Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Desempenho do Galo reanima Atleticano

Bastou a goleada sobre a Caldense, com um time bastante modificado, para o Torcedor reacender seu entusiasmo com a temporada de 2022. A meu entendimento, tanto o desanimo que vinha dominando alguns quanto a motivação que reacendeu na Massa, são precipitados. Embora, confesse, faço parte dessas correntes. Afinal, sou Torcedor e sujeito à essas vicissitudes que sugerem essa paixão pelo Galo.

Estaria El Turco finalmente dando a volta por cima e o time, embora – como afirmei aqui ontem – brilhante teve um final de primeiro tempo e início de segunda etapa claudicante, como diria o ex comentarista Maurílio Costa. Tirante esses dois momentos do jogo, o Galo foi brilhante, como já fora num dos jogos com time de Belo Horizonte. Nessa outra oportunidade vencemos por dois a um de virada, mas perdemos uma série de gols em sequência, especialmente no início da partida.

Desta vez, nos três a zero sobre o bom time da Caldense, o Galo foi mais eficiente. Atuando com as ausências de quase todos os considerados titulares, o time se impôs e mostrou muita qualidade e entrosamento. Era isso que o Atleticano vinha reclamando desde os primeiros jogos com o treinador argentino. El Turco, a exemplo de Sampaoli, estreou comandando a equipe em Nova Lima, frente ao Vila Nova.

Diferente do rendimento apresentado, não só no empate com o Vila e derrota para a URT, mas também em vitórias apertadas como frente ao Athletic, Pouso Alegre e Democrata, o Galo massacrou o adversário. Se perdeu gols, aproveitou três oportunidades e assegurou a vitória. Convenceu, diria. Vai depender, claro, das próximas partidas. Se vamos ter as ausências dos selecionáveis Arana (Brasil), Alonso (Paraguai), Godín (Uruguai), Vargas (Chile) e Savarino (Venezuela), temos elenco suficiente para vencer essa mesma Caldense nos dois jogos das semifinais do Mineiro.

Para a vaga de Arana, Dodô, que sempre entrou bem quando acionado. Na zaga, com duas ausências – embora Alonso tenha acabado de retornar, se bem que nem foi – do paraguaio e Godín, vamos de Nathan e Rever ou Igor Rabello. Se não contamos com Savarino, o Ademir é considerado por muitos como merecedor da vaga do venezuelano. E por fim, para o lugar de Vargas que tem sido decisivo, além do Nacho, ainda Otávio, Calebe, Dylan Borrero disputando essa vaga. Habemus elenco, graças!

A bem da verdade, quem foi ao Mineirão no sábado e mesmo aqueles que acompanharam a vitória pela televisão ou rádio, perceberam que o time foi brioso e eficiente como na temporada passada que ganhamos o Brasileiro e a Copa do Brasil. Foi eficaz e soube matar o adversário em campo. Assim construiu o incontestável placar, a vitória e a consolidação da primeira colocação da fase de classificação.

Foram várias jogadas com triangulações e rapidez para sair da defesa e chegar ao ataque. Jogadas muito bem desenhadas, uma pintura, como diria, os comentaristas. Ontem, pela segunda vez, assisti ao jogo. Além do terceiro gol que foi de uma magistral troca de passes – Tchê Tchê, Vagas, Dylan) até chegar na conclusão do Hulk. Minutos antes aconteceu lance parecido com Vargas, Hulk, Savarino e por pouco (milímetros) a conclusão de Dylan Borrero não chegou no fundo da rede.

Já nos dois primeiros gols, o primeiro deles apertando a defesa da Caldense a bola passou de pé em pé, até Sasha recuar para Guga e receber de volta em posição “de frente pro crime” e abrir o placar. No segundo, um golaço de Vargas, a bola saiu de trás com Igor Rabelo, Guga, Savarino até a conclusão magistral do chileno. Foi uma tarde especial no Mineirão que devolveu a auto estima ao Atleticano que agora quer e espera ver o time tendo sempre boas atuações como a dessa última rodada do Mineiro.

*fotos: Pedro Souza/Atlético

20 thoughts to “Desempenho do Galo reanima Atleticano”

  1. O Galo vem se encaixando e, como você sabe, sou da ala que defende o trabalho do Mohamed e percebo uma evolução a cada jogo. O que mais me agrada no trabalho do treinador é a clareza com que põe em prática os ensinamentos do filósofo Ronaldo de Assis Moreira: “Quanto tá valendo, tá valendo”.

  2. Boa tarde amigos do Galo. Gostei do jogo, acho que foi o melhor este ano, o Galo jogou como deve jogar, buscando a vitória o tempo todo, sufocando o adversário. Destaque do jogo, Borrero voltou a jogar bem, é um jogador acima da média, tem muitos recursos técnicos e ainda vai crescer no futebol.
    Igor Rabelo, bom zagueiro, apenas 26, precisa de atenção especial do preparador físico ou de um outro profissional especializado, visando melhorar seu tempo de reação, pois ele está sempre chegando um pouco atrasado nas disputas de bola.

  3. O GALO É ISSO. BASTOU UMA VITÓRIA CONVINCENTE PARA A GENTE PARAR DE CHORAR. EMBORA MUITOS ACHEM DESVALORIZADO, É PREFERÍVEL GANHAR ESSE CAMPEONATO DO QUE PERDÊ-LO. TIME VIVE DE VITÓRIAS. BY THE WAY, OUTRO DIA ESCREVER UM TEXTO TECNICO SOBRE SAF, MAS ACHO QUE O BLOGUEIRO NÃO GOSTOU E NÃO PUBLICOU. HOJE VEJO O EMBRÓGLIO EM QUE O CRUZERO SE METEU COM O FENÔMENO. TODO MUNDO LÁ ESTÁ MUITO FOCADO NO PROBLEMA (DÍVIDA) E SE ESQUECE DAS SOLUÇÕES QUE NO PRIMEIRO MOMENTO NÃO SÃO FINANCEIRAS. SÃO DE INTELIGÊNCIA. NÃO CONHEÇO NA HISTORIA DO BRASIL DE EMPRESA QUE FALIU POR DEVER MUITO. ISSO AQUI É BALELA. O CRUZERO É GRANDE E PRECISAMOS MANTÊ-LO GRANDE, AFINAL É NOSSO PRINCIPAL FREGUES. JOGOS CONTRA ESSE TIME SÃO DUAS COISAS CERTAS: VITÓRIA E MAIS DINHEIRO. AÍ TODO MUNDO GOSTA. VAMOS GALO!

    1. Caro, vc repete a infundada reclamação. Tenha mais atenção ao postar, pois seu erro tem ensejando terceirizar essa responsabilidade. Não seja injusto. Nossos parceiros do dia a dia são minhas testemunhas que raramente um comentário vai pra lixeira. Os que tomo essa decisão, são carregados de afirmações inadequadas, o que não demonstra seus textos.
      Portanto, tente consertar esse defeito que fica entre o teclado e a cadeira.

      1. FICOU NERVOSA? SE VC FALA EM DEFEITO, DEVERIA CITÁ-LO, SENÃO VC FICA IGUAL A TODO MUNDO QUE USA REDES SOCIAIS. RECONHEÇO QUE O ESPAÇO É SEU E VC FAZ DELE O QUE QUISER. MAS, NA BASE, SOU CONTRA CENSURAS. EMBORA O CAETANO VELOSO JÁ MUDOU DE IDEIA, COMIGO É PROIBIDO PROIBIR. NÃO QUERO POLEMIZAR COM V. EXCIA.

        1. Se não entendeu ou finge não entender, afirmo que sua acusação é inverdade (ou mentirosa), não houve postagem sua censurada. A primeira frase sua desse post, por si só, mostra sua intenção. Sigamos. Não tem ninguém nervoso, ao contrário, aqui é Galo e reina a paz.

  4. Bom dia para todos!
    Cresci ouvindo as provocações de torcedores vaidosos de uma certa instituição vaidosa que eram organizados, não tinham dívidas, tinham o melhor CT do Brasil,etc e tal…
    Hoje estou vendo o fim de tanta vaidade… espero que não tarde o fim dessa emissora cancer do Brasil, espero em breve ver a derrocada final dessa emissora lixo.

  5. Saudações Alvinegras.
    Gente, gente, vamos devagar com o andor que o Santo é de barro.
    Qualquer time no mundo oscila, até o Bayer de Munique, esperar atuações espetaculares pode ser perigoso.
    Isso é impossível, time nenhum no mundo tem boas atuações a todo momento, muitas vezes ganharemos jogando não tão bem assim, e outras vezes perderemos jogando bem, isso faz parte do futebol.
    Meu ânimo está altíssimo independente dos resultados até agora.
    Temos um time que vai brigar por todos os títulos, se vamos ganhar é outra história.
    O Atleticano sempre foi um torcedor diferenciado e temos que manter essa pegada pra não cairmos na armadilha que o time tem que dar show todos os jogos.
    Galão vai forte e vamos levantar mais alguns canecos esse ano. Tenho muita fé.
    Aqui é Galo, forjado na dor, injustiça e no amor.

  6. Bom dia Massa e Guru
    Lendo seu post de hoje, fico indagando se, nós torcedores não nos precipitamos nas análises do trabalho de El Turco, afinal de contas não falamos ao quatro cantos do mundo que o rural era laboratório? Foram utilizados 34 jogadores nestas partidas e ainda queríamos entrosamento e performance com tanta mexida?
    Agora sim, como a fase será decisiva a tendência é continuidade e manutenção de uma base e aí sim poderemos cobrar.

    Mas o assunto predominante e que merece destaque hoje é a vagabundice e mal caratismo da marcação do jogo para as 16:30 de quarta feira. Fui atrás das tabelas de outros regionais e nenhum, sim, nenhum outro jogo no Brasil será realizado no mesmo horário.
    Até quando ficaremos atrelados a esta emissora delinquente? E depois querem que valorizemos o ruralito. Como, se as equipes do interior na hora da verdade tem mando de campo aqui na capital e jogos são marcados em horário de visita à hospital?
    E pior, foi saber da notícia de que nosso clube com um elenco de 1 bilhã de reais, ganha menos da TV que o Ituano.
    Acorda diretoria, manda esta emissora pra PQP.

    1. JBHGalo, ótimo dia

      Eu apoio o Turco, concordo com seu comentário.
      O que faz um time ter possibilidades de ganhar títulos é: Salários em dia, elenco forte, comissão técnica alinhadas na gestão do grupo (no jargão do futebol “ter o vestiário nas mãos”) e diretorias competentes em suas áreas de atuação, acredito que temos tudo isso neste cenário atual do GALO, o resto é conversa fiada.

  7. Bom dia, todos! Ontem eu queria ter feito um comentário aqui sobre o jogo de sábado, mas esse espaço tem um problema. O texto e os comentários são tão bons que agente fica sem ter o que escrever. Mesmo assim eu vou fazer um aditivo, pois quando é para criticar, agente critica, mas se merecer, agente elogia. O Guga jogou muito, tanto na defesa quanto no ataque, que continue assim.

  8. Bom dia a todos Amigalos!
    Concordo com tudo, só gostaria de acrescentar que nos jogos que o time foi mal o Turvo escalou quatro atacantes e esqueceu dos armadores de jogadas. No sábado o time tinha Zaracho e Calebe, para mim foi o que fez diferença em relação aos jogos do time considerado reserva ou misto.

  9. Bom dia!
    Hoje, ao abrir uma página de esportes, fiquei revoltado ao ler que o primeiro jogo do Galo na semi, o horário foi mudado por causa do cruzeiro (BBB). Infelizmente o Galo é obrigado a se curvar a esse lixo de emissora decadente.

      1. Caro ATLETICANO,
        A emissora que detém os diretos de transmissão, colocou o jogo do Galo para às 16:30 de uma quarta feira por causa do BBB. Aí me lembrei do cruzeiro. Capiche?

    1. O jogo do Cruzeiro é amanhã não tem nada a ver com o nosso jogo, o único motivo desse horário é que a detentora dos direitos de transmissão vai transmitir o jogo as 16:30

      1. Vou desenhar pra vc, Fabrício: o GALO ROBERTO se lembrou do ex-cruzeiro ao digitar BBB porque o ex-cruzeiro é BBB, ou seja, TRINAB. cqd

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *