Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Fim de ano sem Galo é “terrível”

Sempre foi assim, na Primeira Divisão e até naquele momento que caímos para a série B, ficar sem o nosso time do coração é muito difícil. Sim, série B.

Caímos e fomos lá – com dignidade – retornando ao lugar que é e deve ser do Galo. Sem dissimulações e faniquito, situação que não combina com o Atleticano, como sempre afirmo, formado e forjado na dor (muitas delas da injustiça).

Digo isso, até mesmo para justificar uma diminuição na intensidade das nossas postagens durante as férias dos jogadores. Os leitores mais atentos deste espaço são testemunhas da nossa assiduidade.

No primeiro ano, num ato de extrema motivação com o Galo e o retorno do Atleticano, chegamos a postar duas vezes por dia para o nosso debate.

Depois retomamos com apenas uma, na virada deste ano passamos o espaço diário para os competentes amiGalos da Fala Galo.

Ainda no final de janeiro, deste 2019, motivados por algumas cobranças pelas ruas da cidade e até mesmo pelo vazio que tomava conta deste blogueiro, acabamos retomando nossa prosa sem compromisso da postagem diária.

Com a chegada dos amiGalos Roberto Caldeira e Marcelo Jacques, terças e sextas, lentamente e sem perceber, começamos a ter posts diários.

Agora precisamos de um descanso e ainda considerando a falta de atividade do nosso time. Sendo assim, hoje, sábado posto para o fim de semana.

Durante os dias úteis, Roberto e Marcelo continuam nos seus dias e este blogueiro passa por aqui duas ou três vezes, incluindo a postagem única para sábado e domingo.

Dito isso, quero registrar a felicidade em ler o sensato texto do Marcelo – aqui neste espaço ontem – e dizer que opto por acreditar (desejar talvez seja mais correto) em “luz no fim do túnel”. Tenho sim, e não são poucas, críticas à atual gestão do Galo.

Mas, como Atleticano, torço a favor do meu time. Sendo assim, prefiro acreditar numa mudança radical de atitudes – consequentemente – de rumos para a temporada 2020.

Tive, pela segunda vez, sinais de mudança. Sou supersticioso. Na primeira manifestação furou, quem sabe agora vai vingar!

Que venham reforços pontuais, dispensando aquele tanto de “boi cansado” e de salários astronômicos, que infelicitaram e levaram o Galo a duas temporadas fracassadas.

É hora de separar e ficar com quem queira ter compromisso com a nossa tradição e honrar a camisa Atleticana.

As primeiras dispensas e liberações, incluindo o Luan (reclamado por alguns) tem minha aprovação.

Espero que, doravante, presidente e diretor de futebol – mesmo sendo Sette Câmara e Rui Costa – passem a acertar melhor e nos leve a dias melhores.

Digo e reafirmo, acertar, uma vez que – com todo respeito – erraram muito mais que eventuais acertos. Num chutometro, creio que a atual gestão trouxe mais de 20 (beirando 30) jogadores para o Galo.

Quais, além de Emerson (vendido), Guedes (vitrine que nos deu um troco), Jair e Blanco (que precisam ainda ficar mais tempo em campo que no DM) deram e mostraram resultado?

E os bondes que por aqui passaram e já seguiram viagem? Muitos, alguns já se foram faz tempos e outros estão saindo agora.

A lista é grande e tem jogador que ainda vai ficar por aqui, com contratos longos. Entre esses, tem jogadores como Guga, Rabello, Maidana e Nathan, o primeiro deles apesar daquela infantilidade, que ainda podem justificar permanência.

Fora isso, com a devida vênia, o melhor seria procura outro caminho para tentar ser feliz e nos fazer felizes.

Vida que segue, Galo Sempre!

*fotos: Bruno Cantini/Atlético

29 thoughts to “Fim de ano sem Galo é “terrível””

  1. E o treinador? Até agora nada!
    O poderoso porco não quis fechar com $ampaoli. Não creio que essa diretoria “austera” irá fazê-lo. Luxa já pro – fechô com o parmera…éeee….acho que vão voltar de “mancini”.
    Acho que um bom reforço seria a demissão desse ruincosta!!

  2. Boa tarde, amiGalo Eduardo.
    De fato, não vejo a hora do ruralito começar para poder ver o Galo jogar novamente. Mas, terrível mesmo é saber que ano que vem vai ser igual a este ano que termina, que foi igual aos anteriores. Jogar para ficar na série A.
    Se bem que, acho que pode ser até pior. O SE informa que o Galo sonda Sampaoli. Se for verdade, é o cúmulo da burrice. Está custando sanar a péssima situação financeira do Galo e lá vai gastar dinheiro com um técnico caro? Não aprendem nunca? O Santos tem um elenco muito melhor do que o Galo, e o que o Sampaoli Ganho lá? Nada. O Palmeiras tem um elenco infinitamente superior ao do Galo, e dinheiro para gastar é que não falta. E o que ganhou com o Cuca, Felipão e Mano? Nada.
    Agora veja que diferença é um time bem administrado. O flamengo não tem estádio e ganhou Libertadores e Brasileirão. Trouxe um técnico competente e contratou bem.
    E o que os dirigentes do Galo fazem? Acabam com o patrimônio do clube para construir um estádio que não vai mudar nada a história do galo. Se estádio ganhasse jogo, o américa, o coxa, o bahia, o vila nova, o vasco, o botafogo, etc, seriam campeões todo ano. Endividam o clube contratando Bobinho, Cone, Cleiton, Chará, etc, etc. E ganhou o quê com isso? Nem o ruralito.
    No mais, é continuarmos torcendo para ficar na série A, pois torcer para termos uma administração honesta, austera, e que contrate com inteligência, aí já é querer demais.
    Saudações alvinegras.

  3. Caros
    Danilo B, Gabriel, Lucas Cândido, Yago?…quem mais? N creio q tem atleticano q vai continuar defendendo essa austeridade no futebol dentro de campo …qual a utilidade dos ‘monitores’ do nosso Galo¿ Isso é loucura e é por isso q a turma ‘critica’ tem razão sobre a ‘atleticanidade preguiçosa’.. daqui a pouco vai aparecer a defesa dessa putaria..’clube tá quebrado e horroroso Barcelos é melhor q a moçoila SANTA, o anjin dos adversários é dos mais rápido entregadores de rapadura da paróquia, mais rápido q Rever,
    tem o estádio, tem q VENDER num sei o q q é prioridade, …, esquece o jabá da FAMIGLIA n, hein?…
    A facção PAÇOCA da torcida, AnoQVemVai, muitajuda
    qnd num atrapalha…
    Obs.: pq a insistência com os calango? É por isso q PILANTRA como Patrick ñ larga o osso, por essa cumplicidade acintosa e insistente com a MEDÍOCRE austeridade, dentro de campo.
    Obs.: Luxemburgo é o melhor do resto…fora Cuca, pq ñ quer ou ñ querem…
    VAMOS GALO! Dá a volta por cima.
    Aqui é GALO¿
    GALO SEMPRE!

  4. Respeitosamente, na época do Kalil nao existia a filosofia do escambo e da austeridade. As contratacoes eram de outro nivel. O Galo precisava de goleiro e zagueiro: contratou Victor e Rever, ambos titulares do Gremio. Precisavamos de camisa 10: contratou Guilherme e Ronaldinho Gaúcho. Volantes que foram contratados: Pierre, Leandro Donizete, Josue e Gilberto Silva; Camisa nove: Jo e Alecsandro. E ainda tinhamos no banco: Luan, Rafael Marques. Preparador físico: contrataram o melhor da epoca: Carlinho Neves. O Kalil queria ganhar título importante. Montou um elenco para isso. Diego Souza, André nao deram certo, bem como Wanderley Luxemburgo. E nao.se esqueçam da grande tacada do Kalil: tirou Leo Silva e Maluf do rival. Tempo muito diferentes…

  5. Bom Dia,

    Realmente se for tomar como base para postagens diárias as reais notícias do nosso Galo, tipo contratações, dispensas e novo técnico, ferrou, vamos ler no máximo uma postagem semanal.
    Agora se for, especulações, batidas de porta na cara de diretor (não de treinadores) e reclamações relacionadas à incompetência da diretoria, aí sim tem assunto para até 2 postagens diárias, ficaria igual aos nossos amigos do Youtube, hoje postam uma coisa e amanhã desmentem a postagem de ontem.
    Vejo as outras equipes se mexendo, contratando os técnicos que poderiam acrescentar algo, os que restam são escória da profissão.
    Existem técnicos estrangeiros que também são tão ruins quanto alguns brasileiros, exemplo: Ozório.
    Falando de técnico brasileiro que fez trabalho de sucesso e que está disponível, já era.
    Acho que o final será mesmo o Cuca, os investidores que estão dispostos a pagar uma fortuna ao Sampaoli podem pagar a dívida do Galo com o Cuca, pelo menos será apenas uma vez, apesar dos últimos trabalhos dele não convencerem a ninguém.
    Meu medo é aparecer um nome já conhecido e descartável pela massa, e o trabalho iniciar já sobre suspeita, repetir os mesmos erros dos últimos anos.
    Antônio Carlos é outro técnico que fez sucesso em 2019 e ninguém ventilou seu nome, o Red bull Bragantino já inicia sua trajetória com moral, afinal ninguém o assediou e será um trabalho de continuidade no clube.
    Temos que estar preparados para ainda em 2020 ver alguns nomes que gostaríamos longe do Galo, como Bolt, F. Santos, Otero, Cazares, Hernandez, Yago, Patric, Di Santo, todos por força de contrato.
    Outros como R. Oliveira e Vina me parece encaminhados e de propósito deixei outros que foram ídolos no passado fora da barca por respeito pelo serviço prestado.

  6. Todos os treinadores especulados pelo GALO , já fecharam contrato com outros clubes.
    Só Restou Fábio CARILLI.
    Dizem que tanto Alexandre gallo , quanto Rui Costa não mandavam ou mandam em nada nas contratações do GALO.
    Segundo dizem , quem manda , desmanda e contrata todos esses PEREBAS é um empresário chamado André Cury.
    Se deixarem esse tal de André Cury , acaba fechando as portas do ATLÉTICO.
    Com a palavra o presidente Sette Câmara.

  7. Meu Deus!
    Que diretoria!

    Esta procurando um técnico a três meses, (disseram que Wagner Mancine era temporário) é não conseguem!!!!

    É muita incompetência!

    Vao aparecer com um técnico da segunda prateleira!

    Não pagam, não aceitam cobranças por reforços…

    Mais um ano perdido!

    Anderson Moreira, vem ai!!!

    Vai embora Zero câmara!

  8. A questão nem é qual treinador essa diretoria vai contratar, mas qual treinador vai querer vir pro Galo com essa diretoria no comando… salários atrasando… plantel limitado, orçamento para contratações minúsculo, geridas pelo Rui Costa e não pelo treinador…
    Sei não, estou um pouco pessimista pro ano que vem.
    O Kalil foi mal nos 2 primeiros anos (2010 e 2011 quase caímos), contratou jogadores como Diego Souza e Daniel Carvalho, mas depois se redimiu trazendo Cuca e R10.
    Não vejo isso acontecendo esse ano, difícil uma redençao do 7C com esse tanto de embuste no elenco, a não ser que contratem o próprio Cuca.
    Não adianta trazer Sampaoli sem poder contratar ninguém.

    1. Respeitosamente, na época do Kalil nao existia a filosofia do escambo e da austeridade. As contratacoes eram de outro nivel. O Galo precisava de goleiro e zagueiro: contratou Victor e Rever, ambos titulares do Gremio. Precisavamos de camisa 10: contratou Guilherme e Ronaldinho Gaúcho. Volantes que foram contratados: Pierre, Leandro Donizete, Josue e Gilberto Silva; Camisa nove: Jo e Alecsandro. E ainda tinhamos no banco: Luan, Rafael Marques. Preparador físico: contrataram o melhor da epoca: Carlinho Neves. O Kalil queria ganhar título importante. Montou um elenco para isso. Diego Souza, André nao deram certo, bem como Wanderley Luxemburgo. E nao.se esqueçam da grande tacada do Kalil: tirou Leo Silva e Maluf do rival. Tempo muito diferentes…

  9. No Galo tudo é sofrido. Vários clubes já definiram seus Treinadores para a próxima temporada e o Galo até o momento… nada.
    Gostaria de ver Rogério Ceni, mas o mesmo acaba de renovar com o Fortaleza.
    No mercado brasileiro agora desempregado só tem carniça.
    Valeria a pena tentar o Técnico do Dell Valle?
    Saudações Alvinegras,

  10. Bom dia amigos do Galo. Não vejo no mercado nacional um técnico com o perfil que NOSSO GALO precisa.
    Aliás, repito, o NOSSO GALO precisa de um técnico que não seja interino, que não seja estagiário, que não seja aposentado e que não se submeta as ordens do diretor de futebol.

  11. Fico sem entender como pensa o Sette Camara e a diretoria do Galo, se é que pensam. Deixar o Larghi e o Santana no cargo por tanto tempo em queda vertiginosa é falta de capacidade da diretoria de identificar a raiz do problema. Contratar Mancini? De que buraco saiu essa ideia? Carille, Osorio, Luxemburgo? Sério ou isso é trolagem? Pra que? Pra fazer o que eles fizeram no Corintians e Vasco e para ser o fiasco do Sao Paulo como foi o Osorio? Sampaolli? Sério? Se eu pudesse gastar dinheiro com tecnico milionario eu teria que antes ter dinheiro para construir um plantel diferenciado. O Galo nao pode um e nao tem o outro. Vamos comer o arroz com feijão e construir um time vitorioso identificando e valorizando novos valores. Foi o que o Gremio fez! O Ramirez era o cara, tirou agua de pedra. O Renato Gaucho tem me saído uma grande surpresa. Desde 2016 conquistou Copa Brasil contra o Galo, venceu libertadores, ficou no G4 do Brasileirao e ainda demonstra liderança e capacidade de identificar novos valores. Se Ramirez e Renato nao podem pra que vou querer inventar com os outros nomes ventilados acima??? Pra jogar dinheiro fora? Vamos investir em um Sampaolli que tem uma media de ficar 1 ano em cada time? Pra que fariamos isso?? Nao precisamos de tecnicos estrelas mas precisamos de tecnicos que tenham jogado futebol, estejam dispostos a trabalhar (Abel, Luxemburgo Scollari ja se cansaram), sejam capazes de exercer liderança sem criar conflitos com jogadores (nao queremos tecnico que entrega camisa – estilo Parreira, Carlos Alberto, Valdir Espinosa), precisamos de um tecnico disposto a identificar valores nas categorias de base, precisamos reavivar nossos olheiros pelo Brasil. Os nomes seriam Ramires, Renato Gaucho, Tiago Nunes. Tecnicos que estao em grande momento. Marcelo Oliveira é nome da estabilidade e da consistencia.

  12. E um treinador de ponta pro nosso GALO ainda nada… daqui a pouco só vai sobrar os dinossauros aposentados e ultrapassados… haja paciência pra esperar!!!!!!

  13. Com todo respeito Domingo Savio o Grêmio esta doido para se livrar do Tardelli, pois o mesmo não jogou nada la e você ainda quer ele aqui ganhado uma fortuna sem jogar nada a faze dele já passou

  14. WELLINGTON SOUZA , atualizando ….

    Sim , sim , os caras precisam saber parar .
    A turma de 13/14 já deveria estar em casa
    descansando com a família , por exemplo.

    Mas o meu texto não trata de reverenciar
    os caras eternamente EM CAMPO .

    Apenas e tão somente mostrar que hoje a
    turma quer reinventar o futebol com uma
    matéria prima da pior qualidade , dentro
    de campo , fora dele , nos microfones , nas
    redações ,….

    Um exemplo :
    diariamente revejo jogos de antanho .
    Ontem , por exemplo , revi lances de uma
    partida contra o São Paulo , 4 a 2 pra nós .
    Nosso ataque ?
    Sérgio Araújo , Reinaldo , Éverton e Éder
    Lá atrás , Nelinho e Olivera .
    Narração ? Fernando Sasso !

    Como admitir que hoje nos enfiem goela
    abaixo Luan , Otero , Di Santo e Cazares ,
    e lá atrás Réver e Patrick ?
    E na narração Rogério Correa …..

    O que eu quis dizer é que temos que ter
    compromisso com nossa história e que o
    nosso molde TEM QUE SER o que aqueles
    caras do passado nos proporcionaram .

    1. É isso aí, JOSÉ ANTÔNIO BARATA,
      e o pior é que esses péssimos jogadores ficam também na história,
      infelizmente, não de glórias como os outros, mas de presidentes e diretores incapazes que passaram pelo nosso Galo. Concordo com você plenamente.

  15. Bom Dia! Mesmo se tiver um pingo de verdade no que ventilado pela imprensa, de que o Sr. Rui “Osta” fez contato com o Técnico Jorginho, para dirigir o CAM em 2020, uma das vagas para a Série B em 2021 está garantida ao CAM. LAMENTAVEL!

  16. Bom dia a todos. Parece que mudaram o foco, pois descartaram Tardelli e contrataram dois jovens, um dos quais de 17 anos (Borrela). Nunca vi jogar. Agora a esperança é que a sua indicação nao seja do mesmo olheiro que indicou Terans, Di Santo e o lateral esquerdo paraguaio…E por favor, Vanderlei Luxemburgo como técnico , na minha opinião, será um erro grosseiro.

    1. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
      Bom dia Domingos!
      Fico me perguntando se é hora de fazer apostas. Espero que esses dois jovens venham acompanhados de jogadores de ponta!
      O momento não é favorável para o futebol mineiro.
      Não estamos imunes aos problemas que assolam o futebol mineiro.
      O rebaixamento do vizinho não pode desviar o foco. A diretoria é a mesma, e o elenco será diminuído devido a não renovação de contratos. Ninguém foi dispensado.
      Aguardemos as apostas. Espero que ACONTEÇAM aqui no GALO!
      TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

  17. ATENÇÃO :
    JORNALISTA DISSE QUE A JÁ CONHECIDA E FAMOSA BADERNA ADMINISTRATIVA DO ATLÉTICO , DIFICULTA A CONTRATAÇÃO DE UM TÉCNICO DE PONTA.
    ISSO JÁ ACONTECEU UMA VEZ. SERÁ QUE VAI SE REPETIR??
    OS MELHORES SÃO CONTRATADOS POR OUTROS TIMES E DEPOIS SÓ SOBRAM OS TÉCNICOS CABEÇAS DE BAGRE NO MERCADO , TIPO VANDERLEY LUXEMBURGO.
    ARIEL HOLAN.
    BECCACCECCE.
    MARCELO GALLARDO.
    TODOS JÁ FORAM CONTRATADOS.
    ESTÁ SOBRANDO NO MERCADO SÓ ROGÉRIO CENI , MAS , PARECE QUE O GALO VAI PERDE-LO PARA O PARANAENSE.
    “”ESSE FILME NÃO PODE SE REPETIR.””

    1. Pois é meu caro Paulo, o Ceni parece que já foi. E do modo que segue a procissão, e com tamanha incompetência, não me assustaria se na segunda convocassem uma coletiva para anunciar o Vadão como treinador.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *