Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Desânimo em busca da reabilitação

Pelas projeções anteriores ao início do campeonato nacional, esperava (falo por mim e pelo sentimento que sentia nas ruas), o Galo na quinta rodada buscando a liderança e com resultados espetaculares. Fora com Grêmio e Santos, em casa frente a São Paulo e Vitória, era de se esperar oito, nove, dez ou até mesmo 12 pontos. Não seria nada espantoso para um começo em busca do título nas quatro primeiras rodadas.

Qual nada, vamos pegar o Botafogo com a corda no pescoço, sendo que ontem por alguns momentos seguramos a lanterna da competição. O Sport, que vencia o Corinthians, esteve momentaneamente deixando essa última colocação no colo do Galo. Do capeta, diria Lélio Gustavo. Incrível, a virada do time paulista tirou esse peso do ombro Atleticano. Pois somamos nesses quatro confrontos iniciais tão e somente dois míseros pontos. Nos dois empates em Belo Horizonte, Fora daqui foram duas tamancadas.

Perder para o Grêmio, que vem de resultados horrorosos – desde a reta final do gaúcho e primeiros confrontos no BR – foi temporariamente subestimado pelo número de gols perdidos e um domínio estéril daquela partida. Empatar com o covarde São Paulo e o fraco Vitória, acendeu sinal de alerta e luz amarela no meio da Massa. A derrota para o Santos, aí acendeu a luz vermelha. Resultado justíssimo. Merecemos perder, podia até ter sido muito maios que os dois a zero no final da partida. Ainda que os dois gols tenham sido num apagão ainda no primeiro tempo.

Fato é que, com o apoio de um público que já antecipa ser minúsculo, temos a obrigação de buscar a vitória. Se não conquistar os três pontos na tarde de hoje, o Galo além de permanecer no Z4 vai levar o Torcedor ao desespero. Mesmo se vencer, ainda vai depender de combinação de resultados para sair dessa zona perigosa. Sim, pode vencer e permanecer na linha de rebaixamento. A que ponto chegamos. De favorito ao título, tendo de brigar para melhorar a posição na tabela. Qual a razão disso? Sem medo de errar. Elenco desequilibrado e curto. Faltam, eu dizia três a quatro reforços, mas agora acho que cinco, seis ou sete contratações quando reabrir a janela. Isso só no meio do ano.

Até lá vamos com o que temos, sendo que só no DM são sete hóspedes. Patrick, Junior Santos, Palácios – aparentemente em fase mais adiantada de liberação -, Arama, Franco, Cadu e Caio Maia – todos esses sem previsão -, obrigando o treinador a convocar sub20 para compor o banco de reservas. E ainda, não para o jogo de hoje, mas vamos ter suspensões e até convocações, desfalcando ainda mais o grupo no Brasileirão. E também nas Copas do Brasil e Sul-americana. Eita, haja coração para aguentar tanta pressão.

E é com esse estado de espírito que vamos pegar o atual campeão Brasileiro e da Libertadores (venceu a nós naquela fatídica final), em busca dessa desesperada reação. Cuca tem poucas opções em função do que dissemos acima e estamos reiterando – dia a dia – aqui neste cantinho Atleticano. Creio que irá de Éverson; Natanael (até tenho preferido o Saravia), Lyanco (que podia se ater em jogar e esquecer o lado xerife que tem lhe presenteado com cartões), Alonso e Caio; Fausto, Rubens e Scarpa; Rony, Hulk e Coello. A ver!

*fotos: Pedro Souza/Atlético

 

 

 

16 thoughts to “Desânimo em busca da reabilitação”

  1. Meu Deus do Céu,antes era elenco homogêneo e bem montado,agora e desequilibrado e curto,como sempre torcedor .Hora que começar a ganhar será o melhor elenco do mundo novamente,simples assim,todos surfando na onda.

  2. Eita nóis! Entre a frigideira e o fogo. Se ganha, continua na baba do boi (como dizia o radialista Valdir de Castro); se empata, tá no vinagre; se perde, não tenho palavras!!! GALO, GALO…GALOTRISTE!

  3. Bom dia xará e amigalos. GALO(costumeiramente freguês) X Botafogo. Vencer ou afundar de vez. Será que esse bando de jogadores milionários já se deram conta disso??? Continuarão andando em campo??? Saberemos logo mais se justificam o salário que recebem e a mordomia que tem. Respeitem a camisa que vestem!! Respeitem a torcida!!!!!!!

  4. O BOTA é o 12’ colocado com 5 pontos (1V 2E 1D)…

    Assisti ao jogo do Fogão contra o Porco em SP e percebi um time bem treinado, defensivamente muito fechado e ofensivamente muito agudo e perigoso…

    Como o Alvinegro com Cuca ainda não conseguiu fechar a casinha e compactar a equipe na marcação em bloco, estando as linhas distantes e tendo um buraco no meio, o Botafogo se coloca como favorito na partida.

    Aliás, se o Atlético entrar com aquele pé mole e frouxo da partida contra o Santos, o Bota pode vencer até facilmente, com placar de dois pra subir, e com direito a vareio de bola e chocolate (de Páscoa)…

    Se perder o Atlético vai namorar a lanterna, precipitando a crise que jaz à porta…

    E não é papo de pessimista. Eis o cenário realista que a Torcida já enxergou e a Direção finge não ver…

    Fato!!!

    Que a Páscoa possa representar a ressureição atleticana e a virada de chave divisora de águas na Temporada 25…

    Feliz Páscoa a Todos!!!

  5. Bom dia a todos.
    Se o Galo não mudar a postura no meio de campo, tomaremos outra pancada do botafogo. Pela ausência de peças para compor o time titular e também o banco de reservas, creio que improvisações seriam importantes para termos um time competitivo.
    Fosse eu o técnico, faria várias alterações no time titular de hoje, iria com Everson, Saravia, Ivan Roman ou Rabelo, Rômulo ou Vitor Hugo, Alonso na esquerda, Lyanco de 1⁰ volante, Menino, Rubens, Scarpa, Hulk e Roni.
    Lyanco é o único com perfil pegador e pode dar certo de 1⁰ volante. Alonso e Saravia compondo a zaga, os 4 da frente com mais liberdade.
    Reage Galo, essa zona é perigosa demais para ficar muito tempo.
    No mais, FORA MENIN’S, GUIMARÃES, COELHO, Cuca ainda está em stand-by.

  6. Espero que o atleticano nunca mais se iluda com conquista de regional. Mais uma vez, a exemplo do ano passado, uma conquista em cima de adversários sem qualidade nenhuma, faz o atleticano achar que o time é bom. Até o proprietário mor, que estava calado desde os vexames do final do ano, apareceu pra falar mais bobagens, por ocasião do título rural, dizendo que esse time é um dos melhores da história do Galo.

  7. Eu creio que o problema maior do Galo nem seja “elenco curto”, estou vendo é uma falta de comprometimento da maioria dos jogadores. Já tivemos elencos bem piores onde os jogadores entregavam muito mais. Se percebia que o time não aceitava perder, ou estar perdendo durante o jogo. De uns anos pra cá, o time joga por jogar, não importando com o resultado. Não sei quem é o culpado, mas tudo indica que é problema interno, fica perceptível que os jogadores estão muito “confortáveis”…

  8. Assino embaixo! Se perdermos hoje, estou pagando pra ver a quem os DONOS vão atribuir a culpa. Mais provável que nem falem. Vou torcer muito e até vou ao jogo com meu filho e neta. Afinal, já não temos “vergonha na cara” mesmo, por torcer eternamente para o vingador…

  9. O que nos aguarda logo mais? O fiasco das copas, especialmente o da Libertadores, onde a circunstância da expulsão de um jogador adversário logo de cara, psicológica e numéricamente, nada significou para o Galo, sendo que remoemos essa borracha de chiclete-sem-doce até hoje (eu mastigo!); ou, o marasmo dos quatro jogos de agora no Brasileiro, onde estamos de cuia na mão , na zona da confusão ? inté rimou! Ou, quem sabe a primeira vitória , a barrancos, trancos e solavancos…já passou da hora faz tempo.

  10. Salve Massa e Guru

    O público será compatível com o futebol praticado pelo time, ou seja, diminuto.
    Em meus comentários ontem, não cobrei somente mais futebol, mas sim atitude, coisa que andou faltando a estes jogadores nos últimos jogos.
    Incrível com o time perdendo o último jogo e jogadores tocando bola como se estivessem goleando o adversário. Faltou vergonha na cara.
    A cortina de fumaça é que a SAF não fez as contratações, sim, isso aconteceu, mas isto justifica a falta de vontade em campo?
    Que hoje os jogadores sejam mais participativos e menos individualistas, pois este individualismo aliado a displicência é que estão acabando em gols sofridos.
    Como diria o pensador Júlio Cesar machado:
    ” o que separa os homens dos meninos, não é a idade, mas sim as atitudes”.
    Tá na hora de saber se temos um time ou um bando de moleques.

  11. Voltando aqui para dizer que nós torcedores comemoramos contratação de Bernard, Scarpa e Junior Santos. Esses três aí ganham mais de um milhão por mês. Os jogadores precisam ser cobrados, inclusive o Hulck. E para aqueles que pensam que o Deyverson faz falta: cinco jogos pelo Fortaleza: zero gol e machucou seu colega com um empurrao bizarro em comemoração de um gol, que inclusive foi anulado depois pelo VAR. Diretoria errou muito, mas o desempenho dos jogadores em campo está aquém do que já desempenharam. Ou não? A safra de gols perdidos contra o Grêmio foi surreal. As falhas da defesa em gols contra o Vitória e o Santos foram GROSSEIRAS.

  12. Chegou o Domingo. Abro aspas para desejar uma “Feliz Páscoa” aos amigalos. Dia de jogo, de virada de chave, de vencer e convencer. Dia de falar menos e jogar mais, dia de espantar a freguesia desse botafogo. Pelo que tenho ouvido a alteração de hoje será a do Igor Gomes no lugar do Scarpa que também não vem jogando nada, só cobra escanteios nada de criar jogada como se espera de um camisa 10. Na minha opinião a maior carência de posiçao no elenco é justamente de um camisa 10, depois do Ronaldinho ainda não encontramos esse cara, tivemos uns lampejos do Cazares e do Nacho Fernandes somente. Vamos Galo agora jogo a jogo sair dessa vergonhosa situação.

  13. Bom dia Ávila. Bom dia a todos. Padre Torga dizia: de onde menos se espera é que não sai nada mesmo. Infelizmente hoje é mais uma lapada. E já estou preocupado é com o Mirassol e Juventude, pois se perdermos esses dois jogos aí a luta para disputar a série A em 2026, será cruel.

  14. Bom dia, prezados Atleticanos

    Brasileirão – jogo 05/38 – Botafogo (casa) – 1×0 tá ótimo. No domingo de Páscoa não precisa aplicar “chocolate”, embora eu apreciaria com gosto. Estamos na vice lanterna.

    O adversário, com 01 expulso no 1º minuto, ganhou a LB em cima da gente. Nosso técnico “militado” não praticou coragem e nem ousadia. Era tirar alguém e colocar mais 01 atacante.
    10 jogadores na linha colocam 09 na roda.

    Águas passadas, mas hoje é ganhar com raça e coração.

    Volantes, zagueiros e laterais precisam marcar melhor. Se derem espaço pra Savarino e Igor Jesus poderemos ter um domingo de tristeza e decepção.

    Nossos pontos perdidos: 04 (casa) e 06 (fora), num total de 12/114 pontos disputados. Rumo à 1ª vitória, Gaaloôô!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre Canto do Galo

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading