Skip to main content
 -
Eduardo de Ávila
Defender, comentar e resenhar sobre a paixão do Atleticano é o desafio proposto. Seria difícil explicar, fosse outro o time de coração do blogueiro. Falar sobre o Clube Atlético Mineiro, sua saga e conquistas, torna-se leve e divertido para quem acompanha o Galo tem mais de meio século. Quem viveu e não se entregou diante de raros momentos de entressafra, tem razões de sobra para comentar sobre a rica e invejável história de mais de cem anos, com o mesmo nome e as mesmas cores. Afinal, Belo Horizonte é Galo! Minas Gerais é Galo! O Brasil, as três Américas e o mundo também se rendem ao Galo.

Dependemos dos jogadores

Paulo Peixoto

O jogo de domingo contra o Botafogo, no Rio, nos mostrou, mais uma vez, que somente com o comando do treinador Antonio Mohamed não vai dar. Isso parece já estar claro para quase toda a comunidade atleticana. Mas como os jogadores do Galo decidiram segurá-lo, a responsabilidade passa a ser de todos eles de forma mais explícita, também.

Preciso dizer que acho extremamente louvável a atitude dos jogadores. Gestos assim são admiráveis, ainda mais nesses tempos em que o individualismo, a produtividade burra e a meritocracia idiota prevalecem no mundo atual.

O grupo ficar ao lado do treinador para garantir o seu trabalho e a sua dignidade é um fato raro no nosso futebol. Poucos se dispõem a afirmar o companheirismo e a amizade construídos e a ir contra a avalanche “Fora, Turco!”.

Já tinha sido assim logo após a patacoada contra o Fluminense e, na semana passada, na apagada desclassificação da Copa do Brasil 2022. Nas duas ocasiões os jogadores vestiram a camisa do argentino.

Mas não basta aos jogadores protegerem o Turco. Eles agora têm muito mais responsabilidades, além de melhorar a bola que eles próprios têm jogado. Eles acolheram o Turco, mas devem compartilhar as suas experiências com Mohamed. Precisam ajudá-lo, de fato. Precisam distribuir tarefas, posições e esquemas de jogo também. Precisam decidir juntos, porque se deixar por conta do Turco, estamos fritos. O Turco já teve muitas chances e não deu respostas. O time piora a cada partida. É um Deus nos acuda…

A ajuda é possível porque esses jogadores sabem como fazer, porque aprenderam com as perdas e as conquistas dos últimos três anos, com Sampaoli, Cuca e o próprio Mohamed. Esse grupo se conhece muito bem.

Cabe a esse grupo de jogadores, juntamente com Mohamed, mudar a forma de o Galo jogar para que haja mais equilíbrio e organização. O jogo contra o Botafogo deixou mais uma vez escancarado o desastre que é o time do ponto de vista tático. Nada se liga nesse time. E claro que, em um time assim, a queda de rendimento dos atacantes é iminente.

O Galo precisa urgentemente voltar a atacar os seus adversários. O que vimos nos últimos jogos foi algo jamais imaginado pelo atleticano, considerando o patamar alcançado pelo CAM nas últimas décadas.

Zero finalização no gol na desclassificação na Copa do Brasil deste ano é uma ofensa à história do CAM. Zero finalização no alvo.

Esse foi o jogo de pior desempenho ofensivo do Galo desde 1908, quando teve início a sua história gloriosa. Na pior das hipóteses, esse Galo igualou a alguma outra finalização zero, se é que houve isso nesses 114 anos de história.

Mas é preciso que os jogadores saibam que essa falta absurda de finalização foi precedida de finalizações igualmente pífias nos jogos anteriores.

Contra os reservas do São Paulo, no Mineirão, foram apenas 2 chutes no gol; contra o Emelec, também aqui, foram 5; no jogo lá no Equador, 4; contra o Juventude, lá no Sul, 4. E voltamos a repetir isso contra o Botafogo, 4.

É muito pouco para esse elenco campeão brasileiro, campeão da Copa do Brasil, da Supercopa. Mas pode não ser pouco quando analisamos como o Galo tem jogado: muito chutão, sem aproximação, sem organização, muito pouco criativo, com medo de atacar e sofrer gol, com suas linhas muito afastadas, com jogadores correndo errado e sem eficiência. Uma lástima.

Por isso não se pode avaliar o Galo só pelo jogo da semana passada pela Copa do Brasil, o alvo zero. Os jogadores precisam ter isso em mente.

Assumir esse papel de organizadores serviria até para eles provarem que o problema não é com os jogadores, já que muita gente anda colocando em dúvida a real entrega e disposição desse time neste ano pós-conquistas. Eu sou um desses, e já disse isso aqui em muitas outras oportunidades.

O Turco Mohamed, na entrevista de domingo, disse que o problema é de “confiança”. Pode até ser também, mas a declaração é preocupante porque ele não aponta nenhuma outra dificuldade tática. Ou ele omitiu ou é porque não enxerga mesmo.

Faltam três meses e três semanas para o final da temporada 2022. Até lá, esse grupo vai ter que segurar a onda, com ou sem Mohamed. E de preferência conquistando o Brasileirão ou a Libertadores. Acho que não é pedir muito. Elenco campeão nós temos, e 2022 não acabou, não. Seguimos no páreo.

E se a diretoria decidiu endossar o movimento dos jogadores, agiu com coerência e para preservar o ambiente interno. Mas isso não a exime de cuidar, desde já, do planejamento de 2023, o que deve certamente incluir um outro treinador. O Turco não dá, né?

Fato é que, com Turco ou sem ele, a vida atleticana ainda segue firme neste 2022. Nada de jogar a toalha. Mostre a sua cara, Galo.

*fotos: meme em rede social e Atlético

33 thoughts to “Dependemos dos jogadores”

  1. “Dependemos dos jogadores”. Ué! Desde que Charles Miller desembarcou com um capotão em terras brasilis lá nos idos de guaraná lá vai tampinhas,todo e qualquer esporte coletivo depende deste item para funcionar. No Atlético se eles não estão funcionando a bronca é responsabilidade da diretoria e só dela,que sentou em cima dos resultados da temporada passada e tocou o f0#@-$& literalmente nesta agora corrente. Um “directivo” boa praça é sonho de consumo de 20 entre 20 cartolas, já que ele NÃO exige reforços, NÃO enche o saco da diretoria e muito menos dos “benfeitores” ( sic! Falando neles sumiram hein! Só na boa? Assim até eu que sou mais bobo.) para nada. Fora Turco não vai acontecer pelo simples fato de ele ser tão revolucionário quanto foi sir Hebert Chapman lá em 1925, quanto no Arsenal, implantou o esquema tático WM,a diferença para o do GALO do Turco é que o esquema tático dele em acordo com os “gravatinhas de Lourdes” é o SOS,que não é um pedido de socorro e sim a sigla de: Sentamos e só Observamos da SOMBRA, enquanto aquele TIMAÇO MultiCAMpeão vem sendo roubado sistematicamente dentro e fora das quatro linhas e não é nem um esboço do que realmente é. Não Peixoto! Dependemos sim, é de uma diretoria que não seja tão”junim” igual a esta que aí está,que aceita ser zoada pela rede social da cbf e nem nota de repudio pode emitir,pois gastou vela com defunto ruim_ não é mineirão!?_ e agora tá sem moral pq caiu na boca do povo. Melhor mesmo é jogar na b$#d@ dos jogadores, afinal o Clube são eles, só que não!
    Saudações Atleticanas

  2. Passei muito tempo sem ver esta coluna exatamente pelo que acabo de ver. UM monte de corneteiros que só vêem o que há de errado. São os derrotados sem causa, com sinceridade, nem parecem torcedores do Galo, demonstram tanta má vontade que a gente tem vontade de parar no meio ou na segunda linha dos comentários. Com está motivação deveriam ver a segunda divisão, talvez tenham saudades daqueles times horríveis que torcíamos e dava vontade de chorar. A vida é assim, quem nunca comeu melado quando come achaque é para se lambuzar. Se manter no ápice não é fácil, só ver os outros times, com a gente não é diferente. Ainda bem que estamos fortes, não tanto igual ao ano passado, mas ainda estamos aí. Força Turco, força diretoria, funcionários e jogadores e por favor, não interessa a opinião dos fracassados retrógados.

  3. E assim vamos nós Atleticanos vendo a MILÍCIA Carioca continuar no comando geral dessa aberração que é o futebol brasileiro!!!

    Não soltaram o áudio da tal conversa entre o Daronco e Hulk no jogo contra o SP, ou seja, vai ficar por isso mesmo e o nosso CAM, óbvio, claramente prejudicado, não por esse maldito áudio mas pelos penaltis claríssimos nao marcados no jogo!!!

    E no lance do gol do Arrascaeta pela Copa do Brasil, foi simples assim a fala do VAR… lance inconclusivo e bola pra frente… que ridículo mas em se tratando em algo a favor da MILÍCIA, sem comentários e nada de alarde!!!

    Em resumo e considerando que temos apenas o Brasileirão a disputar dentro do território nacional, o nosso CAM vai precisar fazer muito mais dentro de campo pra conseguir, como no ano passado, levar o caneco desse campeonato pra casa em 2022!!!

    Na Libertadores, é acreditar que as estrelas do time vão brilhar muito nos jogos que vêm por aí, caso contrário, depender do tal TURCO na beira do campo, já era!!!

  4. QUE GRANDE ERRO FOI ESSE TURCO.
    A DIRETORIA ERRA AO MANTÊ-LO, SEJA POR MULTA OU NÃO.
    UMA VERGONHA HISTÓRICA A ELIMINAÇÃO PARA O FLAMENGO.
    A DIRETORIA JOGOU FORA O ANO DE 2.022. LAMENTÁVEL.

  5. …partir pra planejar 2023 ….. de forma alguma , irritante ouvir isto, pensamos que o time do ano que vem , estava sepultado. Uma lastima , definiu muito bem , caro Peixoto , uma lastima. Uma lastima nao percebida pelo laureado diretor de futebol caetano, uma lastima nao percebida pelos benfeitores mecenas , bem debaixo de seus narizes e pelo presidente , ano passado , atuante e vigilante , ester ano, aceitando este corporativismo idiota e contraproducente , jogadores / treinador. O Cuca, leao de vestiario , amigo de todos, porem com seu azedume natural , fazia o time jogar, fazia o time se concentrar , instalou o “ambiente pesado” de trabalho, foco e conquistas. Quando aportou aqui , o turco,com seu curriculo , o ambiente ficou mais leve e o futebol sumiu. Nao espero 2023, espero dispensa deste turco e de bonus, este caetano, que acabaram com o encantamento de um time maravilhoso

  6. Vocês já observaram com quantas BOLAS se joga futebol hoje em dia ?

    Tem “essa bola” , a “bola alçada” , a “bola parada” , e a mais nova no mercado : a BOLA LONGA , especialidade do RÉVER 6 a 1 !

      1. EVANDRO ,

        esqueci mesmo ! E essa “segunda bola” veio logo depois do “essa bola” , cria do saudoso Mário Sérgio .

      1. CARLOS DURSO ,

        respeitar o RÉVER só depois que ele nos disser o que houve no fatídico 6 a 1 .

        Quem nos deve respeito é quem veste o MANTO .

  7. Bom dia MASSA!

    Apesar dos jogadores abraçarem o Turco, dando apoio total a ele, o que eu senti no jogo de sábado foi uma completa desmotivação por parte deles. Os jogadores estavam demonstrando uma falta de vontade, nesse caso raça, enorme. Talvez efeito pela desclassificação ridícula para o mulambo ou, quem sabe, por já terem desistido do Turco e aguardando o próximo técnico.

    Infelizmente o que estamos vendo a cada jogo uma caída vertiginosa na qualidade técnica do time. Pode ser tb um cansaço físico devido a quantidade de jogos e mental, pela pressão existente desde o ano passado. Isso pode vir a melhorar com as novas contratações. Esse chegam com uma nova motivação que pode contagiar, por pilha, tirar na casinha, nos que estão lá dentro.

    Vamos aguardar. Creio que os jogos dessa semana serão decisivos para continuidade ou não do trabalho do Turco.

    BOOORRRAAAAA 999AAAALLLLLÔOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!

    PS.: Só vejo jogos do 9ALO, não vejo e nem tenho interesse em assistir outro time jogar. Ontem , nos grupos que participo, lendo comentários sobre o jogo do Porco x Cuiabá, muitos disseram que eles tb não estão com essa bola toda. Inclusive ganharam com uma provável “ajudinha”. Não vi, não sei, só passando pra frente o que comentaram. Já é um alento para nós.

  8. Acho uma piada essa conversa de organização tática do time , pois isso NÃO EXISTE .

    Todo jogo é uma PELADA de dar calo nas vistas .

    Ser “técnico” hoje em dia é fácil demais da conta : põe e tira jogador , se der certo o cara vira “leão de vestiário” .

    Nunca vi tanto papo furado !!!

  9. Uma coisa tá muito claro atualmente no GALO: TÁ FALTANDO COBRANÇA, TÁ FALTANDO FOME POR TÍTULOS, TÁ FALTANDO ATITUDE, TÁ FALTANDO SAIR DO COMODISMO. Eu não quero time e títulos em 2023 na inauguração de estádio, eu quero é agora, em 2022, e dá para ganhar sim. Decidiram ficar com EL TURCO, dêem respaldo ao cara. Coragem EL TURCO, faça as mudanças necessárias. Vaza com esse GUGA da lateral, RÉVER tem que ser a última opção como zagueiro, JAIR é BANCO, tá matando o MEIO DE CAMPO do GALO, coragem EL TURCO, mude esse time, use os novos contratados, quebre essa PANELINHA, na LIBERTADORES, a FAIXA DE CAPITÃO tem que ser de ALONSO ou NACHO, nada de HULK. Dá tempo, temos chances. Uma obs sobre o futebol do ARANA: caiu e muito, tecnicamente e fisicamente, é visível, penso que ARANA tá tentando se adaptar ao estilo de jogo de lateral defensivo que Tite adota na seleção, mas ARANA não sabe marcar, é o ponto fraco dele, com isso tá vendo suas chances diminuirem na seleção. Reflexo no GALO. EL TURCO tem que implantar um estilo próprio: A CORAGEM DE SAMPAOLI e a PRUDÊNCIA DE CUCA. Será ele capaz desse equilíbrio? E terá jogadores querendo fazer isso?

  10. Bom dia
    Preocupante quando os jogadores estão carregando nas costas esse péssimo treinador.
    Isso é a prova que não tem trabalho, cobrança e os jogadores fazem o que quer.
    Esperar chegar 2023 quem sabe as coisas melhora sem esse fraquissimo cuspido.

  11. Bom dia Massa, PP e Guru

    Olha, há tempos não vejo uma foto tão emblemática da atual situação do clube: jogadores carregando o técnico nas costas, pura síntese atual dos acontecimentos.
    Mas melhor do que a foto, foi sua postagem de Paulo Peixoto, que foi direto na ferida, ou seja, ta na hora dos jogadores também se explicarem. Aliás sempre venho aqui em meus comentários batendo nesta tecla.
    Esta conta precisa ser dividida com todos os jogadores do elenco, com destaque para Arana, Nacho, Allan, Jair e o proprio Hulk, cairam vertiginosamente de produção e já nos causaram muita raiva com erros individuais infantis.
    Se não temos técnico, que os jogadores resolvam dentro de campo. Simples assim!

  12. Também não estou satisfeito com o Turco, mas veja os gols que o Nacho tem errado embaixo das traves. O Turco não errou esses gols.

  13. Bom dia, Eduardo e amiGalos!

    GOL, NÉ?
    Pois é, Eduardo, você sempre teve razão quando esculacha a CBF e a sua arbitragem venal. Tinha que ser assim, mesmo com o Galo jogando nada.
    Mais um escândalo de roubo contra o Galo, para a conta do flamerda. Se o VAR, com câmeras, computadores e linhas, não viu a bola entrar, como pôde o juiz, à distância e em ângulo perpendicular à linha da meta, ter visto e confirmado o gol? No mínimo, má intenção ou falta de raciocínio lógico.
    GOL, NÉ?
    Precisamos fazer e exibir cartazes e faixas com essa pergunta escrota do juizeco Fifa ao bosta do VARmengo, pra escancarar mais uma mão grande atuante contra o CAM.
    O globo.com postou a transcrição dos áudios ontem à noite, mas hoje não se vê mais a matéria no site. Muito apropriado, claro.
    O que dirão os Rizeks da vida, daqui a pouco, naqueles circos de programas esportivos da mídia tóxica do eixo? Os “especialistas”, como sempre, farão malabarismos tendenciosos para justificar a “decisão de campo”, que só ocorreu após a “liberação” do VAR, que não viu e não concluiu nada do lance.
    E é quase certo que nada veremos de análise/posicionamento crítico na imprensa mineira a respeito, nanica e azul como sempre foi.
    Não sei se é erro de direito pra anular a partida, mas o nosso Jurídico tem que fazer fumaça e fogo em mais esse episódio grotesco de afano contra o Galo.
    Vergonhoso! Infame!

  14. Bom dia, todos! Seria cômico, se não fosse trágico, esperar algum título do Galo este ano. Vamos pagar caro pela falta de planejamento por parte da diretoria. Boa parte da torcida tem sua parcela de culpa, inclusive o autor do texto, que não enxergaram o óbvio sobre o treinador e ao invés de cobrar da diretoria uma mudança antes da metade do ano, preferiram comprar uma briga com torcedores como eu que criticavam o Turco. Eu sempre disse aqui que se estivesse enganado com o Turco, pediria desculpas, por isso acho que o autor, quem tem a voz aqui, deveria fazer isso, pois nós que amamos e sofremos pelo Galo não gostamos nada de ter sido chamados da forma que fomos pelo autor. Feliz 2023!

  15. Bom dia Eduardo, Paulo e Atleticanos! Como decidiram manter o atual técnico, não dá mais para comentar sobre isso e sobre as deficiências tática e coletiva do time – isso não irá mudar e ponto final. Agora somente dá para contar com a individualidade dos jogadores, concordando inteiramente com a visão do cronista de hoje.
    A esperança reside na recuperação do qualitativa do futebol dos jogadores como Nacho , Hulk , Zaracho, Keno, Ademir, Jair, Arana e os demais. Como os ditos reforços, assim que estiverem em condições de jogar, poder-se-á dar descanso ao Hulk, Nacho e Arana, pois os vejo esgotados em campo com a insana sequência de jogos. Esse fato está influenciando em seus rendimentos em campo.
    Portanto, é começar o planejamento para 2023, uma vez que em 2022 a probabilidade de conquista algum título está muito baixa. Saudações Atleticanas

  16. Perfeito.
    Vamos acreditar que os títulos virão ainda em 2022.
    Quem sabe os dois que estamos disputando?
    Temos o melhor plantel do Brasil e isso já é mais de meio caminho andado.

  17. Bom dia amigos do Galo. Na minha opinião, Mohamed continua no comando do NOSSO GALO em função de multa contratual. Mais um erro, pois ele não tem condições para comandar o qualificado elenco do Galo, é evidente o desgaste individual de alguns jogadores e a depreciação $ do patrimônio do Clube. Vamos ter que aguentar até o final do ano.

  18. Ótimo dia amigalos,

    Em minha opinião os jogadores sempre serão protagonistas independente do técnico, apesar de achar o time mal treinado e apático. Ano passado vários jogos foram descidos devido a qualidade técnica em campo.
    Erro maior cometido atualmente é manter os inúteis Nacho e Allan como titulares, não colocar o Arana no banco haja vista que em 2022 não jogou nada.

  19. Bom dia!
    Vamos ajudar os jogadores. Acho que o Turco é um feiticeiro que enfeitiçou os jogadores. Hulk já não é o mesmo. A melhor defesa do brasileiro passado virou uma peneira. Arana tá horroroso e pode esquecer a selecinha.
    Resumindo:
    FORA TURCOOOOOOO!!!!!!!

  20. Bom dia Peixoto, xará e amigalos! Disse tudo aí no texto. Acontece que está cristalino como água que os competentes Rodrigo Caetano, Sérgio Coelho e 4R’s estão “esperando” a eliminação do GALO na Libertadores frente ao Palmeiras para demitir El Turco. Se o GALO continuar com esse futebolzinho coletivo de quinta categoria vai levar sacolada do Palmeiras aqui e em São Paulo. Será o vexame do ano! Então El Turco e os jogadores tem pouquíssimo tempo para voltarem com o futebol aguerrido, sério e que principalmente respeita o torcedor. Não é possível que com os jogadores que tem e os quatro reforços esse Mohamed vai continuar de braços cruzados dando cusparadas no chão…….

  21. Bom dia Paulo Peixoto, bom dia a todos. Os jogadores estão é defendendo o tal de ambiente mais leve na cidade do galo: ausência de concentração em todos os jogos, cobrança zero, braçadeira de capitão para o dono do time ( Hulck). Nascho titular absoluto. Enfim , o Turco é uma marionete nas mãos dos líderes do grupo. O planejamento desse ano é vaga na libertadores, arrecadar 140 milhões com vendas de jogadores, vender shopping e cadeiras na Arena. Quantas já foram vendidas mesmo? E já venderam a arrecadação com estacionamento e exploração dos bares? Essas vendas comprometem a arrecadação futura da MRV em quais percentuais e por quanto tempo. Aquele negócio de arrecadar 100 milhões por ano com Arena MRV, parece que foi mais uma mentira, tal qual, aquela que a Arena MRV, custaria 420 milhões e que existia um seguro que cobriria qualquer valor que ultrapassasse os 420 milhões. Mentiras no Galo é mato!

    1. DOMINGOS SÁVIO ,

      a verdade dos fatos virá à tona , quando não sei , mas VIRÁ .

      Nunca vi uma FARSA ser tão bem montada .

  22. Prezados Ávila, atleticanas e atleticanos!
    Aplica-se ao galo a famosa frase de Wanderley Luxemburgo:” O MEDO DE PERDER TIRA A VONTADE DE VENCER”. Time acovardado, que não chuta em gol não pode mesmo almejar a vitória. Sigamos, apenas, confiando que a qualquer momento os jogadores do galo resolvam jogar bola, dando uma banana ao esquema suicida do El Turco. Obediência tática é para jogador limitado!
    Hoje e sempre, galo!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *