Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

E agora, José?

Fotos: Bruno Cantini/Atlético
Fotos: Bruno Cantini/Atlético

* Marcelo Jacques

Chegou a hora de decidir o que queres deste fim de ano. A conta é simples. Se ganhar, pode se dar ao luxo de sonhar novamente com um G6 que se distanciou por conta da segunda pior sequência da história do Brasileirão.

Se empatar, provavelmente mantém a distância para o Z4, e aumenta para o G6, logo, fica sem briga nenhuma. Perdendo, aceitaremos que nossa briga é realmente contra o rebaixamento, e seguiremos sofrendo até o fim do ano.

É inegável que o jogo de domingo trouxe muito do que o atleticano gosta de ver do seu time. Raça, brigas – que muitas vezes até passaram do ponto (antes isso); e uma intensidade que não víamos há algum tempo. Sabe isso significa? Que bastava querer.

Que bastava se doar um pouquinho mais, para que estivéssemos hoje sonhando com algo muito maior e mais palpável. Jogos como o de domingo não aliviam a nossa raiva, apenas aumentam, pois percebemos que o que acontecia antes não era falta de capacidade, mas sim, falta de vontade.

Agora, temos pouco tempo para correr atrás do prejuízo, e, se possível, garantir um fim de ano digno. Vida que segue. O Atlético nos cansa tanto, que o que nos resta é deitar a cabeça no travesseiro e descansar quando podemos.

Domingo fiz isso, assim que cheguei em casa. Dormi leve com a vitória.

Sonhei que o Mancini estava dominando o elenco, jogávamos um ótimo futebol novamente, e quase nos classificamos para a Libertadores.

O desempenho foi tão bom que renovaram com o treinador. Início do ano, algumas derrotas, elenco fraco, sem renovação de nomes e sufoco nas duas primeiras fases da Copa do Brasil. Três primeiras rodadas do Brasileiro, derrotas. Tchau Mancini.

Sigo sonhando, e o interino comanda o time até que tenhamos um bom nome para assumir definitivamente. Uma, duas, três, quatro vitórias! Que incrível. Até efetivaram o interino no meu sonho, vejam vocês que imaginação fértil.

Agora vai!

Acordei. Ufa. Imagina se isso fosse verdade.

23 thoughts to “E agora, José?”

  1. O problema da chegada dos “novos” treinadores é que eles têm a presunção de querer “recuperar” os mesmos jogadores que estiveram mal nas mãos dos antecessores, e aí nós torcedores temos que suportar ver em campo as mesmas babas de sempre.
    Esse negócio de Mancine querer recuperar o futebol de Ricardo Oliveira (40 anos) e Zé Wellison, é uma AFRONTA À TORCIDA DO GALO!!!
    O cara não tá nem aí pra conquistar o apoio da torcida.
    Irritante esse Mancine!!!!

  2. Olá amigos da bola!

    Para mim esse tal 7 é o pior presidente da história. Fato.

    Usam nosso Galo…….

    Mas, penso que vocês estão equivocados em relação ao Mancini. O CARA é bom e vai provar isso.

    Já disse aqui várias vezes, no Brasil só tem japonês jogando bola, o titular do Galo compete em igualdade com os melhores do país, basta ter coragem e boa estratégia ofensiva….. Mancinni vai nos mostrar isso. Gosto da forma que ele arma suas equipes. Todas são ofensivas.

    Já empatamos fora, vencemos bem o Santos e faremos bom jogo contra o São Paulo.
    GALO NÃO PERDE.

    1. Esqueceu de defender o patric. Esse grande craque injustiçado. Ele eh jogador de defesa, mas o forte dele eh o ataque. Falta pra gente espírito ofensivo. Nosso elenco eh fantástico , o problema sao os treinadores retranqueiros. Matou a charada, meu brother!

  3. Não sou vidente , mas olhem o que se aproxima … o time vai dar uma melhorada , o Sette manterá mancini, não haverá contratações , perderá o mineiro , vai perder umas 3 no BR, mancini cai em maio, entra interino Leandro zago, melhora um pouco , efetivam o interino , time entra na ma fase , diretoria espera 10 derrotas seguidas e contratam um tempão .,.
    Amigos , isso vai acontecer , anotem . Essa diretoria já provou que tem compromisso com o erro. E será pela terceira vez consecutiva .

  4. Boa Tarde! O problema é que esse pesadelo não passa! Mancini, 45 pontos, 7 Câmara, Rui Costa, R$ 700 Milhões em dividas, sem timecompetitivo. Além do pesadelo, tem também o sofrimento!

  5. Boa a tarde a todos!
    Acordei hoje bem cedo e fui ver noticias sobre o galo,e confesso que não tem nada de animador nada que mude esse nosso momento…dizia mancine vamos recuperar Ricardo Oliveira,bolt etc
    Parece brincadeira com a torcida onde vamos parar?presidente mais perdido que amendoim na boca de banguelo,diretor no fantástico mundo de bob,torcida assistindo o festival de horrores e não faz nada…e pra desanimar viu,pra ano q vem com esse elenco e as formas de contratação desse diretor estamos fundidos….vaias mais vaias mais vaias mais vaias pra esses jogadores medíocres…
    vai uma pergunta cretina, quem o atleticano odeia mais nesse momento
    sete Câmara ou José Roberto whigt

  6. O Flamengo beirava 1 bilhão de dívida .

    Em três anos ela some e a turma por lá
    consegue montar um time correto , com
    jogadores rodados e recuperados , como
    o Gabriel , o Éverton Ribeiro , Diego Alves
    e Arão , assim como investem em Gerson
    e Bruno Henrique , este o melhor atacante
    do país nos dias de hoje .

    E nós , por aqui , neste três anos ?

    Só conversa fiada , enganação , safadeza ,
    mediocridade , inoperância que já nos
    custaram uma dívida de 700 milhões e
    crescendo .

    Ah! , mas tem o estádio .
    Que já nos levou o shopping (pelo menos
    a metade dele) e que de NOSSO só terá o
    nome .

    1. UM DOS GRANDES SUCESSOS DO FLAMENGO EM PAGAR DIVIDAS E FAZER UM TIMAÇO FOI COLOCAR MENINOS DA BASE PARA JOGAR E DEPOIS VENDER POR UMA VERDADEIRA FORTUNA.ENQUANTO ISTO O MANCINE(QUE È AMIGO DO RUI,QUE È AMIGO DO EMPRESÀRIO QUE TRANSITA EM VESPASIANO COMO DIRETOR)FALA EM RECUPERAR PASTOR E BOLT.COMO DIZIA MEU PAI:NADA È TÂO RUIM QUE NÂO POSSA PIORAR.ENQUANTO ISTO TODOS OS TIMES DAS SÈRIES A E B COLOCAM JOVENS PARA JOGAR.E NOS COM UM BEQUE E UM CENTROAVANTE AMBOS COM 40 ANOS.SE EU FOSSE UM TORCEDOR PARAVA DE TORCER.MAS COMO ATLETICANO CONTINUO A REZAR PARA SANTO QUE NEM O PAPA OUVIU FALAR!

      1. Caro, o time titular do framengo nao tem nenhum jogador formado na base deles. Nenhum! Tem jogador formado na base do Galo (Diego Alves), mas nenhum formado na base do urubu. O contexto eh outro. Somos mal administrados, mas a comparação eh sem sentindo. SAN

  7. O nosso CAM é um time sem comando, simples assim… a partir do momento que o Presidente tomou posse e disse que não entendia de futebol (já são 2 anos de mandato e continua sem entender) e por isto mesmo iria passar a bola pro Diretor de Futebol, foi um desastre… veio o tal ex-jogador Alexandre que dispensa comentários, depois o Marques ficou um tempinho e agora temos esse tal de Rui Comissão no comando do futebol… só “””pereba””” da profissão então não podia dar outro resultado… FRACASSOS!!!!!!!

    OBS.: jogadores de futebol são malandros… se verem que o clube não têm um casca grossa no comando pra dar murro na mesa e chamar os caras na responsabilidade, eles deitam e rolam… no nosso amado CAM está assim e já faz um bom tempo!!!!!!!

  8. Em seu livro o Guardiola fala: Em um clube de futebol o treinador é a segunda pessoa mais importante pois a primeira é o presidente.
    Sem um bom presidente e um bom treinador é impossível ser campeão por isso dessa turbulência dos últimos anos pois depois do Kalil e do Cuca ficamos SEM PRESIDENTE E SEM TREINADOR.

  9. Caros,
    E Nobre ALBERTO MTC2 26 de outubro de 2019 às 09:00, O Bispo, se me permite adentrar vosso pertinente ácido e necessário modo de enxergar…
    Puxa, cara, é AnoQVem após AnoQVem e a mesma ladainha da Pequenina da Sagrada Famiglia. Eles se revesam de “VERDADEIROS” idiotas, nem parecem torcedores. Se acham sócios do Clube, é brincadeira? Ñ cairam na crua realidade do “afastamento”, do “apequenamento”. Acreditam na outrora MASSA participativa, acreditam ter vez nas “diretrizes do Clube”. Hj a ladainha tá de Gê isso Gê aquilo. Tem refrão mais IMBECIL? Depois a gente desanca essa TURMA sabuja DESAVERGONHADA e somos acusados disso e daquilo, sob censura dos matemáticos de coments. É muita mediocridade, irmão. A turma GullululyGury da KKK tá profundamente contaminada pela falta de imaginação e pela SEMVERGONHICE. Antes eu os denominava JABAZEIROS, mas depois q SETTE cortou o KIT MÍDIA, fiquei sem moral. Maldito 7. Eles ñ acreditam, a facção SEMVERGONHA da torcida, identificável claramente nesse canto pelo apoio incondicional a qq ação desastrosa da diretoria, pq só são ações desastrosas. Ñ acreditam q são cúmplices da MEDIOCRIDADE do momento do nosso CAM…AnoQVem, estádio num sei qnd, vaga na Liberta, fuga de rebaixamento, austeridade, VENDA de tudo, mudança de BH para Vespasiano, etc. É tanta PILANTRAGEM defendida, e vc ñ vê “montar um time decente, como meta, para COMPETIR, feito GALO FORTE E VINGAOR. A pergunta q faço sobre esses PILANTRAS é? SÃO ATLETICANOS? Hj em dia tudo estranho, sob a “liberdade de dizer o q pensa”, cabeludo de traseira, milico democrata, Igreja contra os Ensinamentos do Mestre, mulher escrevendo com sotaque de homem…Vc, MTC2, me desculpa aí se adentrei demais…PQP! E nenhum planejamento para ser CAMPEÃO AnoQVem. É mole? Estamos no melhor dos mundos. Viva!
    GALO SEMPRE!

  10. Bom dia!
    Com esses jogadores, essa diretoria e esse treinador, não dá pra acreditar em sequência boa. Fui “apequenado” junto com a Massa. Confesso que amanhã estou receoso de um desastre contra os bambis, não obstante terem vencido soberbamente a sardinha no indepa.

  11. Prezados Eduardo , Marcelo e Atleticanos. Dizem que a esperança é a última que morre e esta tem sido a tônica de grande parte da torcida. Contudo esta cada vez mais difícil manter esperança diante da desastrosa administração sette camara, se é que se pode chamar seu mandato de administração. Com uma visão míope, ambição zero e falta de ideias o Atlético seguirá com essa porcaria de diretoria. Talvez o tal conselho de bananas podres esteja adorando os resultados inexpressivos, as campanhas ridículas e a montagem de elenco para agradar amigos empresários de supostos jogadores.
    Prefiro nem dizer o que estou antevendo para 2020, mas depois da entrevista decepcionante e sem futuro dada pelo tal sette camara dias atrás, coitado de nós atleticanos: esse sujeito deixará o Atlético, ao final de seu mandato, como uma terra arrasada. Enquanto isso o que será das receitas; certamente irão despencando a cada dia perante a ineficiente e má gestão do clube. Ninguém investirá na incompetência, na falta de ambição, na desorganização e em time sem resultados ou sem expectativa de realizar boas campanhas.
    Portanto a pergunta ” e agora José” fica para os mandatários que estão levando o caos para o Atlético responder , se é que eles têm capacidade para tal.
    Por um 2020 melhor , faço coro no avanço do Renova Galo, a única esperança que surge no momento, para salvar o Atlético desse bando de incompetentes. Saudações Atleticanas.

  12. Bom Dia,

    Faltam 10 pontos, 11 jogos e as únicas expectativas para este ano são: Na ordem
    – Ver nosso fregues se ferrar.
    – Não nós ferrar.
    – Classificação de 2019 e o que será através dela, para 2020.
    – Acompanhar as dispensas, rescisões e as não renovação de contratos.
    – Esperar por um técnico capaz de trazer esperanças para 2020.
    – Contratações para 2020.
    – Ver o balanço de 2019.
    Alguns certamente tem suas expectativas em sequencia inversa, mas, dificilmente são diferente.
    Será verdadeiramente um sonho se todas as minhas expectativas se concretizarem, sempre da forma que eu gostaria.
    Então, vamos por partes, uma vitória amanhã já seria muito bom.
    Vamos Galo!!!

    Obs.: Caro Eduardo, o link desta página não está direcionando para a postagem de 25-out e sim para 25-maio.

  13. Bom dia. Narrou perfeitamente a nossa saga. Toda troca de treinador os jogadores mostram vontade depois segue o baile. Eu fico vendo o Natan: acaba o contrato com Chelsea e ele fica livre em dezembro(dai o esforço para conseguir um contrato) . Esse Elias já pode assinar com qualquer clube. A preferencia é renovar com o galo pelo mesmo salario( 500 mil por mais dois anos). O modelo do Gustavo Blanco ou até do Empréstimo do Marcos Rocha ao Palmeiras deveria ser referência para contratação de apostas( empréstimo de 01 ano com passe fixado). Deu certo: compra. Nao deu: devolve pra origem. Sera que nao aprendemos nada com contratações com Clayton(03 milhoes de dolates) Chara ( 07 milhões de dólares) Hernades e Martines( 05 milhoes de dólares) Terans( 02 milhoes de dólares)? E outra: como fazem um contrato de 05 anos com Bolt?. No maximo um ano com prioridade de renovação. Esse será um novo Emerson Conceição que custou cinco milhoes de indenização para ficarmos livres dele? Por essas e por outras é que a nossa divida chegou aos 700 milhoes..

  14. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    G6?
    De novo essa conversa?
    Com esse elenco?
    Conforme ja escrevi outras vezes e repito: G6 é o caminho mais longo para a sul americana.
    O problema do ATLETICANO é que ele comemora algumas vitórias como se fossem títulos.
    A Vitória contra o Santos não habilita o horrível elenco que temos para NADA!
    Vamos ter o mesmo sonho pequeno do último ano!
    Vamos ao G6!
    É o que restou!
    Do Mancini eu não espero NADA. Basta uma análise mais fria de seu currículo.
    Mas, se é para sonhar (entro no campo dos devaneios), ele poderia devolver aquele 6 x 1.
    Desculpe-me escriba do sábado, G6, Mancini, não são sonhos.
    São pequenos delírios para um pequeno time.
    Perdemos há muito tempo a capacidade de sonharmos grande. Nos limitamos a pequenas comemorações de esparsas vitórias.
    Assim é que o barracão vai sendo construído.
    Se ganharmos do são Paulo amanhã, sera feriado em BH?
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  15. Salve massa e Guru!

    Caro escriba me desculpe, mas a renovação de Mancini não foi um sonho e sim pesadelo. Treinador da segunda prateleira que teve os seus méritos ao conseguir o que parecia impossível, fazer o time jogar com vontade e raça na última partida, mas teve o demérito ao colocar Bolt em campo ao invés de Bruninho ou Marquinhos.
    E por falar em pesadelo, quando vamos nos livrar dos nossos maiores, Elias, F. Santos, RO, Cazares,Mina,Geovanio,Hernandez, Martinez,Patrick?

    #FALTAM 10 PONTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *