Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Desconfiado ou confiante o Atleticano não foge à luta

Bora lá pra cima do Tupi, depois que venha o Defensor (se a Conmebol não mudar e mandar o Barcelona tupiniquim), em busca de fazer essa Massa feliz. Já disse aqui que somos plurais e – alguns – bipolares. Eu mesmo assumo e confesso momentos de bipolaridade. Já doei camisas num dos rompimentos definitivos com o Galo, mas no dia seguinte passei a comprar de novo. Até tenho tentado, muito em função deste espaço, buscar certo equilíbrio e racionalidade. Difícil, sabemos!

Antes de entrar na nossa Atleticanidade, reafirmo que meu retorno – ainda que em doses homeopáticas – ao espaço se justifica por dois pilares. Meu, pessoal, por gostar de falar do Galo. E, sensibilizado, por manifestações em diversos encontros casuais de leitores que pediam a continuidade deste “Canto do Galo”. Nosso espaço diário, desde o início de janeiro, é com a turma do “Fala Galo” pessoas queridas e competentes para manter essa chama alvinegra acesa.

Ainda, apesar de 61 anos de idade somados a 42 de efetivo trabalho e contribuição previdenciária, preciso me manter em atividade profissional. Aposentadoria, que já tenho direito, me traria duas condenações pesadas. Ociosidade e renda. Portanto ainda tenho de priorizar o trabalho. Procurando, evidentemente, um tempinho para dedicar a essa nossa prosa duas vezes por semana.

Pois bem, caros Atleticanos de todas as tendências, desde os que acreditam sempre aos que reclamam sistematicamente, creio que nosso objetivo comum sejam as vitórias e títulos. Sendo assim, amanhã diante do aparentemente frágil Tupi vamos ao Horto em busca dos três pontos e a manutenção dos primeiros lugares. Vencendo amanhã, inevitavelmente vamos subir posição. No domingo, os dois eventuais líderes se enfrentam, então – no mínimo – subiríamos uma posição com qualquer vitória de algum deles. Se empatarem, considerando que devemos vencer, aí atropelamos ambos.

Dessa maneira, embora com time alternativo, nossa presença em apoio aos jogadores é fundamental. Quem entrar em campo, do goleiro ao ponta-esquerda (era assim que falávamos décadas atrás) estará defendendo e representando o Clube Atlético Mineiro. Poupar nessa fase, desde que não seja como aquela aberração em Tombos, é importante e decisivo às pretensões da temporada.

Nem quero e não me arriscaria a debater qual ou quais competições seriam mais importantes aos olhos e desejo do Torcedor. A mim, todas. Quero ganhar o Mineiro, nem tanto para somar outro título ao Galo que é quem mais comemorou o regional, mas porque tem torcidinha menor que quando perde desdenha a competição, mas quando ganha comemorara por quase meia hora a conquista.

Além disso, nesse time alternativo, atuam os reservas imediatos da equipe que vem sendo a principal. Foi com atuações no campeonato Mineiro que Guga acabou se credenciando e agora é pedida sua titularidade por muitos Atleticanos. Léo Silva e Maidana são opções às eventuais necessidades na zaga. Assim como Zé Welison, Jair, Vinicius, Alerrandro e outros para compor ao elenco em busca de grandes conquistas. Eu, particularmente, sonho com o Mineiro, a Copa Brasil, Brasileiro, Libertadores e – consequentemente – o Mundial.

*fotos: Bruno Cantini, Atlético

15 thoughts to “Desconfiado ou confiante o Atleticano não foge à luta”

  1. O elenco não convence. Levir tem que melhorar o desempenho do time. Victor continua mal treinado, como os demais goleiros. Mal posicionado, chegando atrasado na bola e não temos reserva á altura. Infelizmente essa diretoria é um fiasco no futebol profissional.

  2. Querido Eduardo,
    Bora. Que venha o Tupi.
    Que Atleticano – em momento de fúria – nunca disse que iria deixar de torcer pro CAM? Como disse Cazuza “às vezes te odeio por quase um segundo, depois Te Amo mais”.

    Sobre o seu retorno, ainda que – infelizmente – esporádico, como sua leitora assídua digo que fiquei muito feliz. Evidente que não concordo com tudo que escreve, e que bom que é assim, pois concordar o tempo todo é chato demais. Mas reconheço o apreço e respeito que tem por cada um dos seus leitores, e a preocupação e seriedade com que escreve suas resenhas. Diferente de outros que buscam ‘likes’ usando o nome do Galo, o senhor faz do Blog não um espaço de divulgação, mas de interação do Torcedor Atleticano.
    Além de adorá-lo como pessoa, adoro todos os seus conteúdos criados.
    Abraços.

  3. Não confio no futebol do Ricardo Oliveira, absolutamente. Vamos ver nos jogos contra times mais fortes. Fora o excesso de gols fáceis que ele perde, os que ele faz parecem contar com um pouco de sorte. Vejam o primeiro dele contra o Danúbio no Uruguai (por pouco o goleiro defendia). Contra o cruzeiro ele sumiu.

  4. Boa tarde Eduardo e massa. Que bom que continua aqui no blog Eduardo. Eu particularmente estou pessimista com títulos em 2019.contratou 2 bons zagueiros e um lateral direito que era para ser titular. Mas a teimosia de levir em por o Guga de reserva é burrice. E esqueceu de contratar um lateral esquerdo e um camisa 10 e outro camisa 9.principalmente um lateral esquerdo que ninguém aguenta mais Fábio Santos na equipe. Aliás so o Levir que ainda não enxerga. Amanhã espero mais 3 pontos e que o coelho e Marias empata.vai galooooooo.

  5. Boa a tarde a todos.
    Esse ano vejo que os times brasileiros não vai ter vida fácil nem na liberta nem na sula americana. A realidade é que outros Países evoluíram tanto taticamente quanto fisicamente. E os times brasileiros continuam na mesma, achando que somente tecnicamente vão se sobressair. Enganam se,a verdade é que não. Para time brasileiro sobressair hoje precisa igualar na vontade e na transpiração caso contrario vão ser todos eliminados. Falo isto baseado até no jogo do Galo. Enquanto concentrados criamos e atropelamos no primeiro tempo. No segundo veio acomodação e o time deles inferior na técnica nos surpreendeu na vontade e nos deu sufoco. Time do São Paulo tomou um chocolate de um time tecnicamente inferior mais que engoliu os São Paulo na tática e fisicamente. Que sirva de exemplo, que o Levir coloque os melhores e que desperte o interesse deles para que se entregue ao máximo as partidas, se igualarmos a vontade e o Levir definir o esquema de jogo temos grande chances.
    Engraçado como as coisas muda, até poucos dias tinha muito fora Pastor, pelo jeito ele deu a volta por cima. Por isso as vezes temos que aguardar um pouco nas criticas, porque ainda acho que hj apresentamos o melhor futebol até agora dos que ja estreou na Pré e na Sulamericana, tenho certeza que Guga vai ser titular e o Elias ainda pode assim como Pastor da a volta por cima porque ele jogar, infelizmente não posso falar o mesmo do Fabio Santos, pior que Patric.

    GALOOOOOOOO

    1. Não confio no futebol do Ricardo Oliveira, absolutamente. Vamos ver nos jogos contra times mais fortes. Fora o excesso de gols fáceis que ele perde, os que ele faz parecem contar com um pouco de sorte. Vejam o primeiro dele contra o Danúbio no Uruguai (por pouco o goleiro defendia). Contra o cruzeiro ele sumiu.

  6. Boa Tarde.
    Venho falando a muito tempo ; COM PATRIC , ELIAS E F. SANTOS NÃO GANHAREMOS NADA. PONTO FINAL.
    PATRIC erra mais do que acerta , F. SANTOS da mesma forma e ELIAS NÃO marca , não arma , só faz atrapalhar , portanto é um jogador inútil.
    SERÁ LEVIR CEGO.????????

  7. Confio, desconfiando, enquanto tiver no time, Patric e Elias. Tem que Contratar um LE pra chegar e brigar com F. Santos pela posição. Contratar um camisa 10 pra botar pressão e fazer o Cazares jogar no 220 V. Que nosso burro com sorte escale melhor e tenha variações táticas. No futebol Brasileiro atual se o time tiver um esquema definido e condição fisica se sobrepõe aos times badalados atuais. Alguém viu ontem o limitado mas bem treinado time do Flor? Viram o que fez o F. Diniz trocando peças no segundo tempo? É isso que faz um time vencedor e campeão atualmente, viram como o dançarino ganhou as CB em 2017/18? Primeiro treinamento, definição, esquema e fisico, ai se nao der com esses ingredientes EU ACREDITO.

  8. Bom dia xará e amigalos!!! Infelizmente não dá pra sonhar muito neste ano. Com esse sistema defensivo de PENEIRA, apesar de termos dois bons zagueiros, não vamos chegar a lugar algum. O primeiro mata-mata com uma equipe de ponta e o caldo vai entornar…Não aprovei a chegada de Levir Culpi e não concordo com sua maneira de trabalhar. E vou mais longe nessa situação: Se o time continuar tomando tantos gols assim não acredito na permanência de Levir até o meio deste ano. E já perdemos o Cuca de novo, agora para o São Paulo. Quem viver…verá….

  9. Bom dia meu amigo temporão, saudações!
    Conmebol oficializa datas e horário p GALO x defensor: às 21:30 hrs nos dias 20/02 ida e 27/02 volta. Provavelmente, voltaremos ao tímido Luiz Franzini .Informei!
    ABS e #GALOSempre

  10. Bom dia, Eduardo!
    Que bom que está retornando!

    Com o Guga jogando amanhã, significa que na terça, num jogo bem mais difícil que o passado, pela pré, o senhor Patric estará novamente em campo de titular. Aí é pra acabar com minha paciência com o senhor Levirburro! Como pode ser tão teimoso e irritante, assim?!

    Outra coisa. Já era pro Marque ter contratado um LE, pro lugar de Fábio Santos. Vamos esperar a eliminação pra depois corrigir as laterais?

    Outra coisa. Até quando vamos tolerar Elias de falso volante? A propósito, ele é um falso volante, um falso meia, um falso jogador!
    Entra ano e sai ano e nossa defesa continua muito vazada. Quando é que esses asnos distribuidores de camisa vão enxergar que precisamos de uma proteção melhor no meio campo e de bons laterais? Elias não protege ninguém!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Fora Elias!
    Fora Fábio Santos!
    Fora Patric!

  11. Olha, esperamos ver Elias e Patrick contra o tupi, assim concluímos que serão reservas na libertadores. Oremos! Só não falo de Fábio Santos, em péssima fase, porque não há opção .
    Luan e Chara ainda estão devendo … precisam mostrar mais futebol .
    Gosto deste planejamento de rodar a equipe principal uma vez por semana, espero que se mantenha até a fase de grupos . O time vai melhorar bastante fisicamente . Quando começar o BR, aí não tem jeito, é time principal todo jogo. Se tiver que priorizar , tem que ser o BR.

  12. Bom dia a todos os atleticanos e atleticanas de todos os matizes!
    “Dessa maneira, embora com time alternativo, nossa presença em apoio aos jogadores é fundamental.” Na última terça feira o gigantinho do horto estava lotado! Não faltou apoio da torcida! Faltou vergonha e TÉCNICA! Portando, deduzo que o apoio da torcida é importante e, não fundamental. FUNDAMENTAL é o papel que cada atleta desempenha dentro de campo!
    “Eu, particularmente, sonho com o Mineiro, a Copa Brasil, Brasileiro, Libertadores e – consequentemente – o Mundial.” Certamente é um desejo de todos os ATLETICANOS, porém o que temos visto até AGORA É um vídeo tape de 2018. LEVAMOS QUATRO GOLS DO PODEROSO DANÚBIO!
    Com a realidade do momento esse sonho não se realizará.
    TORCER SEMPRE SEM NUNCA PERDER A CAPACIDADE DE JULGAR!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *