Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia de soltar o grito: “é campeão”!

Passei a quinta e a sexta curtindo essa nossa condição de líder geral da Libertadores e a boa expectativa de conquista que carregamos hoje para o Mineirão. Digo isso apesar da falta de público, pois nossa boa energia espalhada pelo universo Atleticano baixará no gramado do nosso salão de festas e incendiar o time nessa decisão mineira.

No meio da Massa, ao que apuro entre percepção e intuição, muitos Torcedores demonstram certo desdém pelo campeonato regional. Ainda assim, mesmo entre esse grupo, ninguém admite perder. Chegam a dizer que se ganhar não vale nada, mas que se perder é o fim do mundo. Admitem isso e por mais estranho que possa parecer, meu sentimento pessoal se encaixa entre essa faixa.

Outros afirmam que é fundamental para manter a hegemonia em Minas Gerais e existem até aqueles que desprezam totalmente o Mineiro em nome de títulos maiores no cenário nacional e internacional. Numa coisa concordamos, independente de eventuais diferenças entre otimismo e pessimismo: todos queremos o melhor para o Galo. E o melhor para a Massa significa títulos.

Nessa dicotomia existente na nossa Torcida, sei ser de bom resultado para a equipe melhor entendimento e respeito entre nós Atleticanos. Eventuais trocas de farpas entre pensamentos divergentes, em nada contribuem para o objetivo comum de grandes conquistas. Reafirmo não existe uma tabela de graduação entre o que é ser mais ou menos, bom ou mau, falso ou verdadeiro Atleticano. Somos!

Digo isso por uma razão muito simples. Hoje é dia de decisão e será importante para o balanço geral da temporada e também do histórico, levantar o Mineiro pela 46ª vez na nossa rica e invejável história. Somos, ao longo dos anos, décadas – agora com todos os times centenários de Belo Horizonte – por mais de um século o maior e melhor entre os clubes mineiros. É a hegemonia, cantada em verso e prosa, pelas ruas das cidades em torno do nosso Galo.

Creio eu, ao que estamos acompanhando, que o treinador Cuca deverá escalar o que tem de melhor para a festa de logo mais à tarde na Pampulha. Apesar das críticas, onde também fiz parte, a se confirmar o título do estadual, o treinador merece reconhecimento pelos méritos. Arriscou na primeira partida, assim como em jogos frente a outros adversários no próprio campeonato regional e no último confronto pela Libertadores.

Se tivéssemos capitulado em uma qualquer delas, seguramente estaríamos aqui neste espaço esculhambando com o treinador. Não me excluo, afinal também sou passional, figurando entre aqueles que quer ganhar até disputa de jogo de palitos, caso um dos apostadores use a camisa do Glorioso. Então a Cuca o que é de Cuca. Arriscou e colocou sua aprovação em risco e com a corda no pescoço, pois agora somos líderes geral da Libertadores e vamos para o jogo de hoje com a vantagem de empate para conquistar o título.

Essa prerrogativa não pode acomodar o elenco, ao contrário, deve motivar os jogadores a fechar o regional com uma grande partida e resultado. Assim, como durante a mesma competição, foi com o próprio adversário de hoje e outros times do interior. Estive presente em 12 das 14 partidas do Mineiro, hoje será meu 13º (número do Galo) jogo ao vivo. Espero uma festa completa para ser bem comemorada pelo Atleticano e motivar para as competições nacionais – Brasileiro e Copa do Brasil – e as internacionais – Libertadores e em decorrência dela o Mundial – neste ano de 2021.

Pra cima desse kuei, meu Galo Forte e Vingador! Aqui é Galo, po##@!

27 thoughts to “Dia de soltar o grito: “é campeão”!”

  1. Fora Cuca!!! SAN! PS: já passou da hora do Galo voltar a utilizar a camisa 12! A “torcida” hj eh igual a todas as outras. Ps2: Gilberto silva estava no vestiario do america (clássico eh o caraio!) SAN SEMPRE! PS3: perfumo, pelé e o futebol brasileiro q se fodam de verde e amarelo!

    1. Barros! Vc aparece aqui de vez em quando e quando aparece é pra cutucar os outros. Vai comemorar o título do Galo e deixa de ser cri cri.
      Outra coisa, verde e amarelo são as cores da bandeira do meu país, então lava essa sua boca.

      1. Estou comemorando, e apareço quando bem entender. F… vc e as cores do seu país. Vc não passa de um grande bobo! Boçal alienado!

  2. depois do jogo do sub 20 hoje simplesmente peço desculpa para pedir dar chances aos jogadores da base. ok vê foi um xou de horrores e montes de refugos e jogadores barbantinhos. que vergonha aquele sub 20 nem na época que jogava pelada era tão ruins de bola. se não fosse o goleiro o Curitiba era 0x7.o amigalo paulo Roberto sempre disse e é verdadeiro está base é uma vergonha e piada para nos torcedores. aff

  3. Bom dia,

    Estou neste momento assistindo o jogo do Galinho sub20, meudeusdoceu, que pessoal ruim de bola, é de doer. Podem até vir a virar o placar, mas minha opinião não vai mudar.
    Primeiro gol o zagueiro direito com a bola dominada, uns 10 metros da linha de fundo, ao ser apertado ao invés de chutar para lateral, chutou para escanteio e daí tomaram o gol.
    O segundo a lá musica dos trapalhões, três jogadores se trombaram no meio de campo e deu contra ataque ao adversário.
    Erra domínio, cruzamento e tudo mais.
    Além de estar ganhando em Coritiba e deixar empatar, agora esta tomando um vareio.

  4. Bom dia Canto do Galo!
    Obrigação ganhar do América .Não dá nem para empatar com time em que a expectativa é de ficar na segunda parte da tabela do Brasileiro . O adversário é o exemplo de times , que no brasileiro, temos que impor nossa superioridade se quisermos ser campeões.

  5. Bom dia Guru Ávila e demais Atleticanos e Atleticanas.

    Hoje é o dia do Galo confirmar que está evoluindo em entrosamento, conjunto, tática, raça e técnica.
    Tudo isso com e sob a evolução do comando e direção.
    Hoje é dia de coroar o início dos trabalhos, os esforços e os planejamentos que estão sendo feitos para colhermos bons frutos.
    E o 46⁰ título do Campeonato Mineiro que não é muito valorizado por razões bem conhecidas é, sim, importante porque simboliza que o Atlético está fazendo tudo ou quase tudo certo (até aqui!).

    Será parada torta superar (segurar o ímpeto) o América hoje, mas nosso time está muito bem; e evoluindo.

    Inspirando-me no Guru: “vamos pra cima do kuei”! — Aqui é Galo!

  6. Bom dia massa!

    Prezado Eduardo, não é porque empatamos com o América mantendo a vantagem e vencemos o fraco Cerro que vamos “tapar o sol com a peneira”, na minha opinião, Cuca foi mal nos 2 jogos. Escalou titulares contra o América quando devia ter escalado time reserva e descansado ( bom plantel é para isso ). Time cansou já no fim do primeiro tempo e ‘morreu’ na etapa final… a certa altura vimos no segundo tempo Tardelli pela direita e Hulck pela esquerda!!! ‘Papagaios’, que lambança…

    Aí me escala um time sem nenhum talento do meio para frente contra o Cerro, exceto o garoto Marrony, o único a criar alguma coisa juntamente com o Arana, aí tira o garoto no intervalo, não consegui entender. E ainda vai para as coletivas com postura arrogante, agressiva e pesada.

    Enfim, confio no trabalho dele, mas está longe ainda de ser sólido. E mais um detalhe, não há termos de comparação entre o Tchê Tchêe e o Zaracho, espero que não demore a perceber isso. A dupla de volantes é Jair e Zaracho, Tchê Tchê é bom jogador, bom reserva, Zaracho é diferenciado.

    Abraço a todos!

  7. Bom dia a todos!
    Hoje é dia de GALO!!!
    Tô um pouco aliviado com o reforço da ausência do tal Allan, ô jogardozinho mequetrefe sô! A cada 100 passes que ele dá 99 são pra trás e os outros 99 é chutão pra frente,pra linha de fundo mesmo.

  8. Bom dia,

    Todos os títulos são bem vindo, não existe título pequeno ou feio, queremos é comemorar.
    Hoje teremos um adversário difícil, talves o América mais organizado dos últimos tempos, isto só engrandecem o título.
    Como disse o Eduardo, o Cuca arriscou, para mim bem calculado, e hoje temos todos os jogadores disponíveis e em condições de jogo.
    Bom jogo a todos!

  9. Bom dia!!!
    Só de não ver o péssimo, horroroso, inútil e prejudicial Allan em campo no jogo de hoje já é bom demais!!!
    Confiante no Galão da Massa!!!
    Mesmo quando o time vaidoso ganhava alguma coisa a nível internacional, ele levava chineladas do Galão nas Gerais. Por essas e outras sempre fomos os MAIORES DE MINAS!!!
    Minha escalação pra hoje e que faz meus olhos brilharem e coração bater a 120 é:
    Camisas listradas em preto e branco;
    Calções pretos;
    Meias brancas.
    Vai pra cima deles Galoooooo!!!

  10. Bom dia xará e amigalos!
    O jogo de hoje vai confirmar a evolução dos jogadores dentro do esquema de jogo adotado por Cuca. Se o treinador não inventar e manter os melhores em suas devidas posições não vai ter “empolgação de timezinho” que vá acabar com isso. Galo vai se impor e calar a boca desse imbecil “político que tomou vacina de soro fisiológico”. Achei uma tremenda falta de respeito um dirigente de time que nunca ganhou nada desmerecer de um Clube infinitamente superior ao seu em todos os aspectos. Lisca é outro debochado. GALO precisa entrar com “sangue nos olhos” e vontade de acabar com o jogo desse o início. Colocar o Coelhinho Pompom Eterno Série B em seu devido lugar vale o esforço e o comprometimento com a vitória!!! O Kuei vai pagar o pato….

  11. bom dia Eduardo e massa. grande texto Eduardo. hoje vencer e vencer. se o cuca pardal não inventar podemos sim ser campeão. então cuca põe os jogadores nas suas posições. mais uma vez vou dizer ok esta diretoria esta esperando para contratar pelo menos um zagueiro. o Alonso vai para seleção e vamos jogar com rever aposentado e Igor rabelo é Gabriel. já que não dar chances aos zagueiros da base. com estes 3 zagueiros simplesmente estamos fritos. aliás falta um volante pitbull. acorda diretoria. hoje galo 2×0.vai galoooooooo.

  12. Bom dia Eduardo e amiGALOS. Hoje é jogar com seriedade e no final levantar o caneco. Na Terça-feira mesclar o time na Libertadores pois o time misto dabpea ganhar fácil para no Domingo entrar com força máxima no Brasileirão.

  13. BOM DIA EDUARDO E MASSA ATLETICANA.
    É MUITO BOM , É ÓTIMO GANHAR O MINEIRO.
    E HOJE NÃO PODE SER DIFERENTE , TEMOS QUE TRAZER MAIS UM CANECO PARA ORNAMENTAR A VITRINE DAS INÚMERAS TAÇAS LÁ EXISTENTES.
    QUANTO MAIS MELHOR.
    ESSE COELHO É UM TIME ENJOADO E VAI PROCURAR DIFICULTAR A NOSSA CONQUISTA , MAS O GALO É GALO E VAI FATURAR MAIS ESSA.
    VAMOS COM O QUE HÁ DE MELHOR .
    ESPERO HOJE UMA ÓTIMA PARTIDA E UM SHOW DO GALO NO SEU TERREIRO , QUE SEMPRE FOI O MINEIRÃO.
    VAMOS LÁ ,
    AQUI É GALO.

  14. Bom dia a todos!
    O Galo precisa jogar hoje e sempre como se estivesse precisando do resultado e não se acomodando com o regulamento debaixo dos braços. Força máxima e máxima vontade para conquistar o mineiro logo mais.
    Time titular e com sangue nos olhos.
    Se bobear contra o bom time do América perderemos o título.

  15. Vamos fazer o seguinte , CUCA :

    entrega as camisas para os onze que toda a
    torcida já sabe quem são e manda pra campo .

    Enquanto eles se divertem você fica no banco
    jogando Candy Crush , na boa .

    Na hora do gol você entra no gramado e dá
    aquele corridinha básica , eufórica , que a TV
    gosta de mostrar .

    Pronto !
    Assim você fica quieto no seu canto e deixa
    a turma resolver a bagaça .

  16. Bom dia, massa atleticana!!
    Palavras tem poder, temos que sempre acreditar e vislumbrar dias melhores para o nosso galão…
    Galo campeão Mineiro de 2021
    Galo campeão da Libertadores 2021
    Galo campeão da Copa do Brasil 2021
    Galo campeão do Brasileirão 2021

    Eu acredito!!!!

  17. Rural é Mundial e se perder a corneta vai tocar!

    Notadamente na cabeça do CUca, CUquinha (o que esse cara faz no Atlético? Cadê o nosso interino favorito?), ex-Rever, Chaxa (o filho da Xucha), Vargas (quase-gol) e Ruinque (por enquanto um péssimo custo-benefício), Tardelli (o vovô já está no DM de novo? Só voltou ao Galo pra levar uma graninha fácil e ainda falam em renovar o contrato desse cara?). E se jogar com calção branco tecerei loas ao FDP que inventou essa babaquice e aos FDP que desdenham do fato!

    Vai, Galo, pra cima do Coelhinho Pompom que o Mundial tem que ser nosso!!!

  18. Bom dia, prezados atleticanos

    Chegou o dia da finalíssima. É o momento de coroar todo o trabalho feito, que resultou na melhor campanha do Mineiro.

    Não existe campeão por antecedência, mesmo sabendo que o Coelho terá que ganhar para levantar a taça. Ou seja, entramos em campo como campeões por força do regulamento.

    Esperamos assistir a uma grande partida com lances geniais e emocionantes. Quem pode decidir? Pelo time deles: Rodolfo e Ademir. Pelo Galo: Arana, Nacho, Savarino, Keno e o iluminado Hulk.

    Que nossos craques estejam inspirados para nos dar a 1ª alegria do ano: a taça de CAMpeão mineiro. Bora ganhar, Gaaaalôôôô.

  19. Bom dia, Eduardo, atleticanas e atleticanos.
    Hoje estou tão confiante na vitória que até fico preocupado. A última vez em que eu estive assim o resultado não foi bom. Mas danem-se o passado, a última vez e tudo mais, o que importa é hoje. O Galo vai vencer para não perder o embalo e segurar o ritmo para o restante da Liberta e início do BR. Essa vi tória vale mais que a taça.

    Hoje tem jogo do Galo, portanto, é dia do Galo e eu vou junto com ele rumo à vitória. E daí se já temos uma sala cheia de troféus do mineiro? Mais uma sempre é bem vinda. Afinal, a sala está lá é para isso mesmo, é pra ficar cheia e quanto mais, melhor. O Mequinha tem só uma prateleira com pouco mais de uma dúzia de taças. Estão felizes? Claro que não. Gostariam de ter uma sala como a nossa e para isso têm que jogar muito para chegar perto.

    Hoje teremos time completo. Quer dizer, o melhor time que o Cuca é capaz de tirar desse elenco meia boca que temos. Mas esse time é bom e fica melhor a cada jogo, à medida que os jogadores vão se entendendo dentro do campo. Futebol é isso. Simplicidade e cumplicidade.
    Jogo coletivo, bem pensado, ensaiado e prático. Pode ser também um jogo pragmático, afinal o Galo já vai entrar em campo como campeão mineiro de 2021. Então, para que arriscar só para fazer gracinha?

    A gracinha fica por conta da volta olímpica porque só ela será lembrada doravante. Ninguém vai se lembrar como foi o jogo, mas todos se lembrarão da taça, pois, bastará olhá-la.

    Quarenta e seis vezes campeão mineiro. Isso é bom, muuuuitooo bom mesmo.

    O GALO ESTÁ VIVO E ATIVO, VENCENDO, JOGANDO BEM, ENCHENDO A SALA DE TAÇAS E O NOSSO CORAÇÃO DE ALEGRIA.

  20. Bom dia Edusrdo acordei cedo como voce jaescalando na mente o time titular para hoje. Nao terei o seu privilegio de ir ao campo, ô saudade que estou de ir ver um jogo ao vivo. Terei que me contentar com um narrador cruzeirense da TV Globo mesmo. Quanto ao jogo acho que nunca enfrentamos um América tao organizado e ate merecedor de ganhar um titulo, eles nao foram campeoes da serie B por um gol e que nao sejam hoje. Lisca vai ficar para depois , é bom ter em minas um outro time como o America, alias no America tem uns 3 que jogariam facil no Galo ate de titular. Mas hoje é dia de soltar mesmo o grito Galo Campeao.

    1. Bom dia, lembrou bem. E são os dois. O língua presa é o pior, maria nato e secador. Narra os gols dos adversários do Galo igual se fossem da seleção da cbf. O frase pronta também é péssimo, mas menos descarado. Mas as vezes o app não deixa escolher a transmissão.

  21. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Se o Cuca não inventar, ganharemos o jogo. Se o Cuca inventar e mudar as peças no tabuleiro do jogo, aí vai ser um Deus nos acuda. Como diz o amigalo Barata: só com reza braba e com muito “crendeuspaiavemaria”.
    Vamos que vamos para cima do Ameriquinha. Se jogar para não perder, aí pode morar o perígo.
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *