Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dia de curar as feridas

A boa presença de Atleticanos hoje no Mineirão, baseado no anúncio das vendas antecipadas, asseguraram o que mais conforta ao Torcedor. Confiança na equipe em busca de avançar às quartas de finais da Libertadores, querendo e desejando essa conquista pela segunda vez. Convém lembrar e registrar. Nas últimas dez disputas dessa competição, o Galo esteve presente oito vezes nas dez últimas edições do torneio.

Em 2013, quando foi campeão, e ainda em 14, 15, 16, 17, 19, 21 e essa atual de 2022. Apenas em 2018 e 2020, o Brasil não teve o Galão da Massa entre os clubes nacionais da Libertadores. Se vencemos a primeira dessa série, nos anos seguintes fomos eliminados nas oitavas pelo Atlético Nacional/Colômbia (14), Internacional (15) e Jorge Wilstermann/Bolívia (17), além do São Paulo (16) nas quartas. Em 2019, capitulamos vergonhosamente na fase de grupos. Já ano passado, de maneira invicta, fomos eliminados pelo Palmeiras no jogo de volta no Mineirão.

Se avançar hoje, nem penso diferente, possivelmente vamos ter o mesmo time paulista na fase seguinte. A diferença e novidade, é que inverte o mando de campo e – com isso – decidimos em São Paulo, não existindo o tal gol qualificado – fora de casa – que nos sacrificou ano passado. O Emelec, do Equador, que empatamos semana passada na casa deles, é presença constante na competição. Time por time, sem medo de errar, o Galo é muito superior. Entretanto a classificação se decide dentro de campo. Nacional e Wilstermann, assim como o Emelec, não eram favoritos e eliminaram o Galo dentro de Belo Horizonte.

Foto: UAI/EM

Diante disso, ao que penso, todo cuidado hoje em busca da classificação. Consolidando a vaga nas oitavas, seguramente, o time irá mais encorpado para pegar possivelmente o Palmeiras. Além dos novos contratados Allan Kardec, Pedrinho e Jemerson – Pavón só no BR e CB pois nessa competição cumpre suspensão (o Jurídico tá agindo) –, ainda vamos ter as voltas de Jair, Zaracho e Keno. Dá pra confiar sim e muito no nosso potencial.

Quando digo no título, “curar as feridas”, refiro ao mal estar que o time andou ocasionando ao Atleticano. Tanto no Brasileiro, em jogos como frente ao América, Coritiba, Goiás, Fluminense – passando até pelas vitórias sobre o Brasiliense na CB – , até chegar na derrota para o Tolima e empates com América e o próprio Emelec na Libertadores. Ocorre que, com segurança, em todas essas partidas, o Galo tinha totais condições de ser vitorioso e saiu de campo deixando a desejar e frustrando o Torcedor.

Agora é hora do tudo ou nada. Vencer e convencer hoje, motivando o Atleticano, que – com certeza – no próximo domingo deverá novamente lotar o Mineirão frente ao São Paulo. Insisto que não podemos, ainda, priorizar competição. Estamos bem, apesar dos tropeços, em todas elas. E o Torcedor quer repetir os títulos de 2021 e ainda reconquistar a América, assim como foi em 2013. Que venha o Mundial, melhor ainda!

*fotos: Atlético

28 thoughts to “Dia de curar as feridas”

  1. Boa tarde Eduardo e Atleticanos! Hoje é jogo de um so resultado como admissível: vitória em qualquer condição e cenário .
    O problema do Atlético está na comissão técnica e seu futuro e a grande prova será as decisões na Copa do Brasil diante do asqueroso e na própria libertadores diante do palmeiras. Se perder uma, ficará evidente que a comissão técnica não está a altura do torcedor e do elenco. se perder as duas, não haverá qualquer chance da comissão técnica continuar à frente do time e contar com apoio do torcedor . Portanto o futuro de truco está nessas duas eliminatórias. A confiança na comissão técnica é muito baixa em vista do péssimo futebol que a equipe vem apresentando e da incapacidade do atual técnico em fazer leitura de jogo, corrigir as deficiências da equipe, organizar o time dentro de campo e ter jogadas ensaiadas. somente com resultado positivos nesses dois mata matas é que poderão ganhar de volta um pouco da confiança em que foram paulatinamente perdendo desde a sua chegada ao Atlético Saudações Atleticanas

  2. Hoje vai ser assim:

    – pelo horário caótico por causa do trânsito, a BH TRANS vai tentar de tudo mas não vai conseguir ajudar em nada e como de costume, haja paciência!!!

    – nos arredores do Mineirão, aquela guerra por vagas, flanelinhas estorquindo a galera e toma paciência!!!

    – uma vez estacionado, dá-lhe geladas ou cachaça mesmo pra preparar o espírito!!!

    – e dentro do Mineirão, muito apoio da MASSA e ela espera uma vitória, nada menos que isso!!!

  3. Logo depois foram falar da contratação do Michael, ex-Flamerda, pelo Cruzeirinho para 2023. Vai afundar a carreira do jogador. Todos os ex-marias dos últimos anos só foram para clubes inexpressivos. A situação deles é ainda muito difícil. O Ronaldo tenta, mas segundo advogados da área esportiva, se o investimento não der lucro por 2 anos seguidos, ele deve passar o clube para frente. Nenhum empresário bem sucedido mantém uma filial ou empresa por mais de 2 anos se não der lucro. O maior erro deles foi ter tirado o clube da mão dos italianos. Eles é que fundaram e que sabiam gerir. De lá para cá, muita confusão com $. Dificilmente se ergue. Vai sobreviver como um clube do nível do Goiás, Vasco, América nos tempos ruins, etc. Alternando entre serie A e serie B. Lamento pelos amigos que ainda se iludem e gastam dinheiro. Um engenheiro conhecido deixou de pagar a faculdade do filho para ir a todos os jogos. Agora está negociando a dívida para o filho não perder a vaga. Meu Deus.

  4. Recebi mensagem de amigo “liga agora na Band para ver o que estão falando do Pavon”. Relutante, porque não acompanho o programa, liguei e vi que o tempo todo só falaram dele como um dos que provocou a quebradeira no Mineirão no último jogo contra o Boca. Disse o amigo “é ou não um programa com pauta de marias?”. Se é, não sei. Não se pode julgar, mas o SportTV (Seleção Sport TV) só fala do Pavon para enaltecer as suas qualidades. A imprensa desportiva mineira ainda é muito provinciana.

  5. Bom dia!
    A nossa realidade é a seguinte, temos 4 jogadores que podem desequilibrar quando estão bem. Zaracho, Keno, Jair e Hulk. Os três primeiros estão fora hoje. Contamos com os poderes de Hulk tão somente. Que o ineficaz treinador não invente. Ainda temos o reforço que é a ausência do muleque irresponsável, Allan.

  6. Prezados AmiGalos
    Hoje é dia de garra e determinação. Nada de ir pra frente igual doido e deixar buraco pra eles tentarem uma só bola. Aposto que o Emelec vem com duas linhas de 5 antes do meio de campo. O Otávio segurando na frente da zaga e o restante indo pra cima com raça e paciência. Sem inventar. Vamo que vamo, pois hoje é dia do GALÃO DA MASSA ( será que o Caixa ainda pode narrar?).
    Um abraço a todos.

  7. Sugiro tomar um betabloqueador.
    O Nathan Silva vai jogar.
    E o frangueiro que toma gol dentro da pequena área, vai estar como sempre….. deixa o atacante jogar dentro da área…. afinal ele também precisa ganhar….

    2 Perebas….

  8. Bom dia!!!

    O Time do Emelec:

    Na partida da ida em Guayaquil (1 a 1) , os Elétricos tiveram a posse da bola (58%) e criaram o dobro de oportunidades para disparo (15 a 8), porém perderam no índice de tiros certeiros (3 a 4). O melhor desempenho do time equatoriano em campo decorreu a priori do fator casa, time descansado fisicamente e o fato de o Atlético ter tido a expulsão de Allan, além da estratégia de jogo muito recuada do Turco que costuma atrair para cima os adversários.

    Para o jogo de hoje, o Emelec, do técnico espanhol Ismael Rescaldo, deverá apostar numa estratégia defensiva (estacionar uma carreta na frente da zaga) e sair nos contra-ataques para achar um gol. Em jogos assim, vez por outra, o Atlético costuma empacar e aí todo cuidado é pouco.

    O Emelec vai para o jogo sem nenhum desfalque e está descansado por não ter feitos jogos pelo campeonato local. Se a partida terminar empatada vai para a loteria dos pênaltis.

    O Atlético precisa de uma vitória simples para avançar. O Galo é favorito e o Emelec, zebra. Zebras no futebol não são incomuns, inclusive na vida do Atlético na presente temporada.

    Para evitar a zebra o Galo, que tem um time bem superior tecnicamente, precisa se impor com raça, aplicação e disposição, no coletivo, e noite inspirada no individual de seus principais jogadores.

    Eu Acredito!!!

  9. bom dia Eduardo e massa. hoje vencer e vencer. jogo difícil vá ser uma retranca terrível do Emelec o maior problema que temos na zaga o entregador Nathan silva .não temos o péssimo Allan e para piorar no banco temos um péssimo treinador. que Hulk volta ser o incrível Hulk. que arana volta jogar. que nacho preguiça acorda. que a zaga não abre as pernas. galo 2×0. vai galooo.

  10. Bom dia Massa e Guru

    Paciência. Esta é a palavra de ordem para nossa vitória hoje.
    Paciência do time em campo para buscar o resultado, sem afobamento e sem desespero, *pois caso contrário, o fator emocional poderá entrar em campo e tornar a partida um inferno.
    Paciência de nós torcedores que iremos ao campo, de entender que mesmo sendo superiores, do outro lado há um adversário tb querendo a classificação.
    Paciência dos opositores e críticos de El Turco, pois a hora é de apoio, porque há muita coisa em jogo, principalmente o futuro do nosso Galo, que uma vez ganhando e convencendo, sairá mais fortalecido para a nova batalha na semana que vem.

    Vai pra cima dele Galo!!!!!!

  11. Bom dia xará e amigalos!

    Dia de jogar bem e vencer. Dia de não levar sufoco. Dia de convencer. Dia de HULK!!!!!!!!!!! Bora escalar o que tem de melhor sem invenções! GALO e a MASSA tem encontro marcado com a vitória hoje!!!! VAMOS GALO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  12. Bom dia, todos! Hoje mais uma vez é dia de ver o nosso Galo desfigurado. Felizmente, o adversário é muito fraco e acho que mesmo se os jogadores quisessem perder o jogo seria difícil. Só espero que seja um jogo tranquilo e que agente não tenha que esperar por um gol do Fábio Santos em um desesperado final do jogo. Aliás, toda vez que esse jogador entra em campo eu fico lembrando daqueles atacantes que jogaram no mineiro no início do ano. O que aconteceu com eles? Não é possível que eles sejam piores que o Fábio. Se são, imagino que abandonaram a carreira, pois não teriam condições de ser jogadores profissionais.

    1. Bom dia Barata! Costumo ver os comentários dos amiGALOS aqui blog, muitas vezes antes de redigir algo que pontuo ou penso a respeito do nosso CAM; mas tá chato às vezes viu, esta sua perseguição não justificada com este volante do nosso time, não faz sentido isto meu caro!! Parece com outro amiGALO quando critica esta lesma improdutiva que atua como meia, naXOOO,….(eu),,…rsssss! Vamos pra cima GALO, temos três jogos fundamentais de hoje até quarta-feira semana que vem,…com os contundidos retornando e novos contratados, não podemos aceitar poupar, foco total em todas as competições.

    2. Prezado amigalo José Eduardo, ótimo dia

      A melhor notícia para mim a não presença em campo deste peladeiro e especialista em jogar a bola para trás além de fazer bobagens. Quem poderia ficar de fora também é o tal de Nathan.

    3. Prezado Barata, esta é sem dúvida alguma a melhor notícia na escalação do Galão!!!
      Não teremos o “toca para trás “!!!!!

    4. Caro Barata, a saida de bola do time ficou muito amarrada à ele. Otávio já demonstrou não ser um 1° volante. Queria ver o Neto e como ficaria a saida de bola com ele. Desarmes e cobertura, ele mostrou que sabe.

  13. Bom dia Atleticanos, mesmo jogando mal estamos em terceiro lugar, se melhorar um pouquinho dá pra levar o Brasileiro, quanto a Libertadores acho difícil,Copa do Brasil pode ser que dê, agora se melhorar muito podemos ganhar todas, não custa sonhar

  14. Bom dia Avila. Bom dia a todos. Esse Tardelli, conforme publicação ancorada no site do Uai, está forçando muito a barra, dizendo que se voluntáriou para jogar de graça no Galo, para poder jogar mais uma temporada e participar da inauguração da Arena. Tardelli, você não conseguiu jogar no Gremio, no Galo e no Santos. Nem o América quis te contratar. Aceita que a carreira acabou e se é mesmo atleticano, compre um camarote ou uma cadeira na Arena, como fizeram o Marcos Rocha e o Bernard. Você pode participar da inauguração da Arena, integrando o jogo dos ex-jogadores. FICA A DICA!!!

  15. Bom dia, prezados Atleticanos

    Pelo que o time jogou no Equador, não podemos esperar outro resultado a não ser uma convincente vitória. Esse Emelec é muito limitado.

    A grande luta do torcedor do Galo vai ser chegar ao Mineirão. A incompetência da BHtrans vai mais uma vez aparecer a olhos vistos. Isso não muda nunca?

    Certo é que a Massa vai dar outro espetáculo. São mais de 51 mil gritando a plenos pulmões. Vencer em casa, Gaaloôôô!

  16. Bom dia. Penso que as derrotas e pontos perdidos, citados pelo blogueiro servirão de alerta . Lições doloridas muitas vezes marcam mais que conquistas. Os jogadores que lutem pq a massa faz a parte dela, estando dentro ou fora do campo. Foco é raça. Hj tem que ser classificação. Vamos GALOOO!!!!!!

  17. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Hoje não há outra alternativa: Vencer ou Vencer!
    Temos time para impor resultado positivo. Mesmo com os desfalques, nada irá justificar um resultado negativo. Basta o El Turco não inventar que iremos nos confrontar com o Periquito na próxima fase. Vamos devolver com juros e correção monetária a nossa eliminação no ano passado.
    Vamos que vamos…
    Hoje e sempre, galo!!!

    1. Ô ÂNGELO ,

      sobre o Amauri joguei com ele o Universitário pela FUMEC .

      Foi quando lesionei meu joelho gravemente .

      Nosso ataque era Eu mesmo , Amauri , Julinho Boa Morte ( ex América ) , Ziza Valadares e um excepcional ponta esquerda , o Lucinho .

      Depois , em algumas peladas no PIC, quando ele foi pra direção do clube junto com o Warley Ornellas .

      Sobre o Padre Simala temos história também , deixo pra depois .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *