Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Domingo sem Galo é muito triste

Pois é gente, passar o domingo e todo o final de semana sem jogo do Galo causa um sentimento de grande vazio. Sai fora logo Coronavírus, quero ver o meu time de volta.

Logo agora, que o Torcedor ensaiava uma reaproximação com a equipe e até mesmo com a diretoria, essa pandemia vem importunar a gente.

Devaneios à parte, vamos seguindo daqui sem as notícias que tanto aguardamos. Como mencionei ontem, certamente essa incerteza quanto a sequência da temporada pode estar interferindo nessas definições.

Reitero que são necessários ainda alguns reforços pontuais, para chegar e assumir a titularidade ou – no mínimo – ameaçar e fazer alguns jogarem futebol.

Outros, a bem da verdade, tentar desovar em algum clube para seguir a temporada. Alexandre Matos se mostrou muito competente nessa condição, quando nos enviou uma penca de jogadores. Arouca, Erik, Juninho, Papagaio e outros. O único que deu liga, até hoje deixa o Atleticano sonhando com seu retorno. Roger Guedes!

Quero crer que o monitoramento está sendo bem feito e que Matos irá consertar a série de equívocos cometidos pelos três últimos diretores.

Não consigo, à exceção dos nomes do Lucas Veríssimo e Leo Sena, visualizar outros jogadores para reforçar o Galo. Nem nessas posições e tampouco no ataque, onde parece o treinador querer dois reforços.

Sobre o Roger Guedes, que mencionei, sinceramente não vejo possibilidades. Além do alto valor de transferência e salário, lá na China está no final da epidemia do vírus e aqui estamos vivenciando o início dessa situação.

E mais, considerando que não podemos gastar como ele – Matos – se notabilizou em seus dois últimos clubes, poderíamos avaliar melhor Savarino e Bruno Silva. O tempo urge e conspira contra. Perdemos muito com as apostas erradas.

O assunto que mobilizou ontem foi o possível atraso das obras do Estádio do Galo. Já se passam mais de dois anos e meio da aprovação da venda de parte do Diamond.

A ansiedade de muitos pela casa própria alimenta conversas paralelas em sentidos antagônicos. Ainda existem Torcedores que viam na utilização do Mineirão o melhor caminho.

Comungo dessa opinião, mas não cabe a nós – meros Atleticanos da arquibancada – opinar. As decisões continuam sendo tomadas por um pequeno grupo de gestores.

Diante disso, “agora é tarde, a Inês é morta”, conforme consta na história sobre a vida de Dom Pedro, antes mesmo de ser Rei de Portugal.

Concomitante a isso, não sabemos como a crise econômica – inevitável em todo o mundo – irá refletir no Brasil, em Minas Gerais e no Clube Atlético Mineiro. Ora, o Galo já fez a sua parte, agora é com os parceiros.

Mas estes mesmos benfeitores também serão afetados pela situação. Como a economia irá reagir no mercado financeiro. Temos banqueiro, construtor e até dono de hospital nessa parceria do sonho da nossa casa própria.

Entretanto, como seus seguimentos estarão após essa turbulência que estamos apenas na fase inicial? São questões que devem passar nas cabeças dos atuais gestores do Galo e – evidentemente – entre nós Torcedores.

Pensava eu, quando a parte do shopping foi alienada, que neste 2020 já estaria vendo jogo no Estádio do Galo. Até agora pouca coisa evoluiu.

Quando foi autorizada, imaginando comprar cadeira cativa, sonhei que em 2022 estaria na inauguração daquele monumento. Será? Estou em casas tem quase dez dias em confinamento para essa peste não me vitimizar, mas não consigo imaginar o que vai ainda ocorrer.

Por enquanto rezo, torço e sonho pra que esse pesadelo passe logo e possamos comemorar o Mineiro e o Brasileiro ainda nesta temporada. É o que quero!

*fotos: 1) Divulgação; 2) Bruno Cantini/Atlético

15 thoughts to “Domingo sem Galo é muito triste”

  1. Saudações Alvinegras. Vem do firme e forte e com muita fé em Deus. Em breve passaremos por isso tudo é teremos nosso Galão de volta. Tenho muita fé nisso. Se cuida nosso ilustre escriba, ainda Temos muitos e muitos jogos para irmos em nosso estádio .
    Bica Bicudo
    Isso tudo vai passar

    1. Não entendi, caro Rogério Borges (isso?). Fakes são sempre assim, não tem rosto e nem identidade. Enfim…
      Quanto à minha saudável longevidade, talvez não saiba, mas sua hora vai chegar.
      “Velho é um jovem que deu certo”, portanto tenho dó antecipada de vossa pessoa.

  2. Boa tarde MASSA!

    Confinado e sem jogo do 9ALO, é martírio dobrado.

    Xôoooooooooo coronavírus!!!!!!!!!!

    Chupaaaaaaaaa choronavírus!!!!!!!!

    VVVAAAMMMÚUUUUUUU 99AAAALLLLLLÔOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!1

  3. Bom dia,

    Seguindo a agenda do Covid-19, ontem revi aos jogos da Copa do Brasil 2014, Corinthians, Flamengo e Cruzeiro.
    Diferentemente do que 2012 e 2013, nosso time não era estrelado, tinha era o DNA do campeão de 2013 nas veias.
    É muito bom rever, ficamos mais atentos aos detalhes, pode ver a participação de jogadores que não creditei a eles tanta glória pelo feito, fiquei impressionado com a participação do Carlos, Maicosuel, Dátolo, Luan, Diego Tardelli, e Rafael Carioca.
    Vindo em contra ponto com o que todos falam, nosso ponto fraco nos jogos contra Corinthians e Flamengo foi o Jemerson, deitaram e rolaram encima dele, quase entregou a paçoca nestes jogos, já contra o rival ele foi bem.
    Sou sincero em dizer que minha memoria é fraca e já não dava os créditos merecidos ao Carlos e Maicosuel, tem um jogador Eduardo Henrique que não lembro dele nem no elenco.
    Quanto as contratações necessárias para podermos ter uma equipe competitiva e equilibrada, vejo que tem que ser muito pensada, afinal estão falando que pode se arrastar até setembro este coronavirus.
    Espero que o Galo tenha fôlego para tanto, nossos patrocinadores não tenho dúvida que tem, banqueiro, Hospital e Construtora certamente não perderam, quem poderia perder que é a construtora, teve um lucro líquido de 800 milhões em 2019, possui um banco e continuará a receber os financiamentos em curso, hospital vai arrebentar de lucro, e banqueiro nunca perde.
    Precisa é o Galo arrumar uma forma de manter as marcas que o patrocina em evidencia para fazer valer tais patrocínios.

    1. Tem pratos apetitosos entre os meus congelados. Muitos preparados antes das minhas férias de fim de ano, no dia 8 de dezembro último.

  4. Nessa quarentena forçada, já tentei colocar as leituras reflexivas e recreativas em dia, assisti alguns filmes que tinha vontade, 1917, Jojo Rabbit, Bacurau – até para criticar é preciso conhecer – e outros, mas nada aplaca a saudade do Galo. Fazer o quê?
    Algumas observações:
    – Mattos já descartou a vinda de Guedes, sinceramente, penso que essa possibilidade NUNCA existiu. A diretoria aproveitou-se da vontade do jogador em voltar, usou isso pra enganar o Torcedor.
    – Sempre acontece algo pra atrasar o inicio das obras de nossa casa. Desconfio que a culpa é do Nepomuceno. Alô, Ricardo Guimarães. Nepolino ainda está trabalhando com o Bruno Muzzi, CEO da Arena MRV? Se, sim, qual o salário desse aspone? Mande embora como fez com o médico que ganhava 80mil.
    – Adorei o vídeo do Rafael treinando com a esposa, que é “melhor” que Chiquinho. Daí me lembrei que quando fredcone saiu e foi anunciada a chegada de RO, também ficamos satisfeitos com vídeos de seus treinamentos durante as férias. Deu no que deu…
    – Enquanto tem mecenas de time aí que está aumentando os preços para lucrar com a crise, a Família Menin, entre outras ações, anunciou doação de 10 milhões para compra de respiradores. Ao Rubens Menin os meus aplausos!
    – Hoje recebi um passatempo via WhatsApp; Cite 3 opiniões IMPOPULARES sobre futebol.
    As minha são: Mineiro deixou de valer faz uns 20 anos. Celso Roth é um técnico injustiçado. Maradona foi maior que Pelé.
    E as suas, De Ávila? A propósito, excelente o texto que o senhor publicou no facebook sobre a sanha da patrulha virtual quanto ao erro cometido pelo governador Zema; que disse ao vivo, depois de horas de trabalho, “eu não OUVO”.
    Minha avó dizia algo tipo ‘falar bem é fazer-se entender’. Entendeu o OUVO?! Intaum vá catá coquinhu, aki nois fala é du jeitu que nois quisé.
    Força, Zema! Faça o seu trabalho e não se deixe levar pelas “bocarrotices” do Kalil, que está doido pra tomar o seu lugar.

    Ao José Antônio,
    Tô macambuzia com toda essa situação; mas leio todos os dias, estou por aqui. Um abraço.

  5. AS DÍVIDAS DO CAM – (Terceira parte)
    É bom negócio guardar dinheiro no cofrinho do CAM. O CAM pagaria, se fosse exigido, toda a sua dívida só com o crédito que possui – crédito na bíblia é caridade mas, no capitalismo é a conjunção de patrimônio, fiadores ou garantias, avalistas e o PIB, a capacidade de produzir renda acima da subsistência -. E como eu já disse o CAM tem excelente PIB, apesar de explorar muito mal as suas potencialidades. Não precisa lançar mão do patrimônio. O patrimônio pode ser usado para gerar mais patrimônio potencialmente mais lucrativo e condizente com a sua atividade econômica. É o caso do shopping X estádio.
    No momento atual, quando o pibinho brasileiro atinge o miserável crescimento de 1,1%, a SELIC é a menor da história e o coronavírus está bagunçando a economia mundial, todos os ricos estão aflitos porque não têm onde aplicar com segurança o seu rico capital. Refiro-me àquele capital que eles têm sobrando e que se jogarem fora não fará falta nenhuma. Os juros estão baixos, rendem pouco. Os meios de produção estão mais para falência do que para crescimento. É risco alto aplicar dinheiro em empresa brasileira, mesmo que seja na construção civil, ainda que o deficit habitacional seja de milhões de moradias. O problema é que não adianta construir porque não tem compradores.
    Restam, então as entidades sem fins lucrativos. Monstrengos econômicos nacionais que se entrelaçam com o sistema produtivo e financeiro e servem para esconder capital. São uma espécie de parasitas. Só as ONGs escondem dinheiro melhor que essas entidades mas, quem confia em ONGs? Elas são, em grande número, controladas por políticos, a fim de desviar dinheiro público. E quem confia em políticos? E o CAM, como a maioria dos clubes brasileiros são entidades sem fins lucrativos. Uma maravilha. Balanço de clubes de futebol, disse outro dia, são feitos com baton, rouge, pó de arroz, blush, botox e outras alquimias encontradas em salões de beleza. São lindos esses balanços. Dá vontade de pegar e beijar.
    Pois bem, pensando no momento atual do CAM eu acredito quando o presidente diz que a vida financeira do CAM está sob controle. Não acredito no presidente, é claro. Mas acredito nos indícios.
    Vejamos os indícios: Um importante membro e dirigente do Conselho Decorativo do CAM é um dos beneméritos do clube e está “ajudando” a contratar o novo técnico colocando mais dinheiro no cofrinho do clube, enquanto vigia quem gasta. Uma certa família atleticana da Capital, muitíssimo rica, que é especialista em salvar vidas e tem dinheiro sobrando suficiente para “Salvar” qualquer um, parece interessada em se tornar também, “Salvadora” do CAM. Outros membros do Conselho Decorativo, que são conselheiros mas não são pobres e nem bobos, vão “arriscar” seu rico dinheirinho guardando-o nos cofres do CAM alegando que é para ajudar a “pagar o Sampaoli.” E quem vai pagar tanta generosidade? O CAM, é claro. Com uma coisa que ele tem de sobra e não lhe custa nada: Tempo. O tempo é o componente menos importante da equação das riquezas mas, funciona como uma espécie de lubrificante. Sem ele a riqueza não flui, agarra. Para que pressa se o dinheiro tem que ir para algum lugar já que está sobrando?
    Ora, o Conselho Decorativo não tem a chave do cofrinho mas, sabe de cor e salteado, tudo o que tem lá dentro. E risco eles sabem muito bem que não tem. E um banqueiro, mui amigo, que socorre o CAM há anos sabe tão bem quanto o mais avisado que não tem bronca deixar o seu dinheiro lá dentro. Por isso ele já colocou muito, está colocando mais e vai colocar mais ainda no futuro, sem a menor preocupação com quando vai tirá-lo. O dinheiro dele sobra todo dia. E os aposentados, que o fazem crescer têm naturalmente, pouco tempo. Daí a escolha de colocá-lo num lugar onde o tempo passa mas, o devedor não. Dinheiro investido no CAM rende muito no passado, no presente e no futuro. Rende sem parar e como um milagre é a única coisa que cresce e não aparece. Nem o coronavírus cresce tanto e tão bem escondido. O fisco da saúde já sabe quem ele é. Mas o fisco do dinheiro não sabe onde está a grana. (Continua em outra oportunidade)

  6. Domingo sem Galo é muito triste… terça, quarta, quinta, sexta e sábado também. A segunda é assunto que não compete a mim avaliar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *