma estratégia correta para cada time (todo o mundo sabia que o Palmeiras e um punhado de times joga na retranca e por uma bola). Enfim, o tal algo de podre no Reino da Dinamarca é o básico: saber gerir, administrar, planejar e executar o velho ludopédio….Será que agora dá pra ter ao menos competência para se dedicar exclusivamente ao Brasileiro e portanto escalar quem quer e consegue jogar um futebol digno, começando desde o goleiro até o centroavante? Dá pra ter competência para planejar já 2023? O novo técnico, uma lista de dispensas e reforços para repor? Fazendo isso, acaba a terra arrasada. Não fazendo, é tirar o milho do Galo e continuar dando pra bode….

  9. Crendeuspai , torcedor que traz para a arquibancada um divã para julgar comportamentos é o Ó do BOROGODÓ .

    Deve sentar na cadeira em cima das pernas , com as mãos estendidas sobre as mesmas , com o indicador tocando o polegar , em estado de êxtase , com um palito de incenso queimando ao lado , e fica o tempo todo murmurando ” vai pra cima deles GALÔ , mas com cuidado ” .

    Enquanto isso …
    Traz a p@@@ do tropeiro e da cerva,
    João !
    Juiz FDP !
    VTNC , técnico burro pra carai .
    Ô , Ô , Ô , queremos jogador !
    TORCEDOR EM SUA PLENITUDE , colocando suas frustações pra fora .

    1. Prezado! Por parte desses aí não se pode esperar muito, a não ser a mesma atitude de sempre,ou seja, nas vitórias a mim todos os louros, nos tropeços; aí ñ é comigo,chame o empregado! E esses caras ainda têm defensores ferrenhos, ao ponto de colocarem a Instituição em 2º plano.
      Saudações Atleticanas

  10. Sobre crédito, MECENAS e os LARÁPIOS do apito, contratações, e a AMARGURA dos “RAIZ”

    Um clube de FUTEBOL é GRANDE, e somente o é, pelas suas CONQUISTAS. Nenhum é apenas pq tem TORCIDA, PATRIMÔNIO ou isso e aquilo ou pq joga FUTEBOL RAIZ (começo de conversa)…um GRANDE SÃO suas CONQUISTAS e é por isso q NOSSO GALO é GIGANTE. Ah, ma ma ma ba ba ba basta existir, diria o MANÉ cabeça baixa! E os CRÉDITOS? Em futebol NÃO existe. Futebol é NEGÓCIO, sempre foi, desde 1900 e Kafunga, e o C$ÉDITO aí outro, e é DINÂMICO. A CAMPANHA 21 acabou, foi ESPETACULAR e trouxe VITORIOSA os troféus para a encolhida SEDE de N Sra de Lourdes. O time 22 é outro, a campanha na temporada outra, PÍFIA, VERGONHOSA, diga-se, TEM de haver COBRANÇAS sem MEIOS TERMOS. Se querem CRÉDITOS, eles acabaram no Maracanã, Copa do Brasil, e no campo do palmeiras, Libertadores. Duas das mais VEXATÓRIAS partidas de toda a GLORIOSA história alvinegra. Afobadas e EQUIVOCADAS as dispensas…Tínhamos um CENTROAVANTE, q ñ fez MÉDIA com ninguém, segurava 2 a 3 zagueiros com O NOME e fazia o SUPER HERÓI ciumento jogar. O Super Herói, aliás, tá mais prá ANIMADOR DE AUDITÓRIO, jogar nada. PIPOCOU no apagar das luzes contra o porco???. O time foi PIORADO com as contratações…MESMO as 4 últimas já tiveram tempo prá mostrar jg, ou só vão estrear ANO Q VEM???… é JOGAR OU NÃO JOGAR. novamente. E em jogar, FÁBIO GOMES é uma fraude ou é quem o contratou? FUMACINHA VERDE é jogador prá substituir um decisivo SAVARINO? Q invenção foi essa? Até aqui, ninguém foi ENGANADO: o investimento FORTE dos MECENAS tinha um alvo, TODOS sabem. A questão é, vão OS MECENAS se contentar com apenas a ENTREGA da pérola de Lourdes, o Diamond, PRÁ SI PRÓPRIOS. O q mais falta? Será q o LABAREDA e a VILA tão garantidos ou são tb GARANTIA…O GOLPE veio lá de atrás, a Torcida Atleticana sem voz dentro do Clube, ficando na FOTOGRAFIA, vendida. NOSSO GALO em sua ETERNA CRISE!

    Obs 1: E a CONQUISTA DO BRASILEIRÃO? NOSSO GALO sempre foi POTÊNCIA no Brasileiro, desde 1937, não só pelas CONQUISTAS, tb pelas grandes CAMPANHAS históricas, muitas abortadas pela ARBITRAGEM (o LARÁPIO Carlos Simon, comentado contra o porco, no momento da entrada violenta contra o BOM ZARACHO, dizia q NÃO era caso de expulsão pois a imagem em câmara lenta, etc…qnd o árbitro do jg levanta o VERMELHO ele rapidamente se encolhe, COVARDE, e muda de opinião. Uma vez LADRÃO…). O Brasileiro SEMPRE deve ser PRIORIDADE nas temporadas alvinegras, O TIME deve ser preparado p o BRASILEIRO, independente das COPAS, uma coisa leva a outra, por isso a importância dos BONS ELENCOS. Veremos a partir do jg contra o Coxa…

    Obs 2: ABANDONAR JAMAIS. Isso é de MARICAS!!! É apenas mais uma daquelas CRISES ETERNAS do NOSSO GLORIOSO CLUBE ATLETICO MINEIRO! Prá cima, GALO!!!

    Agora “é ter que lidar com a zoação dos adversários por um bom tempo e com a amargura dos atleticanos “raiz…”

    E o RAIZ, existe?

    Existem, lenda das antigas: vibram com Tusta de piazza à pefume, citam Pedro Paulo, alguém sabe quem é ? Pensei q era um sujeito q comenta no CANTO, falam do lindo TOTÓ do futebol arte, citam não sei quem mais, de vez em qnd disfarçam e citam o GRANDE TIME 71, um LOLA ou um TIÃO, no diminutivo, tudo das antigas e gritam italiano AVANTE pro galo, com g minúsculo! É mole? Que M… Q BARRO PRETO!!!Destilam VENENO e são INSANOs com o MAIOR treinador da história atleticana, AS CONQUISTAS ñ mentem, E NADA PRESTA, a não ser o lindo espetáculo do futebol arte antigamente e nunca mudam a VELHA OPINIÃO sobre o nada. Não seriam apenas FANTASMAS pálidos, OLD MENS, de ATLETICANOS autênticos q só eles SÃO, presos no dia de São Antigamente?

    Em tempo: HÁ CULPADOS, sim Senhores!!! Q conversa fiada é essa! O time PIPOCOU e os jogadores TEM Q SER COBRADOS, inclusive INDIVIDUALMENTE (cada qual q escolha o seu BODE EXPIATÓRIO) por nos oferecer essa IGUARIA indigesta. Se CUCA quebrou o contrato e vazou é direito dele, assim NOSSO GALO quebrou o contrato com El Turco. Tudo normal. Buá, ele nos abandonou! Pq foram atrás dele?…a direção, pelo seu DIRETOR com aval dos MECENAS, demonstra FRAQUEZA, falta de convicção…time ENVELHECIDO, mal remontado e acomodado em 2021!!!

    PASSAR PANO não é do atleticano…QUE SOEM AS CORNETAS!!! Ei, velhinho, psiu, hora de dormir ou o barulho tá alto??!!!

    SOS!!!

    DEUS NO CÉU E GALO NA TERRA!!!

  11. Bom dia. Pra mim a grande parcela de culpa é do turco e a diretoria que demorou a ver que não ia dar liga q que o turco não entendia do riscado…era só um entregador de camisas…Cuca veio para apagar fogo num grupo possivelmente rachado, fora de forma e foco…até nós aqui de fora ja estavamos vendo isso e a diretoria não…Quanto ao Rubens, técnico nenhum obriga jogador a bater penalti, bateu naquele momento pq quis…mas bater daquele jeito, rolando uma bola em cima de um goleiro de seleção?? Ta no jogo é pra bater, tanto que todo mundo poderia ir batendo se as cobranças fosse evoluindo…é assim ta na chuva é pra molhar…não tem dessa de garoto…ta no proficional, treine e pense para que tome as melhores decisões, o mundo do futebol é assim. Ta sem confiança, bate firme na bola…agora rolar uma bola em cima de um goleiro de seleção?? é doido? foi a pior decisão possivel e que arque com ela…eu não vou passar pano…Saudações…

  12. bom dia Eduardo e massa e max Pereira.o EL turco não tem culpa? é meu bisavô que treinava estes mercenários e pipoqueiros que é culpado. era só que faltava. aff.os maiores culpados é esta diretoria cega e muda que não entende porraa nenhuma de futebol que levou o galo na lama de tanto vexame e chacota em 2022 .o péssimo treinador EL turco. o burro manso e estes amontoados de peladeiros de várzea são os culpados. este diretor de futebol outro culpado que deveria ser o primeiro demitido mas a péssima diretoria renovou mas 4 anos de contrato com este pseudo diretor.agora em diante é críticas em cima desta diretoria. manso.e jogadores. se tivesse diretoria e diretor de futebol já começava a fazer uma limpeza nestes velhos e pipoqueiros começar com este frangueiro e terminar no Hulk pipoqueiro e chorão. mas isso não vá acontecer porque esta péssima diretoria renovou contrato com estes pipoqueiros. chega.que venha 2023.aff.

  13. As falácias que são impostas e aceitas pelo torcedor , que “compra” as ideias :

    – melhor elenco do Brasil ;
    realidade : Everson , Guga , Nathan, Alonso , Réver , Allan , Nacho , Ademir …

    – estádio vai custar 400mi ;
    realidade : já está quase em 1bi

    – Cuca “estrategista”
    realidade : “jogar contra 10 é mais difícil que contra 11”

    – Rodrigo Caetano é a “modernidade” ;
    realidade : Godin , Fábio Gomes , renovação com Réver até 2024

    – os 4Rs são beneméritos , só pensam no Clube ;
    realidade : já jogaram fora o metro quadrado mais valorizado da cidade e trocaram por um buraco no meio do nada ( que nos DOARAM )

    – o Atlético terá um campo de futebol só dele ;
    realidade : ARENA MRV por uns 30 anos ou mais .

    E segue o jogo !
    Domingo tem o Couto Pereira a esperar os geniais Allan e Nacho .

    Todos juntos para a gloriosa missão de evitar o rebaixamento .

    EU ACREDITO !
    VAMOS PRA CIMA DELES , GALÔ !

  14. Passada a ressaca da frustrante eliminação da Libertadores, só nos resta juntar os cacos e começar o planejamento para 2023.A Diretoria do Galo tem um abacaxi enorme para descascar, não dá pra manter tantos medalhões envelhecidos e desmotivados no elenco,tem que renovar,trazer sangue novo,vide exemplo do xará Paranaense,esse moleque revelado nas Marias tá arrebentando, enquanto isso nossa base não revela ninguém,tem muito coisa errada que precisa ser corrigida no Galo.Acorda Diretoria,vamos começar trabalhar a lista de dispensas,Vargas,Nacho,Keno perninha de vidro,Guga, Nathan Silva,Rever tem que aposentar

    1. FÁBIO ,

      esse moleque tem 17 anos e o Paranaense veio aqui e depositou uma merreca pra levar o cara embora .

      O Caetano , o “moderno” , foi aos States e trouxe o Fábio Gomes .

      Os DONOS do Atlético são uma piada de péssimo gosto !

    2. “… esse moleque revelado nas Marias…” SE INFORME MELHOR E DEPOIS VOLTE AQUI PRA FAZER A SUA ONDA JUNTO COM OS CORNETEIROS DE PLANTÃO. AH, EM TEMPO, O COELHINHO POMPOM MANDA LEMBRANÇAS!

  15. Sim, elaboremos uma boa e misteriosa teoria da conspiracao pra justificar falta de vergonha na cara e falta de comprometimento de mais da metade dos jogadores, que elegeram 2022 , o ano da amargura para o atleticano. E sabidamente, despreocupados, pois sabem que a velha e nojenta falta de cobranca da direcaos se escafedeu. O atleticano , coitado , no qual me incluo , pensando que o nosso complexo de vira lata fazia parte de um tenebroso passado, enxerga o danado voltar e com forca. O atleticano, coitado, ainda feliz com as conquistas do ano passado , se sentia tranquilo e confiante no colegiado , benemeritos que cuidavam do nosso clube , em 2022 colocando o barco a deriva , desde o primeiro minuto do ano, com erros , postergacao , omissao e absoluta falta de comando sobre as patacoadas deste presente ano , sem fazer nada pra corrigir. Endossando a permanencia deste pseudo treinador que a cada jogo arrebentava o time , sem chamar na responsabilidade estes individuos, renovando a toque de caixa este vargas, com salario imoral, d=se desfazendo de savarino , contratando godin, fabio gomes e etc, contratando bons jogadores como pavon jemerson , kardec , pedrinho sem poder usa -los , etc. Restou ao atleticano , ler diariamente nos jornais , cafajestes ex jogadores afrontar a torcida, ler q venda do restante do shopping , ler bloqueios de dinheiro do clube, ler que as financas estao de mal a pior , diferente do que, no ano passado, nos passavam. Todos, jogadores, tecnicos, e direcao, com destaque pra este blindado e pessimo diretor caetano, todos contribuiram pra matar o sonho atleticano, a maravilhosa expectative, num sombrio ano,melancolico. Minha teoria e esta

  16. Bom dia a todos.
    Na verdade aquele time corajoso e que partia para cima ficou no passado…
    Hoje temos jogadores preguiçosos, medrosos e uns mal caráter.
    Quando aos 20 minutos de jogo vi nosso ” Goleirão fazendo cera senti que foram para empatar o jogo e levar para os pênaltis. O time estava conformado decidir nas penalidades e não estavam preparados para um revés como ocorreu com a expulsão e o treinador não conseguiu ou os jogadores não entenderam que a partir daquele momento era a chance de sufocar o adversário e correr atrás do placar. Pra mim foram vários erros durante a partida tanto dos jogadores e de quem toma as decisões. Pra mim quando teve expulsão o Cuca já deveria ter sacado um volante e colocado o Alan Cardec lá na frente, jogando com Hulk e Keno aberto nas pontas e se não desse certo já mexia novamente no inicio do segundo tempo. Tinha que ter mudado. O Vargas por tudo que fez nos últimos jogos não devia está nem no banco. Essa coloca na conta do Cuca também. Na verdade, hoje vejo que o Turco teve sua parcela, mais os jogadores são os maiores culpados. Se perderam o tesão de títulos pede para sair e der a oportunidade para quem realmente vai vestir a camisa. Allan pipocou nos pênalti mais uma vez, acredito que pelo fato de ter errado lá no passado. Jogador sem personalidade…

  17. Que análise profunda, que nada! A culpa é de “el turco tonto” sim. Ela passou seis meses à frente do plantel, destruindo um trabalho sério de várias temporadas. Querer argumentar o contrário é procurar pelo em ovo.

  18. De quem esteve lá no Allianz me chega a informação sobre a postura dos jogadores do Palmeiras em campo .

    O capitão deles , o Gomez , “pagava” geral pra todo time , O JOGO INTEIRO , EXIGINDO de cada um atenção máxima na marcação e rapidez para sair pro jogo .

    Ele disse que era impressionante a visão que ele tinha do time , sempre com opção de jogada .

    Enquanto isso , lá vinha o ALLAN , desfilando a sua inutilidade desde nossa área até o grande círculo , de onde REGIA a MEDIOCRIDADE de passes laterais e lançando bolas a esmo , talvez enxergando algum fantasminha camarada em pontos abstratos .

    Se tiverem estômago , revejam a nossa saída de bola .

    Eu não estou inventando NADA : ‘tá tudo lá , nos registros eternos da internet .

  19. Bom Dia! Indiscutivelmente em 50%. Os outros 50% devem ser distribuídos entre os Srs. Sérgio Coelho e Rodrigo Caetano.
    O próprio Rodrigo, numa entrevista, afirmou que a permanência do Turco (Dudabel2), não havia concordância entre os dirigentes e os 4 RS. Portanto?

  20. Bom dia!
    Assisti ontem a live de Breno Galante, Kleiton Borges e Guido Jorge, além do nosso guru, Eduardo Ávila. Me senti muito bem representado nas falas de cada um deles. A propósito, sempre que posso assisto a live quando esse quarteto de feras está presente.
    Com certeza o maior mas não único culpado desse desastre é o quebra contrato, irresponsável, moleque que não dá a mínima pra o torcedor. Cuca, que nem devia ter sido contratado novamente. Voltou ganhando bem mais e vai ficar só até o final do ano, pois pleiteia dirigir a selecinha, após a copa. O segundo maior culpado é o diretor, que já fez um monte de lambança, deixando a torcida iludida, indo atrás de “grandes treinadores” e no fim aparece com aquele escárnio, o tal do Turco. Além de trazer aquilo, ainda manteve esse encosto mesmo a torcida pedindo a saída dele. Quando saiu, saiu tarde demais. Pra completar, esse diretor ainda contrata Fábio Gomes, Godin, e ainda renova os contratos de jogadores velhos, além do moleque, vagabundo Vargas.
    Eu pergunto, já que o contrato do Cuca é só até o final do ano e ele conseguiu perder todas as disputas até aqui, porque mante-lo? Já era pra ter sido demitido, e se esse diretor fosse sério e bom de serviço, já teria apresentado um novo treinador pra começar logo o planejamento do próximo ano.
    Quanto aos jogadores, precisamos de uma reformulação geral. Não se salva ninguém. Todos perderam o tesão pela bola e não respeitam a torcida.
    Alerta! Se Caetano continuar no cargo, o Galo vai colher prejuízos maiores ainda.
    Alerta! Se o Tite voltar a fazer dupla com Ricardo Guimarães, é melhor ensaiar o grito, “vamos subir Galo”.

    1. Amigalo, bom dia

      Concordo live sensacional e reveladora, principalmente em relação ao relacionamento Turco x elenco, omissão da diretoria e principalmente com relação ao comportamento de alguns jogadores.
      Confirmando aquele velho ditado ” há algo de podre no reino da Dinamarca”

  21. Ah, e por falar em realidade, leiam Opinião sem Medo do Ricardo Kertzman no Portal Uai…Alô Rubens….ele foi muito feliz em seu texto.

  22. Esse texto escrito falou, falou o que todos entre aspas sabem. Tem muitas coisas erradas sim. Será que o escritor sabe de algo que ninguém sabe? Queremos entender o que ele quis dizer! No meu ponto de vista, a falta de rendimento está na forma repetida de jogar. O excesso de posse de bola sem produção, traduz o fracasso do time na temporada. Todos os jogos tem a maior posse de boa do que os adversários, porem, 90% dessa posse da bola passa pelo sistema defensivo, Essa opção em reter demasiadamente o jogo atrás, facilita somente o adversário fazendo com que se posicione melhor em campo, isso tem facilitado a marcação dos nossos atacantes que antes faziam a diferença devido a qualidade que tem. O time não faz mais gols de contra-ataque, devido o excesso de toques entre o goleiro e o sistema defensivo, e isso atrasa a ligação entre o meio e o ataque. A saída rápida facilita o contra-ataque pegando o adversário mal posicionado defensivamente. Basta ver a quantidade de gols marcados na temporada passada e, analise a escassez de gols neste momento terrível. Falam tanto que o diferencial do Everson está nos pés, e isso não tem rendido frutos nenhum. Sinceramente, não consigo enxergar tudo isso que a imprensa diz. Está na hora de dar uma Chance ao Rafael, que para imprensa não trem uma boa saída com os Pés, e ser mais justo com o Igor Rabello, que tem mostrado mais segurança do que o Nathan silva. As escolhas dos técnicos as vezes causam prejuízos ao time, porque tem seus pupilos dentro do clube.

      1. Esse pratrasmente Allan é o maior ENGANA TROUXA que eu, nos meus 65 anos de vida, já vi no futebol!
        Nem na várzea se vê uma ameba dessa…..

  23. Bom dia !
    Claro que o Turco não é responsável sozinho, mas de importância enorme nesse cenário de erros do clube. Erraram os 4Rs e R. Caetano ao escolherem o Turco, pois o Galo no patamar que chegou em 2021, não poderia ser entregue para um técnico mediano. Erraram ao persistirem na escolha errada, era nítido que o time estava mal nas mãos do Turco. O técnico é sim peça preponderante nesse tabuleiro- implanta sua filosofia; tem que ter peito de barrar jogadores medalhões que não estão rendendo; bater de frente, às vezes, com interferência de dirigentes e ser pró-ativo a beira do campo. Me parece que o Turco deixou a desejar em quase todos os preceitos de um bom treinador, mas era bom de vestiário, boa pessoa, ambiente leve e isso pesou para sua continuidade. Após a decisão da demissão do Turco, a diretoria procurou o que achava ser o caminho mais fácil e curto para recuperação, que foi a contratação do Cuca- super campeão com o clube, trabalho recente com o peso de um brasileiro após 50 anos. Só que a herança do Turco estava encarnada no elenco e o buraco é mais fundo. Aliado a esse cenário teve o desmantelamento do banco , com consequente enfraquecimento do elenco. Apostaram que uma base de jogadores fosse suficiente para dar continuidade ao trabalho, mas vieram contusões e os outros problemas que acometem todos os clubes e gestão não foi boa. Por mais que o Cuca conheça grande parte do elenco, é sabido que o mesmo leva um tempo para engrenar seus trabalhos e os erros vieram. Colhemos o resultado de um planejamento que se mostrou equivocado e sim o Turco é responsável, mas muito responsável pelo que se desenvolveu dentro de campo. Acho que o mérito do Turco foi ter dado chances ao Rubens e só.

  24. Olá massa!

    Uma questão que surge: não vai atingir a meta de renda no ano. Vão vender jogadores? Que não se desfaçam de ninguém a preço de bananas.

  25. Bom dia Massa, Max e Guru

    Respondendo a sua pergunta título. Sim a culpa ainda é do Turco, mas como vc mesmo disse em seu texto, dividida com os jogadores, a diretoria e acrescento até de nós torcedores.
    Cada um tem a sua parcela de culpa e talvez a maior delas tenha sido nossa soberba, que nos fechou os olhos para problemas que existiam, mas eram ignorados.
    Que a lição tenha sido aprendida, precisamos baixarmos a bola e reconhecermos que não somos esta Brastemp que achávamos ser.

    “Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.”
    Rabindranath Tagore

  26. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Não é hora de buscar responsáveis pelo que aconteceu ao galo até agora! Temos que juntar os cascos e tocar pra frente. Mas…tocar pra frente passa por mudança de atitudes, tanto da direção do galo quanto dos jogadores. Propositadamente não mencionei o treinador, porque está na hora de buscar alternativas enquanto há tempo. O Cuca já deu o que tinha que dar! Perdeu, como se diz na gíria, o vestiário. E nós sabemos que os jogadores não estão satisfeitos com o que vem ocorrendo. Grupinhos? Divisões internas? Tudo indica que o ambiente não está bom! E quando se perde a capacidade de lidar com o imprevisível ou previsível, só tem uma solução: rua. Cuca, pode ter sido o maior vencedor do galo, mas, na minha opinião, é fruto do sobrenatural do almeida. Se o são Vitor não tivesse operado o milagre que operou, e o galo tivesse perdido aquela libertadores antecipadamente ganha, o Cuca não estaria na condição de treinador vencedor. Aliás, por falar em vencedor, o “El Turco”, ninguém pode negar que com um aproveitamento de 70% também pode ser considerado um vencedor, mas vencer sem convencer é o que defenestou o El Turco do comando do Galo. Sem esquema de jogo, sem treinamento adequado, segundo alguns jogadores, o resultado não poderia ser outro: Fora Turco. Agora, chegou o “salvador da pátria” que com a sua “memória tática”, iludiu muitos com o discurso de que agora vamos… Voltei, aqui é o meu lugar. Pergunto? Qual é o percentual do Cuca na sua volta ao comando do Galo? Muitos vão dizer, pegou um time desmontado. Mas quem jogou um pouco de futebol, sabe perfeitamente que é fácil recuperar a forma de jogar rapidamente.
    Não me venham com a falácia de que precisa-se de 6 a 10 jogos para acertar um time. Que o diga o Felipão no comando do xará paranaense e o Dorival Junior no comando do flamerda. Em pouco tempo, resultados expressivos e olhe que eles não tinham passado recentemente pelos times como foi o Cuca. Podem os defensores do Cuca dizer que a memória é fraca de quem o critica face aos desempenhos anteriores. Desempenhos anteriores não configuram a certeza de desempenhos futuros. Cuca já deu o que tinha que dar. Fui crítico ferrenho da sua contratação em 2021 e agora, pela forma como deixou o galo. Cuca só voltou ao galo porque tem a pretensão de ser o treinador da Seleção coisa que somente pode acontecer se tivesse em time de ponta. E o galo, quer queiram ou não, tem elenco que pode promover qualquer treinador mediano. Está na hora de preparar 2023 e buscar no mercado um treinador que devolva ao time a alegria de jogar e a nós torcedores a alegria de torcer!
    Mas todos nós, com as nossas críticas, muitas vezes ácidas, estamos buscando o que de melhor, no nosso entender, que possa tirar o galo dessa situação de coadjuvante passando a protagonista. Urge que se tomem medidas!
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. ÂNGELO ,

      printa , emoldura e distribua seu comentário para todas as “lives” e “mesas redondas” que existem por aí .

    2. Discordo de vc. Cuca fez com o elenco o que o Sampaoli nao conseguiu fazer ano passado. Além disso, ganhou brasileiro no palmeiras, foi vice da libertadores com o santos (time fraco). E ano passado ganhou Copa do Brasil e Brasileiro no Galo, recupernado o futebol de muito jogador. Vejo que vc, contra a contratação dele em 2021 entende muito de futebol e deve ter sido um grande jogador kkkkk. Tomara que o Galo continue contrariando suas idéias e continue com ele.

      Abraço.

      1. Caro Luiz Galo!
        Cada qual com o seu cada qual! Apenas externei a minha opinião. Se fui ou não jogador, cabe somente a mim. Sou atleticano e quero o melhor para o Galo. O barato deste blog é permitir que cada um se posicione como quiser. Se você acha que o CUCA agiu corretamente nas suas atitudes, respeito a sua posição. Como dizia Nelson Rodrigues: toda unanimidade é burra!
        Sigamos atleticanos sem policiamento.
        Abraço.

    3. Beleza, o Cuca é o grande culpado! Turco já foi, Cuca sai e vem quem no lugar? O Lucas Gonçalves, mestre do Campeonato Mineiro mas que conseguiu perder de virada em casa pro péssimo time do Corinthians? Antes de printar seu comentário e mandar pras lives, que tal sugerir uma solução para o lugar do Cuca? Não me venha com técnico interino, auxiliar, pqp! Rodrigo Santana ou Thiago Larghi 2 NINGUÉM MERECE!!!!!

      1. Caro Gilson!
        Noticia-se que o Cuca foi contratado por tempo definido de até o fim do ano. Portanto, cabe buscar solução antecipadamente. Não sou dirigente, apenas palpiteiro. Não sendo o Renato Gaúcho, qualquer um..
        Abraço.

  27. Bom dia, Canto do Galo!!!

    Eis sua indagação final, prezado MAX:

    “E aí, Turco é ainda o grande ou único culpado da tragédia atleticana?”…

    A pergunta é uma casca de banana, caro MAX, porquanto você mesmo, ao longo de seu texto, diz “(…) falar ou usar a palavra CULPA é sempre perigoso, pois, sugere dolo e deficiência de caráter, campo minado e muitas vezes injusto. Todo o cuidado é pouco em qualquer cobrança…”.

    Ao mesmo tempo que você, MAX, argumenta que o TURCO não é o único”responsável”, você pergunta ao final se ele, o Turco, ainda é o culpado?

    BELMIRO, o funcionário atleticano que a priori é o que mais conhece dos bastidores e do vestiário atleticano, desde TELÊ SANTANA, disse há poucos dias que o treinamento do Turco era entregue para os auxiliares e…

    E o quê?

    Para quem sabe ler um pingo é letra…

    Em suma, o TURCO tem muito da responsabilidade pelo resultado esportivo ruim na presente temporada. E obviamente que não é só ele, mas também a Diretoria e os jogadores igualmente…

    E aqui lembro uma frase do francês Saint-Exupéry, aquele mesmo que escreveu o Pequeno Príncipe, que pode ajudar a jogar luz nesse momento de caças às bruxas no Atlético:

    “Cada um é responsável por todos. Cada um é o único responsável. Cada um é o único responsável por todos.”…

    Ou seja, a diretoria, o Turco, o Cuca e os jogadores são os responsáveis por tudo perante o Clube Atlético Mineiro…

    E a Torcida também: somos, enquanto Torcedores, responsáveis pelo que torcemos ou deixamos de torcer, de apoiar ou deixamos de apoiar, de acusar ou deixamos de acusar, de falar ou deixamos de falar…

    O que sobrou foi o GALO que precisa do apoio da MASSA e já no próximo domingo tem a primeira das 17 finais que restam no Brasileirão…

    Terá chegado a hora da MASSA apoiar e parar de apontar culpados…

    Vamoooooo, Galooooooo!!!

  28. Bom dia. Pois eu aqui pensando aqui com minha sensatez, digo que se o Galo fosse para o mata mata com qualquer outro time que não fosse Flamengo e Palmeiras, o Galo passaria, mesmo não jogando o que jogou ano passado. Quem era apontado no começo como os principais candidatos a títulos? E relembrarmos aqui, disputamos dois matas contra o Flamengo, Supercopa e Copa do Brasil, ganhamos uma e perdemos outra. ( Ah mas a que perdemos jogamos assim assado, fodas, podia jogar o que for quando perde o choro é o mesmo). Jogamos três vezes com o Palmeiras, então apontado como o melhor time, três empates, eliminação nós pênaltis. Onde é que está o drama? Ah mas eles estavam com 10, o Fortaleza com 10 fez 3 x0 no Inter. Estar com 10 só faz vc atacar menos, o bloco defensivo continua o mesmo. Ah mas ficaram com 9, teve 5 minutos de bola rolando quando ficaram com 9. A realidade é que muitos jogadores caíram de produção, um trabalho foi interrompido e vida que segue. Claro, imprensa vive de polêmica e alimentar isso é gerar notícia. E torcedor, bem, muitos trazem suas frustrações para o futebol e exigem uma perfeição que não existe, ser quase perfeito é uma vez ou outra, a realidade é bem diferente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *